Educação do jeito que deve ser - xixdemarco.com.br · 1 COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do...

12
1 COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2º Simulado Geral – 08/08/2015 – 7º ano Português/Inglês Leia o texto para responder às questões a seguir: O segredo da felicidade Certo mercador enviou seu filho para aprender o Segredo da Felicidade com o mais sábio de todos os homens. O rapaz andou durante quarenta dias pelo deserto, até chegar a um belo castelo, no alto de uma montanha. Lá vivia o Sábio que o rapaz buscava. Ao invés de encontrar um homem santo, porém, o nosso herói entrou numa sala e viu uma atividade imensa; mercadores entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias suaves, e havia uma farta mesa com os mais deliciosos pratos daquela região do mundo. O Sábio conversava com todos, e o rapaz teve que esperar duas horas até chegar sua vez de ser atendido. Com muita paciência, escutou atentamente o motivo da visita do rapaz, mas disse- lhe que naquele momento não tinha tempo de explicar-lhe o Segredo da Felicidade. Sugeriu que o rapaz desse um passeio por seu palácio, e voltasse daqui a duas horas. – Entretanto, quero lhe pedir um favor – completou, entregando ao rapaz uma colher de chá, onde pingou duas gotas de óleo. – Enquanto você estiver caminhando, carregue esta colher sem deixar que o óleo seja derramado. O rapaz começou a subir e descer as escadarias do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Ao final de duas horas, retornou à presença do Sábio. – Então – perguntou o Sábio – você viu as tapeçarias da Pérsia que estão na minha sala de jantar? Viu o jardim que o Mestre dos Jardineiros demorou dez anos para criar? Reparou nos belos pergaminhos de minha biblioteca? O rapaz, envergonhado, confessou que não havia visto nada. Sua única preocupação era não derramar as gotas de óleo que o Sábio lhe havia confiado. – Pois então volte e conheça as maravilhas do meu mundo – disse o Sábio. – Você não pode confiar num homem se não conhece sua casa. Já mais tranquilo, o rapaz pegou a colher e voltou a passear pelo palácio, desta vez reparando em todas as obras de arte que pendiam do teto e das paredes. Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flores, o requinte com que cada obra de arte estava colocada em seu lugar. De volta à presença do Sábio, relatou pormenorizadamente tudo que havia visto. – Mas onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei? – perguntou o Sábio. Olhando para a colher, o rapaz percebeu que as havia derramado. – Pois este é o único conselho que eu tenho para lhe dar – disse o mais Sábio dos Sábios. – O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo, e nunca se esquecer das duas gotas de óleo na colher. COELHO, Paulo. O alquimista. Rio de Janeiro: Rocco, 1992 p. 68-70.

Transcript of Educação do jeito que deve ser - xixdemarco.com.br · 1 COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do...

1

COLÉGIO XIX DE MARÇO

Educação do jeito que deve ser

2º Simulado Geral – 08/08/2015 – 7º ano

Português/Inglês

Leia o texto para responder às questões a seguir:

O segredo da felicidade

Certo mercador enviou seu filho para aprender o Segredo da Felicidade com o mais sábio de todos os homens. O rapaz andou durante quarenta dias pelo deserto, até chegar a um belo castelo, no alto de uma montanha. Lá vivia o Sábio que o rapaz buscava.

Ao invés de encontrar um homem santo, porém, o nosso herói entrou numa sala e viu uma atividade imensa; mercadores entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias suaves, e havia uma farta mesa com os mais deliciosos pratos daquela região do mundo. O Sábio conversava com todos, e o rapaz teve que esperar duas horas até chegar sua vez de ser atendido.

Com muita paciência, escutou atentamente o motivo da visita do rapaz, mas disse-lhe que naquele momento não tinha tempo de explicar-lhe o Segredo da Felicidade.

Sugeriu que o rapaz desse um passeio por seu palácio, e voltasse daqui a duas horas.

– Entretanto, quero lhe pedir um favor – completou, entregando ao rapaz uma colher de chá, onde pingou duas gotas de óleo. – Enquanto você estiver caminhando, carregue esta colher sem deixar que o óleo seja derramado.

O rapaz começou a subir e descer as escadarias do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Ao final de duas horas, retornou à presença do Sábio.

– Então – perguntou o Sábio – você viu as tapeçarias da Pérsia que estão na minha sala de jantar? Viu o jardim que o Mestre dos Jardineiros demorou dez anos para criar? Reparou nos belos pergaminhos de minha biblioteca?

O rapaz, envergonhado, confessou que não havia visto nada. Sua única preocupação era não derramar as gotas de óleo que o Sábio lhe havia confiado.

– Pois então volte e conheça as maravilhas do meu mundo – disse o Sábio. – Você não pode confiar num homem se não conhece sua casa.

Já mais tranquilo, o rapaz pegou a colher e voltou a passear pelo palácio, desta vez reparando em todas as obras de arte que pendiam do teto e das paredes. Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flores, o requinte com que cada obra de arte estava colocada em seu lugar. De volta à presença do Sábio, relatou pormenorizadamente tudo que havia visto.

– Mas onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei? – perguntou o Sábio. Olhando para a colher, o rapaz percebeu que as havia derramado.

– Pois este é o único conselho que eu tenho para lhe dar – disse o mais Sábio dos Sábios. – O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo, e nunca se esquecer das duas gotas de óleo na colher.

COELHO, Paulo. O alquimista. Rio de Janeiro: Rocco, 1992 p. 68-70.

1 - De acordo com o texto, "O segredo da felicidade", podea) é um certo mercador. b) é o rapaz. c) é o sábio. d) não participa da história. e) estava no palácio do sábio. 2 - Ainda segundo o texto "O segredo da felicidade", o jovem desejava conhecer o sábio porque: a) desejava encontrar um homem santo para se purificar de seus pecados. b) acreditava que ele poderia desvendarc) tinha necessidade de saber de seu fud) precisava aconselhar-se sobre como administrar o seu próprio castelo. e) desejava conhecer as belezas do palácio do sábio. 3 - As palavras "invés" e "porém"acentuadas porque são, respectivamea) oxítonas terminadas em -es b) paroxítonas terminadas em c) proparoxítonas e todas devem ser acentuadas. d) paroxítona terminada em -es e) oxítona terminada em -es e paroxítona terminada em 4 - No trecho: “Certo mercador enviou seu filho para aprender o Segredo da Felicidade...” temos: a) sujeito simples, verbo transitivo direto e objeto direto. b) sujeito simples, verbo transitivo indireto e objeto direto. c) sujeito simples, verbo transitd) sujeito composto, verbo transitivo direto e objeto direto. e) sujeito indeterminado, verbo transitivo indireto e objeto indireto. 5 - Leia as charges a seguir e responda à questão. A) "...E depois fazem o maior escândalo [...]"

De acordo com o texto, "O segredo da felicidade", pode-se afirmar que o narrador:

e) estava no palácio do sábio.

segundo o texto "O segredo da felicidade", o jovem desejava conhecer o sábio

a) desejava encontrar um homem santo para se purificar de seus pecados. b) acreditava que ele poderia desvendar-lhe um segredo. c) tinha necessidade de saber de seu futuro.

se sobre como administrar o seu próprio castelo. e) desejava conhecer as belezas do palácio do sábio.

"porém", retiradas do texto "O segredo da felicidade", são respectivamente:

es e -em. b) paroxítonas terminadas em -es e -em. c) proparoxítonas e todas devem ser acentuadas.

es e oxítona terminada em -em. e paroxítona terminada em -em.

“Certo mercador enviou seu filho para aprender o Segredo da Felicidade...”

a) sujeito simples, verbo transitivo direto e objeto direto. b) sujeito simples, verbo transitivo indireto e objeto direto. c) sujeito simples, verbo transitivo direto e indireto e objeto direto e indireto. d) sujeito composto, verbo transitivo direto e objeto direto. e) sujeito indeterminado, verbo transitivo indireto e objeto indireto.

Leia as charges a seguir e responda à questão.

fazem o maior escândalo [...]"

2

se afirmar que o narrador:

segundo o texto "O segredo da felicidade", o jovem desejava conhecer o sábio

a) desejava encontrar um homem santo para se purificar de seus pecados.

se sobre como administrar o seu próprio castelo.

, retiradas do texto "O segredo da felicidade", são

“Certo mercador enviou seu filho para aprender o Segredo da Felicidade...”

ivo direto e indireto e objeto direto e indireto.

B) "O eleitor confia na honestidade dos políticos.

C) "Não quero ser mais uma vítima da poluição."

• Nas charges propostas, há respectivamentea) A- simples, B- oculto, C- indeterminado. b) A- composto, B- oculto, C- c) A- simples, B- indeterminado, d) A- oculto, B- indeterminado, e) A- indeterminado, B- simples, Leia o fragmento da canção para responder à questão a seguir.

Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí,Pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor,Eu só quero amar você, E quando amanhecer eu quero acordar... Do seu lado. Vou escrever mais de um milhão de canções pra você ouvir Que meu amor é teu3, teu sorriso me faz sorrir [...]

"O eleitor confia na honestidade dos políticos.

"Não quero ser mais uma vítima da poluição."

respectivamente, sujeito:

indeterminado. simples.

indeterminado, C- inexistente. indeterminado, C- inexistente.

simples, C- oculto.

Leia o fragmento da canção para responder à questão a seguir.

Vagalumes

caçar mais de um milhão de vagalumes por aí,1 posso colorir o céu de outra cor,2

E quando amanhecer eu quero acordar...

Vou escrever mais de um milhão de canções pra você ouvir , teu sorriso me faz sorrir [...]

Compositor: Ivo Mozart / Adriel / Luiz Tomim.

3

Compositor: Ivo Mozart / Adriel / Luiz Tomim.

6 - Assinale a alternativa correta destaque na canção "Vagalumes". a) 1- verbal, 2- verbo-nominal e b) 1- verbal, 2- verbal e 3- nominal. c) 1- verbal, 2- nominal e 3- nominal. d) 1- nominal, 2- verbal e 3- verboe) 1- verbo-nominal, 2- verbal e 7 – Choose the correct Possessive Adjective

8 - Choose the correct Negative Form

a) We're running out not of time!b) We are'nt running out of time!c) We're running out of no time!d) We're running not out of time!e) We're not running out of time!

a) My – his – Her b) My – his – His c) My – his – Our d) His – his – Her e) His – his – His

correta quanto à classificação dos predicados das orações em destaque na canção "Vagalumes".

nominal e 3- nominal. nominal.

nominal. verbo-nominal.

verbal e 3- nominal.

Possessive Adjective which correctly completes the text above:

Negative Form of the underlined sentence below:

a) We're running out not of time! b) We are'nt running out of time!

running out of no time! d) We're running not out of time! e) We're not running out of time!

4

quanto à classificação dos predicados das orações em

which correctly completes the text above:

of the underlined sentence below:

9 - What’s the correct Past Form

a) There was a storm coming!b) There’re a storm coming. c) There is a storm coming. d) There are a storm coming. e) There were a storm coming. 10 - What's the correct Negative Form a) You won't always be little. b) Don't pretend this is a seed.c) But I don't like you. d) You're not weird. e) I'm not too little to do things.

11 – Coloque em ordem crescente os números

Past Form of the underlined sentence?

a) There was a storm coming!

e) There were a storm coming.

Negative Form of the Imperative used in the text 1

b) Don't pretend this is a seed.

t too little to do things.

Matemática

Coloque em ordem crescente os números

5

text 1?

6

12 - Considere o conjunto:

Determine todos os números naturais. a) 0; 27; 36; 955 b) 0; –1; –23; 27; 36; 955

c) �

�;

�:; −

d) �

�;

�; −

�; − 0,8080

e) –1; –23; – 0,8080; − �

13 - João foi ao banco, realizou três retiradas de R$ 60,00 e depois depositou um cheque de R$ 35,00. Qual será o saldo atual de João se ao fazer as retiradas seu saldo era zero? a) – R$ 148,00 b) – R$ 145,00 c) – R$ 135,00 d) – R$ 125,00 e) – R$ 110,00

14 - Determinando a soma de �

com

obteremos:

15 - Trinta negativo adicionado ao triplo de oito positivo é igual a : a) + 3 b) + 6 c) – 6 d) – 3 e) + 10

7

16 - Márcia fez um bolo para seus filhos Renata, Carlos e Victória. Renata comeu �

� do

bolo, Carlos comeu

�� e Victória comeu

. O bolo foi dividido em 30 partes iguais.

Quantas partem sobraram ?

17 - Assinale a alternativa incorreta: a) 0,54 = 0,540 b) 22,23 > 2,223

c) 0,999... = �

��

d) 0,3 =

��

e) 6,2 > 6,1435 18 - Um jogador em três rodadas de um jogo totalizou um ponto. Na primeira rodada, fez – 0,22 pontos e, na segunda,+ 0,45. Quantos pontos fez na terceira rodada? a) 0,77 b) 0,33 c) 1,13 d) 0,78 e) 1,45 19 - Qual é o número que representa uma dízima periódica composta, entre as alternativas a seguir? a) 0,555... b) 0,6565 c) 1,25 d) 2,14444... e) 2,767676...

8

20 - Considere as afirmações : (I) (– 5)2 . (– 5)4 = (– 5)6 (II) (– 2)4 = – 16 (III) (– 10)10 : (–10)10 = 1 Assinale a alternativa correta. a) As afirmativas I, II e III são verdadeiras. b) Apenas afirmativas I e II são falsas. c) Apenas a afirmativa II é falsa. d) Apenas a afirmativa I é verdadeira. e) As afirmativas I, II e III são falsas.

História/Geografia

21 - No que se refere aos domínios territoriais de um senhor feudal, relacione as colunas a seguir e assinale a alternativa correta:

• A sequência correta da Coluna II, de cima para baixo, é: a) III – II – I. b) II – I – III. c) I – III – II. d) II – III – I. e) I – II – III. 22 - Catedrais eram: a) centros comerciais. b) castelos. c) capelinhas feudais. d) igrejas. e) fortalezas. 23 - Complete as frases de acordo com as funções desempenhadas pelos personagens nas feiras medievais: I. __________eram responsáveis pela troca de moedas. II. _________ eram encarregados da diversão das pessoas, apresentando números de mágica e malabarismo com animais. a) Os mercadores / Os saltimbancos b) Os cambistas / Os mágicos c) Os cambistas / Os saltimbancos d) Os compradores / Os burgueses e) Os burgueses / Os cambistas

9

24 - As corporações de ofício eram grandes associações que reuniam artesãos da mesma atividade profissional. O mestre artesão era o proprietário das oficinas; com ele, trabalhavam: a) jornaleiros e mestres. b) cambistas e comparadores. c) oficiais e aprendizes. d) burguesia e jornaleiros. e) burgueses e soldados. 25 - O apoio financeiro da classe mercantil, a burguesia , foi decisivo para o sucesso do movimento revolucionário que faz surgir um novo Estado Nacional, mais forte e mais centralizado, e eminentemente mercantilista, iniciando uma nova Dinastia, responsável, pelas Grandes Navegações. • O movimento revolucionário mencionado no texto e referente à História de Portugal está ligado à: a) reconquista cristã do território português aos árabes. b) atuação de Afonso Henrique de Borgonha, fundador do reino de Portugal. c) ascensão do Mestre de Avis ao trono português. d) dominação dos Felipes sobre Portugal. e) restauração Portuguesa, que marca o fim da dominação espanhola. 26 - Observe com atenção o mapa a seguir:

Os números 10, 11 e 12 correspondem, respectivamente, aos países: a) Paraguai, Uruguai e Argentina. b) Uruguai, Paraguai e Bolívia. c) Argentina, Chile e Uruguai. d) Paraguai, Argentina e Colômbia. e) Peru, Chile e Argentina.

27 - Observe com atenção o mapa a seguir:

A quais importantes áreas de produção mineral, se referem, números I e II? a) Serra dos Carajás e Maciço de Urucum.b) Serra dos Carajás e Quadrilátero Ferrífero.c) Maciço de Urucum e Quadrilátero Ferrífero.d) Quadrilátero Ferrífero e Oriximiná.e) Serra Pelada e Maciço de Urucum. 28 - O estado brasileiro com maior produção de a) São Paulo. b) Minas Gerais. c) Bahia. d) Rio de Janeiro. e) Espírito Santo. 29 - Entre as características da a) Há mais rios do que lagos. b) Predominam os rios de planície.c) A maioria dos rios são exorreicos.d) Há rios com foz em delta e foz em estuário.e) A maioria dos rios é perene.

Observe com atenção o mapa a seguir:

A quais importantes áreas de produção mineral, se referem, respectivamente,

a) Serra dos Carajás e Maciço de Urucum. b) Serra dos Carajás e Quadrilátero Ferrífero.

Quadrilátero Ferrífero. d) Quadrilátero Ferrífero e Oriximiná. e) Serra Pelada e Maciço de Urucum.

O estado brasileiro com maior produção de petróleo é:

Entre as características da hidrografia brasileira só não podemos citar:

b) Predominam os rios de planície. c) A maioria dos rios são exorreicos. d) Há rios com foz em delta e foz em estuário. e) A maioria dos rios é perene.

10

respectivamente, os

podemos citar:

30 - Leia o trecho a seguir:

Clima típico do Brasil. Apresenta duas estaçõesverão úmido. As temperaturas médias são altas.• A qual número do mapa a seguir se refere

31 – Os seres unicelulares que estudamos são encontrados nos reinos: a) Monera e Fungi, somente. b) Protista, Animal e Vegetal. c) Animal e Vegetal, somente. d) Monera, Protista e Fungi. e) Animal e Fungi, somente. 32 - No reino Fungi há como representantes os fungos, que: a) podem ser formados por uma célula, somente. b) podem ser formados por várias células, somente. c) não são seres vivos. d) podem ser formados por uma ou várias células. e) podem ser formados por células procariontes ou eucariontes. 33 - Cocos bacilos, vibriões e espirilos: a) são formas de protozoários. b) são os tipos de locomoções dos fungos. c) são formas das bactérias. d) são formas de vírus. e) são tipos de vegetais. 34 - As quatro classes existentes de protozoários são: a) Ciliados, flagelado, rizópodes e tuberosos. b) Flagelados, ciliados, rizópodes e esporozoários. c) Esporozoários, rizópodes, bacilos e ciliados. d) Rizópodes, ciliados, tuberosos e bacilos. e) Bacilos, Ciliados, flagelados e rizópodes.

a) Equatorial - 1. b) Tropical - 2. c) Tropical de altitude - 4. d) Semiárido - 3. e) Subtropical - 5.

Clima típico do Brasil. Apresenta duas estações do ano bem definidas, inverno seco e As temperaturas médias são altas.

A qual número do mapa a seguir se refere o texto?

Ciências

Os seres unicelulares que estudamos são encontrados nos reinos:

. , somente.

há como representantes os fungos, que: a) podem ser formados por uma célula, somente. b) podem ser formados por várias células, somente.

d) podem ser formados por uma ou várias células. e) podem ser formados por células procariontes ou eucariontes.

Cocos bacilos, vibriões e espirilos: a) são formas de protozoários. b) são os tipos de locomoções dos fungos.

As quatro classes existentes de protozoários são: a) Ciliados, flagelado, rizópodes e tuberosos. b) Flagelados, ciliados, rizópodes e esporozoários. c) Esporozoários, rizópodes, bacilos e ciliados. d) Rizópodes, ciliados, tuberosos e bacilos. e) Bacilos, Ciliados, flagelados e rizópodes.

11

do ano bem definidas, inverno seco e

Os seres unicelulares que estudamos são encontrados nos reinos:

35 - Qual é o nome da estrutura indicada na raiz a seguir?

36 - Qual é o tipo de raiz que acumula reservas de nutrientes e é muito utilizada em nossa alimentação? a) Axial. b) Pivotante. c) Tuberosa. d) Cabeleira. e) Fasciculada. 37 - Qual é a substância dos vegetais que absorve a energia luminosa utilizada na produção de glicose e na eliminação do oxigênio? a) Água. b) Sais Minerais. c) Clorofila. d) Seiva Bruta. e) Seiva Elaborada. 38 - Nós, gemas e brotos são partes constituintes: a) dos caules. b) das folhas. c) dos frutos. d) das raízes. e) das sementes. 39 - As estruturas existentes nas Angiospermas são: a) Raiz, caule e folhas. b) Flor, fruto e semente. c) Raiz, fruto e semente. d) Raiz, caule, folhas, flores e frutos. e) apenas sementes. 40 - As plantas superiores dividema) angiospermas e gimnospermas. b) briófitas e pteridófitas. c) angiospermas e briófitas. d) gimnospermas e pteridófitae) talófitas e briófitas.

a) Colo. b) Zona pilífera. c) Zona lisa. d) Zona de ramificação. e) Coifa.

Qual é o nome da estrutura indicada na raiz a seguir?

Qual é o tipo de raiz que acumula reservas de nutrientes e é muito utilizada em nossa

Qual é a substância dos vegetais que absorve a energia luminosa utilizada na produção de glicose e na eliminação do oxigênio?

Nós, gemas e brotos são partes constituintes:

As estruturas existentes nas Angiospermas são:

d) Raiz, caule, folhas, flores e frutos.

As plantas superiores dividem-se em: a) angiospermas e gimnospermas.

d) gimnospermas e pteridófitas.

12

Qual é o tipo de raiz que acumula reservas de nutrientes e é muito utilizada em nossa

Qual é a substância dos vegetais que absorve a energia luminosa utilizada na