EDUCANDO PARA SEMPRE - upvix.com.br T-Med-ENEM... · em Guernica quanto na charge. d) uma...

14
Exame Nacional do Ensino Médio PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM TURMAS DE MEDICINA Ciências Humanas e suas Tecnologias Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEMANA 01 DIA: 03/08

Transcript of EDUCANDO PARA SEMPRE - upvix.com.br T-Med-ENEM... · em Guernica quanto na charge. d) uma...

Exame Nacional do Ensino Médio

EDUCANDO PARA SEMPRE

PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM TURMAS DE MEDICINA

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matemática e suas TecnologiasCiências da Natureza e suas Tecnologias

SEMANA 01DIA: 03/08

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

1

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 1

Texto I

Por intertextualidade, entende-se a criação de um texto a partir de outro pré-existente. A intertextualidade pode apresentar funções diferentes, as quais dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida, ou seja, dependendo da situação.

Texto II

Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por Iotti no intertexto.

Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar

a) uma referência ao contexto, “trânsito no feriadão”, esclarecendo-se o referente tanto do texto de Iotti quanto da obra de Picasso.

b) uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal “é”, evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.

c) um termo pejorativo, “trânsito”, reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em Guernica quanto na charge.

d) uma referência temporal, “sempre”, referindo-se à permanência de tragédias retratadas tanto em Guernica quanto na charge.

e) uma expressão polissêmica, “quadro dramático”, remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro.

QUESTÃO 2

Texto I Logo depois transferiram para o trapiche o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava.

Estranhas coisas entraram então para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e de idades as mais variadas, desde os nove aos dezesseis anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações...

AMADO, J. Capitães de Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 (fragmento).

Texto II À margem esquerda do rio Belém, nos fundos do mercado de peixe, ergue-se o velho ingazeiro – ali os

bêbados são felizes. Curitiba os considera animais sagrados, provê as suas necessidades de cachaça e pirão. No trivial contentavam-se com as sobras do mercado,

TREVISAN, D. 35 noites de paixão: contos escolhidos. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009 (fragmento). Sob diferentes perspectivas, os fragmentos citados são exemplos de uma abordagem literária recorrente na literatura brasileira do século XX. Em ambos os textos, a) a linguagem afetiva aproxima os narradores dos personagens marginalizados. b) a ironia marca o distanciamento dos narradores em relação aos personagens. c) o detalhamento do cotidiano dos personagens revela a sua origem social. d) o espaço onde vivem os personagens é uma das marcas de sua exclusão. e) a crítica à indiferença da sociedade pelos marginalizados é direta.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

2

QUESTÃO 3

Texto I Texto II Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas tem mais flores, Nossos bosques tem mais vida, Nossa vida mais amores. […] Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar – sozinho, a noite – Mais prazer eu encontro la; Minha terra tem palmeiras Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras Onde canta o Sabiá.

DIAS, G. Poesia e prosa completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1998.

Canto de regresso à Pátria Minha terra tem palmares Onde gorjeia o mar Os passarinhos daqui Não cantam como os de lá Minha terra tem mais rosas E quase tem mais amores Minha terra tem mais ouro Minha terra tem mais terra Ouro terra amor e rosas Eu quero tudo de lá Não permita Deus que eu morra Sem que volte para lá Não permita Deus que eu morra Sem que volte pra São Paulo Sem que eu veja a rua 15 E o progresso de São Paulo

ANDRADE, O. Cadernos de poesia do aluno Oswald. São Paulo: Circulo do Livro. s/d.

Os textos A e B, escritos em contextos históricos e culturais diversos, enfocam o mesmo motivo poético: a paisagem brasileira entrevista a distância. Analisando-os, conclui-se que a) o ufanismo, atitude de quem se orgulha excessivamente do país em que nasceu, é o tom de que se revestem

os dois textos. b) a exaltação da natureza é a principal característica do texto B, que valoriza a paisagem tropical realçada no

texto A. c) o texto B aborda o tema da nação, como o texto A, mas sem perder a visão crítica da realidade brasileira. d) o texto B, em oposição ao texto A, revela distanciamento geográfico do poeta em relação à pátria. e) ambos os textos apresentam ironicamente a paisagem brasileira.

QUESTÃO 4

Soneto Já da morte o palor me cobre o rosto, Nos lábios meus o alento desfalece, Surda agonia o coração fenece, E devora meu ser mortal desgosto!

Do leito embalde no macio encosto Tento o sono reter!... já esmorece O corpo exausto que o repouso esquece... Eis o estado em que a mágoa me tem posto!

O adeus, o teu adeus, minha saudade, Fazem que insano do viver me prive E tenha os olhos meus na escuridade.

Dá-me a esperança com que o ser mantive! Volve ao amante os olhos por piedade, Olhos por quem viveu quem já não vive!

AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.

O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte. b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda. c) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade. d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa. e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

3

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 5

A restituição da passagem

As famílias chegadas a Santos com passagens de 3ª classe, tendo pelo menos 3 pessoas de 12 a 45 anos, sendo agricultores e destinando-se à lavoura do estado de São Paulo, como colonos nas fazendas ou estabelecendo-se por conta própria em terras adquiridas ou arrendadas de particulares ou do governo, fora dos subúrbios da cidade, podem obter a restituição da quantia que tiverem pago por suas passagens.

Adaptado de O immigrante, nº 1, janeiro de 1908 A publicação da revista O immigrante fazia parte das ações do governo de São Paulo que tinham como objetivo estimular, no final do século XIX e início do XX, a ida de imigrantes para o estado. Para isso, ofereciam-se inclusive subsídios, como indica o texto.

Essa diretriz paulista era parte integrante da política nacional da época que visava à garantia da a) consolidação das fronteiras brasileiras. b) oferta de mão de obra para a cafeicultura. c) ampliação dos núcleos urbanos no interior.

d) continuidade do processo de reforma agrária. e) expansão dos limites territoriais da federação.

QUESTÃO 6

Os fatos e a história recente dos últimos 500 anos têm indicado que o tempo desse encontro entre as nossas culturas é um tempo que acontece e se repete todo dia. Não houve um encontro entre as culturas dos povos do Ocidente e a cultura do continente americano numa data e num tempo demarcado que pudéssemos chamar de 1500 ou de 1800. Estamos convivendo com esse contato desde sempre.

KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In: NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Funarte, Companhia das Letras, 1999. p. 25.

Considerando a história indígena no Brasil, a principal ideia contida no segmento é a) negação da conquista europeia na América, em 1500. b) ausência de transformação social nas sociedades ameríndias. c) exclusão dos povos americanos da história ocidental. d) estagnação social do continente sul-americano após a chegada dos europeus. e) continuidade histórica do contato cultural entre ocidentais e indígenas.

QUESTÃO 7 A propaganda seguinte foi feita pelo governo francês:

http://www.anthropologieenligne.com/pages/21.71.html

A medida anunciada pelo governo francês está diretamente relacionada a) à política anti-imigração (xenófoba) e de purificação racial adotada pela França nas últimas décadas. b) às elevadas taxas de natalidade verificadas no país e em toda a Europa. c) à sobrecarga no sistema de previdência social francês, em que um número cada vez menor de jovens precisa

sustentar um número cada vez maior de aposentados. d) à aproximação do governo francês com as ideias da Igreja Católica, que proíbe o uso de métodos

contraceptivos não naturais. e) à ideia imperialista de que o poderio econômico de uma nação está diretamente ligado ao tamanho de

sua população.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

4

QUESTÃO 8 O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar às próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha.

As principais causas responsáveis ao fato supracitado seriam a) declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade. b) aumento da natalidade e diminuição da longevidade. c) crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade. d) aumento da longevidade e do crescimento vegetativo. e) declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

QUESTÃO 9 A ilustração abaixo mostra que os fluxos migratórios são uma constante no espaço brasileiro.

MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil – banco de questões. São Paulo: Harbra, 2001. p. 79. [Adaptado]

Os dois fatores que explicam a rapidez e a intensidade com que o campo tem impelido os trabalhadores rurais em direção aos centros urbanos seriam a) prática da policultura e instalação de comunas populares. b) mecanização agrícola e concentração fundiária. c) especulação imobiliária e estímulo à agricultura de subsistência. d) fascínio pela cidade e prática do cooperativismo agrícola. e) violência rural e monocultura de subsistência.

QUESTÃO 10

“(...) aprendemos executando o que temos que executar. Exemplo: homens se tornam construtores construindo e se tornam tocadores de lira tocando lira. É a realização de atos justos que nos torna justos, a de atos moderados que nos torna moderados, a de atos corajosos que nos torna corajosos (...).”

Aristóteles. Ética a Nicômaco. Livro II, cap. I, pág.75. São Paulo: Edipro, 2014. (Adaptado).

Segundo o texto, para Aristóteles, as virtudes são a) puramente inatas ao ser humano. b) frutos do nascimento nobre. c) oriundas da prática e do exercício.

d) exclusivas dos atenienses. e) proibidas aos bárbaros.

QUESTÃO 11

“[...] Amúlio expulsa seu irmão e apodera-se do trono. Depois deste crime, cometeu outro: ele extermina todos os filhos varões do irmão e, sob o pretexto de honrar sua sobrinha Réia Sílvia, colocando-a entre as vestais, ele tira toda a esperança de se tornar mãe condenando-a à virgindade perpétua. Mas acredito que o destino estava encarregado da fundação de uma cidade tão poderosa: era a ele que cabia lançar os alicerces deste vasto império que iguala o dos deuses. [...]”

Tito Livio – História de Roma, livro I, p.10. - Texto traduzido e adaptado de TITO LÍVIO. Historia de Roma desde su fundación. (Ab urbe condita). http://historicodigital.com/download/tito%20livio%20i.pdf, acesso em 07/11/17.

“Os romanos foram honrados em quase todas as nações: impuseram as leis da sua hegemonia a muitos povos: hoje, as letras e a história celebramos em quase todas as raças. Não têm motivo para queixar-se da justiça do Deus supremo e verdadeiro: eles receberam sua recompensa...; os judeus, que tinham morto Cristo, foram justamente entregues aos romanos, para a glória destes. Aqueles, que pelas suas virtudes, [...] procuraram e obtiveram a glória terrestre deviam vencer aqueles que, com seus enormes vícios, mataram e recusaram o dispensador da verdadeira glória e da Cidade Eterna.”

Santo Agostinho – A Cidade de Deus – Livro V, cap. XVIII, p. 527. – Texto adaptado: http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/Cidade-de-Deus-Agostinho.pdf. Acesso em 07/11/17.

Os textos foram escritos por cidadãos romanos, em diferentes épocas, e tratam momentos distintos da história de Roma. No entanto, eles concordam que a) a explicação para o imenso poderio romano é de ordem religiosa. b) a dominação militar de Roma sobre outros povos não seria duradoura. c) o poder de Roma dependeu da conquista militar e da aceitação das leis. d) o crime e os vícios dos fundadores de Roma foram os fundamentos do império. e) a identidade romana era reforçada pela xenofobia, elemento típico da cultura latina.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

5

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

6

QUESTÃO 16 As telas dos aparelhos de televisão têm formatos distintos. Um aparelho de televisão com tela do tipo Letterbox tem lados na proporção 4:3. As televisões com telas Widescreen têm lados na proporção 16:9. As telas dos dois aparelhos de televisão abaixo medem a mesma altura h.

As larguras das duas telas, de tipo Letterbox e Widescreen, respectivamente, são

a) 4h

3 e 16h

9

b) 9h

16 e 3h

4

c) 16h

9 e 3h

4

d) 3h

4 e 9h

16

e) 16h

9 e 4h

3

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 17

A maior frequência na ocorrência do fenômeno atmosférico apresentado na figura relaciona-se a a) concentrações urbano-industriais. b) episódios de queimadas florestais. c) atividades de extrativismo vegetal. d) índices de pobreza elevados. e) climas quentes e muito úmidos.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

7

QUESTÃO 18

Se, por um lado, o ser humano, como animal, é parte integrante da natureza e necessita dela para continuar sobrevivendo, por outro, como ser social, cada dia mais sofistica os mecanismos de extrair da natureza recursos que, ao serem aproveitados, podem alterar de modo profundo a funcionalidade harmônica dos ambientes naturais.

ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2005 (adaptado). A relação entre a sociedade e a natureza vem sofrendo profundas mudanças em razão do conhecimento técnico. A partir da leitura do texto, uma possível consequência do avanço da técnica sobre o meio natural é: a) A sociedade aumentou o uso de insumos químicos – agrotóxicos e fertilizantes – e, assim, os riscos

de contaminação. b) O homem, a partir da evolução técnica, conseguiu explorar a natureza e difundir harmonia na vida social. c) As degradações produzidas pela exploração dos recursos naturais são reversíveis, o que, de certa forma,

possibilita a recriação da natureza. d) O desenvolvimento técnico, dirigido para a recomposição de áreas degradadas, superou os efeitos negativos

da degradação. e) As mudanças provocadas pelas ações humanas sobre a natureza foram mínimas, uma vez que os recursos

utilizados são de caráter renovável.

QUESTÃO 19 A tabela mostra a classificação das ondas eletromagnéticas em função das suas frequências.

Região do espectro eletromagnético

Faixa de frequência (Hz)

Ondas de rádio 93,0 10

Micro-ondas 93,0 10 a 123,0 10

Infravermelho 123,0 10 a 144,3 10

Visível 144,3 10 a 147,5 10

Ultravioleta 147,5 10 a 173,0 10

Raios X 173,0 10 a 193,0 10

Raios gama 193,0 10 (www.if.ufrgs.br. Adaptado.)

Considere que as ondas eletromagnéticas se propagam pelo ar com velocidade 83,0 10 m s aproximadamente,

e que um radar emite ondas eletromagnéticas de comprimento 2,0 cm. As ondas emitidas por esse radar são

a) infravermelho. b) ultravioleta.

c) raios X. d) micro-ondas.

e) ondas de rádio.

QUESTÃO 20 As especificações de um chuveiro elétrico são: potência de 4.000 W, consumo máximo mensal de 21,6 kWh e

vazão máxima de 3 L min. Em um mês, durante os banhos, esse chuveiro foi usado com vazão máxima,

consumindo o valor máximo de energia especificado. O calor específico da água é de 4.200 J (kg C) , e sua

densidade é igual a 1kg L.

A variação da temperatura da água usada nesses banhos foi mais próxima de a) 16 C.

b) 19 C.

c) 37 C.

d) 57 C.

e) 60 C.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

8

QUESTÃO 21 Nas últimas décadas, o efeito estufa tem-se intensificado de maneira preocupante, sendo esse efeito muitas vezes atribuído à intensa liberação de CO2 durante a queima de combustíveis fósseis para geração de energia. O quadro traz as entalpias-padrão de combustão a 25 ºC (ÄH0

25) do metano, do butano e do octano.

Composto Fórmula

Molecular

Massa molar

(g/moℓ)

Äh025

(kj/moℓ)

Metano CH4 16 - 890 Butano C4H10 58 - 2.878 Octano C8H18 114 - 5.471

À medida que aumenta a consciência sobre os impactos ambientais relacionados ao uso da energia, cresce a importância de se criar políticas de incentivo ao uso de combustíveis mais eficientes. Nesse sentido, considerando-se que o metano, o butano e o octano sejam representativos do gás natural, do gás liquefeito de petróleo (GLP) e da gasolina, respectivamente, então, a partir dos dados fornecidos, é possível concluir que, do ponto de vista da quantidade de calor obtido por mol de CO2 gerado, a ordem crescente desses três combustíveis é a) gasolina, GLP e gás natural. b) gás natural, gasolina e GLP. c) gasolina, gás natural e GLP.

d) gás natural, GLP e gasolina. e) GLP, gás natural e gasolina.

QUESTÃO 22

Ao colocar um pouco de açúcar na água e mexer até a obtenção de uma só fase, prepara-se uma solução. O mesmo acontece ao se adicionar um pouquinho de sal à água e misturar bem. Uma substância capaz de dissolver o soluto é denominada solvente; por exemplo, a água é um solvente para o açúcar, para o sal e para várias outras substâncias. A figura a seguir ilustra essa citação.

Suponha que uma pessoa, para adoçar seu cafezinho, tenha utilizado 17,1g de sacarose (massa molar igual a 342 g/mol) para uma xícara de 250 mℓ do líquido. Qual é a concentração final, em molℓ, de sacarose nesse cafezinho? a) 0,02 b) 0,2

c) 2 d) 200

e) 2000

QUESTÃO 23

O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.

O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da a) alta concentração de macrófagos. b) elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes. c) aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV. d) rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores. e) presença de células de memória que atuam na resposta secundária.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

9

QUESTÃO 24

Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.

Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado). Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de a) difteria. b) botulismo.

c) tuberculose. d) leptospirose.

e) meningite meningocócica.

QUESTÃO 25

Juliana pratica corridas e consegue correr 5,0 km em meia hora. Seu próximo desafio é participar da corrida de

São Silvestre, cujo percurso é de 15 km. Como é uma distância maior do que a que está acostumada a correr,

seu instrutor orientou que diminuísse sua velocidade média habitual em 40% durante a nova prova. Se seguir a orientação de seu instrutor, Juliana completará a corrida de São Silvestre em a) 2h 40min.

b) 3h 00min.

c) 2h 15 min.

d) 2h 30min.

e) 1h 52min.

QUESTÃO 26

Em uma tribo indígena de uma ilha tropical, o teste derradeiro de coragem de um jovem é deixar-se cair em um rio, do alto de um penhasco. Um desses jovens se soltou verticalmente, a partir do repouso, de uma altura de 45 m em relação à superfície da água. O tempo decorrido, em segundos, entre o instante em que o jovem iniciou

sua queda e aquele em que um espectador, parado no alto do penhasco, ouviu o barulho do impacto do jovem na água é, aproximadamente,

Note e adote: - Considere o ar em repouso e ignore sua resistência. - Ignore as dimensões das pessoas envolvidas. - Velocidade do som no ar: 360 m s.

- Aceleração da gravidade: 210 m s .

a) 3,1.

b) 4,3.

c) 5,2.

d) 6,2.

e) 7,0.

QUESTÃO 27

O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis. A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca a) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra. b) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores. c) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal. d) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera. e) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

10

QUESTÃO 28

A fonte de energia representada na figura, considerada uma das mais limpas e sustentáveis do mundo, é extraída do calor gerado a) pela circulação do magma no subsolo. b) pelas erupções constantes dos vulcões. c) pelo sol que aquece as águas com radiação ultravioleta. d) pela queima do carvão e combustíveis fósseis. e) pelos detritos e cinzas vulcânicas.