Educação Básica e Ensino Médio - Irlanda

6
Irlanda Estrutura da educação básica na Irlanda

description

Sistema educacional na Irlanda

Transcript of Educação Básica e Ensino Médio - Irlanda

Page 1: Educação Básica e Ensino Médio - Irlanda

Irlanda

Estrutura da educação básica na Irlanda

Page 2: Educação Básica e Ensino Médio - Irlanda

350

mundo aforaIRLANDA

Estrutura da educação básica na Irlanda

Pedro Fernando Brêtas Bastos Antônio Pereira de Souza Neto

Na Irlanda a educação é obrigatória para crianças entre seis e 16 anos de idade ou até que tenham completado três anos de ensino no segundo nível (pós-primário). O sistema de educação irlandês é financiado pelo Estado e está disponível em todos os níveis. O governo assegura acesso à educação a crianças com necessidades especiais, sejam elas físicas ou mentais. Instituições privadas também operam no sistema de educação irlandês.

EDUCAÇÃO PRIMÁRIA

A educação primária na Irlanda inclui escolas financia-das pelo Estado, escolas especiais e escolas privadas. Dentre as financiadas pelo Estado incluem-se colégios religiosos (geralmente escolas católicas ou da Igreja da Irlanda), “não denominacional” (não restritas a nenhuma denominação religiosa particular ou especí-fica), “multidenominacionais” (se afastam dos modelos tradicionais baseados em torno da religião e buscam promover o pluralismo e o multiculturalismo; na grade curricular são ministradas aulas de religião onde se aprende aspectos gerais das principais religiões, mas sem enfoque específico) e as gaelscoileanna (escolas onde a língua oficial de ensino é o irlandês gaélico). Por razões históricas, a maior parte do ensino primário é ministrado nas escolas paroquiais com apoio estatal, embora este padrão esteja mudando. O Estado custeia a maior parte da construção e os custos de funciona-mento das escolas primárias, mas uma contribuição local é feita em relação aos seus custos de funciona-mento. Os salários dos professores são pagos pelo Departamento de Educação e Habilidades, também responsável pela inspeção do setor educacional.

Page 3: Educação Básica e Ensino Médio - Irlanda

351

mundo aforaIRLANDA

Embora as crianças não sejam obrigadas a fre-quentar a escola até a idade de seis anos, quase todas as crianças ingressam no seu quarto aniver-sário. Quase 40% das crianças com quatro anos de idade e quase 100% das crianças com cinco anos de idade estão matriculadas no ensino infantil em escolas primárias (por vezes chamadas de escolas nacionais).

A educação primária consiste em ciclo de oito anos: infantil júnior, infantil sênior e primeiro ao sexto ano. A criança, normalmente, se transfere para a educação pós-primária, com a idade de 12 anos.

Os objetivos gerais do ensino básico são:

- permitir que a criança viva plenamente sua infân-cia e perceba seu potencial como indivíduo único;

- permitir que a criança se desenvolva socialmente vivendo e cooperando com os colegas, em regime que estimula o espírito cívico; e

- preparar a criança para a continuidade do pro-cesso de aprendizagem/formação.

O currículo do ensino primário tem como objetivo proporcionar ampla experiência de aprendizagem e incentivar variedade de abordagens de conheci-mento e assimilação, de forma a atender às dife-rentes necessidades de cada criança. O currículo principal foi revisto em 1999 (primeira revisão completa desde 1971). O currículo revisto foi pro-jetado para permitir que a criança se desenvolva em todas as dimensões da sua vida, espiritual, moral, cognitiva, emocional, criativa, estética, so-cial e f ísica.

O currículo está dividido nas seguintes áreas-chave: Idiomas (Irlandês Gaélico e Inglês); Matemática; Ciências Sociais, Meio Ambiente e Educação Científ ica; Educação Artística, incluindo Artes Visuais, Música e Teatro; Educação Física; Educação Social, Pessoal e Sanitária.

Page 4: Educação Básica e Ensino Médio - Irlanda

352

mundo aforaIRLANDA

ENSINO PÓS-PRIMÁRIO

A educação pós-primária compreende as escolas profissionais, comunitárias e compreensivas e as escolas secundárias. As escolas secundárias são de propriedade e gestão privada. As escolas profissio-nais são estabelecidas pelo Estado e administradas pelos Comitês de Educação Profissional (Vocational Education Comittees – VEC), enquanto as escolas comunitárias e compreensivas são geridas por ór-gãos de gestão de diferentes composições.

A educação pós-primária consiste em ciclo júnior de três anos (inferior secundário), seguido por um ciclo sênior de dois ou três anos (secundário), dependendo se o ano de transição (período de estudos realizado entre o ciclo júnior e o ciclo sênior/ transitional year – TY), que é opcional, é feito.

Os alunos geralmente começam o Ciclo Júnior aos 12 anos e, ao final do terceiro ano, prestam exame final para certificação, (The Junior Certificate). O principal objetivo do Ciclo Júnior é oferecer currí-culo amplo e equilibrado, com vistas a desenvolver conhecimentos e habilidades que permitam proce-der à educação no ciclo sênior. O Ciclo Júnior será modificado a partir do ano escolar que se iniciará em setembro de 2014. De acordo com estudos do governo, a estrutura atual do Ciclo Júnior não en-seja desenvolvimento de habilidades de forma a preparar os estudantes a explorar efetivamente oportunidades na vida. Uma série de aspectos do sistema desencoraja experiência de aprendizagem equilibrada e relevante para os jovens. Assim, a partir da nova estrutura, o Ciclo Júnior terá oito princípios, que serão: maior qualidade no ensino; bem-estar; criatividade e inovação; escolha e fle-xibilidade; compromisso e participação; educação inclusiva; continuidade e desenvolvimento; “apren-dendo a aprender” (busca de melhora na qualidade de assimilação pelo aluno).

O Ciclo Sênior atende alunos na faixa etária de 15 a 18 anos. Inclui um ano de transição (transitional

Page 5: Educação Básica e Ensino Médio - Irlanda

353

mundo aforaIRLANDA

year), opcional, que se segue imediatamente após o ciclo júnior. O ano de transição oferece aos alunos oportunidade de experimentar grande variedade de insumos educacionais, incluindo a experiência de trabalho, ao longo de um ano, que é livre de exames formais.

Para os dois últimos anos, os estudantes do ciclo sênior, optam por um dos três programas disponí-veis. Em todos os casos o governo aplica exames ao final do ciclo: tradicional (Traditional Leaving Certificate), programa profissional (Professional Leaving Certificate – LCVP) ou aplicado (Leaving Certificate Applied – LCA).

Leaving Certificate

O exame de certificação tradicional é o exame fi-nal da educação pós-primária e, normalmente, se realiza aos 17 ou 18 anos de idade. Há aproximada-mente 30 temas a serem escolhidos pelos alunos. É obrigatório o estudo de pelo menos cinco temas (em média são escolhidos sete), sendo que o estudo do Irlandês (gaélico) é obrigatório.

Professional Leaving Certificate

O programa que leva à certif icação profissio-nal (LCVP) é semelhante ao tradicional Leaving Certificate, com concentração em assuntos téc-nicos e alguns módulos adicionais que têm foco profissionalizante.

LEAVING CERTIFICATE APPLIED

O programa aplicado (LCA) é um curso de dois anos, destinado a atender as necessidades não atendidas adequadamente por outros programas de certificado de conclusão. É destinado aos alunos que não dese-jam seguir diretamente para o ensino superior ou para aqueles cujas necessidades, atitudes e estilos

Page 6: Educação Básica e Ensino Médio - Irlanda

354

mundo aforaIRLANDA

de aprendizagem não são totalmente satisfeitas pelos outros dois programas. É um curso centrado na pessoa, envolvendo uma abordagem transversal ao invés de uma estrutura baseada em assuntos.

EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

O processo educativo para alunos com necessidades especiais vai desde o apoio em escolas tradicionais até o apoio especializado em escolas especiais. O aluno com uma deficiência pode se matricular em: aula tradicional com apoio adicional; aula especial em uma escola regular; ou escola especial, de acordo com o tipo de deficiência.

REFERÊNCIAS

Material, em inglês, disponível no site do Ministério Irlandês da Educação e Habilidades: http://www.education.ie/en/The-Education-System/.

Pedro Fernando Brêtas Bastos foi Embaixador do Brasil em Dublin entre 2008 e 2013.

Antônio Pereira de Souza Neto é auxiliar técnico da Embaixada do Brasil em Dublin.