Educação para a igualdade de oportunidades catarina

6

Transcript of Educação para a igualdade de oportunidades catarina

Page 1: Educação para a igualdade de oportunidades   catarina
Page 2: Educação para a igualdade de oportunidades   catarina
Page 3: Educação para a igualdade de oportunidades   catarina

• Na revisão da Constituição de 1997 foi acrescentada mais uma alínea ao artigo 9º, indicando que era tarefa fundamental do Estado “Promover a igualdade entre homens e mulheres”.

Page 4: Educação para a igualdade de oportunidades   catarina

• A nível da Europa, há também preocupações quanto às questões da igualdade. O Conselho da Europa, em 1998, afirmava “...é pois, essencial que um grande n.º de mulheres encontrem o seu lugar na vida política, pública e na tomada de decisão, que as suas vozes se façam ouvir a fim de assegurarem os seus diferentes valores, e que os seus interesses e modos de vida sejam devidamente tidos em conta” (L’approche integrei de legalize entre lés firmes te lés homens)

Page 5: Educação para a igualdade de oportunidades   catarina

• Em toda a Europa e também em Portugal, há, nos últimos anos, um grande esforço legislativo, no sentido de promover uma igualdade social. Este esforço legislativo atinge o seu auge em Portugal, em 1999, com a criação do Ministério para a Igualdade, que, apesar do seu pouco tempo de existência, deixou algum trabalho efectuado e algumas pistas. O acesso das mulheres à carreira militar, o problema das cotas na política são indicadores da pertinência destas questões e da sua actualidade.

Page 6: Educação para a igualdade de oportunidades   catarina