EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA · Em seguida, foram apontadas a comunicação e a...

4
INFORMATIVO DA POUPREV – FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL – ANO XVI Nº 83 – Abril, maio e junho de 2015 EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA Público faz boa avaliação de palestra com atuário A palestra A importância da previdência complementar, proferida pelo atuário Antônio Fernando Gazzoni, em abril, na Sede da FHE e da POUPEX, agradou à plateia, que recebeu orientações sobre os benefícios de se planejar para ter uma aposentadoria tranquila. Para 72% das pessoas, o evento foi considerado “ótimo”; 27,5% acharam “bom” e apenas 0,5% o classificaram como “regular”. No total, 379 estiveram presentes. O conhecimento do palestrante acerca dos assuntos abordados foi o item mais bem avaliado, sendo considerado “ótimo” por 83% da plateia. Em seguida, foram apontadas a comunicação e a didática do atuário. A plateia também analisou a pontualidade, o material didático, a carga horária, o conteúdo e o serviço de apoio, todos considerados “ótimos” por mais de 56% do público. Para 81,8% dos entrevistados, a palestra auxiliou na compreensão do plano de previdência; e 87,7% responderam que o conteúdo transmitido contribuiu para uma melhor reflexão sobre a vida financeira. Durante a apresentação, além de citar os principais números da POUPREV referentes a 2014, Gazzoni fez um panorama da previdência no Brasil, destacando o aumento da expectativa de vida do brasileiro e como isso influencia no planejamento da aposentadoria. “Excelente palestra! Senti-me orientada e cada vez mais preocupada com o futuro da minha aposentadoria.” Helen Cristina Lopes (GEFIN) “Refleti bastante sobre o quanto a previdência complementar é importante, inclusive no que diz respeito à contribuição facultativa. Parabenizo a POUPREV pela iniciativa!” Kelle Cristina de Abreu Souza (PSTBV)

Transcript of EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA · Em seguida, foram apontadas a comunicação e a...

Page 1: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA · Em seguida, foram apontadas a comunicação e a didática ... Tatiana Oliveira Correia Valença (GERAC) Wellington Reis Mendonça (GEPES)

INFORMATIVO DA POUPREV – FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL – ANO XVI Nº 83 – Abril, maio e junho de 2015

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA

Público faz boa avaliação de palestra com atuário

A palestra A importância da previdência complementar, proferida pelo atuário Antônio Fernando Gazzoni, em abril, na Sede da FHE e da POUPEX, agradou à plateia, que recebeu orientações sobre os benefícios de se planejar para ter uma aposentadoria tranquila. Para 72% das pessoas, o evento foi considerado “ótimo”; 27,5% acharam “bom” e apenas 0,5% o classificaram como “regular”. No total, 379 estiveram presentes.

O conhecimento do palestrante acerca dos assuntos abordados foi o item mais bem avaliado, sendo considerado “ótimo” por 83% da plateia. Em seguida, foram apontadas a comunicação e a didática do atuário. A plateia também analisou a pontualidade, o material didático, a carga horária, o conteúdo e o serviço de apoio, todos considerados “ótimos” por mais de 56% do público. Para 81,8% dos entrevistados, a palestra auxiliou na compreensão do plano de previdência; e 87,7% responderam que o conteúdo transmitido contribuiu para uma melhor reflexão sobre a vida financeira.

Durante a apresentação, além de citar os principais números da POUPREV referentes a 2014, Gazzoni fez um panorama da previdência no Brasil, destacando o aumento da expectativa de vida do brasileiro e como isso influencia no planejamento da aposentadoria.

“Excelente palestra! Senti-me orientada e cada vez mais preocupada com o futuro da minha aposentadoria.”

Helen Cristina Lopes (GEFIN)

“Refleti bastante sobre o quanto a previdência complementar é importante, inclusive no que diz respeito à contribuição facultativa. Parabenizo a POUPREV pela iniciativa!”

Kelle Cristina de Abreu Souza (PSTBV)

Page 2: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA · Em seguida, foram apontadas a comunicação e a didática ... Tatiana Oliveira Correia Valença (GERAC) Wellington Reis Mendonça (GEPES)

2 [email protected] • (61) 3314-7850

O RENDIMENTO DO MEU PATRIMÔNIO

Rentabilidade garantida

Apesar do cenário macroeconômico nebuloso, no 1º semestre de 2015, a POUPREV manteve a rentabilidade dos investimentos acima das principais aplicações do mercado, com crescimento de 7,35%. Segundo o Diretor de Administração e Finanças, Joni Robert Saraiva Barth, o resultado foi alcançado devido à diversificação da carteira e à política de investimento conservadora. Confira, a seguir, uma breve entrevista com o Diretor (foto).

Historicamente, a POUPREV apresenta boa rentabilidade, mesmo em cenários econômicos adversos. Atualmente, qual é a principal linha de investimento adotada?

Joni – A carteira da POUPREV é bem diversificada, com aplicações em rendas fixa e variável, em fundos imobiliários e no exterior. Na maioria dos casos, quando a bolsa de valores vai mal, a renda fixa e os investimentos no exterior vão bem, e vice-versa, proporcionando, em média, um bom rendimento, mesmo em tempos ruins. Além da carteira variada, temos uma política de investimento conservadora, que busca o máximo de retorno com o menor nível de risco possível.

Em 2015, com as turbulências do mercado, estamos concentrando os esforços em títulos públicos vinculados à inflação. Assim, mantemos o poder de compra dos recursos e ainda auferimos rentabilidade líquida positiva, diferentemente da maioria das aplicações que, este ano, estão perdendo da inflação.

De que maneira o dinheiro que está sendo aplicado significa um bom investimento para o participante?

Joni – O recurso de cada participante é aplicado pela POUPREV de forma conjunta. Considerando o volume de recursos disponíveis, a entidade tem acesso a categorias de investimento e produtos específicos que o participante, individualmente, não teria. Dessa forma, conseguimos oportunidades de investimento que proporcionam melhor rentabilidade para o grupo. Os participantes têm grandes benefícios, pois, além da contrapartida da POUPEX como patrocinadora, os recursos investidos apresentam boa rentabilidade se compararmos com os produtos disponíveis no mercado.

Com a projeção de mais de 9% para a inflação oficial, o participante tem algo a temer em relação aos recursos da POUPREV?

Joni – Essa é uma questão que atinge não só a POUPREV, mas o Brasil como um todo. A inflação superando os 9% ao ano dificulta o atingimento da meta atuarial (INPC + 4,5% ao ano) do plano de benefícios da POUPREV. No entanto, identificamos esses riscos e buscamos proteger a carteira direcionando os recursos para investimentos em títulos públicos indexados à inflação. Assim, reduzimos o risco de crédito e mantemos a rentabilidade acima da inflação.

Foto

: Jul

io M

agal

hães

Veja o comparativo entre a rentabilidade da carteira da POUPREV e a de outras aplicações no site www.pouprev.com.br!

Page 3: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA · Em seguida, foram apontadas a comunicação e a didática ... Tatiana Oliveira Correia Valença (GERAC) Wellington Reis Mendonça (GEPES)

[email protected] • (61) 3314-7850

Em abril, Márcia Maria Falkenbach Rosa (DIPRO), membro titular do Conselho Deliberativo da POUPREV, e os suplentes Elisivar Correia Barbosa (CEREL) e Leandro Queiroz Soares (GEPES) foram reconduzidos para mais quatro anos de mandato, a ser concluído em abril de 2019.

O conselho se reúne em março, setembro e dezembro, e entre suas principais atribuições estão fixar as políticas previdenciárias, estabelecer diretrizes e normas gerais de organização, operação e administração, além de aprovar a política de investimento e o orçamento anual.

No segundo trimestre de 2015, a POUPREV contemplou 50 novos participantes, totalizando 1.228 ativos. Saiba quem são eles.

Alberto Nereu Silva de A. Leite (CODTI)Alecssandra Waleska de M. Martins (CEREL)Alessandro Lucas Rodrigues Lima (CODTI)Aline Travassos de Oliveira (GERAC)Ana Maria da Rocha V. Rodrigues (GEFIN)Ana Paula Guerra Luongo (ESCVM)Antonio Marques Lourenço (GEASE)Atualpa Lima Aguiar (GEASE)Carla de Carvalho Araújo Lima (GECRI)Cícero Edberto da Silva (GECOC)Davi Paz Bispo dos Santos (GECRI)Eleuzenir Barros de Q. P. Alvarez (GESEG)Eliana da Silva Gomes (GECOC)Eliana Marques da Luz Moura (GABIN)Eric Divino Duarte (CODTI)Fábio Dal Osto Pereira (GABIN)Felipe Albuquerque de Miranda (GECRI)Fernanda Oliveira Araujo (GEFIN)Flavio Severino Alves (CODTI)Francyelle Sousa Borges (GEPRO)Gabriella Costa Santos de Sousa (CODER)Girlan de M. Bezerra Junior (GEPRO)Gleydson Ataide de Abreu (GEASE)Idalecio Diniz do Nascimento (GEASE)Isadora Rech Luciano de Oliveira (COJUR)

João Paulo de Oliveira (ESSED)José Alberto Martins de Souza (POUPREV)José Bezerra Neto (GEASE)Juliana Rosa de Castro Cid (GESEG)Késsia Silva Toledo (GESEG)Kivia Cristina Silva Porto (CODTI)Leandro Costa de Oliveira (CODTI)Leandro Fernandes A. da Silva (CODER)Leonardo Vale M. de Rezende (CODTI)Lizandro Fernandes de Oliveira (GECOC)Marcela da Silva La Porta (GERAC)Marcello Sandi Pinheiro (CODTI)Marcelo Hiroyuki Kobayashi (DICIM)Patricia Pires G. de Oliveira (CODTI)Paula Rodrigues de Jesus (GECOC)Paulo Henrique Pires Araujo (GEPRO)Rafael Gonzaga de Sousa (GEASE)Randel Giordani Ferreira Montini (COJUR)Raphaela Nathércia Azalini Bó (PSTGO)Silmara Aparecida Soares (ESCJF)Simone Guths Stahlhoefer (GEREN)Tatiana Oliveira Correia Valença (GERAC)Wellington Reis Mendonça (GEPES)Wesley Valente Lima (CODTI)Yza Carolina Costa Ribeiro (GEPRO)

GESTÃO PARTICIPATIVA E TRANSPARENTE

Conselheiros têm mandato renovado

Sejam bem-vindos!

Foto

: Jul

io M

agal

hães

Os conselheiros Márcia, Leandro e Elisivar

Page 4: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA · Em seguida, foram apontadas a comunicação e a didática ... Tatiana Oliveira Correia Valença (GERAC) Wellington Reis Mendonça (GEPES)

4 [email protected] • (61) 3314-7850

ESPAÇO DO PARTICIPANTE

A satisfação de ser participante da POUPREVEm apenas 15 anos de existência, a POUPREV conquistou a confiança de seu público-alvo. A credibilidade e o sucesso da entidade são retratados nos depoimentos a seguir, registrados por três perfis distintos de participantes: fundador, autopatrocinado e assistido.

“Eu me orgulho em ser pioneiro da POUPREV, pois, assim que me desliguei da POUPEX, em 2011, requeri meu benefício pela POUPREV e hoje utilizo essa renda para o meu lazer. Como valeu a pena esse investimento! Sempre que posso, recomendo aos jovens pensarem no futuro a partir de agora.”

Cel R1 Pedro Ernesto Ronzani, participante assistido

“Sempre me preocupei em ter uma reserva financeira. Quando fui aprovada no concurso de um órgão que não oferece aposentadoria complementar, não hesitei em continuar contribuindo com a POUPREV. Dessa forma, estou garantindo um futuro seguro!”

Camila de Medeiros Escobar, participante autopatrocinada e ex-empregada da POUPEX

“Contribuo com a POUPREV desde 2000, ano de sua fundação, e sei que a recompensa virá lá na frente. Hoje, faço um sacrifício e reservo 22% de minha renda, mas sei que meu dinheiro está bem guardado e um dia virá o retorno. O que seria de mim se eu não tivesse contribuído esses anos todos?”

Fernando Edimar de Souza (CODTI), participante ativo e fundador

Foto

: Chr

istia

n Di

ehl

Foto

: Arq

uivo

pes

soal

Foto

: Jul

io M

agal

hães