Elementos Aula 01

14
21/08/2013 1 ELEMENTOS_ AULA 01 ARQUITETO arkhi (chefe, principal) + tekton (construção) ="mestre de obras". O arquiteto é o construtor primordial e fundamental O arquiteto deve ter uma visão geral do espaço e da edificação, encarando- os, ao mesmo tempo, como um objeto construído e uma atividade de construção Um arquiteto é o profissional responsável pelo projeto, supervisão e execução de obras de arquitetura. Embora esta seja sua principal atividade, o campo de atuação de um arquiteto envolve todas as áreas correlatas ao controle e desenho do espaço habitado, como o urbanismo, o paisagismo, e diversas formas de design. CONCEITUAÇÃO Em arquitetura, o “contexto” comumente se alude ao lugar no qual a arquitetura ou as edificações se localizam. O contexto afeta de maneira expressiva a concepção das idéias de arquitetura. [...] “Muitos arquitetos utilizam a contextualização para estabelecer uma conexão clara do terreno com o conceito de arquitetura proposto, de tal forma que a edificação resultante esteja integrada e praticamente camuflada em seu ambiente. Outras propostas reagem ao meio, fazendo com que a edificação seja claramente distinta e desconectada de seu entorno. Em ambos os casos, a questão chave é que o contexto tenha sido estudado, analisado e considerado de maneira clara e deliberada” [...] p.12 FARRELY, L. CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARQUITETURA

description

Aula elementos de tecnologia das construção

Transcript of Elementos Aula 01

21/08/2013

1

ELEMENTOS_ AULA 01

ARQUITETO

arkhi (chefe, principal) + tekton (construção) ="mestre de obras".O arquiteto é o construtor primordial e fundamental

O arquiteto deve ter uma visão geral do espaço e da edificação, encarando-os, ao mesmo tempo, como um objeto construído e uma atividade de construção

Um arquiteto é o profissional responsável pelo projeto, supervisão e execução de obras de arquitetura. Embora esta seja sua principal atividade, o campo de atuação de um arquiteto envolve todas as áreas correlatas ao controle e desenho do espaço habitado, como o urbanismo, o paisagismo, e diversas formas de design.

CONCEITUAÇÃO

Em arquitetura, o “contexto” comumente se alude ao lugar no qual a arquitetura ou as edificações se localizam. O contexto afeta de maneira expressiva a concepção das idéias de arquitetura.

[...] “Muitos arquitetos utilizam a contextualização para estabelecer uma conexão clara do terreno com o conceito de arquitetura proposto, de tal forma que a edificação resultante esteja integrada e praticamente camuflada em seu ambiente. Outras propostas reagem ao meio, fazendo com que a edificação seja claramente distinta e desconectada de seu entorno. Em ambos os casos, a questão chave é que o contexto tenha sido estudado, analisado e considerado de maneira clara e deliberada” [...] p.12 FARRELY, L.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARQUITETURA

21/08/2013

2

Nas florestas de Meghalaya, na Índia, o povo War-Khasis descobriu umamaneira de cruzar os rios de sua região úmida. Ao direcionar as raízes de umaespécie abundante de seringueira, eles foram capazes de criar um sistemanatural de pontes que possuem mais de 100 metros de comprimento epodem suportar o peso de 50 pessoashttp://style.greenvana.com/2011

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARQUITETURA

Em Capri, Italia, o arquiteto AdalbertoLibera repousa sua edificação, casaprojetada para o escritor CurzioMalaparte (1938), no topo de umrochedo, na face leste da ilha. Ela foiconstruída em alvenaria, e está tãofortemente arraigada em seu sítio queaté parece fazer parte da paisagemnatural.http://it.wikipedia.org/wiki/Villa_Malaparte

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARQUITETURA

21/08/2013

3

No local antigamente ocupadopelas Torres Gêmeas, o arquitetoNorman Foster desenvolve umprojeto que procura revitalizar oespaço urbano e também amemória do acontecimento de 11de setembro de 2001. Projetadopara ser o mais seguro, maissustentável e mais alto do mundo,a edificação com base em doisprismas triangulares se destaca deseu entorno e se segura em trêspontos entre o intervalo de seus500m de altura.http://ttarqcontemporanea.blogspot.com/

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARQUITETURA

De acordo com Rapoport, (arquiteto americano) ambiente construído é um conceito abstrato empregado para descrever os produtos da atividade humana de construir.

AMBIENTE NATURAL x AMBIENTE CONSTRUÍDO

OS DIVERSOS TIPOS DE EDIFÍCIOSMORADIASTEMPLOSLUGARES DE REUNIÃO QUE OS HOMENS CONSTROEM PARA ABRIGAR, DEFINIR, PROTEGER AS ATIVIDADES QUE REALIZAM

[...] É preciso então considerar que o ambiente construído é uma manifestação culturalonde se materializam os traços organizacionais de uma sociedade assim como os seusaspectos cognitivos (Rapoport 1982; Lawrence e Low 1990). No fundo, é uma fixaçãodas atividades humanas. [...] (Rapoport 1978, p.17).

Para Rapoport não há uma única explicação, um único fator determinante que expliquea variação do ambiente construído de uma sociedade para outra. Para ele, estavariação se explica por causas múltiplas: as formas construídas são, em princípio,influenciadas por fatores sócio-culturais complexos, modificados por respostasarquitetônicas a fatores climáticos e a limitações de materiais e de métodos.

21/08/2013

4

TÉCNICA

-A palavra se origina do grego techné cuja tradução é arte, portanto, a técnica confundia-se com a arte, tendo sido separada desta ao longo dos tempos.

-É o conjunto dos processos de um procedimento que têm como objetivo obter um determinado resultado.

- É o conjunto de operações empregadas por um particular ofício para produzir parte de uma construção..

TERMINOLOGIAS

"Chuva de Verão", de 2008. técnica mista sobre suporte madeira.Acervo Galeria Fortes Vilaça

TERMINOLOGIAS

21/08/2013

5

O pedreiro possui a técnica de assentar uma parede

TERMINOLOGIAS

Terraplanagem é a técnica de escavação e movimentação de solos e rochas.

TERMINOLOGIAS

21/08/2013

6

TECNOLOGIA

-É um termo que abrange o conhecimento técnico e científico para se criar ou utilizar ferramentas, processos e materiais a partir de tal ciência.

- Busca de inovação e qualidade + SUSTENTABILIDADE..

TERMINOLOGIAS

http://www.senge-go.org.br/cemiterio-espanhol-vira-usina-solar/

A tecnologia fotovoltaica é uma tecnologia que converte a radiação solar diretamente em eletricidade.

TERMINOLOGIAS

21/08/2013

7

http://construtecnologica.blogspot.com/

A tecnologia drywall consiste em combinar estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso na construção de paredes nas edificações.

TERMINOLOGIAS

TECNOLOGIA CONSTRUTIVA

- É um conjunto sistematizado de conhecimentos científicos e empíricos, relacionados a um modo específico de se construir um edifício (ou parte dele) e empregados na criação, produção e difusão deste modo de construir.

.

TERMINOLOGIAS

21/08/2013

8

É muito mais rápida a utilização de concreto auto-adensável, tecnologia construtiva desenvolvida no Japão.

TERMINOLOGIAS

http://www.core.form-ula.com/2011/03/10/shigeru-ban-nine-bridges/

A tecnologia construtiva desenvolvida à partir de tubos de papelão para edificações decaráter emergencial, temporário ou para eventos é uma interessante solução pelo seu baixo custo e reciclabilidade.

TERMINOLOGIAS

21/08/2013

9

MÉTODO

•do Grego methodos: caminho para chegar a um fim.

• é um conjunto de técnicas construtivas interdependentes e adequadamente organizadas, empregado na construção ou em parte dela.

TERMINOLOGIAS

São três os métodos para a implementação de um sistema de transporte de alta capacidade, como é o caso do metrô:

SuperfícieElevado Subterrâneo

TERMINOLOGIAS

21/08/2013

10

O STEEL FRAME é o método que utiliza produtos industrializados desenvolvidos com a mais alta tecnologia que garantem segurança e qualidade na obra;Este método tem origem nos Estados Unidos e é largamente utilizado por outros países do mundo

TERMINOLOGIAS

PROCESSO = ETAPAS

- no latim procedere é verbo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere).

-É conjunto sequencial e peculiar de ações que objetivam atingir uma meta.

“processo é a maneira pela qual se realiza uma operação, segundo determinadas normas”.

Ex: Processo construtivo de uma obra: Estudo do terreno, movimentação de terra, fundação, estruturas, alvenaria...

SISTEMA CONSTRUTIVO

-É um conjunto de elementos combinados em um todo, organizado para servir a um objetivo comum. Ainda, um sistema construtivo é um sistema de produção, conjunto de processos construtivos, cujo produto objeto é um edifício.

TERMINOLOGIAS

21/08/2013

11

Ex: O sistema construtivo americano mais popular é o Balloon Frame.

TERMINOLOGIAS

Ex: O sistema construtivo de alvenaria estrutural é muito utilizado no Brasil.

TERMINOLOGIAS

21/08/2013

12

RACIONACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA

A racionalização construtiva é definida por SABBATINI (1989) como “um processo composto pelo conjunto de todas as ações que tenham por objetivo otimizar o uso de recursos materiais, humanos, organizacionais, energéticos, tecnológicos, temporais e financeiros disponíveis na construção em toda as suas fases".

RACIONALIZAÇÃO É ELIMINAR DESPERDÍCIOS

O conceito de racionalização construtiva só pode ser plenamente empregado quando as ações são planejadas desde o momento da concepção do empreendimento.

TERMINOLOGIAS

RETROFIT

O conceito de retrofit está ligado à modernização de estruturasedificadas e atualmente tem sido aplicado levando em conta asdemandas de sustentabilidade em relação aos espaçosconstruídos. Através do retrofit se busca a adequação dasnecessidades do local às funções, mantendo as característicasformais da edificação, preservando assim seu valor histórico ecultural. O Retrofit trabalha o conceito de sustentabilidade namedida em que busca preservar os elementos que caracterizama edificação (ao invés de simplesmente descartá-los), sendomodificadas características que melhorem o desempenhoenergéticos, aumentem sua eficiência funcional e valorizem suaestética. Para identificar o que precisa ser modificado naedificação utilizamos a metodologia APO – Avaliação Pós-Ocupação, através da qual se elabora o diagnóstico dedesempenho dos espaços construídos e indica-se diretrizes aserem adotadas nas ações de retrofit ou novos projetos.

21/08/2013

13

A Arquitetura, o uso dos materiais, a sustentabilidade e a tecnologia

“A arquitetura, para ser boa, já o é, implicitamente, sustentável”. A afirmação, feita pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, para o jornal espanhol El País (2007), reflete a opinião de que não se pode exaltar um edifício por ser sustentável, já que a boa arquitetura já incorpora conceitos que garantem conforto ambiental. “Seria como elogiá-lo por ficar de pé.” Acrescenta o arquiteto português.[...]

Revista AU – Arquitetura e Urbanismo nº212,pp.26

http://checkintravel.net/voos/607-eduardo-souto-moura-o-porto-e-a-ryanair

A Arquitetura, o uso dos materiais, a sustentabilidade e a tecnologia

“As maiores obras da arquitetura brasileira são exemplos do bom uso dos materiais, da preocupação com a orientação solar e ventilação, da boa distribuição dos espaços, da valorização cultural, do respeito ao espaço urbano e do conforto do usuário. Enfim, são exemplos de arquitetura sustentável [...]. A busca por certificações fez surgir centenas de critérios de sustentabilidade que muitas vezes camuflam a ausência de conceitos básicos e conhecidamente essenciais para uma boa arquitetura. O termo sustentabilidade foi exaustivamente utilizado na última década como estratégia de marketing para vender projetos. Eficiência ambiental se confundiu com tecnologia e automação. E a banalização do termo fez surgir o chamado greenwash, a propaganda enganosa da sustentabilidade”.

Miguel Pereira, arquiteto - Revista AU – Arquitetura e Urbanismo nº212,pp.27

21/08/2013

14

A Arquitetura, o uso dos materiais, a sustentabilidade e a tecnologia

“A boa arquitetura brasileira tem como pressuposto excelentes noções de conforto ambiental que são o básico para se conseguir sustentabilidade. [...]. Porém, a real diferença na construção civil se dará na adoção de sistemas construtivos industrializados e mais inteligentes: em vez de obras, linhas de montagens limpas e design massivo. Muito mais que o greening dos edifícios, isso envolve conhecimento, inovação, técnicas e tecnologias contemporâneas”.

Carlos Leite, arquiteto e consultor de desenvolvimento urbano sustentável - Revista AU – Arquitetura e Urbanismo nº212,pp.26