Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no...

12

Transcript of Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no...

Page 1: Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no processo de de-senvolvimento e ... É um colégio com estrutura de centro ...
Page 2: Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no processo de de-senvolvimento e ... É um colégio com estrutura de centro ...

www.colegiofecap.com.br2

Editorial

Caro (a) Leitor (a):Esta é a primeira edição da Revista do Colégio FECAP, uma publicação trimestral cuja f inalidade principal é ser uma vitrine do nosso cotidiano escolar, sobre o qual te-mos muito para apresentar.O nosso Colégio é um marco histórico de São Paulo, fundado em 1902 com o escopo de atender às necessi-dades de formação de prof issionais qualif icados, uma demanda de em-presários da época. Esta caracte-rística de vanguarda e pioneirismo tem sido mantido pelo Colégio du-rante toda a sua trajetória o que se expressa pelo compromisso com a inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que oferece o Ensino Médio nas opções regular e técnico concomitante, com a qua-lidade educacional reconhecida e estrutura de primeiro mundo. Neste sentido, temos professores titula-dos e pesquisadores universitários lecionando para os nossos alunos. Oferecemos, ademais, atividades de enriquecimento curricular no pe-ríodo da tarde, fora do horário das aulas regulares, sem custo adicional. A lista de diferenciais é ampla e pode ser constatada com mais detalhes na contracapa desta revista. Entretanto, para abreviar, podemos dizer que a satisfação e o reconhecimento da qualidade do nosso Colégio pela comunidade é o que melhor nos diferencia. Por este motivo, quem conhece o Colégio FECAP, nos recomenda.Nesta edição, destacamos o ótimo desempenho dos nos-sos alunos, recentemente formados, nos vestibulares das melhores universidades, ao mesmo tempo em que observamos o reconhecimento que o ensino técnico tem recebido nos meios de comunicação e profissionais.

Isto demonstra que estamos adequados às demandas do ensino profissionalizante e mantemos a qualidade de ensino. Como exemplo das nossas qualif icações, apresenta-mos uma iniciação ao ensino de Direito, Ética e Filosof ia. A título de ilustração da qualif icação dos nossos profes-

sores, inserimos uma entrevista do Prof. Dr. Douglas Emiliano Batista, que ministra Ética e Filosof ia. Ainda a este título, apresentamos também o im-por tante trabalho de orientação educacional propiciado pelas professoras Fernanda Oliviero e Paula Covelli. O supor te psico-pedagógico oferecido aos alu-nos por aquelas professoras faz a diferença no processo de de-senvolvimento e aprendizagem pessoal dos nossos alunos. Enf im, não poderíamos termi-nar este editorial sem deixar de destacar, em especial, os nossos alunos, foco de todos

os nossos esforços, aos quais fazemos questão de re-ceber diariamente na por ta do Colégio. Neste sentido, esta edição teve a par ticipação ativa e especial de um grupo deles, os quais assinam a seção “de aluno para aluno”, apresentando uma matéria que fala de um tipo de construção da identidade juvenil. Parabenizamos em par ticular o Gabriel Farias Lima (2ª C), o Gustavo Henrique Lorenzetti (3ª D), o Renan Fumagalli (3ª B) e o Samuel Arena Degen (2ª C) pelo excelente trabalho de criação textual e esperamos contar com o apoio e par ti-cipação de muitos outros nas próximas edições.Agora convidamos você para desfrutar da nossa revista. Boa leitura!

Expediente: Colégio FECAP – Uma publicação informativa do Colégio FECAP. Nº 1 – Março de 2015. Distribuição Gratuita. CONSELHO DE CURADORES – Presidente Honorário: Silvio Álvares Penteado Neto. Presidente: Shigeaki Ueki. Vice-Presidente: Silvio Álvares Penteado Neto. Membros: Abram Abe Szajman; Antônio Delf im Neto; Fabio Penteado de Ulhôa Rodrigues; Flávio Fava de Moraes; Mauro de Salles Aguiar; Miguel Reale Júnior; Regina Célia Esteves de Siqueira; Roberto Rodrigues. SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA – Superintendente Geral: Manuel José Nunes Pinto. Superintendente-Adjunto: Carlos Alberto Carrara. Reitor: Edison Simoni. Diretor: Marcelo Krokoscz. Consultora Educacional: Gilda Portugal Gouvêa. Colaboradora Editorial: Bianca Soares Ramos. Projeto Gráfico e Editoração: Arte Brasil Publicidade/Tel. (19) 3242.7922. Atendimento: Izabel Cristina Macedônio. Textos e fotos: Arte Brasil Publicidade e Arquivo do Colégio FECAP. Edição e Revisão: Wesley Nunes.

Prof. Dr. Marcelo KrokosczDiretor

Page 3: Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no processo de de-senvolvimento e ... É um colégio com estrutura de centro ...

Entrevista

Fala, Professor!O Professor Douglas Emiliano Batista é formado em Filosof ia, pela USP, Mestre e Doutor em Educação, também pela USP. No Colégio FECAP, atua como professor de Filosof ia, ministrando aulas para as 3as séries do Ensino Médio Regular e Técnico, e como professor de Direito e Ética, ministrando aulas para as 1as séries do Ensino Médio de Nível Técnico. Com a experiência de 10 anos na área da Educação, trabalhando em diversas escolas e faculda-des par ticulares e públicas, o Professor Fala com a gente no bate-papo a seguir.

Professor, o que te fez escolher o Colégio FECAP para praticar esse desaf io que é ensinar e, por que não, aprender com os estudantes?

O que me fez escolher a FECAP foi a ar ticulação entre o Ensino Regular e Técnico, isto é, a conciliação entre a “formação cultural” e a “formação técnica”. Na FECAP não se dispensa, na formação do aluno, a tradição dos conhecimentos humanísticos nem tampouco a inovação dos co-nhecimentos tecnológicos. Aliás, isso é mesmo a “cara” da FECAP, uma vez que se trata de uma instituição centenária, com uma res-peitável tradição e que, ao mesmo tempo, cultiva o ensino do que há de mais avançado em termos de profissionalização.Já quanto a ensinar e aprender, o que mais se aprende com os es-tudantes é ensinar com rigor e generosidade, propiciando ao aluno colocar algo de si nos conteúdos consistentes que aprende. Tra-ta-se de possibilitar uma conquista subjetiva, embora rigorosa, de conhecimentos públicos (Física, Publicidade, Biologia, Games etc.).

A FECAP é notavelmente um colégio diferente da maioria, o link entre Ensino Regular e Técnico é um dos ingredientes que o di-ferencia dos demais. O que você, como professor, elencaria como os diferenciais mais marcantes da FECAP?

Os princípios da FECAP é que lhe conferem consistência e singula-ridade institucional, é que fazem com que a escola seja portadora de uma história irrepetível, etc. Todavia, o professor, trabalhando em consonância com esses princípios, é convidado a fazer valer sua autoria, seu estilo, sua inventividade, sua responsabilidade em face do que ensina. E tudo isso se reflete, por sua vez, na elaboração dos planos de ensino, nas aulas e nas metodologias empregadas, na liberdade e responsabilidade intelectuais do docente etc. Pois bem, a importância dessa articulação reside, justamente, no fato de que quando o estilo, a subjetividade do professor têm lugar e vez no ensino escolar, então o estilo e a subjetividade do aluno também podem ter lugar e vez no aprendizado. E isso faz toda a diferença em termos de formação!

Trabalhar com jovens deve ser muito estimulante, mas também um desafio, em tempos de “concorrência” acirrada com o mundo vir tual. Quais atitudes ou projetos o Professor e o Colégio podem realizar para atrair a atenção desse jovem superconectado?

Eu gostei do uso de aspas na palavra “concorrência”. De fato, de-vido ao link entre Ensino Regular e Técnico, essa “concorrência” fica relativizada na FECAP. De todo modo, creio que o que mais pode instigar o aluno a aprender - mesmo hoje em dia - é a “posição subjetiva” do professor ao ensinar. Isto é, se no ensino o professor transmite conhecimentos abertos, sujeitos a serem revistos, en-tão esse ensino evita o risco de se tornar dogmático, petrificado, “morto”. E por conta disso, esse ensino não-dogmático acaba mo-bilizando, necessariamente, vivas dúvidas e interrogações. E como sabemos, são as perguntas que movem o mundo. Da mesma forma, são elas também que podem fisgar a curiosidade do aluno.

O ENEM se tornou a principal forma de ingresso na universi-dade. As aulas ministradas por você na FECAP dedicam uma atenção especial na preparação dos alunos para esse exame?

Na medida em que abre portas para importantes instituições de En-sino Superior, é da responsabilidade do professor e da escola não negligenciar a devida preparação do aluno para tal exame. Contu-do, mais do que uma preparação prioritariamente voltada para o ENEM ou para o vestibular, a formação em amplo sentido – tal como a formação a um só tempo humana e profissional que ocorre na FECAP – é o que pode preparar o aluno para a vida em suas diver-sas expressões: política, acadêmica, pessoal, profissional, estética etc. O nosso compromisso maior é, com certeza, com a educação.

Os alunos serão os principais leitores desta revista, então, o que você deixaria como mensagem para eles neste ano letivo que está começando? Fala, Professor!

Eu sempre digo aos alunos que, nesse jogo de tradição e inova-ção, cada um deles é formado pela instituição em que estuda e, ao mesmo tempo, cada um forma a si mesmo. Isto é, por um lado nós somos (trans)formados pelo que aprendemos, e por outro nós nos (trans)formamos. Bem, o que quero dizer é que desejo que o aluno, ao final de sua formação na FECAP, possa se dizer com satisfação: “Eu fui formado pela FECAP”; ao mesmo tempo, desejo que ele também possa se dizer: “Eu me formei na FECAP”. Ou seja, espero que o aluno faça algo com aquilo que fazemos dele, que ele se aproprie da formação que recebe. Enfim, desejo que cada aluno invista em sua educação escolar e, sobretudo, que cada um se sinta ainda mais incentivado a fazê-lo na medida justamente em que saiba que a FECAP e que cada um de seus professores não hesitarão em investir também!

www.colegiofecap.com.br 3

Page 4: Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no processo de de-senvolvimento e ... É um colégio com estrutura de centro ...

www.colegiofecap.com.br

O Colégio

MAIS DE UM SÉCULO FAZENDO O PRESENTE E PENSANDO O FUTURO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Desde 1902, o Colégio FECAP se destaca no cenário educacional brasileiro pela qualidade dos cursos que oferece. A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, mantenedora do Colégio FECAP, surgiu a partir da abertu-ra de cursos que buscavam suprir a falta de mão de obra especializada na Gestão de Negócios. Nesta mesma linha de trabalho, o Colégio FECAP fundamenta sua missão no sentido de proporcionar ao educando formação necessária ao desenvolvimento de sua potencialidade, como elemento de autorrealização, qualif icando para o trabalho e a prepara-ção para o exercício consciente da cidadania.

ESTRUTURA DE NÍVEL SUPERIORO Colégio FECAP prepara seus alunos para as melhores universidades do país por meio de um Projeto Pedagógico próprio que busca dotá-los de ampla cultura geral, em sintonia com as exigências da sociedade contemporânea. O pensamento pedagógico que rege o Colégio FECAP está alinhado com os fundamentos principais da FECAP, que visam

o cumprimento de todas as metas e objetivos estabelecidos, que buscam possibilidades de sucesso pleno do aluno, alvo de tudo que realizamos. As aulas são enriquecidas com atividades em espaços organizados com equipamentos de multimídia, laboratórios de Informática, Química, Física, Rádio/TV, Gastronomia e Hospedagem, além do apoio do vasto acervo de sua Biblioteca. É um colégio com estrutura de centro universitário.

Segurança redobrada com o controle online dos paisCom localização privilegiada em região de fácil acesso, próximo ao Metrô Liberdade, o Colégio oferece, além das aulas no período matutino, diversas atividades livres no período vesper tino, como treinos espor tivos de várias modalidades, teatro, dança, música e outros cursos extracurriculares. O Colégio FECAP é mantido por uma fun-dação sem f ins lucrativos. Por isso, os alunos podem aproveitar tudo o que a escola

oferece em período integral sem custo adicional.

TRADIÇÃO QUE NÃO PARA NO TEMPO

Todas essas opor tunidades são aproveitadas com total segurança. Através da intranet da FECAP, os pais têm o controle do horário que os f ilhos chegaram e saíram do colégio.

4

Page 5: Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no processo de de-senvolvimento e ... É um colégio com estrutura de centro ...

www.colegiofecap.com.br 5

Ensino Técnico em alta!

NO COLÉGIO FECAP O ENSINO MÉDIO E TÉCNICO TÊM QUALIDADE SUPERIOR

Países ricos valorizam formação técnica, segundo estudo divulgado pela bbc

Estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado pela rede bri-tânica BBC, apresenta medidas adotadas por um con-junto de 34 países, em sua maioria ricos, para melhorar os seus sistemas educacionais.Entre tais medidas, destaca-se, em primeiro lugar, a va-lorização do ensino técnico ou prof issional, com vistas a possibilitar tanto a continuidade dos estudos, quanto a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho.

Ensino Médio

O Projeto Pedagógico do Colégio FECAP prevê para o Ensino Médio ações pedagógicas e educacionais que possibilitam ao aluno aprender os conteúdos escolares desenvolvendo habilidades que possibilitem o ingresso nos melhores cursos superiores. Essas ações preparam os alunos para os desaf ios impostos pelos vestibulares e contribuem para o desenvolvimento de cidadãos atu-antes para assumir responsabilidades sociais na vida e no trabalho.

Sintonizado com as novas demandas, o Colégio FECAP oferece, de forma articulada, uma educação equilibrada, com funções equivalentes para todos os educandos. Além das disciplinas comuns, a FECAP oferece para os alunos das 1as e 2as séries aulas de Orientação Profissional e Empreendedorismo (O.P.E.), ministradas pela Orientação Educacional, laboratórios (Física, Química e Biologia) em todas as séries e diversos projetos extracurriculares opta-tivos que possibilitam o enriquecimento curricular.

Ensino Médio e Técnico Concomitante

O Colégio FECAP, a par tir de seu Projeto Pedagógico, promove ações pedagógicas e educacionais que possi-bilitam ao aluno do Ensino Médio e Técnico concomitan-te desenvolver habilidades que sustentam o prossegui-mento dos estudos. O estu-dante desse nível de ensino enfrenta enormes desaf ios, sobretudo em relação à sua própria sobrevivência, em função da dif iculdade de se inserir no mercado de traba-lho. A instabilidade produtiva exige do jovem uma atualiza-ção contínua.A FECAP dispõe de um setor especializado em encami-nhamento para estágios no mercado de trabalho nas seguintes habilitações técni-cas: Administração; Comér-cio Exterior; Hospedagem, Informática; Meio Ambiente; Multimídia; Programação de Jogos Digitais; Publicidade.

Page 6: Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no processo de de-senvolvimento e ... É um colégio com estrutura de centro ...

www.colegiofecap.com.br6

O Colégio FECAP tem como objetivo proporcio-nar a educação e o ensino com qualidade em sintonia com as exigências da sociedade con-temporânea, possibilitando a construção de co-nhecimentos e competências que opor tunizem o exercício da cidadania e a competitividade por meio de padrões éticos e criativos. A busca por tal objetivo está sustentada em princípios que possibilitam a aquisição de conhecimen-tos, o desenvolvimento de competências para

atuação social e a apropriação de instrumentos (âmbito dos valores e âmbito das habilidades) que permitam a “leitura” do mundo para compreender/ atuar e modif icar a realidade. Por isso oferecemos aos nossos alunos mais um instru-mento para apoiá-los nos vestibulares e na continuidade de seus estudos. Trata-se do PROJETO UNIVERSIDADE, um programa direcionado a todos os alunos da 3ª série (Médio/Técnico) que tem como objetivo rever e aprofun-dar conteúdos relativos aos principais vestibulares.

SEU FUTURO COMEÇA NA FECAPVocê na Universidade

Atenção redobrada para o vestibular e ENEM garante entrada de alunos da FECAP nas mais prestigiadas universidades

• Amanda Alvarez Gonçalves – Enfermagem (UNESP)

• Beatriz Bueno Avelino - Direito (UEMG)• Carolina Dimitrov Ribeiro – Farmácia - Bioquímica

(USP)• Carolina Ferreira Motta – Jogos Digitais (FATEC) /

Cinema de animação (UFPEL)• Caroline Alvarenga da Cunha – Administração

(UNESP) / Administração (UNICAMP)• Daniela de Oliveira Navarro – Agronomia (UNESP)• Fernanda Santos De Souza – Psicologia (UNESP)• Juliana Criminelli Suzuki – Letras (USP)• Laís do Nascimento Rodrigues – Letras (USP)

• Letícia do Nascimento Rodrigues – Astronomia / Física /Matemática (USP)

• Letícia Passos – Ciências Sociais (UNIFESP)• Lili Zhu Shu Hua – Ciências Econômicas (UNESP)• Lucas Af fonso Kanashiro – Lazer e Turismo (USP) • Lucas Carduz Scattone - Filosof ia (UNIFESP)• Luiza Murano Vergili – Gestão Ambiental (USP)• Natalie Stein Costa Dias – Gestão Ambiental (USP) /

Tecnologia em Controle Ambiental (UNICAMP)• Nicolas Ozols de Freitas - Ciências Econômicas (UFRJ)• Ricardo Achilles Filho – Eng. Elétrica (UNESP)• Rodrigo Eidi Saiki – Gestão e Produção Industrial (ISSP)

Page 7: Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no processo de de-senvolvimento e ... É um colégio com estrutura de centro ...

7

O serviço de Orientação Educacional do Colégio FECAP destina-se a assistir o educando, individualmente ou em grupo, dando prioridade ao desenvolvimento integral de sua personalidade. Esse trabalho é desenvolvido pelas orientadoras educacionais Paula Covelli (alunos da 1ª Série) e Fernanda Oliviero (alunos da 2ª e 3ª Séries).O objetivo central é assessorar e auxiliar o educando em seus estudos, desenvolvendo atitudes adequadas e conscientizando-os sobre suas reais potencialida-des. Ao longo do desenvolvimento, as mensagens que a criança/adolescente/jovem recebe durante a sua vida são responsáveis pela construção efetiva da sua auto-estima. Par tindo desta premissa, na escola é necessá-rio ser criado um clima de conf iança, para que o aluno se sinta aceito, compreendido e respeitado. O aluno apren-de melhor, quando se encontra satisfeito com a sua au-toimagem e quando se sente bem consigo próprio e em relação à escola. Nesse caso, o papel do orientador se torna uma referência contribuindo de forma positiva ou negativa no processo educacional. Contudo é extrema-

Confiança e Estudo

Mente sã,Educação CampeãApoio psicopedagógico do Colégio FECAP oferece atenção especializada ao desenvolvimento de cada aluno

mente impor tante o acompa-nhamento e envolvimento dos pais na vida escolar, bem como o estímulo inerente a todo o pro-cesso.O compromisso psicopedagógi-co f irmado e reaf irmado a cada ano pelos prof issionais da área no Colégio FECAP, é o de cola-borar, por meio do trabalho, por uma educação de qualidade que garanta o acesso, a permanên-cia e o pleno desenvolvimento humano de todos os alunos.A natureza desse trabalho é contribuir para a melhoria da

prática pedagógica no contexto da escola com ações de cunho preventivas e remediativas. Primeira-mente fazendo uma análise da situação atual e em seguida indicando os fatores que fa-vorecem ou prejudicam o processo de en-sino e aprendizagem. Por f im fazendo as intervenções necessárias que cada caso requer, considerando a singularidade do aluno-sujeito. O objetivo geral do projeto é encontrar caminhos de in-tervenção na realidade escolar, que nos permitam analisar o processo de escolarização e as dif iculdades de aprendizagem, buscando soluções e desenvolvendo ações que garan-tam e promovam transformações nos espaços escolares.

Page 8: Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no processo de de-senvolvimento e ... É um colégio com estrutura de centro ...

www.colegiofecap.com.br8

Força FECAP

O cubo mágico é um quebra-cabeça tridimensional co-nhecido mundialmente, criado, nos anos 70, por Erno Rubik, um professor húngaro de arquitetura. Esse jogo envolve diversos assuntos relacionados à matemática, o que pode ser utilizado como uma excelente ferramen-ta educacional para o desenvolvimento da capacidade lógica dos alunos.Criar um link entre a educação e os jogos é uma tendên-cia que é utilizada há bastante tempo pelo mundo. Tra-ta-se de uma forma de ensino-aprendizagem que é feita efetivamente com a par ticipação total dos estudantes,

Procurando atender melhor às necessidades dos alu-nos, a FECAP oferece um programa que garante a con-tinuidade de seus estudos em caso da perda de renda. O benefício se aplica ao Responsável Financeiro, ou seja, o contratante legal que assinou o contrato de prestação de serviços educacionais.

O programa possui uma carência inicial de três (03) meses. Após esse período, o aluno que estiver em dia com suas mensalidades terá o direito aos seguintes benefícios:

EDUCAÇÃO:UM INVESTIMENTO PARA TODA A VIDA FECAP proporciona Assistência Financeira em momentos estratégicos para o aluno

que se envolvem na resolução de problemas e acabam por descobrir meios de construir estratégias e tomadas de decisão enquanto se diver tem jogando.Inspirado no campeonato escolar da França, onde a atividade reúne mais de 200 escolas por todo o país, o Colégio FECAP par ticipa do Campeonato Interescolar de Cubo Mágico de São Paulo, que acontecerá no dia 11 de abril, no Teatro FECAP. Par ticipe!As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site:

www.fecap.br/cubomagico

Campeonato Interescolar de Cubo Mágico!

www.colegiofecap.com.br

Acontece na FECAP

Perda de renda pordesemprego: A isenção do pagamento de até três (03) mensalidades escolares, no valor da data do ocorrido, em caso de desemprego do respon-sável f inanceiro.

Falecimento ou invalidez por acidente: Para possibilitar a continuidade dos estudos, em casos de falecimento (de qualquer natureza) e invalidez total permanente do responsável financei-ro o aluno terá isenção até o final de seu curso, não contemplando semes-tres reprovados e dependências.

Perda de renda por afastamento médico (exceto para prof issionais liberais ou autônomos): Pagamento de até três (03) men-salidades escolares, no valor da data do ocorrido, por afastamento médico temporário do responsá-vel f inanceiro, de suas atividades. prof issionais.

Page 9: Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no processo de de-senvolvimento e ... É um colégio com estrutura de centro ...

www.colegiofecap.com.br 9

Cases FECAP

O Léo ainda está na FECAP, mas, no ba-te-papo a seguir, você vai perceber que ele já está pronto para alçar novos voos!

Para você, o que faz da FECAP um bom colégio para estudar e o que aprende de mais valioso aqui?R: O valor que a FECAP dá para a experi-

ência no mercado de trabalho é excepcional, não é qualquer colégio que se encontra isso e a relação que os professores tem para com os alunos é fantástico, é interessante como eles se interagem com a vida de cada um.

Você é estudante no curso técnico de publicidade. Quando veio para a FECAP, sabia da existência desse curso concomi-tante com o Ensino Médio Regular ou foi um sonho que surgiu quando já estava estudando no Colégio?R: Sempre gostei de comunicação, mas não imaginava em ter

que começar a pensar na carreira desde tão cedo, nunca fui muito de fazer planejamentos, então, em novembro de 2012, com dois meses para escolher um novo colégio, vi na FECAP o poder de se sonhar alto e se arriscar. Sempre gostei de deci-sões rápidas. Como minha mãe já tinha estudado no colégio há algum tempo, não tinha muito com o que se preocupar, rapida-mente escolhi o curso e aceitei os riscos.

Na sua “playlist de sonhos” qual é aquele que está no topo, pronto para você dar o play?R: Como disse, nunca fui muito de planejar minha vida, tenho problemas com coisas monótonas e constantemente mudo meus gostos. Enf im, como qualquer adolescente, ter que pas-sar pela fase da escolha prof issional, é algo muito complexo, o que eu poderia dizer que é um sonho para essa fase seria terminar o colégio e ir estudar no exterior, é clichê, mas eu vejo como uma das experiências mais interessantes para seguir em qualquer área.

Aqui você f ica sabendo o que os alunos e ex-alunos da FECAP fazem de bom pelo mundo afora. Nesta edição, conver-samos com Bruno e Gustavo, dois estudantes que se formaram na FECAP e hoje estão fora do BRASIL participando do Projeto Ciências Sem Fronteiras.

Bruno, para você, o que fez a FECAP ter sido um bom colégio para estudar?R: Com cer teza o colégio FECAP possui uma atmosfera diferenciada onde a relação entre aluno e professor ultrapassa a sala de aula. Dessa maneira, o aprendizado é mais prazeroso e consequentemente o rendimento dos alunos é melhor. Esse fato

vem sendo uma constante observada nos resultados dos alunos em vestibulares de universidade públicas. Também, o estímulo a práticas espor tivas e a interatividade entre os alunos foi um fato marcante no meu período no colégio FECAP.

Bruno, que papel teve a FECAP na sua escolha pelo curso de Engenharia Química e na decisão de passar um tempo fora do Brasil par ticipando do Ciências Sem Fronteiras? R: Durante meu segundo ano na escola eu comecei a criar inte-resse por fontes, geração, produção e transmissão de energia proveniente de matérias-primas químico-biológicas, como petró-leo, materiais lignocelulósicos, etc. Esse interesse só foi des-per tado pela maneira como os assuntos do currículo do Ensino Médio foram e vinham me sendo apresentados desde o primeiro dia de aula na FECAP. Depois disso a minha curiosidade me levou cada vez mais fundo nesse campo, resultando na minha escolha por cursar Engenharia Química. Quanto a decisão de estudar nos Estados Unidos, todo o supor te dado por professo-res e tudo que eu aprendi e vivi durante meu período na FECAP, foram fatores determinantes dessa decisão.

Gustavo, o que você aprendeu de mais valioso para a sua vida nos anos que pas-sou na FECAP?R: A FECAP me ensinou várias coisas, mas o que eu vou carregar mais para minha vida é humildade. Lá é possível encontrar jovens de todas as partes de São Paulo, alguns com culturas às vezes bem diferentes. Esse contato foi es-sencial para me mostrar que nem todo mundo era como eu ou meus amigos e não eram obrigados a gostar de tudo que eu gostava. Tudo que eu tinha a fazer era respeitar o gosto dos outros sem nunca achar que o meu gosto era superior ao dos outros.

Gustavo, de que maneira a FECAP ajudou na sua escolha de cursar Ciências da Computação e na decisão de passar um tempo fora do Brasil participando do Ciências Sem Fronteiras? R: Em meu primeiro ano de curso técnico em Design de Jogos Digi-tais pela FECAP tive meu primeiro contato com programação. Desde então vi que era uma atividade que eu gostava de fazer e que tenho facilidade porque envolve muito raciocínio lógico, o que eu sempre me dei bem. Ao longo do meu curso fui aprofundando ainda mais meu conhecimento em programação, o que foi sem dúvidas essencial para minha escolha, caso contrário eu não teria tido contato com pro-gramação e talvez estivesse em outro curso agora. Quando resolvi me mudar para a FECAP dei meu primeiro passo em direção a minha independência. Vir para esse intercâmbio foi mais um passo para tal. Porém, se eu não tivesse tomado a decisão de me mudar para a FECAP anteriormente, talvez ainda estaria em minha zona de conforto e não teria conseguido essa bolsa pra estudar nos Estados Unidos.

BRUNO TRIOLO GUSTAVO ROMITO

LEONARDO DE MAIO

Page 10: Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no processo de de-senvolvimento e ... É um colégio com estrutura de centro ...

www.colegiofecap.com.br

Cursos Livres

10

Seção livre para Aprender

O que é preciso fazer para entrar em um desses cursos?

R: Para assistir às aulas é preciso estar matriculado e fa-zer sua inscrição. Pais de alunos também podem assistir às aulas nos cursos de espanhol e francês. É impor tante ressaltar que, em cursos muito procura-dos, em que o número de inscritos excede o número de vagas, fazemos um sor teio entre os inscritos e abrimos lista de espera.

Na FECAP, o conhecimento não se resume aos conteúdos regulares dados em sala de aula. As nossas por tas estão aber tas para o aluno ir além do que se espera e aprender muito mais do que imagina.Uma das formas de ampliar o conhecimento e as opor tunidades é fazer um de nossos cursos livres, oferecidos sem nenhum custo adicional. Conheça-os!

Conf ira o que a Profª Luciana Rodolfo Menezes - Coordenadora dos Cursos Técnicos, tem a dizer sobre essa opor tunidade imperdível de ampliar os conhecimentos.

- Desenho;

- Espanhol;- Grafite;

- Oficina de Química;

- Teatro;

- Violão.

- Francês;

- Fotografia;

- Gastronomia;

Os horários se encaixam na agenda? Quais são?

R: Nós sempre procuramos colocá-los em horários em que tenhamos menor número de aulas da grade obrigatória. São sempre à tarde.

Qual a duração média dos cursos?

R: Alguns são anuais e outros, como gastronomia, são modulares.

Quando começam?

R: Começam na segunda semana de março.

SE INTERESSOU? CONSULTE A COORDENAÇÃO E SINTA-SE LIVRE

PARA APRENDER MAIS NO COLÉGIO FECAP!

Page 11: Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no processo de de-senvolvimento e ... É um colégio com estrutura de centro ...

www.colegiofecap.com.br 11

O Colégio FECAP agrega diferentes tipos de culturas e movimentos, como a galera Otaku, rock and roll, hip hop, etc.Nesta edição “de aluno para aluno”, apresentaremos o movimento do skate e graf ite, que dentro do Colégio é possível identif icar vários praticantes. O Colégio, em relação aos dois movimentos, dá total apoio e incentivo à prática.No skate, duas sextas-feiras do mês à tarde, a quadra do 3º andar do colégio é aber ta e liberada para o pessoal do skate, com a colaboração da professora de educação física. Em um dos eventos mais especiais, a Olimpíada, temos o campeonato “Game of Skate”, que basicamente consiste em um skatista mandar uma manobra e os de-mais devem executar o mesmo, caso erre essa manobra vai acumulando letras até criar a palavra SKATE, ganha aquele que tiver menos letras e os que completarem a palavra são eliminados do jogo.

O graf ite é um dos cursos livres mais concorridos na FECAP, por ser algo relativamente novo, que está ga-nhando força agora. O curso é muito bom, para come-çar, temos o professor Thiago Falgetano, mais conhe-cido como “Falge”, além de professor foi Organizador no Projeto 4KM, onde graf iteiros f izeram o maior mural da américa latina, e recentemente Falge foi chamado pelo prefeito para pintar um mural na Av. 23 de Maio, podendo ser visto por quem passa pela ponte da Av. Liberdade. É muito gratif icante ter um curso nesse nível inteiramente gratuito. Um curso de graf ite ou workshop custa entre 400 e 800 reais. No Colégio FECAP é neces-sário apenas força de vontade.Na questão do per f il, skatistas e graf iteiros geralmente andam juntos ou estão ligados de certa forma, muitas ve-zes ocorre de pessoas conhecerem o grafite através do skate. Caso você veja alguém de roupa larga, boné e fa-lando gírias, pode ter certeza que é do grafite ou do skate.

Dos alunos da FECAP:

Gabriel FariasGustavo Lorenzett i

Renan FumagaliSamuel Arena

Page 12: Editorial · inovação e a excelência de ensino. Somos uma escola que ... a diferença no processo de de-senvolvimento e ... É um colégio com estrutura de centro ...

Viva FECAPViva a FECAP