Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn...

13
Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn [email protected] Nelson Dias 2012

Transcript of Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn...

Page 1: Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn suporte-educast@fccn.pt Nelson Dias 2012.

Educast.fccn.ptProcedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn

[email protected]

Nelson Dias 2012

Page 2: Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn suporte-educast@fccn.pt Nelson Dias 2012.

Introdução

Bem-vindo ao Educast@fccn

A plataforma Educast@fccn permite fazer a gravação, edição e publicação de aulas de forma rápida, simples e eficaz.

 

PublicarGravar Editar

Page 3: Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn suporte-educast@fccn.pt Nelson Dias 2012.

Gravação

Procedimento de importação de vídeos via Web para o

Educast@fccn.

Page 4: Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn suporte-educast@fccn.pt Nelson Dias 2012.

Adobe Media Encoder

Instale a versão mais recente do Adobe Media Encoder . Esta aplicação permite exportar os seus vídeos de forma rápida e simples para um formato compatível com a plataforma Educast@fccn.

Adobe media encoder MAChttp://www.adobe.com/support/downloads/product.jsp?platform=Macintosh&product=160

Adobe media encoder Windowshttp://www.adobe.com/support/downloads/product.jsp?product=160&platform=Windows

Page 5: Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn suporte-educast@fccn.pt Nelson Dias 2012.

Definições recomendados

1. Abra o Adobe Media Encoder.2. Arraste o ficheiro que pretende converter para a aplicação (1)3. Edite os settings do template de acordo com o formato do seu

vídeo.

1

Page 6: Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn suporte-educast@fccn.pt Nelson Dias 2012.

Definições recomendados

Em baixo encontram-se disponíveis dois formatos a título de exemplo:1.Selecione o botão “Preset” (1) e escolha um dos dois formatos de acordo com as definições em que o seu vídeo foi gravado:

PAL DV High Quality [720x576] (2) HDTV 720p [1280x720] (3)

3

1 2

Page 7: Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn suporte-educast@fccn.pt Nelson Dias 2012.

Definições recomendadas

1. Clique no preset selecionado (1) para o editar.2. Edite o preset de acordo com as definições recomendadas no próximo slide.3. Após a edição do preset clique em “Start Queue” (2).4. O processo de conversão é dado como concluído ao aparecer uma seta verde.

1

2

Page 8: Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn suporte-educast@fccn.pt Nelson Dias 2012.

Definição recomendada SD

SD (Standard Definition)Multiplexer Multiplexing: MP4Stream Compability: StandardVideoTv Standard: PAL720 x 576Frame Rate: 25 Field Order: LowerPixel Aspect Ratio: Standard 4:3Bitrate SettingsBitrate Encoding: VBR, 1 PassTarget Bitrate: 1,5 MbpsMaximum Bitrate: 3 MbpsBasic Audio SettingsCodec: AACOutput Channels: StereoFrequency: 48 khzAudio Quality: HighBitrate Settings: 192Khz

Page 9: Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn suporte-educast@fccn.pt Nelson Dias 2012.

Definição recomendada HD

HD (High Definition)Multiplexer Multiplexing: MP4Stream Compability: StandardVideoTv Standard: PAL1280 x 720Frame Rate: 25 Field Order: ProgressivePixel Aspect Ratio: Widescreen 16:9Bitrate SettingsBitrate Encoding: VBR, 1 PassTarget Bitrate: 1,5 MbpsMaximum Bitrate: 3 MbpsBasic Audio SettingsCodec: AACOutput Channels: StereoFrequency: 48 khzAudio Quality: HighBitrate Settings: 192Khz

Page 10: Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn suporte-educast@fccn.pt Nelson Dias 2012.

Aceder ao sítio do Serviço

1. Aceder ao site do serviço em educast.fccn.pt2. Fazer o login na plataforma3. Selecionar a sua instituição de origem4. Colocar a sua senha de utilizador

1

Page 11: Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn suporte-educast@fccn.pt Nelson Dias 2012.

Selecionar o canal de upload

1. Clique em canais ativos (1).2. Selecione o canal pretendido da lista.3. Clique na seta de upload no canal pretendido (2).

2

1

Page 12: Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn suporte-educast@fccn.pt Nelson Dias 2012.

Upload de um vídeo via Web

1. Escolha o ficheiro que pretende fazer upload (1).2. Formatos compatíveis (mp4).3. Preencha os metadados (2):

1. Título2. Subtítulo3. Orador4. Localização5. Publicar automaticamente6. Clicar em “enviar”7. O seu vídeo será submetido para o canal de destino.

1

2

Page 13: Educast.fccn.pt Procedimento de importação de vídeos via web para o Educast@fccn suporte-educast@fccn.pt Nelson Dias 2012.

Confirme o upload

1. Clique em canais ativos.2. Selecione o canal de destino.3. Confirme que o vídeo se encontra a ser importado para o

canal previamente selecionado.4. Assim que o processo de exportação seja dado como

concluído, o vídeo fica pronto para distribuição.

Em nome da equipa Educast@fccn desejo a continuação de Boas Gravações