Edital da Prefeitura Itapuranga - GO - 1702... 3.4. As inscrições serão efetuadas pela internet,...

41
www.idib.org.br CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPURANGA – GO Edital nº 001/2020, de 17 de fevereiro de 2020. A COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSO PÚBLICO, de acordo com as atribuições que lhes são conferidas, torna público que estão abertas as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO destinado ao provimento de cargos efetivos do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Itapuranga - GO e os que vierem a vagar e os que forem criados durante o prazo de validade deste Concurso Público, e formação de cadastro de reserva, conforme as normas e condições estabelecidas neste Edital e a seguir especificadas. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A execução do Concurso Público será da responsabilidade técnica e operacional do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro - IDIB, conforme contrato celebrado entre as partes, em obediência às normas deste Edital e às leis vigentes. 1.2. Compete à Prefeitura Municipal de Itapuranga - GO, por meio da Comissão Especial de Concurso Público, o acompanhamento e a fiscalização de todo o processo e da realização do Concurso Público. 1.3. O Concurso Público destina-se ao preenchimento dos cargos vagos no quadro de servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Itapuranga - GO, para o exercício funcional e formação de cadastro de reserva, de acordo com o quantitativo constante no Anexo I deste Edital e, ainda, das que surgirem no decorrer do prazo de validade deste Certame, que será de 02 (dois) anos, prorrogável uma única vez por igual período, a contar da data de sua homologação. 1.4. O Concurso Público para os cargos de que trata este Edital compreenderá exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, para aferir conhecimentos e habilidades, mediante aplicação de prova objetiva para todos os cargos; prova discursiva somente para os cargos de Nível Superior; prova de título para os cargos de Nível Superior; Prova Prática para o cargo de Operador de Máquinas Pesadas; e Capacidade Física para os cargos de Agente de Serviços Gerais, Agente de Serviços e Obras Públicas, Soldador, Gari e Auxiliar de Higiene e Alimentação. 1.5. Além das vagas ofertadas, este Edital prevê formação de cadastro de reserva na forma do ANEXO I. 1.6. Por cadastro de reserva entende-se o conjunto de candidatos classificados e relacionados na listagem que contém o resultado final do Concurso Público. O cadastro de reserva somente será aproveitado mediante a abertura de novas vagas, ou substituições, nos respectivos cargos, observado o prazo de validade referenciado no item 1.3, do presente Edital. 1.7. As provas objetivas serão realizadas na cidade de Itapuranga, no Estado do Goiás, podendo ser utilizadas cidades circunvizinhas, dependendo da necessidade, nos termos dos subitens 11.1. 1.8. Os horários mencionados no presente Edital, e nos demais a serem publicados para o Concurso Público, obedecerão ao horário oficial de Brasília-DF.

Transcript of Edital da Prefeitura Itapuranga - GO - 1702... 3.4. As inscrições serão efetuadas pela internet,...

www.idib.org.br

CONCURSOPÚBLICOPREFEITURAMUNICIPALDEITAPURANGA–GOEditalnº001/2020,de17defevereirode2020.

ACOMISSÃOESPECIALDECONCURSOPÚBLICO,deacordocomasatribuiçõesquelhessãoconferidas,tornapúblicoqueestãoabertasasinscriçõesparaoCONCURSOPÚBLICOdestinadoaoprovimentodecargosefetivosdoQuadrodePessoaldaPrefeituraMunicipaldeItapuranga-GOeosquevieremavagar eosque foremcriadosduranteoprazode validadedesteConcursoPúblico, e formaçãodecadastro de reserva, conforme as normas e condições estabelecidas neste Edital e a seguirespecificadas.

1. DASDISPOSIÇÕESPRELIMINARES

1.1. AexecuçãodoConcursoPúblicoserádaresponsabilidadetécnicaeoperacionaldoInstitutode

DesenvolvimentoInstitucionalBrasileiro-IDIB,conformecontratocelebradoentreaspartes,emobediênciaàsnormasdesteEditaleàsleisvigentes.

1.2. Compete à Prefeitura Municipal de Itapuranga - GO, por meio da Comissão Especial deConcursoPúblico,oacompanhamentoeafiscalizaçãodetodooprocessoedarealizaçãodoConcursoPúblico.

1.3. OConcursoPúblicodestina-se aopreenchimentodos cargos vagosnoquadrode servidoresefetivosdaPrefeituraMunicipaldeItapuranga-GO,paraoexercíciofuncionaleformaçãodecadastrodereserva,deacordocomoquantitativoconstantenoAnexoIdesteEditale,ainda,dasquesurgiremnodecorrerdoprazodevalidadedesteCertame,queseráde02(dois)anos,prorrogávelumaúnicavezporigualperíodo,acontardadatadesuahomologação.

1.4. OConcursoPúblicoparaoscargosdequetrataesteEditalcompreenderáexameintelectual,decaráter eliminatório e classificatório, para aferir conhecimentos e habilidades, medianteaplicaçãodeprovaobjetivaparatodososcargos;provadiscursivasomenteparaoscargosdeNívelSuperior;provadetítuloparaoscargosdeNívelSuperior;ProvaPráticaparaocargodeOperador deMáquinas Pesadas; e Capacidade Física para os cargos de Agente de ServiçosGerais,AgentedeServiçoseObrasPúblicas,Soldador,GarieAuxiliardeHigieneeAlimentação.

1.5. Alémdasvagasofertadas,esteEditalprevêformaçãodecadastrodereservanaformadoANEXOI.

1.6. Porcadastrodereservaentende-seoconjuntodecandidatosclassificadoserelacionadosnalistagemquecontémoresultadofinaldoConcursoPúblico.Ocadastrodereservasomenteseráaproveitado mediante a abertura de novas vagas, ou substituições, nos respectivos cargos,observadooprazodevalidadereferenciadonoitem1.3,dopresenteEdital.

1.7. AsprovasobjetivasserãorealizadasnacidadedeItapuranga,noEstadodoGoiás,podendoserutilizadascidadescircunvizinhas,dependendodanecessidade,nostermosdossubitens11.1.

1.8. OshoráriosmencionadosnopresenteEdital,enosdemaisaserempublicadosparaoConcursoPúblico,obedecerãoaohoráriooficialdeBrasília-DF.

www.idib.org.br

2. DASCONDIÇÕESPARAINVESTIDURANOCARGO

2.1. Para investidura no cargo escolhido, o candidato deverá ter na data da posse as condições

especificadasaseguir:

a) tersidoclassificadonoConcursoPúblico,naformaestabelecidanesteEdital,seusanexoseeventuaisretificações;

b) terconcluídocomaproveitamentocursodequalificaçãobásica,comcargahoráriamínimade quarenta horas, no que se refere, exclusivamente, aos cargosAgente Comunitário deSaúde,conformeLeinº11.350/2006;

c) residir na áreada comunidadeque irá atuar, noque se refere, exclusivamente, ao cargoAgenteComunitáriodeSaúde,conformeLeinº11.350/2006;

d) ternacionalidadebrasileirae,nocasodenacionalidadeportuguesa,estaramparadopeloestatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dosdireitospolíticos,nostermosdoArt.12,§1ºdaConstituiçãodaRepúblicaFederativadoBrasilde1988enaformadodispostonoArt.13doDecretoFederaln°.70.436,de18deabrilde1972;

e) teridadeigualousuperiora18(dezoito)anoscompletos;f) nocasodosexomasculino,estaremdiacomoServiçoMilitar;g) estarquitecomaJustiçaEleitoral;h) Possuir,noatodanomeação,ahabilitaçãoexigidaparaocargoconformeespecificadono

ANEXOIdesteEditaleadocumentaçãocomprobatóriadeterminadanoitem“19-DAPOSSEDOSCANDIDATOSHABILITADOS”desteEdital;

i) teraptidãofísicaementalparaoexercíciodasatribuiçõesdocargo;j) cumprirasdeterminaçõesdesteEdital.

2.2. Nãohaveráqualquerrestriçãoaocandidatoque,noatodesuainscriçãonocertame,nãopossuir

os requisitos estabelecidosno subitem2.1.Noentanto, oCargo somente seráprovidopelocandidatoaprovadoquecomprovartodasasexigênciasdescritasnoEdital.

2.3. Noatodaconvocação,atéadata-limitedecomprovação,todososrequisitosespecificadosnosubitem2.1deverãosercomprovadosmedianteaapresentaçãodedocumentooriginal.

3. DAINSCRIÇÃO

3.1. A inscrição do candidato implicará em conhecimento prévio e na aceitação das normasestabelecidasnesteEdital,podendoocandidatoseinscreverparamaisdeumcargo,desdequehajacompatibilidadedediaehoráriodocronogramaprevisto (ANEXOV)paraaplicaçãodasProvas.

3.2. Ocandidatoinscritoparamaisdeumcargonaformadosubitem3.1,casosejaaprovadoem

ambos,deveránoatodaconvocação,optarporapenasumcargoparaexercer,podendoficarnoquadrode reserva dooutro. É vedada a acumulação remuneradade cargos públicos emconformidadecomart.37,XVI,daConstituiçãoFederal.

3.3. AstaxasdeinscriçõesserãoconformeodispostonoANEXOIdesteEdital.

www.idib.org.br

3.4. As inscrições serãoefetuadaspela internet,no sitewww.idib.org.br,duranteoperíododas14h00mindodia17defevereirode2020às23h59mindodia17demarçode2020.

3.5. Apósohoráriodeencerramentodasinscrições,citadonosubitemanterior,afichadeinscrição

eoboletobancárionãoestarãomaisdisponíveisnosite.3.6. Paraefetuarainscrição,ocandidatodeverá:

a) Acessar o sitewww.idib.org.br, a partir das 14h00mindodia 17 de fevereiro de 2020 às23h59mindodia17demarçode2020;

b) Localizar no site o “link” correlato ao Concurso Público (Concurso Público da PrefeituraMunicipaldeItapuranga-GO);

c) LeratentamenteorespectivoEditalepreenchercorretamenteafichadeinscrição,nosmoldesprevistosnesteEdital,e,emseguida,enviá-ladeacordocomasrespectivasinstruções;

d) oenviodafichadeinscriçãogeraráoboletodepagamentodaTaxadeInscriçãoquedeveráserimpressoepagoemespécieemqualqueragênciabancária,oupormeioeletrônico,sendodeinteiraresponsabilidadedocandidatoaimpressãoeguardadocomprovantedeinscrição.

3.7. Opagamentoda taxade inscriçãodeverá serefetuadoaté24 (vinteequatro)horasapósa

emissãodoboletobancário.

3.7.1. Caso o candidato perca o prazo do item anterior, terá que reemitir novo boleto depagamentodataxadeinscrição.

3.7.2. Ataxadeinscriçãodeveráserpagaatéoprimeirodiaútilapósofimdasinscrições.

3.8. Asinscriçõesefetuadassomenteserãodeferidasapósacomprovaçãodepagamentodataxade

inscriçãopelosistemabancário.

3.9. O candidato inscrito não deverá enviar cópia de documento de identidade, sendo de suaexclusivaresponsabilidadeacorreçãoeaveracidadedosdadoscadastraisinformadosnoatodainscrição,sobaspenasdalei.

3.10. OIDIBnãoseresponsabilizaráporsolicitaçãodeinscriçãonãorecebidapormotivosdeordemtécnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas decomunicação,bemcomooutrosfatoresdeordemtécnicaqueimpossibilitematransferênciadedadosemquenãosejacomprovadaqualquergerênciaouparticipaçãodaorganizadora.

3.11. Não será dispensado o pagamento da taxa de inscrição, exceto para os candidatos queatenderemosrequisitosdefinidospeloDecretoFederaln.º6.593,de02deoutubrode2008.3.11.1. Ficarão isentos do pagamento da taxa de inscrição deste Concurso Público, os

candidatosque:3.11.1.1. DeacordocomoDecretoFederalnº6.593:

a) estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do GovernoFederalCadÚnico),dequetrataoDecretoFederaln.º6.135,de26dejunhode2007;

www.idib.org.br

b) comprovarsermembrodefamíliadebaixarenda,nostermosdoDecreton.º6.135,de26dejunhode2007;

c) fazerfichadeinscriçãoregularnositeeapresentaroreferidoboletobancárioqueseráisentado;

d) juntarDeclaraçãoqueoCadÚnicoseencontraativoeregular.

3.11.2. Ocandidatodeverácomprovarqueémembrodefamíliadebaixarenda,atravésdeumacontade luz, emitidanosúltimos06 (seis)meses, informandoqueédebaixarendaoudeclaraçãodeprópriopunho.

3.11.3. Opedidode isençãodopagamentoda taxade inscriçãodeverá ser preenchidode

acordo com o formulário constante do ANEXO VII deste Edital, o qual deverá serenviadojuntamentedadocumentaçãoexigidanossubitens3.11.1.1e3.11.2,emviasdigitalizadas,noperíodode17a19defevereirode2020,deacordocomasinstruçõesabaixo.

3.11.3.1. Para fins de pedido de isenção da taxa de inscrição, o candidato deverá ter

realizadosuainscrição,obrigatoriamente,atéodia19defevereirode2020.

3.11.3.2. Ocandidatoinscritoatéodia19defevereirode2020,quedesejarequereraisenção de sua taxa de inscrição, deverá acessar a página do Concurso noendereçoeletrônicowww.idib.org.br,emespecíficoolinkdisponívelparaessasolicitação,duranteoperíodode20a21defevereirode2020,paraformalizarsuasolicitação.

3.11.3.3. Ocandidato inscritoapósoperíodoconstantedosubitem3.11.3.1,nãomais

poderárequererisençãodesuastaxasdeinscrição.

3.11.4. O IDIB verificará a veracidade das informações prestadas pelo candidato no órgãogestordoCadÚnicoeaComissãoEspecialdeConcursoterádecisãoterminativasobreaconcessão,ounão,dobenefício.

3.11.5. As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira

responsabilidadedocandidato,podendorespondereste,aqualquermomento,porcrime contra a fé pública, o que acarretará sua eliminação do Concurso Público, eaplicaçãodasdemaissançõeslegaisemqualquerfase,cabendorecursosnostermosdoitem18-DOSRECURSOSdesteEdital.

3.11.6. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções cíveis e criminais, pelas

consequênciasdecorrentesdoseuato.

3.11.7. NãoseráconcedidaisençãodepagamentodetaxadeinscriçãoaocandidatoquenãoobservarascondiçõesestabelecidasnesteEdital.

3.11.8. Nãoseráaceitasolicitaçãodeisençãodepagamentodevalordeinscriçãoviafaxou

viacorreioeletrônico.

www.idib.org.br

3.11.9. OscandidatosquetiveremseuspedidosindeferidosequiseremparticipardoCertameserãoautorizadosaefetuaropagamentodataxadeinscrição,apósapublicaçãodoresultado definitivo das isenções, até o final do período de inscrição descrito nosubitem3.4.

3.12. Informaçõescomplementaresacercada inscriçãoestarãodisponíveisnoendereçoeletrônico

www.idib.org.br.

4. DODEFERIMENTODAINSCRIÇÃOPRELIMINAR

4.1. OIDIB,apósotérminodasinscrições,divulgaráemseusitewww.idib.org.brarelaçãocomo

nomedoscandidatosquetiveramsuasinscriçõesdeferidas.4.2. Do indeferimento do pedido de inscrição, caberá recurso nos termos do item ”18 - DOS

RECURSOS”,acontardapublicaçãodoresultadonositedoIDIB.4.3. Nãoserãorecebidososrecursosprotocoladosforadoprazoeemdesacordocompreceitosdo

item18.2desteEdital.4.4. Nãoseráaceitaainterposiçãoderecursos,aindaquedentrodoprazo,viacorreios,fax,e-mail

ouqualqueroutromeiodecomunicação,quenãooestabelecidonesteEdital.4.5. Em nenhuma hipótese haverá devolução do pagamento da taxa de inscrição ao candidato,

excetonocasodecancelamentodoCertameouvaloresrecolhidosemduplicidadeouboletospagosforadoprazo.

4.6. Considera-seindeferidaainscriçãodocandidatoque:

a) nãorecolherataxadeinscrição;b) prestarinformaçõesinverídicasquandodopreenchimentodafichadeinscrição;c) omitirdadosoupreencherincorretamenteafichadeinscrição.

5. DOCOMPROVANTEDECONFIRMAÇÃODEINSCRIÇÃO

5.1. Ocandidatopoderáacessarositedaorganizadoraparaimprimiraconfirmaçãodesuainscriçãoe,emcasodequalquerincoerênciaoumesmoausênciadeseunomenalistadeinscritos,caberárecursonostermosdoitem18.1(a)desteEdital.

5.2. O comprovante de confirmação de inscrição, impresso via Internet, deverá sermantido em

poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas, juntamente comdocumentooriginaldeidentificaçãooficialcomfoto.

5.3. É responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção do comprovante de confirmação de

inscrição.

www.idib.org.br

6. DAINSCRIÇÃOPARAPESSOASCOMDEFICIÊNCIA6.1. Aoscandidatoscomdeficiênciaserãoreservados5%(cincoporcento)dasvagasofertadasem

cargospré-definidos,conformeANEXOIdesteEdital,desdequeadeficiênciasejacompatívelcomocargo.6.1.1. Naaplicaçãodestepercentualserãodesconsideradasaspartesdecimaisinferioresa

0,5(cincodécimos)earredondadasaquelasiguaisousuperioresatalvalor;

6.1.2. O candidato com deficiência deverá observar os cargos e vagas oferecidas parapessoascomdeficiência.Casovenhaainscrever-seemcargosquenãopossuamvagasdestinadasaspessoascomdeficiência,seráautomaticamenteincluídonalistageraldecandidatos;

6.1.3. Aspessoascomdeficiênciaresguardadasascondiçõesespeciaisprevistasnalegislação

própria,participarãodoConcursoPúblicoemigualdadedecondiçõescomosdemaiscandidatos,noqueserefereàsprovasaplicadas,aoconteúdodasmesmas,àavaliaçãoeaoscritériosdeaprovação,aohorárioelocaldeaplicaçãodasprovaseànotamínimaexigidaparatodososdemaiscandidatos.

6.2. Para concorrer às vagas destinadas aos candidatos comnecessidades especiais, o candidato

deverá,noatodeinscrição,declarar-seportadordedeficiênciaeenviarlaudomédicooriginal,emitidonosúltimos12(doze)meses,atestandoonomedadoença,aespécieeograuouoníveldadeficiência,comexpressareferênciaaocódigocorrespondentenoCódigoInternacionaldeDoenças(CID),bemcomoaprovávelcausadadeficiência,naformadossubitens6.3ou6.4desteEdital,edorequerimentoconstantedoANEXOIVdesteEdital.

6.3. O candidato que queira concorrer às vagas destinadas aos candidatos com necessidades

especiais, deverá enviar laudomédico até o primeiro dia útil após o términodoperíododeinscrições,conformeformulárioconstantedoANEXOIVdesteEdital,paraocorreioeletrô[email protected].

6.4. O laudo médico terá validade somente para este Concurso Público e não será devolvido,

tampoucoseráfornecidacópiadesselaudo.6.5. O candidato com necessidades especiais poderá requerer, no ato de inscrição, tratamento

diferenciadoparaosdiasdeaplicaçãodasprovas,indicandoascondiçõesdequenecessitaparaasuarealização,conformeprevistonoartigo40,parágrafos1°e2°,doDecreton°3.298,de20dedezembrode1999, publicadonoDiárioOficial daUnião, de 21dedezembrode1999, ealterado peloDecreto n° 5.296, de 02 de dezembro de 2004, publicado noDiárioOficial daUnião,de3dedezembrode2004.

6.6. Ocandidatoque,noatodeinscrição,declarar-secomopessoacomdeficiência,seaprovadoe

classificadonoConcurso Público, terá seu nomepublicado em lista à parte e, caso obtenhaclassificaçãonecessária,figurarátambémnalistadeclassificaçãogeral.

www.idib.org.br

6.7. Ocandidatoquesedeclarardeficiente,casoaprovadoeclassificadonoConcursoPúblico,seráconvocado para submeter-se à perícia médica promovida pela Junta Médica Oficial a serdesignadapelaPrefeituraMunicipaldeItapuranga–GO,queverificarásuaqualificaçãocomopessoacomdeficiência,ograudadeficiênciaeacapacidadeparaoexercíciodorespectivocargoequeterádecisãodeterminativasobreaqualificação,nostermosdoDecreton°3.298,de20dedezembrode1999,publicadonoDiárioOficialdaUnião,de21dedezembrode1999ealteradopeloDecreton°5.296,de2dedezembrode2004,publicadonoDiárioOficialdaUnião,de3dedezembrode2004.

6.8. Ocandidatomencionadonosubitem6.7desteeditaldeverácompareceràJuntaMédicaOficialmunido de laudomédico original e de cópia autenticada desse laudo (essa será retida) queateste a espécie e o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao códigocorrespondente doCID, conformeespecificadonoDecreto n° 3.298, de 20 de dezembrode1999,publicadonoDiárioOficialdaUnião,de21dedezembrode1999ealteradopeloDecreton°5.296,de2dedezembrode2004,publicadonoDiárioOficialdaUnião,de3dedezembrode2004, bem como à provável causa da deficiência, após a divulgação do resultado final doConcurso.

6.9. Ainobservânciadodispostonossubitens6.2a6.7desteEditalouonãocomparecimentooua

reprovaçãonaJuntaMédicaOficialacarretaráaperdadodireitoàsvagasreservadasaspessoascomdeficiência.

6.10. AconclusãodaJuntaMédicaOficialreferidanosubitem6.8desteedital,acercadaincapacidade

docandidatoparaoadequadoexercíciodafunção,farácomqueelesejaeliminadodoConcursoPúblico.

6.11. Quando a junta médica pericial concluir pela inaptidão do candidato, havendo recurso,constituir-se-áJuntaMédicaOficialparanovainspeção,daqualpoderáparticiparprofissionalassistenteindicadopelocandidato.

6.12. Aindicaçãodeprofissionalpelo interessadodeveráser feitanoprazode03(três)diasúteis,

contadosapartirdadatadeciênciadaconclusãoreferidanosubitem6.10.6.13. Ajuntamédicapericialdeveráapresentarolaudoconclusivonoprazode05(cinco)diasúteis,

contadosapartirdadataderealizaçãodanovainspeção.

6.14. Apósa conclusãodanova inspeção,acompanhadapeloprofissional assistente indicadopelocandidato,sehouver,emcasodeinaptidão,nãocaberáqualquerrecursodadecisãoproferidapelaJuntaMédicaOficialreferenciadanoitemanterior.

6.15. OcandidatoquenãoforqualificadopelaJuntaMédicaOficialcomopessoacomdeficiência,nos

termosdoart.4º,doDecretoFederalno3.298,de20/12/1999,alteradopeloDecretoFederalno5.296,de02/12/2004,perderáodireitodeconcorreràsvagasreservadasacandidatosemtalcondiçãoepassaráaconcorrerjuntamentecomosdemaiscandidatos.

6.16. OcandidatoqueforqualificadopelaJuntaMédicaOficialcomopessoacomdeficiência,masa

deficiênciadaqualéportadorsejaconsiderada,pelaJuntaMédicaOficial,incompatívelparao

www.idib.org.br

exercíciodasatribuiçõesdocargo,seráconsideradoINAPTOe,consequentemente,eliminadodoConcursoPúblico,paratodososefeitos.

6.17. AsvagasdefinidasnoANEXOIdesteEditalquenãoforemprovidasporfaltadepessoascomdeficiências ou por reprovação no Concurso Público ou pela junta médica poderão serpreenchidaspelosdemaiscandidatos,observadaaordemgeraldeclassificação.

7. DASDISPOSIÇÕESGERAISSOBREASINSCRIÇÕES

7.1. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer este Edital e certificar-se de que

preenchetodososrequisitosexigidoseconcordarcomotermodeaceitedesteEdital,oqueconfiguraránaaceitaçãodetodasnormasecondiçõesestipuladas.

7.2. Évedadaainscriçãocondicional,foradoprazodeinscrições,viapostal,viafaxe(ou)viacorreio

eletrônico.7.3. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do

candidato.7.4. O candidatoquenãopossuir CPF deverá solicitá-lo nos postos credenciados, localizados em

qualqueragênciadoBancodoBrasil,daCaixaEconômicaFederaledosCorreios,ounaReceitaFederal, em tempo hábil, isto é, de forma que consiga obter o respectivo número antes dotérminodoperíododeinscrição.

7.5. As informações prestadas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade docandidato,dispondooIDIBdodireitodeexcluirdoConcursoPúblicoaquelequenãopreencheroformuláriodeformacompletae/oucorreta,cabendorecursosnostermosdoitem18-DOSRECURSOSdesteEdital.

7.6. Nãoserápermitidopagamentodeinscriçãomediantedepósitoetransferênciabancária.7.7. Évedadaatransferênciaparaterceirosdovalorpagodataxadeinscrição.7.8. OsCandidatosquenecessitaremdequalquertipodeatendimentodiferenciado,aspessoascom

deficiênciaounão,paraarealizaçãodaprova,deverãosolicitá-lonafichadeinscrição,indicandoanecessidadeespecífica.7.8.1. Orequerimentodeveconstarsolicitaçãodetalhadadacondiçãoespecial,comexpressa

referênciaaocódigocorrespondentedaClassificação InternacionaldeDoença–CID,quandoforocaso,bemcomoaqualificaçãocompletadocandidatoeespecificaçãodocargoparaoqualestáconcorrendo.

7.9. Acandidataquetivernecessidadedeamamentardurantearealizaçãodasprovasdeverálevar

umacompanhante,queficaráemsalareservadaparaessafinalidade,eseráresponsávelpelaguardadacriança.Acandidatasemacompanhantenãofaráasprovas.

www.idib.org.br

7.9.1. Nos horários previstos para amamentação, a candidata lactante poderá ausentar-setemporariamentedasaladeprova,acompanhadadeumafiscal.

7.9.2. Nasalareservadaparaamamentaçãoficarãosomenteacandidatalactante,acriançae

uma fiscal, sendo vedada apermanência de babás ou quaisquer outras pessoas quetenhamgraudeparentescooudeamizadecomacandidata.

7.9.3. Acriançadeveráseracompanhada,emambientereservadoparaeste fim,deadultoresponsávelporsuaguarda(familiarouterceiroindicadopelacandidata).

7.9.4. Nãohaverácompensaçãodotempodeamamentaçãoemfavordacandidata.7.10. Oscandidatosquenãofizeremasolicitaçãodacondiçãoespecialatéotérminodasinscrições,

sejaqualforomotivoalegado,nãoterãoacondiçãoatendida.7.11. Asolicitaçãodecondiçõesespeciaisseráatendidaobedecendoaoscritériosdeviabilidadeede

razoabilidade,epréviacomunicaçãonosprazosestipulados.

8. DADIVULGAÇÃO8.1. AdivulgaçãooficialdointeiroteordesteEditaleosdemaisaditivos,sehouverem,relativosàs

informaçõesreferentesàsetapasdesteConcursoPúblicoserãopublicadosnoDiárioOficialdoEstado,nositedoMunicípioenositedoIDIB.

8.2. ÉderesponsabilidadeexclusivadoCandidatooacompanhamentodasetapasdesteConcurso

Públicoatravésdositewww.idib.org.br.

9. DASFASESDOCONCURSOPÚBLICO9.1. Seráaplicadoexamedehabilidadeseconhecimentos,medianteaplicaçãodeprovaobjetiva,

abrangendo os conteúdos programáticos constantes doANEXO IV deste Edital, conforme oquadroaseguir:

NÍVELDOCARGO ÁREA CONTEÚDONºDEITENS PESO TOTAL

PERFILMÍNIMODEAPROVAÇÃO

CARÁTER

Todos os cargos de NívelSuperior

ConhecimentosBásicos

LínguaPortuguesa 10 01 10

50%EliminatórioeClassificatório

Informática 06 01 06

RaciocínioLógico 04 01 04

ConhecimentosEspecíficos

ConhecimentosEspecíficos 20 02 40 50%

Todos os cargos de NívelMédio

ConhecimentosBásicos

LínguaPortuguesa 10 01 10

50%EliminatórioeClassificatório

Informática 06 01 06

RaciocínioLógico 04 01 04

ConhecimentosEspecíficos ConhecimentosEspecíficos 20 02 40 50%

Todos os cargos de NívelFundamental

ConhecimentosBásicos

LínguaPortuguesa 10 01 10

50% EliminatórioeClassificatórioRaciocínioLógico 10 01 10

ConhecimentosGerais 10 01 10

www.idib.org.br

9.2. OtempodeduraçãodatotalidadedasProvasObjetivasseráde03(três)horasparatodosos

cargosdeNívelMédioeFundamentalede04(quarto)horasparaoscargosdeNívelSuperior.9.3. Os locais e os horários de realização das provas objetivas serão divulgados no endereço

eletrônicowww.idib.org.brematé07(sete)diasanterioresadatadasprovas.9.4. Será de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de

realizaçãodasprovaseocomparecimentonohoráriodeterminado.

10. DAPROVAOBJETIVAEDISCURSIVA10.1. DAPROVAOBJETIVA

10.1.1. Paratodososcargos,aprovaobjetiva,decarátereliminatórioeclassificatório,constará

dequestõesdemúltiplaescolhaqueversarãosobreoConteúdoProgramáticoconstantedoANEXOIVdesteEdital.

10.1.2. Cadaquestãodemúltiplaescolhaconstaráde04(quatro)alternativasdentreasquaissomente01(uma)estarácorreta.

10.1.3. Aprovaobjetivaserácorrigidapormeiodeprocessamentoeletrônico.10.1.4. Seráclassificadonaprovaobjetivaocandidatoqueatingiroperfilmínimodeaprovação,

conformeestabelecidodosubitem9.1desteEdital.10.1.5. Ocandidatoaprovadonaprovaobjetiva,naformadosubitemanterior,seráordenado

porcargo,deacordocomosvaloresdecrescentesdasnotasobtidas.10.2. DAPROVADISCURSIVA

10.2.1 AProvaDiscursiva,queseráaplicadanomesmodiaehoráriodaprovaobjetivasomente

paratodososcargosdeNívelSuperior,compreenderádeumaRedaçãoparaosdemaiscargosdeNívelSuperior.

10.2.2 A Prova de Redação, para os cargos de Nível Superior, de caráter eliminatório eclassificatório, no valormáximode 100 pontos, que será realizada simultaneamentecomaprovaobjetivaeversarásobretemasrelevanteseatuaisdediversasáreas,taiscomo política, economia, sociedade, educação, tecnologia, relações internacionais,desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suasvinculaçõeshistóricas,comummínimode20emáximo25linhas.

10.2.3 AprovadeRedação,serácorrigidaconformecritériosaseguir:a) a estrutura textual e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa aodomíniodoconteúdo(DC),cujapontuaçãomáximaserálimitadaaovalormáximodaprovadiscursiva;b)aavaliaçãododomíniodamodalidadeescritatotalizaráonúmerodeerros(NE)docandidato, considerando-se aspectos tais como: grafia / acentuação, pontuação /morfossintaxe,propriedadevocabular;c)serácomputadoonúmerototaldelinhas(TL)efetivamenteescritaspelocandidato;d)serádesconsiderado,paraefeitodeavaliação,qualquerfragmentodetextoqueforescritoforadolocalapropriadoe(ou)queultrapassaraextensãomáximaestabelecidanesteedital;

www.idib.org.br

e) serácalculadaparacadacandidatoanotanaprovadiscursiva (NPD), comosendoigualadomíniodoconteúdo(DC)menosduasvezesoresultadodoquocienteNE/TL;

NPD=DC–2x(NE/TL)NPD-Notanaprovadiscursiva.

NE-Númerodeerros.TL-Númerototaldelinhas.DC-Domíniodoconteúdo.

f)seNPDformenorquezero,entãoconsiderar-se-áNPD=zero.

10.2.4 ONE(númerodeerros)serácompostodaseguinteforma:a)0,4(quatrodécimos)paracadaerrorelacionadoàsconvençõesdaescrita:ortografia,acentuação,pontuação.b)0,6(seisdécimos)paracadaerrorelacionadoàMorfossintaxe;c)1,0(umponto)paracadaerrorelacionadoapropriedadevocabular.

10.2.5 SeráatribuídanotaZEROparaototaldaprovaque:a)contiverdealgumaformaaidentificaçãodocandidato;b)assinadaemlocaldiversodoestabelecidonocadernodeprova;c)escritaalápisemparteounatotalidade;ed)apresentarletrailegívelouincompreensível.

10.2.6 OCadernodeTextosDefinitivosdaprovadiscursivaseráfornecidajuntamentecomaFolha de Respostas da prova objetiva de múltipla escolha no dia de realização dasprovas,devendo,ocandidato,aoseutérmino,obrigatoriamente,devolveraofiscalaFolhadeRespostas(provaobjetiva)eoCadernodeTextosDefinitivos(provadiscursiva)devidamente assinados, apenas, no local indicado, sem qualquer outro termo queidentifiqueocandidato.

10.2.7 OCadernodeTextosDefinitivosdaprovadiscursivaseráoúnicodocumentoválidoparaaavaliaçãodestaetapa.Oespaçoreservadonocadernodeprovaspararascunhoédepreenchimentofacultativoenãovaleráparatalfinalidade.

10.2.8 OIDIBadotaráprocessoqueimpeçaa identificaçãodocandidatoporpartedaBancaExaminadora,garantindo-se,assim,osigilonacorreçãodasprovas.

10.2.9 Quandodarealizaçãodaprovadiscursiva,ocandidatonãopoderáefetuarconsultaaquaisquerfontesoumeiosdeconsultaparaauxílionaelaboraçãodapeçaprocessual.

10.2.10 Ocandidato,aotérminodarealizaçãodaprovadiscursiva,deverá,obrigatoriamente,devolveroCadernodeTextosDefinitivossemqualquertermoqueidentifiqueasfolhasemquefoitranscritasuaresposta.

10.2.11 Serãocorrigidasasprovasdiscursivasdetodososcandidatosinscritosnacondiçãodepessoascomdeficiência,desdequeaprovadosnasprovasobjetivas.

www.idib.org.br

10.2.12 Durante a realização da Prova Discursiva não será permitida qualquer comunicaçãoentre os candidatos, nem o uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou decomunicação,bemcomodeprotetoresauriculares.

10.2.13 Serão corrigidas as provas discursivas os candidatos aprovados na Prova Objetiva eclassificadosaté20ª(vigésima)posição,respeitadososempatesnaúltimaposição.Oscandidatos quenão tiverema sua prova discursiva corrigida serão eliminados e nãoterãoclassificaçãoalgumanoConcursoPúblico.

10.2.14 SerãoconsideradoshabilitadosnaProvaDiscursivaoscandidatosqueobtiverem50%(cinquentaporcento)dototaldepontosdessaprova.

11. DAPRESTAÇÃODASPROVASOBJETIVASEDISCURSIVA

11.1. AsprovasobjetivaseDiscursivasserãorealizadasnacidadedeItapuranga,noEstadodoGoiás,

podendoserutilizadascidadescircunvizinhas,dependendodanecessidade,comdataprevistaparaosdias19deabrilde2020,emlocaisehoráriosqueserãodivulgadosoportunamentenoendereçowww.idib.org.br.11.1.1. AsprovasObjetivaseDiscursivasserãoaplicadasnosturnosdamanhãetardecomo

estabelecidonoANEXOVdesteEdital.11.1.2. Adatadasprovasestásujeitaàalteraçãoconformeaconveniênciaeoportunidadeda

Administração Pública, sendo as datas deste Edital, estipuladas como datasPREVISTAS.

11.2. Aocandidato,sóserápermitidaaparticipaçãonasprovasnarespectivadata,horárioelocais

constantesnaconfirmaçãodeinscrição.11.3. Serávedadaarealizaçãodasprovasforadolocaldesignado.11.4. NãoserápermitidooingressodeCandidatos,emhipótesealguma,noestabelecimento,apóso

fechamentodosportões.11.5. Ohorário de início das Provas será definido, dentro de cada sala de aplicação, observadoo

tempodeduraçãoestabelecidonosubitem9.2desteEdital.11.6. Ocandidatodeverácompareceraolocaldesignadoparaasprovascomantecedênciamínimade

01(uma)hora,munidode:a) comprovantedeinscrição;b) originaldedocumentodeidentidadepessoalcomfoto;c) canetaesferográficadetintaazuloupretadematerialtransparente.

11.7. Sãoconsideradosdocumentosdeidentidadeascarteirase/oucédulasdeidentidadeexpedidas

pelas Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Ministério das Relações Exteriores e pelaPolícia Militar; Passaporte brasileiro; Identidade para Estrangeiros; Carteiras ProfissionaisexpedidasporórgãosouConselhosdeClasseque,porLeiFederal,valemcomodocumentode

www.idib.org.br

identidade,CarteiradoTrabalho,bemcomoaCarteiraNacionaldeHabilitação(comfotografianaformadaLein.º9.503/97).

11.8. Aconfirmaçãodeinscriçãonãoterávalidadecomodocumentodeidentidade.11.9. Nãoserãoaceitosprotocolosnemcópiasdosdocumentoscitados,aindaqueautenticados,ou

quaisqueroutrosdocumentosdiferentesdosacimadefinidos.11.10. Os documentos apresentados deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a

identificaçãodocandidatocomclareza.

11.11. Casoocandidatoestejaimpossibilitadodeapresentardocumentodeidentidadeoriginal,pormotivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro daocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 15 (quinze) dias. O candidato serásubmetidoàidentificaçãoespecial,compreendendocoletadedados,deassinaturasedemaismedidasdeidentificaçãoquesefizeremnecessáriascompatíveisaocaso.

11.12. Aidentificaçãoespecialseráexigida,também,aocandidatocujodocumentode identificação

apresentedúvidasreferentesàfisionomiaouàassinaturadoportador.11.13. Nãoserápermitida,durantearealizaçãodasprovas,acomunicaçãoentreoscandidatosnema

utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo,impressosouqualqueroutromaterialdeconsulta.

11.14. Nãoserápermitidoaocandidato,duranteaaplicaçãodasprovas,permanecernos locaisdas

provas,comarmasouaparelhoseletrônicos(telefonecelular,relógio,smartwatch,notebook,tablet,receptor,gravadoreoutros).Casoocandidatolevealgumaarmae/oualgumaparelhoeletrônico, estes deverão ser acondicionados em envelope plástico inviolável. A emissão dequalquersinalsonoro,mesmoqueoaparelhoestejadesligadoedentrodoenvelope,implicaráaeliminaçãodocandidato,constituindotentativadefraude.

11.15. O IDIB não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos

eletrônicosocorridosdurantearealizaçãodasprovas,nempordanosnelescausados.11.16. Não haverá segunda chamada, seja qual for omotivo alegado para justificar o atraso ou a

ausênciadocandidato.

11.17. Nodiadarealizaçãodasprovas,nahipótesedeocandidatonãoconstarnaslistagensoficiaisrelativasaos locaisdeprova,o IDIBprocederáa inclusãodoreferidocandidato,pormeiodepreenchimentodeformuláriocondicionalcomaapresentaçãodedocumentodeidentificaçãopessoal,conformesubitem11.7edocomprovantedepagamentooriginal.11.17.1. Ainclusãodequetratao itemanteriorserárealizadadeformacondicionaleserá

confirmadapeloIDIB,comointuitodeverificarapertinênciadareferidainclusão.11.17.2. Após garantido o contraditório e a ampla defesa, por meio da apresentação de

documentodeidentificaçãopessoal,conformesubitem11.7edocomprovantede

www.idib.org.br

pagamentooriginal,constatadaaimprocedênciadainscriçãodequetrataosubitem11.17,amesmaseráautomaticamentecancelada,consideradosnulostodososatosdeladecorrentes.

11.18. Poderá ser admitido o ingresso de Candidato que não esteja portando o comprovante de

inscriçãonolocalderealizaçãodasProvas,apenasquandooseunomeconstardevidamentenarelaçãodeCandidatosafixadanaentradadolocaldeProvas.Nestescasos,ocandidatodeveráapresentar, obrigatoriamente, um documento de identificação. Sem a apresentação dodocumentodeidentificaçãoocandidatonãopoderárealizarsuaprovamesmoqueseunomeconste na relação oficial de inscritos no Concurso Público e apresente o comprovante deinscrição.

11.19. O candidato deverá assinalar as respostas das questões objetivas na Folha de Respostas,

preenchendoosalvéolos,comcanetaesferográficadetintapretaouazul.Opreenchimentodafolhaderespostas,únicodocumentoválidoparaacorreçãodaprovaobjetiva,serádeinteiraresponsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruçõesespecificadas,contidasnacapadocadernodeprovae/ounafolhaderespostas.

11.19.1. O candidato não levará, ao final da prova, o caderno de questões (caderno de

provas),sendoeste,conjuntamentecomafolhaderesposta,entregueaofiscaldesala.

11.19.2. Anãoobservânciadodispostoacima,ensejaráaeliminaçãosumáriadocandidato.

11.20. Emhipótesealguma,haverásubstituiçãodafolhaderespostaporerrodocandidato.11.21. Os prejuízos advindos demarcações, feitas incorretamente na folha de respostas, serão de

inteiraresponsabilidadedocandidato.11.22. Nãoserãocomputadasquestõesnãorespondidas,nemquestõesquecontenhammaisdeuma

resposta(mesmoqueumadelasestejacorreta),emendaourasura,aindaquelegível.11.23. Nãoserápermitidoqueasmarcaçõesnocartãoderespostassejamfeitasporoutraspessoas,

salvoemcasodeCandidatoque tenhasolicitadoatendimentoespecialparaesse fim.Nessecaso,senecessário,oCandidatoseráacompanhadoporumfiscaldoIDIBincumbidoparataltarefa.

11.24. Ocandidato sópoderá se ausentar do local deprova apósumahorado início das provas e

somentepoderáanotarsuasopçõesderespostasemformuláriodisponibilizadopelofiscaldesalae,emhipótesealguma,levaráconsigoocadernodeprovasenemoCartãoResposta.

11.25. OcadernodeprovaserádisponibilizadoparaoscandidatosnositedoIDIB,nodiaseguinteaoda aplicação das provas. O referido caderno ficará disponível através de senha privativaindividual,duranteoprazorecursaldaprovaobjetiva.

11.26. Ostrêsúltimoscandidatosdeverãopermanecernasaladeprovaesomentepoderãosairjuntos

dorecinto,apósaaposiçãoemAtadesuasrespectivasassinaturas.

www.idib.org.br

11.27. Será,automaticamente,excluídodoConcursoPúblicoocandidatoque:

a) apresentar-seapósofechamentodosportõesouforadoslocaispredeterminados;b) nãoapresentarodocumentodeidentidadeexigidonosubitem11.7desteEdital;c) nãocompareceràprova,sejaqualforomotivoalegado;d) ausentar-sedasaladeprovasemoacompanhamentodofiscal;e) forsurpreendidoemcomunicaçãocomoutrocandidatoouterceiros,verbalmente,porescrito

ouporqualqueroutromeiodecomunicação,sobreaprovaqueestiversendorealizada,ouestiverutilizandolivros,notas,impressosnãopermitidosecalculadoras;

f) estiverportandoduranteasprovasqualquertipodeequipamentoeletrônicodecomunicação;g) lançarmãodemeiosilícitosparaexecutarasprovas,sejaqualfor;h) nãodevolverafolhaderespostas;i) perturbar, de qualquermodo, a ordem dos trabalhos ou ser descortês com qualquer dos

examinadores,executoreseseusauxiliaresouautoridadespresentes;j) fizeranotaçãodeinformaçõesrelativasàssuasrespostasemqualqueroutromeioquenãoo

permitidonesteEdital;k) nãopermitiracoletadesuaassinatura,impressãodigitalereconhecimentofacial(foto);el) estiverportandoarmas.

11.28. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquermembro da equipe de

aplicaçãodestas e/oupelas autoridadespresentes, informações referentes ao seu conteúdoe/ouaoscritériosdeavaliaçãoedeclassificação.

11.29. ObjetivandogarantiralisuraeaidoneidadedoConcursoPúblico–oqueédeinteressepúblico

e,emespecial,dospróprioscandidatos–bemcomoasuaautenticidade,serásolicitadoquandoda aplicação da prova objetiva, a impressão digital em local apropriado, bem comoreconhecimentofacial(fotodigital)nomomentodarealizaçãodaprova.

11.30. Ocandidatodeveráindicar,emlocalprópriodafolhaderespostas,oseutipodeprova,seforo

caso,sobpenadeserELIMINADOemfacedaimpossibilidadedeidentificaçãodotipodeprovaduranteacorreçãodafolhaderespostas.

11.31. O IDIB divulgará a imagem da folha de respostas dos candidatos que realizaram as provas

objetivas,noendereçoeletrônicowww.idib.org.br,excetodoscandidatoseliminadosnaformadosubitem11.27.desteEdital,apósadatadedivulgaçãodoresultadofinaldasprovasobjetivas.A referida imagem ficará disponível através de senha privativa individual, até 10 (dez) diascorridosdadatadepublicaçãodoresultadofinaldoConcursoPúblico.

12. DAAVALIAÇÃODAPROVAOBJETIVA12.1. Aprovaobjetivaseráavaliadanaescaladepontosepesosdefinidosnosubitem9.1.12.2. Seráconsideradohabilitadonaprovaobjetivaocandidatoqueobtivernotaigualousuperiora

50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova de conhecimentos básicos (LínguaPortuguesa,InformáticaeRaciocínioLógico)e,desdequenãoobtenhanotaigualaZEROemnenhum desses conteúdos, e 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova deconhecimentosespecíficosougerais.

www.idib.org.br

12.3. Nãohaverá,emhipótesealguma,vistadeprova.12.4. OcandidatonãohabilitadonaprovaobjetivaseráexcluídodoConcursoPúblico.

13. DAAVALIAÇÃODAPROVADETÍTULOS13.1. AavaliaçãodaprovadeTítulostemcarátersomenteclassificatório.

13.1.1. ParticiparãodaProvadeTítulossomenteosCandidatosqueconcorreremaoscargosde

Nível Superior, habilitados na Prova Discursiva e o seu julgamento obedecerá aosseguintescritériosdepontuação:

ITEM CARGOS:PROFESSORES QUANTIDADEDE

TÍTULOS(MÁXIMO)VALORUNITÁRIO

(PONTOS)VALORMÁXIMO

(PONTOS)1 Especialização 1 1 12 Mestrado 1 2 23 Doutorado 1 3 3

TOTALGERALEMTÍTULOS - - 613.2. Oscandidatosquenãoforemconvocadosparaapresentaçãodetítulosserãoautomaticamente

eliminadosdoCertame.13.3. O envio dos documentos comprobatórios de Títulos será realizado pormeio de ferramenta

online,aserdisponibilizadanoportaleletrônicodaOrganizadoraematocontínuoàpublicaçãodoEditaldeConvocaçãoparaaProvadeTítulos.

13.4. TodasasinformaçõesnecessáriasàexecuçãodoenvioeletrônicodosTítulosestarãodispostasnoEditaldeConvocação,aserpublicado.

13.5. Serão rejeitados, liminarmente, os Títulos enviados fora do prazo divulgado no Edital deConvocação.

13.6. AcomprovaçãodosTítulosseráfeitamedianteoenvioda imagemoriginaldos instrumentoslegaisqueoscertifiquem,esomenteserãocomputadoscomoválidosostítulospertinentesàáreaespecíficadocargoparaoqualocandidatoconcorre.

13.7. OutrasinformaçõessobreaProvadeTítulos:a) Os comprovantes de conclusão de Cursos deverão ser expedidos por instituição oficial ou

reconhecidos;b) Cadatítuloserácomputadoumaúnicavez;c) OstítulosecertificadosacadêmicosdevemestardevidamenteregistradospeloMEC;d) Casoocandidatotenhaconcluídoocurso,masaindanãoestejadepossedoDiploma,serão

aceitas Certidões ou Declarações de conclusão, assinadas por representante legal daInstituiçãodeEnsinoecomfirmareconhecidaemcartório,senecessário;

e) OsdocumentosemlínguaestrangeirasomenteserãoconsideradosquandotraduzidosparaaLínguaPortuguesaportradutorjuramentado;

www.idib.org.br

f) DeveráserenviadaapenasumaúnicaimagemdoTítulooriginal,podendoocandidato,paratanto,enviá-laatravésdeumoumaisarquivos.

13.8. Apontuaçãototaldostítulosnãoultrapassaráototalde6,00(seis)pontos,desprezando-seosTítulosque,computados,excedamestelimitedepontos.

14. DOCURSODEFORMAÇÃO-AGENTECOMUNITÁRIODESAÚDE14.1. OscandidatosinscritosparaoscargosdeAgenteComunitáriodeSaúdeeaprovadosnaprova

objetiva,ematéduasvezesonúmerodevagas,serãosubmetidosaumCursoIntrodutóriodeFormação Inicial e Continuada, conforme fixado pelas Leis Federais nº 11.350/2006 e nº13.595/2018.Oaludidocursoterácarátereliminatório.

14.2. ArealizaçãodoCursoIntrodutóriodeFormaçãoInicialeContinuadaficarásobatotaleinteira

responsabilidadedaPrefeituraMunicipal.

14.3. OCursoIntrodutóriodeFormaçãoInicialeContinuadaserárealizadonacidadedeItapuranga–GO, em local e horário que serão comunicados por meio de Edital de Convocação no sitewww.idib.org.br.

14.4. OEditaldeConvocaçãoparaoCursoIntrodutórioinformarátambém:oscritériosparaaaferiçãodafrequência;osmecanismosdeavaliaçãoeassançõesparaocandidatoquenãocompareceràsaulas.

14.5. OEditaldeConvocaçãoestabeleceráoprazoparaamatrícula.Expiradooprazopararealização

da matrícula, os candidatos convocados que não efetivarem suas matrículas no curso deformação, serão considerados desistentes e eliminados do Concurso Público. Havendodesistências,deverãoserconvocados,emigualnúmerodedesistentes,candidatosaprovadosparasematricularemnocursodeformação,obedecidaaordemdeclassificação.

14.6. Sãoderesponsabilidadedocandidatooacompanhamentoeconsultaparaverificaroseulocal

decurso.

14.7. Aocandidato só serápermitidaaparticipaçãono cursona respectivadata,horárioe local aseremdivulgadosdeacordocomasinformaçõesconstantesacima.

14.8. Nãoserãopermitidas,emhipótesealguma,realizaçãodocursoemoutrodia,horárioouforado

localdesignado.

14.9. Ocursointrodutórioserádefrequênciamínimade75%(setentaecincoporcento)depresença,decarátereliminatório.

14.10. OscandidatosconvocadosquenãocompareceremnoCursoIntrodutório,serãoconsiderados

desistenteseeliminadosdoConcursoPúblico.

www.idib.org.br

14.11. Somenteapósarealizaçãodocursodeformação,ogestordaesferadegovernocompetentefará,pormeiodeedital,ahomologaçãodoresultadofinal,obedecidaaclassificaçãofinaldoConcursoPúblico.15. DAPROVAPRÁTICAPARAOCARGODEOPERADORDEMÁQUINASPESADAS

15.1. AProvadePráticadeOperadordeMáquinasPesadasserárealizadasobresponsabilidadedo

IDIB,comautilizaçãodemáquinasfornecidaspeloMunicípio.

15.2. ParticiparãodaProvaPráticaoscandidatosinscritosparaoscargosdeOperadordeMáquinasPesadas em quantidade até duas vezes o número de vagas, dentre os habilitados na provaobjetiva,obedecidaaordemdecrescentedeclassificaçãonaprovaescrita,ultrapassando tallimite,apenasseráaproveitadooscandidatosempatadosemúltimolugardeclassificação.OsdemaisCandidatos,mesmohabilitadosnaprovaobjetiva,serãoconsideradosdesclassificados.

15.3. OlocaladequadoparaarealizaçãodaProvaseráindicadopreviamenteemeditalpróprio.

15.4. AProvaPráticaterácarátereliminatórioeavaliaçãoconceitualdeaptidãoouinaptidão.ParaobtençãodoconceitodeAptoouInapto,serãoatribuídospontosparaoscritériosespecificadosemconformecomeditalpróprioaserpublicadoemdataoportuna.

15.5. AduraçãomáximadaProvaseráde40(quarenta)minutos,porcandidato,pararealizarotesteem duasmáquinas (Retroescavadeira eMotoniveladora - Patrola). O candidato não poderáexcederessetempo.Seexceder,obterápontuaçãozeronocritérioqueestiversendoavaliado.

15.6. O candidato terá apenas uma oportunidade para realizar a Prova Prática, não sendo-lheconcedidasegundaoportunidadeanenhumcandidato.

15.7. Nãohaverá segundachamadaparaaProvaPrática, salvo casode forçamaiorque impeçaarealizaçãodaProvapelatotalidadedosparticipantes.

15.8. OscandidatosclassificadosparaessaProvadeverãoseapresentarnolocalehorárioindicadosnoedital de convocaçãoa serpublicadoemdataoportunapara tanto,munidosdeCarteiraNacionaldeHabilitação,categoriaCousuperior.

15.9. CasoocandidatoestejaimpossibilitadodeapresentarCarteiraNacionaldeHabilitaçãooriginal(com foto), por motivo de perda, furto ou roubo, deverá, para fazer as provas, apresentarBoletim de Ocorrência Policial, emitido até 15 (quinze) dias antes da data da Prova, e sersubmetidoàidentificaçãoespecial,quepoderácompreenderfotografia,coletadeassinaturasedeimpressãodigital,emformulárioespecífico.

15.10. OcandidatodevecompareceràProvausandovestimentaecalçadoadequados(calça,camisaesapatooutênis).

15.11. SeráeliminadodaProvaPráticaocandidatoque:

a) nãoapresentaradocumentaçãoexigidanossubitens14.8e14.8.1,desteEdital;b) faltaràProva;

www.idib.org.br

c) nãoestiverpresentenolocaldaProva,nohorárioindicadoparaoinício,umavezquenãohaverátolerânciadohorário (apresença será confirmadaatravésda chamadados candidatos,paraassinaturanaListadePresenças);

d) nãocompletaraProva,porqualquermotivo,notempomáximodeProva.

15.12. faltarcomurbanidadeecivilidade,durantearealizaçãodaProva,comoutrocandidatooucomalguémdaequipedeaplicaçãodaProva.

16. DAPROVADECAPACIDADEFÍSICAPARAOCARGOSDEGARI,AGENTEDESERVIÇOSGERAIS,AGENTEDESERVIÇOSEOBRASPÚBLICAS,SOLDADOREAUXILIARDEHIGIENEE

ALIMENTAÇÃO.16.1. Aprovadecapacidadefísica,decarátereliminatório,visaavaliaracapacidadedoCandidato

paradesempenharastarefastípicasdacategoriafuncional.

16.2. NaProvadeCapacidadeFísica,oCandidatoseráconsideradoaptoouinapto.

16.3. Participarão daProva de Capacidade Física: Os candidatos inscritos para os cargos de Gari,AgentedeServiçosGerais,AgentedeServiçoseObrasPúblicas,SoldadoreAuxiliardeHigieneeAlimentaçãoemquantidadecorrespondenteàduasvezeso númerodevagasdisponíveisparaorespectivocargo,dentreoshabilitadosnaprovaobjetiva,obedecidaaordemdecrescentedeclassificaçãonaprovaescrita,ultrapassandotallimite,apenasseráaproveitadooscandidatosempatadosemúltimolugardeclassificação.OsdemaisCandidatos,mesmohabilitadosnaprovaobjetiva,serãoconsideradosdesclassificados.

16.4. AProvadeCapacidadeFísicaconsistiráemsubmeteroCandidatoaosseguintestestes:Corrida

deDozeMinutoseAbdominais.

QuadrodeDetalhamentodoExameFísico

Testes Sexo ÍndiceMínimo Tempo Tentativas

Corrida MasculinoFeminino

1.800m1.500m

12Minutos12Minutos

0101

Abdominais MasculinoFeminino

3020

01Minuto01Minuto

0101

16.5. OCandidatodeverácompareceremdata, localehorárioaseremoportunamentedivulgados

emEditalespecíficoepelositedoIDIB,www.idib.org.br,comroupaapropriadaparapráticadeeducaçãofísica,munidodeAtestadoMédico(originaloucópiaautenticada)específicoparatalfim,emitidonosúltimostrintadiasdarealizaçãodostestes.

16.6. OAtestadoMédicodeveráconstar,expressamente,queoCandidatoestáaptoarealizaraProva

deCapacidadeFísica.

16.7. OCandidatoquedeixardeapresentaroAtestadoMédicoseráimpedidoderealizarostestes,sendoconsequentementeeliminadodoConcurso,cabendorecursosnostermosdo item18–DOSRECURSOSdoEdital001/2020.

16.8. OAtestadoMédico deverá ser entregue nomomento da identificação do Candidato para a

realizaçãodaProvadeCapacidadeFísica.NãoseráaceitaaentregadeAtestadoMédicoemoutromomentoouemquenãoconsteaautorizaçãoexpressa.

www.idib.org.br

17. DACLASSIFICAÇÃOFINAL

17.1. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da pontuação final, em lista de

classificaçãoporopçãodecargo.17.2. Apontuaçãofinalserá:

17.2.1. ParaoscargosdeNívelSuperior:

PontuaçãoFinal=(TPO)+(TPD)+(TPT)Onde:TPO=TotaldePontosdaProvaObjetivaTPD=TotaldePontosdaProvaDiscursivaTPT=TotaldePontosdaProvadeTítulos

17.2.2. Paraosdemaiscargos:PontuaçãoFinal=(TPO)Onde:TPO=TotaldePontosdaProvaObjetiva

17.3. Serãoelaboradasduaslistasdeclassificação,umageral,comarelaçãodetodososcandidatos

aprovados,incluindoosportadoresdedeficiênciaeoutracomarelaçãoapenasdoscandidatosportadoresdedeficiência.

17.4. No caso de empate na classificação dos candidatos, o desempate se fará verificando-se,

sucessivamente,osseguintescritérios:a) comidadeigualousuperiora60(sessenta)anos,nostermosdaLein.º10.741/2003,entresi

efrenteaosdemais,sendoqueserádadapreferênciaaodeidademaiselevada;b) maiorpontuaçãonadisciplinadeconhecimentosespecíficos;c) maiorpontuaçãonadisciplinadelínguaportuguesa;d) maioridade;e) tiverexercidoefetivamenteafunçãodejurado,deacordocomaLeinº11.689/08.

17.5. OresultadodoConcursoPúblicoestarádisponívelparaconsultanositedoIDIBwww.idib.org.br

ecaberárecursonostermosdoitem18-DOSRECURSOSdesteEdital.17.6. Após o julgamento dos recursos, eventualmente interpostos, será publicada lista de

ClassificaçãoFinal,nãocabendomaisrecursos.17.7. AlistadeClassificaçãoFinalserápublicadaemjornaldegrandecirculaçãoeemórgãooficialde

divulgaçãodosatosdaadministraçãolocal.17.8. Serãopublicadosemjornaldegrandecirculaçãoeemórgãooficialdedivulgaçãodosatosda

administraçãolocal,apenasosresultadosdoscandidatosaprovadoseclassificadosnoConcursoPúblico,bemcomotodoocadastrodereserva.

www.idib.org.br

17.9. Ahabilitaçãofinalparahomologaçãoserácompostapelonúmerodecandidatosacrescidodoseu respectivo cadastro de reserva, constante do ANEXO I, ficando consequentementeeliminadososdemaiscandidatos.

18. DOSRECURSOS

18.1. Seráadmitidorecursoadministrativocontestando:

a) oindeferimentodopedidodeinscrição;b) ogabaritooficialpreliminardaprovaobjetiva;c) oresultadodaprovaobjetiva;d) oresultadodaprovadiscursivae) oresultadodaprovadecapacidadefísica;f) oresultadodaprovaprática;g) oresultadodaprovadetítulos;h) edetodoatoemitidopelaComissão.

18.2. Osrecursosdeverãoserinterpostosnoprazodeaté03(três)diasúteis,contadosapartirda

publicaçãonositedofatoquegerouorecurso.18.3. Admitir-se-áumúnicorecurso,porcandidato,paracadaevento.18.4. Todos os recursos deverão ser dirigidos à Comissão de Concurso Público, em formulário

eletrônicopróprio,viasitedoIDIB.18.5. Somenteserãoapreciadososrecursosinterpostosdentrodoprazo.18.6. Nãoserãoaceitosos recursos interpostosporoutromeioquenãosejaoespecificadoneste

Edital.18.7. Também não será aceito o recurso interposto sem fundamentação ou bibliografia ou

embasamentopertinenteàsalegaçõesrealizadas.

18.8. A banca examinadora determinada pelo IDIB constitui última instância para recurso, sendosoberanaemsuasdecisões,razãopelaqualnãocaberãorecursosadicionais.

18.9. Os pontos relativos às questões da prova objetiva de múltipla escolha que eventualmente

venhamaseranuladasserãoatribuídosatodososcandidatosquetiveremsuaprovacorrigida.18.10. Emhipótesealgumaseráaceitarevisãoderecurso,recursoderecursoourecursodegabarito

finaldefinitivo.18.11. A interposição dos recursos não obsta o regular andamento do cronograma do Concurso

Público.

19. DAPOSSEDOSCANDIDATOSHABILITADOS19.1. APosseserácondicionadaa:

www.idib.org.br

a) Serbrasileironato,naturalizadoouestrangeironaformadalei;b) Oscandidatosque tenhamparticipadodoConcursoPúblicocomnomínimo16 (dezesseis)

anos de idade, só poderão ser empossados nos respectivos cargos após completarem 18(dezoito)anos,condicionado,anadatadaposse,possuiraidadeconstitucionalde18(dezoito)anosparaserempossado;

c) Quitaçãocomoserviçomilitar,excetoparaosCandidatosdosexofemininoecomaJustiçaEleitoral,paratodososCandidatos;

d) TerescolaridadeexigidaparaoexercíciodocargomediantediplomadeInstituiçãodeEnsinoreconhecidapeloMEC;

e) Atenderaopré-requisitodoCargo,conformedispostonoAnexoIdesteEdital;f) Apresentação de cópia de Carteira de Identidade, CPF/MF (cartão), PIS/PASEP, Carteira

Profissional,CertidãodeNascimentoouCasamentoou,Fotografia3x4coloridaerecente;g) Àspessoascomdeficiência,compatibilidadedadeficiênciaatestada,comocargodeopçãodo

Candidato, comprovada através de análise daComissão Especial doConcurso Público, queemitiráparecersobreoenquadramentodotipoougraudedeficiênciaesuacompatibilidadecomocargo;

h) Examedesanidadefísicaemental,quecomprovaráaaptidãonecessáriaparaoexercíciodocargo;

i) Certidãonegativa fornecidapeloCartórioDistribuidordaComarcaondepossuioendereçodeclarado,comprovandoainexistênciadeaçõescivisecriminais(comtrânsitoemjulgado).

j) Declaraçãodeacúmulodecargo,nostermosdaConstituiçãoFederalBrasileira.k) ComprovantedeEndereçoAtualizado;l) ContaCorrentenaCaixaEconômicaFederal(SeTiver);m) Certidãodenascimentodosfilhosmenoresde14Anos;n) CertidãoNegativaMunicipal(SuperintendênciaDeTributos)o) CertidãoNegativaCíveldaJustiçaFederal:www.tjgo.jus.brouwww.trf1.jus.br(Internet);p) CertidãoNegativaCriminaldaJustiçaFederal:www.tjgo.jus.brouwww.trf1.jus.br(Internet);q) CertidãoNegativadaReceitaFederaldoBrasil:www.receita.fazenda.gov.br(Internet);r) CertidãoNegativadoTribunaldeContasdaUnião:www.tcu.gov.br(Internet);s) CertidãoNegativadoTribunaldeContasdoEstadodeGoiás:www.tce.go.gov.br(Internet);t) CertidãoNegativadoTribunaldeContasdosMunicípios:www.tcm.go.gov.br(Internet);u) CertidãoNegativaEleitoral:www.tse.jus.br(Internet);v) CertidãoNegativadeAtosdeImprobidadeAdministrativa:www.cnj.jus.br(Internet).

19.2. Ocandidato,porocasiãodaposse,deverácomprovartodososrequisitosexigidos.19.3. Anão apresentaçãodos comprovantes exigidos tornará semefeito a aprovaçãoobtida pelo

Candidato,anulando-setodososatosouefeitosdecorrentesdainscriçãonoConcursoPúblico,cabendorecursosnostermosdoitem18–DOSRECURSOSdesteEdital.

19.4. Poderá aAdministraçãodiscricionariamente lotar, remanejar e/oudeslocar os servidores de

unidadeadministrativaparaoutra,comotambémdelocalidade,dependendodosprincípiosdaconveniência,necessidadeeoportunidade.

20. DANOMEAÇÃO20.1. AnomeaçãoserácomunicadaviaCorreios,atravésdedocumentocom“avisodeRecebimento

–AR”,paraoendereçoinformadopelocandidato,sendoconsideradodesistenteocandidato

www.idib.org.br

quenãocompareceraolocalindicadonoprazode05(cinco)diasúteisapósaconfirmaçãodeseurecebimentoparaapresentaçãoeefetivaçãodosprocedimentosparasuaposse.

20.2. O candidato convocado para nomeação que não se apresentar no local e nos prazos

estabelecidosseráconsideradodesistente,implicandosuaeliminaçãodefinitivaeaconvocaçãodocandidatosubsequenteimediatamenteclassificado.

20.3. Oscandidatosaprovadosserãoconvocadosobedecendoàordemclassificatória,observadoo

preenchimentodasvagasdisponíveis.20.4. AConvocaçãoobedeceráàordemrigorosadeclassificaçãoeoCandidatodeveráapresentar-se

pessoalmente, ou por procuração, no Departamento de Recursos Humanos – PrefeituraMunicipaldeItapuranga-GO,observadasasseguintescondições:

a) Apresentar-sepessoalmenteouporprocuraçãoaosetorcompetentemunidodetodadocumentaçãoexigidanesteEdital.AnãocomprovaçãodequalquerumdosrequisitoseliminaráoCandidatodoConcursoPúblico;

b) Será permitido ao Candidato convocado para tomar posse no serviço público oadiamento da contratação no cargo, mediante posicionamento no final daclassificação, sendo eliminadodoConcurso Público, o candidato que por quaisquermotivosnãotomarpossedentrodoprazolegal.

20.5. O servidor empossado mediante Concurso Público fará jus aos benefícios estabelecidos nalegislaçãovigente,bemcomoficarásujeitoà legislaçãomunicipalvigenteesuasalteraçõeselegislaçõespertinentes.

20.6. Nãoseránomeadoocandidatohabilitadoquefizer,emqualquerdocumento,declaraçãofalsaouinexataparafinsdeposseequenãopossuir,nadatadaposse,osrequisitosmínimosexigidosnesteEdital.

21. DASDISPOSIÇÕESFINAIS

21.1. Asconvocaçõesparaprestaçãodasprovaseresultadosserãopublicadasnoendereçoeletrônico

www.idib.org.br.21.1.1. Éderesponsabilidadedocandidatoacompanharestaspublicações.

21.2. A Prefeitura Municipal de Itapuranga - GO e o IDIB se eximem das despesas com viagens,

estadias,transporteououtroscustospessoaisdocandidatoemquaisquerdasfasesdoConcursoPúblico.

21.3. Todos os cálculos de notas descritos neste Edital serão realizados comduas casas decimais,

arredondando-separacimasemprequeaterceiracasadecimalformaiorouigualacinco.21.4. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no

Concurso Público, valendo para esse fim, a homologação publicada no site do IDIB,www.idib.org.br.

www.idib.org.br

21.5. Ainexatidãodasafirmativase/ouirregularidadesdosdocumentosapresentados,mesmoqueverificadasaqualquertempo,emespecialnaocasiãodaadmissão,acarretarãoanulidadedainscrição e desclassificação do candidato, com todas as suas decorrências, sem prejuízo demedidasdeordemadministrativa,civilecriminal,cabendorecursosnostermosdo item18–DOSRECURSOSdesteEdital.

21.6. OsitensdesteEditalpoderãosofrereventuaisalterações,atualizaçõesouacréscimosenquanto

nãoconsumadaaprovidênciaoueventoquelhedisserrespeito,atéadatadaconvocaçãodoscandidatosparaaprovacorrespondente,circunstânciaqueserámencionadaemEditalouavisoa serpublicadoem jornaldegrandecirculaçãoeemórgãooficialdedivulgaçãodosatosdaadministraçãolocal(DiárioOficial).

21.7. OcandidatoseobrigaamanteratualizadooendereçoperanteoIDIB,atéadatadepublicação

da homologação do resultado final do Concurso Público e, após esta data, junto aoDepartamento de Recursos Humanos da PrefeituraMunicipal de Itapuranga - GO, devendoconstarnoenvelopedeencaminhamentoafrase-“AtualizaçãodeendereçoparaoConcursoPúblicodaPrefeituraMunicipaldeItapuranga-GO”.

21.8. Ocandidatoque,àépocadaposse,nãocomprovarquepreencheosrequisitosindispensáveis

para o exercício legal do cargo para o qual foi aprovado será considerado eliminadosumariamente,nãopodendoseraproveitadoparaoutrocargo,ressalvadososcasosprevistosemleimunicipal,cabendorecursosnostermosdoitem18–DOSRECURSOSdesteEdital.

21.9. AclassificaçãodocandidatoseráconsagradapeloTermodeHomologaçãodoResultadoFinal

doConcursoPúblico,ficandocondicionadooprovimentoatéavigênciadoConcursoPúblico.21.10. O IDIB e a Prefeitura Municipal de Itapuranga - GO não se responsabilizam por eventuais

prejuízosaocandidatodecorrentesde:a) Endereçonãoatualizado;b) CorrespondênciadevolvidapelaECTporrazõesdiversasdefornecimentoe/ouendereço

erradodocandidato;c) Correspondênciarecebidaporterceiros;d) Necessidade de mudança de datas e calendários previstos ou reaplicação de algum

evento.

21.11. APrefeituraMunicipaldeItapuranga-GOeoIDIBnãoseresponsabilizamporquaisquercursos,

textos,apostilaseoutraspublicaçõesreferentesaesteConcursoPúblico.21.12. Considerar-se-á,paraefeitodeaplicaçãoecorreçãodasprovas,alegislaçãovigenteatéadata

depublicaçãodesteEdital.21.13. Os casos omissos serão resolvidos conjuntamente entre a Comissão Especial do Concurso

PúblicoeoIDIB,noqueserefereàrealizaçãodesteConcursoPúblico.21.14. Caberá à Prefeitura Municipal de Itapuranga - GO a homologação dos resultados finais do

ConcursoPúblico.

www.idib.org.br

21.15. OForodaComarcade Itapuranga -GOé competenteparadecidir quaisquer ações judiciaisinterpostascomrespeitoaopresenteEditalerespectivoConcursoPúblico.

21.16. Oscandidatospoderãointerporimpugnaçãosobrequalquernormaeditalícia,noprazodeaté

03(três)diasúteisapósolançamentodoEdital.TodasasimpugnaçõesdeverãoserprotocoladasaoGerenciadesenvolvimentodepessoasefolhadepagamento,aoscuidadosdoPresidentedaComissãoEspecialdoConcursoPúblico,pessoalmenteoumedianteprocuração,noexpedientedaPrefeituraMunicipaldeItapuranga-GO,localizadaRuaPref.JoãoBatistadaTrindade(Rua48),900–Centro,Itapuranga–GO,76680-000,desegundaàsexta-feira,das07h00às11h00edas13:00às17:00.

21.17. AdivulgaçãodahomologaçãodoresultadofinaldoCertameserápublicadanostermosdoitem

7.1dopresenteEdital.

21.18. Fica vedada a participação no Certame de parentes dosmembros da Comissão Especial doConcursoeBancaExaminadora,atéoterceirograu,nalinharetaecolateral,porlaçosdesangueeafinidade.

Itapuranga–GO,17defevereirode2020.

COMISSÃOESPECIALDOCONCURSOPÚBLICO

Presidente

www.idib.org.br

ANEXOICARGOS,PRÉ-REQUISITO,JORNADADETRABALHO,NÚMERODEVAGAS,CADASTRORESERVA,

VALORDEINSCRIÇÃOEVENCIMENTO.

CARGOSDENÍVELSUPERIORTAXADEINSCRIÇÃO:R$88,00

Cargo Pré-requisitoCargaHorária Vagas

AmplaConcorrência PCD

CadastroReserva

Vencimento(R$)

ASSISTENTESOCIALENSINO SUPERIOR COMPLETO EMSERVIÇO SOCIAL E REGISTRO NOCONSELHODACATEGORIA

30h/s 02 02 00 10 R$2.550,00

EDUCADORMUSICAL

ENSINOSUPERIORCOMPLETOEMMÚSICAEREGISTROPROFISSIONALNOCONSELHODA CATEGORIA OU ENSINO SUPERIORCOMPLETO COM ESPECIALIZAÇÃO EMMÚSICA E/OU CURSO TÉCNICO EMMÚSICA

40h/s 01 01 00 05 R$2.550,00

ENGENHEIROAGRÔNOMOENSINO SUPERIOR COMPLETO EMENGENHARIA AGRÔNOMA COMREGISTRONOCONSELHODACATEGORIA

40h/s 01 01 00 05 R$2.550,00

ENGENHEIROAMBIENTALENSINO SUPERIOR COMPLETO EMENGENHARIAAMBIENTALCOMREGISTRONOCONSELHODACATEGORIA

40h/s 01 01 00 05 R$2.550,00

FISCALDEMEIOAMBIENTE

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EMBIOLOGIA, ENGENHARIA AMBIENTAL,GESTÃO AMBIENTAL, SANEAMENTOAMBIENTAL, TECNÓLOGO EM MEIOAMBIENTE, ENGENHARIA DE RECURSOSHÍDRICOS E DO MEIO AMBIENTE E/OUENGENHARIAAGRÍCOLA

40h/s 01 01 00 05 R$2.550,00

FISCALDESAÚDEVIGILÂNCIASANITÁRIA

ENSINOSUPERIORCOMPLETO 40h/s 01 01 00 05 R$2.550,00

MÉDICOAUDITOR

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EMMEDICINA EM ESPECIALIZAÇÃO EMAUDITORIA MÉDICA EM SISTEMAS DESAÚDE E REGISTRO PROFISSIONAL NOCONSELHODACATEGORIA

20h/S 01 01 00 05 RS7.054,00

PSICÓLOGOENSINO SUPERIOR COMPLETO EMPSICOLOGIA,REGISTROPROFISSIONALNOCONSELHODACATEGORIA.

40h/s 02 02 00 10 R$2.550,00

TOTALGERALDEVAGASNÍVELSUPERIOR+CADASTRODERESERVA 10 10 00 50 -

CARGOSDENÍVELMÉDIO/TÉCNICO

TAXADEINSCRIÇÃO:R$80,00

Cargo Pré-requisitoCargaHorária Vagas

AmplaConcorrência PCD

CadastroReserva

Vencimento(R$)

AGENTECOMUNITÁRIODESAÚDE ENSINOMÉDIOCOMPLETO 40h/s 09 09 00 45 R$ 1.400,00

CONDUTORDEVEÍCULOS ENSINO MÉDIO COMPLETO E CNHCATEGORIA'C'OUSUPERIOR 40h/s 12 11 01 60 R$ 1.400,00

EXECUTORADMINISTRATIVO ENSINOMÉDIOCOMPLETO 40h/s 10 09 01 50 R$ 1.250,00 ELETRICISTA ENSINOMÉDIOCOMPLETO 40h/s 01 01 00 05 R$ 1.400,00

MECANICO ENSINOMÉDIOCOMPLETO 40h/s 01 01 00 05 R$ 1.800,00

OPERADORDEMÁQUINASPESADAS

ENSINO MÉDIO COMPLETO, CNHCATEGORIA'C'OUSUPERIOR 40h/s 01 01 00 05 R$ 1.800,00

www.idib.org.br

SOLDADOR ENSINOMÉDIOCOMPLETO 40h/s 01 01 00 05 R$ 1.400,00 TOTALGERALDEVAGASNÍVELMÉDIO/TÉCNICO+CADASTRODE

RESERVA 35 33 02 175 -

CARGOSDENÍVELFUNDAMENTALTAXADEINSCRIÇÃO:R$70,00

Cargo Pré-requisito CargaHorária

Vagas AmplaConcorrência

PCD CadastroReserva

Vencimento(R$)

AGENTEDESERVIÇOSEOBRASPÚBLICAS ENSINOFUNDAMENTALCOMPLETO 40h/s 03 03 00 15 R$1.400,00

AGENTEDESERVIÇOSGERAIS ENSINOFUNDAMENTALCOMPLETO 40h/s 05 05 00 25 R$1.100,00

AUXILIAR DE HIGIENE EALIMENTAÇÃO

ENSINOFUNDAMENTALCOMPLETO 40h/s 05 05 00 25 R$1.100,00

GARI ENSINOFUNDAMENTALCOMPLETO 40h/s 09 09 00 45 R$1.050,00

VIGIA ENSINOFUNDAMENTALCOMPLETO 40h/s 05 05 00 25 R$1.100,00TOTALGERALDEVAGASNÍVELSUPERIOR-PROFESSOR+

CADASTRODERESERVA27 27 00 135 -

Itapuranga-GO,17defevereirode2020.

COMISSÃOESPECIALDOCONCURSOPÚBLICOPresidente

www.idib.org.br

LOCALIDADESAGENTECOMUNITÁRIODESAÚDE

RESIDIRNAÁREADEATUAÇÃO

Unidade Vagas CadastrodeReserva Setores

UBSCANASTRA 04 20

TEREZINHAGLORIARESIDENCIALARRUDAKENIAPARK2RESIDENCIALGREENVILLESERRADOURADA

UBSFRATERNIDADE 02 10

JARDIMDASOLIVEIRAJARDIMPACIFICORESIDENCIALFLAMBOYANTMARIADELÇADONAFRANCISCA

UBSMARISTA 01 05

VILANOVAVILABARRINHACANAÃPROGRESSOVILAMOREIRA

UBSRURALOESTE 01 05

FAZENDABAUFASENDASANTANABETELFAZENDACORREGOGRANDECAPAMGASFUNDAO2CORREGODOCEDROCORREGOGRANDEBARREIROPEDROANEGOR

UBSXIXAZÃO 01 05SÃOSEBASTIÃODOXIXAVILAMARILDA

www.idib.org.br

ANEXOII

MODELODEREQUERIMENTODEVAGAPARACANDIDATOCOMDEFICIÊNCIAO(A)candidato(a)___________________________________________________________________,

CPFn°________________________________,candidato(a)aoConcursoPúblicoparapreenchimento

devagasnocargo___________________________________________________________________,

regidopeloEditaln°001/2020doConcursoPúblicoparaoquadrodepessoaldaPrefeituraMunicipal

deItapuranga-GO,vemrequerervagaespecialcomoPESSOACOMDEFICIÊNCIA.Nessaocasião,o(a)referido(a)candidato(a)apresentouLAUDOMÉDICOcomarespectivaClassificação

Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), no qual constam os

seguintesdados:Tipodedeficiênciadequeéportador:___________________________________________________

__________________________________________________________________________________.

Códigocorrespondenteda(CID):_______________________________________________________.

NomeeCRMdomédicoresponsávelpelolaudo:___________________________________________

__________________________________________________________________________________.DadosespeciaisparaaplicaçãodasPROVAS:marcarcom“X”noquadrículo,casonecessitedeProva

Especialounão.Emcasopositivo,discriminarotipodeprovanecessário.()NÃONECESSITAdePROVAESPECIALe/oudeTRATAMENTOESPECIAL.

()NECESSITAdePROVAe/oudeCUIDADOESPECIAL.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________.OBSERVAÇÃO:Nãoserãoconsideradoscomodeficiênciaosdistúrbiosdeacuidadevisualpassíveisdecorreçãosimples,taiscomomiopia,astigmatismo,estrabismoecongêneres.Ao assinar este requerimento, o(a) candidato(a) declara sua expressa concordância em relação aoenquadramento de sua situação, nos termos do Decreto n° 5.296, de 2 de dezembro de 2004,publicadonoDiárioOficialdaUnião,de3dedezembrode2004,especialmentenoqueconcerneaoconteúdo do item 3 deste Edital, sujeitando-se à perda dos direitos requeridos em caso de não-homologaçãodesuasituação,porocasiãodarealizaçãodaperíciamédica.

www.idib.org.br

__________________________________________________________LocaledataAssinaturadocandidato

ANEXOIII

DASATRIBUIÇÕESDOSCARGOS

NívelSuperior

Cargo Atribuições

ASSISTENTESOCIAL

Elaborar e implementar, executar e avaliar políticas sociais junto ao órgão, organização populares eórgãos da administração pública direta ou indireta; elaborar coordenar, executar e avaliar planos,programaseprojetosquesejamdoâmbitodeatuaçãodoserviçosocialcomaparticipaçãodasociedadecivil; prestar a orientação social a indivíduos, grupos e à população; avaliar pesquisas que possamcontribuirparaaanálisedarealidadesocialeparasubsidiaraçõesprofissionais;executaratividadesdecarátersocialaosservidoreseseusfamiliares,identificandoeanalisandoseusproblemasenecessidadesmateriais; aplicar os processos básicos de serviço social com a finalidade promover sua adaptação ereintegraçãoaomeiosocial,familiaredotrabalho;edesenvolveroutrasatividadesinerentesaocargo.

EDUCADORMUSICAL

Elaborar planos de aula, em sua área de especialidade, que contemplem o ensino/aprendizagem do(as)aluno(as) por meio de processos de desenvolvimento musical e sociocultural; adotar as estratégiaspedagógico-musicaisdeacordocomosconteúdoseorientaçõesexpressosnoPlanoPolíticoPedagógico;zelarpelo cumprimento das orientações e diretrizes institucionais da Secretaria Municipal; realizar avaliaçãodiagnósticaeformativado(s)alunos(as)demodoindividualeemgrupo;organizar,conduzireacompanhar.

ENGENHEIROAGRÔNOMO

Desenvolver atividades de engenharia fazendo planejamento ou projeto em geral de regiões, zonas, cidades, obras,estruturas,transporte,exploraçõeserecursosnaturaisedesenvolveraproduçãoindustrialeagropecuária;desenvolverestudos,projetos,analises,avaliações,vistorias,perícias,pareceresedivulgaçãotécnica;fiscalizar,direcionareexecutarobraseserviçostécnicos,exercertodasasatividadesque,porsuanaturezainclua-senoâmbitodeseucargo.

ENGENHEIROAMBIENTAL

Avaliaro impactododesenvolvimentotecnológicosobreaqualidadedevida,considerando importantesrestriçõesnãotécnicaresultantesdefatoreslegais,sociais,econômicosestéticosehumanoslevandoemcontaainteraçãodatecnologiacomomeioambiente, tanto físicocomobiológicoesocial;primarpelodesenvolvimentoequilibradodosecossistemasterrestrese aquáticos; examinarqualitativaequantitativamenteasmodificações introduzidasnomesmoespaço físicoterritorial domunicípio, o grau de adaptabilidade biológica ou tecnológica da população nesta evolução verificando odesenvolvimentoeconômicoeurbano,sejaatravésdeinterferênciasnomeio,sejanoprocessotecnológico;participardeauditoriasambientais;desenvolvergestãoeplanejamentoambientalnoquedizrespeitoa35redesdemonitoramentoevigilância;verificarasredesdesaneamentoanalisandoosriscosambientaisprovocados;realizarperícias,emitireassinalaudostécnicosepareceresemquestãodacompetência;coordenar,promovereorientarprogramasecampanhasquevisemconscientizarapopulaçãosobrequestõesqueenvolvema interaçãodos fatoresambientaisnodesenvolvimentotecnológico da comunidade; intervir nos processos de produção aliado ao conhecimento real das imposições legais,tecnológicasemetodologiasauxiliaresrelativasaresoluçãoeprevençãodeproblemasambientais;elaborarprojetosouplanosdemanejoe recuperaçãode recursose ambientesdegradadosdomunicípio a fimdepromover sua adequadautilização;atenderàsnormasdehigieneedesegurançadetrabalho;desempenhodasatividadesnaáreareferent4esaarruamentos,estradaseobrashidráulicas,seusserviçosafinsecorrelatos;planejareorganizarqualificação,,capacitaçãoe treinamento dos técnicos e demais servidores lotados no órgão em que atua e demais campos da administraçãomunicipal,guardarsigilodasatividadesinerentesasatribuiçõesdocargolevandoaoconhecimentodosuperiorhierárquicoinformaçõesounotíciasdeinteressedoserviçosouparticularquepossainterferirnoregularandamentodoserviçopúblico,apresentaçãoderelatóriossemestraisdasatividadesparaanálise;analisaredarparecersobreaaprovaçãodeplantasprojetadasemáreasque incidam limitaçõesambientações; realizar levantamento florísitco;executaroutras tarefasdamesmanaturezaouníveldecomplexidadesassociadasaoseucargo.

FISCALDEMEIOAMBIENTE

Executarasatividadesdeapoioadministrativonapolíticadefiscalizaçãoemgeral;cumprirasdeterminaçõesdentreelasdoCódigoAmbiental,dePosturaseTributárioeoutrasnormasreferentesaosistemadefiscalizaçãomunicipal,eemespecialrelacionadaaomeioambiente;aplicarautodeinfraçãoenotificação;assinaratosdesuacompetência,trajardemodocompatível,acatarecumprirasordensquelhesãoatribuídas;desempenharsuamissãocomética eprofissionalismo; e de conformidade coma legislaçãopertinente; solicitar equipamentos ematerial de consumo;respondercívelecriminalmentepelosatospraticadosnodesempenhodesuastarefas;utilizarocargosomenteparapraticadelícitoseproldopoderpúblicomunicipaledobemcoletivo;exerceroutrasatividadescorrelatasquelheforemdeterminadasporsuperiores,Leis,NormasouRegulamento.

FISCALDESAÚDEEVIGILÂNCIASANITÁRIA

Efetuar o controle sanitário através de orientação e fiscalização alimentícia e ambiental em Hotéis clinicas,consultórios médicos, comércios, indústrias e outros; em especial na fabricação, produção, beneficiamento,

www.idib.org.br

NívelMédio

Cargo Pré-requisito

AGENTECOMUNITÁRIODESAÚDE

Executar junto à comunidade, dando cobertura e fortalecendo as ações básicas de saúde doMunicípio,emespecial,nasperiferiasezonarural,dandoênfaseàsaúdedamulher,doadolescenteedacriança,atuandotambémquandonecessárioemprogramasespeciais,deconformidadecomasdiretrizes e indicações dadas pela SecretariaMunicipal de Saúde, coma supervisão, orientação eapoio técnicodaCoordenaçãoEstadualdoProgramadeAgenteComunitáriodeSaúdeemGoiás.Executaroutrastarefascompatíveiscomasexigênciasparaoexercíciodafunção.

CONDUTORDEVEÍCULOS

Dirigir com a documentação legal os veículos de passeio, caminhão, ambulância, ônibus esemelhantes;manterosveículosabastecidodecombustívele lubrificante;completaráguanoradiadoreverificaro sistemaelétricodoveículo sobsua responsabilidade;verificaremanterpressão normal dos pneus, testando-os, quando em serviço e substituindo-os quandonecessários;executarpequenosreparosdeemergências;respeitarasLeisdetrânsitoeasordensde serviços recebidas; recolheràgaragemoveículoquandoconcluídoo serviçoe/ouquandoforem exigidos; zelar pela limpeza e conservação do veículo sob sua guarda; cumprir com aregulamentação do setor de transporte; executar outras tarefas que contribuam direta ouindiretamenteparaobomdesempenhodesuasatividadesouacritériodoseuchefeimediato;comunicarocorrênciashavidasnotrânsito;solicitarreparosmecânicosquandonecessário;cuidaparaqueoveículosejacarregadoconformeos limitesdecargasprevistospara sua respectivatonelagem; analisar e informar em relatório o não cumprimento de ordem de serviço quepossamdanificaroveículo;anotaçãodoslocaisavisitarantesdapartida;desempenharoutrastarefassemelhantes

ELETRICISTA

Executarastarefasquesedestinamainstalarefazeramanutençãodasredesdedistribuiçãodeenergiaeequipamentoselétricosemgeral,guiando-seporesquemaseoutrasespecificações,utilizandoferramentaseaparelhosdemedição,paraassegurarobomfuncionamentodosistemaelétrico.

acondicionamento,conservação,transporte,armazenamentoecomercializaçãode gêneros alimentícios, para fazercumpriralegislaçãonoâmbitodasaúdepúblicadoMunicípio;exerceroutrasatividadesinerentesaocargo.

MÉDICOAUDITOR

Desenvolverauditoriaemtodosistemahospitalar,analisandodespesasecustoscomtratamentosapacientese autorização de procedimentos, a fim de garantir o correto aproveitamento dos leitos e evitarirregularidades; dar suporte técnico e científico aos gestores da área de saúde, seja na elaboração decontratos,negociaçãodetabelasdehonorários,análisetécnicadeprocedimentoseserviçosrealizadosporprestadores,comafinalidadedegarantiraqualidadedaassistênciaàsaúdedemaneirasustentável;realizarocontrole,avaliaçãoeauditoriaeexecutararevisãotécnicadasfaturasdosprestadoresdeserviçosmédicospúblicos, privados e/ou conveniados ao SUS; auditar e atuar na verificação da regularidade dos atospraticadosporpessoasfísicasejurídicas,produzindoaçõesorientadorasecorretivasquantoàaplicaçãoderecursos destinados às ações e serviços de saúde, adequação, qualidade e resolutividadedos produtos eserviçosdisponibilizadosaoscidadãos;auditarasaçõeseserviçosestabelecidosnoPlanoMunicipaldeSaúde;auditar os serviços de saúde sob sua responsabilidade, sejam públicos ou privados, contratados econveniados; analisar os relatóriosdo Sistemade InformaçãoAmbulatorial eHospitalar, osprocessos, osdocumentoseosrelatóriosdegestão;verificar“inloco”asunidadesprestadorasdeserviçopúblicase/ouprivadas, contratadas e conveniadas do SUS, através da documentação de atendimento aos pacientes eusuáriosedoscontrolesinternos;realizarvisitasàsinstituiçõeshospitalaresparaverificar"inloco”,quandojulgar necessário, as condições de tratamento dos pacientes; autorizar ou não a emissão de AIH`s(AutorizaçõesdeInternaçõesHospitalares)deacordocomsuaanálisetécnica,assinando-as,bemcomoosdocumentos examinados; emitir relatórios das revisões técnicas que realizar, assinando-os; orientar osservidoresqueoauxiliamnaexecuçãodastarefastípicasdocargo;realizaroutrasatribuiçõesafins.

PSICÓLOGO

Executaratividadesdeestudo,pesquisareavaliarodesenvolvimentoemocionaleosprocessosmentaise sociais deindivíduos,gruposeinstituições,comafinalidadedeanálise,tratamento,orientaçãoeeducação;diagnosticareavaliardistúrbiosemocionaisementaisedeadaptaçãosocial,elucidandoconflitosequestõeseacompanhandoo(s)paciente(s)duranteoprocessodetratamentooucura;investigarosfatoresinconscientesdocomportamentoindividualegrupal,tornando-osconscientes;desenvolvempesquisasexperimentais,teóricaseclínicasecoordenarequipeseatividadesdeárea

www.idib.org.br

EXECUTORADMINISTRATIVO

Orientareexecutarotrabalhodeequipesquedesenvolvamatividades,darsuporteadministrativoetécniconasáreasadministrativasemgeral;atenderusuários,fornecendoerecebendoinformações;tratardedocumentosvariados,cumprindotodooprocedimentonecessárioreferenteaosmesmos;prepararrelatórioseplanilhas;executarserviçosnasáreasdeescritório;assessorarnasatividadesdeensino,recepcionarpessoas,pesquisaseextensão.Executaroutrastarefasdemesmanaturezaeníveldecomplexidadeassociadasaoambienteorganizacionale/ouadministrativo.

MECANICO

Executar a manutenção corretiva e preventiva em máquinas, automóveis, caminhões eequipamentos,noqueserefereàmecânicaemgeral,lanternagem,pintura,soldaeeletricidade,desmontandoconjuntospneumáticos,hidráulicosemecânicos,detectandodefeitos,analisando,recuperandooutrocandoaspeçasdefeituosas,montaroconjuntolubrificandoetestandooseufuncionamento; utilizar instrumentos e ferramentas como micrometro, taquímetro e outrasferramentas;instalareauxiliarnamontagemdemaquinasnovas,removerasqueapresentamdefeito; ler desenhos, croquis e especificações técnicas na montagem e manutenção; fazerreparo em empilhadeiras; executar trabalho de solda e caldeiraria; zelar pela operação deequipamentos de produção em condições de segurança; dar instruções aos usuários sobremanutenção e conservaçãodeveículos emáquinas;desempenhar outrastarefaseatividadesafins.

OPERADORDEMÁQUINASPESADAS

Executartrabalhoqualificado,comatividadesrotineiras,queconsisteemoperarmáquinaspesadascomo escavadeira hidráulica, pá carregadeira, retroescavadeira, trator sobre esteiras, motoniveladoraesimilares,deacordocoma legislaçãopertinente.Entreoutrasasatividades incluem:realizar aberturas de ruas, redes de esgotos, estradas, terraplenagem, cortes e nivelamentos.Executaroutrastarefascorrelatas,conformenecessidadeouacritériodeseusuperior.

SOLDADOR

Executar serviços de soldaMIG, solda de oxigênio e eletrodo (solda elétrica), realizar serviços deserralheria em geral, reparos com solda em veículos emáquinas da frotamunicipal, relacionar eespecificar tipo e quantidade de materiais necessários aos serviços e providenciar a retirada doalmoxarifado;efetuara limpezaeamanutençãodos instrumentoseequipamentosdeusodiário,executaroutrosserviçosafinse/oucompatíveiscomaáreadeatuação,etc.

NÍVELFUNDAMENTAL

Cargo Pré-requisito

AGENTE DESERVIÇOS EOBRASPÚBLICAS

Exercerasseguintesatividades:pedreiro,pintura,marcenaria,carpinteiro,hidráulico;sinalizaçãodetrânsito,construçãodepontes,mata-burrose/ouafins,serviçosespecializadoseoutrosinerentesaserviço e obras públicas, utilizando ferramentas e equipamentos adequados para assegurar aexecuçãodosserviçospertinentesàsuaáreadeatuação.

AGENTE DESERVIÇOSGERAIS

Executartarefasdezeladoriapúblicanosseguinteslocais:cemitérios,parquesejardins,estádios,campos,prédioseoutrasáreaseferramentasdoserviçopúblicomunicipal.Atividadesvoltasaoplantio,adubação,poda,rega,arborização,capinagem,abrirvaletas,taparburacos,serventedeconstrução,embarcaredesembarcarmercadorias,limpezadeescadas,salas,áreasdecirculação,higienizaçãodesanitários,auxilioaosetordemanutenção,carregamentodemoveisemateriais,operaçãodemáquinasdepequenoporte,limpezadecanaletas,retiradadecavacosdemáquinas,pintura, limpareconservardosbensmóveise imóveis,atenderquaisquerpostosdeserviços,executar atividades de serviços gerais em qualquer órgão municipal e desenvolver outrasatividadesafins.

AUXILIAR DEHIGIENE EALIMENTAÇÃO

Exerceratividadesdeapoiopreparandoeservindolancheserefeições;limpandoearrumandoas dependências da área de trabalho em atendimento as necessidades das unidades domunicípio;executartarefasdehigieneezeladoriadosedifíciospúblicos;seguirassugestõesdecardápios recebidos pelas unidades administrativas; acompanhar a organização,armazenamento,preparaçãoedistribuiçãodosalimentos,verificandosempreahigiene,prazodevalidadeeaqualidadedosalimentos;organizareacompanharofuncionamentodacozinha;executaserviçosdecozinhacomolavagemdealimentos,preparaçãodetemperos,refeiçõeseoutros;colocaralimentosempanelasadicionandocondimentoseacompanhandoocozimento;fazer frituras, refogados, assados, cosidos e outros pratos; coloca alimentos em recipientesprópriosparaseremservidos.Executaroutrasatividadescorrelatasaocargoeoudeterminadaspelosuperiorimediato.

www.idib.org.br

GARI

Carregaredescarregarcaminhão,fazeralimpezaderuas,varrer,levareremoverolixodedetritosdasruaseprédiosmunicipais,procederalimpezadeoficinas,baias,cocheirasedepósitosdelixoedetritosorgânicos,inclusivegabinete,sanitáriopúblicosouemprédiosmunicipais,cuidardossanitáriospúblicos,executaroutrastarefascorrelatas.

VIGIA

Exercer vigilância diurna e/ou noturna nas diversas dependências públicas; fazer ronda deinspeçãodeacordocomosintervalosfixados;controlarefiscalizaramovimentaçãodepessoas,veículos e matérias, vistoriando volumes transportados e cumprindo outros procedimentos;exerceravigilâncianasdependênciasdainstituição,zelandopelocumprimentodasnormasquevisempreservaropatrimônio,fazerrelatóriodeocorrências,anotandoirregularidadessurgidas;realizar comunicação imediata sob qualquer ameaça ao patrimônio municipal, zelar pelaintegridade física das pessoas, tomando atitude de proteção; abrir e fechar portões, portas,janelas,ligareoudesligarequipamentosemáquinas;eoutrasatividadesafins.

ANEXOIVDOCONTEÚDOPROGRAMÁTICO

NÍVELSUPERIOR

CONHECIMENTOSBÁSICOS(COMUMATODOSOSCARGOSDENÍVELSUPERIOR)LÍNGUAPORTUGUESACompreensão e interpretação de textos. Características dos diversos gêneros textuais. Tipologiatextual.Sequênciasnarrativa,descritiva,argumentativa,expositiva,injuntivaedialogal.Elementosdecoesãoecoerênciatextual.Funçõesdalinguagem.Ortografiaoficial.Acentuaçãográfica.Pontuação.Crase. Emprego e descrição das classes de palavras. Sintaxe da oração e do período. Ênfase emconcordânciaeregência.Significaçãodaspalavraseinferêncialexicalatravésdocontexto.Paráfrase.INFORMÁTICADispositivosdearmazenamento.Periféricosdeumcomputador.ConfiguraçõesbásicasdoWindows10. Aplicativos do Pacote Microsoft Office 2013 (Word, Excel e Power Point). Configuração deimpressoras.Noçõesbásicasdeinterneteusodenavegadores.Noçõesbásicasdecorreioeletrônicoeenviodee-mails.RACIOCÍNIOLÓGICOPrincípiodaRegressãoouReversão.Lógicadedutiva,argumentativaequantitativa.Lógicamatemáticaqualitativa,sequênciaslógicasenvolvendonúmeros,letrasefiguras.Geometriabásica.Álgebrabásicaesistemaslineares.Calendários.Numeração.Razõesespeciais.Análisecombinatóriaeprobabilidade.ProgressõesAritmética eGeométrica. Conjuntos: As relações de pertinência; Inclusão e igualdade;Operaçõesentreconjuntos,união,interseçãoediferença.Comparações.

CONHECIMENTOSESPECÍFICOS–NÍVELSUPERIOR

ASSISTENTESOCIALOServiçoSocial,asPolíticasSociaiseasPolíticasPúblicaseSetoriais;AHistóriadoServiçoSocialeoProjetoÉticoPolítico;OServiçoSocialnaContemporaneidade;Aéticaprofissionalearelaçãocomainstituição,ousuárioeosprofissionais;oserviçosocialeainterdisciplinaridade;PolíticanacionaldaAssistênciaSocial.SistemaÚnicodeAssistênciaSocial-SUAS.LeiOrgânicadeAssistênciaSocial–LOAS.

www.idib.org.br

NormaOperacionalBásicadeAssistênciaSocial–NOB/SUAS.Serviçodeconvivênciaefortalecimentodevínculos–SCFV.SCFV–Reordenamento.ProjovemAdolescente–ServiçoSocioeducativo.Medidassocioeducativas.Serviçodeproteçãosocialaadolescentesemcumprimentodemedidasocioeducativade liberdade assistida (LA) e de prestação de serviços à comunidade (PSC). Serviço de medidasocioeducativaemmeioaberto.LeideOrganizaçãodaAssistênciaSocial–LOAS.NormaOperacionalBásicadeAssistênciaSocial–NOB/SUAS.Benefíciosassistenciais.Serviçoseprogramas.TópicosdoEstatutodacriançaedoadolescente:Disposiçõespreliminares.DireitosFundamentais.Dodireitoàeducação,àculturaeaolazer.Dodireitoàprofissionalizaçãoeàproteçãonotrabalho.Daprevenção.Dasmedidassocioeducativas.Da liberdadeassistida.ConselhosdeSaúdeeaParticipaçãoPopular -ControleSocial.

EDUCADORMUSICAL

Aimportânciadoensinodemúsicanosdiferentesespaçoseducacionais.ConsideraçõesàrespeitodaLeino11.769/2008queregulamentaoensinodemúsicanaescola;EducadoresmusicaisdoséculoXX;Atividadesdeiniciaçãomusical;Planejamentodasaulasdemúsica:EstruturasdeEnsino.Identificaçãodoselementosmusicais.Armaduradeclave.Identificaçãodetonalidadeeacordes.Identificaçãodostípicos ritmos em compassos simples e composto. Sinais de dinâmica. Regras de grafia. Intervalo.Históriadagrafiamusical.Conhecimentobásicodosperíodosdamúsicamundial.Identificaçãorítmicodeestilosbrasileiros.Conhecimentobásicosdosmétodos:Willems,Pozzooui,Orff,Dalcroze,Suzuki,Kodaly.

ENGENHEIROAGRONOMO

Administração agrícola. Organização e operação das atividades agrícolas. Planejamento edesenvolvimento das atividades agrícolas. Edafologia. Gênese, morfologia e classificação de solos.Capacidadedeusoeconservaçãodesolos.Fertilidadedesolos,fertilizantesecorretivos.Microbiologiade solos. Fitotecnia e ecologia agrícola. Agrometeorologia. Recursos naturais renováveis. Grandesculturasanuaiseperenes.Horticultura.Fruticultura.Silvicultura.Parquesejardins.Recursosnaturaisrenováveis. Desenvolvimento agrícola sustentável. Sistemas agrossilvopastoris. Tecnologia desementes. Fitossanidade. Fitopatologia. Entomologia agrícola. Ciência de plantas daninhas.Manejointegrado de doenças, pragas e plantas daninhas.Mecanização agrícola.Máquinas e implementosagrícolas. Implementos para tração animal. Manejo da água. Hidrologia e hidráulica aplicadas àagricultura. Irrigação e drenagem para fins agrícolas. Geoprocessamento. Geoposicionamento.Cartografia.Construçõesruraisesuasinstalaçõescomplementares.Fontesdeenergianasatividadesagropecuárias. Sociologia e desenvolvimento rural. Extensão rural. Tecnologia de alimentos.Transformaçãodealimentos.Conservaçãodealimentos.Secagem,beneficiamentoearmazenamentodesementesegrãos.Topografia-levantamentosplanialtimétricos.DireitoAgrárioeAmbiental.PolíticaNacionaldeMeioAmbiente:sistemasdemeioambienteeinstrumentosdegestãoambiental.Espaçosespecialmenteprotegidos.Adequaçãoambientaldeimóveisrurais:ReservaLegal,ÁreadePreservaçãoPermanente, Cadastro Ambiental Rural, Programa de Regularização Ambiental, e Cota de ReservaAmbiental.

ENGENHEIROAMBIENTALEcologiaeecossistemasbrasileiros.Ciclosbiogeoquímicos.NoçõesdeMeteorologiaeClimatologia.NoçõesdeHidrologia.NoçõesdeGeologiaeSolos.Aspectos,ImpactoseRiscosAmbientais.Qualidadedo ar, poluição atmosférica, controle de emissões. Aquecimento Global e Mecanismos dedesenvolvimentoLimpo–MDL.Qualidadedaágua,poluiçãohídricaetecnologiasdetratamentodeáguaseefluentesparadescartee/oureuso.Qualidadedosoloedaáguasubterrânea.Gerenciamentoe tratamento de resíduos sólidos e de água subterrânea. Caracterização e recuperação de áreas

www.idib.org.br

degradadas, em especial do solo e da água subterrânea. Sistema Nacional do Meio Ambiente –SISNAMA. Regulamentação para os Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Processo delicenciamentoambiental.Noçõesdeeconomiaambiental:Benefíciosdapolíticaambiental.Avaliaçãodousode recursosnaturais. Políticaambiental edesenvolvimento sustentável. Sistemasdegestãoambiental. Avaliação de desempenho Ambiental. Noções de Gestão integrada deMeio Ambiente,SaúdeeSegurançaIndustrial.Planejamentoambiental,planejamentoterritorial,urbanismo,vocaçãoe uso do solo. Meio ambiente e sociedade: Noções de Sociologia e de Antropologia. Noções devaloraçãododanoambiental.ConhecimentodasnormasISO14000:2004.

FISCALDEMEIOAMBIENTE

CiênciasAmbientais.NoçõesdeGeologia.TecnologiaAmbiental.Saneamento.SaneamentoAmbiental.Materiais de Construção. Controle Ambiental. Administração e Controle da Qualidade Ambiental.EcologiaeImpactoAmbiental.SistemadeLimpezaUrbana.ProjetosemMeioAmbiente.

FISCALDESAÚDEEVIGILÂNCIASANITÁRIAPrincípiosgeraisdebiossegurançanotrabalhoeusodeproteção individual (EPI).SistemaÚnicodeSaúde(SUS).VigilânciaemSaúde:epidemiológica,sanitáriaeambiental.Sistemadeinformaçãoemsaúde.DemografiaeIndicadoresdeSaúde.Relaçõeshumanascomusuáriosenotrabalho.Otrabalhoemequipe–Éticaprofissional.Saúde,AmbienteeSociedade.Qualidadenoserviçoprestado.ProcessoSaúde-Doença. Coeficientes avaliadores de saúde.Epidemiologia descritiva e metodologiaepidemiológica.Endemiaeepidemia.SistemadeVigilânciaEpidemiológicaesuaaçãonocontrolededoenças. Doenças transmissíveis e modos de transmissão. Saúde maternoinfantil. Programas deimunização. Eficácia de vacinas. Saneamento domeio ambiente. Saúde e nutrição. Biossegurança.Vigilânciasanitária.Sistemaúnicodesaúde.

MÉDICOAUDITORLegislaçãoprofissional.LegislaçãoeSaúdepública:PlanejamentoeGestãoemSaúde;Saúdepúblicaesaúde coletiva; Políticas Nacionais de Saúde; Sistema Único de Saúde; Princípios, diretrizes,infraestruturaefuncionamentodaAtençãoBásica;Funçõeseresponsabilidadesnarededeatençãoàsaúde; Educação em saúde; Prevenção, Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde; Vigilância eprioridadesemsaúde;HumanizaçãodaAssistênciaàSaúde;Açõeseprogramasdesaúde.Saúdedacriança, do escolar, do adolescente, damulher, do homem e do idoso. DSTs, AIDS, saúdemental,tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão, desnutrição infantil. Notificação Compulsória dedoenças, agravos e eventos de saúde pública. Imunizações, imunologia e vacinas. Epidemiologia.PrevençãoeCombateaDoenças.Direitosdosusuáriosdasaúde.SegurançaeSaúdenoTrabalhoemServiços de Saúde. Ética Profissional. Legislação. Medicina Geral e Especialidade: Anatomia.Embriologia.Fisiologia.Genética.Patologia.Semiologia.Farmacologia.Toxicologia.Medicinabaseadaemevidências.CuidadosemAmbienteHospitalar.Abordagemgeraldopaciente:anamnese,examefísico,investigação,testesediagnósticos.TratamentodeAcidentesporAnimaisPeçonhentos.DoençasAlérgicas. Doenças Dermatológicas. Doenças do Aparelho Cardiovascular. Doenças do AparelhoDigestivo.DoençasdoAparelhoRespiratório.DoençasdoFígado,daVesícula,dosDuctosBilaresedoPâncreas.DoençasdoNariz,OuvidoeGarganta.DoençasdoTecidoConjuntivoeMusculoesqueléticas.DoençasEndócrinasedoMetabolismo.DoençasHematológicaseOncológicas.DoençasInfecciosaseParasitárias.DoençasNeurológicas.DoençasNutricionais.DoençasOculares.DoençasOcupacionaiseRelacionadasaoTrabalho.DoençasÓsseas.DoençasPsiquiátricas.DoençasRenaisedoTratoUrinário.Doenças Reumatológicas. Ginecologia e Obstetrícia. Pediatria Clínica. Geriatria Clínica. MedicinaAmbulatorial.MedicinaPreventiva.EpidemiologiaClínica.Definiçõesdeauditoria.Assistênciamédicacomplementar.Normastécnicasparaanálisedeprocedimentoscirúrgicoseambulatoriais.Asglosase

www.idib.org.br

as cobranças indevidas. Auditor Médico do Sistema Único de Saúde (SUS). Glosa: conceitos,legitimidade,aplicação,fundamentação,motivos.

PSICÓLOGOAPsicologiaeaSaúde:opapeldopsicólogonaequipemultidisciplinar;concepçõesdesaúdeedoença.Psicologia Hospitalar: teoria e prática; intervenções do psicólogo nos programas ambulatoriais doHospitalGeral.SaúdeMental:conceitodenormalepatológico;contribuiçõesdapsiquiatria,psicologiaepsicanálise.Psicopatologia:produçãodesintomas,aspectosestruturaisedinâmicosdasneuroseseperversões nos clínicos com crianças, adolescentes e adultos. Psicodiagnóstico: a função dodiagnóstico, instrumentos disponíveis e suas aplicabilidades (entrevistas, testes), diagnósticodiferencial.Modalidadesdetratamentocomcrianças,adolescenteseadultas:intervençõesindividuaise grupais; critérios de indicação; psicoterapia de grupo, grupos operativos, psicoterapia individual,atendimentoàfamília.Abordagempsicanalíticadotratamentoindividualegrupal.PolíticasdeSaúde(SUS)epropostasparaaSaúdeMental.ÉticaProfissional.

NÍVELMÉDIO/TÉCNICO

CONTEÚDOCOMUMATODOSOSCARGOSDENÍVELMÉDIO/TÉCNICO

LÍNGUAPORTUGUESAFonética. Encontros Vocálicos e Consonantais. Sílaba e Tonicidade. Divisão Silábica. Morfologia.ComponentesdeumVocábulo.FormaçãodasPalavras.SignificaçãodasPalavras.ClassesdePalavras:Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção eInterjeição.Sintaxe:ConcordânciaNominaleConcordânciaVerbal.AcentuaçãoGráfica.InterpretaçãodeTexto.Ortografia.INFORMÁTICADispositivosdearmazenamento.Periféricosdeumcomputador.ConfiguraçõesbásicasdoWindows10. Aplicativos do Pacote Microsoft Office 2013 (Word, Excel e Power Point). Configuração deimpressoras.Noçõesbásicasdeinterneteusodenavegadores.Noçõesbásicasdecorreioeletrônicoeenviodee-mails.RACIOCÍNIOLÓGICO1.Raciocíniológico.Estruturaslógicas.2.Lógicadeargumentação.3.Diagramaslógicos.4.Resoluçãodesituações-problema.5.Reconhecimentodesequênciasepadrões.6.Avaliaçãodeargumentospordiagramasdeconjuntos.

CONHECIMENTOSESPECÍFICOS–NÍVELMÉDIO/TÉCNICO

AGENTECOMUNITÁRIODESAÚDECadastramento familiar e territorial: finalidade e instrumentos. Intersetorialidade: conceito erelevância para o trabalho no território. Ações Educativas: amamentação, prevenção de drogas,doençascrônicas,nutrição,planejamentofamiliar,educaçãosexualeprevençãodeDST/AIDS.ControleSocial: participação emobilização social. Família: conceito, tipos e estruturas familiares. Saúde daCriança:cuidadosaorecém-nascido,vacinação,acompanhamentodocrescimentoedesenvolvimentoda criança, programa bolsa família, orientações alimentares para a criança. Saúde do adolescente:vacinação, sexualidade, transtornos alimentares. Saúde do adulto: vacinação, hábitos alimentaressaudáveis,doençascrônicas,doençassexualmentetransmissíveiseAIDS,saúdedohomem,saúdeda

www.idib.org.br

mulher e atenção ao idoso. Saúdemental: ansiedade, depressão e uso abusivo de álcool e outrasdrogas.Violênciafamiliar:violênciacontraamulher,acriança,aoadolescente,aoidosoeapessoasportadoresdedeficiênciafísicaoumental,esuasprevenções.SaúdeBucal:cuidadosnasaúdebucalcomcriança,adolescenteseadultos.Proliferaçãodevetores,pragaseanimaispeçonhentos:dengue,esquistossomose,toxicoplasmose,febremaculosaeraiva.EstratégiadeSaúdedaFamília.NoçõesdeÉticaeCidadania.PolíticasdeSaúdenoBrasil–SUS:PrincípioseDiretrizes.CONDUTORDEVEÍCULOS1. LegislaçãodeTrânsitoemgeraleCódigodeTrânsitoBrasileiro.2.Noçõesdo funcionamentodoveículo. 3. Respeito aoMeio Ambiente. 4. VelocidadeMáxima Permitida. 5. Parada obrigatória. 6.Direçãodefensiva.7.CuidadosgeraisaovolanteePrimeirosSocorros,PráticasdeconduçãodeveículodetransporteemEmergência.ConvívioSocialnoTrânsito.8.Éticaprofissional.ELETRICISTA1. Conhecimentos das ferramentas, equipamentos e utensílios empregados em eletricidade; 2.Conhecimentos das normas de segurança; 3. Qualidade domateriais isolantes. 4. Cargas Elétricas;Fases;Circuito;5.Regulagenscomvoltímetro,amperímetro,extratores,adaptadores.6.ServiçosdeSolda;Refletores;Antenas;7.ConhecimentodeMotores,bombas,painéiselétricos,circuitoselétricoseredesdemédiaebaixatensão.8.Comandoseinstalaçõeselétricas.EXECUTORADMINISTRATIVORedaçãoOficial:Redaçãodecorrespondênciasedocumentosemgeral.Normasparaelaboraçãodetextos,envelopeeendereçamentopostal.CorrespondênciaeAtosOficiais.Modelosoficiais,ofícioserequerimentos. Abreviaturas, siglas e símbolos. Documentos Oficiais – Noções de Informática.Organismoseautarquiaspúblicas.OambientedasOrganizações.Administraçãoestratégica.Opapelda administração no desempenho institucional. Autoridade e responsabilidade. Delegação edescentralização.Elaboraçãodeataserelatórios.NoçõesdeAdministraçãoePlanejamento.

MECANICOConhecimentos e utilização adequada das ferramentas; Conhecimentos da norma de segurança;Explosão;Óleoselubrificantes;Motor;Transmissão;Suspensão;Ignição;Peçasdereposição;Sistemasdemedidasutilizadasparaaspeças,roscaseparafusos;Conhecimentosbásicosdafunção;NoçõesdeManutençãoGeral.

OPERADORDEMÁQUINASPESADASCódigo de Trânsito Brasileiro: Categoria de habilitação e relação com veículos conduzidos;Documentação exigida para condutor e veículo; Sinalização viária; Infrações, crimes de trânsito epenalidades;Regrasgeraisdeestacionamento,paradaecirculação;Legislaçãoespecíficaparaveículosdeemergência;Responsabilidadesdocondutordeveículodeemergência;AresponsabilidadecivilecriminaldocondutoreoCTB.Regrasdedireçãodefensiva:Acidenteevitávelounãoevitável;Comoultrapassareserultrapassado;Oacidentededifícilidentificaçãodacausa;Comoevitaracidentescomoutrosveículos;Comoevitaracidentescompedestreseoutrosintegrantesdotrânsito(motociclista,ciclista,carroceiro,skatista);Aimportânciadevereservisto;Aimportânciadocomportamentoseguronaconduçãodeveículosespecializados;Comportamentoseguroecomportamentoderisco–diferençaquepodepouparvidas;Estadofísicoementaldocondutor,consequênciasdaingestãoeconsumodebebida alcoólica e substâncias psicoativas. Noções de Primeiros Socorros: Primeiras providênciasquantoàvítimadeacidente,oupassageiroenfermo;Sinalizaçãodolocaldeacidente;Acionamentoderecursos:bombeiros,polícia,ambulância, concessionáriadaviaeoutros;Verificaçãodascondições

www.idib.org.br

geraisdevítimadeacidenteouenferma;Cuidadoscomavítimaouenfermo(oquenãofazer).RespeitoaoMeioAmbiente:Oveículocomoagentepoluidordomeioambiente;RegulamentaçãodoCONAMAsobre poluição ambiental causada por veículos; Emissão de gases; Emissão de partículas (fumaça);Emissão sonora; Manutenção preventiva do veículo para preservação do meio ambiente.RelacionamentoInterpessoal:Comportamentosolidárionotrânsito;Responsabilidadedocondutoremrelaçãoaosdemaisatoresdoprocessodecirculação;Respeitoàsnormasestabelecidasparasegurançanotrânsito;Papeldosagentesdefiscalizaçãodetrânsito;Atendimentoàsdiferençaseespecificidadesdosusuários(pessoasportadorasdenecessidadesespeciais,faixasetáriaseoutrascondições).SOLDADORSegurançanoTrabalho,ConhecimentosdeFerramentaseMateriaisprópriosdaárea.ConhecimentosTécnicosdaárea.

NÍVELFUNDAMENTALCOMPLETO

CONTEÚDOCOMUMATODOSOSCARGOSDENÍVELFUNDAMENTALCOMPLETOLÍNGUAPORTUGUESAFonética.EncontrosVocálicoseConsonantais.SílabaeTonicidade.DivisãoSilábica.Morfologia.ComponentesdeumVocábulo.FormaçãodasPalavras.SignificaçãodasPalavras.ClassesdePalavras:Substantivo,Artigo,Adjetivo,Numeral,Pronome,Verbo,Advérbio,Preposição,ConjunçãoeInterjeição.Sintaxe:ConcordânciaNominaleConcordânciaVerbal.AcentuaçãoGráfica.InterpretaçãodeTexto.Ortografia.RACIOCÍNIOLÓGICO1.Raciocíniológico.Estruturaslógicas.2.Lógicadeargumentação.3.Diagramaslógicos.4.Resoluçãodesituações-problema.5.Reconhecimentodesequênciasepadrões.6.Avaliaçãodeargumentospordiagramasdeconjuntos.CONHECIMENTOSGERAISPARATODOSOSCARGOS

Tópicosrelevanteseatuaisdediversasáreas, taiscomosegurança,transportes,política,economia,sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimentosustentáveleecologia,suasinter-relaçõesesuasvinculaçõeshistóricas.

www.idib.org.br

ANEXOVAsProvasserãoaplicadasnodia19deabrilde2020nosturnosdamanhã(09h)etarde(15h),atendendooQuadroPREVISTOabaixo:

PROVA Manhã(09h) Tarde(15h)

FUNÇÕES Nível Médio Nível Superior

Nível Fundamental

PoderáaComissão,conformeanecessidadeeconveniênciaadministrativa,alterarosdiaseoshoráriosdeaplicaçãodasprovas.

www.idib.org.br

ANEXOVII

REQUERIMENTODEISENÇÃODETAXADEINSCRIÇÃO

Eu ______________________________________________________________________________,

CPFnº___________________________________,venhorequereraISENÇÃODATAXADEINSCRIÇÃO

da Seleção Pública para provimento de vagas e formação de cadastro reserva, para o cargo de

________________________________________________________________________,inscriçãoNº

________________,deacordocomoEditalNormativoconformeabaixo:

EstaráisentodopagamentodaTaxadeinscriçãoocandidato:

a)OcandidatoqueestiverinscritonoCadastroÚnicoparaProgramasSociaisdoGovernoFederal–CadÚnico,dequetrataoDecretoFederalnº6.135,de26dejunhode2007,equesedeclararmembrodefamíliadebaixarenda,nostermosdalegislaçãovigente.PreenchimentoobrigatórioNº.NIS:

CPF:

DATADENASC.:

RG: DATAEXP.: UF.:

NOMEDAMÃE:

Documentosnecessários:

()Declaraçãodequeémembrodefamíliadebaixarenda,nostermosdoDecretoFederalnº6.135,

de26dejunhode2007;

()IndicaçãodoNúmerodeIdentificaçãoSocial(NIS),atribuídopeloCadÚnico;

ÉderesponsabilidadeexclusivadocandidatoocorretopreenchimentodosformulárioseoenviodadocumentaçãoemconformidadecomoEditalNormativo.TodososdocumentosentreguesserãoanalisadosposteriormentepelabancaexaminadoradoIDIB,queemitirárelatóriocomsituaçãopreliminardocandidato.

www.idib.org.br

_______________________________,______de_____________________de2020.

_________________________________________________

Assinaturado(a)requerente