Educa Nilópolis · Web viewQuando realizamos uma releitura, devemos analisar a obra que servirá...

4
Releitura

Transcript of Educa Nilópolis · Web viewQuando realizamos uma releitura, devemos analisar a obra que servirá...

Releitura

Releitura

ORA, RELER SIGNIFICA LER DE NOVO OU REVER ALGO PARA CORRIGIR

O QUE SIGNIFICA RELEITURA?

UMA PINTURA PODE SER LIDA?

CLARO,

PRIMEIRO, VAMOS VER O QUE DIZ O DICIONÁRIO SOBRE A PALAVRA VER.

NO DICIONÁRIO, HÁ AS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

“... LER É PERCORRER COM A VISTA (O QUE ESTÁ ESCRITO) PROFERINDO OU NÃO AS PALAVRAS, MAS CONHECENDO-AS. DECIFRAR E INTERPRETAR.

ENTÃO, “LER” UMA OBRA DE ARTE SIGNIFICA OBSERVAR E TENTAR INTERPRETAR O OBJETO DO AUTOR POR MEIO DE UMA OBRA

ENTÃO, A RELEITURA DE UMA OBRA DE ARTE SERÁ UMA NOVA OBRA DE ARTE, ONDE UM AUTOR DIFERENTE SE UTILIZA DE UMA OBRA DE ARTE EXISTENTE PARA CRIAR OUTRA.

GERALMENTE, ESSA PRÁTICA É UTILIZADA PARA FACILITAR OS ESTUDOS DE DIFERENTES MOVIMENTOS ARTÍSTICOS.

Quando olhamos para um quadro (pintura), normalmente fazemos uma leitura visual da obra, pois não precisamos da presença do autor para nos explicar o que estamos vendo. A pintura é algo concreto em matéria e forma, por meio da qual o artista procura nos transmitir uma mensagem.

A releitura pode ser entendida como uma “leitura” da obra com uma nova interpretação, feita com um estilo próprio, mas sem fugir do tema original contido na obra.

Muitos artistas, com vase em sua interpretação pessoal, fizeram releituras de obras de outros artistas, mas dando-lhes uma nova roupagem.

Além da pintura, esse recurso pode ser aplicado em várias formas de expressão artística, principalmente na escultura, na gravura, no teatro, na dança, na poesia, na fotografia, no cinema, entre outras.

Picasso, o grande artista cubista do século XX, pintou, de forma original, nada menos que 58 quadros, ou releituras, da obra As Meninas, quando pintado por Velázquez no século XVI.

A seguir você vai conhecer alguns exemplos de releituras, nos quais será possível perceber as diferenças nos estilos de cada artista.

As Meninas, Diego Velázquez (1956) O Violeiro, José Ferraz de Almeida Júnior, 1899 Este é um dos muitos quadros

feitos por Picasso, a partir da obra de Velázquez

Quando realizamos uma releitura, devemos analisar a obra que servirá de modelo, interpretando-a de acordo com o nosso ponto de vista e representando-a segundo nosso conceito e estilo próprio. Fazer uma releitura não significa simplesmente trocar as posições das figuras dentro de uma obra, pois isso seria uma interpretação muito simplista e sem sentido. Na realização do nosso trabalho, podemos conservar algumas formas, posições e cores, dando a elas nossa característica pessoal.

Na escultura é possível observar também que os artistas muitas vezes trabalham com o mesmo tema, dando significações, formatos e características interpretativas diferentes.

As obras apresentadas a seguir são interpretações da figura humana feminina feitas em diferentes épocas. A primeira obra é a escultura da cabeça de Nefertiti, feita no Egito no século XIV a.C., na qual foi utilizado calcário policromado. A segunda escultura é a cabeça de uma mulher, feita em São Paulo por Bruno Giorgi. O nome da obra é Camponesa e ela foi confeccionada no século XX, precisamente em 1940.

Os exemplos apresentados comprovam que as imagens continuam sendo interpretadas e reelaboradas de acordo com a época e com o estilo de cada artista.

Cabeça de Nefertiti Camponesa, Bruno Giogi