ELO - igrejabaptistacacem.org · 2 24 mar. 2017 • 10h00 – Escola Bíblica Dominical. Classe...

4
ELO Série 5 Nº 970 26 março 2017 Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2) Reset? A esposa bateu esta semana à nossa porta. A notícia que nos trouxe não era boa e terminou dizendo: Temos de confiar em Deus. Ele era fumador inve- terado. Bom vizinho e bom amigo, eu costumava dizer-lhe frequentemente que deixasse o tabaco. Ele ia adiando a decisão. Quando há meia dúzia de anos venceu o hábito, os danos já eram irreversíveis. Fez exames, bióp- sia, e esta semana fez cirurgia ao pul- mão. O prognóstico médico não dá grandes esperanças. Porque razão uma verdade tão eviden- te é tão difícil de aceitar? O erro seduz a nossa mente como o íman atrai os materiais ferrosos. Há uma tendência para contestarmos as verdades pro- vando pela nossa experiência que não há verdades absolutas… e provar a nossa tese, apesar de a história e a ex- periência apontarem o contrário. Há também em nós um certo comodismo que resiste. Esta contestação pode acontecer na área da saúde, como na da fé. O apelo do mundo parece ser mais forte que o apelo de Deus. O nosso coração pare- ce ser mais sensível aos prazeres da carne, que são imediatos, do que à ra- cionalidade da Palavra de Deus e à promessa da vida eterna. Isto pode acontecer no seio de famílias crentes. Filhos há que resistem ao apelo do evangelho e quando atingem a maio- ridade rebelam-se contra a fé dos pais. Acreditando que foram privados de liberdade durante demasiado tem- po, alguns abraçam o mundanismo com uma sofreguidão maior que ou- tros criados na incredulidade. É a nos- sa natureza pecaminosa e decaída em toda a sua força, amando o que mata e desprezando a vida. Esta verdade é dolorosa para pais, pastores e igrejas. E acaba trágica para quem assim vira costas à sabedo- ria do evangelho. É que na vida real há pouquíssimas coisas em que dá para rasgar o rascunho e começar tudo de novo. A prática do delete ou do reset no virtual pode resolver muitos pro- blemas. Parece que alguns assumem como facto essa possibilidade na esfe- ra da nossa relação com Deus. Antes de decidirem entregar a vida a Cristo, querem experimentar o que o mundo parece oferecer de mão beijada. Mas, vivemos apenas uma vez! À morte físi- ca seguir-se-á a prestação de contas (Hebreus 9.27). Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento (Provérbios 3.5).

Transcript of ELO - igrejabaptistacacem.org · 2 24 mar. 2017 • 10h00 – Escola Bíblica Dominical. Classe...

ELO Série 5Nº 97026 março 2017

Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2)

Reset?

A esposa bateu esta semana à nossa porta. A notícia que nos trouxe não era boa e terminou dizendo: Temos de confiar em Deus. Ele era fumador inve-terado. Bom vizinho e bom amigo, eu costumava dizer-lhe frequentemente que deixasse o tabaco. Ele ia adiando a decisão. Quando há meia dúzia de anos venceu o hábito, os danos já eram irreversíveis. Fez exames, bióp-sia, e esta semana fez cirurgia ao pul-mão. O prognóstico médico não dá grandes esperanças.

Porque razão uma verdade tão eviden-te é tão difícil de aceitar? O erro seduz a nossa mente como o íman atrai os materiais ferrosos. Há uma tendência para contestarmos as verdades pro-vando pela nossa experiência que não há verdades absolutas… e provar a nossa tese, apesar de a história e a ex-periência apontarem o contrário. Há também em nós um certo comodismo que resiste.

Esta contestação pode acontecer na área da saúde, como na da fé. O apelo do mundo parece ser mais forte que o apelo de Deus. O nosso coração pare-ce ser mais sensível aos prazeres da carne, que são imediatos, do que à ra-

cionalidade da Palavra de Deus e à promessa da vida eterna. Isto pode acontecer no seio de famílias crentes. Filhos há que resistem ao apelo do evangelho e quando atingem a maio-ridade rebelam-se contra a fé dos pais. Acreditando que foram privados de liberdade durante demasiado tem-po, alguns abraçam o mundanismo com uma sofreguidão maior que ou-tros criados na incredulidade. É a nos-sa natureza pecaminosa e decaída em toda a sua força, amando o que mata e desprezando a vida.

Esta verdade é dolorosa para pais, pastores e igrejas. E acaba trágica para quem assim vira costas à sabedo-ria do evangelho. É que na vida real há pouquíssimas coisas em que dá para rasgar o rascunho e começar tudo de novo. A prática do delete ou do reset no virtual pode resolver muitos pro-blemas. Parece que alguns assumem como facto essa possibilidade na esfe-ra da nossa relação com Deus. Antes de decidirem entregar a vida a Cristo, querem experimentar o que o mundo parece oferecer de mão beijada. Mas, vivemos apenas uma vez! À morte físi-ca seguir-se-á a prestação de contas (Hebreus 9.27).

Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento (Provérbios 3.5).

2 24 mar. 2017

• 10h00 – Escola Bíblica Dominical.

Classe Maternal: No piso 1.

Classe de Pré-Primários: Lucas 8.22-25 – Jesus ensina-me a confiar. Texto áureo: Posso todas as coisas na-quele que me fortalece (Filipenses 4.13).

Classe de Primários: Génesis 4:1-16 –Caim e Abel. Texto áureo: O Senhor é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Salmo 46:1).

Classe de Juniores: Continuação do estudo do livro de Esdras – Esdras, o sábio mensageiro.

Classes de Jovens e Adultos: Lição nº 04: Mateus 21.1-11 – Mais do que um profeta? Texto áureo: Mateus 21.9.

• 11h00 – Conferência sobre Família e Vida. Nesta primeira sessão o Pastor Jaime Kemp que desenvolverá o tema: Atribuindo valores na família numa sociedade com valores perdidos.

• 16h00 – Conferência, parte II. Pales-tra de grande interesse para adoles-centes, jovens, pais e educadores. O Pastor Jaime Kemp falará sobre Na-moro e noivado dentro dos princípios da Palavra de Deus.

• 18h30 - Conferência, parte III. A irmã Judith Kemp falará sobre Cura interior através da graça de Deus.

Agenda para hojeJá agora que falámos do virtual… sa-bes que todos os teus cliques na net fi-cam registados? Sabes que não existe navegação privada? Os servidores re-gistam todos os pormenores da tua navegação. Algures, muito longe de ti há um registo das tuas tendências e hábitos. Há um rasto de ti com a tua identificação e pegada informática. Esta realidade pode ajudar-nos a com-preender a nossa responsabilidade di-ante de Deus. Não há como apagar o nosso passado. Contudo, este poderá ser perdoado. Podes ser redimido de todos os teus pecados crendo em Je-sus Cristo de todo o teu coração. Quanto mais cedo, melhor! É que as cicatrizes ficarão.

Resistir ao apelo do evangelho é incre-dulidade, é confiar nos teus próprios sentidos, é acreditar que aquilo que Deus diz talvez não seja tão válido hoje como foi no passado. É tempo perdido e pode significar a vida perdi-da. O Diabo está a usar toda a tecno-logia para que duvides de Deus e te-nhas uma falsa esperança de que tens uma vida longa pela frente. É isso que é virtual. Vale a pena reler Provérbios agora. Neste livro maravilhoso Deus chama-nos à vida real e à fé, aponta-nos o caminho da verdadeira sabedo-ria e da felicidade. Eu já comecei. Bora lá?

Pastor J. Pinto Ferreira

Diaconisa: Bertília Pires • Música: Rute Figueiredo (piano); Jónatas Ferreira (violino, piano); Inês Leal (piano) • Audiovisual: João Pedro T. Santos; Noemi Ferreira; Miguel Leal; Pedro Jerónimo Jr. • Ornamentação: Severina Rocha.

escala de serviço

Santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós. (I Pedro 3.15)

3ELO 970

Conferência sobre Família

Damos graças a Deus pela conferência que teremos hoje com a cooperação do Pastor Jaime Kemp e da sua esposa, Judith Kemp. Os Kemp foram missionários no Brasil durante muitos anos onde trabalharam na área da fa-mília. São autores de muitos e bons li-vros nesta área. Vivem atualmente na Califórnia e têm visitado Portugal nos últimos anos dando conferências nas igrejas e organizações eclesiásticas. Estarão connosco todo o dia e alguns dos seus livros estarão expostos para conhecimento dos irmãos e eventual aquisição. Aproveite!

Um grupo alargado de irmãos e ami-gos decidiu trazer almoço de forma a partilharmos tempo e refeição e po-tenciarmos o convívio enriquecedor com os Kemp.

Escola Bíblica Dominical

Devido à conferência que decorrerá hoje na Igreja a reunião da EBD agen-dada para esta tarde será adiada. Pedi-mos aos líderes da EBD que estejam atentos às informações da Direção.

Nossa agenda em abril

Recomendamos que esteja atento às atividades agendadas para abril. No próximo sábado os Infantes do Rei te-rão atividade quinzenal (manhã) e os jovens igualmente (à tarde). Começa-rão os ensaios para a Páscoa. No pró-ximo domingo haverá Ceia do Senhor e na segunda-feira 03 começará a Conferência Fiel. Temos cinco mem-bros inscritos. Tenha sempre o seu ca-lendário de atividades junto ou dentro da sua Bíblia. Peça outro exemplar e coloque-o na porta do seu frigorífico. Ore pela sua Igreja.

Propriedade: Igreja Evangélica Baptista do CacémEquipa Redatorial: Pastor José Pinto Ferreira, Jónatas Ferreira, Samuel OliveiraE-mail: [email protected]: SemanalTiragem: 120 exemplaresÍcones de Freepik e Simpleicon em flaticon.com

Endereço Postal:Rua D. Maria II, 33Apartado 202735-296 Cacém

website: www.igrejabaptistacacem.orgE-mail: [email protected]

Telefones:Igreja Baptista: 219 141 936

965 477 594Centro Social Baptista:Geral: 219 129 120Fax: 219 129 129

Atividades Regulares:

Domingo:10.00 - Escola Bíblica Dominical11.00 - Culto de louvor e pregação18.30 - Culto de adoração e edificação

Quarta-feira:15.00 - Momento espiritual no centro de dia16.00 - História bíblica no infantário19.00 - Culto de oração e estudo bíblico

Quinta-feira:16.00 - História bíblica no infantário

Sábado:10:00 - Reunião Infantes do Rei (quinzenal) 16:30 - Reunião União Feminina (mensal) 18.00 - Reunião União de Jovens (semanal)

Pastor: José Pinto FerreiraTelef.: 219 260 420, 933 400 367E-mail: [email protected]

ficha técnica

24/março – Lucas Nancassa

Saúde e/ou Idosos:Aida Pires; Augusta Melo; Beatriz Carvalho;Georgete Silva;Isabel Gonçalves; Laura M. Ribeiro;Laurentina Amaro; Mª Conceição Capão (lar idosos)M.ª Helena Santos Ferreira;M.ª Luísa Pereira; M.ª Luísa Pereiro;Paulina Campos; Telmo Cunha;Ofélia e Pt. J. Sérgio Felizardo.

Outros:Conferência sobre FamíliaConferência Fiel87ª A. Geral da C. B. P.

Igreja aniversariante:Viseu (22-03-1914)

Parabéns

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Salmo 90:12

Motivos de oração