Educa#68 web

12

description

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

Transcript of Educa#68 web

Page 1: Educa#68 web

Recicle esta edição compartilhando com a sua galera. Não jogue o Jornal eDUCA na rua, OK!?

DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA”

#68Julho 2015Semana 2eDUCAJORNAL

/jornaleDUCA

>> PÁGS. 6 e 7PRONATEC:ESTÁ A FIM DE FAZER UM CURSO GRATUITO?OS CINCO CURSOS TECNOLÓGICOS EM ALTA PARA 2015

>> PÁG. 4

COMO AS REDES SOCIAISFAZEM COM QUE VOCÊ ACHEQUE ALGO RARO É COMUM

GALILEU

>> PÁG. 10

BOM MOMENTOPARA ESTAGIAR

CIEE

>> PÁG. 8ENTENDA O SISUTEC

GUIA DOESTUDANTE

Page 2: Educa#68 web

Visitas a sets de filmagens são a versão do mundo dos jornalistas para os passeios monitorados a parques de diversão - com direito a assessores controlando, contando e alimentando uma dúzia de adultos como se fossem guia de agência de turismo. Cabe aos estúdios escolher dias para o set visit que sejam relativamente calmos (para que a imprensa possa andar pelo espaço e entrevistar pessoas sem alterar demais a rotina da produção) mas que não sejam maçanmaçantes de assistir. É um equilíbrio difícil - e por isso os set visits dependem, para o jornalista, na maioria das vezes, de lances de sorte.

Eu pude visitar o set de Homem-Formiga em Atlanta, nos EUA, no final do ano passado, nas gigantescas instalações do Pinewood Studios que ficam a meia hora do Centro da cidade. Quanto estiver completo, o complexo em construção terá cerca de 30 estúdios fechados, três vezes o tamanho do famoso Pinewood de Londres. No cronograma da filmagem, era a semana 50 e pouco de um total de 77; cerca de 65% do filme foi rodado em estúdio e, de todas essas 77, dudurou somente uma semana a filmagem nas ruas de San Francisco, onde a trama se passa.

Não há mistério maior em relação a Homem-Formiga do que os bastidores da troca de comando, em meados de 2014, quando o diretor Edgar Wright deixou o filme por diferenças criativas e foi substituído por Peyton Reed a pouco mais de um mês do começo das filmagens. Cineasta com crédito entre os cinéfilos, por filmes como Abaixo o Amor, Reed ficou correndo de um lado para o outro e não falou com a imprensa no dia do meu set visit, mas a oportunidade de asassisti-lo trabalhar dá uma boa ideia do ambiente de work-in-progress em que Homem-Formiga - um dos projetos mais antigos do Marvel Studios - enfim se tornou realidade.

Primeiro, o contexto: os cenários construídos em Pinewood incluíam o chamado Future's Vault (o cenário com hexágonos luminosos na parede), um cofre de segurança máxima dentro da Pym Tech (que, especula-se, deve guardar o objeto que Scott Lang precisa roubar de Darren Cross a pedido de Hank Pym). Pude ver à distância, por um monitor, os atores Paul Rudd, Michael Douglas e Evangeline Lilly participarem de cenas dentro do cofre que estarão no terceiro ato, no

UM DIA NO SET DE HOMEMFORMIGA

começo do clímax de Homem-Formiga, quando Hank está fora de combate e Hope Van Dyne, a filha de Pym, ordena que Scott persiga o vilão para recuperar um objeto - e finalmente se torne o herói que se espera dele.

NeNessa hora, as dinâmicas entre os personagens são bastante interessantes, principalmente pela margem de manobra: Rudd refaz o close-up de vários jeitos, mais heroico, mais cômico, reticente ou decidido. É como se o tom do filme, modulado entre extremos de drama e pastelão, deixasse para ser decidido depois, na montagem. Ali, no set, Paul Rudd vai do canastrão ao pateta em duas tomadas de interpretações absolutamente distintas. Do monitor, é possível ouvir PePeyton Reed pedindo: "vamos tentar a versão velha" ou "agora vamos tentar a versão principal".

Perguntei a Evangeline Lilly se a tal "versão velha" que o diretor mencionou seria uma referência ao roteiro da época de Edgar Wright. "O roteiro de Edgar já não é tocado há muito tempo", diz a atriz. Já Michael Douglas credita essas variações a improvisos de Rudd: "O meu Hank Pym é um cara reprimido, e Scott fica aqui no meu ombro falando comigo. Paul sempre acha um jeito diferente de acabar uma cena". Por sua vez, Paul Rudd diz aos jornalistas que Peyton Reed tambémtambém colaborou com diálogos no set. Meses depois, em entrevistas, Reed diria apenas que a versão de Wright era mais irreverente e o roteiro foi reescrito, entre outras coisas, para dar mais emoção à história.

No fim, o que se sabe é que o Marvel Studios tradicionalmente coloca roteiristas do seu grupo de criação para eventualmente reescrever diálogos direto nos sets de seus filmes. Esses escritores "de aluguel" não recebem crédito, e não fui capaz de identificá-los no set visit. No caso de Homem-Formiga, oficialmente o roteiro foi escrito por Edgar Wright, Joe Cornish (dupla da primeira encarnação do projeto), Adam McKay e Paul Rudd. Ao lado de Peyton Reed, eles serão os nomesnomes responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso do esperado filme - mas durante o dia em que passei no set de filmagem as coisas pareciam bem mais abertas, também, a lances de sorte.

2 PostseDUCA /jornaleDUCA

Page 3: Educa#68 web

SELETIVO PROCESSO

2º SEMESTRE2015

Page 4: Educa#68 web

Pesquisadores analisam a ilusão da popularidadeVocê já reparou que, em redes sociais, alguns posts se espalham rapidamente enquanto outros, que podem ter o conteúdo igualmente interessante, são condenados ao limbo da internet? Cientistas da Universidade do Sul da Califórnia já. E eles descobriram uma explicação plausível para isso, uma ilusão que afeta a todos nós.

CientiCientistas que analisam a internet sabem da natureza cheia de paradoxo de redes sociais. Por exemplo, o paradoxo da amizade: em média, seus amigos terão sempre mais amigos que você. Oi? Por que isso acontece e como isso se relaciona com a popularidade dos posts? Calma que já chegamos lá.

AA maioria das pessoas tem um número pequeno de amigos - enquanto um punhado de gente tem um número gigante de contatos. E assim esse segundo grupo acaba com a confiabilidade da média. Pense dessa forma: você tira a média de altura entre o seu grupo de amigos e descobre que ela é de 1,70 metros. A chance é que a sua altura esteja próxima dessa. Agora imagine que você tem um único amigo que medemede algo em torno de 1 km (sim, exageramos bastante). Se você tirar a média entre todos os seus amigos e seu amigo gigante, o número será muito superior à altura da maior parte do grupo. E a mesma coisa acontece em redes sociais. Tirar a média não é a melhor forma de analisar os dados nessa situação.

Os cientistas agora descobriram um paradoxo relacionado, que eles chamam de 'ilusão da maioria'. Esse é um fenômeno no qual alguém observa um comportamento ou um traço na maior parte de seus amigos - apesar de ser raro na rede toda. Algo do tipo 'não acredito que candidato X ganhou a eleição quando a maior parte do meu Facebook é claramente a favor do candidato Y'. Basicamente, sua amostragem não

representa o comportamento da rede como um todo.

PPara ilustrar, eles fizeram o seguinte diagrama: 14 círculos ligados formando uma pequena rede social. Eles pintam três círculos - e contam quantos círculos são ligados a eles por um só passo. Na esquerda, os círculos não coloridos 'vêem' mais da metade de seus vizinhos coloridos. Já na direita, nenhum dos não coloridos passa pelo mesmo. Mas a estrutura da rede é a mesma nos dois casos. A única coisa que muda são os cícírculos que estão coloridos.

Essa é a ilusão da maioria - a impressão que um atributo específico é comum quando, globalmente, ele é extremamente raro. O motivo? A ilusão da maioria só ocorre quando os círculos mais populares são coloridos - os que têm o maior número de ligações.

Mudando a configuração da pequena rede, os cientistas descobriram que a ocorrência do fenômeno é extremamente comum. Mas o quão comum é na 'vida real'? Analisando blogs e redes de cunho político, por exemplo, descobriu-se que 60% a 70% dos 'círculos' terão vizinhos ativos - mesmo que só 20% dos círculos estejam coloridos.

AA moral da história é que essa ilusão pode nos fazer acreditar em algo que não é verdade, na existência de uma maioria que não é uma maioria. Isso pode parecer inofensivo no caso de memes ou vídeos de gatos. Mas também pode ocorrer em posts de ponto de vista extremista ou de comportamento antissocial. Vários estudos mostraram que adolescentes superestimam o quanto seus amigos bebem e a quantidade dede drogas que usam. Isso porque pode existir um ponto 'fora da curva', alguém que beba muito mais do que a média e que seja extremamente popular. A ilusão da maioria.

eDUCA /jornaleDUCA

4 Galileu

Page 5: Educa#68 web
Page 6: Educa#68 web

Saiba mais sobre o Pronatec: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

CConseguir o tão sonhado lugar ao sol no mercado de trabalho, e poder se dar bem fazendo aquilo que gosta não é uma tarefa fácil. Mas engana-se quem pensa que cumprir essa missão é exclusividade de quem pode pagar um curso superior. Os cursos técnicos são a alternativa mais usada pelos estudantes brasileiros que querem se especializar, e não ficar para trás no mercado de trabalho.

CriadoCriado pelo Governo Federal em 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, já beneficiou milhões de alunos pelo país, concedendo cursos técnicos gratuitamente em diversas instituições públicas estaduais e municipais, nas unidades do SENAI, SENAC, SENAR e SENAT, e em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.

O pO programa oferece três tipos de cursos:

1- Os técnicos para os estudantes que já concluíram o ensino médio. Estes tem duração mínima de um ano. 2- Os cursos para quem ainda está matriculado no ensino médio e pretende cursar o técnico em paralelo. Também duram o tempo mínimo de um ano. 3-3- Os cursos de qualificação profissional para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais, que podem durar de dois meses a um ano.

OsOs cursos são separados em 13 eixos tecnológicos, que dividem as áreas de interesse de cada curso, totalizando 220 cursos disponíveis para a escolha do aluno. Entre os mais procurados estão técnico em Agente Comunitário de Saúde, Análises Clínicas, Computação Gráfica, Cuidados de Idosos, Desenho de Construção Civil, Enfermagem, Estética, Eventos, Farmácia, Gerência de Saúde, Informática, Logística,

Radiologia, Redes de Computadores, Saúde Bucal, Segurança do Trabalho.

OsOs estudantes que prestaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) podem ingressar no programa através do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), que integra o Pronatec. Basta ter realizado o ENEM de 2014 e obtido nota na redação que não seja zero.

AsAs inscrições podem ser feitas através do site do Pronatec (pronatec.mec.gov.br/inscricao/), onde é possível escolher o curso e a instituição em que deseja estudar. Confira o calendário do programa e não perca o prazo na hora de se inscrever:

Calendário Pronatec:Resultado da 1ª Chamada:007 de Julho - APENAS PARA CANDIDATOS COM ENEM

Matrícula dos Selecionados (1ª Chamada):08 a 10 de Julho - APENAS PARA CANDIDATOS COM ENEM

Resultado da 2ª Chamada: 14 de Julho:APENAS PARA CANDIDATOS COM ENEM

Matrícula dos Selecionados (2ª Chamada): 15 a 17 de Julho - APENAS CANDIDATOS COM ENEM

InscriInscrições online para vagas remanescentes: de 20 de Julho a 02 de Agosto:NÃO É NECESSÁRIO ENEM

Início das aulas:As aulas estão previstas para começar em agosto de 2015.

eDUCA /jornaleDUCA

6 Jornal eDUCA

Page 7: Educa#68 web

Para quem pretende encontrar um emprego logo após terminar o ensino médio ou quer viver uma experiência mais profunda no segmento que deseja cursar na faculdade, uma excelente opção é fazer um curso técnico. Além de poder ser feito junto com o ensino médio, o curso aumenta as chances de ingressar no mercado de trabalho, garantindo maior possibilidade de sucesso, e também ajuda osos “indecisos” de plantão a esclarecer muitas dúvidas sobre o segmento escolhido (que muitas vezes não sabem se é realmente esta área que querem se formar e posteriormente atuarem, por exemplo).

Atualmente, existem inúmeras escolas técnicas em todo o Brasil. Privadas ou particulares, anualmente milhares de alunos ingressam e se formam nas mais diversas áreas. De massoterapia à química, os cursos oferecidos abrangem praticamente todas as áreas de atuação existentes no país.

O Jornal eDUCA listou os cinco cursos em alta para 2015. Será que você escolheu um destes? Confira!

1. Dese1. Desenvolvimento MobileEmEm tempos onde tudo é feito através de smartphones, garantir um emprego na área da tecnologia não é nem um pouco difícil para quem é qualificado, ainda mais em se tratando de desenvolvimento mobile. A maioria de nós não vive sem aquele aplicativo especial… seja o de pegar ônibus ou de ouvir música, somos extremamente dependentes do mundo virtual que cabe na palma da mão. E com toda esta expansãoexpansão da tecnologia, as empresas estão cada vez mais caindo nas graças do mundo dos smartphones e até abrindo departamentos dedicados para o desenvolvimento de aplicativos mobile. Levando em consideração toda esta onda de comodidade somada à tecnologia, o desenvolvedor mobile será cada vez mais requisitado daqui para frente.

2. Rede de ComputadoresHoje em dia toda e qualquer empresa precisa de alguém que resolva os “pepinos” cotidianos dos computadores, redes e problemas relacionados à internet e software. O curso técnico em rede de computadores tem sido um dos mais procurados no mundo, pois preparará o profissional

para criar, gerenciar e corrigir problemas de redes domésticas e empresariais. Uma vez que toda empresa, comércio ou residência precisa de ao menos uma conexão simples de internet, o que não falta é emprego para quem faz este tipo de manutenção.

3. Meio AmbientePPara construir um prédio não basta apenas colocar os tijolos, lajes e elevadores. É preciso muito mais do que engenheiros e arquitetos para subir construções hoje em dia. Com tantos problemas ambientais e preocupação com a natureza, um dos profissionais mais requisitados hoje em dia na construção é o técnico em Meio Ambiente, que faz estudos de solo e garante a integridade da natureza a sua volta.volta. A área possui um extenso leque de atuação, mantendo sempre o foco principal na viabilização da produção causando nenhum ou quase nenhum dano à natureza, e, da mesma forma, monitorar os efeitos de determinadas ações no meio ambiente.

4. Comércio ExteriorNo momento de globalização também econômica que o mundo vive atualmente, o que mais se tem visto são empresas filiando-se umas às outras, independente de suas origens e abrindo filiais em países com maior possibilidade de crescimento - eis o motivo de tantas multinacionais mundo afora. O técnico em comércio exterior é responsável por executar tarefas que dizem respeito à negociação entre países,países, como exportação e importação, por exemplo. Finanças, câmbio, legislação internacional e boa comunicação serão tarefas imprescindíveis para quem quiser ser um bom técnico em comércio exterior.

5. MecânicaAlguns podem discordar e dizer que mecânica já virou “overrated” e que é coisa do passado, mas a área continua firme, forte e em alta. O profissional formado no curso técnico de mecânica acompanha todo o gerenciamento e manutenção maquinaria da indústria, garantindo o funcionamento e desenvolvimento sem que hajam prejuízos causados por imprevistos ou defeitos no maquinário. Com tantastantas fábricas pelo mundo a demanda por profissionais não é pequena!

eDUCA /jornaleDUCA

7Jornal eDUCA

Page 8: Educa#68 web

8

Page 9: Educa#68 web
Page 10: Educa#68 web

As férias de meio de ano chegaram e, com elas, surgem mais oportunidades de estágio para quem deseja se capacitar para o mercado de trabalho. De julho a setembro, devem ser abertas em torno de 36 mil vagas de estágio para vários tipos de cursos por todo o Brasil. No estado de São Paulo serão 17 mil vagas.

IIsso acontece neste período porque muitos contratos de estágio terminam em virtude da grande quantidade de alunos que se formam no meio do ano, ou mesmo porque já atingiram o tempo limite de dois anos de contrato de estágio na mesma empresa. Com isso, muitas organizações buscam no mercado novos estudantes para preencherem essas vagas, dando continuidade ao pcontinuidade ao processo de formação de talentos.

Para concorrer às vagas, o estudante deve estar cadastrado no portal do CIEE (www.ciee.org.br), com o perfil atualizado. Essa atualização é importante porque pode decidir o encaminhamento para uma vaga. Há empresas, por exemplo, que solicitam estagiários do 2.º ou 3.º ano. Se o candidato não informar o término do semestre ou do ano de estudo, pode ser prejudicado na coconvocação para os processos seletivos.

Da mesma forma, é importante que os alunos que avançaram um módulo do curso de inglês ou completaram um curso de informática atualizem essas informações em seu cadastro. Se ainda não for cadastrado, pode fazê-lo gratuitamente online ou indo a uma unidade CIEE mais próxima.

O CIEE recomenda o estágio como uma eficaz modalidade de capacitação dos jovens estudantes. É o facilitador, o caminho mais rápido para a conquista de uma vaga no mercado. Esse treinamento prático configura-se hoje como uma ação social importante

para integrar jovens, que muitas vezes pertencem a famílias carentes e que necessitam da remuneração da bolsa-auxílio para dar continuidade aos estudos ou mesmo ajudar no orçamento familiar. Uma fonte inesgotável de cidadania. Em contrapartida, ainda forma uma massa capacitada, em um momento de crise de mão de obra qualificada, para ajudar nos anseiosanseios desenvolvimentistas do país e na inserção do próprio jovem no mercado de trabalho. Está capacitado para o estágio o estudante que esteja matriculado e cursando o ensino médio, técnico, tecnológico ou superior e que tenha 16 anos ou mais. De acordo com a Lei do Estágio (n.° 11.788/2008), os estudantes têm direito a bolsa-auxílio, auxílio-transporte, recesso rremunerado e carga horária até 6 horas. A lei também permite que profissionais liberais (advogados, médicos, dentistas, arquitetos, entre outros) contratem estagiários, ampliando assim as oportunidades de capacitação prática para os jovens estudantes.

É importante lembrar que o estágio tem caráter pedagógico e, por isso, além da participação da empresa, conta também com o apoio da instituição de ensino. O CIEE, como maior agente de integração do país, faz a ponte entre a escola e a empresa, cuidado dos aspectos técnicos e legais da administração do estágio.

eDUCA /jornaleDUCA

10 CIEE

Page 11: Educa#68 web

eDUCA /jornaleDUCA

11Let’sRock

Page 12: Educa#68 web