EDITORIAL - sc33.org.br

7

Transcript of EDITORIAL - sc33.org.br

Page 1: EDITORIAL - sc33.org.br
Page 2: EDITORIAL - sc33.org.br

EEDITORIALDITORIAL assim, mais um ano repleto em atividades e em realizações chega a seu final. Foram diversas Investiduras realizadas de parte do Supremo

Conselho e inúmeras iniciações pelas Inspetorias Litúrgicas, através de Altos Corpos subordinados. Um trabalho dignificante de abnegados Irmãos, em prol do engrandecimento de nosso Rito, visando, tão somente, guiar os Irmãos postulantes em sua caminhada iniciática, à Luz dos excelsos ensinamentos do Rito Escocês Antigo e Aceito.

EE

Nossos agradecimentos são direcionados, especialmente, aos valorosos Irmãos que compõem o quadro de Obreiros de cada Corpo Filosófico, pertencente às diversas Regiões Litúrgicas espalhadas por todo o território nacional. Sem o hercúleo trabalho desses nobres Irmãos, comprometidos em possibilitar a outros, a mesma oportunidade que, um dia, também, foi-lhes oferecida, a de ascender à escada do R∴E∴A∴A∴, todo o trabalho estaria, seriamente, comprometido.

Aos Irmãos que, ora, chegam ao Grau máximo do R∴E∴A∴A∴, lembramos que a caminhada, apenas,

começou. Atingiram o Grau de verdadeiros Guias de Irmãos que, também, almejam chegar a tão honroso patamar, e que muito esperam de vocês. O “aprendizado”, apenas, conclui-se, de fato, quando passamos por suas três fases: a

primeira, quando o adquirimos; a segunda, quando o colocamos em prática; a terceira, quando repassamos aos demais.

Fechamos nossas atividades em grande estilo, com a Sagração do novo Templo do Grau 33º, em nossa sede, e com a Investidura de 200 novos Grandes Inspetores Gerais da Ordem. De fato, um ano repleto de grandes feitos, que

marca, com distinção, as

páginas da profícua história de nosso

Supremo Conselho.

Desejamos a todos um Feliz Natal, na acepção da palavra, e que em 2013 a Prosperidade, a Paz e o Amor Fraternal sejam uma constante em nossas vidas!

GGRAURAU 33 33ºº EMEM C CAMPOAMPO G GRANDERANDE

Astréa NewsAstréa News Ano II – nº 16Ano II – nº 16 22

Page 3: EDITORIAL - sc33.org.br

Terra do “terere” (bebida derivada da erva-mate, nativa do Planalto Meridional do Brasil, e de origem pré-colombiana), Mato Grosso do Sul, destaca-se

por sua singular beleza pantaneira e por ser o estado detentor da maior porcentagem do Aquífero Guarani, em território brasileiro. Mundialmente, conhecido por sua biodiversidade, encontrada, principalmente, no Complexo do Pantanal e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul foi o palco de mais uma Investidura ao Grau máximo do Rito Escocês Antigo e Aceito.

AA

Ainda, convalescendo-se o Soberano Grande Comendador, Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º, foi, devidamente, representado pela comitiva do Supremo Conselho, presidida pelo Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º, Lugar Tenente Comendador e Membro Efetivo, composta pelos Poderosos Irmãos e Membros Efetivos, Adelman de Jesus França Pinheiro, 33º, Grande Secretário Geral e Maurício Soares, 33º, Grande Tesoureiro.

Prestigiaram o evento o Soberano Grande Comendador

do Paraguai, Poderoso Irmão Jorge Aníbal Goldenberg, 33º, e seu Grande Ministro de Estado Alejandro P. Dedoff, 33º. Registrou-se a presença dos Membros Efetivos do Supremo Conselho e Soberanos Grandes Inspetores Litúrgicos, os Poderosos Irmãos Rui Sílvio Stragliotto, 33º (Ijuí - 3ª RS); Licínio Leal Barbosa, 33º (Goiânia); Irineu Ramazoti, 33º (Cuiabá).

A cerimônia foi realizada na manhã do dia 24 de novembro, sábado, quando na oportunidade, 36 novos Grandes Inspetores Gerais da Ordem foram investidos, sendo 28 de Campo Grande, 06 de Castelândia-SP e 02 de Rondônia.

A organização do evento teve a coordenação do Membro Efetivo e Soberano Grande Inspetor Litúrgico, Poderoso Irmão Rubens Marques dos Santos, 33º (Campo Grande), com o incondicional apoio dos valorosos Irmãos daquela região, proporcionando um evento impecável.

Após a cerimônia, dentro de um clima fraternal e festivo, foi oferecido um Almoço de Confraternização, selando com “chave de ouro” a investidura em terras pantaneiras.

SSAGRAÇÃOAGRAÇÃO DODO N NOVOOVO T TEMPLOEMPLO

Astréa NewsAstréa News Ano II – nº 16Ano II – nº 16 33

Page 4: EDITORIAL - sc33.org.br

emplo, edifício consagrado à prática do culto à Divindade, de se unir, através de emissão de vibrações mentais de seus frequentadores, os dois

mundos – o terreno ao celeste. Um Templo está ligado à religião, no sentido etimológico de “religare”, de religar a criatura ao Criador, portanto, o micro ao Macrocosmo. Possibilitando o “retorno do filho à Casa do Pai”.

TTObedece a determinadas medidas, chamadas

canônicas, proporções áureas, ornamentado por símbolos, que induzem seus frequentadores à eterna busca de seu arquétipo, fundindo-se a ele.

O primeiro Templo maçônico foi construído em 1776, na Inglaterra – Freemason Hall – tendo por base o parlamento inglês, muito distante da ornamentação simbólica atual. Na época, as influências de inúmeras Escolas Iniciáticas começavam a penetrar em nossa Ordem, com a entrada dos não-pedreiros de ofícios, os chamados “Aceitos”. Com a chegada dos Rosa-Cruzes, Alquimistas, Hermetistas e outras Correntes que pululavam na Europa, o processo de Iniciação e de ornamentação de nossos Templos receberam uma nova formatação, e o aspecto esotérico, ganhou mais vida na ritualística, perpetuando-se.

O Templo Maçônico tornou-se um “livro de pedra”, devido à riqueza de seu simbolismo. O conhecimento da Geometria Sagrada herdada desde os atlantes, chegando aos egípcios e fenícios e preservadas pelas Ordens de Construção chegaram até nós. Hoje, um templo maçônico congrega, através de símbolos, ensinamentos dos egípcios, sumérios, babilônicos, gregos, romanos, rosacruzes, alquimistas, hermetistas, além de manter a disposição utilizada pelo parlamento inglês.

Após décadas, o antigo Templo do Grau 33º, na sede do Supremo Conselho, adormece em suas atividades para que o novo Templo, de arquitetura e acomodações mais adequadas, atendendo às necessidades dos tempos atuais, dê continuidade às nobres atividades templárias do Supremo Conselho.

Na tarde do dia 1º de dezembro de 2012, foi realizada a cerimônia de Sagração do novo Templo, presidida pelo Poderoso Irmão Lugar Tenente Comendador, de ofício, Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º, devido ao Soberano Grande Comendador, Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º, estar se convalescendo de uma cirurgia.

Em Sessão realizada no Grau 4º, Mestre Secreto, mais

de 200 Irmãos estiveram presentes à cerimônia de Sagração, lotando o novo Templo, dentre eles, destacamos diversos Membros Efetivos, Grandes Inspetores Litúrgicos, Delegados e Presidentes de Corpos.

A arquitetura do novo Templo tem a forma piramidal, sua entrada é ladeada por duas esfinges, figura que, no deserto de Giseh, somente, permitia a passagem daqueles que, assim como Édipo, um verdadeiro Iniciado nos Mistérios, decifrasse-lhe – “Decifra-me ou te devoro”. O teto do Templo, foi baseado na proporção áurea “Visica Pisces” (bexiga de peixe, em latim), também, chamada de “mandorla” (amêndoa, em italiano), que é o resultado da interseção de dois círculos de diâmetros idênticos. Sua forma expressa o poder da geração. A base do templo quadrada e o teto fazendo referência ao círculo, através da “Visica Pisces”, traduz outra medida canônica, a “Quadratura do Círculo”, unindo os dois mundos, terreno (quadrado) ao celeste (círculo).

Externamente, o Templo possui cinco colunas de cada lado, totalizando dez, que, “para quem tem olhos de ver”, poderiam ser atribuídas à “Tetraktys Pitagórica”, ou, até mesmo, aos Mistérios das Dez Sephiroth da Árvore da Vida, interligadas pelos vinte e dois caminhos da Sabedoria (letras hebraicas), somando o número trinta e dois. Com isso, permitindo o surgimento da 11ª Sephirah, ligada ao Conhecimento, Daath, totalizando, assim, o cabalístico Número Mestre, o 33. Contudo, seu idealizador as atribui à representação do mundo manifesto, no caso ao Zodíaco, assim, como todo o entorno, sendo, na frente, às Casas Zodiacais de Libra e de Virgem.

O novo Templo teve a orientação do arquiteto, nosso Poderoso Irmão Luiz Cláudio da Silva Santos, 33º, que, ao longo de dois anos, dedicou-se na orientação e supervisão de mais uma bela Obra, que forma o complexo administrativo do Supremo Conselho. Em entrevista ao Irmão Luiz Cláudio, assim se referiu a sua obra: “Procuramos, em nosso trabalho, associar o Tabernáculo, a Pirâmide e o Templo de Salomão, sendo nosso Templo uma Pirâmide fracionada com ângulo ascendente, diferente do aplicado à Grande Pirâmide. Os pilares externos, que servem para sustentação da cobertura, representam o mundo manifesto, como todo o seu entorno. O Atrium, o plano psicológico, e o Templo, propriamente dito, a Sede da Consciência Permanente”.

Enfim, o novo Templo por sua beleza, suntuosidade e significados, apresenta-se para ser o mais novo palco de memoráveis investiduras ao Grau máximo do R∴E∴A∴A∴e de reuniões do Sacro Colégio. Visitem a sede do Supremo Conselho e conheçam seu belíssimo Complexo Administrativo.

Astréa NewsAstréa News Ano II – nº 16Ano II – nº 16 44

Page 5: EDITORIAL - sc33.org.br

GGRAURAU 33 33ºº NONO R RIOIO DEDE J JANEIROANEIRO

echando o ano de 2012, marcado por inúmeros eventos e diversas investiduras ao Grau máximo do R∴E∴A∴A∴, o Supremo Conselho realizou

na tarde do dia 1º de dezembro, em sua sede, no Vale do Rio de Janeiro, a investidura de 200 Irmãos ao Grau 33º, das seguintes Inspetorias: 1ª RJ – 33; 2ª RJ - 04; 3ª RJ – 05; 4ª RJ – 30; 3ª SP – 18; 13ª SP – 17; 7ª MG – 06; 13ª MG – 08; 14ª MG – 04; 15ª MG – 02; 1ª ES – 43; 2ª ES 29; 5ª BA - 01. Um recorde, portanto, já que o maior número de Irmãos investidos em uma só sessão aconteceu, em 2010, também, no Vale do Rio de Janeiro, na sede do Supremo Conselho, contando com 172 investidos.

FF

Ainda, em processo de recuperação pós-operatório, nosso Soberano Grande Comendador, Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º, designou a seu Lugar Tenente Comendador, o Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º, que presidisse a memorável cerimônia de Investidura.

Registrou-se a presença de diversas Inspetorias Litúrgicas, devidamente, representadas por seus Poderosos Irmãos Grandes Inspetores Litúrgicos. Pela 1ª do RJ, o Membro Efetivo e Grande Secretário Geral, Adelman Jesus França Pinheiro, 33º; pela 4ª e 6ª do RJ, o Membro Efetivo, Nelson Gonçalves Carrelo, 33º, pela 1ª do ES, o Membro

Efetivo Atyla Quintaes Freitas Lima, 33 °; pela 3ª do RJ, José Carlos Azevedo Siqueira, 33º; pela 11ª de SP, Antônio Augusto Salles Paschoal, 33º; pela 7ª de MG, Antônio Guilherme Paiva, 33ª; pela 14ª de MG, Francisco Feitosa da Fonseca, 33º; pela 5ª da BA, Romero Tavares de Amorim, 33º; além de Delegados e Presidentes de Corpos e diversos Grandes Inspetores Gerais da Ordem, totalizando cerca de 350 presentes.

Devido ao expressivo contingente de Irmãos, para melhor comodidade de todos, a cerimônia foi realizada no suntuoso auditório Soberano Grande Comendador de Honra Venâncio Igrejas, com capacidade para cerca de 600 pessoas.

Tal recorde expressa a pujança do Supremo Conselho, através do imprescindível trabalho das Inspetorias Litúrgicas espalhadas por todo o Brasil, em prol do engrandecimento do R∴E∴A∴A∴. Há de se ressaltar que essa memorável cerimônia é o coroamento do hercúleo trabalho de abnegados Irmãos, oficiais dos Altos Corpos, pertencentes às Inspetorias, sem o trabalho dos quais, tal memorável investidura, jamais, poderia ser, hoje, levada a efeito.

Destaca-se, também, além da quantidade de Irmãos investidos, a qualidade com que foi realizada a cerimônia, marcando, de forma indelével, a realização das investiduras ao Grau de Grande Inspetor Geral da Ordem.

Astréa NewsAstréa News Ano II – nº 16Ano II – nº 16 55

Page 6: EDITORIAL - sc33.org.br

Informativo Virtual ASTRÉA NEWS, está sendo distribuído via Internet, por e-mail, portanto, fazendo-se necessário a atualização dos e-mails dos Irmãos. Com isso, solicitamos

aos Inspetores Litúrgicos e Delegados que nos forneçam a relação de e-mails de todos os Irmãos de suas Regiões para cadastramento e atualização em nosso sistema, através do e-mail [email protected], a fim de que todos possam receber, automaticamente, todas as edições mensais do Informativo Virtual ASTRÉA NEWS, além de outras informações de âmbito geral do Supremo Conselho.

OO

Esta edição está sendo distribuída para 24.382 e-mails de leitores espalhados por todo o Brasil e pelo exterior, além de a redistribuição em diversas listas de discussão maçônicas, na Internet.

Astréa NewsAstréa News Ano II – nº 16Ano II – nº 16 66

Fundado em 17 de maio de 2011 pelo Poderoso Irmão Luiz Fernando RodriguesFundado em 17 de maio de 2011 pelo Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º - Soberano Grande ComendadorTorres, 33º - Soberano Grande ComendadorDiretor Presidente – Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33ºDiretor Presidente – Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33ºEditor Responsável – Francisco Feitosa da Fonseca, 33ºEditor Responsável – Francisco Feitosa da Fonseca, 33ºRegistrado na ABIM – Associação Brasileira de Imprensa Maçônica – sob o nºRegistrado na ABIM – Associação Brasileira de Imprensa Maçônica – sob o nº 008-JV008-JV – www.sc33.org.br - [email protected] - (21) 3369-8000- (21) 3369-8000 Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus signatários!

Page 7: EDITORIAL - sc33.org.br

Astréa NewsAstréa News Ano II – nº 16Ano II – nº 16 77