Eletrização atrito, contato e indução

21
Eletrizaçã o ATRITO, CONTATO E INDUÇÃO

Transcript of Eletrização atrito, contato e indução

Page 1: Eletrização atrito, contato e indução

EletrizaçãoATRITO, CONTATO E INDUÇÃO

Page 2: Eletrização atrito, contato e indução

INTRODUÇÃO

AS PRIMEIRAS DESCOBERTAS DAS QUAIS SE TEM NOTÍCIA, RALACIONADAS COM FENÔMENOS ELÉTRICOS, FORAM FEITAS PELOS GREGOS, NA ANTIGUIDADE. O FILÓSOFO E MATEMÁTICO THALES, [...], OBSERVOU QUE UM PEDAÇO DE ÂMBAR*, APÓS SE ATRITADO COM UMA PELE DE ANIMAL, ADQUIRIA A PROPRIEDADE DE ATRAIR CORPOS LEVES [...].

*O ÂMBAR É UMA PEDRA AMARELADA, QUE SE ORIGINA NA FOSSILIZAÇÃO DE RESINAS PROVENIENTES DE ÁRVORES DE MADEIRA MACIA.

Page 3: Eletrização atrito, contato e indução

SOMENTE CERCA DE 2000 ANOS MAIS TARDE É QUE COMEÇARAM A SER FEITAS OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS E CUIDADOSAS DE FENÔMENOS ELÉTRICOS, DESTACANDO-SE OS TRABALHOS DO MÉDICO INGLÊS W. GILBERT [...]. COMO A PALAVRA GREGA CORRESPONDE A ÂMBAR É ELÉCTRON, GILBERT PASSOU A USAR O TERMO “ELETRIZADO” AO SE REFERIR ÁQUELES CORPOS QUE SE COMPORTAVAM COMO O ÂMBAR, SURGINDO ASSIM AS EXPRESSÕES “ELETRIZAÇÃO”, “ELETRICIDADE” ETC.

Page 4: Eletrização atrito, contato e indução

CARGA POSITIVA E CARGA NEGATIVAREALIZANDO-SE EXPERIÊNCIAS COM VÁRIOS CORPOS ELETRIZADOS, VERIFICOU-SE QUE ELES PODEM SER SEPARADOS EM DOIS GRUPOS DISTINTOS:1º GRUPO CONSTITUÍDO PELOS CORPOS QUE TÊM COMPORTAMENTO IGUAL OU DE UMA BARRA DE VIDRO ATRITADA COM SEDA. VERIFICA-SE QUE TODOS OS CORPOS ELETRIZADOS DESTE GRUPO REPELEM-SE UNS AOS OUTROS. [...] ELETRIZADOS POSITIVIVAMENTE OU QUE, AO SEREM ATRITADOS, ADQUIRIRAM UMA CARGA ELÉTRICA POSITIVA [...].

Page 5: Eletrização atrito, contato e indução

2º GRUPO CONSTUTUÍDO PELOS CORPOS QUE SE COMPORTAM COM UM BARRA DE BORRACHA ATRITADA COM UM PEDAÇO DE LÃ. VERIFICA-SE TAMBÉM QUE TODOS OS CORPOS DESTE GRUPO REPELEM-SE UNS AOS OUTROS, MAS ATRAEM OS CORPOS DESTE 2º GRUPO ESTÃO ELETRIZADOS NEGATIVAMENTE OU QUE POSSUEM CARGA NEGATIVA [...].

Page 6: Eletrização atrito, contato e indução
Page 7: Eletrização atrito, contato e indução

POR QUE UM CORPO SE ELETRIZA

[...] FRANKLIN, APÓS REALIZAR UM GRANDE NÚMERO DE OBSERVAÇÕES EXPERIMENTAIS, CONSTATOU QUE, QUANDO DOIS CORPOS SÃO ATRITADOS UM CONTRA O OUTRO, SE UM DELES SE ELETRIZAR POSITIVAMENTE, O OUTRO, [...], IRÁ ADQUIRIR CARGA ELÉTRICA NEGATIVA. POR EXEMPLO: QUANDO UMA BARRA DE VIDRO É ATRITADA COM SEDA, O VIDRO ADQUIRE CARGA POSITIVA E A SEDA FICA ELETRIZADA NEGATIVAMENTE [...].

Page 8: Eletrização atrito, contato e indução

EXISTEM DOIS TIPOS DE CARGAS ELÉTRICAS: CARGAS POSITIVAS E CARGAS NEGATIVAS. AS CARGAS ELÉTRICAS DE MESMO NOME (MESMO SINAL) SE REPELEM E AS CARGAS DE NOMES CONTRÁRIOS (SINAIS CONTRÁRIOS) SE ATRAEM [...].

CHEGAMOS, PORTANTO, À SEGUINTE CONCLUSÃO:

Page 9: Eletrização atrito, contato e indução

ATUALMENTE SABEMOS QUE A TEORIA DE FRANKLIN ERA, PELO MENOS, PARCIALMENTE CORRETA. DE ACORDO COM AS DESCOBERTAS REALIZADAS NESTE SÉCULO, SABE-SE QUE REALMENTE O PROCESSO DE ELETRIZAÇÃO CONSISTE NA TRANFERÊNCIA DE CARGA ELÉTRICA ENTRE OS CORPOS QUE SE ATRITAM. ENTRETANTO, ESTA TRANSFERÊNCIA NÃO É FEITA ATRAVÉS DO FLUIDO ELÉTRICO IMAGINADO POR FRANKLIN MAS, SIM, PELA PASSAGEM DE ELÉTRONS DE UM CORPO PARA OUTRO.

Page 10: Eletrização atrito, contato e indução

ATRITO USA-SE BASICAMENTE DOIS CORPOS NEUTROS;O ATRITO É FEITO COM MATERIAIS DIFERENTES; DEPOIS DO PROCESSO OS CORPOS FICARÃO COM SINAIS OPOSTOS.

Page 11: Eletrização atrito, contato e indução

CONTATOPODEMOS DIZER QUE, SE UM CORPO ELETRIZADO NEGATIVAMENTE (COM EXCESSO DE ELÉTRONS) É ENCOSTADO EM OUTRO, NEUTRO, PARTE DE SEUS ELÉTRONS PASSARÁ PARA ESTE, QUE TAMBÉM FICARÁ ELETRIZADO NEGATIVAMENTE.

Page 12: Eletrização atrito, contato e indução

INDUÇÃOELETRIZAR UM OBJETO POR INDUÇÃO SIGNIFICA ATRIBUIR-LHE CARGA ELÉTRICA UTILIZANDO OUTRO CORPO ELETRIZADO SEM QUE HAJA CONTATO ENTRE ELES. ESSE PROCESSO DE ELETRIZAÇÃO BASEIA-SE NO CONCEITO DA ATRAÇÃO E REPULSÃO DE CARGAS ELÉTRICAS. VEJA NO ESQUEMA A SEGUIR COMO SE ELETRIZA UM CORPO POR INDUÇÃO:

1. INICIALMENTE, HÁ A ESFERA A NEUTRA E A ESFERA B COM CARGA POSITIVA. O CORPO ELETRIZADO (ESFERA B) RECEBE O NOME DE INDUTOR, E O CORPO NEUTRO (ESFERA A) É DENOMINADO INDUZIDO.

Page 13: Eletrização atrito, contato e indução

INDUÇÃO2. A ESFERA A É APROXIMADA DA ESFERA B. A CARGA POSITIVA DA ESFERA B ATRAI AS CARGAS NEGATIVAS DA ESFERA A E REPELE AS POSITIVAS, CAUSANDO UMA SEPARAÇÃO DE CARGAS.

Page 14: Eletrização atrito, contato e indução

INDUÇÃO3. A ESFERA A É CONECTADA A TERRA POR UM CONDUTOR DE FORMA QUE OS ELÉTRONS DA TERRA SOBEM E NEUTRALIZAM AS CARGAS POSITIVAS DESSA ESFERA.

Page 15: Eletrização atrito, contato e indução

INDUÇÃO4. A ESFERA A, AGORA CARREGADA NEGATIVAMENTE, É DESLIGADA DA TERRA E SEPARADA DA ESFERA.

Page 16: Eletrização atrito, contato e indução

COMENTÁRIOS

1) DEVEMOS OBSERVAR, NO PROCESSO DE ELETRIZAÇÃO , QUE O NÚMERO TOTAL DE PRÓTONS E ELÉTRONS NÃO SE ALTERA, HAVENDO APENAS UMA SEPARAÇÃO DAS CARGAS ELÉTRICAS. NÃO HÁ, PORTANTO, CRIAÇÃO NEM DESTRUIÇÃO DE CARGA ELÉTRICA, ISTO É, A CARGA TOTAL É CONSERVADA, COMO PENSAVA FRANKLIN.

Page 17: Eletrização atrito, contato e indução

2) [...] OS PRÓTONS E OS NÊUTRONS ESTÃO LOCALIZADOS NO NÚCLEO DO ÁTOMO E NÃO PODEM SER DESLOCADOS DE SUAS POSIÇÕES PELO SIMPLES ATRITO DE UM CORPO COM OUTRO. PELO ATRITO, APENAS OS ELÉTRONS PODEM SER TROCADOS ENTRE OS DOIS CORPOS.

Page 18: Eletrização atrito, contato e indução

3) O ATRITO ENTRE OS CORPOS É UMA MANEIRA DE FAZER COM QUE ELES SE APROXIMEM BASTANTE PARA QUE OS ÁTOMOS DE UM POSSAM INTERAGIR COM OS ÁTOMOS DO OUTRO. PERDERÁ ELÉTRONS O ÁTOMO QUE EXERCER MENOR FORÇA SOBRE ELES. ASSIM, UM MESMO CORPO PODERÁ SE ELETRIZAR POSITIVAMENTE OU NEGATIVAMENTE, DEPENDENDO DO CORPO COM O QUAL FOR ATRITADO.

Page 19: Eletrização atrito, contato e indução

LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da; LUZ, Beatriz Alvarenga Álvares. Física: Volume 3. – São Paulo : Scipione, 2000. Pag. 12-18

Mundo Educação: TEIXEIRA, Mariane Mendes; Eletrização. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/eletrizacao-por-inducao.htm>. Acesso em 05 de Maio de 2016.

REFERÊNCIAS:

Page 20: Eletrização atrito, contato e indução

Trabalho apresentado como requisito parcial da N1 para matéria de Prática de Ensino I, 1º Período do curso de Licenciatura em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, campus de Sena Madureira.

Orientadora: Profª. Emanuele

Acadêmicos:Abraão França

Acácio Assis

13 de Maio de 2016

Page 21: Eletrização atrito, contato e indução