Edição 941 | 22 de março de 2017 Reforma da Previdência ... · PDF...

4
Edição 941 | 22 de março de 2017 Página 4 Página 4 Página 2 Reforma da Previdência entregará nosso suado dinheiro aos bancos Página 2 Copa Amizade homenageia Cícero Martinha | Março Mulher | Mulheres repudiam a reforma previdenciária Não PeRCA: últimas vagas para curso gratuito do Senai | Qualificação profissional |

Transcript of Edição 941 | 22 de março de 2017 Reforma da Previdência ... · PDF...

Page 1: Edição 941 | 22 de março de 2017 Reforma da Previdência ... · PDF filejustificar a reforma draconiana, Paim apresentou nesta terça, dia 21, o pedido de instalação de CPI no

Edição 941 | 22 de março de 2017

Página 4

Página 4Página 2

Reforma da Previdência entregará nosso suado dinheiro aos bancos

Página 2

Copa Amizade homenageiaCícero Martinha

| Março Mulher |

Mulheres repudiam a reforma previdenciária

Não PeRCA: últimas vagas para curso gratuito do Senai

| Qualificação profissional |

Page 2: Edição 941 | 22 de março de 2017 Reforma da Previdência ... · PDF filejustificar a reforma draconiana, Paim apresentou nesta terça, dia 21, o pedido de instalação de CPI no

No dia 15 de março, uma mul-tidão tomou conta da Avenida Paulista para dar o recado mais contunde contra a reforma da Pre-vidência do governo Temer. Afinal, o que o governo quer não é refor-ma. Vai simplesmente acabar com a Previdência Social, empurrando os trabalhadores para a ganância dos banqueiros, com previdência privada que nunca entrega o que promete.

Diante de tantas exigências, a reforma previdenciária vai tirar da população de baixa renda até o sonho de um dia se aposentar e curtir a vida. Basta citar os pontos mais polêmicos da reforma para concluir por que será o fim da aposentadoria, se os deputados federais e senadores aprovarem a PEC 287 (Proposta de Emenda à Constituição) como foi apresenta-da pelo presidente Michel Temer.

os pontos que inviabilizam a aposentadoria

Primeiro ponto é a fixação da idade mínima de 65 anos para ho-mens e mulheres se aposentarem. Outro é o tempo de contribuição de, no mínimo, 25 anos para um trabalhador ou trabalhadora re-querer o benefício.

Se a pessoa quiser se aposen-tar com o benefício previdenciário integral, então, serão necessários longos 49 anos de trabalho com

Reforma da Previdência entregará nosso suado dinheiro aos bancos

registro em carteira. Ainda assim contando que nenhum patrão deixe de recolher em dia para o INSS (Instituto Nacional de Segu-ro).

A título de ilustração, para uma pessoa poder se aposentar aos 65 anos com o benefício integral te-ria de começar a trabalhar aos 16 anos de idade, com carteira assi-nada, e jamais ficar desemprega-do. Isso num Brasil em que os pa-trões não dão oportunidade aos jovens sob a desculpa de que eles são inexperientes.

A aposentadoria especial é ou-tro ponto que vai atingir em cheio os trabalhadores da nossa catego-ria. Segundo a PEC 287, a aposen-tadoria especial somente poderá ser requerida aos 55 anos de ida-de. Hoje, não há idade mínima e pode ser solicitada com 15, 20 ou 25 anos de contribuição, depen-dendo da função exercida pelo trabalhador ou trabalhadora.

Contas da Previdência precisam ser desvendadas

Os protestos no dia 15 de mar-ço, que se espalharam por todos os estados e o Distrito Federal, mostram que a população bra-sileira já entendeu que o direito à aposentadoria é sagrado para quem desde cedo começou a tra-balhar, muitas vezes no mercado informal, para ajudar no sustento

de casa, como é o caso da grande maioria dos trabalhadores da base do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá.

Enquanto isso, em Brasília, com cargos, emendas, jantares e ou-tros favores aos parlamentares de sua base de apoio no Congresso, o governo diz que se a reforma não for aprovada, no futuro, a Previ-dência não terá dinheiro para pa-gar os benefícios aos aposentados e pensionistas. É aí que entramos num ponto crucial que precisa ser desvendado, antes que o governo passe com o rolo compressor para aprovar a PEC 287 com todas as maldades contra o trabalhador.

Abaixo-assinado cobra CPI Mista da Previdência

O senador Paulo Paim (PT-RS) sempre bateu na tecla de que a Previdência não é deficitária. Para acabar com a discussão se o siste-ma terá um rombo bilionário de mais de R$ 140 bilhões neste ano, como alega o governo, ou se isso não passa de falácia para tentar justificar a reforma draconiana, Paim apresentou nesta terça, dia 21, o pedido de instalação de CPI no Senado com 47 assinaturas.

Há outra iniciativa popular propondo uma CPI mista, com a participação de senadores e de-putados federais, para investigar a fundo a real situação do sistema

previdenciário. Para tanto, o Sindicato dos Me-

talúrgicos de Santo André e Mauá, assim como outras entidades sin-dicais, está passando um abaixo--assinado em apoio à CPI Mista da Previdência. Quanto mais traba-lhadores aderirem, o documento será mais eficaz para pressionar o presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

A CPI seria uma rara oportu-nidade para apurar o impacto de fraudes, sonegações, desonera-ções, desvios de recursos, entre outros, nas contas da Previdência Social.

Portanto, companheiros, va-mos ampliar a mobilização pelo direito à aposentadoria a todos os trabalhadores. Não vamos en-tregar o nosso futuro aos bancos, que só querem o nosso suado di-nheiro.

Até esta quinta-feira, dia 23, o Sindicato está recebendo inscri-ções para o curso de qualificação “Inspetor de qualidade”, ofereci-do em parceria com o Senai de Santo André.Com carga de 168 horas, o curso habilita o aluno a• utilizar equipamentos e aparelhos de medição,• interpretar normas e desenhos;• realizar medições respeitando aspectos de segurança e meio

ambiente.• aplicar as ferramentas da qualidade na avaliação dos processos.

| Qualificação profissional |

Não PeRCA: últimas vagas para curso gratuito do SenaiINSPetoR de QuAlIdAdeInscrições: até 23 de março, quinta-feira, no Sindicato com Viviane das 9h às 13h e das 14h às 17h

local do curso: Senai Santo André – Av. Santos Dumont, 300

duração do curso: de 27 de março a 26 de maio

Horário das aulas: de segunda a sexta das 8h às 12h

Page 3: Edição 941 | 22 de março de 2017 Reforma da Previdência ... · PDF filejustificar a reforma draconiana, Paim apresentou nesta terça, dia 21, o pedido de instalação de CPI no

Cícero Martinha, presidente do Sindicato, fala aos companheiros da tupy

| Parva |Negociação da PlR fica para julho

| Refriac |Assembleia aprova renovação do PPe

| Federal Mogul |Participe da assembleia nesta quinta

diretor tarzan com os trabalhadores da Parva

diretor Jacaré em assembleia com trabalhadores da Refriac

| Colônia de Férias |trabalhadores divertem-se sem ligar para mau tempo

trabalhadores acompanharam a mesa redonda que reuniu o Sindicato e representantes da Federal Mogul na dRt

Os passeios dos trabalhado-res e seus familiares à Colônia de Férias na Praia Grande pro-porcionam confraternização e momentos de lazer, tão neces-sários para quem pega no pe-sado durante a semana. Com tantos projetos contra os tra-balhadores rolando em Brasília, também não há como fugir de temas como reforma da Previ-dência e reforma trabalhista.

Neste fim de semana, com-panheiros da Tupy (sábado, dia 18) e da Magneti Marelli (do-mingo, dia 19) desceram a ser-ra, onde foram recebidos por Cícero Martinha, presidente do Sindicato, e outros diretores.

“Os sócios e as sócias mere-

cem ser recebidos com tapete vermelho em todas as ocasiões”, afirmou Cícero Martinha. E fri-sou que sempre está aberto ao diálogo, a sugestões e críticas para aprimorar o atendimento àqueles que fazem sentido à existência do Sindicato, que são os trabalhadores.

No total, foram cerca de 300 pessoas, entre trabalhadores e seus familiares, que participa-ram dos passeios. . Nem a chuva tirou o ânimo deles e de seus familiares. As crianças logo caí-ram na piscina.

Para agitar o pessoal, no sá-bado teve até forró pé de serra.com o trio Beco do Forró, do companheiro Joel.

O Sindicato reuniu os compa-nheiros da Parva em assembleia nesta terça, dia 21, porque a empresa informou que não tem condições de pagar a PLR-2017.

Eles decidiram adiar para o mês de julho a escolha da comissão para dar início à negociação, in-forma o diretor Manoel Gabriel.

Em assembleia realizada nesta terça, dia 21, os compa-nheiros da Refriac aprovaram a renovação do PPE (Programa de Proteção ao Emprego) por mais seis meses, informa o di-retor Jacaré. Assim, nesse perí-odo, os trabalhadores cumpri-

rão a jornada reduzida em 20% com redução salarial em 10%, pois outros 10% serão cobertos com o dinheiro do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Na assembleia, ficou decidido ain-da o adiamento da discussão da PLR-2017 para o mês de junho.

O Sindicato convoca os tra-balhadores da Federal Mogul para uma assembleia nesta quinta-feira, dia 23, às 14h. A participação de todos é muito importante, pois vamos discu-tir o resultado da mesa redonda realizada nesta terça, dia 21, na

DRT em Santo André, e decidir os rumos da mobilização contra demissão de companheiros que estavam em layoff até o fim de fevereiro. Na reunião, o Sindica-to apresentou uma proposta e a empresa veio com uma contra-proposta.

Depois de o Sindicato cobrar um posicionamento sobre a PLR-2017, a Magneti Marelli anun-ciou para ainda esta semana o edital da eleição da comissão de negociação, informam os direto-res Loyola e Lulinha. Portanto, fi-

quem atentos. O Sindicato alerta sobre a importância de se eleger uma comissão forte, com com-panheiros conscientes de suas responsabilidades, defendendo os interesses dos trabalhadores na mesa de negociação.

| Magneti Marelli |eleja comissão da PlR com consciência

Sindicalize-seA equipe de sindicalização do Sindicato estará nas seguintes empresas nos próximos dias:dia 22/3 Poliformdia 23/3 Seniordia 24/3 Tecnordias 27 e 28 AL Puxadores

dia 29 Sandré Alumíniodia 30 Conceptdia 31 D2S

Com o Sindicato e os trabalhadores unidos, somos mais fortes!

Page 4: Edição 941 | 22 de março de 2017 Reforma da Previdência ... · PDF filejustificar a reforma draconiana, Paim apresentou nesta terça, dia 21, o pedido de instalação de CPI no

| Março Mulher |

Copa Amizade homenageia Cícero Martinha

Scorpions FC, de Mauá, e Vila Junqueira FC, de Santo André, são os finalistas da Copa Amiza-de 2017. A final será disputada no dia 2 de abril, domingo, no Campo do Juá, às 10h. A cada edição, a Copa, que reúne times do Grande ABC, homenageia uma personalidade que se des-

Sindicato promove amistosos a cada 15 dias

O Sindicato está programan-do jogos amistosos entre times de futebol da nossa base que acontecerão sempre aos sába-dos, a cada 15 dias, no campo do Clube ABR, que fica atrás da Magneti Marelli. No próximo sá-bado, dia 25, a partida será en-tre os metalúrgicos e Jardim.

Se na empresa em que você trabalha já tem um time, procu-re o Departamento de Esportes do Sindicato para agendar uma data. Quanto aos trabalhadores que queiram jogar, mas não fa-zem parte de nenhuma equipe ainda, também devem contatar o Sindicato que vai montar gru-

pos reunindo companheiros de várias fábricas. O objetivo é que todos os interessados possam participar.

tacou ou se destaca no apoio ao futebol amador regional. Neste ano, Cícero Martinha, presiden-te do Sindicato, dará o nome ao troféu a ser entregue ao grande vencedor da Copa.

Na semifinal disputada no úl-timo domingo, dia 18, Junqueira e Guaraciaba empataram em 1 a 1 no tempo normal, e o jogo foi decidido nos pênaltis, a favor do primeiro que venceu por 5 a 4. Já na outra partida, o Scorpions bateu o Comercial, de Ribeirão Pires, por 2 a 1.

O Campo do Juá fica na Av. Washington Luiz, s/n, Vila Magi-ni, Mauá.

As mulheres da Força Sindi-cal vão entregar ao Congresso Nacional uma carta de repúdio à reforma da Previdência, por prejudicar os trabalhadores em geral e, particularmente, as trabalhadoras. A carta será entregue através do deputado Paulinho da Força (SD-SP), pre-sidente da central sindical.

Essa é uma das deliberações da Plenária das Mulheres da For-ça Sindical, realizada nos dias 7 a 9 de março, na Praia Grande,

com a participação de mais de 300 sindicalistas e militantes de todo o país. O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá foi representado pela di-retora Andréia.

Em relação à participação no movimento sindical, as mulhe-res decidiram lutar por mais es-paço no 8º Congresso Nacional da Força Sindical, que se realiza-rá nos dias 12, 13 e 14 de junho, na Praia Grande.

Plenária reuniu mais de 300 mulheres de todo o país

Festa no Sindicato homenageia mulheres

Mais de 250 pessoas parti-ciparam da festa realizada em homenagem às mulheres, na última sexta, dia 17. O evento teve momentos de reflexão sobre o impacto da refor-ma da Previdência, embora a maioria das participantes

fossem aposentadas e pen-sionistas, e de diversão com a apresentação do grupo de dança Magia Cigana e do can-tor Djalma. A diretora Denise falou das lutas das mulheres pelos seus direitos, ao longo do tempo.

Mulheres repudiam a reforma previdenciária