Educação Ambiental

10

Click here to load reader

description

Educação Ambiental para jovens e crianças.

Transcript of Educação Ambiental

Page 1: Educação Ambiental

TROCANDO IDÉIAS POR UM TROCANDO IDÉIAS POR UM MUNDO MELHORMUNDO MELHOR

Isabella Galdino Isabella Galdino

Técnica em Meio ambienteTécnica em Meio ambiente

Graduanda em Engenharia Graduanda em Engenharia AmbientalAmbiental

Page 2: Educação Ambiental

Conceitos importantes:

• Meio ambiente: Interação de espécies bióticas e

abióticas. Segundo Fernando Rebouças: ’’O termo meio ambiente é considerado pelo pensamento geral como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profundo no termo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência.’’

Page 3: Educação Ambiental

•Sustentabilidade:Desenvolvimento presente garantindo o

futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Ações relacionadas a sustentabilidade:

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. - Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.

Page 4: Educação Ambiental

• Saneamento:

Controle de todos os fatores físicos e químicos que exercem ou podem exercer riscos ao homem. Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes. Entre os procedimentos estão: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materias (através da reciclagem).

Page 5: Educação Ambiental

• Poluiçao: Desequilíbrio produzido pelo

homem. São basicamente quatro divisões: Natural; Industrial; Urbana; Agropastoril. Podem ocorrer em meio aquático, terrestre ou atmosférico.

Page 6: Educação Ambiental

Conservaçao e Preservaçao ambiental:

Você sabia que, apesar de serem utilizados amplamente como sinônimos, preservação e conservação são conceitos distintos?

O preservacionismo e o conservacionismo são correntes ideológicas que surgiram no fim do século XIX, nos Estados Unidos.

O primeiro, o preservacionismo, aborda a proteção da natureza independentemente de seu valor econômico e/ou utilitário, apontando o homem como o causador da quebra deste “equilíbrio”. De caráter explicitamente protetor, propõe a criação de santuários, intocáveis, sem sofrer interferências relativas aos avanços do progresso e sua consequente degradação.

Já a segunda corrente, a conservacionista, contempla o amor à natureza, mas aliado ao seu uso racional e manejo criterioso pela nossa espécie, executando um papel de gestor e parte integrante do processo. Podendo ser identificado como o meio-termo entre o preservacionismo e o desenvolvimentismo, o pensamento conservacionista caracteriza a maioria dos movimentos ambientalistas, e é alicerce de políticas de desenvolvimento sustentável.

Page 7: Educação Ambiental

Os 5 R’s

‘ Repensar

Recusar

Reduzir

Reutilizar

Reciclar

Page 8: Educação Ambiental

Para ter uma conduta sustentável no dia-a-dia, todo mundo deve-se ter em mente o conceito dos 5 Rs: Repensar os hábitos de consumo e descarte; Recusar e não consumir produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde; Reduzir o consumo desnecessário; Reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar; Reciclar os materiais descartados.

A reciclagem vem ganhando destaque atualmente, pois, além de diminuir a pressão sobre os recursos naturais, gera trabalho e renda para um grande número de pessoas.

A reciclagem converte, através de processos industriais (ou artesanais) a matéria-prima do lixo em produto semelhante ao inicial ou em outro produto

Page 9: Educação Ambiental

Sujeito ecológico em formaçao:

O sujeito ecológico remete a humanidade, consciência. Um modo ideal de ser e viver, orientado pelos princípios dos ideáis ecológicos, e essa formação está sempre em continuidade e melhoria. Com mudanças de atitude e imcorporação dessas escolhas nos tornamos cidadãos, sujeitos ecológicos.

Seja um você também, e faça a diferença por um mundo melhor!

Page 10: Educação Ambiental

Referências Bibliográficas:

• RAMOS,Joaquim B. Reciclagem: Tecnologias e materiais. 2009

• www.suapesquisa.com/o_que_e/saneamento_basico.htm

• www.infoescola.com/geografia/conceito-de-meio-ambiente/

• www.mundoeducacao.com.br/biologia/preservacao-ambiental.htm