ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

73
1 ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Prof.º Ernesto Paulella

description

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS. Prof.º Ernesto Paulella. HOMEM/SOCIEDADE : RETIRA DA NATUREZA O NECESSÁRIO PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA. COMO ?: UTILIZA O SEU TRABALHO, PARA TRANSFORMAR OS RECURSOS NATURAIS, EM BENS ÚTEIS À SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES HUMANAS. O PROCESSO DE PRODUÇÃO - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

Page 1: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

1

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

Prof.º Ernesto Paulella

Page 2: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

2

HOMEM/SOCIEDADE: RETIRA DA NATUREZA O NECESSÁRIO PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA. 

COMO ?: UTILIZA O SEU TRABALHO, PARA TRANSFORMAR OS RECURSOS NATURAIS, EM BENS ÚTEIS À SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES HUMANAS.

Page 3: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

3

O PROCESSO DE PRODUÇÃO  A-) O SER HUMANO QUE SE RELACIONA COM A NATUREZA PELO TRABALHO .( SÃO OS RECURSOS HUMANOS ) B-) OS ECOSSISTEMAS NATURAIS ( SÃO AS MATÉRIAS PRIMAS NATURAIS ) C-) OS BENS E SERVIÇOS ( OFERTA E DEMANDA ) D-) O SER HUMANO QUE TEM BENS E SERVIÇOS PARA O SEU CONSUMO.( SÃO OS CONSUMIDORES )  A+B+C+D = ATIVIDADE ECONÕMICA

Page 4: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

4

BUSCA PELA EFICIÊNCIA = 1-) REDUZIR A QUANTIDADE DE TRABALHO  2-) EXPANDIR A PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS 

COMO SÃO OS SISTEMAS ECONÔMICOS:  1-) O NATIVO DA AMAZONIA RELACIONA-SE COM A NATUREZA, PARA PRODUZIR UM PEIXE, DE FORMA MUITO DIFERENTE QUE UM OPERÁRIO MODERNO OPERA UMA FRESADORA, PROGRAMADA PARA PRODUZIR ENGRENAGENS, QUE SERVIRÁ AO CONTROLE AUTOMÁTICO DE UM AVIÃO DE ÚLTIMA GERAÇÃO.

Page 5: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

5

ESTRUTURAS DIFERENCIADAS:   NATIVO: PRODUZ COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS , DIRETAMENTE DA NATUREZA, O BEM QUE NECESSITA PARA SI E SUA FAMILIA OU TRIBO.  OPERÁRIO: TRABALHA COM EQUIPAMENTOS COMPLEXOS, ELABORA MATERIAIS QUE JÁ FOI MANUFATURADO POR OUTROS OPERÁRIOS, PRÓXIMOS OU DISTANTES, PREPARANDO UM MATERIAL QUE ELE NÃO UTILIZARÁ, QUE MUITAS VEZES NEM SABE PARA QUE SERVE. OUTRA DIFERENÇA: NATIVO RECEBE DIRETAMENTE O PRODUTO DO TRABALHO E O OPERÁRIO RECEBE DINHEIRO E COM ELE VAI AO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS .

Page 6: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

6

PRODUTOS A 3 SETORES  SETOR I = ATIVIDADE AGROPECUÁRIA OU EXTRATIVA  SETOR II = ATIVIDADE INDUSTRIAL DE TRANSFORMAÇÃO SETOR III = ATIVIDADE DE SERVIÇOS OU BENS INVISÍVEIS   APARELHO PRODUTIVO  PRODUZ 2 FLUXOS : NOMINAL E REAL . NOMINAL ( y ) SOMA DE TODAS AS REMUNERAÇÕES RECEBIDAS PELOS PROPRIETÁRIOS DOS FATORES DE PRODUÇÃO. REAL ( P) = SOMA DE TODOS OS BENS E SERVIÇOS PRODUZIDOS

Page 7: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

7

CRESCIMENTO ECONÔMICO E O PLANEJAMENTO  

É DEFINIDO ATRAVÉS DE POLITICAS ECONÔMICAS  

OBJETIVO DA ECONOMIA = MELHORAR O NÍVEL DE VIDA DOS HABITANTES DE UM PAÍS. 

COMO MEDIR ?:  1-) A DISPONIBILIDADE DE BENS E SERVIÇOS PARA CADA HABITANTE .

Page 8: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

8

2-) A MEDIAÇÃO DEVE SER FEITA ATRAVÉS DA QUANTIFICAÇÃO DO AUMENTO DOS BENS RECEBIDOS POR CADA HABITANTE , EM 2 PERÍODOS DIFERENTES. P/N = PRODUTO PER CAPTA  P/Y = RENDA PER CAPTA TAXA DE CRESCIMENTO DO PRODUTO : P2-P1 / P1 = 1.200.000-1.000.000/1.000.000 = 0,2 OU 20%. TAXA DE CRESCIMENTO DA RENDA : Y2-Y1/ Y1 = 4000.000.00- 3900.000/3.900.000 = 0,025 OU 2,5%. TAXA DE CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO : N2-N1/N1 = 185.000.000-170.000.000/170.000.000 = 0,088 OU 8,8%.

Page 9: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

9

UNIDADES DE PRODUÇÃO DENTRO DE UM SETOR  

1 LARANJA = PRODUZIDA EM 1 UNIDADE DE PRODUAÇÃO ( UMA FAZENDA ) , NO SETOR I  

1 SAPATO = PRODUZIDO EM 1 UNIDADE DE PRODUÇÃO ( UMA FÁBRICA ) NO SETOR II. 

1 DOENTE = É ATENDIDO NUM HOSPITAL , QUE É UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE SERVIÇO , QUE FICA NO SETOR III.

Page 10: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

10

UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO   COMPRA = MATÉRIAS PRIMAS E INSUMOS  TRANSFORMA E PRODUZ = ATRAVÉS DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES , DE MÃO DE OBRA , FAZ A MANUFATURA. VENDE = O PRODUTO OU SERVIÇO

A CADEIA PRODUTIVA DO SAPATO    

•COURO = CURTUME –MATADOURO –FAZENDA

•INSUMOS (LINHAS ,COLAS, SOLAS, FERRAMENTAS, ENERGIA,ADORNOS,ETC.)

Page 11: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

11

RELAÇÕES ENTRE UNIDADES DE PRODUÇÃO

FAZENDA = ( RECUROSNATURAIS,TRABALHO,CAPITAL=CARNE E LEITE=PRODUTO FINAL.)

MATADOURO = ( ENERGIA E AGUA, TRABALHO,CAPITAL=CARNE=PRODUTO FINAL.)

CURTUME = ( ENERGIA E ÁGUA , QUIMICOS, TRABALHO ,CAPITAL = COURO=PRODUTO FINAL .)

FÁBRICA DE SAPATOS = ( ENERGIA,AGUA , COLA , LINHAS, TRABALHO,CAPITAL E INSUMOS = SAPATO=PRODUTO FINAL.) DA UNIDADE DE PRODUÇÃO

Page 12: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

12

ORGANIZAÇÃO UNIDADE DE PRODUÇÃO OBJETIVO SOCIAL = AUMENTAR A OFERTA DE BENS E SERVIÇOS  SOB CONDIÇÕES : DE UM DIRIGENTE PRIVADO, ESTATAL, PRESIDENTE DE COOPERATIVA,UM EXECUTIVO DE MULTI NACIONAL. COORDENAÇÃO DO TRABALHO= QUEM TEM ACESSO AOS RECURSOS NECESSÁRIOS. PRODUÇÃO= É UM MEIO , NÃO UM FIM  FIM = É O LUCRO , QUE OBTEM RECEITAS.

Page 13: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

13

ATIVIDADE EMPRESARIAL   CAPITAL ; UNIDADE DE PRODUÇÃO; MP+INSUMOS+PRODUÇÃO = VENDA DA PRODUÇÃO= AUMENTO DO CAPITAL  O QUE DETERMINA INVESTIMENTOS ? 1-) OS RESULTADOS ECONÔMICOS   - AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO NO SEGMENTO DE MERCADO  - MODERNIZAÇÃO DA PRODUÇÃO  - OUTROS PRODUTOS - COMERCIALIZAÇÃO

Page 14: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

14

INVESTIMENTO = UM ATO DE APLICAÇÃO DE UM DETERMINADO RECURSO EM UM USO, NA EXPECTATIVA DE OBTER UM BENEFICIO SATISFATÓRIO, DURANTE CERTO NÚMERO DE PERÍODOS FUTUROS. 1.2-) AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO NO SEGMENTO:

- MODERNIZAÇÃO DO PRODUTO

- AUMENTO DA RELAÇÃO BENEFICIO/CUSTO

  - AMPLIAÇÃO DA ÁREA GEOGRÁFICA OU POR FAIXA ETÁRIA/OU POR SEXO / OU ETC.

- POR MEIO DE APLICAÇÃO DE PROGRAMAS DE MARKETING. 

Page 15: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

15

1.3-) MODERNIZAÇÃO DA PRODUÇÃO   

-SUBSTITUIÇÃO DE EQUIUPAMENTOS OBSOLETOS  

-EMPREENDIMENTO DE PROJETOS MDL  

-IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA  

-PROCURA POR MATÉRIAS PRIMAS ALTERNATIVAS À AQUELAS CONSIDERADAS ESGOTÁVEIS. 

1.4-) OUTROS PRODUTOS   

-PRODUTOS ALTERNATIVOS ( CUSTO MAIOR OU MENOR )  

-OUTRAS LINHAS DE PRODUTOS

Page 16: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

16

1.5-) COMERCIALIZAÇÃO   MARKETING E DESIGNER : - DIVULGAÇÃO - FORMATO DO PRODUTO - EMBALAGENS

LOGISTICA DE DISTRIBUIÇÃO - RODO-FERROVIÁRIO - AERO-PORTUÁRIO - PORTOS MOLHADOS - PORTOS SECOS

DETERMINANTES DO INVESTIMENTO  1-) INVESTIMENTO DE CAPITAL:

IRREVERSIBILIDE E CONSEQUÊNCIAS FUTURAS.

Page 17: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

17

2-) TÉCNICAS PARA NORTEAR DECISÕES DE INVESTIR :  - CONCEITOS FINANCEIROS ESSÊNCIAIS À ENGENHARIA ECONÔMICA  - TOMADA DE DECISÕES À PARTIR DE :  - JUÍZO DE VALOR   - EXPERÊNCIA ANTERIOR

Page 18: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

18

EXEMPLO DE CONCEITO FINANCEIRO:    UM TERRENO É FINANCIADO PELO VALOR DE CAPITAL DE R$ 14.000,00.

O CAPITAL DEVE SER RESTITUÍDO EM 8 PAGAMENTOS MENSAIS IGUAIS DE R$ 2.097,48.  QUE TAXA DE JUROS FOI APLICADA ?  CAPITAL / PAGAMENTOS = COEFICIENTE FINANCEIRO = 14.000/2.097,48=6,6747    8 - 6,6747= 1,3253 X 2.097,48 = 2.779,79 ( CUSTO DO DINHEIRO )

Page 19: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

19

PLANEJAMENTO  VÊ O PROJETO COMO : 1-) PROJETO COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO MICROECONÔMICO , DE FORMA A DEFINIR A OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS NECESSÁRIOS A UMA DETERMINADA PRODUÇÃO

EXEMPLO: PRODUÇÃO DE ETANO= REDUÇÃO DE MÃO DE OBRA. 2-) PROJETO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE E OBSERVAÇÃO DAS CONSEQUENCIAS DO USO DE DETERMINADOS RECURSOS, EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS MACROECONOMICOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO.

EXEMPLO: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO SETOR CALÇADISTA DE FRANCA SP.

Page 20: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

20

ELABORAR PROJETOS DE EMPREENDIMENTOS EXIGEM , PRELIMINARMENTE, TODO UM PROCESSO DE PLANEJAMENTO ECONÕMICO, COMO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DO ASSUNTO, QUE PASSA POR UM APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTO GERAL E ESPECÍFICO, QUE TEM COMO OBJETIVO LEVANTAR E DISCUTIR TODOS OS ELEMENTOS FIXOS E VARIA´VEIS ENVOLVIDOS.

PLANEJAR A ATIVIDADE ECONOMICA É NECESSÁRIA EM FUNÇÃO DO PRINCIPIO DA ESCASSEZ , QUE É O FUNDAMENTO DA CIÊNCIA ECONÔMICA.

Page 21: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

21

LIONEL ROBBINS : 1898-1984 : ECONOMISTA INGLÊS QUE PROPÔS UMA DAS PRIMEIRAS DEFINIÇÕES CONTEMPORÃNEAS DA ECONOMIA. A ECONOMIA É A CIENCIA QUE ESTUDA AS FORMAS DE COMPORTAMENTO ENTRE S ILIMITADAS NECESSIDADES A SATISFAZER E OS RECURSOS NATURAIS , QUE EMBORA ESCASSOS, SE PRESTAM A USOS ALTERNATIVOS .

ROBBINS, TRATOU DE TODA RELAÇÃO ENTRE MEIOS E FINS ESCASSOS. A PALAVRA ECONOMIA DERIVA DO GREGO OIKONOMIA, ONDE OIKO É CAS E NOMOS É ADMINISTRAÇÃO, ORGANIZAÇÃO.

Page 22: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

22

ECONOMISTAS FAMOSOS;  ADAM SMITH : 1723 : ESCOSSES , PAI DO LIBERALISMO ECONÔMICO. JOHN M. KEYNES : 1883 , CRIADOR DA MACROECONOMIA E DEFENSOR DAS POLITICAS INTERVENCIONISTAS. MILTON FRIEDMAN : 1912 . FUNDAMENTALISTA DO LIVRE MERCADO. PAUL KRUGMAN : ECONOMIA INTERNACIONAL  ALAN GRESNSPAN : FEDERAL RESERVE POR 20 ANOS .

Page 23: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

23

ELEMENTOS BÁSICOS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO   PRESSUPÕE CONDIÇÕES : INSTITUCIONAIS : O PLANEJAMENTO REQUER :  

- APOIO POLITICO  

- PARTICIPAÇÃO POPULAR  

-LEGALIDADE  

-ESTABILIDADE  

-PRESTIGIO

Page 24: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

24

ADMINSTRATIVO : ORGANIZAÇÃO, SISTEMATIZAÇÃO E RECURSOS HUMANOS , RESPONSÁVEL POR COORDENAR E FORMULAR PLANOS INTEGRADOS , CO VISTAS A OBJETIVOS COMUNS .  TÉCNICAS : EXIGEM : -   DADOS ESTATÍSTICOS  -   PESSOAL TÉCNICO  -   CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL   PLANEJAMENTO = DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO   DIAGNÓSTICO = ANÁLISE CRITICA DE DETERMINADA SITUAÇÃO INSTALADA   PROGNÓSTICO = PREVISÕES E PROJEÇÕES

Page 25: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

25

TIPOS DE PLANEJAMENTO :   NORMATIVO : É O PLANEJAMENTO OBRIGATÓRIO, PRECEITUAL , CONTROLADOR E DIRIGIDO. INDICATIVO : É O PLANEJAMENTO DE REGULAMENTAÇÃO INDIRETA , ATRAVÉS DE MECANISMOS DE MERCADO.

A PREPARAÇÃO DO PROJETO  PROJETO= CONJUNTO ORDENADO DE : ANTECEDENTES , PESQUISAS, SUPOSIÇÕES, PROPOSTAS E CONCLUSÕES.PERMITE AVALIAR A CONVENIENCIA OU NÃO, DE DESTINAR FATORES E RECUROS AO PROJETO E UNIDADE DE PRODUÇÃO.

Page 26: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

26

O PROJETO TEM INICIO COM UMA IDÉIA DE INVESTIR CERTO CAPITAL NA PRODUÇÃO DE UM CERTO PRODUTO OU SERVIÇO. A IDÉIA DEVE SER DESENVOLVIDA POR UM ESTUDO QUE INCLUI VÁRIAS ETAPAS.

1-) A IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO OU SERVIÇO  2-) IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO OFERTANTE E DEMANDANTE  3-) IMPLEMENTAÇÃO DA ENGENHARIA ECONÔMICA   4-) DETERMINAÇÃO DO TAMANHO DO PROJETO E TAMANHO ÓTIMO

Page 27: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

27

5-) ESTUDO DA LOCALIZAÇÃO DO PROJETO, COM O ESTABELECIEMTO DAS FORÇAS LOCACIONAIS DETERMINANTES.  6-)A DETERMINAÇÃO DOS INVESIMENTOS  7-) O MAPEAMENTO DOS FINANCIAMENTOS  8-) O ESTABELECIMENTO DE CUSTOS E RECEITAS  9-) QUESTÕES ADMINISTRATIVAS E LEGAIS  10-) AVALIAÇÃO ECONÔMICA DO PROJETO.

Page 28: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

28

ASSIM, O PROJETO É :  QUALQUER PROPÓSITO DE AÇÃO DEFINIDA E ORGANIZADA DE FORMA RACIONAL  RACIONAL: TEM ORIGEM NA EPISTEMOLOGIA OU TEORIA DO CONHECIMENTO, QUE TEM ORIGEM EM PLATÃO , QUE PROPÕE O CONHECIMENTO TEÓRICO, QUE NADA MAIS É QUE DESCREVER, EXPLICAR E PREDIZER UMA REALIDADE, ANTECIPANDO SITUAÇÕES FUTURAS. EM TERMOS ECONÔMICOS, O PROJETO É UM PLANO DE INVESTIMENTOS. INVESTIMENTOS, EM TERMOS ECONÔMICOS É O COMPROMETIMENTO DE RECURSOS, REALIZADO COM O OBJETIVO OU A ESPERANÇA DE OBTER BENEFICIOS FUTUROS , DURANTE UM PERÍODO CONSIDERADO RAZOAVEL .

Page 29: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

29

ASSIM, PROJETO É:   A-) O CONJUNTO DE INFORMAÇÕES SISTEMÁTICAS E RACIONALMENTE ORDENADAS. B-) ESTIMATIVAS DE CUSTOS E DE RECEITAS DO INVESTIMENTO  C-) O CONJUNTO DE VANTAGENS E DESVANTAGENS.  A ELABORAÇÃO DE PROJETOS CONTRIBUI:   1-) PARA DINAMIZAR O PROCESSO PELA QUAL AS POUPANÇAS MONETÁRIAS SE TRANSFORMAM EM INVESTIMENTOS EFETIVOS. 2-) DIMINUIR OS DESPERDICIOS ECONÕMICOS .

Page 30: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

30

PROJETOS PÚBLICOS  SÃO PROJETOS DE REORGANIZAÇÃO DA ECONOMIA SETORIAL, REGIONAL OU NACIONAL, OU DA SUA ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL.  SETORIAL = IMPLANTA PROJETOS DE REORGANIZAÇÃO DA ECONOMIA DENTRO DE UM SETOR OU SEGMENTO DA ECONOMIA, COMO INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA , INDUSTRIA DE BASE, OU SETOR PÚBLICO DE TRANSPORTE, DE SEGURANÇA OU SAÚDE.

REGIONAL = IMPLANTA PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER EMPREGO E RENDA, NUMA DETERMINADA REGIÃO GEOGRÁFICA, COMO :

- ATIVIDADES AGRICOLAS DE FRUTICULTURA IRRIGADA

NACIONAL = IMPLANTA PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DE NÍVEL NACIONAL COMO, GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA MATRICIAL OU ALTERNATIVAS.

Page 31: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

31

PROJETOS PRIVADOS  SÃO AQUELES CUJOS INVESTIMENTOS TEM ORIGEM NA INICIATIVA PRIVADA , PODENDO SER ATRIBUIDO À PROJETOS AGROPECUÁRIOS, INDUSTRIAIS, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS .

TIPOS DE PROJETOS   OS PROJETOS SE CLASSIFICAM EM : 1-)PROJETOS AGROPECUÁRIOS  

Page 32: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

32

SÃO CARACTERIZADOS POR ATIVIDADES AGRICOLAS E PUCUÁRIAS COMO: 

- CULTURAS DE GRAÕS   

- HORTIFRUTIGRANJEIROS   

- CRIAÇÕES DE ANIMAIS PARA CARNE,LEITE E OVOS.  

- AGROINDUSTRIAS

Page 33: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

33

2-) PROJETOS INDUSTRIAIS SÃO CARACTERIZADOS POR ATIVIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DE MATÉRIA PRIMA EM PRODUTO ACABADO, COMO:   

- ATIVIDADES EXTRATIVAS   

- ATIVIDADES DE TRANSFORMAÇÃO: OS PROJETOS NESTA ÁREA CARACTERIZAM-SE COMO OS DE IMPLANTAÇÃO, EXPANSÃO, MODERNIZAÇÃO E RELOCALIZAÇÃO.

Page 34: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

34

3-) PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS  CARACTERIZADOS POR ATIVIDADES DOS CHAMADOS BENS INVISÍVEIS, COMO :

SERVIÇOS BÁSICOS; COMO PROJETOS DE ENERGIA, ESTRADAS, FERROVIAS, ARMAZENS, ÁGUA E ESGOTO, ESCOLAS , ETC.  SERVIÇOS SOCIAIS: COMO PROJETOS DE HOSPITAIS , HABITAÇÃO POPULAR, ETC.   PRETAÇÕES DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS: COMO PORTARIA E VIGILANCIA , LOCAÇÕES DE VEICULOS, HOTELARIA, ETC.

Page 35: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

35

ORIGEM DOS PROJETOS  OS PROJETOS DE INVESTIMENTOS SEMPRE TEM ORIGEM EM ALGUM ATO OU FATO PROVOCADOR, COMO :   PROJETOS PÚBLICOS: PODEM SURGIR COMO RESULTADO DE PLANOS GLOBAIS OU SETORIAIS DE DESNVOLVIMENTO, DE CARÁTER NACIONAL , REGIONAL, ESTADUAL OU LOCAL.   EXEMPLOS : MINISTÉREIOS, EMPRESAS ESTATAIS

Page 36: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

36

ORGÃOS DE PESQUISA ECONÕMICA E TECNOLÓGICA, QUE ASSEGURAM UM SUPRIMENTO IMPORTANTE DE INFORMAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DE PROJETOS DE CARÁTER MAIS PIONEIRA.

BANCOS DE DESENVOLVIMENTO, COMO O BNDES. PROJETOS PRIVADOS: SURGEM, GERALMENTE, EM RESPOSTA A 2 TIPOS DE ESTÍMULOS :   1-) ASPIRAÇÕES DE UM MERCADO AMPLO E EM CRESCIMENTO  2-) ESTÍMULOS FINANCEIROS E FISCAIS, MUITAS VEZES CAMBIAIS, EM BENEFICIO DE CERTAS ÁREAS PREFERENCIAIS DE INVESTIMENTOS EM TERMOS SETORIAIS E REGIONAIS .

Page 37: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

37

QUANTO À ORIGEM , PODEM SURGIR :    A-) DECORRENTES DE ESTUDOS DE MERCADO , QUE ATENDAM A UMA DEMANDA INSATISFEITA .   B-) INDUZIDOS PELA ABERTURA DE OPORTUNIDADES PARA A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS OCIOSOS , COMO MINÉIROS, PETROLEO .   C-) ASSOCIADOS AO PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA , ATRAVÉS DE MODERNIZAÇÃO DE UNIDADES EXISTENTES.   D-) DECORRENTES DE PRESSÕES POLITICAS OU DE CONSIDERAÇÕES DE NATUREZA ESTRATÉGICA OU MILITAR.

Page 38: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

38

OLHAR PRIVADO DO PROJETO :  PROCEDIMENTO LÓGICO E RACIONAL, AVALIAÇÃO ECONOMICA DOS EFEITOS, RENTABILIDADE E EFICIENCIA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS.   

OLHAR SOCIAL DO PROJETO : REPERCUÇÕES SOBRE O SISTEMA ECONÕMICO

Page 39: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

39

PRINCIPAIS ETAPAS DO PROJETO  PARA PROJETOS ESPECÍFICOS É POSSIVEL TER UM MAIOR OU MENOR NÚMERO DE FASES OU ETAPAS, EM FUNÇÃO DE MAIOR OU MENOR COMPLEXIDADE DE SUA ELABORAÇÃO OU ANÁLISE. DE MODO GERAL : 

- ESTUDOS PRELIMINARES  

- ANTE PROJETO  

- PROJETO DEFINITIVO  

- MONTAGEM E EXECUÇÃO  

- FUNCIONAMENTO

Page 40: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

40

ESTUDOS PRELIMINARES :  

-INVESTIGAÇÕES EXPLORATÓRIAS , EM TORNO DA IDÉIA  

-EQUACIONAMENTO GEREAL DO TRABALHO  

-PRINCIPAIS MATÉRIAS PRIMAS  

-CONSULTAS TÉCNICAS   ANTE PROJETO : 

-ESTUDO MAIS SITEMÁTICO DE TODOS OS ASPÉCTOS QUE DEVERÃO INTEGRAR O PROJETO DEFINITIVO  

-POUCA ENFASE ÀS QUESTÕES DA ENGENHARIA  

-SEM ESTUDOS COMPLEMENTARES

Page 41: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

41

PROJETO DEFINITIVO : 

-COMPONENTES FISICOS DE EQUIPAMENTOS DETALHADOS  

-LOCALIZAÇÃO EXATA  

-DETALHAMENTO DA ENGENHARIA FINANCEIRA  

-MAIOR GRAU DE PROFUNDIDADE E SUFICIENCIA   MONTAGEM E EXECUÇÃO : 

-CORRESPONDEM A FASE DE EXECUÇÃO DOS INVESTIMENTOS PREVISTOS  

-CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS E INSTALAÇÕES  

-MONTAGEM DOS EQUIPAMENTOS  

-TESTES DE FUNCIONAMENTO  

-RECRUTAMENTO E TREINAMENTO DE PESSOAL

Page 42: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

42

FUNCIONAMENTO

-COLOCAÇÃO DA UNIDADE EM OPERAÇÃO

ELEMENTOS DO PROJETO   1-) ECONÔMICO:

1.1-) MICRO = MERCADO, TAMANHO, LOCALIZAÇÃO,CUSTOS E RECEITAS.  

1.2-) MACRO = AVALIAÇÃO DO PROJETO

2-) TÉCNICO : 2.1-) ENGENHARIA 2.2-) INVESTIMENTOS

Page 43: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

43

3-) FINANCEIRO:

3.1-) FINANCIAMENTOS  

3.2-) RENTABILIDADE  

3.3-) CAPACIDADE DE PAGAMENTO   4-) ADMINISTRATIVO E LEGAL

Page 44: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

44

ROTEITO BÁSICO PARA ELABORAR O PROJETO   EXISTEM UM GRANDE NÚMERO DE ROTEIROS E FORMULÁRIOS DISTRIBUÍDOS POR ORGÃOS ESPECIALIZADOS E AGENCIAS, PARA ORIENTAR A ELABORAÇÃO DE PROJETOS.    DE FORMA GERAL, A MAIOR PARTE DESSES ROTEIROS ACOMPANHA O ESQUEMA A SEGUIR:

Page 45: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

45

PRIMEIRA PARTE : A EMPRESA OU A ORGANIZAÇÃO PÚBLICA   1-) DENOMINAÇÃO E RAZAÕ SOCIAL , FORMA JURÍDICA .  2-) CAPITAL ATUAL E AUMENTOS SPREVISTOS/ORÇAMENTO ANUAL  3-) PRINCIPAIS ACIONISTAS , CONTROLE ACIONÁRIO, RELAÇÃO COM OUTRAS EMPRESAS, OU GOVERNO  4-) DIRIGENTES E PRINCIPAIS ADMINISTRADORES   5-)HISTÓRICO DAS ATIVIDADES DA EMPRESA OU DO ORGÃO PÚBLICO E EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO/PRETAÇÃO DE SERVIÇOS , VENDAS , CAPITAL E RESULTADOS FINANCEIROS , NOS CASOS DE AMPLIAÇÃO.

Page 46: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

46

SEGUNDA PARTE : O PROJETO   I-) APRESENTAÇÃO: DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS OBJETIVOS E CARACTERISTICAS PRINCIPAIS DO PROJETO, COM A INDICAÇÃO DOS SEUS PROMOTORES , OU RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO:

-PROGRAMA DE PRODUÇÃO DE BENS OU SERVIÇOS

-INVESTIMENTOS

-ESQUEMAS DE FINANCIAMENTOS

-RESULTADOS ESPERADOS

Page 47: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

47

II-) ESTUDOS DE MERCADO

DEVE CONTEMPLAR OS SEGUINTES ITENS :

-CARCTERÍSTICAS DO PRODUTO

-ESTIMATIVA DO MERCADO ATUAL E FUTURO

-DIMENSIONAMENTO DA OFERTA

-ESTRUTURAS DE COMERCIALIZAÇÃO

-INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS

-FATORES QUE JUSTIFIQUEM A EXISTENCIA DE MERCADO PARA O PROJETO.

Page 48: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

48

III-) DIMENSIONAMENTO DO TAMANHO DO PROJETO  O TAMANHO DO PROJETO DEVE SER DECORRENTE DA JUSTIFICATIVA DA ESCALA DE OPERAÇÃO E DO MONTANTE DOS INVESTIMENTOS PREVISTOS.  IV-) LOCALIZAÇÃO DO PROJETO  DEVE CONTEMPLAR OS ESTUDOS NECESSÁRIOS DAS FORÇAS LOCACIONAIS QUE INFLUENCIAM O PROJETO E JUSTIFICATIVA DA LOCALIZAÇÃO ESCOLHIDA.

Page 49: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

49

V-) ENGENHARIA DO PROJETO  PODE SER TRADUZIDO COMO SENDO O PROCESSO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO PROJETO, ESPECIFICAMENTE QUANTO AOS REQUISITOS TÉCNICOS PARA O PROGAMA DE PRODUÇÃO:

-INVESTIMENTOS FIXOS -MATÉRIAS PRIMAS -MÃO DE OBRA OPERACIONAL, TÉCNICA E

ADMINSTRATIVA -INSUMOS -PROCESSOS TECNOLÓGICOS -REGIMES DE PRODUÇÃO -FLUXOS DE OPERAÇÃO ( LAY OUT )

Page 50: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

50

VI-) CUSTOS E RECEITAS  APURAÇÃO DOS CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS DA PLANTA  PROJEÇÃO DAS RECEITAS FUTURAS  VII-) CRONOGRMA FISICO FINANCEIRO DOS INVESTIMENTOS   ATRIBUIR VALORES FINANCEIROS A CADA EVENTO FISICO REFERENTE A PLANTA OPERACIONAL. 

VIII-) FINANCIAMENTOS – FONTES E USOS  IDENTIFICAR TODAS AS POSSIBILIDADES DE LINHAS DE FINANCIAMENTOS E SEUS RESPECTIVOS CUSTOS DE OBTENÇÃO E CONTRAPARTIDAS.

Page 51: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

51

IX-) ADMINISTRATIVO E LEGAL.   O ESTUDO DE MERCADO  DEVE OFERECER RESPOSTAS À 3 QUESTÕES FUNDAMENTAIS : 1-) QUANTO PODERÁ VENDER OU PRODUZIR

- POR FAIXA ETÁRIA DE CONSUMIDORES - POR SEXO DE CONSUMIDORES - POR DELIMITAÇÃO GEOGRÁFICA DE MERCADO- POR PREFERENCIAS DE CONSUMIDORES

 

Page 52: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

52

2-) A QUE PREÇOS PODERÁ VENDER

-EM FUNÇÃO DE CONCORRENTES

-EM FUNÇÃO DE QUALIDADE

-EM FUNÇÃO DE CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS

-EM FUNÇÃO DE PROCESSOS SUSTENTÁVEIS DE PRODUÇÃO

Page 53: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

53

3-) QUAIS OS PROBLEMAS DE COMERCIALIZAÇÃO

-ESTRUTURAIS DE VENDAS E REPRESENTAÇÕES

-LOGÍSTICO DE DISTRIBUIÇÃO

-ESTRUTURAS DE CUSTOS DE DISTRIBUIÇÃO

Page 54: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

54

QUESTÕES IMPORTANTES A SEREM OBSERVADAS   1-) ASPÉCTOS QUANTITATIVOS, DIRETAMENTE LIGADO AO DIMENSIONAMENTO DA PROCURA ATUAL E À PROJEÇÃO DO CRESCIMENTO FUTURO. 2-) ASPÉCTOS QUALITATIVOS, RELATIVO AOS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM OU DETERMINAM ESSA PROCURA, COMO PREÇOS, RENDA, GOSTOS DOS CONSUMIDORES, INIVAÇÕES TCNOLÓGICAS , MODIFICAÇÕES NAS POLITICAS FISCAL, CAMBIAL E FLUTUAÇÕES DO COMERCIO EXTERIOR.

Page 55: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

55

ETAPAS DO ESTUDO DE MERCADO   A-) COLETA DE ANTECEDENTES, ESTATÍSTICOS OU NÃO, COM O OBJETIVO DE:

-IDENTIFICAR O PRODUTO

-DELIMITAÇÃO DA ÁREA DE MERCADO

-DIMENSIONAMENTO DA PROCURA E OFERTA ATUAL

B-) PROJETAR TENDÊNCIAS

-DEFINIR A PROCURA E OFERTA POTENCIAL

-DEFINIR O MERCADO EXISTENTE PARA O PROJETO

Page 56: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

56

ELEMENTOS IMPORTANTES P/A ESTUDO DE MERCADO    1-) ESTATÍSTICOS OU QUANTITATIVOS

-PRODUÇÃO NACIONAL DO PRODUTO OBJETO DO PROJETO , DADOS DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO E DE COMERCIO EXTERIOR.

-CONSUMO APARENTE E CONSUMO EFETIVO

-POPULAÇÃO : FAIXA ETÁRIA , NÍVEL CULTURAL, ETC.

Page 57: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

57

2-) QUALITATIVOS    USOS E ESPECIFICAÇÕES:

-CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS , VIDA ÚTIL DO PRODUTO.

-EXIGENCIAS NORMATIVAS E LEGAIS

-REQUISITOS DE COMERCIO EXTERIOR

-ATITUDES DOS CONSUMIDORES

Page 58: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

58

ÁREA DE MERCADO    PODE SER DELIMITADA POR:

-ÁREA GEOGRAFICAMENTE ESTABELECIDA , COM A DEMARCAÇÃO PRÉVIA DE UMA REGIÃO A SER TRABALHADA.

-CONSUMO PROCURADO POR FAIXA ETÁRIA, POR SEXO , ETC.

Page 59: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

59

BENS E SERVIÇOS COMPETITIVOS

- COMPETIÇÃO DO MERCADO

- FONTES DE ABASTECIMENTO

- CAPACIDADE INSTALADA

- CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO

- FORMAÇÃO DE PREÇO E MARGENS DE LUCRO

Page 60: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

60

CONDIÇÕES DE POLITICA ECONÔMICA

- POLITICAS TARIFÁRIAS

- IMPOSTOS E SUBSIDIOS

- IMPORTAÇÃO E SUAS QUOTAS

- DISPONIBILIDADE DE CRÉDITO PARA ATIVIDADE

- INCENTIVOS FISCAIS

Page 61: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

61

PRIMEIRO PASSO PARA O ESTUDO DE MERCADO

- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

- DETERMINAÇÃO DE SEUS USOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, MATÉRIA PRIMA, FORMA DE APRESENTAÇÃO E ATITUDE DOS CONSUMIDORES .

SEGUNDO PASSO:

-DELIMITAÇÃO DA ÁREA DE MERCADO

. POPULAÇÃO CONSUMIDORA . DIMENSIONAMENTO GEOGRÁFICO . FAIXA ETÁRIA DE CONSUMIDORES . CONSUMO POR TIPO DE SEXO . CONSUMO POR GRUPOS E NÍVEIS DE RENDA

Page 62: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

62

EXEMPLOS :

. MERCADO SIDERURGICO : NACIONAL

. BISCOITOS E MASSAS : REGIONAL

. LENTES E ÓCULOS : RESTRITA A UMA POPULAÇÃO DEFICIENTE VISUAL.

. MERCADO MAMADEIRAS: POPULAÇÃO INFANTIL

. MERCADO AUTOMÓVEIS DE LOUXO : POPULAÇÃO DE RENDA ELEVADA.

Page 63: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

63

 TERCEIRO PASSO   DIMENSIONAMENTO DA PROCURA ATUAL E POTENCIAL DO PRODUTO E O SEU CONFRONTO COM A ESTIMATIVA DA OFERTA EXISTENTE E PREVISTA PARA O FUTURO.

NATUREZA DO BEM OU SERVIÇO

BENS DE CONSUMO FINAL

-DEFINIR CONSUMO APARENTE EM UMA DETERMINADA ÁREA GEOGRÁFICA :

CA = P + M – X P = PRODUÇÃO INTERNA M = IMPORTAÇÕES X = EXPORTAÇÕES CA= CONSUMO APARENTE

Page 64: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

64

CONDIÇÕES ATUAIS DE MERCADO PODE SER ALTERADAS :

- PELO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO

- PELO CRESCIMENTO DA RENDA PER CAPTA

- PELAS ALTERAÇÕES NOS PREÇOS RELATIVOS DOS BENS SUBSTITUTOS OU COMPETITIVOS.

-PELOS PROCESSOS DE INOVAÇÕES TECNOLOGICAS

PROJEÇÕES FUTURAS   DEVE SER OBSERVADA A TENDÊNCIA HISTÓRICA DO CONSUMO

Page 65: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

65

CONCEITOS BÁSICOS :  OS CONCEITOS BÁSICOS DE ANÁLISE ECONÔMICA DO MERCADO, ESTABELECEM OS EIXOS DE ANÁLISE DA PROCURA – OFERTA E DA ELASTICIDADE PREÇO E ELASTICIDADE RENDA. QUANDO CONSIDERARMOS UMA DETERMINADA MERCADORIA OU GRUPO DE MERCADORIAS, COMO TRIGO, SIDERURGICOS, ETC , UM CERTO NÍVEL DE RENDA E A POSSIBILIDADE DE VARIAÇÃO NOS PREÇOS , A ESCALA DA PROCURA DESSE BEM INDICA AS QUANTIDADES QUE OS CONSUMIDORES ESTARÃO DISPOSTOS A ADQUIRIR , A CADA PREÇO ALTERNATIVO.

Page 66: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

66

A PROCURA, OU FUNÇÃO PROCURA É , ASSIM , A RELAÇÃO ENTRE PREÇOS E QUANTIDADES PROCURADAS . DE FORMA SEMELHANTE , A FUNÇÃO OFERTA É A RELAÇÃO ENTRE PREÇOS E QUANTIDADES OFERTADAS  A CURVA DA PROCURA , REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA ESCALA DA PROCURA , EM SUA FORMA CONVENCIONAL , SE CRACTERIZA COMO UMA FUNÇÃO DECRESCENTE , QUE EXPRESSA O SEGUINTE FENOMENO :QUANTO MAIS ALTO O PREÇO , MENORES AS QUANTIDADES PROCURADAS E VICE-VERSA.

Page 67: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

67

ELASTICIDADE   DEFINE-SE COMO ELASTICIDADE COM QUE A PROCURA DE UM BEM AUMENTA EM RESPOSTA A UMA BAIXA DE PREÇO – ELASTICIDADE PREÇO, OU A UMA ELEVAÇÃO DE RENDA , ELASTICIDADE RENDA.  ELASTICIDADE PREÇO = VARIAÇÃO DA QUANTIDADE /QUANTIDADE SOBRE VARIAÇÃO DO PREÇO /PREÇO. ELASTICIDADE RENDA = VARIAÇÃO DA QUANTIDADE /QUANTIDADE SOBRE VARIAÇÃO DA RENDA/RENDA  DESENVOLVER EXERCÍCIO PRÁTICO SOBRE O ASSUNTO. 

Page 68: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

68

FONTES DE DADOS PARA ESTUDO DE MERCADO  A PRINCIPAL FONTE PRIMÁRIA DE DADOS ESTATÍSTICOS , PARA ESTUDOS ECONÔMICOS E DE MERCADO , NO BRASIL , É NATURALMENTE O IBGE . I- ) ESTATÍSTICAS CENSITÁRIAS  1-) CENSO DEMOGRÁFICO = POPULAÇÃO LEVANTAMENTO UNIVERSAL DA POPULAÇÃO E DOMICILIOS , COM CARACTERÍSTICAS INVESTIGADAS POR AMOSTRA. 2-) CENSO AGRICOLA = EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA BRASIL E UNIDADES DA FEDERAÇÃO LEVANTAMENTO UNIVERSAL SOBRE A ESTRUTURA AGRÁRIA, ASPECTOS GERAIS DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA, EXTRATIVA VEGETAL E NDUSTRIA RURAL, INCLUINDO PRODUÇÃO, ÁREA E VALOR.

Page 69: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

69

3-) CENSO INDUSTRIAL = TRANSFORMAÇÃO E BENEFICIAMENTO LEVANTAMENTO DA TOTALIDADE DAS EMPRESAS, COMINVESTIGAÇÃO SOBRE ASPÉCTOS GERAIS DA INDUSTRIA , PESSOAL, VALOR DESPESAS E PRODUÇÃO FISICA ( MATÉTIAS PRIMAS E PRODUTOS ) FICAM INCUÍDAS AS EXTRATIVAS MINERAIS, PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA .  4-) CENSO COMERCIAL = COMERCIO DE MERCADORIAS POR ATCADO E VAREJO. LEVANTAMENTO DA TOTALIDADE DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INCLUINDO A DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS INDUSTRIAIS FEITA DIRETAMENTE PELOS PRODUTORES .

PESQUISAS SOBRE CARACTERÍSTICAS DOS ESTABELECIMENTOS , PESSOAL , VALOR , DESPESAS , ESTOQUES, EQUIPAMENTOS, ETC. FICAM INCLUIDAS NESTE LEVANTAMENTO, OS ESTABELECIMENTOS QUE REALIZAM CORRETAGEM DE IMÓVEIS, INCORPORAÇÕES , LOTEAMENTOS E ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS .

Page 70: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

70

5-) CENSO DOS SERVIÇOS = PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LEVANTAMENTO DO TOTAL DE ESTABELECIMENTOS COM ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS , INCLUINDO RAIODIFUSÃO E TELEVISÃO.ESTÃO INCLUIDOS PESSOAL, DESPESAS , VALOR , ESTOQUES , EQUIPAMENTOS , ETC. INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO   LEVANTAMENTO DA TOTALIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE CRÉDITO , ABRANGENDO CARACTERÍSTICAS GERAIS E QUESITOS SOBRE PESSOAL, DESPESAS , SALÁRIOS , VALORES , ETC.

Page 71: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

71

SEGUROS E CAPITALIZAÇÃO  ESTABELECIMENTOS SECURITÁRIOS E DE CAPITALIZAÇÃO, INCLUINDO PESSOAL, DESPESAS, VALOR, ETC.  NAVEGAÇÃO   COBERTURA TOTAL DAS EMPRESAS DE NAVEGAÇÃO , INVESTIGANDO CARACTERÍSTICAS GERAIS DE PESSOAL , VALOR, DESPESAS E EQUIPAMENTOS.

Page 72: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

72

II - ) ESTATÍTICAS CONTÍNUAS    1-) PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICILIOS   2-) INDUSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO – PESQUISA MENSAL E TRISMESTRAL.   LEVANTAMENTO ACERCA DE 120 PRODUTOS PREVIAMENTE SELECIONADOS. 3-) INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL  4-) COMERCIOA INTERESTADUAL

Page 73: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

73

5-) PESQUISA NACIONAL DE PREÇOS   6-) VEÍCULOS LICENCIADOS   7-) MEIOS DE HOSPEDAGEM   8-) ORÇAMENTO FAMILIAR   9-) SUPRIMENTOS E CONSUMO