Educa #58 web

12

description

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

Transcript of Educa #58 web

Page 1: Educa #58 web

Recicle esta edição compartilhando com a sua galera. Não jogue o Jornal eDUCA na rua, OK!?

DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA”

#58Março 2015Semana 4eDUCAJORNAL

/jornaleDUCA

>> PÁGS. 6 E 7

15 PROFISSÕESEM ALTA PARA 2015

>> PÁG. 4

4 LUGARESHISTÓRICOSDESTRUÍDOSPELO ESTADO

ISLÂMICO

GALILEU

>> PÁG. 9

10 CURSOSGRATUITOS +INGLÊS PARA

BOMBAR SEU DIPLOMA

CATRACALIVRE

>> PÁG. 8

QUANDOÉ A HORA DEPROCURARESTÁGIO?

CIEE

>> PÁG. 10

QUAL O CURSOSUPERIOR IDEAL

PARA VOCÊ?

GUIA DOESTUDANTE

Page 2: Educa #58 web

VIAGEM NO TEMPOEXPRESS

O que não falta na Image Comics é série mensal de ficção científica, da mais pop às existencialistas, e Chrononauts, a mais nova delas, chegou às bancas e livrarias virtuais nos EUA comcom evidente viés mais popular. Aliás, não é de espantar que os criadores Mark Millar e Sean Gordon Murphy tenham acabado de fechar um contrato com a Universal para transformar ChChrononauts em filme, porque esta primeira edição tem toda tem toda a cara de episódio-piloto ou projeto de cinema.

Em 31 páginas, Millar e Murphy condensam todo o primeiro ato da história de dois amigos cientistas que inventam como viajar no tempo: desde as primeiras descobertas arqueológicas que dão pistas de como realizar o feito, até o gancho dramático final, quando a primeira missão dá errado. O que dá mais substância à narrativa é o desenho detalhado de Murphy, que fica no meiomeio termo entre designs limpos e quadros lotados de informação; do seu lado, Millar nunca pareceu tão pouco interessado em dar tempo aos personagens.

De qualquer forma, a impaciência é bem o estilo de Millar, roteirista que parece ter no sangue a vocação

para escrever pitchs e pilotos.

QueQue os convencidos personagens só comecem a se preocupar com efeito borboleta nas últimas páginas - é como se Johnny Storm se tornasse Reed Richards de repente - é outro sinal de que esestamos num gibi do autor, cujas histórias se movem em função do impacto e do confronto, no melhor estilo atirar primeiro e perguntar depois.

Em entrevista ao site Collider, Paul Feig, diretor do remake de Os Caça-Fantasmas, revelou que as filmagens terão início no dia 15 de junho. Sobre as locações, a produção deve gravar cenas de interior em Boston e cenas externas em Nova York, cidade onde passava a história do filme original.

KriKristen Wiig, Melissa McCarthy, Leslie Jones e Kate McKinnon formam o novo quarteto de caça-fantasmas. A trama terá novamente uma pegada de humor, mas com mais terror. Feig écconhecido pelas comédias que fez com Wiig e McCarthy, como Missão Madrinha de Casamento e As Bem Armadas. Já Leslie Jones e Kate McKinnon vêm, assim como Wiig, do elenco do humorístico de TV Saturday Night Live (de onde, aliás, saíram Dan Aykroyd e Bill Murray, protagonistas do longa original).

OO novo Caça-Fantasmas estreia em 22 de julho de 2016.

QueQue os convencidos personagens só comecem a se preocupar com efeito borboleta nas últimas páginas - é como se Johnny Storm se tornasse Reed Richards de repente - é outro sinal de que estamos num gibi do autor, cujas histórias se movem em função do impacto e do confronto, no melhor estilo atirar primeiro e perguntar depois.

2 PostseDUCA /jornaleDUCA

Page 3: Educa #58 web
Page 4: Educa #58 web

Os conflitos tiveram um impacto devastador nestes grandes tesouros da humanidadeDesde que os primeiros conflitos começaram a agitar a Síria, em 2011, o país tem sofrido com o impacto da guerra civil e do Estado Islâmico. Mas além do óbvio prejuízo para a população (mais de 19 mil pessoas foram mortas desde então), a história também está sofrendo, com alguns marcos históricos sendo destruídos. Listamos alguns aqui, inspirados por esta lista do Buzzfeed:

4 GalileueDUCA /jornaleDUCA

Page 5: Educa #58 web

eDUCA /jornaleDUCA

5YouPixSó quem já esqueceu o guarda-chuva em casa e pegou a maior chuva na rua sabe o que é decepção. Porque ele estava lá, pronto para te livrar de várias gotas de água gelada, mas você não lembrou de colocá-lo na mochila.

SeSe você mora com sua mãe, certamente estará protegido dessa desilusão guardachuvística — ela sempre vai mandar levar o casaco e o guarda-chuva. Agora, não dá pra levar a mãe pra todo lugar né, então o risco de esquecer o acessório por aí é bem grande.

AA solução para nunca mais esquecer o guarda-chuva é tê-lo conectado para verificar a previsão do tempo e te mandar um alerta avisando se deve levá-lo pro passeio chuvoso — e se por descuido você estiver esquecendo ele em algum lugar, vai receber um alerta do seu amigão avisando que ele ficou para trás.

AlertAlert Umbrella é o nome desse guarda-chuva mágico fabricado pela DAVEK, conhecida marca no seguimento. Ele é equipado com um chip e bateria que conecta o

guarda-chuva com o app do celular, para dar alertas meteorológicos locais e garantir que você nunca esqueça ele por aí.

Toda tecnologia desse guarda-chuva tem um custo diferentedos 10 reais que estamos acos-tumados a pagar em qualquerna rua, o Alert Umbna rua, o Alert Umbrella custa125 dólares! Pagando tudo issoem um guarda-chuva, achoque nem precisaria dealerta para não esquecê-lo,né?

Page 6: Educa #58 web

eDUCA /jornaleDUCA

6 Jornal eDUCA

1- AdvogadoPPerfil: No perfil consultivo (empresas), o profissional deve, além de entender leis e regulamentações, estar conectado ao negócio e ter boas relações com os demais. O perfil técnico, para escritórios, vem ganhando importância na estratégia geral, já que ele deve entender o memercado em que atua.Por que estará em alta: Departamentos jurídicos de empresas e os escritórios procuram advogados com capacidade técnica para entender os mercados específicos em que estão inseridos.

2- Gerente de novos negóciosPerfil: Formação em administração de empresa, engenharia e afins, com um uma boa rede de contatos. Prospecta e lidera projetos de novos negócios para captar novas fontes de receita. O resultado final é a gerar novos contratos a partir do desenvolvimento de nova aplicaçãoaplicação para produto ou serviço, ou ainda, prospecção de negócios em setores de mercados ainda não explorados.

A expectativa de contração em 2015 foi taxada como 'modesta', pelos especialistas em mercado de trabalho. Porém, algumas profissões terão maior destaque. Se você ainda não decidiu que carreira seguir.

O Jornal eDUCA reuniu algumas profissões que estarão em evidência este ano. Confira: Por que estará em alta: A área de vendas tem um importante papel na geração de negócios para empresa, além da gestão de vendas ativa baseada no portfólio de produtos ou serviços, carteira de clientes, e relacionamento.

3- Cientista de dadosPPerfil: Formação em matemática, estatística ou engenharia da computação, com especialização na área. É responsável pelo desenvolvimento de algoritmos matemáticos e o alinhamento ao negócio para melhor desempenho das empresas. PPor que estará em alta: A alta competitividade do mercado obriga a empresa a estar mais próxima do consumidor para entender o que ele precisa, de forma individual.4- Diretor de operaçõesPPerfil: Profissionais com visão para reduzir custo e otimizar processos.PPor que estará em alta: A otimização dos processos de produção ajudam a reduzir o impacto no custo. Portanto, quando todas as operações estão alinhadas, a chance de ter bons resultados aumenta.

5- Gerente de logísticaPPerfil: Formação em engenharia de produção com especialização em logística. Controla, organiza e garante a integridade do estoque e faz a gestão de toda a equipe operacional. Pode se envolver com questões ligadas às atividades aduaneiras.PPor que estará em alta: Aumento de galpões industriais e novos centros de distribuição.

6- Gerente de obras industriaisPPerfil: Engenheiro civil com experiência na área. É o responsável direto pela evolução física do projeto, lidando com diversas disciplinas ligadas à obra. Acompanha o planejamento, orçamento, cronograma físico-financeiro, compras, contratação de serviços entre outros, gagarantindo o custo e prazo de entrega.Por que estará em alta: Em função da necessidade por galpões industriais, por consequência do volume de centros de distribuição, essa é uma demanda que aponta alta para 2015.

Page 7: Educa #58 web

eDUCA /jornaleDUCA

7Jornal eDUCA7- Gerente de planejamento tributárioPerfil: Formação em ciências contábeis ou direito, com especialização na área. É responsável pela gestão fiscal e pelo planejamento tributário da companhia.PPor que estará em alta: A demanda está em alta pela necessidade de fazer um planejamento tributário bem elaborado por causa da complexa matriz tributária brasileira.

8- Gestor de RHPPerfil: Formação na área de recursos humanos, com experiência em gestão de pessoas e em remuneração e benefícios. Profissional passa a ser responsável por uma determinada área e não por todo o RH da empresa. Com isso, ele poderá entender as necessidades de cada setor e e atuar para manter boas práticas de gestão de pessoas.Por que estará em alta: A busca por bons profissionais continua, mesmo com uma baixa expectativa de contratação. Portanto, uma boa estratégia de gestão de pessoas é fundamental para manter o colaborador na empresa.

9- Desenvolvedor mobilePPerfil: Formação em tecnologia, com experiência na área. É responsável pelo desenvolvimento de aplicações para sistemas móveis (smartphones e tablets) de acordo com as demandas dos arquitetos de software.PPor que estará em alta: As empresas buscam estar em contato com seus funcionários e com o mercado consumidor e para isso, utilizam a plataforma mobile.

10- Executivo de vendas / key accountPPerfil: Experiência em vendas, com perfil consultivo. O profissional deve ter conhecimento técnico sobre o produto ou serviço que está vendendo para passar credibilidade e conquistar os clientes.PPor que estará em alta: A busca por rentabilidade e lucro acaba passando pelo resultado obtido pela equipe de vendas. Dessa forma, os profissionais devem vender o produto ou serviço da melhor forma possível.

11- Gerente de produção para indústria de bens de consumoPPerfil: Profissional com histórico de atuação em manufaturas. É responsável por garantir os índices de produção das fábricas, e bons resultados em produtividade, segurança e qualidade.PPor que estará em alta: O brasileiro continua direcionando sua renda para a compra de itens de primeiras e segundas necessidades e esses profissionais precisarão manter o mercado abastecido, aumentando a eficiência dentro das fábricas.

12- A12- Arquiteto corporativoPerfil: Formação em tecnologia, com especialização em negócios. É responsável por compreender todas as camadas tecnológicas dentro da empresa, desde os negócios até a infraestrutura.PPor que estará em alta: Empresas procuram padronizar seus ambientes, processos, e estruturas para melhor desempenho e controle de custos.

13- ControllerPPerfil: Formação em ciências contábeis, administração ou economia. É responsável pela gestão contábil, fiscal, planejamento e controle.PPor que estará em alta: Várias empresas passam por processos de estruturação e reestruturação, precisando implementar controles e processos para crescer de forma sólida e rentável.

14- Gerente de tecnologia da informaçãoPPerfil: Formação na área, com experiência em desenvolvimento de sistemas. Profissional com visão geral, que consiga atender as necessidades da empresa, e implementar sistemas rápidos e baratos.PPor que estará em alta: A busca por novas tecnologias ainda está presente dentro das empresas, já que modernizações podem melhorar o desempenho e ainda reduzir os custos e aumentar o lucro.

15- Gerente de marketingPerfil: Profissional com perfil generalista que entenda de todos os processos na área (comunicação, estratégia, planejamento, relações públicas).PPor que estará em alta: Como as empresas não tiveram os resultados financeiros esperados, o setor de marketing é um dos que sofre cortes, portanto um profissional mais completo e com conhecimento de toda a cadeia ganha espaço no mercado.

Page 8: Educa #58 web

Embora o estágio seja mais identificado como uma importante modalidade de capacitação prática para universitários, há vários anos ele vem sendo também muito procurado por alunos do ensino médio, interessados em aproveitar as oportunidades de vivenciar experiência em ambiente corporativo oferecidas por centenas de empresas e órgãos públicos. Há,Há, nessa possibilidade, uma série de vantagens, todas muito importantes para aqueles jovens que já pensam na carreira futura. Podem se candidatar a vagas de estágio jovens com idade a partir de 16 anos e que estejam regularmente matriculados e frequentando uma instituição de ensino regular. O primeiro benefício é que, ao ser contratado, o estagiário passa a receber uma bolsa-auxílio mensal, reforçada por benefícios benefícios como auxílio-transporte e recesso remunerado, que é uma boa ajuda para custear os estudos e outras despesas do dia-a-dia.

“Mas o mais importante é que, ao entrar no mundo corporativo, o jovem estagiário tem uma boa visão da realidade de uma série de profissões”, afirma Eduardo Oliveira, superintendente operacional do CIEE. “Assim, ganhará mais segurança quando tiver de enfrentar o delicado momento da escolha da sua futura faculdade ou um curso tecnológico ou, ainda, partir para o empreendedorismo.”

OutOutro valor do estágio é possibilitar que, no convívio com profissionais experientes, o estudante do ensino médio já começa a adquirir várias posturas profissionais, que o prepararão com efetividade para apresentar uma boa atuação num futuro emprego ou negócio, além de auxiliá-lo até a melhorar o desempenho estudantil. “Cada vez mais, habilidades como disciplina, pontualidade, trabalho em equipe, prproatividade são tão ou mais valorizadas, nos processos seletivos, do que a competência técnica”, continua Oliveira.

Com mais de 50 anos de experiência, o CIEE conta com uma média de três mil de vagas de estágio para ensino médio em oferta diariamente, para atuação em empresas e órgãos públicos, sem prejuízo da frequência escolar. “Atendemos com total gratuidade o estudante desde o momento de sua inscrição no banco de talentos da entidade até o final de seu período de estágio”, destaca Oliveira. Para aprimorar a prpreparação dos novos talentos, o CIEE oferece uma série de cursos presenciais e à distância – também gratuitos –, com dicas para participação em processos seletivos, matemática básica, informática, administração de tempo, entre outros. Mais informações e inscrições gratuitas: www.ciee.org.br.

eDUCA /jornaleDUCA

8 CIEE

Page 9: Educa #58 web

9CatracaLivreeDUCA /jornaleDUCA

Os cursos oferecem diplomas aos candidatos e são do programa de ensino à distância (EAD). Para se inscrever basta acessar o site do Fieb (fieb.org.br).

Page 10: Educa #58 web

10

Page 11: Educa #58 web

eDUCA /jornaleDUCA

11Let’sRock

Page 12: Educa #58 web