Egito

51
Egito: a Egito: a civiliza civiliza ção do ção do Nilo Nilo

Transcript of Egito

Page 1: Egito

Egito: a Egito: a civilizaçãcivilização do Niloo do Nilo

Page 2: Egito

Você sabe onde está o Egito?Você sabe onde está o Egito?

O Egito está situado no Nordeste da O Egito está situado no Nordeste da ÁfricaÁfrica em meio a dois imensos em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia.desertos: o da Líbia e o da Arábia.

O Egito Antigo possuía um território O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que estreito e comprido que compreendia duas grandes regiões: compreendia duas grandes regiões: o Alto Egito (região do vale) e o o Alto Egito (região do vale) e o Baixo Egito (região do Delta do Baixo Egito (região do Delta do Nilo).Nilo).

Page 3: Egito
Page 4: Egito

No passado, o Egito era No passado, o Egito era assim..assim..

Page 5: Egito

Atualmente, o EgitoAtualmente, o Egitochama-se República Árabe chama-se República Árabe

do Egito.do Egito.Sua capital é a cidade do Sua capital é a cidade do

Cairo.Cairo.Hoje o Egito é um pais bem Hoje o Egito é um pais bem

diferente do que foi no diferente do que foi no passado.passado.

Page 7: Egito

A língua oficial do Egito é o A língua oficial do Egito é o árabe.árabe.A moeda é a libra e 80% da A moeda é a libra e 80% da população é muçulmana.população é muçulmana.

Page 8: Egito

Os egiptólogos baseiam seus Os egiptólogos baseiam seus estudos em pesquisasestudos em pesquisas

sobre os vestígios deixados por sobre os vestígios deixados por essa civilização. essa civilização.

Descobriram que o início da Descobriram que o início da civilização egípcia antiga se deu civilização egípcia antiga se deu por volta de por volta de 3200 a.C. 3200 a.C. e foi até, e foi até,

aproximadamente, aproximadamente, 715 a.C. 715 a.C.

Page 9: Egito

No neolítico os grupos que vivam próximos ao Rio Nilo, começaram a cultivar trigo, cevada e a criar gado.

Organizaram comunidades agrícolas, chamadas nomos. Essas aldeias eram autônomas, ou seja, independentes umas das outras.

Com o passar do tempo, alguns problemas surgiram com o aumento da população e da produção de excedentes.

Conheça mais sobre a organização do Egito Antigo.

Page 10: Egito

Para solucionar esses problemas, surgiu a figura do nomarca (líder nomo), que passou a chefiar a comunidade.

Ao que parece, por volta de 3.200 a.C., um chefe do Alto Egito chamado Menés uniu os dois reinos. A partir de então, a autoridade máxima passou a ser o rei ou faraó.

Page 11: Egito

• A coroa era um dos principais símbolos do faraó. Antes da unificação, o soberano do Alto EgitoAlto Egito utilizava a coroa brancacoroa branca; a coroa vermelha era usada no Baixo Egito. Quando o Egito passou a ser governado por um único soberano (o faraó), a coroa tornou-se dupla: vermelha e branca, simbolizando a união dos dois reinos. Ao comandar suas tropas na guerra, o faraó usava a coroa azul.

Page 12: Egito

Egito, “a dádiva do Egito, “a dádiva do Nilo”Nilo”

Page 13: Egito

Page 14: Egito
Page 15: Egito

AA agricultura era a base da economia agricultura era a base da economia egípcia.egípcia.

Dedicavam-se também à criação de animais, Dedicavam-se também à criação de animais, mineração, artesanato e comércio.mineração, artesanato e comércio.

Organização Organização EconômicaEconômica

Page 16: Egito

OO artesanatoartesanato do Egito era conhecido no mundo do Egito era conhecido no mundo antigo. Com a madeira, o cobre, o ouro, o marfim, o antigo. Com a madeira, o cobre, o ouro, o marfim, o couro, o papiro, o bronze, seus artesãos produziam couro, o papiro, o bronze, seus artesãos produziam móveis, cestos, brinquedos, joias, sandálias, móveis, cestos, brinquedos, joias, sandálias, tecidos, barcos, armas, tijolos e uma variedade de tecidos, barcos, armas, tijolos e uma variedade de outros objetos.outros objetos.

Page 17: Egito

SociedadeSociedade

Page 18: Egito

Era considerado umEra considerado um deus vivodeus vivo, filho do Sol , filho do Sol ((Amon-RáAmon-Rá) e encarnação ) e encarnação do deus-falcão (do deus-falcão (HórusHórus). ).

Para os egípcios, toda a Para os egípcios, toda a felicidade dependia do felicidade dependia do faraó e seu poder era faraó e seu poder era ilimitado. Comandava os ilimitado. Comandava os exércitos, distribuía a exércitos, distribuía a justiça, organizava as justiça, organizava as atividades econômicas.atividades econômicas.

Faraó: o guardião do Faraó: o guardião do EgitoEgito

Page 19: Egito
Page 20: Egito

Vizir:Vizir: Uma espécie de primeiro-ministro Uma espécie de primeiro-ministro do faraó, era a maior autoridade depois do faraó, era a maior autoridade depois do faraó. Cabia a ele tomar decisões do faraó. Cabia a ele tomar decisões jurídicas, administrativas e financeiras jurídicas, administrativas e financeiras em nome do faraó.em nome do faraó.

Nobres:Nobres:  Descendentes das famílias   Descendentes das famílias mais importantes dos antigos nomos mais importantes dos antigos nomos cuidavam da administração das cuidavam da administração das províncias ou ocupavam os postos mais províncias ou ocupavam os postos mais altos do exército.altos do exército.

Os colaboradores do Os colaboradores do FaraóFaraó

Page 21: Egito

Sacerdotes: Sacerdotes: Detinham muito poder, Detinham muito poder, administravam todos os bens que os fiéis e administravam todos os bens que os fiéis e o próprio Estado ofereciam aos deuses e o próprio Estado ofereciam aos deuses e tinham muita influência junto ao faraó. tinham muita influência junto ao faraó. Enriqueciam porque ficavam com parte das Enriqueciam porque ficavam com parte das oferendas feitas pela população aos deuses, oferendas feitas pela população aos deuses, além de serem dispensados do pagamento além de serem dispensados do pagamento de impostos.de impostos.

Escribas: Escribas: Se destacavam porque sabiam ler Se destacavam porque sabiam ler e escrever. Eles registravam os impostos e escrever. Eles registravam os impostos arrecadados, faziam o censo da população, arrecadados, faziam o censo da população, dos animais e das colheitas. dos animais e das colheitas.

Page 22: Egito
Page 23: Egito

EscribasEscribas

Page 24: Egito

Soldados:Soldados: Nunca atingiam os postos de Nunca atingiam os postos de comando, pois estes eram reservados à comando, pois estes eram reservados à nobreza. Eles viviam dos produtos recebidos nobreza. Eles viviam dos produtos recebidos como pagamento e dos saques que podiam como pagamento e dos saques que podiam realizar durante as guerras de conquista.realizar durante as guerras de conquista.

Artesãos:Artesãos: Exerciam as mais diversas profissões. Exerciam as mais diversas profissões. Trabalhavam como pedreiros, carpinteiros, Trabalhavam como pedreiros, carpinteiros, desenhistas, escultores, pintores, tecelões, desenhistas, escultores, pintores, tecelões, ourives, etc. Muitas de suas atividades eram ourives, etc. Muitas de suas atividades eram realizadas nas grandes obras públicas realizadas nas grandes obras públicas (templos, túmulos, palácios, etc.).(templos, túmulos, palácios, etc.).

Os demais membros da Os demais membros da sociedade egípciasociedade egípcia

Page 25: Egito

Camponeses: Constituíam a imensa Constituíam a imensa maioria da população. maioria da população. Trabalhavam nas Trabalhavam nas propriedades do faraó e dos sacerdotes propriedades do faraó e dos sacerdotes e tinham o direito de conservar para si e tinham o direito de conservar para si apenas uma pequena parte dos apenas uma pequena parte dos produtos colhidos. Eram também produtos colhidos. Eram também obrigados a trabalhar na construção de obrigados a trabalhar na construção de obras públicas grandiosas, como obras públicas grandiosas, como abertura de estradas, limpeza de abertura de estradas, limpeza de canais, transportes de pedras canais, transportes de pedras necessárias às grandes obras, como necessárias às grandes obras, como túmulos, templos e palácios.túmulos, templos e palácios.

Page 26: Egito
Page 27: Egito

• Escravos:Escravos: GGeralmente estrangeiros e eralmente estrangeiros e prisioneiros de guerra, também prisioneiros de guerra, também compunham a base da sociedade. compunham a base da sociedade. Trabalhavam, principalmente, nas Trabalhavam, principalmente, nas minas e pedreiras do Estado, nas minas e pedreiras do Estado, nas terras reais e nos templos. terras reais e nos templos.

Page 28: Egito

A escrita surgiu no A escrita surgiu no Egito por volta de Egito por volta de 3.000 a.C. 3.000 a.C.

Os caracteres que os Os caracteres que os egípcios usavam para egípcios usavam para escrever eram escrever eram chamados de chamados de hieróglifos, usados hieróglifos, usados geralmente em geralmente em inscrições sagradas inscrições sagradas gravadas em pedra.gravadas em pedra.

EscritaEscrita

Page 29: Egito

Os egípcios também desenvolveram uma Os egípcios também desenvolveram uma forma simplificada dessa escrita hieroglífica forma simplificada dessa escrita hieroglífica chamada chamada escrita hierática escrita hierática – usada – usada geralmente para documentos era escrita geralmente para documentos era escrita sobre madeira ou papiro.sobre madeira ou papiro.

Havia ainda a Havia ainda a escrita demóticaescrita demótica (escrita do (escrita do povo), mais popular, que era uma povo), mais popular, que era uma simplificação da hierática, geralmente usada simplificação da hierática, geralmente usada em cartas e registros sobre papiro.em cartas e registros sobre papiro.

Eles usavam tinta feita de fuligem e algumas Eles usavam tinta feita de fuligem e algumas vezes decoravam suas escritas com tinta vezes decoravam suas escritas com tinta vermelha.vermelha.

Page 30: Egito
Page 31: Egito

O papiroO papiro• Foram os Foram os

egípcios que, por egípcios que, por volta de 2.200 volta de 2.200 a.C., inventaram a.C., inventaram o papiro – uma o papiro – uma espécie de espécie de pergaminho, pergaminho, considerado o considerado o antepassado do antepassado do papel. papel.

Page 32: Egito
Page 33: Egito
Page 34: Egito

Embarcação feita de papiro muito utilizada pelos Embarcação feita de papiro muito utilizada pelos pescadores egípcios. pescadores egípcios.

Page 35: Egito

Religião EgípciaReligião Egípcia• A religião do Egito caracterizava-A religião do Egito caracterizava-

se pelo se pelo politeísmopoliteísmo, ou seja, pela , ou seja, pela crença em vários deuses. Os crença em vários deuses. Os deuses eram representados em deuses eram representados em formas humanas e animal.formas humanas e animal.

Page 36: Egito

• Os egípcios acreditavam que, após a Os egípcios acreditavam que, após a morte, a alma era enviada ao reino dos morte, a alma era enviada ao reino dos mortos. Depois de julgada no tribunal de mortos. Depois de julgada no tribunal de Osíris, ela voltaria ao mesmo corpo para Osíris, ela voltaria ao mesmo corpo para um nova vida.um nova vida.

• De acordo com o Livro dos Mortos, a vida De acordo com o Livro dos Mortos, a vida eterna só seria conquistada por quem eterna só seria conquistada por quem provasse ter sido justo em vida. Para isso, provasse ter sido justo em vida. Para isso, diante de Osíris (divindade que reinava diante de Osíris (divindade que reinava sobre o além), o deus Anubis colocava o sobre o além), o deus Anubis colocava o coração do morto em uma balança, junto coração do morto em uma balança, junto com uma pena, que simbolizava a justiça. com uma pena, que simbolizava a justiça. Se o coração ficasse equilibrado com a Se o coração ficasse equilibrado com a pena, o morto seria recebido no reino de pena, o morto seria recebido no reino de Osíris. Mas se pesasse mais do que a Osíris. Mas se pesasse mais do que a pena, sua alma seria destruída.pena, sua alma seria destruída.

Page 37: Egito
Page 38: Egito

• Para o corpo se conservar e poder voltar a Para o corpo se conservar e poder voltar a abrigar a alma, os egípcios aperfeiçoaram abrigar a alma, os egípcios aperfeiçoaram a a técnica de mumificaçãotécnica de mumificação dos cadáveres. dos cadáveres.

• A mumificação era reservada apenas aos A mumificação era reservada apenas aos mortos das famílias mais ricas, pois era mortos das famílias mais ricas, pois era muito cara (os demais eram enterrados na muito cara (os demais eram enterrados na areia do deserto, em cerimônias simples). areia do deserto, em cerimônias simples). Sua prática, controlada pelos sacerdotes, Sua prática, controlada pelos sacerdotes, permitiu aos egípcios desenvolver o permitiu aos egípcios desenvolver o conhecimento da anatomia humana. Isso conhecimento da anatomia humana. Isso favoreceu o avanço da favoreceu o avanço da MedicinaMedicina e o e o surgimento de especialistas em várias surgimento de especialistas em várias áreas: fraturas, doenças do estômago e do áreas: fraturas, doenças do estômago e do coração.coração.

Page 39: Egito

Os Rituais de Os Rituais de MumificaçãoMumificação

Page 40: Egito
Page 41: Egito
Page 42: Egito
Page 43: Egito

Produtos e instrumentos utilizados para a Produtos e instrumentos utilizados para a mumificaçãomumificação

Técnicas para retirada do cérebro, preenchimento Técnicas para retirada do cérebro, preenchimento interno e interno e

armazenamento de víscerasarmazenamento de vísceras

Page 44: Egito
Page 45: Egito
Page 46: Egito
Page 47: Egito
Page 48: Egito
Page 49: Egito
Page 50: Egito
Page 51: Egito