EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA –...

13
PROCESSO SELETIVO UNIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE EDITAL PPPGI Nº 23/2016 EDUCAÇÃO FÍSICA

Transcript of EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA –...

Page 1: EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA 3 QUESTÕES GERAIS POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

EDITAL PPPGI Nº 23/2016

EDUCAÇÃO FÍSICA

Page 2: EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA 3 QUESTÕES GERAIS POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA

2

Page 3: EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA 3 QUESTÕES GERAIS POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA

3

QUESTÕES GERAIS

POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento da fitoterapia, assinale a opção INCORRETA:

a) A terapia com medicamentos de espécies vegetais é relatada em sistemas de medicinas milenares em todo o mundo, por exemplo, na medicina chinesa, tibetana ou indiana-ayurvédica.

b) No Sistema Único de Saúde (SUS), as ações/programas com plantas medicinais e fitoterapia, distribuídos em todas as regiões do País, ocorrem de maneira diferenciada, com relação aos produtos e serviços oferecidos e, principalmente, às espécies de plantas medicinais disponibilizadas, em virtude dos diferentes biomas.

c) O termo fitoterapia foi dado à terapêutica que utiliza os medicamentos cujos constituintes ativos são plantas ou derivados vegetais, e que têm a sua origem no conhecimento e no uso popular.

d) A magnitude da biodiversidade brasileira, conjunto de todos os seres vivos com a sua variabilidade genética integral, é conhecida com precisão tal à sua complexidade.

e) Na história do Brasil, há registros de que os primeiros médicos portugueses que vieram para cá, diante da escassez na colônia de remédios empregados na Europa, foram obrigados a perceber a importância dos remédios de origem vegetal utilizados pelos povos indígenas.

2) Projeto Terapêutico Singular pode ser descrito como:

a) Conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um sujeito individual ou coletivo. b) Arranjo tecnicoassistencial que visa à ampliação da clínica das Equipes de Saúde da Família (ESF) e/

ou equipes de atenção básica para populações específicas, desviando a lógica de encaminhamentos indiscriminados para uma lógica de corresponsabilização, pretendendo maior resolutividade em saúde.

c) Estratégia das equipes de referência (equipe de Saúde da Família e/ou equipes de atenção básica para populações específicas) e de apoio (Núcleo Apoio a Saúde da família) para desenvolver ações na produção da saúde no território que tenham foco na articulação dos serviços de saúde com outros serviços e políticas, de forma a investir na qualidade de vida e na autonomia de sujeitos e comunidades.

d) Tomar a saúde como seu objeto, considerando o risco do sujeito em seu contexto. e) Ação clínica compartilhada para uma intervenção interdisciplinar, com troca de saberes, capacitação

e responsabilidades mútuas, gerando experiência para ambos os profissionais envolvidos.

3) São características da Estratégia Saúde da Família/Política Nacional de Atenção Básica como principais estratégias de mudanças no modelo assistencial após a implantação do SUS, EXCETO:

a) Propõe a atenção à saúde com foco na família, grupos e comunidades. b) Prevê o trabalho em equipe multiprofissional que deve atuar na perspectiva interdisciplinar. c) O indivíduo é entendido com um ser histórico e social, que faz parte de uma família e de determinada

cultura. d) Resgata o conceito de integralidade, indicando a atenção básica como porta privilegiada de acesso,

articulada aos demais níveis de atenção. e) Prioriza a assistência individual, com ênfase na especialização. Organiza a assistência a partir da

demanda espontânea.

4) Sobre a legislação de plantas medicinais e fitoterápicos, indique a opção CORRETA: a) O comércio de plantas medicinais é regulamentado por meio da Lei nº 5.991/1980. b) As RDCs nº 211 e nº 343, ambas de 2000, instituem o procedimento eletrônico para a notificação de

produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes de grau 1 (baixo risco), onde se enquadram a maioria dos produtos obtidos de plantas para uso tópico.

c) Medicamentos manipulados não precisam ser registrados na Anvisa, sendo o controle da sua produção feito no estabelecimento produtor. A norma que regulamenta a manipulação de medicamentos é a RDC nº 67, atualizada pela RDC nº 87, a qual define as boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinais para uso humano em farmácias.

d) Visando a devolver à população a forma tradicional de uso das plantas medicinais, a Anvisa publicou uma norma para melhor regulamentar a produção e uso de plantas medicinais, a RDC nº 30, de 10 de março de 2010.

e) O Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/MS nº 886, de 20 de abril de 2005, a qual institui a Farmácia Viva no âmbito do Sistema Único de Saúde, sob gestão estadual, municipal ou do Distrito Federal.

Page 4: EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA 3 QUESTÕES GERAIS POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA

4

5) O Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Saúde - SIOPS é o sistema informatizado de acesso público, gerido pelo Ministério da Saúde, para o registro eletrônico centralizado das informações de saúde referentes aos orçamentos públicos. Sobre este sistema é CORRETO afirmar:

a) O gestor do SUS de cada ente da Federação será responsável pelo registro dos dados no SIOPS nos

prazos definidos pelo Ministério da Saúde, e pela fidedignidade dos dados homologados, aos quais será conferida fé pública para os fins previstos na Lei Complementar nº 200, de 2012.

b) O Ministério da Saúde estabelecerá as diretrizes para o funcionamento do SIOPS e os prazos para o registro e homologação das informações no Sistema, conforme pactuado entre os gestores do SUS, observado o disposto no art. 52 da Lei Complementar nº 141, de 2000.

c) O cálculo automático dos recursos mínimos aplicados em ações e serviços públicos de saúde previstos na Lei Complementar nº 141, de 2012, deve constituir fonte de informação para elaboração dos demonstrativos contábeis e extracontábeis.

d) Os resultados do monitoramento e avaliação previstos serão apresentados de forma objetiva, inclusive por meio de indicadores, e integrarão os relatórios de gestão dos entes federativos, conforme o disposto no inciso IV do caput do art. 4º da Lei nº 8.080, de 28 de dezembro de 1990.

e) A integração das informações do SIOPS deve ocorrer por meio de processamento automático, ao sistema eletrônico centralizado de controle das transferências da União aos demais entes da Federação mantido pelo Ministério da Fazenda, para fins de controle do cumprimento do disposto no inciso II do parágrafo único do art. 200 da Constituição e no art. 25 da Lei Complementar nº 141, de 2000.

6) Sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, assinale a INCORRETA:

a) A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, aprovada em 2001, veio a atender à demanda da Organização Mundial da Saúde e da população brasileira, assim como à necessidade de normatização e harmonização dessas práticas na rede pública de saúde.

b) A aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS desencadeou o desenvolvimento de políticas, programas, ações e projetos em todas as instâncias governamentais, pela institucionalização dessas práticas no SUS.

c) Essa política traz diretrizes e ações para inserção de serviços e produtos relacionados à medicina tradicional chinesa/acupuntura, homeopatia e plantas medicinais e fitoterapia, assim como para observatórios de saúde do termalismo social e da medicina antroposófica.

d) Esta política contempla responsabilidades dos entes federais, estaduais e municipais. e) Assim como preconizado pela OMS, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares,

formulada por grupos de trabalho representativos, subsidiados por documentos e normas nacionais e internacionais, além das recomendações das conferências de saúde, passou por amplo debate da sociedade, por meio de fóruns e consultas.

7) O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) foi desenvolvido no início da década de 90, com objetivo de padronizar a coleta e processamento dos dados sobre agravos de notificação obrigatória em todo o território nacional. Sobre este sistema, é INCORRETO afirmar:

a) O SINAN fornece dados para a análise do perfil da morbidade e contribui para a tomada de decisões

nos níveis municipal, estadual e federal. b) A impressão, controle da pré-numeração e distribuição das fichas de notificação e de investigação para

os municípios são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, podendo ser delegada à Secretaria Estadual de Saúde.

c) O SINAN foi regulamentado por meio da Portaria GM/MS nº. 1.882, de 18 de dezembro de 1997, quando se tornou obrigatória a alimentação regular da base de dados nacional pelos municípios, estados e Distrito Federal, e o Ministério da Saúde foi designado como gestor nacional do sistema.

d) A Ficha de Identificação Individual é o documento básico de coleta de dados, que inclui dados sobre a identificação e localização do estabelecimento notificante, identificação, características socioeconômicas, local da residência do paciente e identificação do agravo notificado.

e) Os instrumentos de coleta padronizados pelo Ministério da Saúde são específicos para cada agravo de notificação compulsória, e devem ser utilizados em todas as unidades federadas.

Page 5: EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA 3 QUESTÕES GERAIS POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA

5

8) São objetivos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), EXCETO:

a) Incorporar e implementar as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada para o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.

b) Contribuir para o aumento da resolubilidade do Sistema e ampliação do acesso às Práticas Integrativas e Complementares, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso.

c) Promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades.

d) Divulgação e informação dos conhecimentos básicos da PNPIC para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS, considerando as metodologias participativas e o saber popular e tradicional.

e) Estimular as ações referentes ao controle/participação social, promovendo o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores, nas diferentes instâncias de efetivação das políticas de saúde.

9) Os diferentes profissionais das equipes de saúde da Atenção Básica/Saúde da Família têm importante papel e contribuição nas ações de Vigilância em Saúde. Como atribuição comum a todos os profissionais das equipes pode-se destacar, EXCETO:

a) Realizar o cuidado em saúde da população adscrita, no âmbito da unidade de saúde, no domicílio e nos

demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros), quando necessário. b) Preencher relatórios/livros/fichas específicos de registro e acompanhamento dos agravos/doenças,

de acordo com a rotina da unidade básica de saúde. c) Alimentar e analisar dados dos Sistemas de Informação em Saúde – Sistema de Informação da Atenção

Básica (SIAB), Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e outros para planejar, programar e avaliar as ações de vigilância em saúde.

d) Mobilizar a comunidade para desenvolver medidas complexas de manejo ambiental para o controle de vetores.

e) Desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle das doenças/agravos em sua área de abrangência.

10) A Hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. É INCORRETO afirmar:

a) O diagnóstico de caso de hanseníase na Atenção Básica de Saúde é essencialmente clínico por meio do

exame dermatoneurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos (sensitivo, motor e/ou autonômico).

b) O exame neurológico compreende a inspeção, palpação/percussão, avaliação funcional (sensibilidade, força muscular) dos nervos, para classificação do grau de incapacidade física.

c) Orientações sobre técnicas de autocuidados deverão fazer parte da rotina de atendimento aos pacientes e suas famílias.

d) Os casos suspeitos de efeitos adversos às drogas da poliquimioterapia devem ter seu esquema terapêutico suspenso temporariamente, com imediato encaminhamento para a avaliação em unidades de saúde da média e alta complexidade.

e) A gravidez e o aleitamento contraindicam o tratamento poliquimioterápico.

11) O Sistema Único de Saúde (SUS) está assentado em princípios doutrinários e diretrizes organizativas que se articulam e se complementam. Sobre os princípios doutrinários e diretrizes organizativas do SUS, é CORRETO afirmar:

a) A equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde justifica a prioridade na oferta de ações e

serviços aos segmentos populacionais que enfrentam maiores riscos de adoecer e morrer. Inclui-se então à lógica do SUS, o princípio da discriminação positiva.

b) As diretrizes organizativas do sistema são: universalidade, integralidade e equidade. c) A participação comunitária assegurada pela Constituição Federal e regulada pela Lei nº 8.080/90,

ocorre mediante a participação dos segmentos sociais organizados nas Conferências e nos Conselhos de Saúde, nas três esferas de governo, e mediante a participação nos conselhos locais de saúde.

d) Os princípios doutrinários do sistema visam imprimir racionalidade e efetividade ao seu funcionamento.

e) A Universalidade pressupõe considerar as várias dimensões do processo saúde-doença que afetam os indivíduos e coletividades, e pressupõe a prestação continuada do conjunto de ações e serviços visando garantir a promoção, a proteção, a cura e a reabilitação dos indivíduos e coletivos.

Page 6: EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA 3 QUESTÕES GERAIS POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA

6

12) O Tracoma é uma inflamação crônica da conjuntiva ocular e da córnea, considerada a principal causa de cegueira evitável do mundo. Sobre a vigilância epidemiológica dos casos de tracoma, pode-se afirmar:

a) Deve ser considerado caso suspeito de tracoma os indivíduos que apresentam história de conjuntivites

ou referem sintomas oculares de curta duração. b) A investigação epidemiológica deve dirigir-se prioritariamente aos domicílios e às instituições

educacionais e/ou assistenciais que constituem locais onde existe maior probabilidade de transmissão da doença.

c) Desde que haja a confirmação da existência de um ou vários casos numa comunidade deverão ser desencadeadas medidas de vigilância epidemiológica, porém não necessitando de busca ativa de outros casos.

d) A investigação domiciliar não precisa ser realizada para todos os casos novos de Tracoma Inflamatório, pois basta identificar casos associados ao caso índice.

e) A busca ativa em escolas e creches deve ser sistemática nos locais onde haja casos confirmados de tracoma. Medidas de educação em saúde envolvendo pais, professores, funcionários e crianças são fundamentais para o controle do tracoma.

13) O financiamento do SUS tem se destacado como um dos assuntos mais polêmicos e debatidos no contexto de formulação, implantação e implementação do Sistema. É INCORRETO afirmar:

a) A Constituição e a Leiº 8.080/90 já previram o financiamento do SUS como de responsabilidade dos

municípios, dos estados e da União como recursos oriundos do orçamento da seguridade nas três esferas de governo.

b) A vigência da Emenda Constitucional nº 29 possibilitou o aumento dos gastos dos estados e municípios com a saúde.

c) A gestão dos recursos orçamentários da saúde, em cada esfera de governo, é realizada por meio dos Fundos de Saúde que agregam parte dos recursos alocados para o setor.

d) As transferências fundo a fundo correspondem ao envio, por meio eletrônico, de recursos do Fundo Nacional de Saúde para os demais fundos das esferas subnacionais.

e) O gestor é o ordenador de despesas e responsável pela prestação de contas ao Conselho de Saúde e ao Legislativo correspondente, cabendo ao Conselho exercer o controle e a fiscalização sobre a utilização desses recursos.

14) Sobre a participação do setor privado no SUS, é INCORRETO:

a) A relação entre setor público e o setor mercantil da saúde tem mostrado que a força dos interesses

privados na sociedade e na atuação do Estado tem possibilitado uma ampliação do mercado da saúde, fortalecido o SUS, e viabilizado a efetivação do mandamento Constitucional do Sistema Único.

b) As organizações privadas de saúde participam da oferta de serviços ao SUS, em caráter complementar, quando demandadas, em função da insuficiência na disponibilidade de serviços públicos, nos termos da legislação.

c) É vedada, nos termos da Lei nº 8.080/90, a destinação de recursos públicos para a subvenção ou auxílio às instituições privadas com fins lucrativos.

d) A participação efetiva do setor privado no SUS é mais pronunciada na atenção hospitalar e na oferta de serviços especializados de maior densidade tecnológica.

e) A oferta de serviços pelo setor privado está orientada pela lucratividade dos atos e condicionada pelos diferenciais de remuneração da tabela do SUS que tem favorecido os procedimentos especializados que utilizam maior aporte tecnológico.

15) Quando se decide desenvolver um sistema de vigilância, recomenda-se seguir algumas etapas. Qual das opções NÃO indica uma dessas etapas?

a) Definir os objetivos do sistema de vigilância proposto. b) Revisar práticas antigas e atuais dos sistemas de vigilância como o objetivo de propor novos

instrumentos metodológicos. c) Elaborar o fluxograma para cada sistema de vigilância. d) Definir o tipo de sistema de vigilância. e) Definir as fontes de dados para o sistema de vigilância.

Page 7: EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA 3 QUESTÕES GERAIS POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA

7

16) O uso da vigilância em um determinado sistema de saúde deverá ter finalidades, EXCETO: a) Identificar novas doenças ou eventos adversos à saúde. b) Detectar epidemias e documentar a disseminação de doenças. c) Estimar a magnitude da morbidade e mortalidade causadas por determinados agravos. d) Identificar grupos e fatores de risco envolvendo a ocorrência de doenças, assim como resíduos de

fontes de infecção e de suscetíveis. e) Recomendar, com base subjetiva, as medidas necessárias para prevenir ou controlar a ocorrência de

específicos agravos à saúde.

17) Em relação aos componentes que caracterizam um Sistema de Saúde baseado em Atenção Primária à Saúde (APS), pode-se mencionar, EXCETO:

a) Acesso e cobertura universal. b) Atenção integral e integrada. c) Orientação familiar e comunitária. d) Ênfase na reabilitação. e) Políticas e programas que estimulam a equidade.

ÉTICA E BIOÉTICA 18) O modelo de análise bioética, comumente utilizado e de grande aplicação na prática clínica na maioria dos países, é o "principalista", introduzido por Beauchamp e Childress em 1989. Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais, sendo eles:

a) Benignidade, Não-Maleficência, Justiça e Autonomia. b) Não-Maleficência, Beneficência, Justiça, benignidade. c) Autonomia, Não-Maleficência, Beneficência, Justiça. d) Autonomia, Não-Maleficência, liberdade, Beneficência. e) Beneficência, Não-Maleficência, liberdade, benignidade.

19) “A Bioética teve início no começo da década de 70, com a publicação de duas obras muito importantes do pesquisador e professor norte-americano da área de oncologia, Van Rensselaer Potter. A preocupação com a dimensão que os avanços da ciência, principalmente no âmbito da biotecnologia, levou-o a propor um ramo do conhecimento que ajudasse as pessoas a pensarem nas possíveis implicações (positivas ou negativas) dos avanços da ciência sobre a vida. ” Conceituando Bioética, é CORRETO afirmar que:

a) Reflexão crítica sobre o comportamento humano, reflexão que interpreta, discute e problematiza,

investiga os valores, princípios e o comportamento moral, à procura do “bom”, da “boa vida”, do “bem-estar da vida em sociedade”.

b) Conhecimentos no campo das ciências da vida e da saúde buscam orientar a expansão dos conhecimentos técnicos e científicos e suas aplicações para o bem autêntico e integral da pessoa humana.

c) Conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Representa o conhecimento dos valores humanos.

d) Conjunto de deveres, princípios e normas adotadas por um determinado grupo profissional. e) Capacidade de demonstrar boa vontade em relação a outras pessoas, revelando altruísmo e empatia

pelo participante da pesquisa.

Page 8: EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA 3 QUESTÕES GERAIS POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA

8

20) Em relação à Ética em Pesquisa com Seres Humanos, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) representa um documento que garante proteção ao participante da pesquisa. Julgue as afirmações abaixo, em relação ao TCLE, em VERDADEIRA (V) ou FALSA (F).

( ) É um documento que informa e esclarece o sujeito da pesquisa de maneira que ele possa tomar sua

decisão de forma justa e sem constrangimentos sobre a sua participação em um projeto de pesquisa. ( ) Uma proteção legal e moral do pesquisador e do pesquisado, visto ambos estarem assumindo

responsabilidades. ( ) O TCLE oportuniza o participante a entender a pesquisa para decidir de forma autônoma ou desistir

da participação em qualquer fase da pesquisa. ( ) O TCLE é um documento de caráter ético e legal, mas não garante e nem isenta o pesquisador de

responsabilidades por danos causados aos participantes.

Marque a sequência CORRETA:

a) F, F, V, V. b) V, V, V, F. c) V, F, V, V. d) V, F, V, F e) V, F, F, F

QUESTÕES ESPECÍFICAS 21) Durante o exercício físico, a capacidade de transporte de oxigênio (O2) pode ser influenciada por diversos fatores, EXCETO por:

a) Excesso de O2 disponível nas mitocôndrias. b) Concentração de hemoglobina no sangue. c) Pressão atmosférica do ambiente onde o exercício é realizado. d) Temperatura e pH no sangue (efeito Bohr). e) Ressíntesse da creatinofosfato no músculo.

22) Qual dos fatores fisiológicos NÃO exercem influência no VO2máx :

a) Níveis sanguíneos dos diversos hormônios. b) Concentração de mioglobina. c) Captação de oxigênio pelo músculo. d) Genética. e) Treinamento físico.

23) Dentre as variáveis apresentadas abaixo qual NÃO depende da concentração de hemoglobina no sangue?

a) Consumo máximo de O2. b) Quantidade do O2 transportada pelo sangue. c) Pressão parcial de O2 no sangue. d) Captação de O2 no músculo. e) Taxa de oxidação de gordura no músculo.

24) Qual dos critérios abaixo relacionados que melhor justificaria a interrupção de um teste ergométrico máximo?

a) A percepção subjetiva do esforço, obtida pela Escala de Borg for acima de 10. b) A FECO2 ultrapassar a FEO2. c) O aumento da FC não é proporcional ao aumento da carga de exercício. d) A pressão sistólica diminui quando aumentamos a carga do exercício. e) O aumento da ventilação (VE) não é proporcional ao aumento da carga de exercício.

Page 9: EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA 3 QUESTÕES GERAIS POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA

9

25) O VO2máx. está associado aos seguintes fatores, EXCETO:

a) A concentração de mioglobina nos músculos ativos. b) A concentração de hemoglobina no sangue. c) O débito cardíaco (DC). d) A ventilação (VE). e) A quantidade de oxigênio dissolvido no plasma.

26) Qual item entre os apresentados abaixo NÃO representa um procedimento correto para avaliação da pressão arterial (PA) em repouso.

a) O paciente deve estar sentado tranquilamente por pelo menos 5 minutos antes de se avaliar a sua PA. b) Insuflar lentamente a pressão do manguito até 20 mmHg acima do primeiro som de Korotkoff. c) A campânula do estetoscópio deverá ser colocada abaixo do espaço antecubital sobre a artéria

braquial. d) A PA sistólica é o ponto na qual o primeiro dos dois ou mais sons de Korotkoff é ouvido (fase I) e a PA

diastólica é o ponto antes do desaparecimento dos sons de Korotkoff (fase 5). e) Devem ser realizadas pelo menos duas medidas, com intervalo de pelo menos 1 minuto entre elas.

27) É INCORRETO dizer que débito cardíaco durante o teste ergométrico com cargas progressivas:

a) Depende da força de contração do miocárdio. b) Aumenta continuamente até que o débito cardíaco máximo seja atingido. c) Aumenta à medida que as demandas metabólicas aumentam. d) Depende da combinação do aumento da frequência cardíaca (FC) com o aumento do volume de ejeção

sistólica. e) Aumenta continuamente até o final do teste, devido ao aumento contínuo do volume de ejeção sistólica.

28) Qual dos seguintes eventos NÃO tem relação com a função renal?

a) Aumento da concentração de hemácias. b) Manutenção da pressão arterial. c) Manutenção do equilíbrio ácido-base. d) Regulação do volume plasmático. e) Aumento da mobilização de gordura durante o exercício prolongado.

29) As seguintes estruturas estão envolvidas diretamente na contração do músculo esquelético, EXCETO?

a) Retículo sarcoplasmático. b) Órgãos tendinosos de Golgi. c) Filamentos de actina. d) Linhas Z. e) Filamentos de miosina.

30) Qual dos fenômenos abaixo NÃO está diretamente relacionado com o mecanismo de contração do músculo esquelético:

a) A liberação de Ca++ nas cisternas terminais do reticulo sarcoplasmático (RS). b) A interação entre os filamentos de actina e miosina. c) A despolarização do retículo sarcoplasmático (RS). d) A repolarização do nervo motor. e) A liberação de energia pela reação ATP ? ADP + Pi.

31) Durante o exercício realizado em intensidade máxima os seguintes eventos podem ocorrer, EXCETO:

a) O VO2 atinge valores máximos. b) A frequência cardíaca atinge valores máximos. a) A ventilação pulmonar aumenta desproporcionalmente em relação ao VO2. b) O R (quociente respiratório = VCO2/VO2) permanece abaixo de 1,0. c) A concentração de lactato no sangue atinge valores elevados.

Page 10: EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA 3 QUESTÕES GERAIS POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA

10

32) Sobre a liberação de energia durante o exercício prolongado, é INCORRETO afirmar que:

a) A utilização de gordura começa quando o glicogênio muscular acaba. b) Os percentuais de gordura e CHO utilizados podem ser estimados a partir do R (quociente respiratório

= VCO2/VO2). c) Indivíduos treinados aerobiamente utilizam mais gordura do que indivíduos sedentários. d) O R (quociente respiratório = VCO2/ VO2) de indivíduos treinados é menor do que o R de sedentários. e) A intensidade de exercício necessária para atingir o limiar anaeróbio é maior nos indivíduos treinados

do que em sedentários.

33) O limiar anaeróbio é definido como:

a) A intensidade de exercício na qual o metabolismo muda de aeróbio para anaeróbio em razão da falta de oxigenação dos músculos.

b) A intensidade de exercício acima da qual a produção de lactato supera a sua remoção, levando à acumulação de lactato no sangue.

c) A intensidade de exercício acima da qual a ventilação pulmonar diminui, não sendo capaz de suprir as demandas metabólicas.

d) A intensidade de exercício acima da qual ocorre mobilização do glicogênio hepático, para atender às demandas metabólicas.

e) A intensidade do exercício acima da qual o indivíduo não consegue mais respirar somente pelas narinas, necessitando abrir a boca.

34) Sobre os efeitos do treinamento aeróbio é INCORRETO afirmar que:

a) Redução da frequência cardíaca (FC) durante exercícios submáximos, devido ao aumento do débito cardíaco, da concentração de hemoglobina no sangue e de adaptações do sistema nervoso autônomo.

b) Aumento no VO2máx devido ao aumento do débito cardíaco, da concentração de hemoglobina no sangue e da ventilação (VE).

c) Aumento na capacidade de realizar atividades prolongadas devido ao aumento da capacidade de oxidar gordura.

d) Redução da gordura corporal percentual devido ao aumento da capacidade de mobilizar e oxidar gordura.

e) Aumento na capacidade de mobilizar e de oxidar gordura devido ao aumento na massa muscular.

35) A prescrição do exercício físico deve ser planejada:

a) De acordo com as preferências do profissional responsável pelo planejamento. b) De acordo com as preferências e prioridades do paciente. c) De acordo com o horário de realização dos exercícios físicos. d) De acordo com as condições de saúde e necessidades do paciente. e) De acordo com o gênero e a idade do paciente.

36) Entre as alternativas abaixo, sobre os princípios/pressupostos dos métodos de dobras cutâneas, está correto AFIRMAR que:

a) A distribuição da gordura subcutânea e interna é similar para todos os indivíduos do mesmo gênero. b) Existe uma relação positiva entre a somatória das dobras cutâneas e a densidade corporal. c) Podemos utilizar a soma das dobras cutâneas para estimar a gordura corporal total. d) É um método ineficiente para a avaliação da composição corporal. e) A idade é uma variável dependente para predição da densidade corporal.

37) Sobre a densidade corporal, é INCORRETO afirmar que:

a) As densidades de gordura e dos componentes da MLG são constantes para todos os indivíduos. b) O valor da densidade da MLG é de 1,10 g/cm3. c) As equações de SIRI (1961) e BROZEK et al. (1963) são utilizadas para converter a gordura corporal

percentual em densidade corporal. d) As densidades da gordura e da MLG, em um corpo referência, foram baseadas em medidas observadas

da extração lipídica de três cadáveres do estudo de Brozek et al. (1963). e) O indivíduo avaliado difere do corpo referencial apenas na quantidade de gordura.

Page 11: EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA 3 QUESTÕES GERAIS POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA

11

38) Entre as alternativas abaixo, sobre as finalidades da triagem de saúde pré-participação em um programa para Atividade Física, está CORRETO afirmar que:

a) Identifica os indivíduos com necessidades especiais, para prescrição apropriada do exercício e

supervisionada apenas por médicos. b) Identifica e exclui os indivíduos sem contraindicações médicas para o exercício. c) Identifica os indivíduos com menor risco de doenças, em virtude de idade, sintomas e/ou fatores de

risco que deveriam ser submetidos a uma avaliação médica e a um teste de esforço, antes de iniciarem um programa com exercícios.

d) Identifica os indivíduos com doenças clinicamente significativas que deveriam participar de um programa de exercícios supervisionados apenas por médicos.

e) Identifica os indivíduos com um maior risco de doenças, em virtude de idade, sintomas e/ou fatores de risco que deveriam ser submetidos a uma avaliação médica e a um teste de esforço, antes de iniciarem um programa com exercícios.

39) Os β-bloqueadores são fármacos geralmente utilizados para tratamento da hipertensão arterial e/ou para atenuar ou limitar o aumento da demanda energética do miocárdio. Desta forma, caso o indivíduo faça a ingestão deste tipo de fármaco antes de uma sessão de exercício físico, é CORRETO afirmar:

a) É esperada uma redução no débito cardíaco máximo em função da ação do fármaco e

consequentemente, redução do desempenho físico. b) O fármaco possui efeito ergogênico e permite ao indivíduo maior capacidade física e tolerância ao

exercício. c) É esperado um aumento no débito cardíaco máximo em função da ação do fármaco e

consequentemente, melhora do desempenho físico. d) Durante esta situação de exercício, a intensidade de exercício poderia ser avaliada pela relação entre

a FC da atividade e FCmax (220-idade). e) Durante a realização do exercício, a intensidade de exercício poderia ser monitorada pela relação entre

a FC da atividade e FCmax (220-idade).

40) Se um paciente diabético insulinodependente iniciar uma sessão de exercício físico com insulina elevada poderá ocorrer:

a) Resposta hiperglicêmica perigosa. b) Resposta hipoglicêmica perigosa. c) Aumento da taxa de liberação da glicose pelo fígado. d) Diminuição da taxa de utilização da glicose plasmática pelo musculo. e) Coma diabético.

41) Em relação às evidências de que a participação em programas de exercícios físicos durante a hemodiálise (HD) é segura para os pacientes e pode gerar diversos benefícios para estes indivíduos, está INCORRETO afirmar que:

a) A hipertensão arterial é uma das principais comorbidades relacionadas à doença renal crônica (DRC)

e o exercício físico tem se mostrado benéfico uma vez que se tem observado redução da PA de repouso, bem como redução do número de anti-hipertensivos utilizados.

b) Os exercícios físicos durante a HD promovem melhoras no Kt/V, na depuração de ureia no dialisato, que podem ser atribuídas ao aumento do fluxo sanguíneo durante o exercício, acelerando a perfusão muscular e, consequentemente, a transferência de solutos - tal como ureia - do meio intracelular para o intravascular.

c) A perda da massa muscular é preditor de mortalidade nos pacientes em hemodiálise (HD) e o exercício físico é importante fator no controle e reversão da perda da massa muscular.

d) A participação em programas de exercícios físicos tem demostrado melhora no condicionamento físico de pacientes em hemodiálise com redução da frequência cardíaca submáxima e aumento da frequência cardíaca de pico.

e) Os benefícios dos exercícios físicos durante a HD estão associados principalmente ao aumento da força muscular, desempenho funcional e capacidade anaeróbia dos pacientes.

Page 12: EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA 3 QUESTÕES GERAIS POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA

12

42) São considerados indivíduos com risco de desenvolver doença renal crônica (DRC):

a) Somente indivíduos com Diabetes Tipo II, tabagista e portadores de sobrepeso (Índice de Massa Corporal (IMC) ≥25kg/m2).

b) Somente indivíduos com Diabetes Tipo I, hipertensos e com DRC na família. c) Somente indivíduos com Diabetes Tipo II, tabagistas, hipertensos, idosos e que fazem uso de

medicamentos nefrotóxicos como anabolizantes. d) Indivíduos com diabetes (Tipo I ou Tipo II), tabagistas, hipertensos e com DRC na família. e) Indivíduos com diabetes (Tipo I ou Tipo II), tabagistas, hipertensos e portadores de sobrepeso (IMC

≥25kg/m2).

43) Entre as alternativas abaixo, sobre os marcadores de dano renal parenquimatoso, está CORRETO afirmar que:

a) Relaciona-se à Hematúria que é definida pela presença de cilindros hemáticos ou dismorfismo

eritrocitário detectados somente no exame de sangue. b) Albuminúria deve apresentar valores >30 mg/24 horas ou a Relação Albuminúria Creatininúria (RAC)

>30 mg/g. c) Alterações eletrolíticas e metabólicas ou de outras anormalidades tubulares que resultam de

alterações da secreção nos túbulos renais, geralmente secundárias a síndromes incomuns. d) Estão relacionadas às alterações dos níveis séricos de magnésio, cálcio e potássio ou de alterações na

dosagem de eletrólitos urinários. e) Alterações detectadas por histologia, através de exames de urina que é utilizada para investigação de

anormalidades na função renal de etiologia não esclarecida, em casos de proteinúria ou de suspeita de doenças glomerulares.

44) Em relação às recomendações para todos os pacientes no estágio 3A da doença renal crônica (DRC) é INCORRETO afirmar que:

a) Fazer a correção da dose de medicações como antibióticos e antivirais de acordo com a taxa de filtração

glomerular (TFG). b) Os pacientes adultos devem diminuir a ingestão de sódio para valores inferiores a 2 g/dia, que

correspondente a 5 g de cloreto de sódio. c) Deve realizar atividade física por pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana. d) Deve manter o IMC menor que 25Kg/m2. e) Para pacientes diabéticos, deve-se manter a hemoglobina glicada com valores superiores a 7%.

45) Sobre a relação entre a prática de exercícios físicos e a saúde, assinale a opção CORRETA.

a) O exercício físico contribui para o aumento da massa magra e para a redução da gordura corporal

percentual. b) O exercício físico causa aumento na pressão arterial de repouso de hipertensos, não sendo indicado

para estes pacientes. c) As pessoas idosas só devem praticar atividades físicas em ambiente hospitalar e com

acompanhamento médico. d) Os exercícios de força não são indicados para pessoas idosas porque causam o aumento da pressão

arterial de repouso. e) Os pacientes em reabilitação física não podem ser submetidos a testes de avaliação funcional

envolvendo esforço.

46) Sobre a progressão da doença renal crônica (DRC) é esperado que ocorra:

a) Aumento progressivo das funções renais avaliadas por meio da TGF. b) Melhora progressiva da taxa de filtração glomerular (TFG). c) Alterações do metabolismo mineral e ósseo. d) Redução significativa da acidose metabólica e da anemia. e) Redução significativa da anemia e risco de morbidade cardiovascular.

Page 13: EDUCAÇÃO FÍSICA - concursos.ufma.br · RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA 3 QUESTÕES GERAIS POLÍTICAS PÚBLICAS 1) Sobre o desenvolvimento

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HU-UFMA – EDUCAÇÃO FÍSICA

13

47) Sobre o processo de elaboração de programas de treinamento de musculação, devem ser consideradas as seguintes etapas, EXCETO:

a) Analisar e determinar as variáveis disponíveis. b) Verificar as características, nível de desempenho e necessidades individuais. c) Identificar os recursos materiais disponíveis. d) Determinar o objetivo do programa somente para atletas. e) Selecionar e definir a ordem dos exercícios.

48) Um paciente com DRC, que realizou treinamento físico durante 3 meses no Serviço de Reabilitação do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, onde a temperatura ambiente é mantida abaixo de 220C, a umidade relativa do ar é de aproximadamente 50%, será liberado para atividades orientadas ao ar livre em São Luís durante o dia (temperatura ambiente de 320C, umidade relativa do ar de 70%). Os seguintes procedimentos seriam necessários para que este paciente pudesse realizar a atividade em segurança, EXCETO:

a) Adequação da intensidade do exercício às condições ambientais. b) Usar vestimentas que cubram todo o corpo, para evitar a exposição aos raios ultravioletas (UV). c) Adequação a ingestão de água às novas necessidades causadas pelo calor. d) Adequação da duração do exercício às condições ambientais. e) Monitoração da FC e da Percepção Subjetiva do Corpo (PSE) durante a atividade.

49) Pesquisas recentes demonstram que alguns fatores são responsáveis por um grande número de mortes em vários países. Assinale a opção que corresponde a estes fatores.

a) Sedentarismo, etnia e estatura. b) Tabagismo, estatura e obesidade. c) Tabagismo, sedentarismo e dieta inadequada. d) Obesidade, consumo de proteína e tabagismo. e) Dieta inadequada, desmotivação e estatura.

50) É CORRETO afirmar que o teste de esforço cardiovascular visa prioritariamente:

a) Identificar o risco de doença cardiovascular, fornecer informações para a adequada prescrição de

exercícios físicos e, considerar contraindicações relativas e/ou absolutas para o início do treinamento. b) Identificar o risco de infecções cardiovasculares para fornecer informações a respeito de doenças

ósteo-articulares tais como a presença de osteoartrite e artrite reumatoide e, considerar contraindicações relativas e/ou absolutas para o início do treinamento.

c) Identificar o risco de infecções cardiovasculares devido à queda da imunidade pós-exercício, fornecer informações para a adequada prescrição de exercícios físicos e, considerar contraindicações relativas e/ou absolutas para o início do treinamento.

d) Identificar o risco de infecções pulmonares, fornecer informações cardiopulmonares tais como a presença de asma e doenças pulmonares obstrutivas e, considerar contraindicações relativas e/ou absolutas para o início do treinamento.

e) Identificar o risco de doença cardiovascular, fornecer informações para a adequada prescrição de exercícios físicos e, considerar somente as contraindicações relativas para o início do treinamento.