Educa 76 web

12

description

Educa#76 web Jornal eDUCA#75 Jornal eDUCA, o maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

Transcript of Educa 76 web

Page 1: Educa 76 web

Recicle esta edição compartilhando com a sua galera. Não jogue o Jornal eDUCA na rua, OK!?

#76Novembro 2015

Semana 2JORNAL

/jornaleDUCA

10 MISTÉRIOSAINDA SEM SOLUÇÃO

>> PÁGS. 6 e 7

DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA”

>> PÁG. 4

UMAMI, O GOSTOQUE TODOS SENTEM E

POUCOS SABEM O NOME

GALILEU

>> PÁG. 8

CRITÉRIOS PARAESCOLHER UMA

BOA PÓS.

GUIA DOESTUDANTE

>> PÁG. 9ENFRENTANDO A CRISE

CIEE

Page 2: Educa 76 web

FRANK MILLER E JIM LEE VIRÃO À COMIC CON EXPERIENCE

SEQUÊNCIA DE PROMETHEUS FAZ COM QUE

NOVO ALIEN SEJA ADIADO O cineasta sul-africano Neill Blomkamp, de Distrito 9 e Elysium, estava trabalhando na sequência da franquia Alien, que voltaria a contar com as presenças de Sigourney Weaver e Michael Biehn novamente interpretando Ellen Ripley e Dwayne Hicks. Porém, o projeto foi pausado por tempo indeterminado, enquanto Ridley Scott desenvolve a sequência de Prometheus - prólogo da série.

AA notícia foi divulgada pelo próprio Blomkamp em seu twitter (@NeillBlomkamp): "Alien está pausado devido a Prometheus 2. Então eu vou trabalhar em outras coisas... Por mais que eu ame o xeno - e a Tenente Ripley”, digitou.

FFaz sentido, pois em setembro, Scott havia declarado que as franquias Alien e Prometheus poderiam se cruzar no futuro. O novo filme de Blomkamp ambientaria a trama após Aliens - O Resgate.

2 PostseDUCA /jornaleDUCA

Page 3: Educa 76 web

WWW.AKDMEEK.COM.BR

Page 4: Educa 76 web

Reconhecido em 2000 como o quinto gosto básico do paladar humano e ainda desconhecido no Ocidente, sabor pode ajudar no tratamento do câncer e na redução do consumo de sódio. Muito prazer, umami.

O professor Kikunae Ikeda não recusava uma boa sopa de kombu. Como grande parte do povo japonês, ele adorava a tradicional sopa de algas, mas em um dia de 1908 percebeu algo indefinível entre uma colherada e outra. Achou esquisito o fato da sopa não ser doce, mas também não ser salgada, apesar de certamente ser saborosa. Da alga, Kikunae extraiu o glutamato monossódico e assim, do fortuifortuito encontro entre uma alga, uma língua e um cérebro, surgia a descoberta do quinto gosto do nosso paladar, o umami.

Apesar de genial em sua sagacidade, Kikunae não foi lá muito criativo para batizar sua descoberta – em japonês, umami quer dizer “saboroso”. A pedido de GALILEU, a professora Hellen Maluly, especialista em aplicação e segurança de aditivos alimentares, descreveu o umami. “É um gosto que às vezes se confunde com o doce, às vezes se confunde com o salgado, aumenta a salivação da boca e permanepermanece no paladar por cinco a dez minutos depois que engolimos a comida”.

Mas que comida? A lista de alimentos que naturalmente possuem o gosto umami conta com itens do dia a dia de todo brasileiro, como milho, ervilha, tomate, frango e outros um pouco menos corriqueiros, mas ainda assim longe de serem exóticos, como shimeji, shitake e frutos do mar. Alimentos industrializados também podem conter o umami, como queijo parmesão, conservas vegetais, molhos de tomtomate e de salada, linguiça e presunto.

Os alimentos que naturalmente têm o gosto umami possuem glutamato em sua composição, já nos industrializados o nome da substância é glutamato monossódico – vendido comercialmente de várias maneiras, tendo o tempero Ajinomoto como o exemplo mais conhecido.

Mais de um século se passou desde a fatídica sopinha de Kikunae, mas o umami permanece no anonimato ocidental. Seu reconhecimento científico aconteceu em 2000, quando cientistas da universidade de Miami encontraram receptores específicos para ele nas papilas gustativas. “Antes não existia tecnologia suficiente”, rebate Hellen quando questionada sobre a diferença de quase um século ententre a descoberta e a chancela científica. Segundo a professora, a ciência começou a entender o paladar de fato na primeira metade do século 20 e os receptores da língua

para os tradicionalíssimos amargo, doce, salgado e azedo só foram identificados e confirmados nos anos 90.

FFormada em farmácia, foi durante uma aula de Fisiologia dos Sentidos que pela primeira vez Hellen ouviu falar do umami. O tema do seu doutorado foi Ciência dos Alimentos, com foco nos realçadores de sabor, também chamados de aditivos alimentares e hoje, além de dar aulas sobre análise sensorial na Faculdade Oswaldo Cruz e na Unicamp (“meu curso dura 20 horas, posso falar com você o dia todo sobre o o assunto!”), a simpática professora também é porta-voz do Comitê Umami Brasil, uma iniciativa bancada por industriais e embasada e divulgada por cientistas e pesquisadores como Hellen. “Nosso objetivo é disseminar informações sobre o umami”, explica. O Comitê é o braço brasileiro do Umami Information Center, projeto internacional de divulgação de conhecimento ligado ao umami.

Além de ser fonte para diversas receitas, o umami pode exercer um importante papel para nossa saúde. “Na hora de fazer o arroz, em vez de colocar uma colher de sal, dá pra fazer metade sal, metade glutamato monossódico”, afirma Hellen, apontando uma maneira simples de evitar o consumo excessivo de sódio, fonte de problemas como hipertensão e insuficiência cardíaca e renal.

OutOutra aplicação interessante é no campo da oncologia. Devido ao intenso uso de medicamentos, pacientes sob tratamento de câncer costumam ter xerostomia, a popular boca seca. O paladar fica empobrecido e muitos pacientes acabam emagrecendo - com a boca seca e permanentemente impregnada com um gosto amargo e metalizado, comer é mais um fardo que um prazer. Os médimédicos costumam recomendar que crianças que se encontram nessa condição chupem limão, por exemplo – a ideia é ativar o paladar para aumentar a produção de saliva. Aí que entra o umami. Colocando glutamato monossódico nas sopas, o paladar e a saliva do paciente voltam a ser estimulados; em alguns casos uma solução de glutamato monossódico diluído em água é borrifada diretamente na boca da peboca da pessoa.

eDUCA /jornaleDUCA

4 Galileu

Page 5: Educa 76 web

eDUCA /jornaleDUCA

5YouPixEstava ouvindo uma rádio on-line outro dia (Rádio Cidade FM, da minha Terra carioca), quando os locutores anunciaram seu username no Periscope e Twitter. Há um bom tempo observo a adesão das rádios às novas redes sociais e apps como meios de interação com o ouvinte. No minuto seguinte, tuitei “Seria o Periscope um concorrente pro Snapchat?”;

AA Bia (Granja – curadora do YouPix) se inquietou com a minha pergunta e aqui estou eu, compartilhando minhas ideias através deste texto. Bom, em primeiro lugar, a conclusão a que cheguei analisando aplicativos de vídeo é que, atualmente, todo vídeo, independente da plataforma que esteja sendo divulgado, é concorrente.

EEstar olhando constantemente para o mundo é apenas um dos quatro principais paradigmas da era em que vivemos:

• Internetização: estágio em que toda marca, produto, serviço, instituição ou pessoa “deve” estar na internet — e o mundo já alcançou este estágio. Isso já pode ser considerado uma norma social;

•• Visibilidade: tudo “deve” ser visto, fotografado, registrado, compartilhado, comentado. E assistir é um comportamento adquirido em massa desde o surgimento da TV na década de 50, no auge da juventude de nossos pais e avós.

•• Mobilidade: “quando falamos em mobilidade, o natural é que a primeira imagem que venha a nossa cabeça é o celular”. O Brasil tinha 180 milhões de celulares em 2012. Alcançou 282 milhões de celulares em Junho de 2015, segundo a Teleco. Desses, 154 milhões estão conectados à internet, segundo a FGV.

• Agora: A quarta e última característica desta era é o timming, ou seja, o AGORA. É poder acessar tudo em tempo real.

SeSe apoiando na soma de todos esses paradigmas, Evan Spiegel, o fundador do Snapchat, aplicativo que melhor materializa essa era onde tudo parece caminhar para a impermanência, deletou todos os seus tuites, alegando que ele "prefere viver no momento". Para ele, a mobilidade deu mais poder ao conceito de "expressão instantânea".

EEsse vídeo genial do próprio Spiegel resume bastante bem esse momento em que videmos: mobilidade, internet, AGORA e exposição.

SeSe muito do conteúdo produzido hoje tem a internet como plataforma, tudo precisa ser visto e tudo precisa estar disponível em nossas mãos, celulares, bolsas e bolsos AGORA… Será que existe tempo pra se engajar com tudo isso? Claro que não. O dia continuará tendo apenas 24 horas. E seremos obrigados a selecionar (ou permitir que selecionem por nós) o que será consumido.

ÉÉ nesse status quo que nascem aplicativos como Meerkat, Periscope, Vine e Snapchat. E que chegam a reunir 1 milhão de usuários dispostos a consumir conteúdo em vídeo em apenas 10 dias (exemplo verídico do Periscope).

E qual é a necessidade de termos dois ou mais aplicativos de transmissão de conteúdo em tempo real gastando o pouco espaço que as operadoras nos dão em nossas “áreas de trabalho”? A chance que temos agora é de escolher onde queremos estar. “Em qual pista da balada”. Com que pessoas interessantes, produzindo informação ou entretenimento agora.

NeNesse cenário, as marcas também escolhem em que plataformas querem estar e com quais objetivos. Algumas, sendo mais experimentais com o Snapchat. Outras, já coletando dados de audiência no Periscope ou medindo a conversão de um desconto/amostra grátis no Vine.

OO Periscope pode ser um concorrente para o Snapchat? Ambos são excelentes ferramentas pra mostrar a vida como ela é, sem edição, sem filtro, em tempo real. Arquivo é opcional, a ordem é a impermanência. E a diferença entre eles é bem pequena.

Da ordem do conteúdo:• Snapchat: Conteúdo snackable — 10 segundos de relevância ou não. Disponível por 24 horas.•• Periscope: Conteúdo relevante pelo tempo que o usuário determinar. Disponível por 24 horas.

Da ordem do controle:• Snapchat: Não possui qualquer tipo de relatório ou controle. Apenas o número de quem viu ou printou o snap.• Periscope: Seguidores, visualizações, “hearts”, comentários e interações via Twiter.

Quer saber maiQuer saber mais? Acesse youpix.com.br

Page 6: Educa 76 web

4. A descoberta de HeraklionEmEm 2013, a descoberta de uma cidade submersa na costa do Egito, provocou novos questionamentos. Herakleion foi descoberta por uma equipe de pesquisadores do Instituto Europeu de Arqueologia. Estima-se que esteve submersa por 1.200 anos. Como a cidade foi parar no fundo do mar? Seria outra possibilidade para Atlântida?

Já ouviu falar sobre a cidade de Atlântica? E sobre Amélia Earhart? Existem alguns mistérios que até hoje intrigam os estudiosos, mas que ainda estão sem solução. O Jornal eDUCA listou 10 dos maiores mistérios sem solução da nossa civilização. Confira!

1. Noite Oficial dos OVNIsAAconteceu na noite de 19 de maio de 1986, quando 21 OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) foram avistados no céu do Brasil, nos estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Foram cerca de 3 horas de fenômeno detectados pelos radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), em Brasília (DF). No dia seguinte, o Ministério da Aeronáutica confirmou osos fatos, revelou que pilotos em São José dos Campos perseguiram os OVNIs, porém eles desapareceram sem deixar vestígios. Mas até hoje ninguém explica o que eram as luzes atípicas avistadas no céu.

2. Atlântida existiu?O filósofo grego Platão descreveu em detalhes um continente que afundou no Oceano Atlântico em suas obras. Segundo o filósofo, a ilha rica em vegetais e minerais teria sido extinta por um desastre natural. Foi um mero delírio ou realmente o continente existiu e ficaria embaixo do mar da ilha de Santorini?

3. Cidade submersa em CubaEmEm uma busca conduzida pelos canadenses Paul Weinzweig e Pauline Zalitzki, foram encontrados vestígios do que pode ser uma cidade submersa na costa leste de Cuba, onde situa-se o Triângulo das Bermudas. Com ajuda de um robô, foram encontradas ruínas a 700 metros de profundidade. Seria a explicação para os desaparecimentos no Triângulo ou seria Atlântida? Foram as perguntas mais efetuadas após o achado em 2achado em 2012.

eDUCA /jornaleDUCA

6 Jornal eDUCA

Page 7: Educa 76 web

5. Desaparecimento de Amélia EarhartPrimeiPrimeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico, Amélia Earhart teve seu desaparecimento registrado em 1937 no Oceano Pacífico durante o projeto de sobrevoo do globo terrestre ao lado do navegador George Putnam. Muitos não acreditaram na morte da aviadora por seu avião jamais ter sido encontrado e desenvolveram teorias: ela teria sido ababatida por aviões japoneses por ser espiã, terminado os dias como locutora de rádio no Japão ou até que teria sobrevivido adotado outro nome e se casado de novo.

6. Moais Rapa NuiAs magníficas estátuas de pedra, conhecidas como moais, da Ilha de Páscoa, também apresentam mistérios semelhantes aos das pirâmides do Egito. Situados em um dos pontos mais distantes do planeta, o local não tem condições que favoreçam a fixação humana, mas lá estão cerca de 900 moais de até 22 metros de altura, esculpidos entre 1400 e 1600, sabe-se lálá como e por que, por uma civilização que sumiu abruptamente. Historiadores os chamaram de Rapa Nui.

7. Ilha Hy-BrazilA ilha fantasma Hy-Brazil estaria situada no Atlântico Norte, na costa oeste da Irlanda. Está descrita na cartografia medieval desde 1325 pelo cartógrafo genovês Angelino Dalorto, porém, nenhum navegante moderno a encontrou. Segundo lendas, a ilha, cheia de riquezas minerais e vegetais, ficaria submersa magicamente e só aparece a cada sete anos por poucas hohoras.

8. O mistério dos RomanovDuDurante a Revolução Russa de 1917, toda a família real Romanov, Nicolau 2º, a esposa Alexandra e os seus 5 filhos, Olga, Maria, Tatiana, Anastasia e Alexander foram aprisionados e executados. Porém, diante de declarações desencontradas de que as crianças e a esposa teriam sido poupadas, surgiram boatos sobre a possibilidade de apenas a grã-duquesa Anastasia ter escapadoescapado do massacre. Anos depois, uma jovem chegou a declarar que era a nobre desaparecida, mas nunca foi confirmado.

9. Caso RoswellEm 8 de julho de 1947, a Força Aérea do exército americano havia tomado posse dos destroços de um disco voador. O jornal de Roswell deu a notícia, mas no dia seguinte desmentiu. Nunca foi confirmada a história. Mas em 2012, um ex-agente da CIA, Chase Brandon, disse ter recebido a confirmação do fato após ter encontrado um arquivo secreto da própria agência dede inteligência. Outros envolvidos confirmam a história, mas o governo silencia sobre o caso.

10. Linhas de NazcaUm dos maiores mistérios da humanidade, as Linhas de Nazca ficam nos terrenos desertos de Nazca, no sul do Peru. São linhas que formam figuras de animais, seres humanos ou figuras geométricas que se unem e que só podem ser avistadas do céu. Mas como elas teriam sido construídas por volta de 100 a.C. com essas proporções e precisão espetaculares? Teorias populares apontam papara raças ancestrais extintas e aterrissagens de naves extraterrestres.

eDUCA /jornaleDUCA

7Jornal eDUCA

Page 8: Educa 76 web

8

Page 9: Educa 76 web

Em tempos de crise e desaceleração da economia, o comércio e a produção industrial tendem a diminuir, o que afeta diretamente a vida da população, principalmente no tocante ao aumento no desemprego. Alguns setores, no entanto, sentem mais do que outros. Os contadores, por exemplo, mantém o mesmo padrão, já que são peças-chave para as empresas nesses momenmomentos de oscilação econômica. Existem também carreiras nas quais a demanda social é tão grande que nem as sequelas da crise é capaz de recrudescer.

Esse é o caso das áreas de tecnologia. As empresas do setor e startups continuam no sentido inverso da crise, mantendo o nível de crescimento. Isso porque, cada vez mais, as empresas necessitam de investimentos em tecnologia para amenizar os efeitos da crise. Tecnologia da informação (TI), por exemplo, é uma carreira em que os jovens podem apostar sem medo. Muitas ororganizações reclamam da falta de mão de obra qualificada para essa profissão. O gap, segundo entidade de classe que representa a profissão, fica em torno de 100 mil profissionais.

A área de saúde também promete boas perspectivas a longo prazo, já que o envelhecimento da população é num fato marcante para as estatísticas dos próximos anos. Mesmo em tempos de crise, as famílias procuram resistir aos cortes nas despesas com saúde, principalmente pela qualidade a desejar dos serviços públicos no setor.

O segmento representa boa fatia do Produto Interno Bruto (PIB) e deve continuar a atrair investimentos.

QuanQuanto à educação, a crise trouxe um forte impacto nas universidades privadas, por causa do enxugamento de recursos do governo federal para os programas de financiamento estudantil, como o Fies. Muitos alunos não tiveram condições de pagar as mensalidades no ensino superior e desistiram do curso. Mesmo assim, a área deve continua aquecida em razão da estrutura prprecária que ainda existe no país. Faltam professores de disciplinas mais técnicas, como matemática, física e química e há uma necessidade de investimentos nas áreas de licenciatura.

Com o dólar em alta, sobem também as expectativas para oportunidades de exportação de produtos agrícolas e manufaturados. O agronegócio também sentiu o impacto da crise com os insumos e tecnologias importadas. Nas atividades de produção de carne e produtos florestais, no entanto, seguem em alta.

AA dica para os jovens é não desanimar em épocas de crise. Elas costumam passar e quem estiver melhor preparado terá mais oportunidades de sucesso na profissão. Por isso, fazer bons cursos, apostar em língua estrangeira e informática, além de investir em programas de estágio e aprendizagem, são boas opções de qualificação para o mercado de trabalho.

eDUCA /jornaleDUCA

9CIEE

Page 10: Educa 76 web

10 CatracaLivreUsuário pode experimentar de graça a primeira aula de qualquer curso.

Para amadores ou para fotógrafos profissionais, a escola online eduK disponibiliza mais de 70 cursos de fotografia. As modalidades são as mais variadas: fotografia sensual, de gestante, de pet, panorâmica, entre outras. Todas as aulas são online e ministradas por fotógrafos experts.

PPara ter acesso ao conteúdo completo de todos os cursos da categoria, o usuário deve fazer uma assinatura mensal de R$19,90.

Abaixo, selecionamos três cursos para você começar quando quiser:

Fotografia de recém-nascidosNeNeste curso, Simone Silvério vai revelar os segredos para tirar as melhores fotografias de recém-nascidos. Ela vai falar de todos os aspectos relacionados a esta arte, desde as técnicas para acalmar e fazer dormir, como manusear o bebê, poses, materiais e cenários, até assuntos mais técnicos da fotografia, equipamentos, composição, enquadramento, iluminação e tratamentos no Photoshop, incluindo as fotos que necessitam de montagens.de montagens.

Fotografia sensualA partir da exposição da diferença entre sensualidade e erotismo a expert Patrícia Prado traz dicas das poses que mais favorecem cada mulher, técnicas para estreitar o relacionamento com a cliente, criar um ambiente confortável, confiável e estilo de direção para obter uma foto incrível; que tipo de luz é mais indicado, maquiagem, pós-produção e limites para tratar esse tipo de imagem, posicionamento no memercado, marketing e vendas também enriquecem o conteúdo do curso, que será recheado de práticas e trocas de experiências. ***Não recomendado para menores de 14 anos.***

Fotografia de gestante: arte, cenário e produçãoNeste curso Lidi Lopez, vai trabalhar alguns pontos muito importantes para a construção desse registro fotográfico: a produção do cenário e da iluminação com elementos e técnicas vindas do cinema e do teatro, o olhar, a criação e a experimentação. Lidiane ensinará tudo isso trabalhando em cenários inspiradores e lúdicos, oferecendo dicas preciosas para que você também possa criar histórias incríveis para as gegestantes que for fotografar. Além disso, ensinará sua técnica de edição de imagens em softwares especializados para que você crie imagens únicas e repletas de sensibilidade e efeitos.

Estudantes brasileiros classificados para participarem da QUANTA - uma competição realizada na Índia de Matemática, Ciência, Ciência da Computação e Astronomia - conseguiram arrecadar R$80 mil através de uma vaquinha online.

AAgora, os alunos do 3º Ano de Mecatrônica Integrada ao Ensino Médio, da escola Martin Luther King, localizada na zona leste da cidade de São Paulo, vão ajudar o grupo da escola técnica Professora Doutora Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, que fica em Pirituba, zona norte. O valor da viagem fica em torno de R$70 mil, para atingir a meta faltam R$44 mil. Quem quiser contribuir pode acessar a página:

vvakinha.com.br/vaquinha/alunos-rumo-ao-quanta-2015

Ouro e BronzeOsOs convites para essas duas instituições participarem da competição na Índia foi realizado pois a escola Martin Luther King foi ouro na medalha de ouro na Olímpiada Internacional Matemática Sem Fronteiras, já o bronze ficou com a escola técnica Professora Doutora Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara.

eDUCA /jornaleDUCA

Page 11: Educa 76 web

eDUCA /jornaleDUCA

11Let’sRock

Page 12: Educa 76 web