EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO –...

45
ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do EXIN, publicado em 12 de março de 2013, tornam públicos os critérios para a realização do Exame Integrado, denominado “EXIN”, tanto em Natal quanto em Mossoró, que servirá como instrumento de avaliação da primeira unidade do semestre 2013.1, das disciplinas ministradas nas 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª séries de todos os seus cursos, mediante as disposições contidas neste edital. DISPOSIÇÕES 1.1 Todos os alunos, regularmente matriculados, a partir da 3ª série do seu curso, farão o EXIN elaborado para a série na qual estiver vinculado, no qual estarão automaticamente inscritos. 1.1.1 Submete-se ao EXIN, também, o aluno matriculado em série regular, ainda que em número menor de disciplinas da respectiva série, devendo responder a todos os quesitos propostos. 1.1.2 Os alunos matriculados em disciplinas isoladas no regime de dependência ou adaptação não se submeterão ao EXIN da série correspondente à disciplina nesse regime, devendo buscar o docente da respectiva disciplina para tratar da aplicação de avaliação separadamente, ainda na primeira unidade. 1.1.3 As notas do EXIN não deverão contar para as disciplinas de Estágio e TCC. 1.1.4 Os resultados do EXIN só serão computados para Estágio e TCC para os curso/estruturas em que na penúltima e/ou última séries sejam constituídas exclusivamente por tais disciplinas (estruturas anteriores a 2010). 1.2 No Campus NATAL o EXIN realizar-se-á em 18 de abril de 2013, com duração total de 4 (quatro) horas, nos seguintes horários: Manhã das 08hs às 12hs, tarde das 14h às 18h e Noite 18h30 às 22h35. Haverá tolerância de 45 minutos para entrada do aluno na sala de aplicação da prova, em todos os turnos, sem alteração do horário de término. 1.3 No Campus Mossoró O EXIN realizar-se-á em 13 de abril de 2013, com duração total de 4 (quatro) horas, nos seguintes horários: Manhã das 08hs às 12hs . Os candidatos deverão apresentar-se as suas respectivas salas, até as 07h30 portanto documento de identificação oficial com foto. 1.4 O local de prova é a Unidade da UnP na qual o aluno está matriculado em série regular. 1.5 Iniciada a avaliação, o aluno somente poderá entregar a prova e se retirar da sala após ter decorrido 01 (uma) hora do início, sob pena de ser anulada a sua avaliação (computando-se zero).

Transcript of EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO –...

Page 1: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

ESCOLA DA SAÚDE

EDITAL n° 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do EXIN, publicado em 12 de março de 2013, tornam públicos os critérios para a realização do Exame Integrado, denominado “EXIN”, tanto em Natal quanto em Mossoró, que servirá como instrumento de avaliação da primeira unidade do semestre 2013.1, das disciplinas ministradas nas 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª séries de todos os seus cursos, mediante as disposições contidas neste edital.

DISPOSIÇÕES

1.1 Todos os alunos, regularmente matriculados, a partir da 3ª série do seu curso, farão o EXIN elaborado para a série na qual estiver vinculado, no qual estarão automaticamente inscritos.

1.1.1 Submete-se ao EXIN, também, o aluno matriculado em série regular, ainda que em número menor de disciplinas da respectiva série, devendo responder a todos os quesitos propostos. 1.1.2 Os alunos matriculados em disciplinas isoladas no regime de dependência ou adaptação não se submeterão ao EXIN da série correspondente à disciplina nesse regime, devendo buscar o docente da respectiva disciplina para tratar da aplicação de avaliação separadamente, ainda na primeira unidade. 1.1.3 As notas do EXIN não deverão contar para as disciplinas de Estágio e TCC. 1.1.4 Os resultados do EXIN só serão computados para Estágio e TCC para os curso/estruturas em que na penúltima e/ou última séries sejam constituídas exclusivamente por tais disciplinas (estruturas anteriores a 2010).

1.2 No Campus NATAL o EXIN realizar-se-á em 18 de abril de 2013, com duração total de 4 (quatro) horas, nos seguintes horários: Manhã das 08hs às 12hs, tarde das 14h às 18h e Noite 18h30 às 22h35. Haverá tolerância de 45 minutos para entrada do aluno na sala de aplicação da prova, em todos os turnos, sem alteração do horário de término.

1.3 No Campus Mossoró O EXIN realizar-se-á em 13 de abril de 2013, com duração total de 4 (quatro) horas, nos seguintes horários: Manhã das 08hs às 12hs . Os candidatos deverão apresentar-se as suas respectivas salas, até as 07h30 portanto documento de identificação oficial com foto.

1.4 O local de prova é a Unidade da UnP na qual o aluno está matriculado em série regular. 1.5 Iniciada a avaliação, o aluno somente poderá entregar a prova e se retirar da sala após ter decorrido 01 (uma) hora do início, sob pena de ser anulada a sua avaliação (computando-se zero).

Page 2: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

1.6 O aluno receberá um Caderno de Provas e 01 (uma) Folha de Resposta. TODAS as instruções presentes no Caderno deverão ser rigorosamente respeitadas, sob pena de ser anulada a sua avaliação (computando-se zero). 1.7 O discente deverá transcrever, utilizando caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, as respostas das questões objetivas para a folha de resposta, que será o único documento válido para a correção da prova. O preenchimento da folha de resposta será de inteira responsabilidade do discente. Em hipótese alguma haverá substituição da folha de resposta por erro do aluno. 1.8. O EXIN será composto de: 40 questões objetivas sendo: - % (10 questões) de formação geral - 50% (20 questões) de conteúdos específicos – cumulativos da série - 2525% (10 questões) de conteúdos específicos – cumulativos do curso 1.8.1 Para os alunos vinculados à 3ª série não serão cobrados conteúdos específicos cumulativos das séries já cursadas, devendo, portanto, as questões estarem distribuídas da seguinte forma:

a) 75% (setenta e cinco por cento) – específicos da série b) 25% (vinte e cinco por cento) – de formação geral.

1.9 Os conteúdos a serem avaliados deverão constar como anexos deste edital, nos quais estarão contempladas todas as séries e cursos que participarão do EXIN 2013.1 na Escola da Saúde. 1.10 O valor atribuído ao EXIN é de 10,0 (dez) pontos, equivalendo a 50% (cinquenta por cento) da Unidade 1, restando definida a seguinte fórmula para cômputo da nota da Unidade 1:

U1 = Avaliação 1 (10,0) + EXIN (10,0)

2 1.11 A “Avaliação 1”, somada ao EXIN, na fórmula acima, será realizada em cada disciplina, com conteúdo próprio e específico da série em curso, a ser definido pelo respectivo docente, de acordo com o conteúdo programático da Unidade. 1.12 A fórmula indicada acima será aplicada em todas as disciplinas da série que o discente estiver cursando naquele semestre, sendo considerada para tanto a nota atribuída no seu EXIN e a nota da sua primeira avaliação (U1). 1.13 A nota do EXIN irá compor 50% (cinquenta por cento) da nota da primeira unidade de todas as disciplinas cursadas na série regular, com exceção das disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I e II e Estágio Supervisionado Obrigatório, exceto nos casos indicados no item 1.1.4. deste edital.

Page 3: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

1.14 Terá sua prova anulada o discente que, durante a sua realização: a) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas; b) utilizar-se de Iivros, dicionários, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos e/ou que se comunicar com outro examinando; c) for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bipe, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como óculos escuros, bata ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc., e ainda lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie; d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com os docentes, monitores e colaboradores presentes e/ou com os demais alunos; e) fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer meio; f) não entregar o material das provas e/ou continuar escrevendo após o término do tempo destinado para a sua realização; g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento dos aplicadores da prova; h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando uma das folhas de respostas; i) descumprir as instruções contidas nos cadernos de prova; j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido; k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer momento da Avaliação Integrada; I) impedir a coleta de sua assinatura; m) for surpreendido portando caneta fabricada em material não transparente; n) for surpreendido portando anotações em papéis que não os permitidos; e o) recusar-se a ser submetido a qualquer procedimento que vise garantir a lisura e a segurança do processo de aplicação do Exame.

1.15 O aluno que não comparecer ao EXIN, por qualquer razão, deverá solicitar, no tempo regimental, e seguindo os preceitos do manual do aluno ( referente ao direito a segunda chamada), a realização da segunda chamada (a ser realizada no final do semestre, nos moldes EXIN, com conteúdo acumulado do semestre, inclusive), que valerá 100% (cem por cento) da nota da Unidade I. 1.15.1 O aluno que não comparecer ao EXIN da Unidade I e avaliação da Unidade II terá o direito de repor apenas uma das avaliações, necessariamente, no modelo do EXIN.

1.16 O gabarito preliminar será divulgado em 19 de abril de 2013. 1.17 No Campus Mossoró-RN, o gabarito preliminar será divulgado em 16 de abril de 2013.

1.18 Os cadernos de prova serão entregues no dia da discussão das questões em sala de aula.

1.19 O prazo para Revisão de Nota segue as normas institucionais.

1.20 Casos omissos poderão ser encaminhados ao Conselho de Curso para apreciação especial.

Natal, 18 de Março de 2013.

Comissão de Ensino da Escola da Saúde.

Page 4: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

ANEXO CONTEUDOS DO EXIN POR CURSO

Curso Série Conteúdo

CST Estética e Cosmética 3ª va e 3ª na

Arte e cultura; redes sociais e responsabilidade; relações de trabalho; globalização;aspectos morfofisiológicos dos sistemas corporais que envolvem a estética corporal e facial; biotipos e fototipos cutâneos;acne; propriedades da pele; Conceitos básicos de farmacocinética e de farmacodinâmica relacionados à estética; princípios ativos de aplicabilidade geral: descrição, modo de ação, benefícios e associações.

CST Estética e Cosmética 5ª va e 5ª na

Arte e cultura; redes sociais e responsabilidade; relações de trabalho; globalização;aspectos morfofisiológicos dos sistemas corporais que envolvem a estética corporal e facial ; conceitos e aplicação de farmacocinética e de farmacodinâmica relacionados à estética; atuação estética na gravidez; atuação estética em mulheres no climatério; atuação estética na população masculina; situações clínicas em estética corporal; alterações que afetam o couro cabeludo e a haste capilar; introdução à micropigmentação, colorimetria, pigmentos e recursos utilizados e suas interações no organismo, complicações associadas à micropigmentação, anamnese do cliente e simetria facial; afecções corporais estéticas: gordura localizada, feg, flacidez tissular, flacidez muscular e estrias. Técnicas manuais: drenagem linfática manual e massagem modeladora. Cosmetologia aplicada às afecções corporais

CST Estética e Cosmética 6ª

Arte e cultura; redes sociais e responsabilidade; relações de trabalho ; globalização; aspectos morfofisiológicos dos sistemas corporais que envolvem a estética corporal e facial; situações clínicas nas afecções estéticas corporais e faciais, epilação e abordagens capilares, com abordagem de avaliação e elaboração de condutas e objetivos associados aos recursos eletricos e manuais; a ética e a estética nas situações clínicas; técnicas manuais: drenagem linfática manual e massagem modeladora; cosmetologia aplicada às afecções corporais;eletroterapia corporal: ultrassom, eletroestimulação, vacuoterapia, ionização e microgalvânica; termoterapia corporal: talassoterapia, manta térmica e crioterapia.

Page 5: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Ciências biológicas 3ª

Meio ambiente. Ciência, tecnologia e inovação. Protozoários de interesse médico. Diversidade, morfologia e taxonomia de porifera, cnidaria e ctenophora. Estruturas relacionadas à sustentação, locomoção e reprodução humana.fenômenos físicos observados nos seres vivos (bieletricidade; biotermologia; hemodinâmica). Fluidos em sistemas biológicos (biofísica da água). Moléculas, corpo humano e metabolismo. Aspectos gerais da morfofisiologia animal e vegetal.

Ciências biológicas 5ª Meio ambiente. Ciência, tecnologia e inovação. Estrutura populacional de animais e vegetais. Padrões de distribuição da biodiversidade. Origem do universo. Estrutura interna da terra. Tempo geológico. Tectônica de placas. Aspectos gerais da paleontologia.

Ciências biológicas (licenciatura) 7ª Meio ambiente. Ciência, tecnologia e inovação. Biodiversidade: padrões de distribuição e ameaças. Modalidades didáticas. Conceitos gerais e história da cartografia. Aplicações de escalas na cartografia. Formas e dimensões da terra. Usos e aplicações do gps.

Ciências biológicas (bacharelado) 7ª Meio ambiente. Ciência, tecnologia e inovação. Biodiversidade: padrões de distribuição e ameaças. Conceito geria e história da cartografia. Aplicações de escalas na cartografia. Formas e dimensões da terra. Usos e aplicações do gps.

Educação física bacharelado/licenciatura

Todas

Conhecimentos gerais sobre políticas públicas de saúde, tecnologia da informação, meio ambiente, biodiversidade e sustentabilidade, empreendedorismo, globalização e saúde global, sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão, pluralismo cultural, democracia e cidadania, violência, relações de trabalho.

Page 6: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Educação física bacharelado

Métodos e técnicas de pesquisa - etapas da metodologia; tipologia e estudos monográficos: normas da abnt Didática e métodos de ensino na educação física; abordagens metodológicas da educação física; métodos de ensino; plano de ensino e plano de aula; jogos pré-desportivos; avaliação da aprendizagem estilo de ensino de conteúdos da educação física. Meio ambiente/ interdisciplinaridade, ambiente e desenvolvimento sustentável; legislação ambiental / unidades de conservação; definição: esporte na natureza, esportes radicais, trilhas ecológicas e trekking, reação natureza e sociedade; abordagem metodológica de corrida de aventura; Ciências morfológicas; sistema urogenital, sistema nervoso, sistema locomotor; sistema circulatório; sistema digestório. Classificação das habilidades de movimento; variáveis de aprendizagem e controle motor: retroalimentação (feedback); transferência de aprendizagem; diferenças individuais.

Educação física bacharelado

APH e biosegurança; fatores de risco; abordagem primária em vítimas clínicas e traumatizadas; precauções básicas e acidentes ocupacionais. Fundamentos teórico-práticos da pedagogia do esporte; esporte na escola; especialização precoce; fundamentos técnicos, táticos e regras: atletismo, natação e judô. Nutrição aplicada à atividade física; noções sobre a pirâmide alimentar e guias alimentares; avaliação nutricional e gasto calórico; atuação dos macronutrientes na atividade física: carboidrato, proteína e lipídeo. Funcionamento das alavancas corporais; biomateriais; propriedades do tecido osseo; aspectos biomecanicos da funcao neuromuscular. Homeostasia; bioeletrogênese; sinapse; neurotransmissores; medula espinal e nervos espinais; tronco encefálico e nervos cranianos; reflexos diencéfalo, cerebelo e telencéfalo; sistema nervoso autônomo (sna).

Page 7: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Educação física licenciatura

Conteúdos da educação física escolar; dimensões:conceitual ,procedimental, e atitudinal; os conteúdos da educação física escolar: o exemplo do conhecimento sobre o corpo tematiando a consciencia corporal; projetos interdisciplinares e os temas transversais; legislação referente a libras; língua de sinais e língua brasileira de sinais; APH e Biosegurança; fatores de risco; abordagem primária em vítimas clínicas e traumatizadas; precauções básicas e acidentes ocupacionais. Funcionamento das alavancas corporais; biomateriais; propriedades do tecido osseo; aspectos biomecanicos da funcao neuromuscular. Homeostasia; bioeletrogênese; sinapse; neurotransmissores; medula espinal e nervos espinais; tronco encefálico e nervos cranianos; reflexos diencéfalo, cerebelo e telencéfalo; sistema nervoso autônomo (sna).

Page 8: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Educação física bacharelado

Definição de comportamento; papel da neurociência no estudo do cérebro e comportamento; a produção da mente pelo cérebro;anatomofisiologia do sistema nervoso ritmos biológicos; postura e movimento; natureza do comportamento – inato e aprendido; genética e evolução do comportamento. A reflexão filosófica, pressupostos e métodos; educação física,atividade física e saúde. Perfil do técnico esportivo; aprofundamentos das regras das modalidades esportivas: voleibol e basquete, handebol e futebol de salão; aspectos táticos das modalidades: voleibol, basquete, handebol e futebol de salão. As correntes psicológicas; psicologia do esporte; regulação psicológica da ação esportiva; personalidade; percepção no esporte; atenção e concentração; tomada de decisão no esporte Aspecto anátomo-funcional dos órgãos e sistemas orgânicos; conceitos e princípios de integralidade dos sistemas do corpo humano; dinâmica da ventilação pulmonar; permuta e transporte dos gases; integração e regulação dos sistemas cardiovascular e respiratório; débito cardíaco e transporte de oxigênio; função pulmonar, aptidão aeróbia e desempenho nos exercícios físicos; efeitos do exercício intenso; identificação e análise do limiar anaeróbio (lactacidemia).

Educação física bacharelado 5ª

Vetores e funcionamento das alavancas corporais; considerações biomecânicas teciduais; funcionamento do sistema locomotor. Origens do esporte moderno e do olimpismo; a influência das manifestações atléticas na educação da antiguidade; jogos olímpicos; a carta olímpica; educação olímpica: conceitos e modelos: da educação esportiva à educação olímpica; a educação olímpica – formal não formal e informal. Princípios da avaliação física; avaliação preliminar de saúde; classificação de risco e gasto energético (tmb); avaliação antropométrica (massa e estatura corporais, diâmetro ósseo e perimetria); avaliação antropométrica (dobras cutâneas); avaliação antropométrica (protocolos); avaliação postural.

Page 9: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Educação física bacharelado 6ª

Exercício e suas particularidades: idoso; diabéticos; hipertensão arterial; histórico do movimento paraolímpico; fundamentação teórica da classificação funcional; reflexões sobre a realidade do segmento do paradesporto. Vias metabólicas; sistemas energéticos e disponibilidade de substratos no exercício e treinamento; comportamento do sistema endócrino em exercícios realizados em diferentes intensidades; planejamento estratégico na implantação e administração de atividade física; planejamento de treinamento personalizado; programa de condicionamento cardiorrespiratório; princípios científicos do treinamento esportivo aplicados à prescrição; princípios pedagógicos, combinação das cargas e carga ondulatória no processo de preparação esportiva; biomecânica aplicada (exercício para membros superiores e inferiores e exercício para tronco). Epidemiologia geral; processo saúde-doença; índices e indicadores; riscos / transição demográfica e epidemiológica; políticas de saúde; SUS; modelos assistenciais; vigilância à saúde; recursos humanos para o sus / políticas e programas.

Educação física bacharelado 7ª

Conceituação básica (atividade física, saúde, qualidade de vida, aptidão física, estilo de vida, exercício físico); dados estatísticos; benefícios da atividade física; aderência a programas de atividades físicas regulares; educação, prevenção e promoção da saúde; medidas de frequência; atividade física e crianças; atividade física e adulta. Introdução as práticas corporais alternativas; conceito de corpo e consciência corporal; fundamentos básicos da massagem oriental e reiki; percepção corporal pertencente à cultura de movimento; contact improvisation (contato improvisação). Dimensões conceituais do lazer; principais opções de lazer; formas básicas de lazer; esporte como lazer; efeitos da atividade física através de atividades de lazer.

Educação física licenciatura

Contextualização histórica da educação física no ensino médio e suas atuais tendências; pcn´s da educação física do ensino médio e os temas transversais. Dimensões conceituais do lazer Conteúdos da educação física escolar; dimensões: conceitual, procedimental, e atitudinal; os conteúdos da educação física escolar; legislação referente a libras; língua de sinais e língua brasileira de sinais; Sistemas corporais, características e funções; funcionamento das alavancas corporais; biomateriais; propriedades do tecido osseo; aspectos biomecanicos da funcao neuromuscular; Introdução as práticas corporais alternativas; conceito de corpo e consciência corporal; fundamentos básicos da massagem oriental e reiki; percepção corporal pertencente à cultura de movimento; contact improvisation (contato improvisação).

Page 10: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Psicologia 3ª

Behaviorismo condicionamento clássico condicionamento operante; desenvolvimento humano: conceitos, princípios desenvolvimentais e ciclo vital b. desenvolvimento infantil: primeira infância - desenvolvimento cognitivo e psicossocial c. desenvolvimento infantil: segunda infância - desenvolvimento cognitivo e psicossocial; 1) a institucionalização da psicologia como ciência; 2) movimentos históricos da psicologia: behaviorismo; 3) movimentos históricos da psicologia: psicanálise

Psicologia 4ª

Educação como construção social- tendências e concepções pedagógicas- história da psicologia educacional e escolar: desafios e possibilidades- educação e sociedade - implicações do eca; estudo introdutório sobre a vida; compreensões teóricas sobre a vida adulta; problematização das principais concepções teóricas sobre a maturidade na atualidade. Sujeito e subjetividade na psicologia; psicologia na contemporaneidade: novas concepções de subjetividade.psicologia e produção de subjetividade

Psicologia 5ª Humanismo, fenomenologia, psicologia humanista, terapia centrada no cliente, abordagem centrada na pessoa na psicoterapia e na educação.

Psicologia 6ª

A. desenvolvimento humano: conceitos, princípios desenvolvimentais e ciclo vital b. desenvolvimento infantil: primeira infância - desenvolvimento cognitivo e psicossocial c. desenvolvimento infantil: segunda infância - desenvolvimento cognitivo e psicossocial; história da psicologia jurídica. Psicologia jurídica: saberes psi x justiça psicologia jurídica na contemporaneidade. Principais áreas de atuação da psicologia jurídica.

Psicologia 7ª

A. jogo lúdico como elemento sócio-histórico-cultural b. concepções sobre brincar na psicologiac. brincar e desenvolvimento humano: características, classificação e evolução da atividade lúdica - infância, adolescência, adultez, velhice e atividade lúdica

Psicologia 9ª

Competências do psicólogo no campo da saúde; trabalho em equipe; entrevista inicial; intervenção breve focal; a visita domiciliar; instrumentos e técnicas do psicólogo no campo da saúde; novas tendências da atuação do psicólogo no campo da saúde; neuropsicologia e as neurociências; formação e atuação em psicologia; questões éticas que permeiam o estágio e a atuação em psicologia, incluindo as regulamentações correspondentes.

Enfermagem 3

Conhecimentos gerais sobre os temas atuais; politicas públicas, responsabilidade social, politicas de saúde, fiscalização em saúde, epidemiologia e pesquisa em saúde, sus, ciência e tecnologia; história do conhecimento científico; filosofia da ciência; raciocínio lógico-dedutivo e solução de problemas; principais paradigmas de ciência e suas aproximações com a produção do conhecimento; saber científico e saber popular; semiologia clinica, métodos bioestatísticos, processos de agressão e defesa. Teorias da enfermagem. Processos de trabalho em enfermagem nas dimensões individual e coletiva. Concepções de assistência de enfermagem como instrumento organizativo do trabalho em saúde/enfermagem. Aspectos morfofisiológicos dos sistemas corporais na normalidade. Aspectos patológicos e suas relações farmacológicas

Page 11: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Enfermagem 4

Conhecimentos gerais sobre os temas atuais; politicas públicas, responsabilidade social, politicas de saúde, fiscalização em saúde, epidemiologia e pesquisa em saúde, sus, ciência e tecnologia; história do conhecimento científico; filosofia da ciência; raciocínio lógico-dedutivo e solução de problemas; principais paradigmas de ciência e suas aproximações com a produção do conhecimento; saber científico e saber popular; cuidado em saúde como prática social. organização dos serviços de saúde no contexto do sistema único de saúde. conceitos e modelos de promoção à saúde na perspectiva do cuidado integral à saúde. Características biológicas dos organismos patogênicos, suas interações com o organismo humano e a resposta deste mediada pelo sistema imunológico. Métodos laboratoriais utilizados na prática clínica investigativa para diagnóstico dos agravos técnicas e procedimentos de enfermagem em ações de cuidado integral, utilizando evidências científicas para uma prática segura e de qualidade.

Enfermagem 5

Conhecimentos gerais sobre os temas atuais; politicas públicas, responsabilidade social, politicas de saude, fiscalização em saúde, epidemiologia e pesquisa em saúde, sus, ciência e tecnologia; história do conhecimento científico; filosofia da ciência; raciocínio lógico-dedutivo e solução de problemas; principais paradigmas de ciência e suas aproximações com a produção do conhecimento; saber científico e saber popular; conceitos básicos em psicobiologia. Sistemas promotores e controladores do comportamento. Bases biológicas das funções cognitivas e comportamentais do ser humano.política de fármacos no brasil e a legislação de enfermagem quanto à sua prescrição/transcrição. Conhecimentos básicos sobre a utilização/prescrição dos medicamentos utilizados na consulta de enfermagem. O indivíduo nas várias fases do ciclo vital. Processo de trabalho em saúde/enfermagem nas dimensões individual e coletiva. Determinantes do processo saúde/doença relacionados a cada fase do ciclo vital no âmbito da atenção básica. O homem e suas relações com o trabalho. O trabalho como determinante e condicionante de potenciais de risco e de benefício à saúde. a política de saúde do trabalhador no brasil.saberes da tradição no contexto das terapias naturais e complementares direcionados ao contexto do cuidar em saúde/enfermagem

Page 12: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Enfermagem 6

Conhecimentos gerais sobre os temas atuais; politicas públicas, responsabilidade social, politicas de saúde, fiscalização em saúde, epidemiologia e pesquisa em saúde, sus, ciência e tecnologia; história do conhecimento científico; filosofia da ciência; raciocínio lógico-dedutivo e solução de problemas; principais paradigmas de ciência e suas aproximações com a produção do conhecimento; saber científico e saber popular;. Histórico do atendimento pré-hospitalar. Normatização e medidas de biossegurança. Classificação de materiais e riscos de contaminação no atendimento pré-hospitalar. Diferenças e métodos de socorro, resgate e atendimento pré-hospitalar. Suporte básico de vida em situações clínicas e traumáticas. Avaliação inicial e secundária no atendimento pré-hospitalar.principais tendências pedagógicas e repercussões na compreensão do ato educativo. Processo de trabalho em enfermagem no contexto da educação em saúde.construção histórica da enfermagem sob a ótica de gênero. Gênero e sua implicação no processo saúde-doença de homens e mulheres. A inserção masculina na enfermagem. Gênero, raça e etnia. Os estudos de gênero e repercussões na construção de políticas públicas de saúde.determinantes do processo saúde/doença do indivíduo nas várias fases do ciclo vital. Processo de trabalho em saúde/enfermagem no âmbito da atenção básica como resposta às necessidades sociais nos ciclos de vida. Práticas interdisciplinares de diagnóstico e sistematização de necessidades de saúde de comunidades. planejamento e desenvolvimento de metodologias de intervenção em atenção básica.

Page 13: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Enfermagem 7ª

Conhecimentos gerais sobre os temas atuais; politicas públicas, responsabilidade social, politicas de saúde, fiscalização em saúde, epidemiologia e pesquisa em saúde, sus, ciência e tecnologia; história do conhecimento científico; filosofia da ciência; raciocínio lógico-dedutivo e solução de problemas; principais paradigmas de ciência e suas aproximações com a produção do conhecimento; saber científico e saber popular;.estudo do homem a partir de seu corpo em movimento considerando as relações do sujeito com o outro. Considerações gerais acerca da motricidade humana. Corpo e sua relação com a cultura, com os signos, os símbolos e os papéis. Corpo e subjetividade. Corpo e constituição do sujeito.determinantes do processo saúde/doença do indivíduo nas várias fases do ciclo vital, no âmbito da média e da alta complexidade. Articulação dos serviços de enfermagem com os demais níveis de complexidade.construção de conhecimentos e habilidades voltados ao cuidado em saúde no âmbito individual e coletivo na área da saúde coletiva

Enfermagem 8ª

Conhecimentos gerais sobre os temas atuais; politicas públicas, responsabilidade social, politicas de saude, fiscalização em saúde, epidemiologia e pesquisa em saúde, sus, ciência e tecnologia; história do conhecimento científico; filosofia da ciência; raciocínio lógico-dedutivo e solução de problemas; principais paradigmas de ciência e suas aproximações com a produção do conhecimento; saber científico e saber popular; processos de trabalho da enfermagem e ações de gerenciar do(a) enfermeiro(a). gestão em saúde. O papel do (a) enfermeiro (a) frente às novas demandas de gestão e gerência dos serviços de saúde/enfermagem. vivência de novos processos de aproximação com o conhecimento teórico/prático, articulando a saúde individual e coletiva no âmbito de atuação em saúde escolar, saúde do idoso e assistência de enfermagem e unidades básicas de saúde da família. vivência de novos processos de aproximação com o conhecimento teórico/prático, articulando a saúde individual e coletiva no âmbito de atuação em saúde do trabalhador. Atuação na docência em enfermagem. assistência de enfermagem ao individuo/família na rede hospitalar.

Page 14: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Enfermagem Mossoró 3ª

Apresentação da disciplina e problematização Organização e apresentação dos dados. Dados brutos e agrupados. Intervalos e transformações numéricas Estatística descritiva. Definição e tipo de variáveis. Tabela de distribuição dos dados e representação gráfica Medidas de tendência central e de dispersão Ética, moral e bioética: resgate de suas conceitualizações. Bases conceituais: enfermagem, exercício profissional e ética na enfermagem. Organização do trabalho: atual mundo do trabalho Deontologia da enfermagem: conceito, princípios e valores fundamentais de ética, bioética e moral. Responsabilidade ética dos profissionais no exercício da enfermagem, no âmbito das áreas de atuação e das relações com o indivíduo, família e sociedade em geral. Legislação e ética: bases legais relacionadas à área da saúde e ao exercício profissional da enfermagem; código de ética de enfermagem e lei do exercício profissional de enfermagem. Semiologia e semiotécnica e sua relação com a enfermagem e sistematização da assistência em enfermagem. Prontuário (anotações e registros). Resgatar resolução 358 do cofen. Aspectos legais dos registros de enfermagem. Discussão sobre o processo de construção e estabelecimento de protocolos em enfermagem. Controle de infecções relacionadas à assistência à saúde – iras: Aspectos históricos gerais e estruturação das comissões e serviço de controle de infecção. Conceitos gerais e terminologia básica em epidemiologia hospitalar e controle de infecção: infecção, contaminação, assepsia, anti-sepsia, anti-sépticos, etc. Apresentação do plano de aprendizagem e cronograma da disciplina homeostase bioeletrogênese organização do sistema nervoso. Unidade 1: a produção do cuidado integral em saúde no espaço da política de sanitária brasileira atual. Tecido nervoso Desequilíbrio celular agressão celular necrose tecidual Medula espinal, tronco encefálico e cerebelo. Noções de fármacos e vias de administração de medicamentos absorção de drogas Sinapse e neurotransmissores contração muscular esquelética e lisa Diencéfalo e telencéfalo Patologias do snc Distribuição e biotransformação de drogas Distúrbios do crescimento e da diferenciação Neoplasias.

Page 15: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Enfermagem Mossoró 4ª

Educação em saúde como instrumento de intervenção em promoção em saúde. territorialização Sistema de informação: instrumento para o planejamento, acompanhamento e avaliação das ações em saúde. Indicadores de saúde Avaliar o estado de saúde da comunidade Perfil epidemiológico Organização dos serviços de saúde Introdução dos mecanismos de agressão e defesa. Imunidade inata Imunidade adaptativa Antígeno e imunoglobulina mhc e sistema complemento Citologia e fisiologia bacteriana Genética bacteriana Mecanismo de resistência aos antimicrobianos e tsa Apresentação do plano de ensino da disciplina • cronograma de práticas • divisão dos grupos de práticas e horários. Anamnese e exame físico do sistema cardiovascular • avaliação dos ssvv a partir do sistema cardiovascular dos ciclos de vida. • sinais e sintomas normais e anormais do funcionamento cardiovascular e suas associações com os outros sistemas corporais • procedimentos de enfermagem Estudo da pele e seus anexos aplicados a prática em enfermagem. • estudo do sujeito portador de feridas – fatores biopsicosociais • avaliação de feridas • cobertura ideal • processo de cicatrização Avaliação respiratória a procura dos achados normais e anormais. • aplicação da oxigenioterapia a partir da avaliação dos sinais e sintomas. • decúbito ideal diante dos desconfortos respiratórios • manipulação e curativos dos drenos torácicos

Page 16: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Enfermagem Mossoró 5ª

- noções de neuroanatomia e neurofisiologia - controle da postura e movimentos - comportamento reprodutivo - comportamento alimentar - aprendizagem e memória - comportamento emocional - mecanismos básicos e aspectos motivacionais da dor - atenção - pensamento - linguagem - consciência Introdução à farmacologia - - entendimento da farmacocinética dos medicamentos - - membranas biológicas - transporte de fármacos através de membranas - - absorção de medicamentos - - vias de administração de medicamentos - - biodisponibilidade e bioequivalência - - bioequivalência - - meia-vida biológica dos medicamentos - - distribuição de fármacos - modelos compartimentais. - - politicas e programas da atenção primária em saúde. - - cuidado integral ao usuário hipertenso e diabético. - - cuidado integral ao usuário com hanseníase e tuberculose - - primeira semana de saúde integral ao recém nascido. - - consulta de crescimento e desenvolvimento. - - aleitamento materno e alimentação complementar - imunização - construção coletiva de conceitos: trabalho x trabalhador x emprego x saúde x saúde do trabalhador x saúde ambiental - trabalho e ambiente: implicações teóricas e contextualização para reflexões práticas em saúde do trabalhador - matriz de causa-efeito: ampliando concepções sobre os riscos à saúde ambiental e do trabalhador. - política nacional de saúde do trabalhador. - política nacional de saúde do trabalhador e a atuação da enfermagem. - renast’s e cerest’s. - mapa de riscos no trabalho. - conhecimentos científicos e saberes da tradição: um diálogo importante para o cuidado em saúde. a) a medicina científica e a negação de todas as outras formas de saberes; b) saberes da tradição não é o mesmo que senso comum. c) a eficácia simbólica como produto do feiticeiro e sua magia. - política nacional de práticas integrativas e complementares (pnpic). - - politicas e programas da atenção primária em saúde. - - cuidado integral ao usuário hipertenso e diabético. - - cuidado integral ao usuário com hanseníase e tuberculose - - primeira semana de saúde integral ao recém nascido. - - consulta de cresciemnto e desenvolvimento. - - aleitamento materno e alimentação complementar

Page 17: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Enfermagem Mossoró 6ª

- introdução ao aph e biossegurança (abordagem primária e cinemática do trauma) - abordagem primária em vítimas clínicas e traumáticas – grupo A - abordagem primária em vitimas clínicas e traumáticas - grupo B - reanimação cardiopulmonar (rcp) - reanimação cardiopulmonar (rcp) - grupo A - reanimação cardiopulmonar (rcp) - grupo B - avaliação da unidade - conceitos gerais em educação - processo ensino aprendizagem - metodologias educacionais - o que é gênero? Compreendendo a construção histórica da categoria - gênero x sexo/corpo: o corpo biológico também é social - gênero, família e mídia. - a teoria queer e as identidades de gênero - história da loucura: uma contribuição ao estudo da saúde mental coletiva - "cumpra-se!": a política de saúde mental no SUS - rede intersetorial em saúde: considerações sobre a atenção à família no território. - "entre enjôos e cegonhas": a consulta de enfermagem na atenção ao pré-natal. - "sinais de alerta": identificando as principais complicações no período gestacional. - consulta de enfermagem no cerest - inclusão da pessoa com deficiência nas ações da atenção primária - -aula inaugural – apresentação da disciplina; conhecendo-nos e construindo as equipes de trabalho; entendendo e conhecendo o espaço de trabalho; instrumentação teórica e prática; metodologias de trabalhos e avaliações; dinâmica; -territorialização - conceito de área, micro-abrangência, área adscrita, família, visita domiciliar, equipamentos sociais, relação do território com a informação, mapa inteligente; - trabalho em equipe; - reconstrução dos mapas inteligentes; - apresentação dos mapas inteligentes; - avaliação da unidade.

Page 18: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Enfermagem Mossoró 7ª

Uma história do corpo Indicadores para o estudo do corpo Pedagogias do corpo no séc. xxi Corpo, conhecimento e educação. Corpo e história O corpo e seus símbolos Políticas de saúde na atenção de alta complexidade: acolhimento e classificação de risco, humanização, sistema de regulação, referência e contra referência. Comissão de controle de infecção hospitalar: construção dos saberes necessários para implantação, funcionamento e atuação da enfermagem. - pronto-socorro: protocolos assistenciais, fluxograma de atendimento e processos de trabalho da enfermagem, considerando as tecnologias leves e duras. - clínica médica: sistematização da assistência de enfermagem, protocolos assistenciais e fluxograma de atendimento. - políticas de saúde no Brasil - movimento da reforma sanitária - vigilância em saúde - saúde coletiva: um campo em construção - coletivo e individual em questão - educação em saúde: da prevenção à promoção - controle social: desafios e perspectivas

Page 19: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Fisioterapia 3ª série

Politicas públicas, responsabilidade social, politicas de saúde, fiscalização em saúde, epidemiologia e pesquisa em saúde, sus, ciência e tecnologia; história do conhecimento científico; filosofia da ciência; raciocínio lógico-dedutivo e solução de problemas; principais paradigmas de ciência e suas aproximações com a produção do conhecimento; saber científico e saber popular; métodos e técnicas atuais para o desenvolvimento e divulgação das pesquisas científicas. Normatização e medidas de biossegurança; classificação de materiais e riscos de contaminação no atendimento pré-hospitalar. Diferenças e métodos de socorro, resgate e atendimento pré-hospitalar; suporte básico de vida em situações clínicas e traumáticas; avaliação inicial e secundária no atendimento pré-hospitalar; semiologia e a importância da avaliação em fisioterapia, especificamente nas áreas de dermato-funcional, pneumologia, cardiovascular, uroginecologia-obstetríca e proctologia; abordagem e interpretação de exames complementares aplicados nestas áreas; origem e evolução da vida; organização morfológica e fisiológica da célula; síntese e processos metabólicos em nível biomolecular e sistêmico; leis e mecanismos da transmissão gênica e suas interferências na formação normal e anômala dos organismos vivos; aspectos fundamentais da macroscópica e microscopia do corpo humano; desenvolvimento embrionário; morfologia do organismo normal, das variações e das relações entre os níveis celulares e sistêmicos dos organismos humanos; semiologia, avaliação em fisioterapia e interpretação de exames complementares nas áreas de neurologia, ortopedia, traumatologia, desportiva e reumatologia; discussão e estudo das políticas de saúde no contexto histórico-sócio-econômico do Brasil, epidemiologia, indicadores, modelos assistenciais, prevenção e promoção da saúde; caracterização dos componentes ósteo-mio-articulares, estruturas, funções fisiológicas, patológicas, farmacológica geral e aplicada; aspectos morfofisiológicos, patológicos dos sistemas corporais e suas relações farmacológicas.

Fisioterapia 5ª série

Politicas públicas, responsabilidade social, politicas de saúde, fiscalização em saúde, epidemiologia e pesquisa em saúde, sus, ciência e tecnologia; história do conhecimento científico; filosofia da ciência; raciocínio lógico-dedutivo e solução de problemas; principais paradigmas de ciência e suas aproximações com a produção do conhecimento; saber científico e saber popular; métodos e técnicas atuais para o desenvolvimento e divulgação das pesquisas científicas. Normatização e medidas de biossegurança; classificação de materiais e riscos de contaminação no atendimento pré-hospitalar. Diferenças e métodos de socorro, resgate e atendimento pré-hospitalar; suporte básico de vida em situações clínicas e traumáticas; avaliação inicial e secundária no atendimento pré-hospitalar; semiologia e a importância da avaliação em fisioterapia, especificamente nas áreas de dermato-funcional, pneumologia, cardiovascular, uroginecologia-obstetríca e proctologia; abordagem interpretação de exames complementares aplicados nestas áreas; origem e evolução da vida; organização morfológica e fisiológica da célula; síntese e processos metabólicos em nível biomolecular e sistêmico; leis e mecanismos da transmissão gênica e suas interferências na formação normal e anômala dos organismos vivos; aspectos fundamentais da macroscopia e

Page 20: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

microscopia do corpo humano; desenvolvimento embrionário; morfologia do organismo normal, das variações e das relações entre os níveis celulares e sistêmicos dos organismos humanos; semiologia, avaliação em fisioterapia e interpretação de exames complementares nas áreas de neurologia, ortopedia, traumatologia, desportiva e reumatologia; discussão e estudo das políticas de saúde no contexto histórico-sócio-econômico do brasil, epidemiologia, indicadores, modelos assistenciais, prevenção e promoção da saúde; caracterização dos componentes ósteo-mio-articulares, estruturas, funções fisiológicas, patológicas, farmacologia geral e aplicada; aspectos morfofisiológicos, patológicos dos sistemas corporais e suas relações farmacológicas; conceitos básicos em psicobiologia; sistemas promotores e controladores do comportamento; bases biológicas das funções cognitivas e comportamentais do ser humano; estudo do movimento através dos princípios biofísicos e biomecânicos, cadeias cinéticas, componentes do controle motor, classificação dos músculos e fatores que influenciam em sua potência funcional, análise cinesiológica e muscular dos movimentos articulares envolvidos biomecanicamente e fisiologicamente durante a execução do movimento; princípios básicos em fisiologia do exercício; reações sistêmicas ao exercício - adaptações respiratórias, cardiovasculares, musculares e neuroendócrinas; características biológicas dos organismos patogênicos, suas interações com o organismo humano e a resposta deste mediada pelo sistema imunológico; métodos laboratoriais utilizados na prática clínica investigativa para diagnóstico dos agravos; introdução aos recursos fisioterapêuticos: identificação, efeitos fisiológicos, indicações, contra-indicações, determinação dos cuidados, precauções e descrição da técnica de aplicação dos recursos em eletro-termo-fototerapia e introdução a cinesioterapia; estruturas neuro-anatômicas; as características histológicas dos tecidos e órgãos do sistema nervoso; as afecções do sistema nervoso central e periférico; os processos neurofisiopatológicos e neuroquímicos nas patologias mais comuns na atuação fisioterapêutica; estudo e análise das disfunções do sistema osteo-mio-articular, lesões traumáticas, neuropediatricas e demais distúrbios do aparelho locomotor; avaliação e tratamento com aplicação prática dos métodos e técnicas de avaliação e recursos fisioterapêuticos para o tratamento, bem como a análise e elaboração de elementos preventivos; estudo do homem a partir do movimento, considerando as relações do sujeito com o outro, com a cultura, com os signos, os símbolos e os papéis; considerações gerais acerca da motricidade humana; corpo e subjetividade; corpo e constituição do sujeito; diagnóstico e sistematização de necessidades de saúde de comunidades; planejamento e desenvolvimento de metodologias de intervenção em atenção básica; efeitos fisiológicos, indicações, contra-indicações, precauções e descrição da técnica de aplicação dos recursos em cinesioterapia,mecanoterapia, hidroterapia e recursos manuais.

Fisioterapia

Politicas públicas, responsabilidade social, politicas de saude, fiscalização em saúde, epidemiologia e pesquisa em saúde, sus, ciência e tecnologia; história do conhecimento científico; filosofia da ciência; raciocínio lógico-dedutivo e solução de problemas; principais paradigmas de ciência e suas aproximações com a produção do conhecimento; saber

Page 21: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

7ª série

científico e saber popular; métodos e técnicas atuais para o desenvolvimento e divulgação das pesquisas científicas. Normatização e medidas de biossegurança; classificação de materiais e riscos de contaminação no atendimento pré-hospitalar. Diferenças e métodos de socorro, resgate e atendimento pré-hospitalar; suporte básico de vida em situações clínicas e traumáticas; avaliação inicial e secundária no atendimento pré-hospitalar; semiologia e a importância da avaliação em fisioterapia, especificamente nas áreas de dermato-funcional, pneumologia, cardiovascular, uroginecologia-obstetríca e proctologia; abordagem e interpretação de exames complementares aplicados nestas áreas; origem e evolução da vida; organização morfológica e fisiológica da célula; síntese e processos metabólicos em nível biomolecular e sistêmico; leis e mecanismos da transmissão gênica e suas interferências na formação normal e anômala dos organismos vivos; aspectos fundamentais da macroscopia e microscopia do corpo humano; desenvolvimento embrionário; morfologia do organismo normal, das variações e das relações entre os níveis celulares e sistêmicos dos organismos humanos; semiologia, avaliação em fisioterapia e interpretação de exames complementares nas áreas de neurologia, ortopedia, traumatologia, desportiva e reumatologia; discussão e estudo das políticas de saúde no contexto histórico-sócio-econômico do brasil, epidemiologia, indicadores, modelos assistenciais, prevenção e promoção da saúde; caracterização dos componentes ósteo-mio-articulares, estruturas, funções fisiológicas, patológicas, farmacológica geral e aplicada; aspectos morfofisiológicos, patológicos dos sistemas corporais e suas relações farmacológicas; conceitos básicos em psicobiologia; sistemas promotores e controladores do comportamento; bases biológicas das funções cognitivas e comportamentais do ser humano; estudo do movimento através dos princípios biofísicos e biomecânicos, cadeias cinéticas, componentes do controle motor, classificação dos músculos e fatores que influenciam em sua potência funcional, análise cinesiológica e muscular dos movimentos articulares envolvidos biomecanicamente e fisiologicamente durante a execução do movimento; princípios básicos em fisiologia do exercício; reações sistêmicas ao exercício - adaptações respiratórias, cardiovasculares, musculares e neuroendócrinas; características biológicas dos organismos patogênicos, suas interações com o organismo humano e a resposta deste mediada pelo sistema imunológico; métodos laboratoriais utilizados na prática clínica investigativa para diagnóstico dos agravos; introdução aos recursos fisioterapêuticos: identificação, efeitos fisiológicos, indicações, contra-indicações, determinação dos cuidados, precauções e descrição da técnica de aplicação dos recursos em eletro-termo-fototerapia e introdução a cinesioterapia; estruturas neuro-anatômicas; as características histológicas dos tecidos e órgãos do sistema nervoso; as afecções do sistema nervoso central e periférico; os processos neurofisiopatológicos e neuroquímicos nas patologias mais comuns na atuação fisioterapêutica; estudo e análise das disfunções do sistema osteo-mio-articular, lesões traumáticas, neuropediatricas e demais distúrbios do aparelho locomotor; avaliação e tratamento com aplicação prática dos métodos e técnicas de avaliação e recursos fisioterapêuticos para o tratamento, bem como a análise e elaboração de elementos

Page 22: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

preventivos; estudo do homem a partir do movimento, considerando as relações do sujeito com o outro, com a cultura, com os signos, os símbolos e os papéis; considerações gerais acerca da motricidade humana; corpo e subjetividade; corpo e constituição do sujeito; diagnóstico e sistematização de necessidades de saúde de comunidades; planejamento e desenvolvimento de metodologias de intervenção em atenção básica; efeitos fisiológicos, indicações, contra-indicações, precauções e descrição da técnica de aplicação dos recursos em cinesioterapia,mecanoterapia, hidroterapia e recursos manuais; estudo e análise das disfunções da saúde do trabalhador, desportivas, neurológicas, dermatológicas, metabólicas, endócrinas, ginecológicas (mastologia), obstétricas, urológicas, proctológicas; avaliação, tratamento clínico e fisioterapêutico, com aplicação prática dos métodos e técnicas de avaliação e recursos fisioterapêuticos, bem como a análise e elaboração de elementos preventivos contra estas afecções; concepções de ética, bioética e cidadania na fisioterapia para o exercício profissional; a fisioterapia e suas entidades de classe; estudo e análise das disfunções decorrentes do processo de envelhecimento: senescência e senilidade, cardiológicas e angiovasculares, respiratórias pré e pós-operatória e reumatológicas. Avaliação e tratamento com aplicação prática dos métodos e técnicas de avaliação e recursos fisioterapêuticos para o tratamento, bem como a análise e elaboração de elementos preventivos.

Fisioterapia

9ª série

Politicas públicas, responsabilidade social, politicas de saúde, fiscalização em saúde, epidemiologia e pesquisa em saúde, sus, ciência e tecnologia; história do conhecimento científico; filosofia da ciência; raciocínio lógico-dedutivo e solução de problemas; principais paradigmas de ciência e suas aproximações com a produção do conhecimento; saber científico e saber popular; métodos e técnicas atuais para o desenvolvimento e divulgação das pesquisas científicas. Normatização e medidas de biossegurança; classificação de materiais e riscos de contaminação no atendimento pré-hospitalar. Diferenças e métodos de socorro, resgate e atendimento pré-hospitalar; suporte básico de vida em situações clínicas e traumáticas; avaliação inicial e secundária no atendimento pré-hospitalar; semiologia e a importância da avaliação em fisioterapia, especificamente nas áreas de dermato-funcional, pneumologia, cardiovascular, uroginecologia-obstetríca e proctologia; abordagem e interpretação de exames complementares aplicados nestas áreas; origem e evolução da vida; organização morfológica e fisiológica da célula; síntese e processos metabólicos em nível biomolecular e sistêmico; leis e mecanismos da transmissão gênica e suas interferências na formação normal e anômala dos organismos vivos; aspectos fundamentais da macroscopia e microscopia do corpo humano; desenvolvimento embrionário; morfologia do organismo normal, das variações e das relações entre os níveis celulares e sistêmicos dos organismos humanos; semiologia, avaliação em fisioterapia e interpretação de exames complementares nas áreas de neurologia, ortopedia, traumatologia, desportiva e reumatologia; discussão e estudo das políticas de saúde no contexto histórico-sócio-econômico do brasil, epidemiologia, indicadores, modelos assistenciais, prevenção e promoção da saúde; caracterização dos

Page 23: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

componentes ósteo-mio-articulares, estruturas, funções fisiológicas, patológicas, farmacologica geral e aplicada; aspectos morfofisiológicos, patológicos dos sistemas corporais e suas relações farmacológicas; conceitos básicos em psicobiologia; sistemas promotores e controladores do comportamento; bases biológicas das funções cognitivas e comportamentais do ser humano; estudo do movimento através dos princípios biofísicos e biomecânicos, cadeias cinéticas, componentes do controle motor, classificação dos músculos e fatores que influenciam em sua potência funcional, análise cinesiológica e muscular dos movimentos articulares envolvidos biomecanicamente e fisiologicamente durante a execução do movimento; princípios básicos Em fisiologia do exercício; reações sistêmicas ao exercício - adaptações respiratórias, cardiovasculares, musculares e neuroendócrinas; características biológicas dos organismos patogênicos, suas interações com o organismo humano e a resposta deste mediada pelo sistema imunológico; métodos laboratoriais utilizados na prática clínica investigativa para diagnóstico dos agravos; introdução aos recursos fisioterapêuticos: identificação, efeitos fisiológicos, indicações, contra-indicações, determinação dos cuidados, precauções e descrição da técnica de aplicação dos recursos em eletro-termo-fototerapia e introdução a cinesioterapia; estruturas neuro-anatômicas; as características histológicas dos tecidos e órgãos do sistema nervoso; as afecções do sistema nervoso central e periférico; os processos neurofisiopatológicos e neuroquímicos nas patologias mais comuns na atuação fisioterapêutica; estudo e análise das disfunções do sistema osteo-mio-articular, lesões traumáticas, neuropediatricas e demais distúrbios do aparelho locomotor; avaliação e tratamento com aplicação prática dos métodos e técnicas de avaliação e recursos fisioterapêuticos para o tratamento, bem como a análise e elaboração de elementos preventivos; estudo do homem a partir do movimento, considerando as relações do sujeito com o outro, com a cultura, com os signos, os símbolos e os papéis; considerações gerais acerca da motricidade humana; corpo e subjetividade; corpo e constituição do sujeito; diagnóstico e sistematização de necessidades de saúde de comunidades; planejamento e desenvolvimento de metodologias de intervenção em atenção básica; efeitos fisiológicos, indicações, contra-indicações, precauções e descrição da técnica de aplicação dos recursos em cinesioterapia, mecanoterapia, hidroterapia e recursos manuais. estudo e análise das disfunções da saúde do trabalhador, desportivas, neurológicas, dermatológicas, metabólicas, endócrinas, ginecológicas (mastologia), obstétricas, urológicas, proctológicas; avaliação, tratamento clínico e fisioterapeutico, com aplicação prática dos métodos e técnicas de avaliação e recursos fisioterapêuticos, bem como a análise e elaboração de elementos preventivos contra estas afecções; concepções de ética, bioética e cidadania na fisioterapia para o exercício profissional; a fisioterapia e suas entidades de classe; estudo e análise das disfunções decorrentes do processo de envelhecimento: senescência e senilidade, cardiológicas e angiovasculares, respiratórias pré e pós-operatória e reumatológicas. Avaliação e tratamento com aplicação prática dos métodos e técnicas de avaliação e recursos fisioterapêuticos para o tratamento, bem como a

Page 24: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

análise e elaboração de elementos preventivos; características e atitudes do empreendedor; registro e fechamento de empresa e consultório; encargos e obrigações; os aspectos ambientais; o mercado e a gestão pública e privada; princípios da administração e do planejamento financeiro público e privado; áreas de administração em fisioterapia; plano de negocio: finalidade, estrutura e apresentação; conhecimento e execussão de métodos e técnicas de avaliação e tratamento terapêutico nos diversos campos da fisioterapia, aplicando estes conhecimentos a atenção básica, promoção, recuperação da saúde e reabilitação do paciente.

Fisioterapia Mossoró 3ª

Questionários; Diagnóstico cinético funcional, cirtometria, paquimetria, perimetria e medidas de mmii goniometria. tfm, teste de encurtamento e testes especiais Avaliação do ombro, cotovelo, punho e mão Avaliação da coluna, postura e marcha Homeostase, bioeletrogênese, Sinapse, Farmacocinética e farmacodinâmica, Drogas que atuam no sistema nervoso central, Contração muscular Sistema nervoso autônomo Generalidades e particularidades ósseas, articulares e musculares; Coluna; Ombro; Cotovelo; Punho e mão. Apresentação do conceito saúde Indicadores de saúde, riscos e agravos. Epidemiologia Níveis de prevenção e ações em saúde (promoção, proteção e recuperação) Educação em saúde Planejamento – métodos assistenciais Estratégia em saúde

Page 25: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Fisioterapia Mossoró 5ª

- tipos e conceitos das lesões musculoesqueléticas - reparação e cicatrização dos tecidos musculoesqueléticos - fraturas: osteogênese e consolidação - avaliação física em ortopedia - noções de imagens em ortopedia e traumatologia - eletro-termo-fototerapia aplicada a ortopedia e traumatologia - cinesioterapia aplicada a ortopedia e traumatologia - avaliação e tto pós-fratura - lesões, avaliação e tto da coluna vertebral. - lesões, avaliação e tto do cotovelo, punho e mão. - lesões, avaliação e tto do ombro. - lesões, avaliação e tto da cintura e quadril. - lesões, avaliação e tto do joelho. - lesões, avaliação e tto tornozelo e pé. - avaliação e tto de amputações em mmii - hidroterapia aplicada à ortopedia - abordagem fisioterapêutica no ambiente hospitalar - história do corpo - a presença do corpo - pedagogias do corpo - história da psicomotricidade - desenvolvimento neuropsicomotor - abordagem fisioterapêutica na síndrome de down Neonatologia - abordagem fisioterapêutica nas distrofias musculares - fnp - bobath .- introducão a hidroterapia (bad ragaz, watsu, halliwick)

Page 26: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Fisioterapia Mossoró

Afecções mais comuns na geriatria atendimento domiciliar no idoso dor no idoso prescrição de atividades em geriatria Saúde do idoso sarcopenia Fisioterapia nas síndromes coronarianas; fisioterapia nas insuficiências cardíacas; avaliação pré-participação em candidatos a reabilitação; avaliação clínica e funcional em cardiologia; testes funcionais e incrementais de mmss e mmii; farmacologia aplicada a cardiologia do exercício; prescrição de exercício para cardiopatas. Classificação das doenças reumáticas, revisão fisiológica das articulações/semiologia em reumato, abordagem fisioterapêutica na fibromialgia, abordagem na osteoartrite, abordagem nas espondiloartropatias e algias da coluna, abordagem nas artrites, abordagem nas doenças reumáticas dos tecidos moles, síndrome dolerosa complexa regional, abordagem na osteoporose, abordagem fisioterapêutica do adulto, esporte e lazer x manutenção das avds. Revisão de anatomia e fisiologia avaliação pneumologica técnicas em fisioterapia respiratória mhb / nebulização e aspiração técnicas em fisioterapia respiratória mrp espirometria de incentivo, threshold, farmacologia em pneumologia exame de imagem oxigenoerapia ventilação mecânica (invasiva e não invasiva) Introdução à ética, deontologia e bioética exibição de filme para discussão de aspectos éticos bioética e saúde pública / sus bioética e direitos humanos humanização da saúde profissionalismo: direito a informação, privacidade e segredo profissional. autarquias e entidades de classe em fisioterapia; leis 938/69 e 6.316/75 resoluções coffito-8/78; coffito-80/87; coffito-139/92; crefito 2-03/92

Page 27: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Fisioterapia Mossoró 9ª

Fibromialgia, artrite gotosa, osteoatrite, lesão de lca, osteoporose/fratura de quadril, avaliação e tratamento das lesões do punho e mão, fisioterapia no pré e pós operatório de fratura de mmii e mmss, alterações posturais, tipos de fixadores externos Avaliação e tratamento fisioterapêutico em: paciente com avc; tce; lesão medular; guillain barré; técnicas/condutas fisioterapêuticas para pacientes neurológicos; avaliação neurológica no âmbito hospitalar. Avaliação e tratamento fisioterapeutico em: paralisia cerebral, paralisia braquial obstétrica, mielomeningocele, artrogripose, epidermolise bolhosa, síndrome de rett, sindrome de west, síndrome de down e distrofia muscular. Abordagem fisioterapêutica no período gestacional, parto e pós-parto, avaliação da gestante e da puérpera, objetivos e condutas de tratamento fisioterapêutico no período gestacional e puerpério, orientações respiratórias no trabalho de parto.

Farmácia 3ª

Politicas publicas em saúde e sustentabilidade ambiental; biossegurança e fatores de risco. abordagem primária em vítimas clínica e traumatizada. Sinais vitais. Precauções básicas e acidentes ocupacionais. Classificação de spalding – processamento e reprocessamento de materiais. - gerenciamento de residuos.evolução química e estrutura e função de moléculas inorgânicas . Evolução biológica e funcionalidade celular i e ii. estrutura e função de biomoléculas orgânicas introdução ao processo metabólico da célula //. Atividade sobre equilíbrio ácido-base. A desintoxicação e suas funções no organismo. Principais funções orgânicas. Estudo dos hidrocarbonetos: conceito, classificação.estudo dos hidrocarbonetos: nomenclatura dos hidrocarbonetos saturados e insaturados. - análise conformacional de compostos cíclicos e acíclicos. estereoquímica: classificação - quiralidade - enanciômeros e diastereoisômeros. Previsão do número de estereoisômeros e nomenclatura. Importância do esteroisômeros na estrutura dos fármacos. Construção de mapa conceitual sobre o tema apresentado. Estudo dos compostos aromáticos: benzeno e aromaticidade. Nomenclatura. - reações de substituição eletrofílica aromática, efeito de substituintes, reatividade e orientação. Estudo dos álcoois: nomenclatura, propriedades físicas e químicas e principais reações. reações de álcoois. Aplicações de álcoois e fenóis na indústria farmacêutica. Aldeídos e cetonas: nomenclatura, propriedades físicas e químicas e principais mecanismos de reação. Ácidos carboxílicos e derivados: nomenclatura, acidez e propriedades físicas e químicas. Homeostasia. Organização do corpo humano. potenciais de ação e sinapse. Sinapse e neurotransmissores. potenciais de ação e sinapse. sistema nervoso: cérebro e cerebelo. Sensibilidade sinestésica. Sistema locomotor: grupos musculares, esqueletos apendicular e axial. Sistema neuroendócrino

Farmácia 5ª

Politicas publicas em saúde e sustentabilidade ambiental; alvos moleculares da ação dos fármacos: proteínas, enzimas, substratos metabólicos. Aspectos gerais da ação dos fármacos: propriedades estruturais envolvidas no reconhecimento molecular.aspectos gerais da ação dos fármacos: influências das propriedades físico-químicas. a origem dos fármacos: os produtos naturais e a química

Page 28: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

medicinal moderna.métodos extrativos de produtos naturais: infusão, decocção, maceração e percolação.origem, química biossíntese e importância farmacêutica de produtos naturais: carboidratos, glicosídeos, taninos, saponinas e xantinas. esteróides, terpenóides, flavonóides e cumarinas, alcalóides e quinonas.concepção homeopática do processo saúde-doença. Farmacologia homeopática. Medicamento homeopático. Classificação das formas farmacêuticas/ operações farmacêuticas.vias de administração/ pele e permeabilidade cutânea. Matérias primas para medicamentos e cosméticos. Conservação e estabilidade/ incompatibilidade em cosméticos.técnicas para manipulação de líquidos.conceitos básicos aplicados à química analítica. Equipamentos comuns e reagentes. Amostra e amostragem. balança analítica e seu uso. Erros e tratamento dos dados analíticos. Medidas de volumes. Calibração de vidrarias volumétricas. Métodos gerais de análise quantitativa: volumetria. Métodos gerais de análise quantitativa: gravimetria.

Farmácia 7ª

Politicas publicas em saúde e sustentabilidade ambiental; espectrofotometria e técnica de pipetagem. Enzimas de interesse clínico. Dosagem de alt e ast. Dosagem de ggt. controle de qualidade .proteínas plasmáticas .dosagem de amilase, fosfatase alcalina egama-gt.dosagem de proteínas totais e albumina .diabetes: classificação e diagnóstico laboratorial. Dosagem de glicose e hemoglobina glicada. Substâncias nitrogenadas não proteicas. Metabolismo dos lipídios. Dislipidemias. Marcadores tumorais. Função hepática. Dosagem de ureia, creatinina e clearence de creatinina. dosagem de colesterol total.dosaem de triglicerídeos e dosadem de hdl e cálculo de ldl e vldl .dosagem de uricosúria .politica nacional de medicamentos. Farmacologia do sna e snc. Gerenciamento da farmacia hospitalar i: programação e seleção de medicamentos.assistência farmacêutica: ciclo logistico. Legislação em farmácia hospitalar. farmacoepidemiologia e farmacoeconomia.seleção de medicamentos. Medicamentos isentos de prescrição. Farmacologia clinica do sistema digestivo. gestão ambiental dos residuos nos servicos de saúde. Aquisição de medicamentos. Uso racional de medicamentos. toxicocinética: absorção, distribuição, biotransformação e eliminação de agentes tóxicos. Agentes tóxicos e intoxicação: conceitos, classificação e fases da intoxicação. Mecanismos de ação tóxica. Introdução às análises toxicológicas: importância, objetivo, característas, importância, métodos mais usados. Boas práticas de análises toxicológicas. Curva de calibração. toxicologia ocupacional: controle de exposição ocupacional: finalidade, formas dos contaminantes, padrões de segurança. Monitorização ambiental e monitorização biológica.exposição ocupacional aos solventes orgânicos: benzeno, xileno e tolueno. controle da exposição ocupacional ao mercúrio e arsênico .substâncias metemoglobinizantes .exposição ocupacional ao chumbo. Controle bioquímico do chumbo. Legislação sanitária lei 5991 /73 lei 6360 /76 decreto 74170 /74 decreto 79094 /77 lei 6437 /77.decreto 3961 de 2001.vigilância sanitária. Sistema nacional de vigilância sanitária. Farmácia, drogaria e industria farmacêutica atualização sngpc . rdc 44/09 atualizações . farmacia de manipulação rdc 67/07, rdc 87/08 e rdc 33/00. Portaria 802 de 1998.

Page 29: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Farmácia 9ª

Politicas publicas em saúde e sustentabilidade ambiental; anemias carenciais e hemolíticas, hemoglobinopatias, serie granulocitária, alterações morfológicas dos leucócitos. gonatrofina coriônica, dengue, diagnóstico imunológico das principais doenças infecciosas. Esterilização e desinfecção, coleta em microbiologia, urocultura, coleta de material microbiológico, coloração de gram e ziehl-neelsen, meios de culturas, coprocultura, hemoculturas, vaginose citolitica, hpv, flora vaginal, agentes etiologicos relacionados a infecção cervico vaginal, ascaris lumbricoides, entamoeba,toxoplasmose, ancilostomiase, enterobiose, tripanossoma cruzie , esquistosoma mansoni, malária,trypanosoma cruzi. metodos de diagnóstico utilizados em parasitologia. Coleta de enzimas de interesses clinico, diabetes, substancias nitrogenadas não proteicas, uroanálise.

Medicina 3ª

Temas gerais: arte e cultura e sociodiversidade e vida urbana/rural; temas do seminário de integração iii relacionados às áreas de hematologia, geriatria, doenças infecciosas e neurologia integrados com as disciplinas da série (queda em idoso, febre e hemoptise, coagulopatias e doença desmielinizante).

Medicina 4ª

Temas gerais: arte e cultura e sociodiversidade e vida urbana/rural; temas do seminário de integração iv relacionados às áreas de hematologia, geriatria, doenças infecciosas e neurologia integrados com as disciplinas da série (queda em idoso, febre e hemoptise, coagulopatias e doença desmielinizante).

Medicina 5ª

Temas gerais: arte e cultura e sociodiversidade e vida urbana/rural; temas do seminário de integração v relacionados às áreas de hematologia, geriatria, doenças infecciosas e neurologia integrados com as disciplinas da série (queda em idoso, febre e hemoptise, coagulopatias e doença desmielinizante).

Medicina 6ª

Temas gerais: arte e cultura e sociodiversidade e vida urbana/rural; temas do seminário de integração vi relacionados às áreas de hematologia, geriatria, doenças infecciosas e neurologia integrados com as disciplinas da série (queda em idoso, febre e hemoptise, coagulopatias e doença desmielinizante).

Medicina 7ª

Temas gerais: arte e cultura e sociodiversidade e vida urbana/rural; temas do seminário de integração vii relacionados às áreas de hematologia, geriatria, doenças infecciosas e neurologia integrados com as disciplinas da série (queda em idoso, febre e hemoptise, coagulopatias e doença desmielinizante).

Medicina 8ª

Temas gerais: arte e cultura e sociodiversidade e vida urbana/rural; temas do seminário de integração viii relacionados às áreas de hematologia, geriatria, doenças infecciosas e neurologia integrados com as disciplinas da série (queda em idoso, febre e hemoptise, coagulopatias e doença desmielinizante).

Nutrição 3ª

Relação da criança com o alimento: amamentação, concepção da existência da mãe alimentadora adolescência, corpo e alimentação o processo de envelhecimento e a alimentação hospitalização: efeitos psicológicos e atuação do nutricionista

Page 30: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

alimentação, luto e desamparo corpo, psique, cultura e alimentação o grupo familiar e a formação dos hábitos alimentares equações do 1° e 2° graus e suas aplicações estudo dos logaritmos - função do 1° grau - noções básicas e aplicações grandezas proporcionais funções do 2º grau - noções básicas e aplicações introdução a bioestatística - variável, apuração de dados, população e amostra. técnicas de amostragem. Planejamento experimental. Apresentação de dados em tabelas e em gráficos processo inflamatório e imunoglobulinas. Interpretação de laudos de pcr e vias de transmissão e principais vias de transmissão de doenças resposta imune as bactérias, vírus, fungos e parasitas. Morfologia, fisiologia e genética das bacteriana esterilização e agentes químicos sobre as bactérias aspectos gerais de protozoários nutrição e gastronomia: funcional e molecular e suas especificidades. Gastronomia diet e light e hospitalar. Boas práticas de manipulação de alimentos. Ficha técnica de preparo: aplicação, execução, indicadores, informação nutricional tipos de cardápios e eventos. Cereais, leguminosas, carnes e óleos e gorduras sistema nervoso: medula espinal e nervos espinais homeostasia sistema nervoso: tronco encefálico e nervos cranianos, sinapses e neurotransmissores, bioeletrogênese, diencéfalo, cerebelo e telencéfalo, meninges, líquor e irrigação do snc ( anestesias medulares meningite e ave) pressão arterial sistêmica e hipertensão reflexos inflamação e reparo sistema nervoso - snc; sistema nervoso autônomo - sna distúrbios dos líquidos corporais endócrino: eixo hipotálamo hipofisário, glândulas endócrinas (tireóide, paratireóides), glândulas endócrinas (pâncreas, adrenais e horm. da lactação)

Page 31: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Nutrição 5ª

Relação da criança com o alimento: amamentação, concepção da existência da mãe alimentadora adolescência, corpo e alimentação o processo de envelhecimento e a alimentação hospitalização: efeitos psicológicos e atuação do nutricionista alimentação, luto e desamparo corpo, psique, cultura e alimentação o grupo familiar e a formação dos hábitos alimentares equações do 1° e 2° graus e suas aplicações estudo dos logaritmos - função do 1° grau - noções básicas e aplicações grandezas proporcionais funções do 2º grau - noções básicas e aplicações introdução a bioestatística - variável, apuração de dados, população e amostra. técnicas de amostragem. Planejamento experimental. Apresentação de dados em tabelas e em gráficos processo inflamatório e imunoglobulinas. Interpretação de laudos de pcr e vias de transmissão e principais vias de transmissão de doenças resposta imune as bactérias, vírus, fungos e parasitas. Morfologia, fisiologia e genética das bacteriana esterilização e agentes químicos sobre as bactérias aspectos gerais de protozoários nutrição e gastronomia: funcional e molecular e suas especificidades. Gastronomia diet e light e hospitalar. Boas práticas de manipulação de alimentos. Ficha técnica de preparo: aplicação, execução, indicadores, informação nutricional tipos de cardápios e eventos. Cereais, leguminosas, carnes e óleos e gorduras sistema nervoso: medula espinal e nervos espinais homeostasia sistema nervoso: tronco encefálico e nervos cranianos, sinapses e neurotransmissores, bioeletrogênese, diencéfalo, cerebelo e telencéfalo, meninges, líquor e irrigação do snc ( anestesias medulares meningite e ave) pressão arterial sistêmica e hipertensão reflexos inflamação e reparo sistema nervoso - snc; sistema nervoso autônomo - sna distúrbios dos líquidos corporais

Page 32: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

endócrino: eixo hipotálamo hipofisário, glândulas endócrinas (tireóide, paratireóides), glândulas endócrinas (pâncreas, adrenais e horm. da lactação) avaliação nutricional, recomendações nutricionais, planejamento de dieta e adequação dietoterápica no grupo materno infantil; avaliação nutricional, recomendações nutricionais, planejamento de dieta e adequação dietoterápica na infância e adolescência; aspectos epidemiológicos e estratégias de intervenção dos problemas nutricionais de saúde pública; fichas técnicas de preparações; história e técnicas gastronômicas aplicadas à nutrição; variações no valor nutritivo dos alimentos;

Nutrição 7ª

Ferramentas de educação nutricional; ética profissional: virtude, dever e conduta ética; epidemiologia nutricional (problemas e agravos nutricionais mais prevalentes); políticas de saúde no brasil e política nacional de alimentação e nutrição; conhecimentos e entendimento do funcionamento do sistema gastrointestinal; tecnologia e análise de alimentos; recomendações de energia, macro e micronutrientes; análise e adequação de dietas para indivíduos adultos saudáveis; nutrição e gastronomia: funcional e molecular e suas especificidades; ficha técnica de preparo: aplicação, execução, indicadores, informação nutricional segurança alimentar: boas práticas, conceito, classificação, definições de higiene em serviços de alimentação; higiene ambiental, biofilme e higiene de alimentos. procedimentos operacionais padronizados; legislação na área de alimentos; boas práticas e elaboração de instruções de trabalho, pops e manual de boas práticas; planejamento e gestão de unidades de alimentação de nutrição (uans) caracterização e planejamento de cardápios para coletividades; vigilância sanitária: definição campo de atuação, com ênfase para alimentos, estrutura hierárquica (organograma), instrumentos legais; interação farmáco x nutriente; avaliação nutricional, recomendações nutricionais, planejamento de dieta e adequação dietoterápica no grupo materno infantil; avaliação nutricional, recomendações nutricionais, planejamento de dieta e adequação dietoterápica na infância e adolescência; avaliação nutricional, determinação das recomendações, consumo e necessidades nutricionais, orientação da alimentação e planejamento de dietas, suporte nutricional e dietoterapia no grupo adulto; avaliação nutricional, determinação das recomendações, consumo e necessidades

Page 33: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

nutricionais, orientação da alimentação e planejamento de dietas, suporte nutricional e dietoterapia no grupo geriátrico; princípios da nutrição aplicada à atividade física; conceitos e fundamentos básicos da nutrição experimental; estudo da biodisponibilidade de nutrientes: macro e micronutrientes.

Nutrição Conteúdo geral

Ecologia e biodiversidade; arte, cultura e filosofia; mapas geopolíticos e socioeconômicos; globalização; políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável; redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor; sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão; exclusão e minorias, relações de gênero, vi da urbana e rural; democracia e cidadania, violência, terrorismo; avanços tecnológicos, inclusão/exclusão digital, relações de trabalho; tecnociência; propriedade intelectual, mídias e tratamento da informação.

Page 34: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Nutrição Mossoró 3ª

Fundamentos de matemática: equações e funções. O método estatístico. Tipos de variáveis e população e amostra. População e amostra - dimensionamento de uma amostra. Estatística gráfica - séries estatísticas e gráficos estatísticos. Distribuições de frequências. Introdução ao mecanismo de agressão e defesa Imunidade inata Imunidade especifica Prática pcr e visualizaçao de células sanguíneas Reações de hipersensibilidade Citologia e morfologia bacteriana Introdução ao estudo da psicologia: interface com a nutrição. Orientação projeto interdisciplinar Aspectos psicossociais; cultura; visão psicossomática e impactos na vida cotidiana. Transtornos alimentares Aspectos psicossociais; cultura; visão psicossomática e impactos na vida cotidiana Transtornos alimentares diante do processo saúde-doença: obesidade Transtornos alimentares diante do processo saúde-doença: anorexia e bulimia Estudo dos aspectos psicossociais do processo saúde e doença. Homeostase bioeletrogênese desequilíbrio celular sinapse Medula espinal, tronco encefálico e cerebelo. Noções de fármacos/ vias de administração de medicamentos / farmacocinética Diencéfalo e telencéfalo Farmacocinética e farmacodinâmica drogas que atuam no snc mouse party Contração muscular esquelética – papel do sns contração muscular lisa – papel do s Estudo de caso parkinson e esquizofrenia Gastronomia e sua história. nutrição e gastronomia: funcional e molecular e suas especificidades Densidade dos alimentos; utilização de utensílios e mesa formal. orientações do projeto interdisciplinar Elaboração de ficha técnica de preparações. Tipos de cardápios, tipos de calor; grupos de alimentos; lista de equivalentes. Grupos de alimentos: leite e ovos; orientações do Grupos de alimentos:carnes; tipos de cortes; combinações gastronômicas: vinhos e os tipos de carnes.

Page 35: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Nutrição Mossoró 5ª

Conceitos fundamentais: pobreza, fome e desnutrição - transição alimentar e nutricional no Brasil - aspectos epidemiológicos e intervenções nutricionais para anemia ferropriva - aspectos epidemiológicos e intervenções nutricionais para hipovitaminose a - aspectos epidemiológicos e intervenções nutricionais para doenças da deficiência de iodo - aspectos epidemiológicos e intervenções nutricionais para dcnt, sobrepeso, obesidade e desnutrição - atuação do nutricionista na rede pública de saúde - política nacional de alimentação e nutrição. Aspectos fisiológicos e nutricionais na infância - métodos de avaliação nutricional da criança (avenida antropométrica, avenida consumo alimentar, avenida clínica) - semiologia nutricional - recomendações nutricionais e cálculo do vct p/ pré-escolares e escolares - aspectos fisiológicos na adolescência (crescimento e maturação sexual) Gastronomia e sua história. Nutrição e gastronomia: funcional e molecular e suas especificidades Densidade dos alimentos; utilização de utensílios e mesa formal. Orientações do projeto interdisciplinar Elaboração de ficha técnica de preparações. Tipos de cardápios, tipos de calor; grupos de alimentos; lista de equivalentes. Grupos de alimentos: leite e ovos; orientações. Grupos de alimentos: carnes; tipos de cortes; combinações gastronômicas: vinhos e os tipos de carnes. Aspectos fisiológicos/fisiopatologia da gestação. Assistência nutricional no pré-natal. Aspectos fisiológicos/fisiopatologia da lactação Assistência nutricional no pré-natal Principais fatores de risco na gestação. Práticas alimentares nas situações comuns da gestação mportância e aplicação do recordatório 24hs- gestantes/lactantes. Avaliação nutricional das gestantes adultas e adolescentes. Indicadores bioquímicos na gestação. dri's p/ gestantes e nutrizes. Necessidades nutricionais e cálculo do vct de gestantes e nutrizes. Necessidades nutricionais e cálculo do vct de gestantes e nutrizes. plano alimentar para gestantes/lactantes Apresentação do módulo / aspectos fisiológicos e nutricionais na infância / métodos de avaliação nutricional da criança / semiologia nutricional Métodos de avaliação nutricional na infância (antropometria e uso das curvas de crescimento)

Page 36: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Inquéritos alimentares / recomendações nutricionais e cálculo de vct para pré-escolares e escolares / aula prática: medidas antropométricas Recomendações nutricionais e cálculo de vct p/ pré-escolares e escolares / indicadores bioquímicos na infância e adolescência / Avaliação nutricional na infância Aspectos fisiológicos na adolescência (crescimento e maturação sexual) / hábitos e práticas alimentares na infância e adolescência.

Nutrição Mossoró 7ª

Dietoterapia na nutrição clínica, finalidade, importância, prescrição dietética, princípios. Modificações da dieta normal. Dietas progressistas hospitalares. dietoterapia nas enfermidades orais, esofágicas, gástricas, entéricas e glândulas anexas. dietoterapia do diabetes e suas complicações. Dietoterapia na obesidade. dietoterapia nas enfermidades cardiovasculares. Dietoterapias nas nefropatias agudas e crônicas. dietoterapia nas litíases urinárias e gotas. dietoterapias nas queimaduras. dietoterapias no traumatismo. dietoterapiasno pós-operatório. dietoterapia nos erros inatos do metabolismo. dietoterapia na alergia alimentar. dietoterapia nas doenças neoplásicas. dietoterapia na aids. dietoterapia nas doenças do sistema nervoso. Objetivos gerais e específicos da unidade de alimentação e nutrição, número de refeições, tipo de serviço oferecido, clientela atendida, etc Aspectos físicos em unidades de alimentação e nutrição e sua relação com bpf Atividades da uan relacionada com as diversas funções administrativas: planejamento, organização, coordenação, comando, controle e avaliação. Observar a uan e seu funcionamento relacionando aos aspectos de pessoal, físicos e de equipamentos, analisando criticamente e sugerindo melhorias; Aspectos físicos em unidades de alimentação e nutrição Gestão de pessoal em unidades de alimentação e nutrição Saúde dp trabalhador - pat

Page 37: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Nutrição Mossoró 8ª

Conceitos fundamentais: pobreza, fome e desnutrição. - transição alimentar e nutricional no Brasil - aspectos epidemiológicos e intervenções nutricionais para anemia ferropriva - aspectos epidemiológicos e intervenções nutricionais para hipovitaminose a - aspectos epidemiológicos e intervenções nutricionais para doenças da deficiência de iodo - aspectos epidemiológicos e intervenções nutricionais para dcnt, sobrepeso, obesidade e desnutrição. - atuação do nutricionista na rede pública de saúde - política nacional de alimentação e nutrição - indicadores de insegurança alimentar e nutricional - sistema de vigilância alimentar e nutricional (sisvan) - programas de alimentação e nutrição na atenção básica em saúde - grandes estudos populacionais de alimentação e nutrição - custo, acesso e cobertura nutricional da cesta básica.

Fonoaudiologia 3ª

Politicas públicas e responsabilidade social. Politicas de saúde, SUS, patologias da linguagem oral relacionadas à infância, diagnóstico das patologias oral relacionada a infância, afasia.aspectos biológicos esculturais do comportamento, bases históricas e fisiológicas do comportamento. anatomofisiologia do sistema estomatognático, funções estomatognáticas e suas interrelações. Sistema nervoso. Sensibilidade. Sistema locomotor.

Fonoaudiologia 5ª

Politicas públicas e responsabilidade socialemissão otoacústica, triagem auditiva e potencial evocado.diagnóstico e terapia das patologias oral. Diagnóstico das patologias da leitura e escrita.avaliação vocal.estruturas do sistema nervoso responsável pelo controle motor, reflexos e paralisia cerebral. Avaliação audiológoca básica. anatomofisiologia do sistema estomatognático, funções estomatognáticas e suas interrelações.diagnóstico e terapia em motricidade orofacial.

Fonoaudiologia 7ª Politicas públicas e responsabilidade social.anatomofisiologia do sistema estomatognático, sistema nervoso e auditivo,avaliação e terapia fonoaudiológica. Avaliação audiológica. Níveis de atenção.

Odontologia 3ª

Políticas públicas e responsabilidade social; ciência, tecnologia e inovação; aspectos biomoleculares e desenvolvimento morfofuncional dos sistemas corporais com ênfase no sistema estomatognático; mecanismos de agressão e defesa; biossegunrança e ergonomia; políticas de saúde no Brasil; organização da saúde bucal na atenção básica; gerenciamento e planejamento em saúde e epidemiologia; metodologia científica.

Odontologia 4ª Políticas públicas e responsabilidade social; ciência, tecnologia e inovação; aspectos biomoleculares e desenvolvimento morfofuncional dos sistemas corporais com ênfase no sistema estomatognático; mecanismos de agressão e defesa; políticas de saúde,

Page 38: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

epidemiologia, bioética, exercício profissional em odontologia, ergonomia e doenças ocupacionais; metodologia científica; morfologia dos grupos dentários, instrumental, métodos e técnicas dos preparos cavitários; lesões de boca, exames complementares e sinais vitais, biossegurança, aspectos histológicos, fisiológicos e patológicos do periodonto, patologia da polpa e periápice, exame clínico e evidenciação do biofilme; radiologia convencional e digital; endodontia em dentes anteriores, educação em saúde; cárie dentária, prevenção da cárie e da doença periodontal.

Odontologia 5ª

Políticas públicas e responsabilidade social; ciência, tecnologia e inovação; aspectos biomoleculares e desenvolvimento morfofuncional dos sistemas corporais com ênfase no sistema estomatognático; mecanismos de agressão e defesa; políticas de saúde, educação em saúde, epidemiologia, bioética, exercício profissional em odontologia, ergonomia e doenças ocupacionais; metodologia científica; morfologia dentária e preparos cavitários, materiais e técnicas restauradoras; afecções dentárias, exame clínico e prontuário odontológico, identificação humana e sua importância legal, doenças infectocontagiosas, biossegurança; tratamento endodôntico, radiologia convencional e digital, diagnóstico nas técnicas de imagens especiais, de localização e de técnicas extrabucais, terapêutica medicamentosa; etiopatogenia, diagnóstico, prevenção e tratamento da cárie e doença periodontal, lesões orais, teciduais e consequências anátomo-patológicas, diagnóstico complementar e anestesiologia.

Odontologia 7ª

Políticas públicas e responsabilidade social; ciência, tecnologia e inovação; aspectos biomoleculares e desenvolvimento morfofuncional dos sistemas corporais com ênfase no sistema estomatognático; mecanismos de agressão e defesa; políticas de saúde, epidemiologia, planejamento em saúde e educação em saúde, bioética, exercício profissional em odontologia, ergonomia e doenças ocupacionais; metodologia científica; morfologia dentária e preparos cavitários, materiais e técnicas restauradoras; afecções dentárias, exame clínico e prontuário odontológico, identificação humana e sua importância legal, doenças infectocontagiosas, biossegurança; tratamento endodôntico, radiologia convencional e digital, diagnóstico nas técnicas de imagens especiais, de localização e de técnicas extrabucais, terapêutica medicamentosa; etiopatogenia, diagnóstico, prevenção e tratamento da cárie e doença periodontal; oclusão; lesões orais, teciduais e consequências anátomo-patológicas, diagnóstico complementar, anestesiologia e suporte básico à vida; humanização nos serviços de saúde, código de ética odontológica, propedêutica, cirurgia odontológica e suas complicações; tratamentos com prótese parcial fixa; cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, diagnóstico, prevenção e tratamento em odontopediatria, crescimento e desenvolvimento crânio-facial; plano de tratamento integrado em odontologia.

Odontologia 9ª

Políticas públicas e responsabilidade social; ciência, tecnologia e inovação; aspectos biológicos, bioquímicos, genéticos, anatômicos, embriológicos e histopatológicos do organismo humano, com ênfase na área de cabeça e pescoço; microbiologia, imunologia e parasitologia; políticas de saúde, epidemiologia, planejamento em saúde e educação em

Page 39: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

saúde; ética e bioética, exercício profissional em odontologia, ergonomia e doenças ocupacionais; metodologia científica; anatomia dentária e preparos cavitários, materiais e técnicas restauradoras; afecções dentárias, exame clínico e prontuário odontológico, doenças infectocontagiosas, biossegurança; tratamento endodôntico, radiologia convencional e digital, diagnóstico nas técnicas de imagens especiais, de localização e de técnicas extrabucais, terapêutica medicamentosa; etiopatogenia, diagnóstico, prevenção e tratamento da cárie e doença periodontal; oclusão e disfunção; lesões orais, teciduais e consequências anátomo-patológicas, diagnóstico complementar, anestesiologia; humanização nos serviços de saúde, propedêutica, cirurgia odontológica e suas complicações; tratamentos com prótese parcial fixa, removível e total; cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, implantodontia; diagnóstico, prevenção e tratamento em odontopediatria e ortodontia; plano de tratamento integrado em odontologia.

Serviço social 3ª

Os fundamentos teórico-metodológicos e culturais do serviço social e a incorporação de matrizes fundantes para conhecimento do social. A ruptura com o conservadorismo teórico-político em direção à dialética. Questões teórico-metodológicas no debate do serviço social nos anos 1980 e a construção do novo projeto ético-político profissional. As repercussões das modificações societárias - crise do marxismo e a pós modernidade - e seus rebatimentos no debate do projeto ético político do serviço social. A pesquisa como dimensão constitutiva do trabalho do assistente social. A centralidade do trabalho na sociedade de produção capitalista: demarcações conceituais e mudanças históricas. O trabalho como categoria fundante do ser social e reprodução social no capitalismo. A divisão social do trabalho e o processo histórico. Trabalho produtivo e improdutivo. A crise do trabalho: novas configurações e transformações no mundo do trabalho. O contexto brasileiro para a construção da constituição de 1988 e o sistema de proteção social brasileiro. O contexto brasileiro para a construção da constituição de 1988 e o sistema de proteção social brasileiro. O processo de regulamentação da política de assistência social - pnas na realidade brasileira. Base sobre a norma operacional básica das suas. O contexto atual da política de assistência social na realidade brasileira e no rio grande do norte. Divisão do trabalho e serviço social. O significado do serviço social na divisão social e técnica do trabalho. O serviço social enquanto trabalho coletivo: principais condicionantes a inserção do serviço social em processos de trabalho. Aspectos históricos e epistemológicos da psicologia social, tendências e a psicologia social no brasil. principais categorias da psicologia social: linguagem, representação social, identidade, subjetividade, processos grupais. Gênese da política social na sociedade capitalista. As concepções teóricas, a natureza, o desenvolvimento e a implementação das políticas sociais. A política social no contexto europeu do welfare state. Gênese e evolução das políticas sociais no brasil. a política social no Brasil e a constituição do sistema de seguridade social. A profissão do serviço social e o seu caráter de transitoriedade construído e reconstruído historicamente nos meandros das relações entre o estado e sociedade e as possibilidades dadas ao exercício profissional do assistente social,

Page 40: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

entre os anos 60 e 70 do século xx. O processo de renovação do serviço social e suas direções. Estado, sociedade, justiça e cidadania. Estado, sociedade, justiça e cidadania. As declarações nacionais e internacionais sobre os direitos humanos. a dignidade da pessoa humana como fundamento do estado de direito. A constituição federal/88 e suas interfaces com o serviço social. Estado, sociedade, justiça e cidadania. A trajetória histórica da política de saúde no Brasil: principais determinantes. A política de saúde no Brasil e sua relação com o estado: diferentes fases. A saúde pública brasileira e o processo da reforma sanitária. A constituição federal, a seguridade social e a constituição do sistema único de saúde - SUS. O sistema único de saúde: gestão e financiamento.

Page 41: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Serviço social 4ª

Origem, conceitos e fundamentos básicos da administração enquanto ciência. Modelos gerenciais clássicos e contemporâneos em administração. Consolidação do taylorismo, fordismo e a escola das relações humanas - perspectiva humanistica da administração. Processo de reestruturação produtiva: toyotismo: acumulação flexível, revolução informacional e nova configuração do mercado de trabalho. O serviço e a questão da ética: o processo de construção do projeto ético-político da profissão. Bases filosóficas para uma reflexão sobre ética e serviço social. O ser moral, ético e social. A ética na dimensão política da profissão. A ética como compromisso coletivo. A renovação profissional do serviço social. Os fundamentos teórico-metodológicos e culturais do serviço social e a incorporação de matrizes fundantes para conhecimento do social. A ruptura com o conservadorismo teórico-político em direção à dialética. Questões teórico-metodológicas no debate do serviço social nos anos 1980 e a construção do novo projeto ético-político profissional. As repercussões das modificações societárias - crise do marxismo e a pós modernidade - e seus rebatimentos no debate do projeto ético político do serviço social. A pesquisa como dimensão constitutiva do trabalho do assistente social. A pesquisa, a pesquisa social e o processo de construção do saber. Natureza e tipos de pesquisa: pesquisa qualitativa/ pesquisa quantitativa/ pesquisa-ação/ pesquisa participante/ estudo de caso. o planejamento da pesquisa: problema, revisão de literatura, objetivos, procedimento metodológico, sistematização, análise, cronograma e orçamento. A trajetória da política de assistência social antes e após a implementação do sistema único de assistência social. Política social e o assistencial, serviço social e o assistencial e o debate sobre assistência e assistencialismo. O contexto brasileiro para a construção da constituição de 1988 e o sistema de proteção social brasileiro. O contexto brasileiro para a construção da constituição de 1988 e o sistema de proteção social brasileiro. O processo de regulamentação da política de assistência social - pnas na realidade brasileira. Base sobre a norma operacional básica do Suas. O contexto atual da política de assistência social na realidade brasileira e no rio grande do norte.divisão do trabalho e serviço social. O significado do serviço social na divisão social e técnica do trabalho. O serviço social enquanto trabalho coletivo: principais condicionantes a inserção do serviço social em processos de trabalho. Elementos constitutivos do processo de trabalho. Diversidade dos processos de trabalho, as particularidades do serviço social e sua forma de inserção no trabalho. Divisão do trabalho e serviço social. O significado do serviço social na divisão social e técnica do trabalho. O serviço social enquanto trabalho coletivo: principais condicionantes. A inserção do serviço social em processos de trabalho. Elementos constitutivos do processo de trabalho. Diversidade dos processos de trabalho, as particularidades do serviço social e sua forma de inserção no mundo do trabalho.

Page 42: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Serviço social 5ª

Os fundamentos teórico-metodológicos e culturais do serviço social e a incorporação de matrizes fundantes para conhecimento do social. A ruptura com o conservadorismo teórico-político em direção à dialética. Questões teórico-metodológicas no debate do serviço social nos anos 1980 e a construção do novo projeto ético-político profissional. As repercussões das modificações societárias - crise do marxismo e a pós modernidade - e seus rebatimentos no debate do projeto ético político do serviço social. O contexto brasileiro para a construção da constituição de 1988 e o sistema de proteção social brasileiro. O contexto brasileiro para a construção da constituição de 1988 e o sistema de proteção social brasileiro. O processo de regulamentação da política de assistência social - pnas na realidade brasileira. Base sobre a norma operacional básica do suas. O contexto atual da política de assistência social na realidade brasileira e no rio grande do norte.divisão do trabalho e serviço social. O significado do serviço social na divisão social e técnica do trabalho. O serviço social enquanto trabalho coletivo: principais condicionantes a inserção do serviço social em processos de trabalho. A pesquisa como dimensão constitutiva do trabalho do assistente social.origem do conceito de seguridade social e sistemas de proteção sócial. Seguridade social no Brasil: a construção da política previdenciária - histórico e princípios. Regimes previdenciários no Brasil: lei 8.213/91 - plano de benefícios, segurado e custeio. O estágio supervisionado no processo de formação profissional. A política nacional de estágio em serviço social e sua importância no processo de formação profissional. A política social implementada na instituição campo de estágio. O processo de conhecimento da realidade institucional. Os instrumentais técnico-operativos relevantes no fazer profissional. O processo de construção do cenário sócio-institucional. o processo saúde/doença. Noções de epidemiologia, vigilância epidemiológica, modelos de atenção à saúde coletiva e práticas interdisciplinares. Fundamentos teóricos para a compreensão dos movimentos sociais: os movimentos sociais e a mudança social. Concepções e matrizes teóricas para interpretação dos movimentos sociais. a dinâmica dos movimentos sociais enquanto processo histórico.

Page 43: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Curso Série Conteúdo

Serviço social 7ª

O surgimento do serviço social e o signifcado sócio-histórico na sociedade capitalista o serviço social as determinações históricas do século xx e as grandes problemáticas sociais. O serviço social e o enfrentamento das diferentes expressões da questão social. Ética e os projetos profissionais do serviço social. Construção e consolidação do projeto ético-político. os fundamentos teórico-metodológicos e culturais do serviço social e a incorporação de matrizes fundantes para conhecimento do social. A ruptura com o conservadorismo teórico-político em direção à dialética.o contexto brasileiro para a construção da constituição de 1988 e o sistema de proteção social brasileiro. O contexto brasileiro para a construção da constituição de 1988 e o sistema de proteção social brasileiro. o processo de regulamentação da política de assistência social - pnas na realidade brasileira. Base sobre a norma operacional básica do suas. O contexto atual da política de assistência social na realidade brasileira e no rio grande do norte.divisão do trabalho e serviço social. O significado do serviço social na divisão social e técnica do trabalho. O serviço social enquanto trabalho coletivo: principais condicionantes a inserção do serviço social em processos de trabalho. Questões teórico-metodológicas no debate do serviço social nos anos 1980 e a construção do novo projeto ético-político profissional. As repercussões das modificações societárias - crise do marxismo e a pós modernidade - e seus rebatimentos no debate do projeto ético político do serviço social. A pesquisa como dimensão constitutiva do trabalho do assistente social.

Serviço social 3ª, 4ª, 5ª, 7ª questões de

conhecimento geral.

Políticas públicas. Responsabilidade social. Ciência, tecnologia e inovação. Sócio diversidade e violência.

Page 44: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Serviço social Moss 3ª

História das políticas de saúde no Brasil: período colonial, império e república; O sistema único de saúde; Os direitos dos usuários da saúde. A centralidade do trabalho na sociedade de produção capitalista: demarcações conceituais e mudanças históricas; A divisão social do trabalho e o processo histórico; Trabalho, classe trabalhadora e proletariado na sociedade capitalista; Trabalho produtivo e trabalho improdutivo; Crise do trabalho: novas configurações e transformações no mundo do trabalho. A questão social nas décadas de 1920-1930 e as bases par implantação do serviço social no Brasil; A questão política na primeira república; Reação católica - primeira fase da reação católica; Movimento político-militar de 1930 e a implantação do corporativismo; Relações igreja -estado; O estado novo e o desenvolvimento das grandes instituições sociais: o conselho nacional de serviço social, lba; senai, sesi e o serviço social; Fundação leão xiii e serviço social; Previdência social e serviço social; Institucionalização da prática dos assistentes social. A declaração universal dos direitos humanos; A constituição federal; Leis 8.213/91 a loas; Administração pública direta e indireta. - conhecimentos iniciais em psicologia - psicologia social: uma nova concepção de homem para a psicologia - psicologia social: conceitos, aplicações e categorias de análise. - o estudo da personalidade e a relação com o serviço social Capitalismo, liberalismo e origens da política social. keynesianismo-fordismo e a generalização da política social; Crise, reação burguesa e barbárie: a política social no neoliberalismo.

Page 45: EDITAL n° 01/2013 EXAME INTEGRADO 2013ESCOLA DA SAÚDE EDITAL n 01/2013 – EXAME INTEGRADO – 2013.1 A Escola da Saúde da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do

Serviço social Moss 4ª

Divisão social do trabalho e serviço social; O serviço social enquanto trabalho coletivo: principais condicionantes; As mudanças no mercado profissional de trabalho; A prática como trabalho e a inserção do assistente social em processos de trabalho; Pensando o trabalho profissional ante as transformações societárias recentes. A trajetória da política de assistência social antes e após a implementação do sistema único de assistência social; Política social e o assistencial, serviço social e o assistencial e o debate sobre assistência e assistencialismo; O contexto brasileiro para a construção da constituição de 1988 e o sistema de proteção social brasileiro. Administração e planejamento em serviço social Antecedentes históricos da administração; Abordagem clássica da administração e administração científica; abordagem humanística da administração- teoria das relações humanas; decorrências da teoria das relações humanas e reestruturação produtiva. Pesquisa social e serviço social O que é pesquisa Tipos de pesquisa Etapas da pesquisa Pesquisa social, pura e aplicada. Os fundamentos sócio históricos da dimensão ético-moral e suas implicações na trajetória da ética profissional do serviço social A discussão atual do projeto ético político profissional do serviço social: discussão do código de ética e elementos explicativos e desafios postos ao projeto ético politico profissional Questões polemicas postas para o serviço social na contemporaneidade A renovação profissional e suas matizes teórico-metodológicas; Transformações societárias e seus rebatimentos no projeto ético político do serviço social; O serviço social e seus perfis pedagógicos: trajetória histórica e tendências atuais.

Terapia ocupacional 5ª Politicas publicas e responsabilidade social. Estudo e análise das disfunções do sistema osteo-mio-articular avaliação e tratamento com aplicação e utilização dos métodos e técnicas de intervenção e de recursos terapêuticos e de inclusão. Abordagem biopsicosocial.

Terapia ocupacional 7ª Politicas publicas e responsabilidade social. Avaliação e tratamento com a utilização dos métodos e técnicas de avaliação e recursos terapeuticos ocupacionais. Abordagem biopsicosocial