EDITORIAL VOCÊ SABIA? -...

4
Este jornal publica textos de alunos em fase de alfabetização. Seja tolerante com eventuais erros. EDITORIAL Estamos colocando em suas mãos mais uma edição do Jornal Gazeta Abigail, é sempre uma satis- fação, pois ele é resultado do tra- balho em sala de aula. Através dele todos têm a oportunidade de conhe- cer um pouco do riquíssimo materi- al produzido por nossos alunos. Gostaríamos de parabenizar aos alu- nos, funcionários e país que partici- param com empenho e dedicação das atividades realizadas em 2007, esperamos que 2008 seja um ano ainda melhor e que juntos continue- mos trabalhando por uma educação de qualidade. Núcleo Gestor Atenção meu amigo No que eu vou lhe falar A desertificação é um caso sério Que devemos evitar. Ela acaba com o planeta E polui o nosso ar É melhor se cuidar Se não o mundo não vai agüentar. Ninguém é tão resistente Que possa agüentar ATENÇÃO O nosso lindo planeta Sem ar para respirar. Esse assunto que estamos falando É uma coisa muito interessante O mundo está sofrendo Perdendo uma coisa importante. Termino esta poesia Deixando um aviso importante Não devaste as matas porque São nossas riquezas constantes. Edney, Ismael, Fagner e Lucas Correia, 7º Ano B- Profª. Jaqueline VOCÊ SABIA? Aconteceu no dia 26 de novembro o lançamento do livro Histórias em Família, este, foi construído pelos alunos do 1º ano, sob a orientação da professora Ritinha. É resultado do Projeto Pais e Filhos dividindo o mes- mo espaço em busca da Leitura. Nossa escola participa do Projeto Baú Literário. Este Projeto é uma iniciativa da Sec. De Educação do Município e visa incentivar a leitura. Nossas crianças participaram, na semana do Município, de uma belíssima apresentação em São Gonçalo do Amarante. Os alunos leitores 2007 foram: Laura Helen (1ºano), Ariane da Silva (4ºano), Ederlânia (7º ano), Angelina (6º ano), Rafael e Ediwirges (1º E- médio). A Escola recebeu recurso financeiro do PDE e PDDE, venha e confira o que compramos. “Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê.” Monteiro Lobato A Água Do mundo Ta sumindo Sobre o céu o mar E em todo o planeta Nada mais nos restará Causamos tanta poluição Queimadas que geram complicação Estamos aos poucos nos destruindo Desertificando todo o nosso solo Acabando com a biodiversidade Queimando e até maltratando até nossas florestas No campo e vindo até para a cidade Então perguntarei a todos: o que nos restará. DESERTIFICAÇÃO Andremásio, Joãozinho, Alexandre, Danilo, Roberto, Aurilene, Júnior, Samira- 9º Ano B-Pedro Messias. Jornal dos Alunos de Ensino Fundamental I,II e EJA 1° e 2° segmento da EMEF Poetisa Abigail Sampaio - Parada - São Gonçalo do Amarante Janeiro de 2008 N° 12

Transcript of EDITORIAL VOCÊ SABIA? -...

Page 1: EDITORIAL VOCÊ SABIA? - comcultura.org.brcomcultura.org.br/wp-content/uploads/2010/10/gazeta-abigail-12-jan... · estão poluindo o ar. Isso é culpa do próprio ser humano, ...

Gazeta do AbigalEs

te jo

rnal

pub

lica

text

os d

e al

unos

em

fase

de

alfa

betiz

ação

. Sej

a to

lera

nte

com

eve

ntua

is e

rros.

EDITORIALEstamos colocando em suas

mãos mais uma edição do JornalGazeta Abigail, é sempre uma satis-fação, pois ele é resultado do tra-balho em sala de aula. Através deletodos têm a oportunidade de conhe-cer um pouco do riquíssimo materi-al produzido por nossos alunos.Gostaríamos de parabenizar aos alu-nos, funcionários e país que partici-param com empenho e dedicaçãodas atividades realizadas em 2007,esperamos que 2008 seja um anoainda melhor e que juntos continue-mos trabalhando por uma educaçãode qualidade.

Núcleo Gestor

Atenção meu amigoNo que eu vou lhe falarA desertificação é um caso sérioQue devemos evitar.

Ela acaba com o planetaE polui o nosso arÉ melhor se cuidarSe não o mundo não vai agüentar.

Ninguém é tão resistenteQue possa agüentar

ATENÇÃOO nosso lindo planetaSem ar para respirar.

Esse assunto que estamos falandoÉ uma coisa muito interessanteO mundo está sofrendoPerdendo uma coisa importante.

Termino esta poesiaDeixando um aviso importanteNão devaste as matas porqueSão nossas riquezas constantes.

Edney, Ismael, Fagner e Lucas Correia,7º Ano B- Profª. Jaqueline

VOCÊ SABIA?Aconteceu no dia 26 de novembro o lançamento do livro Histórias em

Família, este, foi construído pelos alunos do 1º ano, sob a orientação daprofessora Ritinha. É resultado do Projeto Pais e Filhos dividindo o mes-mo espaço em busca da Leitura.

Nossa escola participa do Projeto Baú Literário. Este Projeto é umainiciativa da Sec. De Educação do Município e visa incentivar a leitura.

Nossas crianças participaram, na semana do Município, de uma belíssimaapresentação em São Gonçalo do Amarante.

Os alunos leitores 2007 foram: Laura Helen (1ºano), Ariane da Silva(4ºano), Ederlânia (7º ano), Angelina (6º ano), Rafael e Ediwirges (1º E-médio).

A Escola recebeu recurso financeiro do PDE e PDDE, venha e confirao que compramos.

“Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê.”Monteiro Lobato

A Água

Do mundo Ta sumindo

Sobre o céu o mar E em todo o planeta

Nada mais nos restará Causamos tanta poluição

Queimadas que geram complicação Estamos aos poucos nos destruindo Desertificando todo o nosso solo

Acabando com a biodiversidade Queimando e até maltratando até nossas florestas No campo e vindo até para a cidade

Então perguntarei a todos: o que nos restará.

DESERTIFICAÇÃO

Andremásio, Joãozinho, Alexandre, Danilo,Roberto, Aurilene, Júnior, Samira- 9º Ano

B-Pedro Messias.

Jornal dos Alunos de Ensino Fundamental I,II e EJA 1° e 2° segmento daEMEF Poetisa Abigail Sampaio - Parada - São Gonçalo do Amarante Janeiro de 2008 N° 12

Page 2: EDITORIAL VOCÊ SABIA? - comcultura.org.brcomcultura.org.br/wp-content/uploads/2010/10/gazeta-abigail-12-jan... · estão poluindo o ar. Isso é culpa do próprio ser humano, ...

Gazeta do Abigal2

Hoje todo o planeta Terra estáameaçado por culpa do homem.Futuramente não haverá mais águapotável para bebermos, pois o pla-neta Terra está muito quente. Tudoisso está acontecendo porque o ho-mem está destruindo a natureza enão só a natureza, mas a vida detodo ser vivo. O homem não temamor a natureza, pois se tivesse nãoo destruiria, fazendo queimadas,derrubando árvores poluindo os riose maltratando os animais.

Todos nós devemos proteger anatureza, cuidar dela como se fossenossa própria vida, porque só des-sa maneira iremos conseguir viverem paz e feliz.

Lucas dos Santos- 5º ano A – Prof. Nívea

O DESMATAMENTODA NATUREZA

CARTA À HUMANIDADESenhora HumanidadePeço-lhe que me dê mais atenção, pois estou morrendo muito rápido,

com minha ausência vós não existirá por muito tempo. As máquinas estãome destruindo, já não estou crescendo mais por causa das queimadas. Aágua que consumo está muito poluída, os animais estão em extinção, poisvocês estão tirando eles de mim. Sou a Floresta e preciso muito de suaajuda se não todos iremos morrer. Vocês podem me ajudar: não cortem asárvores, não poluam os rios, não tirem os animais do seu habitat.

Bom, eu vos dei muitos conselhos, agora é só cada um de vocês fazersua parte.

Assina: Floresta Amazônica, Fábio, Wanderley, Nataniele, Ediwirges,Pedro Ângelo e Rafael – 1º E- Prof. Edileuza.

CARTA AO PREFEITOExcelentíssimo Senhor Prefeito Estamos enviando-lhe esta carta pedindo-lhe providências preventivas

para a desertificação, um problema que está agravando-se em vários mu-nicípios cearenses, São Gonçalo poderá ser um deles no futuro.

Sabemos que esse fenômeno é resultado do uso excessivo de fertilizan-tes, do desmatamento e das queimadas que agridem o solo diminuindo asáreas cultiváveis. Em nosso município, muitas pessoas vivem da agriculturae o fenômeno da desertificação mudaria a vida desses cidadãos.

Precisamos de ações preventivas urgentemente, propostas e projetosque intensifiquem o combate a desertificação, unindo população e admi-nistração em busca de soluções que favoreçam o bem estar de todos e nosorgulhem de ser são-gonçalenses.

Equipe: Maura Beatriz, Antonio dos Santos, Luís Neto, Elânia, Mayara,Verice e Viviane- 2º Ano E - Prof. Edileuza.

Das transformações que o serhumano provocou e continua pro-vocando na superfície do planeta, adesertificação das florestas, por cer-to, é a mais impressionante.

A desertificação é a transforma-ção de uma região em deserto pelaação de fatores climáticos ou huma-nos, pois a sua principal causa é odesmatamento de florestas.

Outra causa da desertificação,

DESERTIFICAÇÃOsão as queimadas, que são causa-das pela ação do homem no nossoplaneta. Elas são uma das causasmais comuns da desertificação, poiselas são realizadas todo dia ao nos-so redor.

Quando alguém corta uma árvo-re já está colaborando para que issoaconteça, pois a mais prejudicadapela desertificação são as florestas.

Renata, Fábia, Janaína,Francisca-9º Ano - Prof. Robervando.

NÃO QUEIMEAS ÁRVORES!

Yanka-5ºB-Profª. Ana Cleide.

Page 3: EDITORIAL VOCÊ SABIA? - comcultura.org.brcomcultura.org.br/wp-content/uploads/2010/10/gazeta-abigail-12-jan... · estão poluindo o ar. Isso é culpa do próprio ser humano, ...

Gazeta do Abigal 3

O desmatamento está prejudi-cando a humanidade, as queimadasestão poluindo o ar. Isso é culpa dopróprio ser humano, ele é o princi-pal responsável pelo aquecimentoglobal.

O gelo que esfria a terra estáderretendo e assim tornando o pla-neta mais quente, em alguns lugaresque existiam matas verdes, bonitas,hoje não existe mais árvores de ne-nhuma espécie, no lugar das plantasestão só o chão seco, rachado, eessa seca está matando animais.

O aquecimento exagerado estáfazendo com que não chova no tem-po certo, e por causa disso os po-ços estão secando, não podemosesquecer também da fumaça doscarros e das fábricas, com certeza,elas poluem o ar. Esperamos que oser humano se conscientize e parede poluir, assim teremos um planetamelhor.

Kélvia-8º ano B- Prof. Gilberto Uchoa

DESMATAMENTO

EXPEDIENTEE.E.F.Poetisa Abigail Sampaio

DIRETORA: Antonia Emília

COORD. DO JORNAL: Antonia Edileuza

DIGITAÇÃO: Daniel

TIRAGEM: 500 exemplares

EDITORAÇÃO E IMPRESSÃO:Comunicação e Cultura

CODIGO DO JORNAL: PLCE 04/045

Page 4: EDITORIAL VOCÊ SABIA? - comcultura.org.brcomcultura.org.br/wp-content/uploads/2010/10/gazeta-abigail-12-jan... · estão poluindo o ar. Isso é culpa do próprio ser humano, ...

Gazeta do Abigal4

ENTREVISTANome: Francisca Ferreira de Lima,

Idade: 67 anos 1- Você já vivenciou um período de

seca? Quando? Fale um pouco sobreesse período?

Re.: Sim, em 1958, foi um período muitodifícil pois não tinha água e nem trabalho,as coisas só melhoraram em 1959. Passa-mos um ano com muitas dificuldades, masgraças a Deus conseguimos superar.

2- Quais foram as maiores dificulda-des enfrentadas?

Re. A água era difícil, a terra era mui-to seca e não tinha como plantar.

3- Como as pessoas procuravam ame-nizar essas dificuldades?

Re. Procurando trabalhar pelo ser-tão e nas estradas nordestinas.

4- Em sua opinião, que ações gover-namentais poderiam ser feitas para evi-tar os problemas ocasionados pela seca?

Re. Construindo poços profundos,chafarizes e irrigações de água.

5- Que conselhos você dar a quemdesperdiça água?

Re. Não desperdice água, pois preci-samos dela para viver, não podemos pas-sar por outra seca como a de 1958.

Nome: Francisco LimaIdade: 68 anos

1- O senhor já vivenciou um períodode seca? Quando?

Re. Sim, em 1958. Eu era ainda ra-paz quando houve uma seca grande, parapegarmos água tínhamos que andar maisde 30 léguas e a água não era limpa, mui-ta gente teve que ir embora para nãomorrer de sede.

2- Quais eram as dificuldades enfren-tadas?

Re. Plantar não adiantava porque nãotinha chuva e se não tinha chuva a plantamorria, os animais ficaram magros, comojá disse tínhamos que ir longe para buscarágua para beber, tomar um banho por dia.

3- Como as pessoas procuravam ame-nizar essas dificuldades?

Re: Nós ainda tínhamos um pouco defeijão e farinha guardado em um tambore assim ia passando, pegava alguns tam-bores e saía cedo, lá para oito horas che-gava com água, tínhamos que economi-zar para dar pro consumo durante o dia.

4- Em sua opinião, que ações gover-namentais poderiam ser feitas para evi-tar os problemas ocasionados pela pro-blemática da seca?

Re. Deveria ser feito poços profun-dos, chafarizes e encanações com águaem todo o município.

5- Que conselhos você dar para quemdesperdiça água?

Re. Não faça isso, porque a água émuito importante. Não espere passar poruma seca para poder dar-lhe o real valor.

Antonio Valdo-1º ano E- Prof. Edileuza

A natureza está sendo destruídapelo homem. Ele está matando osanimais, derrubando as árvores, fa-zendo queimadas. Os animais estãosumindo da terra. O homem está des-truindo a natureza para construir pré-dios e fábricas, estão poluindo os rios,matando os peixes e animais enve-nenados, eles estão acabando comtoda a natureza e os seres vivos queexistem no nosso planeta. Quem estásofrendo com isso é a natureza.

Tudo isso está acontecendo por-que o homem quer ganhar muito di-nheiro através da exploração, ele estádestruindo o nosso meio ambiente, oar puro está acabando a nossa lindanatureza está ficando deserta. O ho-mem está machucando os animais,cortando e queimando as árvores epoluindo os rios que eram limpos.

Para evitar as queimadas, a po-luição e a destruição do meio ambi-ente, os homens

precisam ter consciência de amare respeitar a natureza, plantar maisárvores e cuidar dos animais.

Não destrua a natureza porquenós precisamos dela para viver!

Jaqueline-5º Ano A- Prof. Nívea

DESTRUIÇÃO DANATUREZA

Amigo eu vou te falarO que está acontecendoÉ muita poluição no arE muitos animais morrendo.

Matas derrubadasPoluição nas estradasRios imundosNo meio desse mundo.

Tanto desmatamentoQue não dá pra agüentarMuita poluiçãoQue pode até nos matar.

As árvores sendo derrubadasAs matas todas queimadasTudo culpa da humanidadeQue polui todas as cidades.

Os rios estão sendo poluídosPor causa da degradaçãoE estão todos arruinadosDevido à desertificação.

Naiara Alexandre, Monikele e Ederlânia,7º Ano A- Pedro Messias

A DESERTIFICAÇÃOE O MEIO AMBIENTE

FIQUE DE OLHO NA DESERTIFICAÇÃOChuvas e ventos fortes provocam erosão deixando as terras improdutivas.Previna-se contra erosão, plantando árvores, evitando a desertificação.

Cuidado com queimadas, diga sim a vegetação.A desertificação é um problema sério, causa também a migração, então

vamos ter consciência reflorestando as matas, assim preservamos o meioambiente.

Mayk Doouglas-5º Ano B-Profª. Ana Cleide