Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

20
EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA Nº 01-2016/1 A Direção Acadêmica da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – FADERGS, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas de 07 a 11 de março de 2016 as inscrições para o processo seletivo do Programa de Monitoria Voluntária para os cursos e disciplinas identificados no Anexo I deste edital. ATRIBUIÇÕES DO(A) MONITOR(A) Consideram-se atribuições e responsabilidades do(a) monitor(a): a) ter dedicação de no mínimo 1 (uma) hora semanal para as atividades de monitoria, a serem cumpridas em horário e local indicados pelos professores responsáveis; b) auxiliar os professores das disciplinas em pesquisas e atividades acadêmicas relacionadas ao respectivo conteúdo programático; c) atender aos alunos, em grupo ou individualmente, dentro do Cronograma de Monitoria estabelecido conjuntamente com os professores das disciplinas; d) dar orientação aos alunos na solução de exercícios e realização de trabalhos; e) relatar aos professores das disciplinas as dificuldades encontradas pelos alunos; f) preencher o Formulário de Atendimento e coletar a assinatura dos presentes nos dias da monitoria; g) entregar o Formulário de Atendimento e relatório de atividades para os professores das disciplinas e para o NADES, através do email [email protected]; h) registrar a frequência (entrada e saída), na Assessoria Acadêmica, por meio do Controle de Frequência; i) apresentar Relatório Final para o professor e para o NADES, com todas as atividades desenvolvidas no período de monitoria. INSCRIÇÕES Para inscrever-se no processo seletivo de Monitoria Voluntária, o(a) aluno(a) deverá satisfazer as seguintes condições: a) estar regularmente matriculado(a) em um dos cursos de graduação da FADERGS; b) ter cursado com aproveitamento a disciplina para a qual estiver se candidatando, quando for o caso de monitoria de disciplina; c) não ter processo disciplinar ou qualquer outra penalidade na FADERGS; d) ter disponibilidade para o cumprimento da carga horária da monitoria conforme as orientações dos professores das disciplinas. d.1) caso o(a) aluno(a) aprovado(a) no processo seletivo de monitoria não tenha disponibilidade nos dias e horários solicitados deverá assinar um termo de desistência escrito de próprio punho. As inscrições no processo seletivo serão realizadas por requerimento “MONITOR VOLUNTÁRIO”, no período de 07 a 11 de março de 2016. O requerimento deve ser aberto via web no Portal do Aluno. Para se inscrever, basta informar, no requerimento, o nome da disciplina e do professor da qual deseja ser monitor(a).

Transcript of Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

Page 1: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA Nº 01-2016/1 A Direção Acadêmica da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – FADERGS, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas de 07 a 11 de março de 2016 as inscrições para o processo seletivo do Programa de Monitoria Voluntária para os cursos e disciplinas identificados no Anexo I deste edital. ATRIBUIÇÕES DO(A) MONITOR(A) Consideram-se atribuições e responsabilidades do(a) monitor(a): a) ter dedicação de no mínimo 1 (uma) hora semanal para as atividades de monitoria, a serem cumpridas em horário e local indicados pelos professores responsáveis; b) auxiliar os professores das disciplinas em pesquisas e atividades acadêmicas relacionadas ao respectivo conteúdo programático; c) atender aos alunos, em grupo ou individualmente, dentro do Cronograma de Monitoria estabelecido conjuntamente com os professores das disciplinas; d) dar orientação aos alunos na solução de exercícios e realização de trabalhos; e) relatar aos professores das disciplinas as dificuldades encontradas pelos alunos; f) preencher o Formulário de Atendimento e coletar a assinatura dos presentes nos dias da monitoria; g) entregar o Formulário de Atendimento e relatório de atividades para os professores das disciplinas e para o NADES, através do email [email protected]; h) registrar a frequência (entrada e saída), na Assessoria Acadêmica, por meio do Controle de Frequência; i) apresentar Relatório Final para o professor e para o NADES, com todas as atividades desenvolvidas no período de monitoria. INSCRIÇÕES Para inscrever-se no processo seletivo de Monitoria Voluntária, o(a) aluno(a) deverá satisfazer as seguintes condições: a) estar regularmente matriculado(a) em um dos cursos de graduação da FADERGS; b) ter cursado com aproveitamento a disciplina para a qual estiver se candidatando, quando for o caso de monitoria de disciplina; c) não ter processo disciplinar ou qualquer outra penalidade na FADERGS; d) ter disponibilidade para o cumprimento da carga horária da monitoria conforme as orientações dos professores das disciplinas. d.1) caso o(a) aluno(a) aprovado(a) no processo seletivo de monitoria não tenha disponibilidade nos dias e horários solicitados deverá assinar um termo de desistência escrito de próprio punho. As inscrições no processo seletivo serão realizadas por requerimento “MONITOR VOLUNTÁRIO” , no período de 07 a 11 de março de 2016. O requerimento deve ser aberto via web no Portal do Aluno. Para se inscrever, basta informar, no requerimento, o nome da disciplina e do professor da qual deseja ser monitor(a).

Page 2: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

O(A) acadêmico(a) poderá se candidatar a uma disciplina por semestre. O não implemento das condições deste edital implica na eliminação do(a) candidato(a) do processo seletivo. SELEÇÃO O processo seletivo ocorrerá da seguinte forma e na seguinte ordem: 1. análise do histórico escolar (etapa eliminatória); e 2. entrevista. Havendo empate, será selecionado(a) o(a) acadêmico(a) que tiver obtido a melhor média final na disciplina da qual deseja ser monitor(a). Persistindo o empate, será selecionado(a) o(a) acadêmico(a) que tiver a maior média geral no curso, considerando as disciplinas já cursadas pelo(a) candidato(a). Os professores deverão realizar a seleção dos monitores de 14 à 18/03/2016. RESULTADO O resultado do processo seletivo de monitoria voluntária será divulgado no dia 23/03/2016 através de email e notícia no site da FADERGS. Os(As) alunos(as) aprovados(as) deverão assinar o Termo de Compromisso e entregar na CAE, entre os dias 23/03/2016 à 25/03/2016, das 9h às 20h. DO PERÍODO DA MONITORIA As atividades de monitoria terão início no dia 23/03/2016 e serão concluídas em 08/07/2016. DAS HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTARES As horas dedicadas à monitoria valerão como atividades complementares de acordo com o projeto pedagógico do curso do aluno e de acordo com a carga horária efetivamente cumprida durante o período de monitoria. A validação dessas horas está condicionada ao cumprimento da carga horária, à entrega dos Formulários de ações e atendimento realizados mensalmente, bem como à entrega do Relatório Final para o NADES.

RESUMO DOS PRAZOS DE MONITORIA VOLUNTÁRIA (2016/1) 07 à 11/03 - Inscrição dos alunos para realizar monitoria voluntária (via requerimento web) 14 à 18/03 - Seleção de monitores voluntários (por parte dos professores) 23/03 - Divulgação do resultado de monitoria voluntária (email dos professores e alunos, além de notícia no site) 23/03 - Início do período de monitoria 08/07 - Término do período de monitoria voluntária. Entrega do relatório de atividades desenvolvidas no semestre

Porto Alegre, 07 de março de 2016.

Prof. Filipe Ramos Barroso Diretor Acadêmico da FADERGS.

Page 3: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

ANEXO I – DISCIPLINAS E VAGAS POR ESCOLA

ESCOLA DE SAÚDE E BEM ESTAR

CURSO DE NUTRIÇÃO

Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria

Nº horas dedicadas a monitoria

Atribuições

Ana Amélia Duarte Técnicas dietéticas e Gastronômicas I

1 3 horas Organização dos gêneros para aulas práticas. Participar de aulas práticas auxiliando o professor quando solicitado. Apoio aos alunos na elaboração das fichas técnicas. Elaborar junto ao professor material educativo de Técnicas dietéticas Participar da elaboração de documentação dos laboratórios. Manter organização do laboratório. Realizar inventário dos gêneros alimentícios após aulas práticas. Auxiliar o professor quando solicitado. Preparar resumos científicos para o SIPE.

Ana Amélia Duarte Técnicas Dietéticas e Gastronômicas II

1 3 horas Organização dos gêneros para aulas práticas. Participar de aulas práticas auxiliando o professor quando solicitado. Apoio aos alunos na elaboração das fichas técnicas. Elaborar junto ao professor material educativo de Técnicas dietéticas Participar da elaboração de documentação dos laboratórios. Manter organização do laboratório. Realizar inventário dos gêneros alimentícios após aulas práticas. Auxiliar o professor quando solicitado. Preparar resumos científicos para o SIPE. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria.

Page 4: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

CURSO DE ESTÉTICA

Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria

Nº horas dedicadas a monitoria

Atribuições

Luana Sebastiany

Estética corporal III

1 4h Ter cursado esta disciplina previamente

Fernanda Petry Técnicas de SPA 1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria.

Fernanda Petry Terapia Estética I 1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria.

Fernanda Petry Terapia Estética II 1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria.

Fernanda Petry Estágio Supervisionado I

1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria.

Fernanda Petry Estágio Supervisionado II

1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria.

Fernanda Petry Estética Corporal I

1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria.

Fernanda Petry Estética Corporal II

1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria.

Fernanda Petry Estética Corporal III

1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria.

Claudia Carpes Estética Facial I (33ST)

2 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: 1 vaga para alunos que cursou e foi aprovado na disciplina OBS: 1 vaga para aluno que não cursou a disciplina.

Claudia Carpes Estética Facial II- (22 LA)

2 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: 1 vaga para alunos que cursou e foi aprovado na disciplina OBS: 1 vaga para aluno que não cursou a disciplina.

Claudia Carpes Estética Facial III (31 LA)

2 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: 1 vaga para alunos que cursou e foi aprovado na disciplina OBS: 1 vaga para aluno que não cursou a disciplina.

Page 5: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

CURSO DE PSICOLOGIA

Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria

Nº horas dedicadas a monitoria

Atribuições

Jaciane Pinto Guimarães Psicologia Social/ST

2 5 horas Acompanhar algumas discussões em sala de aula. Auxiliar os alunos nas dúvidas.

Patrícia Fasolo Romani Psicopatologia I 1 4hs Disponibilidade

JP - 6ªf (18h às 19:30)

Auxiliar os alunos da disciplina na compreensão dos conteúdos presencialmente e virtualmente, através de discussões de filmes, esclarecimento de dúvidas e indicação de material complementar aos temas abordados em aula. Pesquisar recursos teórico-práticos associados às dinâmicas das aulas. Auxiliar na elaboração de instrumentos de avaliação progressiva. Já deve ter cursado esta disciplina, com média final igual ou superior a 8,0.

Patrícia Fasolo Romani Psicopatologia II 1 4hs Disponibilidade

ST - 3ªf (8h às 9:15)

Auxiliar os alunos da disciplina na compreensão dos conteúdos presencialmente e virtualmente, através de discussões de filmes, esclarecimento de dúvidas e indicação de material complementar aos temas abordados em aula. Pesquisar recursos teórico-práticos associados às dinâmicas das aulas. Auxiliar na elaboração de instrumentos de avaliação progressiva. Já deve ter cursado esta disciplina, com média final igual ou superior a 8,0.

Patrícia Fasolo Romani Psicopatologia II 1 4hs Disponibilidade

JP - 3ªf (18h às 19:30)

Auxiliar os alunos da disciplina na compreensão dos conteúdos presencialmente e virtualmente, através de discussões de filmes, esclarecimento de dúvidas e indicação de material complementar aos temas abordados em aula. Pesquisar recursos teórico-práticos associados às dinâmicas das aulas. Auxiliar na elaboração de instrumentos de avaliação progressiva. Já deve ter cursado esta disciplina, com média final igual ou superior a 8,0.

Patrícia Fasolo Romani Teoria e Processos em Cognitivo- Comportamental

1 4hs Disponibilidade

JP – 5ªf (18h às 19:30)

Auxiliar os alunos da disciplina na compreensão dos conteúdos presencialmente e virtualmente, através de discussões de filmes, esclarecimento de dúvidas e indicação de material complementar aos temas abordados em aula. Pesquisar recursos teórico-práticos associados às dinâmicas das aulas. Auxiliar na elaboração de instrumentos de avaliação progressiva. Já deve ter cursado esta disciplina, com média final igual ou superior a 8,0. OBS.: Disponível para aula prática em duas quintas, das 19hs às 22hs.

Page 6: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

Patrícia Fasolo Romani Teoria e Processos em Cognitivo- Comportamental

1 4hs Disponibilidade

JP – 6ªf (8h às 9:15)

Auxiliar os alunos da disciplina na compreensão dos conteúdos presencialmente e virtualmente, através de discussões de filmes, esclarecimento de dúvidas e indicação de material complementar aos temas abordados em aula. Pesquisar recursos teórico-práticos associados às dinâmicas das aulas. Auxiliar na elaboração de instrumentos de avaliação progressiva. Já deve ter cursado esta disciplina, com média final igual ou superior a 8,0. OBS.: Disponível para aula prática em duas sextas, das 8hs45min às 11hs45min.

Renata de Souza Zamo Fundamentos das avaliações – SERTÓRIO 31

2 3h Treino de habilidades (aplicar WISC e WAIS) Simulação em avaliação da inteligência Estações de aprendizagem (testes e lista SATEPSI) Estações de aprendizagem (conceitos em psicometria) Organização da testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de materiais, retiradas e entregas durante o horário da disciplina Auxílio nas supervisões dos estudos de casos (APS) em mais um turno a escolher

Renata de Souza Zamo Fundamentos das avaliações – JP 53

2 3h Treino de habilidades (aplicar WISC e WAIS) Simulação em avaliação da inteligência Estações de aprendizagem (testes e lista SATEPSI) Estações de aprendizagem (conceitos em psicometria) Organização da testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de materiais, retiradas e entregas durante o horário da disciplina Auxílio nas supervisões dos estudos de casos (APS) em mais um turno a escolher

Renata de Souza Zamo Avaliação Psicológica aplicada à psicologia Clínica – JP 33

2 3h Treino de habilidades (realização de avaliação psicológica) Simulação em avaliação da personalidade Estações de aprendizagem (estudos de casos fictícios, testes e características) Organização da testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de materiais, retiradas e entregas durante o horário da disciplina Auxílio nas supervisões dos estudos de casos (APS) em mais um turno a escolher

Renata de Souza Zamo Psicodiagnóstico – JP 43

2 3h Treino de habilidades (realização de entrevistas: de anamnese e devolutiva) Simulação interprofissional em entrevista devolutiva no hospital Estações de aprendizagem (estudos de casos fictícios, testes e características do processo de avaliação) Organização da testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de

Page 7: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

materiais, retiradas e entregas durante o horário da disciplina Auxílio nas supervisões dos estudos de casos (APS) em mais um turno a escolher

Renata de Souza Zamo Técnicas projetivas e psicométricas – JP 51

2 3h Treino de habilidades (realização do teste HTP; realização do TAT) Simulação em testagem psicológica projetiva Estações de aprendizagem (estudos de casos fictícios, testes e entrevista de anamnese) Estações de aprendizagem (conceitos em técnicas projetivas) Organização da testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de materiais, retiradas e entregas durante o horário da disciplina Auxílio nas supervisões dos estudos de casos (APS) em mais um turno a escolher

Renata de Souza Zamo PPB I 2 3h Estações de aprendizagem (estudos científicos) Estações de aprendizagem (conceitos em processos psicológicos básicos) Organização das atividades de Snowball, padlet, Space race (socrative), testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de materiais, retiradas e entregas durante o horário da disciplina Auxílio nas supervisões das mini-pesquisas (APS) e nas revisões de prova em mais um turno a escolher

Renata de Souza Zamo Testoteca (laboratório de avaliação psicológica) OBS: Não é disciplina.

2 3h Organização da testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de materiais, retiradas e entregas antes e depois dos horários das disciplinas de avaliação psicológica e em outro dia que não haja disciplina (segunda-feira) Auxiliar alunos sanando dúvidas na aplicação, levantamento e interpretação de resultados de avaliação psicológica (testagens e entrevistas) Organizar fluxograma de retidas de materiais Compilar dados do laboratório de avaliação psicológica (testes mais retirados, tempo médio de permanência do aluno com testes, etc) para realização de relatório a ser transformado em material científico para simpósio, congresso ou outra atividade relacionada à pesquisa Dar suporte aos grupos de pesquisa da FADERGS esclarecendo sobre procedimentos de avaliação psicológica, características de testes, locais de aquisição, divulgação de cursos e congressos na área Auxílio nas supervisões dos estudos de casos que envolvam a área da avaliação psicológica (APS, TCC, Serviço de Psicologia)

Sandra Rodrigues Testoteca 1 1h Gerenciamento do armário de testes psicológicos e gestão da retirada de materiais. O aluno deve ter disponibilidade de horários antes e após as aulas...8:00 às 9:00hs e das 18:00 às 19:00, por exemplo.

Page 8: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

Sandra Rodrigues Avaliação Psicológica aplicada as Organizações

1 3h Auxiliar os alunos da disciplina na aprendizagem/dúvidas sobre os testes (dispondo apoio presencial e online), em horário extra classe. Além disso, terá que participar de algumas aulas. OBS:Ter disponibilidade para trabalhar na quarta-feira no turno da manhã.

CURSO DE ENFERMAGEM

Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria

Nº horas dedicadas a monitoria

Atribuições

Márcia Otero Sanches Práticas em enfermagem I

2 3h Auxiliar na montagem das aulas práticas e no esclarecimento de conteúdo com os demais estudantes

Ana Fontoura Práticas em enfermagem II

4 3h Auxiliar na montagem das aulas práticas e no esclarecimento de conteúdo com os demais estudantes

Ana Fontoura Práticas em enfermagem II

4 3h Auxiliar na montagem das aulas práticas e no esclarecimento de conteúdo com os demais estudantes

Nery Oliveira Júnior Processo de cuidar no ciclo vital I

4 3h Auxiliar na montagem das aulas práticas e no esclarecimento de conteúdo com os demais estudantes

Alessandra Vaccari Processo de cuidar no ciclo vital I

4 3h Auxiliar na montagem das aulas práticas e no esclarecimento de conteúdo com os demais estudantes

Maristela Losekann Assistência ao paciente crítico, urg e emergência

4 3h Auxiliar na montagem das aulas práticas e no esclarecimento de conteúdo com os demais estudantes

Marina Sanes Saúde Coletiva 2 3h Participar do planejamento das ações do eixo da saúde coletiva, desenvolver atividades em sala de aula, conforme cronograma semestral, ofertar apoio discente na temática da saúde coletiva.

Marina Sanes Programa Interdisciplinar Comunitário

2 3h Participar do planejamento das ações do eixo da saúde coletiva, desenvolver atividades em sala de aula, confirme cronograma, ofertar apoio discente na temática da saúde coletiva, participar das ações da disciplina no território, conforme planejamento semestral.

Page 9: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

CURSO DE FISIOTERAPIA

Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria

Nº horas dedicadas a monitoria

Atribuições

Mabel Tossi Simulação 2 4 h Apoiar na montagem e execução dos cenários de simulação Mabel Tossi Avaliação

Fisioterapêutica I 2 4h Apoiar as aulas práticas (sexta de manhã).

Auxiliar os alunos em horários fora de sala de aula. Eduardo Leonardo Neves

Aparelho Locomotor

3 4h Ter concluído com aprovação a disciplina para conseguir auxiliar o professor e colegas.

Patrícia Klahr Sistema Respiratório

3 4h Atribuições: Ter concluído com aprovação a disciplina para conseguir auxiliar o professor e colegas.

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria

Nº horas dedicadas a monitoria

Atribuições

Camila de Barros Rodenbusch

Atividades Rítmicas e Expressão Corporal

1 3h 21 ST

Auxiliar a professora nas aulas práticas Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina

Camila de Barros Rodenbusch

Handebol

1 3h 31 JP

Auxiliar a professora nas aulas práticas Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina

Camila de Barros Rodenbusch

Avaliação Física

1 3h 43 ST

Auxiliar a professora nas aulas práticas Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina

Camila de Barros Rodenbusch

Futebol

1 3h 51 JP

Auxiliar a professora nas aulas práticas Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina

Luciano Dornelles Futsal

1 3h 63 JP

Auxiliar a professora nas aulas práticas Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina

Luciano Dornelles Basquetebol 1 3h Auxiliar a professora nas aulas práticas

Page 10: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

51 ST Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina Luciano Dornelles Atletismo

1 3h

63 ST Auxiliar a professora nas aulas práticas Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina

VÁRIOS CURSOS

Professor Disciplinas Curso Nº de vagas de monitoria

Nº horas dedicadas a monitoria

Atribuições

Cinara, Martina

Morfologia humana

Nutrição, Estética,

3 8h Ser pontual nos horários pré-determinados. Zelar e manter organizado o laboratório de Estrutura & Função. Acompanhar e auxiliar o professor em atividades relacionadas à disciplina. Realizar leituras suplementares para o auxílio às atividades desenvolvidas. Estar disponível nos laboratórios de Estrutura & Função para oferecer apoio ao professor e aos estudantes durante a disciplina e extraclasse. Para Morfologia humana: necessário já ter cursado a disciplina de Morfologia humana.

Patrícia, Cinara, Eduardo, Martina, Roberto

Morfologia humana 1

Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física.

4 8h Ser pontual nos horários pré-determinados. Zelar e manter organizado o laboratório de Estrutura & Função. Acompanhar e auxiliar o professor em atividades relacionadas à disciplina. Realizar leituras suplementares para o auxílio às atividades desenvolvidas. Estar disponível nos laboratórios de Estrutura & Função para oferecer apoio ao professor e aos estudantes durante a disciplina e extraclasse. Para Morfologia humana 1: necessário já ter cursado a disciplina de Morfologia humana 1.

Anelise, Cinara, Martina.

Morfologia humana 2

Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física.

3 8h Ser pontual nos horários pré-determinados. Zelar e manter organizado o laboratório de Estrutura & Função. Acompanhar e auxiliar o professor em atividades relacionadas à disciplina. Realizar leituras suplementares para o auxílio às atividades desenvolvidas. Estar disponível nos laboratórios de Estrutura & Função para oferecer apoio ao professor e aos estudantes durante a disciplina e extraclasse. Para Morfologia humana 2: necessário já ter cursado a disciplina de Morfologia humana 2.

Page 11: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

Sandra Silveira NÚCLEO DE EXTENSÃO

Escola de Saúde e Bem Estar

3 3h Auxiliar a Coordenação de Extensão com as atividades.

Page 12: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

ESCOLA DE NEGÓCIOS

CURSOS DA ESCOLA DE NEGÓCIOS

Professor Disciplinas Curso Nº de vagas de

monitoria

Nº horas dedicadas a monitoria

Atribuições

Daniela Bagatini Estrutura de dados ADS, Sistemas para Internet

1 02h Compartilhar conhecimento e práticas de programação em linguagem C, Auxiliar os colegas nas dúvidas de programação e aplicação das estruturas de dados, Relatar e indicar para o professor dificuldades dos estudantes.

Daniela Bagatini Requisitos de software

ADS, Ciência da Computação

1 02h Compartilhar práticas de modelagem, Auxiliar os colegas nas dúvidas sobre conceitos da engenharia de requisitos, Auxiliar no uso de ferramentas case, Relatar e indicar para o professor dificuldades dos estudantes.

Alexandre Denicol

Redes II Redes de Computação

1 03h Conhecimento em Endereçamento IP

Alexandre Denicol

Equipamentos II Redes de Computação

1 03h Conhecimento em Endereçamento IP

José Eduardo Pereira Souza

Programação web II

ADS 1 04h Acompanhar os alunos na configuração das maquinas, Retirar dúvidas dos estudantes Monitorar andamento dos alunos (visto resolução de problemas pontuais)

Jaime Gross Algoritmos ADS 1 03h Apoio aos alunos e organização de material Jaime Gross Programação ADS 1 03h Apoio aos alunos e organização de material Jaime Gross Área de TI ADS 1 03h

Sede GV Conhecimento de lógica de computação e linguagem C

Juliane Silva Lógica Área de TI 2 1h GV (noite) ST(manhã)

Auxiliar alunos nos exercícios; ajudar no planejamento de estudo e com dúvidas.

Juliane Silva Programação orientada a objetos

Área de TI 1 1h ST (noite)

Auxiliar alunos nos exercícios; ajudar no planejamento de estudo e com dúvidas.

Flavio Treib Área de TI ADS 1 03h Sede GV

Conhecimento de lógica de computação e linguagem C

Page 13: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

Flavio Treib Área de TI ADS 1 03h Sede Sertório

Conhecimento de lógica de computação e linguagem C

Carmem Castro Desafios Contemporâneos

Cursos Bacharelado

1 02h Apoio aos alunos e organização de material

Carmem Castro Antropologia e Cultura Brasileira

Cursos Bacharelado

1 02h Apoio aos alunos e organização de material

Carmem Castro NÚCLEO DE EXTENSÃO

Escola de Negócios

3 03h Auxiliar a Coordenação de Extensão com as atividades.

Jaime Gross Todos os cursos Todos os cursos 8 03h Conhecimento do pacote office (word, power pint e excel) Ministrar oficinas para estudantes interessados em utilizar as ferramentas do office

Ticiana Morcardini

Projeto Integrador I Cursos Tecnológicos

2 1h 43ST - 33GV

Ajudar os alunos a construir o ensaio teórico, auxiliando, por meio da experiência na disciplina, a pesquisar, escrever e estruturar o trabalho

Carlos Pinto Matemática Básica - 3 3h Apoio aos alunos. Carlos Pinto Matemática

Financeira - 3 3h Apoio aos alunos.

Laura Elaine Fundamentos de Contabilidade I

Contabilidade 2 2h Apoio aos alunos. Requisito: ter cursado a disciplina com o mínimo de 90% de aproveitamento.

Laura Elaine Fundamentos de Contabilidade II

Contabilidade 2 2h Apoio aos alunos. Requisito: ter cursado a disciplina com o mínimo de 90% de aproveitamento.

Laura Elaine Estatística Contabilidade 2 2h Apoio aos alunos. Requisito: ter cursado a disciplina com o mínimo de 90% de aproveitamento.

Laura Elaine Orçamento Empresarial

Contabilidade 2 2h Apoio aos alunos. Requisito: ter cursado a disciplina com o mínimo de 90% de aproveitamento.

Laura Elaine Finanças Contabilidade 2 2h Apoio aos alunos. Requisito: ter cursado a disciplina com o mínimo de 90% de aproveitamento.

Laura Elaine Custos Contabilidade 2 2h Apoio aos alunos. Requisito: ter cursado a disciplina com o mínimo de 90% de aproveitamento.

Page 14: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

ESCOLA DE FORMAÇÃO JURÍDICA

CURSOS DE DIREITO E SERVIÇOS PENAIS

Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria

Nº horas dedicadas a monitoria

Atribuições

Andressa Corrêa da Silva Núcleo de Extensão 2 3h Auxiliar a Coordenação de Extensão com as atividades. Andressa Corrêa da Silva Núcleo de Pesquisa 2 3h Auxiliar a Coordenação de Extensão com as atividades. Clarissa Lucena Direito Processual Civil III - Execuções 1 3h Auxiliar nas atividades de pesquisa para conteúdos da

disciplina e auxiliar os alunos em suas dúvidas e atividades Daniel Alt Silva Direito Civil III – Contratos 1 3h Apoio aos alunos e organização de material

Geraldo Cordeiro Jobim Teoria Geral do Tributo – Direito Tributário I

1 3h Apoio aos alunos e organização de material

Letícia Grezzana Correa Tópicos Especiais II 1 3h Apoio aos alunos e organização de material

Letícia Grezzana Correa Curso OAB 1 3h Apoio aos alunos e organização de material

Mateus de Oliveira Fornasier Ciência Política e Teoria do Estado 1

3h Apoio aos alunos e organização de material

Mateus de Oliveira Fornasier Mediação e Arbitragem 1

3h Apoio aos alunos e organização de material

Mateus de Oliveira Fornasier Direito Civil I – Parte Geral 1

3h Apoio aos alunos e organização de material

Mateus de Oliveira Fornasier

Direito Civil VII – Responsabilidade Civil e Consumidor 1

3h Apoio aos alunos e organização de material

Mateus de Oliveira Fornasier

Introdução ao Direito e Argumentação Jurídica 1

3h Apoio aos alunos e organização de material

Saulo Bueno Marimon Direito Penal I – Parte Geral 1 3h Apoio aos alunos e organização de material

Saulo Bueno Marimon Direito Penal IV – Crimes em Espécie 1 3h Apoio aos alunos e organização de material

Page 15: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

ANEXO II – INSTRUMENTOS

Cronograma de Monitoria

Formulário de Atendimento

Relatório Final

Controle de Frequência

Termo de Compromisso

Page 16: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

CRONOGRAMA DE MONITORIA

DADOS CADASTRAIS

MONITOR: MATRÍCULA:

CURSO: TELEFONE:

DISCIPLINA:

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):

MODALIDADE: Bolsista ( ) Voluntário(a) ( ) E-MAIL DO(A) ALUNO(A):

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA MONITORIA: ____/____/_______ a ____/____/_______

DATA

PREVISTA ATIVIDADE LOCAL

Porto Alegre, ______ de _______________ de 2016.

_______________________________ _____________________________ Assinatura do(a) Professor(a) Assinatura do(a) Aluno(a)

Page 17: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

FORMULÁRIO DE ATENDIMENTO

DADOS CADASTRAIS

MONITOR: MATRÍCULA:

CURSO: TELEFONE:

DISCIPLINA:

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):

MODALIDADE: Bolsista ( ) Voluntário(a) ( ) E-MAIL DO(A) ALUNO(A):

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA MONITORIA: ____/____/_______ a ____/____/_______

DATA ATIVIDADE (DETALHAR CADA ATENDIMENTO)

MATRÍCULA DO(A) ALUNO(A) ATENDIDO

ASSINATURA DO(A) ALUNO(A) ATENDIDO

Porto Alegre, ______ de _______________ de 2016.

_______________________________ _____________________________ Assinatura do(a) Professor(a) Assinatura do(a) Aluno(a)

Page 18: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

RELATÓRIO FINAL

DADOS CADASTRAIS

MONITOR: MATRÍCULA:

CURSO: TELEFONE:

DISCIPLINA:

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):

MODALIDADE: Bolsista ( ) Voluntário(a) ( ) E-MAIL DO(A) ALUNO(A):

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA MONITORIA: ____/____/_______ a ____/____/_______

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PREVISTAS E NÃO REALIZADAS

AUTOAVALIAÇÃO DO(A) MONITOR(A)

AVALIAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A)

Porto Alegre, ______ de _______________ de 2016.

_______________________________ ____________________________ Assinatura do(a) Professor(a) Assinatura do(a) Aluno(a)

Page 19: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

DADOS CADASTRAIS

MONITOR: MATRÍCULA:

CURSO: TELEFONE:

DISCIPLINA:

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):

MODALIDADE: Bolsista ( ) Voluntário(a) ( ) E-MAIL DO(A) ALUNO(A):

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA MONITORIA: ____/____/_______ a ____/____/_______

DATA HORÁRIO ASSINATURA DO(A) MONITOR(A)

Porto Alegre, ______ de _______________ de 2016.

_______________________________ _____________________________ Assinatura do(a) Professor(a) Assinatura do(a) Aluno(a)

Page 20: Edital - Monitoria Voluntária - 2016.1

TERMO DE COMPROMISSO

DADOS CADASTRAIS

MONITOR: MATRÍCULA:

CURSO: TELEFONE:

DISCIPLINA:

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):

MODALIDADE: Bolsista ( ) Voluntário(a) ( ) E-MAIL DO(A) ALUNO(A):

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA MONITORIA: ____/____/_______ a ____/____/_______

Declaro, para os devidos fins, que eu, __________________________________, residente na Rua/Av.

______________________________, nº. _____, complemento _____, Bairro ______________________, na

cidade de _______________________, CPF nº. _________________________, aluno(a) devidamente

matriculado(a) no Curso de ___________________________________ da FADERGS, sob o número de

matrícula ____________________, tenho ciência das obrigações inerentes à qualidade de Monitor(a) Voluntário

e, nesse sentido, COMPROMETO-ME a respeitar as seguintes cláusulas:

a) ter dedicação de no mínimo 3 (três) horas semanais para as atividades de monitoria, a serem cumpridas em horário e local indicados pelos Professores das disciplinas; b) auxiliar os professores das disciplinas em pesquisas e atividades acadêmicas relacionadas ao respectivo conteúdo programático; c) atender aos alunos em grupo ou individualmente, dentro do cronograma de trabalho estabelecido conjuntamente com os Professores das disciplinas; d) dar orientação aos alunos na solução de exercícios e realização de trabalhos; e) relatar aos Professores das disciplinas as dificuldades encontradas pelos alunos; f) elaborar e entrega o Relatório de Monitoria para os Professores das disciplinas e para o NADES, através do email [email protected]; g) preencher o Relatório de Atividades e coletar a assinatura dos presentes nos dias da monitoria; h) registrar a minha frequência (entrada e saída) na Assessoria Acadêmica da Unidade em que monitoria for realizada; i) apresentar o Relatório Final para o professor e para o NADES, com todas as atividades desenvolvidas no período de monitoria. A inobservância dos requisitos citados acima e/ou se praticada qualquer fraude pelo(a) monitor(a), isso implicará no cancelamento da monitoria, bem como o não registro das horas de Atividades Complementares.

Porto Alegre, ______ de _______________ de 2016.

___________________________________ _______________________________ Assinatura do(a) Professor(a) da Disciplina Assinatura do(a) Aluno(a)