EM CARTAZ

84
emcartaz guia da secretaria municipal de cultura | junho 2011 | nº47 | Eu Odeio o Dia dos Namorados leva cantores e palestra ao CCJ Ruth Cardoso, pág. 54 | | Escritor Julio Cortázar é tema de programação no Centro Cultural SP, pág. 60 | distribuição gratuita DE VOLTA AOS HOLOFOTES | Restaurado e modernizado, Theatro Municipal de São Paulo reabre e apresenta concertos com seus corpos artísticos e convidados, pág. 34

description

Edição de junho do guia de programação cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Transcript of EM CARTAZ

Page 1: EM CARTAZ

emca

rtaz

guia

da

secr

etar

ia m

unic

ipal

de

cultu

ra |

junh

o 20

11 |

nº47

| Eu Odeio o Dia dos Namorados leva cantores e palestra ao CCJ Ruth Cardoso, pág. 54 |

| Escritor Julio Cortázar é tema de programação no Centro Cultural SP, pág. 60 |

dist

ribu

ição

gra

tuita

DE VOLTA AOS HOLOFOTES

| Restaurado e modernizado, Theatro Municipal de São Paulo

reabre e apresenta concertos com seus corpos artísticos e

convidados, pág. 34

Page 2: EM CARTAZ
Page 3: EM CARTAZ

emcartaz

Centro Cultural da Juventude promove 4º CCJ Drag Contest, pág. 54

Fantástica Jornada Noite Adentro “desvenda” os mistérios das bruxas, pág. 4

dançacinema

Nossa programação é fechada com antecedência e está sujeita a alterações

Div

ulg

ação

encontros

exposições

CCSP exibe primeira edição do Programa de Exposições 2011, pág. 43

Ballet da Cidade de Niterói se apresenta na Galeria Olido, pág. 38

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

siga-nos no twitter:@revistaemcartaz

2 em foco

4 cinema

21 teatro e circo

28 música popular

34 música erudita

38 dança

43 exposições

48 cursos e oficinas

54 palestras, debates

e encontros

70 ladeira da memória

72 na estante

73 nossos endereços

emcartaz | JUNHO DE 2011 1

Page 4: EM CARTAZ

oficinas de cinema no ccspO Centro Cultural São Paulo realiza, na sala de debates, o segundo módulo das Oficinas de Realização Audiovisual Kinoforum. No fim de semana dos dias 25 e 26, os profissionais Christian Saghaard, Mauro D’Addio, João Godoy e Willen Dias abordam, respectivamente, os temas: “A Fotografia no Audiovisual”, “A Direção no Cinema”, “O Som no Audiovisual” e “A Montagem Cinematográfica”. Para partici-par, não é necessário fazer inscrição (veja mais informações na página 65).

estreia de estamos juntos No dia 3, entra em cartaz nos cinemas “Esta-mos Juntos”, novo longa de Toni Venturi (“Ca-bra Cega”). O filme reúne no elenco Leandra Leal, Cauã Reymond, Dira Paes, entre outros, e conta a história de uma médica residente (Leandra) que enfrenta uma doença inespera-da, ao mesmo tempo em que passa noções de saúde para um grupo de sem-teto, e vive um dilema amoroso que envolve seu amigo gay (Cauã). Em maio, no 15º Cine PE Festival do Audiovisual, em Pernambuco, a produção foi a grande vencedora ao faturar sete prêmios, entre eles os de Melhor Filme, Direção e Atriz (Leandra). A finalização do longa teve copa-trocínio da Secretaria Municipal de Cultura e sua realização, o apoio do Ecine (Escritório de Cinema de São Paulo).

festas juninas O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) e a Biblioteca Temática em Cultura Popular Belmonte realizam suas tradicionais festas juninas, com muitas brincadeiras, comidas típicas e música. Antecipando o Festerê São João, marcado para dia 26, das 16h às 20h, com entrada franca, o CCJ oferece um ateliê aberto de montagem e ambien-tação junina com coordenação de Márcio Maraca-já, figurinista e produtor cultural. Os participantes farão parte da equipe de montagem da festa (veja mais informações nas página 49 e 62).Já o Ciclo Junino na Belmonte conta com a palestra “Acendendo a Fogueira: Ritos, Músicas e Danças nas Festas Juninas do Brasil”, com Alber-to Ikeda; com o encontro musical “Folias de São João”; e com a oficina “Viola Caipira e Tradições Juninas”, coordenada por Jackson Ricarte. Essa programação antecede a realização do 5º Arraial Literário da Belmonte, que acontece dia 2 de julho, das 10h às 16h, com entrada franca (veja mais informações na página 59).

bandas de cá Para recriar o clima das apresentações em core-tos, a Biblioteca Temática em Música Cassiano Ricardo leva para a praça localizada em frente, durante três sábados seguidos, sempre às 17h, os grupos: Orquestra de Sopros de Lençóis Paulista, no dia 11; Orquestra Continental Jazz, no dia 18; e Banda Paralela, no dia 25.

emfoco

Leandra Leal e Cauã Reymond

Bea

triz

Lef

èvre

2 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 5: EM CARTAZ

depois de cannes, também san sebastián exibirá trabalhar cansaApós a boa recepção durante sua apresentação, em maio, na mostra paralela “Un Certain Re-gard” (Um Certo Olhar), no Festival de Cannes, o longa brasileiro “Trabalhar Cansa”, de Juliana Rojas e Marcos Dutra, garantiu negociações de distribuição internacional. O filme já tem exibição certa na França, por meio da Bodega. Depois de sua estreia em Cannes, a produção foi convidada a competir oficialmente na Seção Horizontes do Festival de San Sebastián, que acontece de 16 a 14 de setembro, na Espanha, disputando um prêmio de 10 mil euros para a direção e mais 25 mil euros para a distribui-dora estrangeira. O longa é coproduzido pela Secretaria Municipal de Cultura.

teatro no ônibus-bibliotecaDesde maio, os ônibus-biblioteca, além de levarem um acervo de livros, jornais e gibis para a população que mora em regiões distantes da cidade que não dispõem de bibliotecas públicas, apresentam uma novidade: a encenação da peça “Silibrina? É a Diana, Menina!”, do Núcleo Pé de Zamba. Inspirada nos autos dramáticos da cultura popular brasileira, a intervenção cênico-cultural enfoca as brincadeiras populares de rua. O es-petáculo é recheado de trava-línguas, adivinhas, mímicas, curiosidades sobre livros, sua origem e importância, além do ensino de danças popula-res. Fazem parte do elenco os atores Andrea Soa-res, Cristiano Meireles e Leandro Medina (veja os locais e dias das apresentações na página 24).

japão das estrelas e artesDia 10, das 19h às 21h, na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo, o Japão é tema de uma série de atividades. Na abertura, o grupo de instrumentos musicais japoneses Sho de Taikô faz uma apresentação. Na sequência, o professor Walmir Thomazi Cardoso fala sobre as bases da cultura tradicional do Japão, seguido da exposição sobre constelações e cosmogonia antiga observadas no céu do país. O programa conta ainda com exibição de praticantes de kenjutsu, arte samurai ensinada no Brasil pelo Instituto Niten, que representa a décima segun-da geração de aprendizes de Miyamoto Musashi, considerado o mais famoso dos samurais; e de-clamações de poemas haikai. A programação é gratuita e, para assisti-la, deve-se retirar ingresso na semana da apresentação.

mulheres em debateCom curadoria e mediação de Allan Rosa, a Biblioteca Temática em Poesia Alceu Amoroso Lima recebe, entre os dias 3 e 11, sempre às sextas-feiras e sábados, às 19h30, mulheres de várias profissões para enfocarem a presença feminina na literatura e na música. Entre as convidadas estão a mestre em Literatura Cris-tiane Santana, falando sobre a poeta angolana Ana Paula Tavares; a argentina e professora de Literatura Brasileira Lucía Tennina, comentan-do a ativista indígena guatemalteca Rigoberta Menchú; e a atriz e escritora Evani Tavares, apresentando a obra da romancista Conceição Evaristo. Após os debates, haverá apresenta-ções artísticas, entre elas a da Cia. Capulanas, baseada em textos da escritora cubana Tereza Cárdenas (veja programação na página 59).

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 3

Page 6: EM CARTAZ

BRUXAS “INVADEM” A FANTÁSTICA JORNADA NOITE ADENTRO

Com o tema “bruxas”, acontece na Biblio-teca Viriato Corrêa, a partir das 22h de sexta-feira, dia 17, mais uma edição da já

tradicional “Fantástica Jornada Noite Adentro”. A programação gratuita, que se estende até as 6h da manhã seguinte, reúne apresentação teatral, debate, jogo de RPG e sessões de cinema.

Abrindo as atividades, a Cia. Monalisa de Tea-tro encena “A Fogueira de Eva”, peça ambientada em Vila de São Paulo, no século 17, época em que muitas mulheres eram condenadas por bruxaria. Na sequência, ocorre um debate sobre o tema, com as participações da escritora Rosana Rios, da professora e pesquisadora Carla Cristina Garcia e mediação da escritora e filósofa Márcia Tiburi.

Duas programações simultâneas têm início à meia-noite: as sessões de cinema e o RPG. Na Sala Luiz Sergio Person, são exibidos três filmes seguidos. O primeiro é “As Bruxas de Salém”, de Nicholas Hytner, com Daniel Day-Lewis, Winona Ryder, Joan Allen, entre outros. A história se passa no final do século 17, quando uma cidade-zinha americana tranquila e religiosa é abalada por um grupo de garotas acusado de praticar

rituais demoníacos. O próximo longa é “A Chave Mestra”, de Iain Softley. No roteiro, saem as bruxas e entram os praticantes de vodu de Nova Orleans, EUA. Protagonizada por Kate Hudson, a trama conta a história de uma jovem que traba-lha como acompanhante de doentes terminais. Ao ser convidada a cuidar de um homem inváli-do em um casarão isolado, descobre um quarto secreto onde há indícios de que o local serviu no passado de palco para algum terrível ritual. O terceiro filme é surpresa.

Paralelamente às exibições, nos corredores da Biblioteca, é dada a largada para o Live/RPG intitulado “Estado de Graça”. O jogo é ambientado durante a Santa Inquisição em um mosteiro francês que será fechado por favorecer a prática de bruxa-ria. Repleta de padres, nobres, pessoas do povo e feiticeiras, além do Inquisidor Geral, a encenação é coordenada pelo grupo Confraria das Ideias. Para jogar, é necessário fazer inscrição prévia pelo e-mail: [email protected]. | Flávia Costa

Veja programação na página 13.

Divulgação

4 JUNHO DE 2011 | emcartaz

cinema

Personagem de Kate Hudson se envolve com rituais de vodu em “A Chave Mestra”, de Iain Softley

Page 7: EM CARTAZ

JENNIFER (Brasil, 2011, 29 min, DVD). Dir.: Renato Candido. Com Juliana Valente, Gabriela Balmant, Ian Felipe e Victor Sparapane. Contemplado pelo Programa para a Valoriza-ção de Iniciativas Culturais (VAI), ProAC e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Garota de 17 anos, moradora de Vila Nova Ca-choeirinha, zona norte de São Paulo, manipula suas fotos no Photoshop para aparentar ser mais clara e ter cabelos lisos. Ao se tornar adul-ta, enfrenta dilemas sobre sua identidade. | Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 9, 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes na recepção do CCJ)

ATENÇÃO, MULHER NA DIREÇÃO!BIBLIOTECA PÚBLICA ROBERTO SANTOS | ZONA SUL | DE 3 A 29 | GRÁTIS

Mostra de filmes nacionais e internacionais dirigidos por mulheres.

| Todas as projeções têm suporte em DVD.

CHEGA DE SAUDADE(Brasil, 2007, 95 min). Dir.: Laís Bodansky. Com Leonardo Villar, Tônia Carrero, Cássia Kiss e outros. +12 anos.

Durante um baile frequentado por pessoas da terceira idade, diversos personagens interagem.| Dia 3, 16h

A VIDA ÍNTIMA DE PIPPA LEE(The Private Lives of Pippa Lee, EUA, 2009, 93 min). Dir.: Rebecca Mille. Com Robin Wright Penn, Keanu Reeves, Julianne Moore e outros. +12 anos.

Mãe de dois filhos dedica sua vida a cuidar do marido doente. Eles se mudam para um bairro afastado, onde ela conhece um jovem que lhe conduz a uma jornada de autodescoberta.| Dia 3, 18h

PERSÉPOLIS(França, 2007, 95 min, animação). Dir.: Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud. +12 anos.

Com a entrada da nova República Islâmica, as pessoas passam a ser controladas no seu modo de agir e de vestir. Com o objetivo de proteger a filha, seus pais a mandam para a Europa.| Dia 4, 16h

PSICOPATA AMERICANO(American Psycho, EUA/Canadá, 2000, 101 min). Dir.: Mary Harron. Com Christian Bale, Willem Dafoe, Jared Leto e outros. +18 anos.

Por trás de ternos caríssimos e carros importados, rapaz que trabalha na Wall Street, em Nova York, EUA, é um serial killer em busca de garotas.| Dia 4, 18h

BROTHERS(Brodre, Dinamarca, 2004, 117 min). Dir.: Susanne Bier. Com Connie Nielsen, Ulrich Thomsen, Nikolaj Lie Kaas e outros.

Após ser convocado para uma missão no Afe-ganistão, homem casado é dado como morto. Isso faz com que seu irmão problemático e ex-presidiário se interesse por sua mulher, até descobrirem que ele está vivo.| Dia 5, 18h

O BRILHO DE UMA PAIXÃO(Bright Star, França, 2009, 119 min). Dir.: Jane Campion. Com Abbie Cornish, Ben Whishaw, Paul Schneider e outros. +10 anos.

Em Londres, Inglaterra, no ano 1818, um jovem poeta é vizinho de uma estudante de moda e dona de opiniões fortes. Quando o irmão dele adoece, a garota oferece seus cuidados, e ambos se apaixonam.| Dia 10, 16h

Maria Flor e Stepan Nercessian estão em “Chega de Saudade”, de Laís Bodansky

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 5

Page 8: EM CARTAZ

JULIE & JÚLIA(EUA, 2009, 123 min). Dir.: Nora Ephron. Com Meryl Stre-ep, Amy Adams, Jane Lynch e outros. +12 anos.

Americana se muda para Paris, França, por conta do trabalho de seu marido, e se torna uma famosa cozinheira. Cinquenta anos de-pois, uma jovem também americana, frustrada com a vida que leva, resolve experimentar todas as receitas da cozinheira para comentá-las em seu blogue. | Dia 10, 18h

É PROIBIDO FUMAR(Brasil, 2009, 86 min). Dir.: Anna Muylaert. Com Gloria Pires, Paulo Miklos, Marisa Orth e outros. +16 anos.

Mulher mora sozinha em seu apartamento onde dá aulas de violão, e vive em conflito com sua irmã. Quando um músico se muda para o imóvel ao lado, ela vê nele a chan-ce de viver um grande amor e mudar seus hábitos.| Dia 11, 16h

MARIA ANTONIETA(Marie Antoinette, EUA/França, 2006, 123 min). Dir.: Sofia Coppola. Com Kirsten Dunst, Marianne Faithfull, Steve Coogan e outros. +14 anos.

Biografia pop de Maria Antonieta, jovem vienense que em 1774 se tornou a rai-nha da França. Às vésperas da Revolução Francesa, ela ficou conhecida entre a po-pulação por seu desinteresse político, um dos fatores que culminaram em violenta revolta popular.| Dia 11, 18h

GUERRA AO TERROR(The Hurt Locker, EUA, 2008, 120 min). Dir.: Kathryn Bige-low. Com Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty e outros. +14 anos.

O longa acompanha a trajetória de três soldados americanos que desativam bom-bas espalhadas em cidades iraquianas. A produção ganhou Oscar de Melhor Filme em 2010.| Dia 12, 18h

CORAÇÕES LIVRES(Open Hearts, Dinamarca, 2002, 113 min). Dir.: Susanne Bier. Com Mads Mikkelsen, Sonja Richter, Nikolaj Lie Kaas e outros. +16 anos.

O noivo de uma mulher é atropelado logo após pedi-la em casamento. Ao ser expulsa do quar-to em que está internado, ela busca consolo no ombro de um médico. | Dia 18, 16h

CAÇADORES DE EMOÇÃO(Point Break, EUA, 1991, 125 min). Dir.: Kathryn Bigelow. Com Patrick Swayze, Keanu Reeves, Gary Busey e outros. +12 anos.

Para prender uma quadrilha de ladrões de bancos de uma cidade na Califórnia, EUA, o FBI envia um agente disfarçado para se infiltrar entre eles e obter informações.| Dia 18, 18h

DRIBLANDO O DESTINO(Bend It Like Beckham, EUA, 2002, 112 min). Dir.: Gurinder Chadha. Com Parminder Nagra, Keira Knightley, Jonathan Rhys-Meyers e outros. Livre.

Contrariando as tradições de sua família, garota indiana sonha em se tornar jogadora de futebol. O impasse se dá quando ela precisa escolher entre a tradição de seu povo e seu grande sonho.| Dia 19, 18h

COISAS QUE PERDEMOS PELO CAMINHO(Things We Lost in the Fire, EUA/Inglaterra, 2007, 119 min). Dir.: Susanne Bier. Com Halle Berry, Benicio Del Toro, David Duchovny e outros. +12 anos.

Sentindo-se perdida ao receber a notícia da morte do marido, mulher busca consolo em um amigo viciado em drogas, e o convida a morar no quarto anexo à garagem da família.| Dia 24, 16h

AS VIRGENS SUICIDAS(The Virgin Suicides, EUA, 1999, 97 min). Dir.: Sofia Cop-pola. Com Kathleen Turner, Danny DeVito, James Woods e outros. +16 anos.

Após o suicídio da filha de 13 anos, casal tenta proteger as outras meninas se isolando das pessoas e proibindo as garotas de se relaciona-rem com rapazes.| Dia 24, 18h

AMORES POSSÍVEIS(Brasil, 2001, 98 min). Dir.: Sandra Werneck. Com Murilo Benício, Carolina Ferraz, Emílio de Melo e outros. +16 anos.

Jovem vai ao cinema esperar por sua colega de faculdade por quem está apaixonado, mas ela não aparece. Durante a espera, três possíveis desfechos acompanham a trama.| Dia 25, 16h

EM CARNE VIVA(In the Cut, EUA/Inglaterra, 2003, 120 min). Dir.: Jane Campion. Com Meg Ryan, Mark Ruffalo, Kevin Bacon e outros. +18 anos.

Professora solitária se envolve com um detetive que está investigando um assassinato ocorrido

6 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 9: EM CARTAZ

na vizinhança. Enquanto isso, o relacionamen-to de ambos se torna cada vez mais sombrio.| Dia 25, 18h

SINTONIA DE AMOR(Sleepless in Seattle, EUA, 1993, 105 min). Dir.: Nora Ephron. Com Tom Hanks, Meg Ryan, Bill Pullman e outros. Livre.

Viúvo não consegue esconder de seu filho pequeno a tristeza pela morte da mulher. O garoto decide escrever o pai em um programa de rádio para que arrume uma namorada.| Dia 26, 18h

CINEMA DA BOCA: “FAUZI MANSUR”GALERIA OLIDO | CINE OLIDO | CENTRO | DE 21 A 30 | +18 ANOS | R$ 1

Representante da extinta Boca do Lixo, região do centro de São Paulo em que se realizavam filmes entre as décadas de 1970 e 80, o diretor, roteirista e produtor de cinema Fauzi Mansur realizou pornochanchadas, dramas, comédias e fez adaptações de romances da literatura brasileira.

| Todas as projeções têm suporte em DVD.

SEDUÇÃO: QUALQUER COISA A RESPEITO DO AMOR(Brasil, 1974, 105 min). Dir.: Fauzi Mansur. Com Sandra Brea, Ney Latorraca, David Cardoso e outros.

Até encontrar um genro que possa lhe dar netos, pois a filha tem um tipo raro de sangue, um fazendeiro elimina todos os pretendentes à mão da moça. Quando ela se apaixona por um rapaz, elabora um plano para enganar o pai.| Dia 21, 15h. Dia 28, 19h30

A NOITE DO DESEJO (DATA MARCADA PARA O SEXO)(Brasil, 1973, 98 min). Dir.: Fauzi Mansur. Com Marlene França, Roberto Bolant, Betina Viany e outros.

Dois jovens operários saem em busca de uma noite de prazer pela cidade. Por serem me-nosprezados por onde passam, eles acabam se divertindo em um bordel barato.| Dia 21, 17h. Dia 29, 19h30

O INSETO DO AMOR: ANOPHELIS SEXUALIS(Brasil, 1980, 106 min). Dir.: Fauzi Mansur. Com Serafim Gonzales, Jofre Soares, Carlos Kurt e outros.

Pessoas são picadas por insetos que escaparam de um laboratório. Elas poderão morrer se não mantiverem relações sexuais em até duas horas após o contágio. | Dia 21, 19h30. Dia 29, 15h

O MULHERENGO(Brasil, 1976, 100 min). Dir.: Fauzi Mansur. Com Edwin Luisi, Nádia Lippi, Ambrósio Fregolente e outros.

Após ser morto pelo pai de uma de suas vítimas, integrante de uma banda musical en-contra um anjo que só permitirá que ele entre no paraíso se reparar o mal causado durante sua vida. | Dia 22, 15h

A ILHA DOS PAQUERAS(Brasil, 1970, 95 min). Dir.: Fauzi Mansur. Com Renato Aragão, Suely Fernandes, Dedé Santana e outros.

Para conquistar quatro modelos que chegam a um luxuoso navio, dois tripulantes simulam um naufrágio e salvam as garotas, o showman e o comandante. A bordo de uma balsa, eles se dirigem a uma ilha, mas lá encontram um grupo de contrabandistas.| Dia 22, 17h. Dia 30, 15h

Em “Julie & Julia”, Maryl Streep vive uma americana que escreve um livro sobre culinária francesa

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 7

Page 10: EM CARTAZ

CIO... UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DE AMOR(Brasil, 1971, 90 min). Dir.: Fauzi Mansur. Com Francisco di Franco, Marlene França, Sérgio Hingst e outros.

Engenheiro é atingido por uma paixão sem limites por um garoto. Nem os prazeres da boemia, nem a dedicação de uma jovem con-seguem fazê-lo esquecer o rapaz.| Dia 22, 19h30. Dia 29, 17h

MULHERES ERÓTICAS(Brasil, 1984, 80 min). Dir.: Fauzi Mansur. Com Alfredo Scarlati Jr., Francisco de Cassio, Silvia Gless e outros.

Ao saírem para uma orgia, três casais se depa-ram com um caseiro local que assume o papel de julgador e os prende, passando a matá-los um a um.| Dia 23, 17h

ATRAÇÃO SATÂNICA(Brasil, 1989, 90 min). Dir.: Fauzi Mansur. Com Ênio Gon-çalves, Gabriela Toscano, André Loureiro e outros.

Inspirada em um serial killer francês, mulher começa a cometer assassinatos com sadismo e erotismo.| Dia 23, 19h30. Dia 30, 17h

RITUAL DA MORTE(Brasil, 1990, 90 min). Dir.: Fauzi Mansur. Com Vanessa Alves, Olair Coan, Paulo Domingues e outros.

Livro contendo informações sobre antigos rituais indígenas é roubado por um grupo de teatro. Eles planejam encenar uma peça basea-da nos textos, mas durante os ensaios um dos atores é possuído e começa a matar os demais.| Dia 24, 17h. Dia 30, 19h30

ORGIA DAS TARAS(Brasil, 1980, 82 min). Dir.: Fauzi Mansur. Com Patrícia

Scalvi, Matilde Mastrangi, Flávio Porto e outros.

Ao chegar a uma cidade do interior, homem se envolve em uma briga entre prostitutas e é salvo por um traficante. Ao descobrir as ativi-dades ilícitas do novo amigo, o visitante passa a correr perigo.| Dia 24, 19h30

SEXO ÀS AVESSAS(Brasil, 1982, 92 min). Dir.: Fauzi Mansur. Com Serafim Gonzales, Ana Maria Kreisler, Ênio Gonçalves e outros.

Casal inverte seus papéis na vida conjugal: ele se dedica às tarefas domésticas e ela se torna uma executiva conquistadora. A vida de ambos é abalada pelo flagrante de adultério entre a mulher e um amigo do marido que se tornou prostituto.| Dia 25, 17h

O GUARANI(Brasil, 1979, 135 min). Dir.: Fauzi Mansur. Com David Cardoso, Dorothée Marie Bouvyer, Flávio Porto e outros.

Adaptação do clássico de José de Alencar, o filme mostra a filha de um fidalgo da corte portuguesa que se apaixona por um índio.| Dia 25, 19h30

A GAIOLA DA MORTE(Brasil, 1992, 93 min). Dir.: Waldir A. Kopezky. Com Cláu-dia Abujamra, Daliléia Ayala, Luiz Carlos Bastos e outros.

Lutadores de artes marciais são sequestrados e obrigados a se enfrentar até a morte em um torneio. | Dia 26, 17h

A INSACIÁVEL (TORMENTO DA CARNE)(Brasil, 1980, 90 min). Dir.: Waldir A. Kopezky. Com Arlindo Barreto, Zélia Diniz, Silvia Gless e outros.

Depois de ter problemas com a polícia, rapaz

“Depois do Casamento”: longa da cineasta dinamarquesa Susanne Bier típico do pós-Dogma

Div

ulg

ação

8 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 11: EM CARTAZ

vai à fazenda de um casal de amigos para se recuperar. Estranhos acontecimentos que envolvem a morte de garotas o obrigam a fazer terapia.| Dia 28, 15h

SEXO PROFUNDO(Brasil, 1981, 90 min). Dir.: Waldir A. Kopezky. Com Silvia Gless, Alexandre Dressler, Marilu Blummer e outros.

Para se vingar do marido adúltero, mulher o convida para um passeio à casa de veraneio da família. Depois de castrá-lo, ela o mantém preso em um sótão onde pode vê-la praticando sexo com homens e mulheres.| Dia 28, 17h

O CINEMA DINAMARQUÊS ALÉM DOGMACENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA LIMA BARRETO | CENTRO | DE 1º A 16 | +18 ANOS | R$ 1

A Mostra traça um panorama do cinema dinamarquês contemporâneo a partir da década de 1990, quando este ganhou o mundo com as interjeições inovadoras lançadas pelo movimento Dogma 95, influenciando inclusive diretores estrangeiros.

CORAÇÕES LIVRES(Elsker Dig for Evigt, Dinamarca, 2002, 113 min, 35mm). Dir.: Susanne Bier. Com Mads Mikkelsen, Sonja Richter, Nikolaj Lie Kaas e outros.

O noivo de uma mulher é atropelado logo após pedi-la em casamento. Ao ser expulsa do quar-to em que está internado, ela busca consolo no ombro de um médico. | Dia 1º, 16h

MARCAS DA VIDA(Red Road, Inglaterra/Dinamarca, 2006, 113 min, DVD).

Dir.: Andrea Arnold. Com Kate Dickie, Tony Curran, Martin Compston e outros.

Operadora de circuitos de câmeras de seguran-ça passa o dia olhando a rotina dos transeun-tes. Ao observar um ex-presidiário, se interessa por ele.| Dia 1º, 18h. Dia 12, 16h

DEPOIS DO CASAMENTO(Efter Brylluppet, Suécia/Dinamarca, 2006, 120 min, DVD). Dir.: Susanne Bier. Com Mads Mikkelsen, Rolf Lassgard, Sidse Babett Knudsen e outros.

Rapaz que se esforça para manter um orfanato na Índia recebe um aviso de voltar para a Di-namarca. Ao se desencontrar com um homem com quem teria uma reunião importante, a vida de ambos sofre uma grande mudança.| Dia 1º, 20h. Dia 12, 18h

APLAUSOS (Applause, Dinamarca, 2010, 85 min, DVD). Dir.: Martín Zandvliet. Com Paprika Steen, Michael Falch, Sara-Marie Maltha e outros.

Após passar por uma clínica de reabilitação, atriz famosa, divorciada e de temperamento difícil tenta reaver a guarda dos filhos, que perdeu por bebedeira. | Dias 2 e 11, 16h

FESTA DE FAMÍLIA(Festen, Suécia/Dinamarca, 1998, 105 min, DVD). Dir.: Thomas Vinterberg. Com Henning Moritzen, Ulrich Thomsen, Thomas Bo Larsen e outros.

Quando o patriarca de uma família reúne pa-rentes e amigos para comemorar seus 60 anos, surge um drama, pois um dos filhos confessa ter sido abusado sexualmente pelo pai. | Dias 2 e 11, 18h

“Ninguém Passa Perfeitamente”: documentário sobre o relacionamento entre um heterossexual e uma lésbica

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 9

Page 12: EM CARTAZ

DANÇANDO NO ESCURO(Dancer in the Dark, Inglaterra/França/Dinamarca, 2000, 140 min, DVD). Dir.: Lars Von Trier. Com Björk, Catherine Deneuve, David Morse e outros.

Operária tcheca ingênua é mãe solteira e vive nos EUA. Por ser portadora de uma doença hereditária que a está cegando, junta dinheiro para que o filho se submeta a uma cirurgia e se cure. Um incidente compromete o sucesso de seu intento.| Dias 2 e 11, 20h

ANTICRISTO(Antichrist, Dinamarca/França, 2009, 104 min, DVD). Com Willem Dafoe, Charlotte Gainsbourg e outros.

Perturbado com a morte do filho pequeno, casal decide se isolar em uma casa na floresta. Para que a mulher supere a tragédia, o marido psiquiatra inicia um tratamento que faz com que ela reaja de uma forma assustadora.| Dias 3 e 14, 16h

DOGVILLE(Noruega/França/Dinamarca, 2003, 178 min, DVD). Dir.: Lars Von Trier. Com Nicole Kidman, Paul Bettany, Lauren Bacall e outros.

Após fugir de seu pai gângster, moça se escon-de em uma cidadezinha e, aos poucos, torna-se escrava dos moradores.| Dias 3 e 14, 19h

NINGUÉM PASSA PERFEITAMENTE(Nobody Passes Perfectly), Dinamarca, 2009, 43 min, DVD). Dir.: Saskia Bisp.

Documentário que mostra a coragem de mudar radicalmente, enfocando um rapaz vivendo um relacionamento carinhoso com uma lésbica. | Dia 4, 16h. Dia 9, 17h

BROTHERHOOD(Broderskab, Dinamarca, 2009, 90 min, DVD). Dir.: Nicolo Donato. Com Nicolas Bro, Dencik David, Flygare Noel e outros.

Apesar de conscientes dos riscos que correm, dois rapazes que pertencem a um grupo neonazista decidem viver um relacionamento amoroso.| Dias 4 e 9, 18h

OS IDIOTAS(Idioterne, Dinamarca, 1998, 125 min, DVD). Dir.: Lars Von Trier. Com Bodil Jorgensen, Jens Albinus, Anne Louise Hassing e outros.

Grupo de jovens decide liberar seu “idiota interior”. Com essa ideia, os integrantes come-çam a se comportar ridiculamente em lugares públicos, provocando distúrbios. | Dias 4 e 9, 20h

AMOR E FÚRIA(Vanvittig Forelsket, Dinamarca, 2009, 95 min, DVD). Dir.: Morten Giese. Com Rasmus Botoft, Hans Henrik Clemen-sen, Dejan Cukic e outros.

Pacato e talentoso estudante de piano se apaixona por uma garota, e, aos poucos, revela uma personalidade doentia eciumenta. | Dia 5, 16h. Dia 15, 18h

HUSH LITTLE BABY(Se Min Kjole, Dinamarca, 2009, 90 min, DVD). Dir.: Hella Joof. Com Stephanie León, Malou Reymann, Julie Grun-dtvig Wester e outros.

Quatro garotas viajam pela Dinamarca e, após vários acontecimentos, se vêem dentro de um carro roubado.| Dia 5, 18h. Dia 15, 16h

Em “Amor e Fúria”, jovem pianista sofre transtornos de personalidade ao se apaixonar

Div

ulg

ação

10 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 13: EM CARTAZ

CORAÇÕES SOLITÁRIOS(Kaerestesorger, Dinamarca, 2009, 117 min, DVD). Dir.: Nils Malmros.

Grupo de adolescentes experimenta pela pri-meira vez o amor e o sexo. O filme acompanha os jovens por três anos durante o período de escola.| Dias 5 e 15, 20h

UM ESPETÁCULO PARA O GRANDE LÍDER(Det Rode Kapel, Dinamarca, 2009, 87 min, DVD). Dir.: Mads Brugger. Com Mads Brügger, Simon Jul Jorgensen, Jacob Nossell e outros.

Sob o pretexto de intercâmbio cultural, uma pequena trupe de teatro dinamarquesa tem a permissão de entrar na Coreia do Norte. O documentário ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance 2010.| Dia 7, 18h. Dia 10, 20h

BURMA VJ(Burma VJ: Reporter i et Lukket Land, Dinamarca, 2008, 85 min, DVD). Dir.: Anders Ostergaard.

O documentário conta a história dos esforços de um grupo de videojornalistas birmaneses que secretamente filmou e divulgou a rebelião contra o regime da junta militar. | Dia 7, 20h. Dia 10, 18h

OLAFUR ELIASSON: O ESPAÇO É UM PROCESSO(Olafur Eliasson: Space is a Process, Dinamarca, 2010, 52 min, DVD). Dir.: Lundo e Jacob Jorgensen.

O documentário acompanha o designer Olafur Eliassion durante quatro anos de sua vida, trabalho, conceitos e pensamentos. Seu estúdio fica em Berlim, Alemanha, e é considerado um dos espaços mais criativos da Europa.| Dia 8, 17h. Dia 16, 18h

CCSP EXIBE 15 FILMES DO MODERNO CINEMA ÁRABE

A partir do dia 26, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) apresenta, em parceria com o Instituto de Cultura Árabe (ICArabe),

o Sesc-SP e a Cinemateca, a 6ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. “Mais do que divulgar o ta-lento dos novos diretores, o evento oferece uma oportunidade de diálogo com os brasileiros, mostrando as características modernas e atuais da cultura árabe e procurando desfazer a visão estereotipada que muitos ocidentais ainda têm sobre a sociedade e a mulher dessa região”, diz Soraya Smaili, diretora científica e cultural do ICArabe e, pela sexta vez consecutiva, organiza-dora da Mostra.

Ao contrário das versões anteriores, desta vez, o próprio Instituto adquiriu os direitos de exibição dos filmes no Brasil, possibilitando que, com curadoria da brasileira Nagila Guima-rães e da tunisiana Dora Bochoucha, diretora do Festival de Cinema de Cartago, Tunísia, sejam exibidas, no CCSP, 15 produções de países como Egito, Tunísia, Argélia, Líbano, Marrocos e Jordânia.

| Gilberto de Nichile

Veja programação na página 17.

Longa “Que Mundo Maravilhoso”, de Faouzi Bensaïdi, abre a 6ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, no CCSP

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 11

Page 14: EM CARTAZ

PEQUENO SOLDADO(Lille Soldat, Dinamarca, 2009, 100 min, DVD). Dir.: An-nette K. Olesen. Com Trine Dyrholm, Finn Nielsen, Lorna Brown e outros.

Ex-soldada volta para casa após cumprir o ser-viço militar, e descobre que seu pai tem uma namorada nigeriana e lida com prostituição. Para ganhar dinheiro, a filha passa a trabalhar como motorista da principal prostituta finan-ciada por seu pai.| Dia 8, 18h. Dia 16, 16h

FLAME E CITRON(Flammen & Citronen, Alemanha/Dinamarca, 2008, 130 min, DVD). Dir.: Ole Christian Madsen. Com Thure Lindhardt, Mads Mikkelsen, Stine Stengade e outros.

Enquanto a Dinamarca permanece ocupada pela Alemanha nazista, dois membros da resistência são encarregados de liquidar infor-mantes. Quando um deles recebe a ordem de matar sua namorada, uma misteriosa mensa-geira sueca, ele questiona e decide saber quem realmente ela é.| Dias 8 e 16, 20h

BROTHERS(Brodre, Dinamarca, 2004, 117 min, DVD). Dir.: Susanne Bier. Com Connie Nielsen, Ulrich Thomsen, Nikolaj Lie Kaas e outros.

Após ser convocado para uma missão no Afe-ganistão, homem casado é dado como morto. Isso faz com que seu irmão problemático e ex-presidiário se interesse por sua mulher, até descobrirem que ele está vivo.| Dia 12, 16h

ONDAS DO DESTINO(Breaking the Waves, Noruega/Dinamarca, 1996, 159 min, DVD). Dir.: Lars Von Trier. Com Emily Watson, Stellan Skarsgard, Katrin Cartlidge e outros.

Após sofrer um acidente que o deixa paraplé-gico, rapaz insiste que sua namorada arrume um amante, já que não pode manter relações sexuais com ela, e lhe conte detalhes dos encontros amorosos.| Dia 14, 16h

CINEMA HIP-HOP 80’SGALERIA OLIDO | CINE OLIDO | CENTRO | DE 23 A 26 | LIVRE | R$ 1

Homenagem aos melhores filmes do chamado “cinema hip-hop”, revelando particularidades dessa cultura americana de rua que invadiu o mundo a partir da década de 1980.

| Todas as projeções têm suporte em DVD.

WILD STYLE(EUA, 1983, 82 min). Dir.: Charlie Ahearn. Com Easy A.D., A.J., Almighty K.G. e outros.

O filme apresenta ao mundo a arte do graffiti, até então marginalizada, enfocando o lendário representante do estilo, Lee Quinones. | Dia 23, 15h

KRUSH GROOVE(EUA, 1985, 97 min). Dir.: Michael Schultz. Com Sheila E., Joseph Simmons, Darryl McDaniels e outros.

Pensando em expandir sua produtora musical, Russell Walker decide recorrer a vários meios para arrumar dinheiro emprestado. Sem obter sucesso, ele aceita a oferta de um gângster, o que lhe traz muitos problemas.| Dia 24, 15h

“Breakin’” mostra a ascensão do hip-hop por meio de três dançarinos de rua

Div

ulg

ação

12 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 15: EM CARTAZ

BEAT STREET - A LOUCURA DO RITMO (EUA, 1984, 105 min). Dir.: Stan Lathan. Com Rae Dawn Chong, Guy Davis, Jon Chardiet e outros.

A violência dos anos 80 dá lugar ao mundo de dançarinos, cantores de rap, grafiteiros e DJs do movimento hip-hop.| Dia 25, 15h

BREAKIN’(EUA, 1984, 90 min). Dir.: Joel Silberg. Com Lucinda Di-ckey, Adolfo Quinones, Michael Chambers e outros.

Jovem dançarina de jazz se junta a dois dança-rinos de rua e se tornam a maior sensação da break dance. O filme foi um dos mais impor-tantes veículos para a popularização do rapper Ice-T fora dos EUA.| Dia 26, 15h

COLETIVO DE VÍDEO POPULARGALERIA OLIDO | CINE OLIDO | CENTRO | 5ª | LIVRE | GRÁTIS

Apresentando vídeos realizados por coletivos e parceiros, o evento conta com mais de dez exibidores em locais alternativos como ocupações culturais, espaços públicos e cineclubes autônomos. Cada programa do circuito, que tem duração de dois meses, é sempre lançado no Cine Olido. Confira a programação completa no site: http://videopopular.wordpress.com/

FELISBURGO(Brasil/MG, 2009, 11 min, DVD). Realização: Brigada Audiovisual da Via Campesina e MST-MG.

Documentário sobre a chacina ocorrida em um acampamento no município mineiro de Felisburgo, deixando cinco mortos.LUTO COMO MÃE(Brasil/RJ, 2009, 70 min, DVCAM). Dir.: Luis Carlos Nasci-mento.

Documentário sobre as famílias que perderam seus parentes em chacinas no Rio de Janeiro, muitas vezes cometidas por agentes do Estado.| Exibições seguidas. Dia 9, 19h30

FANTÁSTICA JORNADA NOITE ADENTRO: “BRUXAS”BIBLIOTECA PÚBLICA VIRIATO CORRÊA | SALA LUIZ SÉRGIO PERSON | ZONA SUL | DIA 17 | DAS 22H ÀS 6H | GRÁTIS

Veja destaque na página 4.

| Os ingressos para assistir aos filmes serão distribuídos a partir das 21h.

TEATRO: A FOGUEIRA DE EVACia. Monalisa de Teatro. Dir.: Everson Basili. Texto: Neusa Steiner. Dir. musical: Santiago Steiner.| Dia 17, 22h

DEBATE SOBRE BRUXASCom a escritora Rosana Rios e a professora e pesquisadora Carla Cristina Garcia. Mediação: Márcia Tiburi, escritora e filósofa.| Dia 17, 23h

LIVE/RPG – ESTADO DE GRAÇACoord.: Confraria das Ideias.| Para participar do jogo, deve-se fazer inscrição com antecedência pelo e-mail: [email protected]

Sessões de cinema

AS BRUXAS DE SALÉM(The Crucible, EUA, 1996, 124 min, DVD). Dir.: Nicholas Hytner. Com Daniel Day-Lewis, Winona Ryder, Joan Allen e outros. +12 anos.| Dia 17, 24h

A CHAVE MESTRA(The Skeleton Key, EUA, 2005, 104 min, DVD). Dir.: Iain Softley. Com Kate Hudson, Gena Rowlands, John Hurt e outros. +14 anos.| Dia 18, 2h

FILME SURPRESA| Dia 18, 4h

RETROSPECTIVA TROMAGALERIA OLIDO | CINE OLIDO | CENTRO | ATÉ DIA 5 | +14 ANOS | R$ 1

O Cine Olido e a Black Vomit promovem uma retrospectiva de filmes inéditos no circuito comercial brasileiro, realizados pela mais antiga produtora independente de baixo orçamento em atividade, a Troma Entertainment. Com quase 40 anos no mercado, a produtora virou ícone do cinema underground e é considerada a maior e mais respeitada lançadora de filmes trash do mundo. Fundada nos EUA por Lloyd Kaufman e Michael Herz em 1974, a fórmula de sucesso da produtora é reunir atores baratos, efeitos pouco especiais e maquiadores inexperientes. Realizou um clássico do gênero, “O Vingador Tóxico”, que se tornou símbolo da produtora e será exibido como uma das atrações principais desta Retrospectiva.

O VINGADOR TÓXICO 2(The Toxic Avenger Part 2, EUA, 1989, 96 min). Dir.: Micha-el Herz e Lloyd Kaufman. Com Ron Fazio, Phoebe Legere, John Altamura e outros.

Depois de limpar a cidade de Tromaville do crime, o Vingador Tóxico e sua namorada estão trabalhando em um centro de cegos. Durante uma partida de futebol, ele é atacado por uma gangue japonesa que quer se apossar da cidade. | Dia 1º, 15h

emcartaz | JUNHO DE 2011 13

Page 16: EM CARTAZ

O VINGADOR TÓXICO 3(Toxic Avenger Part 3: The Last Temptation of Toxie, EUA, 1989, 102 min). Dir.: Michael Herz e Lloyd Kaufman. Com Ron Fazio, John Altamura, Phoebe Legere e outros.

Com a cidade livre do mal, o Vingador Tóxico vai trabalhar em uma grande empresa, até ele descobrir os perigos que rondam essa corpo-ração.| Dia 1º, 17h

O VINGADOR TÓXICO 4(Citizen Toxie: The Toxic Avenger 4, EUA, 1999, 108 min). Dir.: Lloyd Kaufman. Com David Mattey, Heidi Sjursen, Paul Kyrmse e outros.

O Vingador Tóxico se envolve em uma com-plicada troca de cidades e dimensões com seu inimigo, o Insalubre.| Dia 1º, 19h30

POULTRYGEIST, A NOITE DOS FRANGOS MORTOS(Poultrygeist: Night of the Chicken Dead, EUA, 2006, 103 min). Dir.: Lloyd Kaufman. Com Jason Yachanin, Kate Graham, Allyson Sereboff e outros.

Ao voltar de seu primeiro encontro com a namorada, rapaz descobre que um cemité-rio indígena foi demolido para a construção de uma lanchonete, e sua garota se tornou uma lésbica hippie que luta contra o corpo-rativismo.| Dia 2, 15h

TROMEU E JULIETA(Tromeo and Juliet, EUA, 1996, 107 min). Dir.: Lloyd Kaufman e James Gunn. Com Jane Jensen, Will Keenan, Valentine Miele e outros.

Sátira a “Romeu e Julieta”, de Shakespeare. Ambientado na década de 1990, o filme mostra o subterrâneo de Manhattan, EUA, habitado

por personagens grotescos, cenas de sexo e violência.| Dia 2, 17h. Dia 3, 19h30

O VINGADOR TÓXICO(The Toxic Avenger, EUA, 1984, 87 min). Dir.: Lloyd Kaufman e Michael Herz. Com Andree Maranda, Mitchell Cohen, Pat Ryan Jr. e outros.

A trapaça de um grupo de malfeitores não dá certo quando o zelador de uma academia de ginástica é jogado em um reservatório de lixo tóxico. Ele sofre uma inexplicável mutação e se transforma no Vingador Tóxico.| Dia 3, 17h

TROMATIZED: MEET LLOYD KAUFMAN(Tromatized: Meet Lloyd Kaufman, EUA, 2009, 90 min). Dir.: Fabien Martorell.

Documentário sobre a produtora Troma. O filme foi premiado em 2009 no New York Inter-national Independent Film Festival. | Dia 2, 19h30. Dia 5, 15h

ALL THE LOVE YOU CANNES!(All the Love You Cannes!, EUA/França, 2002, 108 min). Dir.: Gabriel Friedman, Lloyd Kaufman e Sean McGrath.

O documentário acompanha a peregrinação da produtora durante o Festival de Cannes na tentativa de comercializar um filme. Entrevis-tas com Quentin Tarantino, Claude Chabrol e outros.| Dia 3, 15h. Dia 4, 19h30

TROMA IS SPANISH FOR TROMA(Espanha, 2010, 48 min). Dir.: Mar Grasc.

Documentário espanhol sobre a influência que os filmes da Troma tiveram sobre o cinema underground espanhol desde os anos 80. | Dia 5, 17h

Cena de “O Vingador Tóxico”, franquia produzida pela Trama Entertainment

Div

ulg

ação

14 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 17: EM CARTAZ

SESSÃO CINECLUBE 16MM: “ASSIM ERAM OS MUSICAIS”BIBLIOTECA PÚBLICA ROBERTO SANTOS | ZONA SUL | DE 4 A 25 | GRÁTIS

| Todas as projeções têm suporte em 16mm e os filmes são dublados.

ASSIM ERA HOLLYWOOD (That’s Entertainment!, EUA, 1974, 135 min). Dir.: Jack Ha-ley Jr. Com Gene Kelly, Frank Sinatra, Liza Minelli e outros.

O filme aborda a época de ouro dos musicais americanos. Os próprios atores apresentam e comentam números do passado. | Dia 4, 19h

A FILHA DE NETUNO(Neptune’s Daugther, EUA, 1949, 95 min). Dir.: Edward Buzzell. Com Esther Williams, Red Skelton, Ricardo Mon-talban e outros.

Preocupada com a irmã que sonha em conhe-cer um capitão do time de pólo e milionário, mulher o confunde com o massagista do time e se apaixona por ele. | Dia 11, 19h

A RODA DA FORTUNA(The Band Wagon, EUA, 1953, 112 min). Dir.: Vincente Min-nelli. Com Fred Astaire, Cyd Charisse, Oscar Levant e outros.

Para ajudar um cantor famoso e dançarino de cinema em decadência, seus amigos escrevem um musical para ele estrear na Broadway, mas contratam um diretor que o público não aceita. | Dia 18, 19h

AQUELE BEIJO À MEIA-NOITE(That Midnight Kiss, EUA, 1949, 96 min). Dir.: Norman Taurog. Com Kathryn Grayson, José Iturbi, Ethel Barrymo-re e outros.

Para comemorar o retorno de sua neta após

cinco anos estudando canto na Europa, a avó organiza um espetáculo com os melhores nomes da música erudita. A garota, no entanto, não se sente à vontade com o tenor convidado e chama, para substituí-lo, um motorista que tem talento para cantar.| Dia 25, 19h

SESSÃO DA TARDE - UM ENCONTRO COM JACK SPARROWBIBLIOTECA PÚBLICA ROBERTO SANTOS | ZONA SUL | DE 3 A 17 | 6ª | +12 ANOS | GRÁTIS

Em sintonia com o lançamento de “Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas”, a Biblioteca Temática em Cinema Roberto Santos exibe os três filmes anteriores da saga estrelada pelo pirata Jack Sparrow (Johnny Deep).

| Todas as projeções têm suporte em DVD.

PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PÉROLA NEGRA(Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl, EUA, 2003, 143 min). Dir.: Gregor Verbinski. Com Johnny Depp, Keira Knightley, Orlando Bloom e outros. +12 anos.

Ao tentar recuperar seu navio capturado pelo capitão Barbossa, o pirata Jack Sparrow e um jovem apaixonado por uma garota raptada pelo capitão partem em busca da embarcação, mas descobrem um terrível segredo.| Dia 3, 15h

PIRATAS DO CARIBE - O BAÚ DA MORTE(Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest, EUA 2006, 145 min). Dir.: Gregor Verbinski. Com Johnny Depp, Keira Knightley, Orlando Bloom e outros.

A filha do governador está prestes a se casar com o ferreiro por quem é apaixonada, mas a cerimônia é interrompida pela ameaça de Davy Jones, o capitão de um navio assombrado, que

Johnny Depp é o capitão Jack Sparrow em “Piratas do Caribe - O Baú da Morte”

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 15

Page 18: EM CARTAZ

tem uma dívida de sangue com Jack Sparrow, amigo do casal. Para se livrar dele, Sparrow precisa encontrar o misterioso baú da morte.| Dia 10, 15h

PIRATAS DO CARIBE - NO FIM DO MUNDO(Pirates of the Caribbean: At World’s End, EUA, 2007, 168 min). Dir.: Gregor Verbinski. Com Johnny Depp, Keira Knightley, Orlando Bloom e outros. +12 anos.

Para resgatar Jack Sparrow, sequestrado por um navio fantasma, seus amigos precisam encontrar um mapa que os conduzirá até o fim do mundo. Para isso, são obrigados a enfrentar um poderoso pirata chinês. | Dia 17, 15h

SESSÃO DUPLA - MOSTRA VALE TUDO!BIBLIOTECA PÚBLICA ROBERTO SANTOS | ZONA SUL | DE 5 A 26 | GRÁTIS

| Todas as projeções têm suporte em DVD.

KILL BILL - VOLUME 1(EUA, 2002, 110 min). Dir.: Quentin Tarantino. Com Uma Thurman, Lucy Liu, Vivica A. Fox e outros. +16 anos.

Ao voltar do coma, a ex-noiva do chefe de um grupo de assassinas decide se vingar de todos aqueles que tramaram contra ela.| Dia 5, 15h30

KILL BILL – VOLUME 2(EUA, 2004, 134 min). Dir.: Quentin Tarantino. Com Uma Thurman, David Carradine, Daryl Hannah e outros. +16 anos.

Sequência do filme sobre a assassina que decidiu se vingar daqueles que tentaram matá-la.| Dia 5, 18h

ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ(No Country for Old Men, EUA, 2007, 122 min). Dir.: Ethan Coen e Joel Coen. Com Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin e outros. +16 anos.

Caçador encontra uma maleta cheia de dinhei-ro em meio a corpos no deserto. Ao fugir com ela, é perseguido por um violento assassino. Filme ganhador do Oscar.| Dia 12, 15h30

SANGUE NEGRO(There Will Be Blood, EUA, 2007, 158 min). Dir.: Paul Tho-mas Anderson. Com Daniel Day-Lewis, Kevin J. O’Connor, Ciarán Hinds e outros. +16 anos.

Homem parte com seu filho para uma cidade desconhecida em busca de petróleo. Ao encontrar um poço abundante, enfrenta muitos conflitos.| Dia 12, 18h

O DORMINHOCO(Sleeper, EUA, 1973, 88 min). Dir.: Woody Allen. Com Woody Allen, Diane Keaton, John Beck e outros. +12 anos.

Saxofonista que foi congelado em 1973 é trazido de volta 200 anos depois por um grupo contrário ao poder vigente, que tenta derrubar o governo opressor. O rapaz, no entanto, quer conhecer esse novo mundo, e se envolve em diversas confusões provocadas por conta das transformações ocorridas nesses dois séculos. | Dia 19, 15h30

OS FANTASMAS SE DIVERTEM(Beetlejuice, EUA, 1988, 92 min). Dir.: Tim Burton. Com Michael Keaton, Alec Baldwin, Geena Davis e outros. +12 anos.

Casal de fantasmas vive tranquilamente na casa de campo em que sempre morou, até que uma família rica compra o imóvel. Os espíritos decidem pedir ajuda para expulsá-los. | Dia 19, 18h

Daniel Day-Lewis ganha o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA de ator por “Sangue Negro”

Div

ulg

ação

16 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 19: EM CARTAZ

A VILA(The Village, EUA, 2004, 120 min). Dir.: M. Night Shyama-lan. Com Bryce Dallas Howard, Joaquin Phoenix, Adrien Brody e outros. +16 anos.

A tranquilidade dos moradores de uma vila isolada sofre grandes mudanças quando eles descobrem que o bosque que os cerca esconde uma raça de perigosas criaturas.| Dia 26, 15h30

CORPO FECHADO(Unbreakable, EUA, 2000, 106 min). Dir.: M. Night Shya-malan. Com Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright Penn e outros. +16 anos.

Em um acidente de trem, quase todos morrem, exceto um homem que misteriosamente sai ile-so. Buscando explicações sobre o ocorrido, ele encontra um desconhecido que lhe apresenta justificativas estranhas.| Dia 26, 18h

SESSÃO NOSTALGIA BIBLIOTECA PÚBLICA ROBERTO SANTOS | ZONA SUL | DE 1º A 29 | 4ª | GRÁTIS

| Todas as projeções têm suporte em DVD.

HOMENS SEM PAZ(Brasil, 1957, 92 min). Dir.: Lorenzo Serrano. Com Mauricio Morey, Norma Monteiro, Édio Ismanio e outros. +12 anos.

História de um rapaz que começa a traba-lhar em uma fazenda no interior paulista, e logo desperta a hostilidade do proprietário e dos moradores da região ao cantar uma velha canção que escondia um segredo local.| Dia 1º, 19h

O DIABO FEITO MULHER(Rancho Notorius, EUA, 1952, 89 min). Dir.: Fritz Lang. Com Marlene Dietrich, Arthur Kennedy, Mel Ferrer e outros. +12 anos.

Dançarina de cabaré monta um esconderijo para bandidos e cobra uma porcentagem sobre o valor que eles roubarem. | Dia 8, 19h

O MUNDO ODEIA-ME(The Hitch Hiker, EUA, 1953, 71 min). Dir.: Ida Lupino. Com Frank Lovejoy, Edmundo O´Brien, Willian Talman e outros. +14 anos.

Dirigido pela famosa atriz Ida Lupino, o filme mostra dois homens que estão em uma pes-caria e dão carona a um desconhecido que os conduz a uma viagem, sem possibilidade de volta.| Dia 15, 19h

O MILAGRE(The Miracle, EUA, 1959, 97 min). Dir.: Irving Raper. Com Carroll Backer, Roger Moore, Katina Pachinou e outros. +14 anos.

Na Espanha do século 19, uma noviça que vive em um convento se apaixona e fica indecisa quanto a sua vocação. Ela desiste de se ordenar para procurar por um soldado que ama, mas se torna uma cigana cantora e cortesã.| Dia 22, 19h

SESSÃO ESPECIALO público escolhe um destes três filmes: “Curva do Destino”, de Edgard G. Hummeri; “Marty”, de Delbert Mamm; e “As Férias do Sr. Hulot”, de Jacques Tati.| Dia 29, 19h

6ª MOSTRA MUNDO ÁRABE DE CINEMACENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA LIMA BARRETO | CENTRO | DE 17 A 26 | +16 ANOS | R$ 1

Parceria: ICArabe (Instituto da Cultura Árabe) e CCSP. Curadoria: Nágila Guimarães (Brasil) e Dora Bochoucha (Tunísia).

Veja destaque na página 11.

| Todas as projeções têm suporte em 35mm.

QUE MUNDO MARAVILHOSO(What a Wonderful World, Marrocos/França/Alemanha, 2006, 99 min). Dir.: Faouzi Bensaïdi. Com Faouzi Bensaïdi, Nezha Rahil, Fatima Attif e outros.

Apaixonada pelo cliente de sua amiga prostitu-ta, uma agente de trânsito inicia um relacio-namento perigoso com o rapaz, já que ele é criminoso. A situação entre eles piora quando um hacker invade o site de prostituição pelo qual a amiga arruma seus clientes.| Dia 17, 16h

VHS KALOUCHKA(Tunísia, 2006, 80 min). Dir.: Néjib Belkadhi. Com Moncef Kahloucha.

O documentarista Belkadhi segue o cineasta amador Kahloucha quando realiza seu longa “Tarzan dos Árabes”. | Dia 17, 18h. Dia 23, 16h

MICROFONE(Microphone, Egito, 2009, 98 min). Dir.: Ahmad Abdallah. Com Khaled Abol Naga, Menna Shalabi, Yosra El Lozy e outros.

O filme mescla ficção e cinema vérité ao acom-panhar um egípcio expatriado que regressa a Alexandria, onde mergulha em um cenário musical underground.| Dias 17 e 23, 20h

emcartaz | JUNHO DE 2011 17

Page 20: EM CARTAZ

MASCARADOS(Masquarades, Argélia/França, 2008, 90 min). Dir.: Lyès Sa-lem. Com Lyès Salem, Sarah Reguieg, Mohamed Bouchaïb e outros.

Depois de trabalhar como jardineiro em uma aldeia argelina, homem sonha em melhorar a vida de sua família e acredita que pode alcançar respeito se casar sua irmã com um cavalheiro. Entretanto, ela sonha em se casar com um homem que a cortejou secretamente durante anos.| Dia 18, 16h

RECICLAR(Recycle, Jordânia/Holanda, 2007, 80 min). Dir.: Mahmoud al Massad.

Ex-soldado tenta construir uma vida pacífica após anos de combates na guerra soviético-afegã. O documentário retrata a luta pessoal do personagem, dividida entre a fé e a difícil reali-dade política e social da vida no Oriente Médio.| Dia 18, 18h

CASANEGRA(Marrocos, 2008, 110 min). Dir.: Nour Eddine Lakhmari. Com Anas Elbaz, Omar Lotfi, Mohamed, Ghita e outros.

Na cidade de Casablanca, Marrocos, dois amigos de infância ganham o sustento por meio da malan-dragem na rua, até que decidem mudar de vida.| Dia 18, 20h. Dia 19, 16h. Dia 23, 18h

UM A ZERO (1-0)(Wahed Sefr, Egito, 2009, 105 min). Dir.: Kamla Abu Zekri. Com Zeina, Ilham Shaheen, Khaled Abol Naga e outros.

Durante a final da Copa das Nações Africanas em 2008, oito personagens egípcios lidam com diferentes situações. A vitória do time egípcio os faz esquecer os problemas por uma noite.| Dia 19, 18h. Dia 24, 16h

PORTO DA MEMÓRIA(Port of Memory, Palestina/Alemanha/França/Emirados Árabes, 2009, 63 min). Dir.: Kamal Aljafari. Com Salim Bilbesi, Sadika Bilbesi, Fatmeh Bilbesi e outros.

História raramente contada sobre o esvazia-mento de Jaffa, cidade portuária que vivia um próspero crescimento urbano e econômico na Palestina antes de 1948. O filme acompanha a trajetória de uma família despejada de sua casa.| Dias 19 e 24, 20h. Dia 25, 18h

CAINDO POR TERRA(Falling from Earth, Líbano, 2008, 75 min). Dir.: Chadi Zeneddine.

Um sábio vive nas ruínas de um edifício e re-colhe fotos de pessoas felizes. Por trás de cada fotografia, há milhões de implosões de uma

cidade ferida pelo tempo: Beirute, no Líbano.| Dia 21, 16h

CIDADE DA VIDA(City of Life, Emirados Árabes, 2009, 97 min).Dir.: Ali F. Mostafa. Com Jason Flemyng, Natalie Dormer, Alexandra Maria Lara e outros.

Drama urbano que acompanha as várias inter-seções de um elenco multiétnico, examinando as interações aleatórias e como suas consequên-cias podem influenciar outras vidas. | Dia 21, 18h

OUTRA VEZ(Marra Oukhra, Síria, 2009, 96 min). Dir.: Joud Said. Com Qays Cheikh Najib, Abdulatif Abdulhamid, Pierrete Katrib e outros.

Filho de um oficial sírio de alta patente se apaixona pela gerente libanesa do banco em que trabalha. Ambos enfrentam resistência e preconceito por carregarem o duplo fardo do passado: a morte dos pais durante a guerra.| Dia 21, 20h. Dia 24, 18h. Dia 25, 16h

TODO DIA É FERIADO(Everyday Is a Holiday, Líbano/França/Alemanha, 2009, 90 min). Dir.: Dima El-Horr. Com Hiam Abbas, Manal Khader, Raïa Haïdar e outros.

Três mulheres de diferentes origens estão a caminho da prisão para visitar os maridos no dia da independência. Conforme a história avança, essa jornada se torna uma busca por suas próprias independências.| Dia 22, 16h

FILHO DA BABILÔNIA(Son of Baylon, Iraque/Reino Unido/França/Holan-da/Palestina/Emirados Árabes/Egito, 2009, 91 min). Dir.: Mohamed Al-Daradji. Com Yasser Talib, Shazda Hussein, Bashir Al-Majid e outros.

Em 2003, três semanas depois da queda do regime de Saddam Hussein, um menino curdo segue a avó em uma viagem pelo Iraque, em direção à Babilônia. Ela está determinada a descobrir o paradeiro de seu filho, que não retornou da Guerra do Golfo. | Dia 22, 18h

FORA DA LEI(Hors-La-Loi, Argélia/França, 2010, 138 min). Dir.: Rachid Bouchareb. Com Sami Bouajila, Jamel Debbouze, Roschdy Zem e outros.

Depois de perderem a casa da família na Argélia, três irmãos e a mãe se espalham pelo mundo. Com destinos diferentes, só vão se reencontrar em Paris, onde a batalha pela liberdade se inicia.| Dias 22 e 25, 20h

18 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 21: EM CARTAZ

SEGREDOS DOS ENTERRADOS(Dowaha, Tunísia/Suíça/França, 2009, 90 min). Dir.: Raja Ama-ri. Com Hafsia Herzi, Sondos Belhassen, Wassila Dari e outros.

Três mulheres se escondem em uma casa vazia. Quando um casal se muda para lá, a vida delas sofre uma série de perturbações, pois temem serem vistas e seus segredos descobertos.| Dia 26, 16h

Infantojuvenil

CINE DA HORABIBLIOTECA INFANTOJUVENIL MONTEIRO LOBATO | CENTRO | DE 1º A 29 | 4ª | LIVRE | GRÁTIS

Coord.: Instituto Espaço Arterial.

| Todos os filmes são dublados e as projeções têm suporte em DVD.

IRMÃO URSO 2(Brother Bear 2, EUA, 2006, 74 min, animação). Dir.: Ben Gluckl.

Depois de um longo inverno hibernando, urso decide viajar pela floresta com seu irmãozinho. Durante a aventura, uma amiga de infância reaparece e conta que ela precisa se casar seguindo as tradições de sua tribo, mas os espíritos têm outros planos.| Dia 1º, 15h

ENROLADOS(Tangled, EUA, 2010, 92 min, animação). Dir.: Nathan Greno e Byron Howard.

Ao se esconder em uma torre na floresta, um

bandido encontra Rapunzel, princesa que quando bebê fora raptada e aprisionada por uma mulher. Para conseguir fugir do local, a garota pede ajuda ao bandido, em troca pro-mete devolver-lhe uma valiosa tiara roubada por ele. | Dia 8, 15h

DEU ZEBRA(Racing Stripes, EUA, 2005, 84 min). Dir.: Frederik Du Chau. Com Bruce Greenwood, Hayden Penettiere, Caspar Poyck e outros.

Zebra abandonada pelos pais cresce acredi-tando ser um cavalo de corrida. Com a ajuda de seus amigos animais e de uma adolescente, ela tenta fazer com que seu sonho se torne realidade.| Dia 15, 15h

PEQUENOS GRANDES ASTROS 2(Like Mike 2, EUA, 2006, 95 min). Dir.: David Nelson. Com Jascha Washington, Kel Mitchell, Michael Beach e outros.

O dia a dia de um garoto órfão muda comple-tamente quando recebe um tênis mágico que o transforma em grande jogador de basquete, levando-o a jogar com seu ídolo, Michel Jordan. | Dia 22, 15h

ESCOLA DE ROCK(School of Rock, EUA, 2003, 108 min). Dir.: Richard Linkla-ter. Com Jack Black, Joan Cusack, Michael White e outros.

Após ser demitido de sua banda com muitas dívidas, músico finge ser professor e revolucio-na os hábitos de uma escola conservadora.| Dia 29, 15h

Cena do longa dos Emirados Árabes “Cidade da Vida”, de Ali F. Mostafa

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 19

Page 22: EM CARTAZ

SESSÃO INFANTIL NA ROBERTO SANTOSBIBLIOTECA PÚBLICA ROBERTO SANTOS | ZONA SUL | DE 4 A 25 | SÁB. | LIVRE |GRÁTIS

| Todas as projeções têm suporte em DVD.

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE(Charlie and the Chocolate Factory, EUA, 2005, 106 min). Dir.: Tim Burton. Com Johnny Depp, Freddie Highmore, Helena Bonham Carter e outros.

Menino pobre encontra em uma barra de cho-colate um bilhete dourado que lhe dá o direito de conhecer uma fábrica de doces. Outras quatro crianças, superprotegidas pelos pais, também participam dessa visita, mas só uma será escolhida para herdar a indústria. | Dia 4, 16h

A RATINHA VALENTE(The Secret of Nimh, EUA, 1982, 82 min, animação). Dir.: Don Bluth.

A história acompanha uma ratinha tentando salvar sua família das maldades de um fazen-deiro.| Dia 11, 16h

HISTÓRIA SEM FIM(Die Unendliche Geschichte, Alemanha, 1984, 102 min). Dir.: Wolfgang Petersen. Com Barret Oliver, Gerald McRa-ney, Thomas Hill e outros.

Garoto usa sua imaginação para esquecer os aborrecimentos e a recente perda da mãe. Ao entrar em uma livraria, o proprietário lhe mostra um antigo livro de histórias, e o menino viaja através dos contos. | Dia 18, 16h

UM CONTO AMERICANO - FIEVEL VAI PARA O OESTE(An American Tale - Fievel, EUA, 1991, 75 min, animação). Dir.: Phil Nibbelink e Simon Wells.

Atraídos pela promessa de ruas pavimen-tadas de queijo, ratinhos do Bronx, EUA, partem para o Velho Oeste. Fievel, porém, descobre que tudo não passa de um plano que quer transformar todos em “ratosbur-gueres”.| Dia 25, 16h

SESSÃO INFANTIL NA VIRIATO CORRÊABIBLIOTECA PÚBLICA VIRIATO CORRÊA | ZONA SUL | LIVRE | GRÁTIS

| Os dois filmes ganharam Oscar de Melhor Animação, e as projeções têm suporte em DVD.

WALL-E(EUA, 2008, 97 min). Dir.: Andrew Stanton.

Robô solitário, abandonado na Terra, se apaixona por outro recém-chegado que tem a missão de vasculhar o planeta em busca de vida. | Dia 12, 16h

TOY STORY 3(EUA, 2010, 103 min). Dir.: Lee Unkrich.

Andy está prestes a ir para a faculdade e preci-sa se desfazer de seus antigos brinquedos. Um mal-entendido faz com que alguns deles, entre eles seus preferidos, o caubói e o astronauta, sejam doados para uma creche comandada por um terrível ursinho de pelúcia. | Dia 26, 16h

“Toy Story 3”: Oscar de Melhor Animação em 2010

Div

ulg

ação

20 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 23: EM CARTAZ

PEÇA SUMA DAQUI, MENINO ESTREIA NO JOÃO CAETANO

Entra em cartaz dia 25 no Teatro João Caetano, a peça infantil “Suma Daqui, Menino”, resultado da parceria entre a

Cia. Patética, do Brasil, e o Teatro de La Plaza, da Argentina, ambos dedicados ao teatro de animação e que, juntos, criaram o Núcleo Arte Ciência no Palco. A direção e o texto são de Héctor López Girondo e os bonecos, de Miguel Nigro.

“Utilizamos a técnica de manipulação direta, na qual a precisão e a coordenação dos manipuladores são essenciais para ‘dar vida’ aos personagens, visto que um único boneco é movimentado por dois ou até três artistas”, conta Fábio Parpinelli, um dos quatro atores/manipula-dores desta montagem que combina elementos presentes no imaginário infantil, como as viagens no tempo e a invisibilidade.

O espetáculo conta a história de Danilo, uma criança curiosa que, por fazer muitas perguntas, acaba sempre ouvindo dos outros: “Suma daqui, menino! Desapareça!”. Certo dia, ao modificar os circuitos do secador de cabelos da mãe, ele

fica invisível de fato e, na tentativa de solucio-nar o problema, viaja sem querer para o século 19, quando conhece inventores famosos como Thomas Edison e Graham Bell. “Especialmente para as crianças, os bonecos acabam viabilizando um mundo fantástico no qual tudo é possível”, conta o ator-manipulador. “É como se elas vissem sua própria imaginação ampliada, vendo-se e reconhecendo-se no palco.”

Esta é a primeira vez que a montagem será apresentada. “As expectativas para a estreia são as melhores, até porque acreditamos que a peça tem uma qualidade e uma linguagem que agra-darão a todos”, afirma Parpinelli, acrescentando que não só o público tem a aprender com a ence-nação. “Nós do elenco nos divertimos muito nos ensaios, é uma possibilidade de sermos crianças grandes e exercitar nossa imaginação para sur-preender os pequenos a cada novo espetáculo.” | Flávia Costa

| Teatro João Caetano. Zona Sul. De 25/6 a 17/7. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

Espetáculo une a Cia. Patética, do Brasil, e o Teatro de La Plaza, da ArgentinaHéctor López

emcartaz | JUNHO DE 2011 21

teatro e circo

Page 24: EM CARTAZ

Estreia

O ANJO DE PEDRAGrupo Bem Te Vi. Dir. de produção: Rosa Maris. Com João Acaiabe, João Bourbonnais, Ângela de Barros e outros. Trilha Sonora: Carlos Careqa. 100 min. +12 anos.

Sob a imagem de um anjo de pedra, uma mulher reencontra seu amor da infância. Apesar de pensarem o amor de formas diferentes, eles vivenciam uma erupção de sentimentos. | Teatro Paulo Eiró. Zona Sul. Dia 24/6 a 17/7. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10

CIRCUS CCJ: “OS DESCARADOS”Texto e interpretação: Ricardo Napoleão. 70 min. Livre.

O espetáculo é uma viagem imaginária pela história do Brasil desde a colonização. Por meio de personagens como uma índia que não quer ficar em sua tribo e uma professora alemã que desenvolve um método de pandeiro em apostilas, o passado e o presente se misturam em esquetes de stand-up comedy.| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 25, 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes na recepção do CCJ)

HISTÓRIAS COM DESPERDÍCIOSEl Teatro de La Plaza. 50 min. +14 anos.

Catador de lixo utiliza sucatas para relembrar sua vida. Encenação escolhida, em 1993, o Melhor Espetáculo no Prêmio Unima (União Internacional de Marionete).| Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. Dia 17, 20h30. Grátis

ILÍADA & ODISSEIA | RITMO & POESIAIdealização e curadoria: Cacilda Teixeira da Costa. Adapt. literária e composição musical: Max BO (rapper) e DJ Babão. Seleção dos cantos: André Malta.

O musical experimental é resultado de uma seleção de trechos de cantos da “Ilíada” e da “Odisseia”, musicados em rap. Os poemas são apresentados por meio de palavra cantada e ritmada, retomando a tradição oral da poesia na antiguidade.| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dias 17 e 18, 20h| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dia 23, 21h | Teatro Paulo Eiró. Zona Sul. Dia 30, 21h| Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

MANTENHA FORA DO ALCANCE DE CRIANÇASGrupo: (pH2) estado de teatro. Texto: Nicole Oliveira. Dir.: Rodrigo Batista. Com Bruno Caetano, Daniel Mazzaro-lo, Júlia Moretti e outros. Músico: Francisco Lauridsen. 60 min. Livre.

Enquanto o calor toma conta do ambiente, a ausência de copos em um encontro de família traz à tona um passado esquecido. Duas pessoas entram em conflito ao mesmo tempo em que as outras celebram a chegada do verão dançando em um chão coberto de copos quebrados.| Centro Cultural São Paulo – Espaço Cênico Ademar Guer-ra. Centro. De 23/6 a 24/7. 5ª a sáb., 21h. Dom., 20h. R$ 10

NIKLASSTRASSE, 36Cia. dos Imaginários. Dramaturgia: René Piazentin e grupo. Dir.: René Piazentin. Com Aline Baba, Luana Frez, Mariana Viana e outros. 60 min. +12 anos.

Baseado na obra máxima de Franz Kafka,

Rapper Max BO (à esq.) e DJ Babão estão no musical “Ilíada & Odisseia | Ritmo & Poesia”

Serg

io Z

eig

ler

22 JUNHO DE 2011 | emcartaz

teat

ro e

cir

co

Page 25: EM CARTAZ

“A Metamorfose”, o espetáculo recria a atmosfera do conto por meio de fragmentos narrados pelas personagens, mostrando a situação do protagonista sob diferentes olhares. | Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 3 a 26. 6ª a sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10

45 MINUTOSTexto: Marcelo Pedreira. Dir.: Roberto Alvim. Com Caco Ciocler. 60 min. +14 anos.

Veja destaque ao lado.| Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho. Centro. De 30/6 a 14/8. 5ª a sáb., 21h. Dom., 20h. R$ 20

REBOLATexto: Marcelino Freire. Dir.: Gabriel Pinheiro. Com Olívia Araújo.

O monólogo apresenta um conto de Freire e conta a história de uma garota africana que viaja escondida no porão de um navio na esperança de se tornar jogadora de futebol no Brasil. | Biblioteca Pública Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 29, 14h30. Grátis| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 29, 20h. Grátis

O SENHOR ANEDOTASTexto, dir. e interpretação: Claudio Cunha. 70 min. +14 anos.

Veja destaque na página 25.| Teatro Arthur Azevedo. Zona Leste. De 17/6 a 10/7. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10

VIS MOTRIXCia. Imago Teatro de Animação. Livre.

Ludicamente, o espetáculo traz para a cena um boneco que reproduz, de forma sensível e poética, situações do cotidiano.| Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. Dia 3, 20h30. Dia 5, 11h. Grátis

CCSP APRESENTA MONÓLOGO COM CACO CIOCLER

O que faria um ator quando levado ao palco para entreter o público durante quase uma hora? Para dar um exemplo

de como essa questão poderia ser respondida, o Centro Cultural São Paulo recebe, a partir do dia 30, o ator Caco Ciocler no monólogo “45 Minutos”.

Com direção de Roberto Alvim e texto de Marcelo Pedreira, a peça, ao contrário do que o nome supõe, tem 60 minutos de duração, e mostra um ator que, sozinho em cena, deseja ardentemente não estar lá. Sem trama ou personagens nos quais possa se amparar, ele é obrigado a apresentar algo para a plateia e procura, desesperadamente, meios de preen-cher o tempo, propondo, paralelamente, uma reflexão sobre o lugar e o significado do teatro nos dias de hoje.

Indicada para maiores de 14 anos, a encenação pode ser vista até dia 14 de agosto, com apresentações de quinta-feira a domingo e ingresso a R$ 20.| Flávia Costa

| +14 anos. Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho. Centro. De 30/6 a 14/8. 5ª a sáb., 21h. Dom., 20h. R$ 20

Em “45 Minutos”, Ciocler vive um ator que tem que entreter o público sem texto fixo ou personagens

Gu

ga

Mel

gar

emcartaz | JUNHO DE 2011 23

teat

ro e

cir

co

Page 26: EM CARTAZ

Em cartaz

DCC - ENCONTROS ALEATÓRIOS ENTRE ATORES E DRAMATURGOSConcepção, coord. e apresentação: Claudia Schapira e Ana Roxo (diretoras teatrais e dramaturgas). 180 min. +14 anos.

Evento teatral que ocorre na última quarta- -feira do mês, focado na dramaturgia concisa, viva e abrindo espaço para que novos e velhos autores possam mostrar seus trabalhos. Tudo é sorteado na hora: o dramaturgo, os atores que lerão seu texto, quem improvisa etc. Um DJ sonoriza o local, ambientado como um cabaré contemporâneo de dramaturgia. | Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Dia 29, 20h. Grátis

GUARDA-CHUVA POÉTICONúcleo Absurda Confraria. 90 min. Livre.

Quatro palhaços munidos de guarda-chuvas levam poesia para o público. | Biblioteca Pública Adelpha Figueiredo. Zona Leste. Dia 2, 14h. Grátis| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 11, 14h30. Grátis| Biblioteca Pública Érico Veríssimo. Zona Norte. Dia 17, 14h. Grátis

ÔNIBUS-BIBLIOTECA: “SILIBRINA”Roteiros do ônibus biblioteca recebem a encenação “Silibrina”, do Núcleo Pé de Zamba. O espetáculo, gratuito, envolve brincadeiras tradicionais, como trava-línguas, adivinhas e mímicas; curiosidades sobre livros, sua origem e sua importância, além do ensino de dança popular. Confira os roteiros:| São Miguel Paulista I – Rua Adão Manoel, em frente à

Praça Nossa Senhora Aparecida. Zona Leste. Dia 1º, 11h| Parque São Rafael – Av. Baronesa de Muritiba, altura do nº 750. Zona Leste. Dia 3, 11h| Cidade Líder – Praça José Ênio Silveira, s/nº. Zona Leste. Dia 5, 11h| Jardim Colorado – Rua Lázaro Gonçalves Fraga, s/nº. Zona Leste. Dia 9, 11h| Av. Dona Belmira Marim, 3.865. Zona Sul. Dia 10, 11h| Itaim Paulista – Rua Paulo Tapajós, altura do nº 210. Zona Leste. Dia 11, 11h| Vila Medeiros – Praça Augusta Vitória, s/nº. Zona Norte. Dia 12, 11h| Jardim Ângela – Estrada do M’Boi Mirim, altura do nº 4.250. Zona Sul. Dia 14, 11h| Jardim Primavera – Praça João Beiçola da Silva, altura do nº 700. Zona Sul. Dia 17, 11h| Vila Andrade – Rua das Belezas, s/nº (Praça Arariba). Zona Sul. Dia 19, 14h| Parque do Carmo – Rua Joaquim Meira de Siqueira, s/nº. Zona Leste. Dia 24, 11h| Vila Cachoeirinha – Rua Professor José Soares de Mello, s/nº. Zona Norte. Dia 25, 11h| Cidade Tiradentes – Av. dos Metalúrgicos, s/nº. Zona Leste. Dia 26, 11h| Vila São José – Praça Boemmer Roschel, s/nº. Zona Sul. Dia 29, 11h| Vila Penteado – Praça Luiz José Junqueira Freire, s/nº. Zona Norte. Dia 30, 11h| Grátis

Últimos dias

BANDA HAMLETTexto: Lucienne Guedes. Dir.: Danilo Grangheia. Com Lucienne Guedes, Luís Mármora, Gabriel Carmona e outros. 90 min. Livre.

Musical encenado por integrantes de diferentes coletivos teatrais mostrando uma banda de mortos vivos “ressuscitando” para fazer seu último show. | Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Até dia 22. 4ª, 19h30. R$ 20

“A Feia” pode ser vista até dia 3 de julho no Teatro Zanoni Ferrite

Polin

e Ly

s

24 JUNHO DE 2011 | emcartaz

teat

ro e

cir

co

Page 27: EM CARTAZ

A FEIACia. T.A.M.T.A - Tudo Ao Mesmo Tempo Agora. Texto: Cleide Piasecki. Dir.: Jairo Mattos. Com Alessandra Velho, Aline Abovsky, Edgard Jordão e Miguel Hernandez. 80 min. +14 anos.

A peça acompanha a história de uma menina feia e mostra o que pode acontecer quando uma pessoa não se encaixa nos padrões de beleza estabelecidos. | Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Até dia 3/7. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 10

FLORILÉGIOTexto: Mira Haar, Carlos Moreno e Elias Andreato. Dir.: Elias Andreato. Com Mira Haar e Carlos Moreno. Dir. musi-cal e teclados: Jonatan Harold. 60 min. +10 anos.

Musical em que são interpretadas canções da década de 1950, escritas por compositores como Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Carlos Gardel e Edith Piaf.| Teatro Paulo Eiró. Zona Sul. Até dia 19. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10

GARDÊNIA “El Otro” Núcleo de Teatro. Dramaturgia: Ana Roxo. Con-cepção e interpretação: Cybele Jácome e Luís Mármora. Dir.: Marat Descartes. 80 min. +12 anos.

Livremente inspirada em “O Amor nos Tempos do Cólera”, de Gabriel García Márquez, a peça transpõe para o palco os encontros e desencon-tros de um casal, da juventude à velhice.| Teatro João Caetano. Zona Sul. Até dia 26. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10

MEUTEUNOSEU & CONVIDADOS - STAND-UP COMEDY E OUTROS SURTOSCia. de Comédia Meuteunoseu. Texto e dir.: Regis Folco. Com o grupo e convidados. 80 min. +14 anos.

O show humorístico mescla stand-up, improvi-sos e esquetes com personagens para debo-char sobre a vida no escritório, o enredo das

CLÁUDIO CUNHA É O SENHOR ANEDOTAS

Seguindo literalmente a máxima do dramaturgo Bertolt Brecht que afirma-va: “Divertir é a mais nobre função do

teatro”, Cláudio Cunha estreia, dia 17, no Teatro Arthur Azevedo, o espetáculo “O Senhor Anedo-tas”. Na peça, ele faz uma análise do riso, desde a encenação até a catarse cômica.

Em seu currículo de humor, Cunha traz a experiência de 30 anos de andanças por todo o Brasil com a peça “O Analista de Bagé”, adaptação do sucesso literário de Luis Fernando Veríssimo.

Em 1998, alcançou dois recordes no “Guin-ness Book”: como a peça de teatro encenada por mais tempo e como o ator que por maior período seguido representou o mesmo personagem. “Foi um verdadeiro exercício de palco. Eu trabalhei nos melhores teatros, mas improvisei em cidades onde as pessoas não sabiam que existia peça com atores interpretando na frente delas”, revela Cunha. Depois desse período, ele resolveu criar e produzir um texto no qual compartilhasse essas experiências. A nova encenação traz elementos de metalinguística ao fazer piada falando de piada. “Eu costumo dizer que a anedota não tem autoria, ela é uma piada comum que já foi incorporada por todos nós”.

| Bárbara Ferreira

| +14 anos. Teatro Arthur Azevedo. Zona Leste. De 17/6 a 10/7. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10

Monólogo de Cláudio Cunha traz elementos de metalinguagem ao falar de piada sobre piada

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 25

teat

ro e

cir

co

Page 28: EM CARTAZ

novelas, os contrastes entre homem e mulher e outros assuntos.| Teatro Arthur Azevedo. Zona Leste. Até dia 30. 5ª, 21h30. R$ 20

A VIRGEM AOS 40.COM Texto: Aziz Bajur. Dir. e adapt.: Miriam Lins. Com Aldine Müller e Rafael Fernandes. 70 min. +12 anos.

No dia de seu aniversário, Norma se dá um presente inusitado: um acompanhante. A partir daí, situações engraçadas vão se desen-rolando.| Teatro Arthur Azevedo. Zona Leste. Até dia 12. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10

Infantojuvenil

Estreia

ANDERSEN SEM PALAVRASGrupo Caleidoscópio. Texto e dir.: João Bresser. Atores-manipu-ladores: Cássia Carvalho, Lenita Ponce, Cristina Rasec e Valter Valverde. Trilha original: André Abujamra. 40 min. Livre.

Foram reunidos cinco contos de Hans Christian Andersen: “O Patinho Feio”, “Soldadinho de Chumbo”, “Os Namorados”, “A Pequena Ven-dedora de Fósforos” e “O Sapo”. Em teatro de sombras, o espetáculo não usa palavras, mas somente imagens como um filme mudo.| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 4 a 26. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

CANTOS E CAUSOS DE ASSOMBRAÇÃOCia. Tempo de Brincar. Livre.

Por meio de histórias de assombração pre-sentes em contos e cantigas tradicionais que fazem parte do cotidiano, o espetáculo discute o mistério da vida e da morte.| Biblioteca Pública Padre José de Anchieta. Zona Norte. Dia 12, 11h. Grátis

100 MAIS NEM MENOSCia. Noz de Teatro, Dança e Animação. Dir.: Anie Velter. Livre.

A encenação não usa texto verbal, mas uma téc-nica original de animação de objetos, brincadei-ras folclóricas e temas do cancioneiro popular.| Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. Dia 26, 11h. Grátis

E SE AS HISTÓRIAS FOSSEM DIFERENTES?Cia. Truks. Livre.

Utilizando técnicas de animação de figuras planas associadas à projeção de imagens, o espetáculo conta duas histórias que discutem questões importantes para a infância.| Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. Dia 12, 11h. Grátis

PIPISTRELLOGrupo Seres de Luz. Livre.

História de um títere-clown que vive um amor à primeira vista, e tenta de várias maneiras conquistar a amada.| Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. Dia 19, 11h. Grátis

SUMA DAQUI, MENINO!Núcleo Arte Ciência no Palco (Teatro de la Plaza e Cia. Patética). Texto e dir.: Héctor López Girondo. Atores-mani-puladores: Fábio Parpinelli, Lanna Moura, Neto Medeiros e Rosana Serra. 50 min. Livre.

Veja destaque na página 21.| Teatro João Caetano. Zona Sul. De 25/6 a 17/7. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

Em cartaz

COISAS DE SACICia. Tempo de Brincar. 50 min. Livre.

O espetáculo musical narra a história de um

Texto de Maria Clara Machado, “O Cavalinho Azul” fica em cartaz até dia 26 no Teatro Paulo Eiró

Eziê

Mo

led

a

26 JUNHO DE 2011 | emcartaz

teat

ro e

cir

co

Page 29: EM CARTAZ

menino que passa uma noite de aventuras na companhia do Saci Pererê. | Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 2, 14h. Grátis| Biblioteca Pública Anne Frank. Zona Oeste. Dia 4, 11h. Grátis| Biblioteca Pública Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 5, 11h. Grátis| Biblioteca Pública Cora Coralina. Zona Leste. Dia 19, 11h. Grátis

PLANETA PÉ-DE-ÁGUACom Milton Aguiar. 80 min. +5 anos.

Com tantos desmatamentos e queimadas, toda a natureza está sofrendo. Por conta disso, as nascentes dos rios estão secando e o perso-nagem Pé-de-água anda meio sumido. Quem conta essa história é o Eco Palhaço.| Bosque da Leitura do Parque Ibirapuera. Zona Sul. Dia 5, 14h30. Grátis

SHAKE, SHAKE, BABYCia. Prosa dos Ventos. 50 min. +3 anos.

O espetáculo é baseado em 15 canções inspi-radas em obras de Willian Shakespeare, como “Hamlet”, “Othello”, “Noite de Reis” e “Conto de Inverno”.| Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 18, 16h. Grátis

Últimos dias

O CAVALINHO AZULRepública Ativa de Teatro. Texto: Maria Clara Machado. Dir.: Rodrigo Palmieri. Com João de Deus, Jeferson Dessot-ti, Nathalia Neme e outros. 60 min. Livre.

O narrador João de Deus conta a história de um garoto pobre, sonhador e apaixonado por um pangaré que acredita ser um belo cavalo azul capaz de cantar, dançar e voar. Seus pais vendem o animal, e o garoto sai a sua procura, vivendo grandes aventuras.| Teatro Paulo Eiró. Zona Sul. Até dia 26. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

GAZINHACia. dos Ditos Cujos. Dir.: Sidmar Gomes. Com André Greco e Fábio Joaquim. 50 min. +3 anos.

Nael, de origem árabe, e Daniel, de origem judaica, têm seus quintais separados por uma cerca e duelam pela posse de um ovo de galinha.| Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Centro. Até dia 19. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

MONJALÉUCia. da Tribo. Texto, dir. e interpretação: Wanderley Piras. 40 min. Livre.

Jovem destemido decide procurar suas irmãs

desaparecidas. Nessa busca, encontra persona-gens fantásticos da cultura europeia que lhe ajudam a derrotar um terrível monstro.| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Até dia 3/7. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

SHAKESPEARE AMARROTADOCia. Caso de Matraca. Roteiro do grupo baseado nos originais de “Guerreiros da Bagunça”, de Guto Grecco, e de “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare. Dir.: Da-goberto Feliz. Com Bia Borin, Fabiano Amigucci, Luciana Ramanzini e outros. 55 min. Livre.

Dois palhaços acadêmicos debatem em um simpósio sobre quem é o autor da mais univer-sal história de amor: “Romeu e Julieta”. Para defender seus pontos de vista, cada um encena sua versão da trama shakespeariana com a participação de duas atrapalhadas produtoras. | Teatro João Caetano. Zona Sul. Até dia 19. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

A VIAGEM DE ULTRA-VIOLETANúcleo Vendaval de Teatro. Texto e dir.: Fábio Supérbi. Com Carol Caetano, Daniel Martire, Milena Filócomo e Vander Lins. 50 min. Livre.

Heroína faz viagens fantásticas montada em seu pássaro gigante e, ao cair, descobre uma misteriosa fazenda. | Teatro Arthur Azevedo. Zona Leste. Até dia 5. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

Cia. Truks encena “E se as Histórias Fossem Diferentes”

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 27

teat

ro e

cir

co

Page 30: EM CARTAZ

SHOWS NO CCJ IRONIZAM ODIA DOS NAMORADOS

“Quando se está apaixonado, o dia dos namorados é uma ocasião especial para a troca de carinhos e presentes.

Mas, se a relação está desgastada ou pautada por ciúmes ou traições, é uma data que a gente prefere esquecer”, diz a cantora Vanusa, que já foi casada sete vezes e, há dois anos, por opção, não namora. Ela, que por duas vezes na década de 1970 foi eleita a Rainha da Televisão e consi-derada a Musa do Iê-iê-iê, é uma das convida-das do show “Eu Odeio o Dia dos Namorados”, marcado para o dia 12, às 18h, no anfiteatro do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ). Nas músicas interpretadas pela cantora, as letras falam de relações não resolvidas, como em “Paralelas”, de Belchior; de desilusões amorosas, como em “Sonhos de um Palhaço”, de Antônio Marcos e Sérgio Sá; de memórias sofridas, como em “Mensagem”, de Cícero Nunes e Aldo Cabral, e de remorsos pelo fim de um caso, como em “Manhãs de Setembro”, da própria Vanusa e Mário Campanha.

A ideia de fazer um espetáculo para solitá-rios, desiludidos ou mal-amados no próprio dia dos namorados foi de Rodrigo de Araújo, curador e produtor cultural do CCJ. “Mas não pensem

que é um show para baixo, tipo dor de cotovelo”, avisa ele. “Ao contrário, vamos apresentar algo divertido e irreverente, ironizando um pouco a ‘melosidade’ exagerada, explorada pela mídia e pela publicidade a respeito da data”. Para isso, além de Vanusa, a programação eclética conta com a presença da banda Daniel Belleza & Os Corações em Fúria, com suas letras cínicas e um rock despojado dos anos 90, e do gaúcho Wander Wilder, que mostrará seu estilo punk-brega.

Além da música e diversão, o CCJ pretende que a ocasião seja motivo para reflexão sobre o amor, os encontros e desencontros, e sobre o pa-pel da mulher e do homem nos relacionamentos em geral. Dessa forma, antecipando as apresen-tações, ocorre no Espaço Sarau mais uma edição da série Café Cultural, que desta vez trata do tema “Desvios do amor: prisão ou liberdade?”. Para falar sobre o assunto, foi convidada a escritora e profes-sora de Filosofia Márcia Tiburi, ex-participante do programa Saia Justa, do canal GNT.

| Gilberto De Nichile

| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Zona Norte. Dia 12. Palestra (espaço sarau), 16h. Shows (anfiteatro), 18h. Grátis

Cantora Vanusa é convidada de “Eu Odeio o Dia dos Namorados”

Div

ulg

ação

28 JUNHO DE 2011 | emcartaz

música popular

Page 31: EM CARTAZ

ENCONTROS MUSICAIS EMIAA Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) promove, na Sala Olido, um encontro de corais e um concerto com sua orquestra infantojuvenil.| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 18, 11h (corais) e 16h (orquestra). Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

FLÁVIA BITTENCOURT Lançando o CD “Todo Domingos”, a cantora traz canções como “Lamento Sertanejo”, “Eu Só Quero um Xodó” e “De Volta Pro Aconchego”, entre outras em homenagem ao compositor Dominguinhos.| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 4, 18h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

GRUPO VOCAL CARPE DIEMNeste show, serão interpretados vários tipos de música com a utilização apenas da voz. | Biblioteca Pública Anne Frank. Zona Oeste. Dia 4, 14h30. Grátis

ORQUESTRA BRASILEIRA DE MÚSICA JAMAICANA O conjunto apresenta clássicos da música bra-sileira como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barro-so; trecho de “O Guarani”, de Carlos Gomes; e “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 19, 18h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

PESQUISA DA VIOLA CAIPIRIA Com João Araújo.

Com dois CDs e um DVD lançados, Araújo faz releituras de grandes obras da música regional brasileira, e apresenta em seu repertório canções como “Amanheceu, Peguei a Viola”,

de Renato Teixeira; “Comitiva Esperança”, de Almir Sater e José Jorge; e “Preta Pretinha”, de Moraes Moreira.| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Dia 9, 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

TRIBUTO A RITA LEECom Medusa Trio e Débora Paiva.

Neste show em homenagem à rainha do rock, a banda traz clássicos como “Nem Luxo, Nem Lixo”, “Agora Só Falta Você” e “Baila Comigo”.| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Dia 23, 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

BANDAS DE CÁBIBLIOTECA PÚBLICA CASSIANO RICARDO | PRAÇA DA BIBLIOTECA | ZONA LESTE | SÁB. | GRÁTIS

Resgatando a tradição das bandas de coreto, a programa-ção de junho da Biblioteca Temática em Música Cassiano Ricardo levará para a praça em frente três bandas.

ORQUESTRA DE SOPROS DE LENÇÓIS PAULISTARegência: Marcelo Maganha.

Apresentação de repertório específico para banda sinfônica, para orquestra sinfônica adaptada, além de composições escritas para big band.| Dia 11, 17h

ORQUESTRA CONTINENTAL JAZZRegência: Fábio Lopes.

Apresentação de releituras com repertórios da Bossa Nova, de Roberto Carlos, de Os Beatles e de Frank Sinatra.| Dia 18, 17h

Flávia Bittencourt faz show de lançamento do CD “Todo Domingos”, em homenagem a Dominguinhos

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 29

Page 32: EM CARTAZ

BANDA PARALELAEm seu show bem-humorado, a banda mescla trilhas sonoras de desenhos animados, jingles, sucessos da Discoteca, MPB, entre outros. | Dia 25, 17h

ESPECIAL: EU ODEIO O DIA DOS NAMORADOS

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ZONA NORTE | SÁB. | GRÁTIS

Veja destaque na página 28.

CAFÉ CULTURAL: “DESVIOS DO AMOR: PRISÃO OU LIBERDADE?”Com Márcia Tiburi (ex-integrante do programa Saia Justa do canal GNT, filósofa e autora de livros como “As Mulhe-res e a Filosofia” e “O Corpo Torturado”).| Espaço Sarau. Dia 12, das 16h às 18h

SHOW: SEU AMOR NÃO VALE NADA Com a banda Daniel Bellezza & Os Corações em Fúria, formada por Daniel Belleza (vocais), Johnny Monster (gui-tarra), Joe Klenner (baixo) e Jeff Molina (bateria); o cantor gaúcho Wander Wildner e a cantora Vanusa.| Anfiteatro. Dia 12, 18h

ESPECIAL NO CORREDOR DA OLIDOGALERIA OLIDO | TÉRREO | CENTRO | 6ª | DAS 17 ÀS 17H40 | GRÁTIS

Apresentações às sextas-feiras, após o expediente, na passagem interna da Galeria (entre a Rua Dom José de Barros e a Avenida São João).

| Não é necessário retirar ingresso.

MUSTACHE E OS APACHES Banda apresenta seu repertório de covers: “Just a Gigolo/Ain`t Got Nobody”, “Belleville Rendez-Vous”, “Smokey` Joe’s Cafe”, entre outras.| Dia 3

GLORYA RYOS A artista interpreta canções de vários compo-sitores, entre elas “Teco Teco”, de Pereira da Costa e Milton Vilela; “Cajuína”, de Caetano Veloso; e “Isso Aqui Tá Bom Demais”, de Nando Cordel e Dominguinhos.| Dia 10

DENIS MARINHO Com carreira iniciada nos anos 80, o artista traz em seu repertório canções como “Do Mundo Nada se Leva”, de Belmonte e Jorge Paulo; “Saudade de Minha Terra”, de Goia e Belmonte; e “Dama de Vermelho”, de Alair Pires.| Dia 17

QUARTA NA VITRINEGALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | 4ª | GRÁTIS

| Não é necessário retirar ingresso.

TRIO MARRONO trio apresenta o autêntico forró de raiz e interpreta canções como “Forró Reveillon”, de Zezum; “A Poeira Voa”, de Anastácio Nunes e Rosiniuda; e “Amor Doce”, de Anastácia.| Dias 1º, 8, 15, 22 e 29, 19h

Banda Paralela se apresenta na praça em frente à Biblioteca Temática em Música Cassiano Ricardo

Dan

i Gu

rgel

30 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 33: EM CARTAZ

QUINTA DO SAMBA ROCK GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | 5ª | GRÁTIS

| Não é necessário retirar ingresso.

ZUCASA banda apresenta clássicos de grandes mestres brasileiros, como “Tiro ao Álvaro” e “Saudosa Maloca”, de Adoniran Barbosa; e “Gostava Tanto de Você”, de Tim Maia.| Dias 2, 9, 16, 23 e 30, 19h

QUINTA NA FAIXACENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA ADONIRAN BARBOSA | CENTRO | 5ª | GRÁTIS

| Retirar ingresso na semana da cada apresentação.

SANFONIASO grupo alia a sonoridade nordestina ao chorinho. | Dia 2, 19h

MARCIO LUGÓO cantor e compositor paulistano lança seu primeiro disco, “Desacelera”. | Dia 9, 19h

RICARDINHO PARAÍSOO contrabaixista interpreta música brasileira moderna.| Dia 16, 19h

LA MADRE DEL BORREGO (ARGENTINA)Incorporando o trompete e o acordeão à formação clássica de uma banda de rock, o conjunto argentino apresenta uma fusão latina

com elementos da cumbia e do tango argenti-nos, do ska jamaicano, do rock de La Plata, da murga carnavalesca e do candombe. | Dia 23, 19h

CAVIARS BLUES BANDO grupo interpreta clássicos do blues rock, do blues de Chicago e composições próprias. | Dia 30, 19h

ROCK NA VITRINE GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | SÁB. | +12 ANOS | GRÁTIS

Curadoria: Luiz Calanca (selo Baratos Afins).

O projeto permanente convida bandas independentes para se apresentarem no segundo sábado de cada mês na Vitrine da Dança.

| Não é necessário retirar ingresso.

MIZZY TRIOCom Diogo Oliveira (guitarra e voz), Marcião Gonçalves (baixo e backing vocal) e Ivan Scartezini (bateria).

Grupo formado em 2006 por artistas paulistas oriundos de bandas independentes, como Pe-dra e Tomada, traz em seu repertório clássicos dos anos 60, como “Taxman”, de Lennon e McCartney; “Honky Tonk Women”, de Jagger e Richards e “Foxy Lady”, de Hendrix.SANGUECom Kiko Muller (voz), Michel Leme (guitarra), Fabio Zaganin (baixo) e Paulo Zinner (bateria).

Recém-separados da banda Golpe de Estado, Paulo Zinner e Kiko Muller se juntam a velhos amigos da EM&T e resgatam de sua própria bagagem clássicos dos anos 70, como “Pando-ra”, de Fabio Zagani; “Superstar”, da Banda Sangue; e “Espadas Afiadas”, de Michel Leme.

Banda Mustache e os Apaches se apresenta dia 3, às 17h, no corredor da Galeria Olido

Cis

co V

asq

ues

emcartaz | JUNHO DE 2011 31

Page 34: EM CARTAZ

THE SUMAN BROTHERS BANDCom Chico Suman (voz e guitarra), Vitor Suman (baixo e backing vocal) e Pedro Silva (bateria e backing vocal).

A banda conta a história do blues e do rock’n’roll por meio de composições em home-nagem aos ídolos. Fazem parte do repertório canções como “If Just for One Day”, “On My Way to the Ferry Boat” e “Good Jesus Help Mi”, de Chico Suman e Vitor Suman.| Shows seguidos. Dia 11, 18h (a ordem das apresentações é decidida na hora)

SEXTA SONORACENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ANFITEATRO | ZONA NORTE | 6ª | GRÁTIS

| Retirar ingresso uma hora antes na recepção do CCJ.

TUNABanda de punk rock avessa a rotulações.| Dia 3, 20h

FOLKERIA APRESENTA: JAMES ORR COMPLEX (ESCÓCIA) (*)Projeto solo do escocês Chris Mack que transita entre o folk de Nick Drake e o experimentalis-mo de John Fahey. O sucesso de seu trabalho, lançado pela gravadora escocesa Rock Action, o levou a tocar com nomes como Cat Power, Boonie “Prince” Billy e Shellac.| Dia 10, 20h

LA MADRE DEL BORREGO (ARGENTINA)Incorporando o trompete e o acordeão à formação clássica de uma banda de rock, o conjunto apresenta uma fusão latina com elementos da cumbia e do tango argentino, do ska jamaicano, do rock de La Plata, da murga

carnavalesca e do candombe.| Dia 24, 20h

SHOWS AO MEIO-DIACENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA ADONIRAN BARBOSA | CENTRO | 6ª | GRÁTIS

Shows de artistas da música popular e instrumental em apresentações concebidas especialmente para esta série.

| Não é necessário retirar ingresso.

JULIANA KEHLMistura de MPB tradicional e pop. | Dia 3, 12h30

RENATO CONSORTE GRUPOO guitarrista, compositor e produtor musical apresenta seu novo trabalho, “Contos Melódi-cos, Ritmos Poéticos”. | Dia 10, 12h30

IONE PAPAS A cantora interpreta samba de roda da Bahia e ijexá tocado e cantado pelos blocos afros do carnaval baiano. | Dia 17, 12h30

GUILHERMOSO WILD CHICKEN| Dia 24, 12h30

SHOWS NO AUDITÓRIOAUDITÓRIO IBIRAPUERA | ZONA SUL

CORO LUTHER KINGDir. artística: maestro Martinho Lutero Galati.

Em 2011, o coral dá continuidade à série de concertos “Cantador, Só Sei Cantar”.| Foyer. Dia 4, 18h. Grátis

Banda chilena Mostro faz show gratuito no Centro Cultural São Paulo

Div

ulg

ação

32 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 35: EM CARTAZ

JAZZ SINFÔNICA + TANGO| Plateia. Dias 17 e 18, 21h. R$ 30

MARIO ADNETLançamento do CD “+Jobim Jazz” (Biscoito Fino) que apresenta uma seleção de 13 temas que cobrem 39 anos de carreira do compositor Tom Jobim, como “O Barbinha Branca” (1955) e “Luiza” (1994).| Dia 26, 19h. R$ 30

SHOWS NO CCSPCENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA ADONIRAN BARBOSA | CENTRO

| Para os shows com entrada franca, a retirada de ingressos será na semana da apresentação.

ELIO CAMALLELançamento do CD/DVD “Receita”, com influên-cias do country e do blues. | Dia 3, 19h. Grátis

APANHADOR SÓ A famosa banda de Porto Alegre (RS) apresenta canções de seu álbum homônimo de estreia, além de composições inéditas como “Na Ponta dos Pés” e “Torcicolo”.| Dia 4, 19h. R$ 1

ELO DA CORRENTE/LURDES DA LUZ O grupo Elo da Corrente mostra seu rap marcado pela psicodelia e pela música brasileira. A MC e cantora Lurdez da Luz traz elementos da música negra com essência no hip-hop, passando por toques de jazz e ritmos jamaicanos. | Dia 5, 18h. R$ 15

ROGÉRIO SKYLAB Show de lançamento do CD “Skylab X, o Último Suspiro de um Cadáver”. | Dia 11, 19h. Dia 12, 18h. R$ 20

MOSTRO (CHILE)A banda vinda dos Andes chilenos apresenta show pop lapidado por jazz, hardcore e samba. | Dia 17, 19h. Grátis

KEVIN DRUM (EUA)Com laptops, sintetizadores analógicos e experi-mentos na guitarra, Drumm faz uma apresenta-ção de música improvisada ao lado do brasileiro Carlos Issa e seu projeto Objeto Amarelo. | Dia 19, 18h. Grátis

TEST E O INIMIGOFiguras conhecidas do underground nacional, o baterista Barata (D.E.R.) e o guitarrista e voca-lista João Kombi (Are You God?) formam o duo Test. O Inimigo é uma banda punk rock paulis-tana e conta com integrantes e ex-membros de conjuntos como Ratos de Porão e CPM22. | Dia 26, 18h. R$ 10

TERÇA DE SAMBAGALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | 3ª | GRÁTIS

| Não é necessário retirar ingresso.

CHOCOLATTE CANTA PARTIDO ALTONo show, o músico apresenta canções autorais e sambas de partido alto, como “Quem Faltava Chegar”, de Dida e Everaldo da Viola; “Tô Bem Chegado”, de Lucio Martins; e “Pisa na Barra da Saia”, de Xangô da Mangueira e Rubens Gerade.| Dias 7, 14, 21 e 28, 19h

Chocollate canta partido alto na Vitrine da Dança da Olido todas as terças-feiras de junho, às 19h

Fab

io C

hib

a

emcartaz | JUNHO DE 2011 33

Page 36: EM CARTAZ

Passado e presente se encontram a todo o momento na história do Theatro Munici-pal de São Paulo. Às vésperas de comple-

tar 100 anos –foi inaugurada em 12 de setembro de 1911–, a principal casa lírica da cidade retorna à cena cultural restaurada e modernizada.

Ao mesmo tempo em que o prédio remonta ao original do século passado, técnicas moder-nas foram aplicadas em seu restauro, como, por exemplo, a escaiola que dá acabamento com aspecto de mármore às paredes do saguão de entrada. No restaurante, pinturas murais foram recuperadas e cercam o novo mobiliário criado pelos Irmãos Campana. As poltronas, cortinas e passadeiras que ornam o hall e a sala de espetá-culos voltam a exibir a cor vermelha.

Restaurado e modernizadoIniciadas em 2008, as obras de restauro,

realizadas com recursos do Banco Interamerica-no de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de São Paulo, contemplam a recomposição de 25 conjuntos de vitrais, pinturas murais, douramen-tos, tapeçaria e tratamento das estruturas de madeira. No arenito da fachada revitalizada, foi aplicado um produto impermeabilizante.

O palco recebeu atualização tecnológica. Entre as principais mudanças estão a automatização e o aumento da capacidade do sistema de varas e a ampliação do fosso da orquestra (para saber mais, leia Ladeira da Memória na página 70).

Palco privilegiadoUm dos principais símbolos da capital, o Theatro

serviu de palco para grandes eventos, como a Se-mana de Arte Moderna de 1922, além de ter recebi-do renomados artistas nacionais e estrangeiros. Do pianista Arthur Rubinstein até os bailarinos Isadora Duncan e Mikhail Baryshnikov e os cantores líricos Enrico Caruso, Maria Callas e Renata Tebaldi, entre outros ícones de seu tempo, muitos profissionais integraram a programação a cada ano.

Desta vez, não poderia ser diferente. A tempo-rada 2011 do Municipal traz de volta seus corpos artísticos para apresentações de diversos espe-táculos inéditos e anuncia a montagem de cinco óperas: “A Menina das Nuvens”, de Heitor Villa-Lobos, em agosto; “Rigoletto”, de Giuseppe Verdi, em setembro; “L’Enfant et les Sortilèges” (O Menino e os Sortilégios), de Maurice Ravel, em outubro; “A Valquíria”, de Richard Wagner, em novembro; e “O Morcego”, de Johann Strauss, em dezembro.

O NOVO MUNICIPALApós obras de restauro e modernização, patrimônio cultural prestes a completar 100 anos reabre dia 12 de junho e inicia a temporada de 2011 com concertos

Cortinas e passadeiras voltam a ser vermelhas

Sylv

ia M

asin

i

34 JUNHO DE 2011 | emcartaz

música erudita

Page 37: EM CARTAZ

Concertos de reaberturaEm junho, a programação será de concertos.

Na reabertura do Theatro, dia 12, às 21h, a Or-questra Sinfônica Municipal (OSM), o Coral Lírico e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo interpretam peças de Radamés Gnattali, Ronaldo Miranda e Ralph Vaughan-Williams, ao lado de um grupo de solistas líricos composto por Céline Imbert, Claudia Riccitelli, Rosana Lamosa, Mar-cello Vanucci, entre outros.

A OSM faz, ainda, três apresentações ao longo do mês, dias 17, 24 e 26. No primeiro con-certo, às 21h, o conjunto divide o palco com Coral Paulistano. Sob a regência de Stefan Lano e com Boris Belkin no solo de violino, o programa terá três temas de Brahms: “Nänie”, “Concerto para Violino Op.77” e “Sinfonia nº 1”.

Nos dias 24, às 21h, e 26, às 11h, o pianista russo Konstantin Scherbakov é o solista convi-dado da OSM em concerto regido pelo maestro tcheco Jiri Malat. No programa está a Abertura “Carnaval Romano”, de Dvórak, seguido pelo “Concerto para Piano nº 1”, de Tchaikovsky, e da “Sinfonia nº 8”, de Dvorák.

No dia 19, às 11h, a Orquestra Experimental de Repertório (OER), regida por seu maestro-titular Jamil Maluf, recebe Corky Siegel, pianista e gaitista norte-americano que já se apresentou ao lado de conjuntos como a New York Philhar-monic e a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Na ocasião, serão interpretadas duas obras de Richard Strauss: “Don Juan” e “Till Eulenspiegel”, e uma composição de William Russo: “Street Music, a Blues Concerto”.

O primeiro mês de programação é en-cerrado pela apresentação do Ensemble Café Zimmerman, dia 29, às 21h. Criado em 1998 por Pablo Valetti e Céline Frisch, o grupo recria a atmosfera do café de Gottfried Zimmermann, em Liepzig, Alemanha. Espécie de celeiro musi-cal onde aconteciam alguns concertos no século 18, o local originou um conjunto formado por Georg Philipp Telemann e regido por Johann Sebastian Bach, que interpretava ali cantatas seculares e música instrumental (veja programa-ção na página 36). | Giovanna Longo

Solistas convidados: sopranos Rosana Lamosa e Céline Imbert (OSM) e gaitista Corky Siegel (OER)

Bob Wolfenson

emcartaz | JUNHO DE 2011 35

música erudita

Page 38: EM CARTAZ

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIOConcerto didático: “Brincando com Música”.Regência: Jamil Maluf. Participação: instrumentistas-monitores do conjunto. Convidado: Fernando Paz (ator cômico).

Espetáculo que passa conceitos de execução, instrumentação e regência de forma diverti-da, buscando analogias com o dia a dia das pessoas e colocando-as no centro da prática musical. Para ilustrar, serão executadas as peças “Suíte dos Comediantes”, de Dmitri Kabalevski, e “The Stars and Stripes for Ever”, de Johan Philip Sousa. | Agendamento para grupos de todas as idades e escolas pelo e-mail: [email protected] . Informa-ções: 3397-4036. Para o público em geral, os ingressos podem ser retirados uma hora antes na bilheteria. Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. De 2 a 30. 5ª, 14h. Grátis (no dia 23, não haverá apresentação)

QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO: QUINTAS MUSICAISCom Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo).

Neste mês, haverá dois concertos: no dia 2, o programa reúne obras de Camargo Guarnieri (“Quarteto nº 2”) e de Jean Sibelius (Quarteto “Vozes Íntimas”, Op. 56); no dia 30, serão exe-cutadas obras de Heitor Villa-Lobos (“Quarteto nº 13”) e Ludwig van Beethoven (“Quarteto Op. 132”).| Biblioteca Mário de Andrade – auditório. Centro. Dias 2 e 30, sempre às 19h. Grátis (retirar senha uma hora antes no saguão da Biblioteca, e não é permitida a entrada após o início da apresentação)

CLÁSSICOS DO DOMINGO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | CENTRO | DOM. | GRÁTIS

| Retirar ingresso na semana de cada apresentação.

DAVI GRATON E DANA RADUO violinista paulistano e a pianista romena interpretam duas sonatas referência na música de câmara, uma de autoria de César Franck e a outra de Sergei Prokofiev.| Sala Adoniran Barbosa. Dia 5, 11h30

ROGÉRIO WOLF E PAULO PORTO ALEGRE O flautista e o violonista apresentam obras para flauta e violão dos compositores Edmundo Villani-Côrtes, Radamés Gnattali e do próprio Porto Alegre. | Sala Jardel Filho. Dia 12, 11h30

INSTITUTO BACCARELLI - CORAL DA GENTENo primeiro programa desta parceria entre o Coral e o CCSP, serão enfocadas obras para coro infantil.| Sala Jardel Filho. Dia 19, 11h30

ORQUESTRA ARTE BARROCACom instrumentos de época e interpretação barroca, a orquestra apresenta obras de Peter Aufschnaiter, Georg Philipp Telemann, Johann Friedrich Fasch e Georg Friedrich Haendel.| Sala Jardel Filho. Dia 26, 11h30

CONCERTO AO MEIO-DIACENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA ADONIRAN BARBOSA | CENTRO | 3ª | GRÁTIS

Programação, no horário do almoço, que convida músicos renomados nacionais e grupos internacionais em turnê por São Paulo.

| Não é necessário retirar ingresso.

TRIO CLAROCom Daniel Oliveira (clarineta), Erica Elis (viola) e Carina Inoue (piano).

No programa, o célebre “Op. 83”, de Max Bruch, e “Os Contos de Fada, Op. 132”, de Robert Schumann. | Dia 7, 12h30

TRIO BARROCOCom Alexandre Ficarelli (oboé), Dimos Goudaroulis (vio-loncelo) e Sergio de Carvalho (cravo).

Serão apresentadas obras de Alessandro Besozzi, Giovanni Sammartini, Antonio Vivaldi e outros.| Dia 14, 12h30

TRIO CANZONACom Marília Macedo (flauta doce), Luis Antonio Ramoska (fagote barroco e dulciana) e Stella Almeida (cravo).

Com instrumentos de época, o grupo apresenta obras da Renascença e do Barroco.| Dia 21, 12h30

AULUSTRIOCom Fabio Brucoli (violino), Mauro Brucoli (violoncelo) e Paulo Brucoli (piano).

O concerto traz uma obra pouco executada: o “Trio nº 2”, de Glauco Velásquez, além de peças de Franz Liszt e Michael Gnessin.| Dia 28, 12h30

REABERTURA DO THEATRO MUNICIPALTHEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO | CENTRO

Veja destaque na página 34.

36 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 39: EM CARTAZ

CONCERTO DE REABERTURARegência: Abel Rocha. Com a Orquestra Sinfônica Muni-cipal, o Coral Lírico, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e os solistas convidados: Adélia Issa, Claudia Riccitelli, Céline Imbert, Denise de Freitas, Laura de Souza, Luciana Bueno, Martha Herr, Regina Elena Mesquita, Rosana Lamosa, Silvia Tessuto, Carlos Eduardo Marcos, Douglas Hahn, Eduardo Janho-Abumrad, Geilson Santos, Luís Orefice, Marcello Vannucci, Marcos Thadeu, Paulo Mandarino e Sérgio Weintraub.| Dia 12, 17h. De R$15 a R$50.

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL E CORAL PAULISTANORegência: Stefan Lano. Solista convidado: Boris Belkin (violino).| Dia 17, 21h. De R$15 a R$50

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO E CORKY SIEGELRegência: Jamil Maluf. Solista convidado: Corky Siegel (piano e gaita).| Dia 19, 11h. De R$10 a R$40

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPALRegência: Jiri Malat. Solista convidado: Konstantin Scher-bakov (piano).| Dia 24, 21h. Dia 26, 11h. De R$15 a R$50

ENSEMBLE CAFÉ ZIMMERMANN Com Claire Brua (meio-soprano), Pablo Valetti, (violino e dir. musical), Emmanuel Laporte (oboé), Diana Baroni (flauta transversal barroca), Etienne Mangot (viola da gambá), Eduardo Eguez (teorba),e Céline Frish (cravo).| Dia 29, 21h De R$5 a R$35

VESPERAIS LÍRICAS GALERIA OLIDO | SALA OLIDO | CENTRO | TEATRO JOÃO CAETANO | ZONA SUL | +5 ANOS | GRÁTIS

Em 1980, foi lançado pela Secretaria Municipal de Cultura o Projeto Pró-Ópera, que deu origem a esta série que apresenta trechos ou óperas inteiras. As encenações de 2011 relembram a temporada que marcou a abertura do Theatro Municipal de São Paulo há 100 anos. Meia-hora antes do início do espetáculo, será dada uma palestra sobre o compositor e a obra apresentada.

| Retirar ingresso uma hora antes.

O BARBEIRO DE SEVILHADir. cênica e cenários: Eloisa Baldin e Patricia Venancio. Com Eloisa Baldin (meio-soprano), Sérgio Wernec (tenor), Daniel Lee (barítono), Leonardo Pace (baixo-barítono), Fernando Gazoni e Jonas Mendes (baixos) e Rosana Barakat (soprano). Ao piano, Karin Uzun. Legendas: José Marson. Figurinos e cenários: Central de Produção Chico Giacchieri.

Trecho da ópera-bufa composta pelo italiano Gioachino Rossini com libreto assinado por Cesare Sterbini, baseado na comédia homô-nima do dramaturgo francês Pierre Beaumar-chais. A história mostra um conde espanhol apaixo-nado por uma jovem cujo tutor quer se casar com ela. Para conquistá-la, o nobre pede a ajuda do barbeiro da cidade, que elabora um plano no qual o rapaz deve se passar por um professor de música. É o início de uma série de disfarces e confusões.| Sala Olido. Dia 14, 18h30| Teatro João Caetano. Dia 16, 20h30

Cantores líricos encenam “O Barbeiro de Sevilha”, ópera de Rossini, nas Vesperais Líricas

Sylv

ia M

asin

i

emcartaz | JUNHO DE 2011 37

Page 40: EM CARTAZ

A Cia. de Ballet da Cidade de Niterói, Rio de Janeiro, se apresenta em curta tempora-da, na Galeria Olido, com o espetáculo

“Enquanto Dure”. Criada em 2007, a coreografia de Henrique Rodovalho faz uma leitura da intensidade física dos encontros amorosos. O espetáculo contrapõe o amor pesado, aquele que aprisiona, possui e fragiliza, ao amor leve, que doa, deixa fluir e compreende.

A companhia, dirigida por Roberto Lima, con-ta com 30 bailarinos. Na encenação, que ocorre de 30 de junho a 3 de julho, os intérpretes se apre-sentam em solos, pas-de-deux e pequenos grupos ao som de uma trilha que vai de “Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, a “Au Bord des Lèvres”, de Torque e Houppin.

Segundo Lima, a essência da coreografia é a busca pela frase mínima e instintiva do amor. “É como se você pudesse eliminar toda aquela vontade de dizer desenfreada, e deixasse apenas o corpo falar, com todo esse vocabulário corpo-sensorial”, completa.

Em três momentos do espetáculo, são lidas cartas de amor escritas pelos próprios bailarinos durante a preparação da coreografia. Revestido de

preto, o cenário é entrecortado por uma “língua” vermelha que desce da rotunda, resultado da cola-gem das centenas de depoimentos obtidos. “A carta dá ideia de correspondência, da somatória daquilo que somos. Ela funciona como uma memória do tempo e das emoções vividas”, afirma o diretor.

Seguindo a linha contemporânea, o figurino, elaborado por Cássio Brasil, é composto por calça jeans e camisetas de diferentes formatos, em tons de cinza e vermelho, manchadas com jatos de tinta.

Depois da apresentação, haverá um bate-papo com a plateia. Após temporadas em grandes teatros, o grupo se mostra entusias-mado com a possibilidade de interagir com o público paulistano no espaço mais intimista da Sala Paissandu. “A nossa experiência tem nos levado a um grande público, uma massa. Acho que pela primeira vez o nosso balé vai ser visto de uma maneira mais adequada à natureza da coreografia, ou seja, dançar e conversar com as pessoas, olhando no olho”, revela Lima.

| Bárbara Ferreira

| Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 30/6 a 3/7. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

BALLET DE NITERÓI LEVA ESPETÁCULO INTIMISTA À OLIDO

“Enquanto Dure” tem assinatura do badalado coreógrafo mineiro Henrique RodovalhoLetícia Vinhas

38 JUNHO DE 2011 | emcartaz

dança

Page 41: EM CARTAZ

BABELCia. Domínio Público. Dir.: Holly Cavrell. Dir. teatral: Esio Magalhães. Intérpretes-criadores: Claúdia Millás, Isis Andreatta, João Maria e outros. Espetáculo contemplado pelo ProAc 2010 – SEC/SP). 45 min. Livre.

A companhia apresenta uma abordagem crítica e bem-humorada sobre as contradições de um mundo de aparências. Entre a vida pública e a privada, podem-se encontrar muitos desdo-bramentos daquilo que foi o ponto de partida desta pesquisa: o tema da mentira.| Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 9 a 12. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

DIVASCriação, coreografia e dir.: Dinah Perry. Composição e adaptação musical: Edmundo Villani-Côrtes.Texto: Renato Possidônio. Com Dinah Perry e os bailarinos/atores Felipe Rodrigues, Lurian Reis, Renato Possidônio e William Mazzar. Piano: Deise Trebitz. 60 min. +12 anos.

Releitura dos musicais de Hollywood das décadas de 1930 a 1950, simbolizados por estrelas como Marilyn Monroe, Liza Minelli e Cyd Charisse.| Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 2 a 5. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

ENQUANTO DUREBallet de Niterói. Coreografia: Henrique Rodovalho. Com Alex Sena, Alexandra Araújo, Bruna Lopes e outros. 35 min. Livre.

Veja destaque na página ao lado. | Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 30/6 a 3/7. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

FESTIVAL INTERNACIONAL BATALHA FINALCuradoria: Alex (The Funkmen), Igor (Stylo Loko) e Miwa (Bonnitas Apple Boom).

Festival internacional de dança de rua que reu-nirá os melhores e mais renomados dançarinos de toda a América Latina para uma disputa inédita, concorrendo a vagas e viagens para os maiores campeonatos de dança do mundo, realizados na Europa e nos EUA. Além da pre-sença dos competidores, o evento conta com a presença de conceituados jurados e produtores internacionais. Mais informações e inscrições no site http://festivalbatalhafinal.co.cc/ ou na recepção do CCJ. | Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – teatro de arena. Zona Norte. Dia 3, 19h. Dias 4 e 5, 10h30. Grátis

JAM OLIDO DE DANÇAS URBANASDir.: Frank Ejara. DJs residentes: Frank Ejara, Andre Bidu e Niko.

Todo primeiro domingo do mês, praticantes de dança de rua, profissionais e amadores, encontram-se na Galeria Olido para trocar experiências e fazer apresentações. A atividade procura reviver o clima existente durante o sur-gimento do movimento hip-hop em São Paulo, quando dançarinos se reuniam, nos anos 1980, em espaços da estação do metrô São Bento. | Galeria Olido – Vitrine da Dança. Centro. Dia 5, das 15h às 20h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)

PISTILOAssociação Desvio, Coletivo de Artistas Intermitente Abis-mo de Sonhos e Priscilla Davanzo. Dir.: Andréia Yonashiro. Criação, concepção e interpretação: Robson Ferraz e Ed-son Calheiros. Contemplado pelo edital de Primeiras Obras do CCJ Ruth Cardoso e ProAC 07 - SEC/SP). 45 min. +16 anos.

Cia. Domínio Público interpreta “Babel” na Galeria Olido

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 39

dança

Page 42: EM CARTAZ

O espetáculo une as linguagens da dança contempo-rânea e das artes visuais para abordar os relaciona-mentos dentro do universo homoerótico masculino. | Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 16 a 19. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

TÁ LIMPO - 10 ANOSDiscípulos do Ritmo. Concepção e coreografia: Niels “Storm” Robitzky. Com Frank Ejara, André Luiz “Andrezinho”, Alex Oliveira “Casper” e outros. Patrocínio: Goethe Institut/SP e Secretaria Municipal de Cultura. 60 min. Livre.

Veja destaque na página ao lado. | Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 23 a 26. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

PROJETO FUNK STYLE: CORPOS EM SINTONIACENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ZONA NORTE | GRÁTIS

O projeto estimula a produção cultural de apresentações de danças urbanas elaboradas por jovens e adolescentes de crews e grupos independentes.

APRESENTAÇÕES DE DANÇACom os grupos Darkness, Only Style, MOHHC e convidados.| Anfiteatro. Dia 2, 20h

DIÁLOGO SOBRE DANÇAEspaço para conversa e troca de experiências sobre os processos de grupos já estabelecidos.| Anfiteatro. Dias 3 e 10, 15h

OFICINA DE LOCKING E POPPINGCoord.: Igor, Preto e Guinho.| +14 anos. 20 vagas. Inscrições pelo e-mail: [email protected] ou na recepção do CCJ. Teatro de arena. De 8 a 29. 4ª, 18h30

SEMANAS DE DANÇA - PÚBLICOS 2011CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | CENTRO | ATÉ DIA 26 | GRÁTIS

Iniciado nos anos 1990, o projeto Semanas de Dança 2011 articula as temporadas das companhias com palestras e ações de mediação (veja nas páginas 52 e 66) que pretendem atingir novos públicos, não necessariamente próximos à linguagem da dança.

| Os ingressos podem ser retirados na bilheteria na semana em que o espetáculo é apresentado.

LINHAGENS (2009) Grupo Pró-posição. Concepção, coreografia, dir. e interpre-tação: Andréia Nuhr e Janice Vieira. 40 min. Livre.

Parte final da trilogia iniciada com “Swan - Corpo Adaptado” (2007) e “O Cisne, Minha Mãe e Eu” (2008), este espetáculo traz para a cena mãe e filha bailarinas destrinchando as histori-cidades de seus corpos. | Espaço Cênico Ademar Guerra. De 2 a 5, 19h

VERDADES INVENTADAS (2008) Com Thembi Rosa (MG), O Grivo (MG) e Rivane Neuens-chwander. Concepção e interpretação: Thembi Rosa. Patrocínio: Prêmio Funarte Klauss Vianna. 30 min. Livre.

A bailarina e coreógrafa Thembi Rosa investiga as relações entre som e movimento com base na instalação “Alarm Floor”, de Rivane Neuens-chwander, realizada em parceria com o duo musical O Grivo. A cada apresentação, ocorrem novas conexões coreográficas. | Espaço Cênico Ademar Guerra. De 2 a 5, 20h

FRONTEIRAS MÓVEIS (2007) Núcleo Artérias. Concepção e dir.: Adriana Grechi. Intérpretes-criadoras: Juliana Ferreira, Larissa Ballarotti e

“Notas sobre Minha Mãe - Opus 2”: coreografia de 2010 exibida na Semanas de Dança-Públicos 2011

felip

e M

arq

ues

40 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 43: EM CARTAZ

Nina Giovelli. Apoio: Programa Petrobras Cultural.O espetáculo discute a incerteza, o medo e a vulnerabili-dade sob a perspectiva do corpo.

Com a interferência de câmeras instaladas no palco, imagens em vídeo são captadas e mani-puladas em tempo real para vigiar e expandir o espaço e criar, ao mesmo tempo, novos proble-mas e desestabilizações para os performers. | Sala Jardel Filho. De 2 a 12. 5ª a dom., 21h

USE O ASSENTO PARA FLUTUAR (2010)Criação e coreografia: Naiá Delion. Colaboração: Flavia Mei-reles, Soraya Jorge e Fernanda Eugenio. 40 min. +12 anos.

Trabalho solo desenvolvido no contexto do projeto Colaboratório, programa de residência artística promovido pelo Festival Panorama de Dança na cidade do Rio de Janeiro. O ponto de partida foi a criação de um inventário con-tendo elementos impulsionados pela intensa convivência entre os artistas residentes. | Espaço Cênico Ademar Guerra. De 9 a 12, 19h

ECOS (2011)Cia. Fragmento de Dança. Coreografia e dir.: Vanessa Macedo. Com Carolina Minozzi, Danilo Firmo, Vanessa Macedo e outros. 50 min. +14 anos.

Estreia deste espetáculo que remete aos últi-mos trabalhos do grupo, todos eles inspirados em mulheres. A pesquisa começou em 2006 com Frida Kahlo e chegou em 2010 com Virgi-nia Woolf, buscando enfatizar o olhar crítico e poético dessas artistas. | Espaço Cênico Ademar Guerra. De 9 a 12, 20h

NOTAS SOBRE MINHA MÃE - OPUS 2 (2010) Criação, dir. e interpretação: Paula Pi. Obra resultante da parceria entre Paula Pi e Clarissa Sacchelli. 40 min. +12 anos.

Solo de dança contemporânea que fala da relação entre mãe e filha. Criado a partir de vi-

SEIS “FAXINEIROS” DANÇAM STREET NA GALERIA OLIDO

Eles já se apresentaram em Paris, França, em Bruxelas, Bélgica, em Kalamata, Grécia, e em Córdoba, Argentina. Este mês, entre os dias 23 e 26, é a vez da Galeria Olido receber seis dançarinos da Cia. Discípulos do Ritmo. Vestidos como faxineiros de uma empresa de limpeza, eles encenam o espetáculo de dança de rua “Tá Limpo”, criado, em 2001, pelo coreó-grafo alemão Niels “Storm” Robitzky durante intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha.

“O projeto foi resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Goethe Institute”, informa Frank Ejara, um dos fundadores da companhia e integrante do elenco. “Há 20 anos, quando me mudei de Andradina, no interior de São Paulo, para a capital, procurei me unir a alguns dos melhores dançarinos de rua da cidade, até formarmos nosso grupo”, conta o dançarino. “Começamos dançando aos sábados à tarde nos primeiros encontros de hip-hop que acon-teciam na cidade, na estação São Bento do Metrô, e hoje temos reconhecimento interna-cional.”| Gilberto De Nichile

| Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 23 a 26. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

Cia. Discípulos do Ritmo apresenta trabalho criado pelo alemão Niels “Storm” Robitzky

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 41

Page 44: EM CARTAZ

vências pessoais da bailarina e violinista Paula Pi, o espetáculo aborda o tema pela relação da intérprete com o instrumento e elementos do universo musical. | Espaço Cênico Ademar Guerra. De 16 a 19, 19h

ENTRE CONTENÇÕES (2008) / COMO SUPERAR O GRANDE CANSAÇO? (2010)Dir., pesquisa de linguagem e interpretação: Eduardo Fukushima. Orientação de pesquisa: Key Sawao, Ricardo Iazzetta e Daniel Fagundes. 45 min. Livre.

Apresentação seguida de dois trabalhos. “Entre Contenções” tem como foco o movimento e suas possibilidades de comunicação na sua crueza. Em “Como Superar o Grande Cansaço?”, baseado em estudos de Nietzsche, o artista responde no corpo à pergunta que dá nome ao espetáculo. Pesquisa coreográfica subsidiada pelo Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2009/10. | Espaço Cênico Ademar Guerra. De 16 a 19, 20h

PROJETO MÃO DUPLA: A MÁQUINA DE FAZER FALAR (2010) Cia. Sansacroma. Concepção e dir.: Gal Martins. Intérpre-tes-criadores: Cléia Varges, Daiana Rodrigues, Marcela Teixeira e outros. 50 min. +14 anos.

O espetáculo aborda a rotina do departamento político de Auschwitz e mostra como pessoas que eram detidas no campo de concentração não eram localizadas por quem as procurasse. | Sala Jardel Filho. De 16 a 19, 21h

CANTO CURIOSO (2010) Com Marina Salgado. Imagem: Karina Montenegro. Con-templado pelo Edital Novos Coreógrafos - Novas Criações: Site Specific 2010. 20 min. Livre.

A interrupção do Piso Flávio de Carvalho, no CCSP, revela uma estrutura, um buraco, uma

memória brincando com a imaginação. Nesse local, a dança se estabelece em um constante jogo entre o real e o imaginário. | Piso Flávio de Carvalho. De 18 a 26. Sáb. e dom., 19h (não é necessário retirar ingresso)

PROJETO MÃO DUPLA: PRODUTO PERECÍVEL LAICO (2011)Cia. Borelli. Concepção, coreografia e dir.: Sandro Borelli. Com Alex Merino, Danilo Firmo, Mariana Gomes e outros. 60 min. +16 anos.

Estreia do espetáculo inspirado na poesia “A Morte”, do catarinense Cruz e Sousa, conside-rado o mestre do Simbolismo brasileiro. Sua poesia fala da morte, da angústia da perda, da solidão e da noite. Em cena não há persona-gens, mas sentimentos contidos nos corpos que transitam, buscando evocar a sensação do grito sufocado. | Sala Jardel Filho. De 23 a 26, 21h

EXHIBITION (2008) Coreografia e dir.: Cláudia Muller. Colaboração drama-túrgica: Micheline Torres. Colaboração: André Masseno e Tuca Pinheiros. Com Ana Paula Emerich, Cláudia Müller e convidados. Projeto desenvolvido por edital da Secretaria de Cultura do Estado do RJ e comissionado pelo Museo Murac, Espanha (primeira obra performativa a integrar sua coleção permanente). 60 min. Livre.

Entre a dança contemporânea e as artes visuais, o espetáculo explora novos territórios integrando vídeo, performance e intervenção. As convenções do sistema de arte, as relações corpo/imagem, trabalho artístico/mercadoria são levadas ao extremo por meio da fabricação de um “produto de sucesso”. Encenação desti-nada a investigar os mecanismos de produção e legitimação da arte. | Sala Paulo Emílio Salles Gomes. De 23 a 26, 20h

No CCSP, estreia de “Projeto Mão Dupla: Produto Perecível Laico”, coreografia de Sandro Borelli

Vit

or

Vie

ria

42 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 45: EM CARTAZ

O Programa de Exposições do Centro Cultu-ral São Paulo (CCSP) tem como objetivo abrir espaço para artistas em início de

carreira, inserindo-os no circuito das artes visuais. Na vigésima segunda edição do projeto, 18 nomes foram selecionados entre 382 inscritos. A novidade de 2011 é que, além do acompanha-mento de um crítico, os participantes tomarão parte de encontros e debates para aprimorar seus projetos expositivos.

Todos os selecionados integrarão, ao longo do ano, três exposições individuais em espaço coletivo no CCSP. A primeira delas tem início no dia 26 e reúne a produção de Bruno Baptistelli, Nathan Tyger, Karen Kabbani, Antonio D’Horta, Flora Leite e Rodrigo Torres do Santos, além de dois nomes internacionalmente consagrados, Carlos Fajardo e Leya Mira Brender, que exibirão trabalhos inéditos.

Leya é uma jovem paulistana que exemplifica a ascensão rápida dessa nova safra de bons artis-tas brasileiros. Ela já expôs em instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam, em Havana (Cuba), e fez parte do Programa Internacional de

Apoio às Artes Visuais da Suécia (Iaspis), em 2007. Investigando a gravura e o recorte que se

pode fazer a partir dela, a artista desenvolve técnicas para criar objetos tridimensionais, imprimindo várias vezes uma mesma imagem. “A gravura tem algo que me fascina: o cobre, o fogo, os ácidos, ‘a cozinha da gravura’, como se diz, além do fato de proporcionar a possibilidade de uma imagem ser reproduzida”, conta Leya. Ela relembra, ainda, o começo de sua trajetória profissional, quando os anseios e medos tinham grande proporção. “Acredito que minha maior expectativa sempre foi a de tentar falar alto, me comunicar com alguém em particular e, ao mesmo tempo, com o mundo. O meu medo era não conseguir”, revela. Mas conseguiu!

Além do Programa de Exposições, o CCSP implementou outro incentivo a artistas plásticos iniciantes, o Prêmio Aquisição. Por meio dele, qua-tro selecionados têm suas obras adquiridas para a Coleção de Arte da Cidade. | Bárbara Ferreira

| Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco. Centro. De 25/6 a 14/8. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

MOSTRA PROMOVE ARTISTAS PLÁSTICOS INICIANTES

Obra de Leya Mira Brender presente no 1º Programa de Exposições 2011

Divulgação

emcartaz | JUNHO DE 2011 43

exposições

Page 46: EM CARTAZ

Abertura

ARQUITETURA PARALAXE: APPARATUS LAPSO VIRTUAL Artista: Alexander Pilis.

Veja destaque na página 46.| Informações e agendamento de visitas orientadas: [email protected] . Capela do Morum-bi. Zona Oeste. Abertura: dia 25, 14h. De 26/6 a 21/8. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

MAURÍCIO IANÊS Parceria: 15º Festival da Cultura Inglesa.

Ianês desenvolve uma performance que parte de discussões em torno da linguagem (sua dissolução, incapacidade representativa e potência poética através da desconstrução) e explora o trajeto da linguagem em direção ao silêncio, a partir da leitura do texto de “Ohio Impromtu”, de Samuel Beckett, e da amplifica-ção de sons produzidos durante esse processo. | Capela do Morumbi. Zona Oeste. Dia 11, 15h. Grátis

1ª MOSTRA DO PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES 2011Veja destaque na página 43.| Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco. Centro. De 25/6 a 14/8. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

Em cartaz

AMBIENTES MODERNOS - A CASA DA RUA SANTA CRUZ, DE GREGORI WARCHAVCHIK, E OUTRAS CASAS DA MODERNIDADECuradoria: Mauro Claro.

A exposição resgata o clima de um ambiente moderno e permite ao observador experimen-tar a proposta modernista em um local pro-

jetado pelo arquiteto Warchavchik. Por meio de fotografias, desenhos e textos, a mostra recupera a memória da edificação histórica em seus primórdios, entre 1927 e 1934.| Casa Modernista. Zona Sul. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

ASFALTOFotógrafos: Fernanda Grigolin, Francisco Costa Lima, Leandro Souza, Sofia GB e Sinhá. Poetas: Daniel Minchoni, Elizandra Souza “Mjiba”, Pedro Nóbrega, Pedro Tostes e Rafael Ávila. Curadoria: Publicações Iara.

Obra coletiva concebida para o espaço da Biblioteca e composta por dois produtos: uma caixa-objeto contendo postais elaborados por duplas de fotógrafos e poetas e uma exposição de poemas e fotos que propiciam uma releitura sobre os sentidos e os afetos na cidade. | Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Leste. Até dia 1º/7. 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h. Grátis

DA INDEPENDÊNCIA AO GRITO: HISTÓRIA DE UMA CASA DE PAU A PIQUECuradoria: Margarida Andreatta (arqueóloga do Museu Paulista).

A mostra revela vários aspectos da casa histó-rica do Parque da Independência por meio de imagens, desenhos, fragmentos do cotidiano e audiovisual.| Casa do Grito. Zona Sul. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

DA INDEPENDÊNCIA AO GRITO: UM PROJETO DE MONUMENTOCuradoria: Cecília Salles (historiadora) e Ricardo Bogus (museólogo), ambos do Museu Paulista.

Imagens, textos e projeções de documentários sobre aspectos que envolveram a Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setem-bro de 1822, e a construção do Monumento à Independência, um século depois.| Monumento à Independência – cripta. Zona Sul. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

Trabalhos em estêncil criados por Mônica Nador e artistas do Jardim Miriam Arte Clube (Jamac)

Sylv

ia M

asin

i

44 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 47: EM CARTAZ

ESCAVANDO O PASSADO - A ARQUELOGIA NA CIDADE DE SÃO PAULOCuradoria: Cíntia Bendazzoli (arqueóloga).

Exposição de arqueologia com fragmentos encontrados na cidade de São Paulo nos últi-mos 30 anos, como pedras lascadas, cerâmica indígena e materiais históricos.| Sítio Morrinhos. Zona Norte. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

FAZERES E SABORES DA COZINHA PAULISTACuradoria: Rosa Belluzzo.

A mostra revela os hábitos alimentares dos bandeirantes e tropeiros, apresentando um panorama do cotidiano desses personagens. Pode-se ver os instrumentos de madeira ado-tados pelos portugueses e mamelucos, a palha utilizada na confecção de esteiras, cestas e pe-neiras, elementos que compõem a história da adaptação dos colonizadores ao modo de vida indígena, e conhecer receitas que representam essa mistura de sabores típicos.| Casa do Tatuapé. Zona Leste. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

LANDELL DE MOURA: UM GÊNIO BRASILEIROExposição sobre o Padre Roberto Landell de Moura. Natural de Porto Alegre (RS), ele viveu entre os anos de 1861 e 1928. Embora muitos não saibam, no século 19 inventou o rádio e projetou a televisão e o teletipo antes de outros cientistas. Landell realizou a primeira transmissão da voz humana em São Paulo, que percorreu a distância de 8 quilômetros entre o bairro de Santana e a Avenida Paulista, sendo considerado o pai brasileiro do rádio e abrindo a era das comunicações. O padre registrou suas

patentes no Brasil e no exterior, mas mesmo assim não foi reconhecido por sua façanha.| Biblioteca Pública Mário Schenberg. Zona Oeste. De 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h. Grátis

LUÍS GAMA E O ABOLICIONISMO PAULISTANOCuradoria: Maria Luiza Ferreira de Oliveira (professora de História do Brasil da Unifesp).

Apesar de ser filho de uma negra liberta na Bahia, Luís Gama foi vendido a um mercador de escravos pelo pai, e chegou a São Paulo em 1840, quando tinha 10 anos de idade. Permaneceu escravo por oito anos e provou sua condição de homem livre. Dedicou a vida a acusar as arbitrariedades praticadas contra os negros em São Paulo. No seu enterro, em 25 de agosto de 1882, um expressivo número de 3.000 pessoas –a capital tinha apenas 40 mil habitantes na época– acompanhou o féretro. A mostra reúne fotos, artigos, poemas, entre outros itens.| Sítio da Ressaca. Zona Sul. 3ª a dom, das 9h às 17h. Grátis

MÔNICA NADOR: “AUTORIA COMPARTILHADA”A exposição dá continuidade às atividades que a artista plástica Mônica Nador desenvolve com a comunidade do Jardim Miriam, na zona sul. Em 2003, ela fundou o Jardim Miriam Arte Clube (Jamac), espaço voltado para a arte e cul-tura naquele bairro. A proposta é levar para o espaço expositivo o caráter de experimentação artística que norteia as atividades do núcleo de pintura em estêncil. Os artistas usaram como inspiração para suas obras –criadas no local e replicadas nas paredes do andar e em faixas

Em cartaz no Sítio da Ressaca, exposição relembra Luís Gama e o abolicionismo paulistano

Sylv

ia M

asin

i

emcartaz | JUNHO DE 2011 45

Page 48: EM CARTAZ

de tecido– o acervo do Pavilhão das Culturas Brasileiras. | Pavilhão das Culturas Brasileiras – subsolo. Zona Sul. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

NOVAS AQUISIÇÕES - ARTES PLÁSTICASCuradoria: José Alberto Nemer.

Em sintonia com a filosofia criada para o Pavilhão das Culturas Brasileiras, com as lições da Missão Folclórica de 1938 e com a Coleção Rossini Tavares de Lima, esta mostra reúne tra-balhos de produção popular. Dezenas de obras de diversos artistas acabam de ser integradas ao acervo, como “Transbrasil”, acrílico sobre tela de Alcides Pereira (1999); “Tigre”, escultu-ra em madeira de Antonio de Dedé (2007); e “João Caveira”, escultura em madeira de Chico Tabibuia (1980). | Pavilhão das Culturas Brasileiras – térreo. Zona Sul. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

PARADAS EM MOVIMENTO: “CIRCUITOS COMPARTILHADOS”Curadoria: Newton Goto.

Nas dez telas de plasma espalhadas por locais de passagem do CCSP, são exibidos vídeos e filmes do projeto Circuitos Compartilhados, que reúne ações de artistas e coletivos de arte contemporânea realizadas entre as décadas de 1970 e 1980. Entre os artistas exibidos estão Paulo Brusky, Jomard Muniz de Britto e o grupo Nervo Óptico. | Centro Cultural São Paulo – Bibliotecas e Pisos Flávio de Carvalho e Caio Graco. Centro. Até dia 19. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

TEATRO MUNICIPAL: ÍCONE E MEMÓRIACuradoria: Marcio Sgreccia.

Mostra composta de painéis explicativos, fotos

CAPELA DO MORUMBI RECEBE EXPOSIÇÃO E PERFORMANCE

Alexander Pilis dedica grande parte de seu trabalho à discussão de métodos e concei-tos da arquitetura, questionando o modo

como ela interfere “na percepção do espaço e do ambiente em que vivemos”. Outros pontos impor-tantes que também fazem parte de seu trabalho são as noções de ótica e de astronomia. Reunindo esses aspectos, o artista carioca apresenta na Ca-pela do Morumbi, a partir do dia 25, a instalação “Arquitetura Paralaxe: Apparatus Lapso Virtual”.

Nela, quatro pequenas câmeras são espalhadas pelos cantos para transmitir imagens em tempo real, em quatro monitores localizados dentro de uma estrutura de vidro posicionada no centro do ambiente expositivo. A partir daí, um jogo de refra-ções especulares é realizado, reproduzindo o local sob vários pontos de vista e simulando a construção de um espaço arquitetônico fantasmagórico.

Antes da exposição, a Capela recebe no dia 11, às 15h, o artista santista Maurício Ianês para reali-zar uma performance que discute a linguagem e o silêncio. | Flávia Costa

| Capela do Morumbi. Zona Oeste. Maurício Ianês. Dia 11, 15h. Arquitetura Paralaxe. Abertura: dia 25, 14h. De 26/6 a 21/8. 3ª a dom., das 9h às 17h. Informações e agendamento de visitas orientadas pelo e-mail: [email protected] . Grátis

“Arquitetura Paralaxe”: refrações produzem um efeito fantasmagórico no espaço expositivo

Div

ulg

ação

46 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 49: EM CARTAZ

de artistas, maquetes de cenários, adereços e outras peças que contam parte da história do Teatro que completará 100 anos em setembro deste ano.| Museu do Teatro Municipal. Centro. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

Últimos dias

CONTE-MEFotógrafa: Sofia Boito.

A artista expõe sua série fotográfica ficcional desenvolvida com base em histórias relatadas por frequentadores do CCJ Ruth Cardoso por meio de conversas eletrônicas, redes sociais e SMS. O blogue www.conteme.wordpress.com pos-sui o registro de todo o processo. Contemplado pelo Edital de Copatrocínio para Primeiras Obras.| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – foyer do anfiteatro. Zona Norte. Até dia 15. 3ª a sáb., das 15h às 20h. Dom. e feriados, das 15h às 18h. Grátis

DUBLÊArtistas plásticos: Débora Bolsoni e Alexandre da Cunha.

Pela primeira vez no CCSP, os artistas plásticos apresentam um panorama de suas produções realizadas nos últimos dez anos, além de trabalhos inéditos. O conjunto revela como eles lidam com procedimentos de apropriação de materiais domésticos e elementos do mobiliá-rio urbano, repondo problemas sobre usos e limites de espaços públicos e privados. | Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco. Centro. Até dia 12. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

PROJETO IDEALDepois de passar pelo Museu de Arte Contemporânea de Santiago (Chile), esta exposição chega ao CCSP reunindo dez artistas: Albano Afonso, Sandra Cinto e José Rufino (Brasil), Jota Castro (Peru/França), Dario Escobar e Regina José Galin-do (Guatemala), Carlos Garaicoa (Cuba), José Falconi (Peru), Patrick Hamilton (Chile) e Santiago Serra (Espanha).

Sem curador, o conceito do projeto surge da necessidade de diálogo e intercâmbio entre ar-tistas de diferentes nacionalidades. Cada nome confirmado convidou o seguinte. | Centro Cultural São Paulo – Piso Flávio de Carvalho. Centro. Até dia 26. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

RIO SÃO FRANCISCO NAVEGADO POR RONALDO FRAGA: CULTURA POPULAR, MODA E HISTÓRIAPatrocinadores: Fiat e Cemig. Apoio: La Estampa e Euca-tex. Coordenação geral e produção: Ode. Realização: Para-

lelo Marketing Social e Cultural. Projeto incentivado pela Lei de Incentivo do Ministério da Cultura (Lei Rouanet).

Inspirada em viagens que Ronaldo Fraga fez ao Rio São Francisco, a mostra é resultado da pesquisa desenvolvida pelo estilista para sua coleção de junho de 2008. Na exposição, o público confere dez ambientes: Foz (peixes em pet), Mercado (latas litografadas), Cotidiano (instalação com malas), História (mapa de cida-des), Religiosidade (referência aos peregrinos), Lendas e Contos do Rio (vestidos musicais), Cidades Alagadas (audiovisual com Wagner Moura), Vestuário (roupas da coleção de 2008), Nascente (espaço interativo) e Pescaria do Saber (brincadeira para crianças). | Pavilhão das Culturas Brasileiras – primeiro andar. Zona Sul. Até dia 26. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

Infantojuvenil

Em cartaz

OUTRAS REINAÇÕESFotógrafa: Adriana Veiga.

Em comemoração dos 80 anos de lançamento do livro “Reinações de Narizinho”, a Folhinha (suplemento infantil do jornal Folha de S. Pau-lo), a Fundação SM e a Biblioteca apresentam esta exposição fotográfica que mostra imagens dos personagens criados por Monteiro Lobato. | Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. Até dia 4/7. 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 10h às 16h. Dom., das 10h às 14h. Grátis

Últimos dias para ver a mostra de Ronaldo Fraga

Sylv

ia M

asin

i

emcartaz | JUNHO DE 2011 47

Page 50: EM CARTAZ

O universo das histórias em quadrinhos faz parte do imaginário de crianças e adultos. Super-heróis como Batman,

Lanterna Verde e Superman são ídolos de mui-tas gerações. Mas se engana quem pensa que as HQs estão limitadas somente às narrativas desse tipo de personagens. Desde as primeiras tiras em jornais à recente possibilidade de criar e armazenar arquivos digitais, os quadrinhos assumiram novas características e ganharam diferentes traços artísticos pelo mundo.

Para quem já conhece algumas técnicas de desenho ou apenas se interessa pela linguagem, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) oferece o Programa de Formação em HQ e Zine. Por meio de encontros, o público pode conversar com quadrinistas e pesquisadores renomados, como Edgar Franco, representante da corrente fantástico-filosófica procedente do quadrinho europeu. Além desse encontro, outros desenhistas discutirão o cenário atual das HQs. Entre eles está o britânico Sam Hart falando sobre arte digital e ilustração narrativa. O quadrinista trabalhou como ilustrador na série de animação “Aladim”, exibida

pelo Canal Disney e realizada pelo HGN Estúdio, e na revista dos Power Rangers, em Londres.

Em diversas oficinas, será possível entender o processo de criação de personagens, aprender como criar esboços e saber como usar diferen-tes mídias nas HQs.

A programação tem curadoria de Gazy Andraus, pesquisador do Observatório de HQ da USP e doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Segundo ele, o projeto recebe desde ado-lescentes até universitários e pós-graduandos. “Os alunos nos procuram buscando novidades e acabam se deparando com um universo que sequer imaginavam. Como, por exemplo, as diferenças de estilos nos quadrinhos da Disney, a criação desvinculada do lucro nos fanzines e suas temáticas abrangentes, que vão desde poesias, passando pelo rock, cinema e política.”

O projeto se estende até o segundo semestre e integra a programação especial de comemoração dos 5 anos do CCJ. | Bárbara Ferreira

Veja programação na página 51.

CCJ REALIZA OFICINAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

“Artlectos e Pós-humanos”: trabalho produzido por Edgar Franco, um dos convidados do Programa de Formação em HQ e Zine

Divulgação

48 JUNHO DE 2011 | emcartaz

cursos e oficinas

Page 51: EM CARTAZ

ATELIÊ ABERTO: MONTAGEM E AMBIENTAÇÃO JUNINACoord.: Márcio Maracajá.

Dirigido aos interessados em artes plásticas e produção cultural, o ateliê aberto oferecerá ati-vidades de criação, montagem e ambientação orientadas por Maracajá, figurinista e produ-tor cultural que coordenará a montagem do Festerê de São João do CCJ (veja na página 62). Durante a atividade, os participantes executa-rão a montagem e ambientação da festa. | Inscrições pelo e-mail: [email protected] ou na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardo-so – espaço sarau. Zona Norte. Oficinas: de 22 a 24, das 16h às 19h. Montagem da festa: dia 25, das 19h às 21h, e dia 26, das 9h às 15h. Grátis

DANÇA DE SALÃOCoord.: Renato Assis.

Oficinas de dança de salão que apresentam modalidades diversificadas, tornando acessível o contato com todos os ritmos. Modalidades por dias da semana: | 3ª-feira: 1ª semana do mês: samba de gafieira e samba no pé; 2ª semana: ritmos latinos; 3ª semana: rock/solti-nho e bolero; e 4ª semana: forró. | 4ª-feira: 1ª semana do mês: rock/soltinho e bolero; 2ª semana: ritmos latinos; 3ª semana: forró; e 4ª semana: samba de gafieira e samba no pé. | 5ª-feira: 1ª semana do mês: ritmos latinos; 2ª semana: samba de gafieira e samba no pé; 3ª semana: forró; e 4ª semana: rock/soltinho e bolero. | 6ª-feira: 1ª semana do mês: samba de gafieira, samba no pé e forró; 2ª semana: forró, rock/soltinho e bolero; 3ª semana: ritmos latinos, samba de gafieira e samba no pé; e 4ª semana: rock/soltinho, bolero e ritmos latinos. | Sábados: prática de baile com todos os gêneros.| Não é necessário fazer inscrição. Galeria Olido – Vitrine

da Dança. Centro. 3ª a 5ª, das 15h às 17h. 6ª, das 15h às 17h e das 19h às 21h. Sáb., das 15h às 18h. Grátis

DANÇA DE SALÃO – O GRANDE BAILECoord.: Matheus Leisnoch.

Atividade aberta de dança de salão que apresenta gêneros como gafieira, samba rock, zouk e tango.| Não é necessário fazer inscrição. Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Até dia 15. 4ª, das 12h às 14h. Grátis

INSCRIÇÕES: DANÇA, FORMA, TÉCNICA E BIODIVERSIDADECoord.: Vanessa e Dudu. Atividade integrante do projeto homônimo contemplado pelo Programa para a Valoriza-ção de Iniciativas Culturais (VAI).

Nesta oficina com início em julho, serão tra-balhadas as modalidades balé, dança de rua e contemporânea. 2010. | +15 anos. 35 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Critério de seleção: ordem de inscrição. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – teatro de arena. Zona Norte. De 6/7 a 30/11. 4ª e 6ª, das 17h às 19h. Grátis

JAM DE CONTATO IMPROVISAÇÃOCoord.: Ricardo Neves.

A oficina que apresenta possibilidades de com-posição, criação e conexão em contato improvi-sação, além de oferecer espaço para prática. | Para bailarinos, músicos, artistas em geral e praticantes do corpo. Não é necessário fazer inscrição. Galeria Olido – Centro de Dança Umberto da Silva (Sala Café). Centro. Dia 19, das 15h às 19h. Grátis

LEITURA QUADRÁTICA Coord: Marina Ramos. Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ.

A oficina experimenta a prática da leitura dra-

Vitrine da Dança da Galeria Olido oferece aulas de dança de salão sem necessidade de inscrição

Sylv

ia M

asin

i

emcartaz | JUNHO DE 2011 49

Page 52: EM CARTAZ

mática com histórias em quadrinhos, enfocan-do os temas: como dar voz a seres inanimados e como transpor o universo incrível dos quadri-nhos para nossa linguagem, entre outros. | Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Espaço Sarau. Zona Norte. Dias 5, 12 e 19. Turma 1: das 10h30 às 13h30. Turma 2: das 14h às 17h. Grátis

MODELO VIVOModelos: Cris Ferrantini e Juliano Hollivier.

Ateliê de desenho de observação da figura humana, representada por atores-modelos em poses que remetem à programação do CCSP.| +18 anos. 40 vagas. Não é necessário fazer inscrição. O aluno deve levar seu material. Centro Cultural São Paulo – Espaço Oficinas. Centro. Até dia 8/7. 6ª, das 14h30 às 16h30. Grátis

NATUREZA E MEIO AMBIENTECoord.: Ana Maria de Campos Lamim e Maria Aparecida Boldorini.

Em comemoração do dia do meio ambiente, serão analisados textos da obra de Susannah Bradley. Os participantes confeccionarão caixas de presente com embalagens longa vida.| Biblioteca Pública Camila Cerqueira César. Zona Oeste. Dia 9, 14h. Grátis

NOVOS OLHARESCoord.: Tom Lisboa e Mauro Bonfin.

A oficina compõe o projeto Um Novo Olhar, Um Mesmo Lugar, que terá sua primeira edição em São Miguel Paulista. Serão discutidos aspec-tos socioeconômicos por meio de fotografias realizadas pelos participantes.| +18 anos. 20 vagas. Inscrições até dia 14. É necessário possuir câmera digital e ser morador de São Miguel. Biblioteca Pública Raimundo de Menezes. Zona Leste. De 18/6 a 13/8. Sáb., das 13h às 17h. Grátis

PREPARANDO O CORPO E A MENTE PARA OS PRAZERES DA LEITURACoord.: Dorotilde.

A oficina visa o conhecimento de técnicas de percepção corporal para a aprendizagem e relaxamento físico e mental.| + 14 anos. 25 vagas por biblioteca. Inscrições até um dia antes do início das oficinas pessoalmente ou por telefone. | Biblioteca Pública Helena Silveira. Zona Sul. Tel.: 5841-1259. Dia 22, das 13h às 17h. Grátis| Biblioteca Pública Adelpha Figueiredo. Zona Leste. Tels.: 2694-0013 ou 2292-3439. Dia 29, das 17h às 21h. Grátis

PROFESSOR NO CENTRO: OBJETOS NARRADORES DE HISTÓRIASCoord.: Kelly Orasi.

A contadora de histórias fala sobre as possibili-dades de manipulação, significação e ressigni-ficação dos objetos cotidianos nas narrações de histórias. | Professores de arte, linguagem e comunicação e interes-sados em geral. 15 vagas (primeiros inscritos). Inscrições até dia 8 pelo e-mail: [email protected] . Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco (Sala Zero). De 15 a 17, das 19h às 21h. Grátis

OS RECURSOS DA VOZ NO CONTAR HISTÓRIASCoord.: Viviane Barrichelo (fonoaudióloga).

Dividida em dois módulos, a oficina aborda o funcionamento da voz, recursos vocais com relação às intenções do texto, pausas, ênfases, tons e nuances. O trabalho consta também de ensaios interpretativos.| Contadores de histórias, professores e interessados em geral. 30 vagas (primeiros inscritos). Inscrições no local. Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dias 29 e 30, das 13h às 17h. Grátis

Curso de desenho com modelo vivo no Centro Cultural São Paulo

João

Mu

sso

lin

50 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 53: EM CARTAZ

CENTRO CULTURAL, SEU PRÓPRIO (CC,SP)CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | CENTRO | GRÁTIS

Lançado em maio, este projeto procura mapear o fluxo de público ao mesmo tempo em que esse constrói novos trajetos nos espaços do CCSP.

INVESTIGAÇÃO-AÇÃOCriado na oficina Práticas Urbanas, o grupo de trabalho, coordenado pelas artistas Cibele Lu-cena e Joana Zatz Mussi, realiza esta atividade itinerante no CCSP, dialogando e interferindo performaticamente em diversos espaços. | Dia 7, 15h

JAM FIAT LUXApresentação de encerramento da oficina Cinema Vivo-Teatro de Sombras, ministrada por Leila Monsegur e Rômulo Alexis do coletivo Membrana Experimental Fiat Lux. Imagens e sons estarão disponíveis como recursos expres-sivos na criação híbrida de linguagens.| Próximo à entrada das bibliotecas. Dia 15, das 18h às 18h30

INTERVENÇÕES SPAMEsta aula aberta do curso spam propõe um diálogo com o CCSP, recriando ordens de con-vivência. É spam em dança instalado em uma intervenção cênica. | Dias 17 e 24, das 11h às 13h

INSTALAÇÕES CORAIS NO CC,SPCoord.: integrantes da oficina de canto coral.

O grupo fará algumas intervenções em pontos do CCSP, propondo vocalizações de sonori-dades urbanas e canções que remetam ao

espaço urbano. | Em diversos espaços. Dia 21, 18h

ENSAIO ABERTOO grupo da oficina de canto coral fará um ensaio aberto. | Sala Adoniran Barbosa. Dia 28, 18h

HORTA COMUNITÁRIA NO CCSPCoord.: mediadores da Divisão de Ação Cultural e Educativa (Dace) e a equipe de jardinagem do CCSP. Colaboração: Adão Luiz Castanheiro Martins (professor engenheiro agrônomo da Escola Municipal de Jardinagem) e jardineiros do CCSP.

Para comemorar o 29º aniversário do CCSP, a Dace promove a interação direta com o espaço por meio da criação de uma horta comunitária no jardim suspenso (fachada da Avenida 23 de Maio). A oficina consistirá em dois encontros fixos: no dia 22/6, o grupo fará uma visita aos jardins do CCSP e plantará diferentes ervas; no dia 24/8, das 10h às 13h, cada participante retornará para a colheita e fará uma salada comunitária.| 40 vagas (primeiros inscritos). Inscrição até dia 17 pelo e-mail: [email protected] . Informações: 3397-4036. Jardim suspenso. Plantio: dia 22, das 10h às 12h

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM HQ E ZINECENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ZONA NORTE | GRÁTIS

Curadoria: Gazy Andraus (autor e editor de HQs independentes).

Veja destaque na página 48.

| Para participar de cada atividade, é necessário fazer inscrição na recepção do CCJ.

Integrantes da oficina de canto coral promovem intervenções no Centro Cultural São Paulo

Sôn

ia P

arm

a

emcartaz | JUNHO DE 2011 51

Page 54: EM CARTAZ

OFICINA: PROCESSO CRIATIVO DE UNIVERSOS FICCIONAIS TRANSMÍDIA PARA HQ, GAMES & FILMESCoord.: Edgar Franco.

Partindo de sua experiência pessoal de criação de um universo ficcional, Franco apresenta as etapas de pesquisa e estruturação desse univer-so e também sua aplicação em múltiplas mídias.| Espaço Sarau. Dia 11, das 14h às 16h

PALESTRA: CRIAÇÃO DE HQS POÉTICO-FILOSÓFICAS, A REVISTA EM QUADRINHOS ARTLECTOS E PÓS-HUMANOSCom Edgar Franco (professor em Arte e Multimídia da Universidade Federal de Goiás).

A palestra define os parâmetros do gênero de quadrinhos genuinamente brasileiros, as histórias em quadrinhos poético-filosóficas e apresenta os processos criativos envolvidos na produção de HQs na revista Artlectos e Pós-humanos. | Espaço Sarau. Dia 11, das 17h às 19h

OFICINA: OS DIFERENTES ESTILOS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOSCoord.: Laudo Ferreira (autor de quadrinhos desde a década de 1980).

O quadrinista aborda os diferentes traços e es-tilos nas histórias em quadrinhos: caricatural, sensual, fantasioso e filosófico.| HQteca. Dias 15 e 17, das 15h às 17h

OFICINA E BATE-PAPO: CONSTRUINDO PERSONAGENS E AMBIENTES DE HQS Coord.: Denis Basílio (arte-educador e pesquisador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP).

O quadrinista aborda, com exercícios práticos, o processo de elaboração de personagens e ambien-tação nas HQs, desde a criação de esboços até a

concepção de figuras realistas, e conversa sobre o processo de aprendizagem na criação de HQs.| Espaço Sarau. Dia 28, das 16h às 18h (oficina), das 19h às 20h (bate-papo)

MESA: HQ, ARTE DIGITAL E ILUSTRAÇÃO NARRATIVA Com Sam Hart (ilustrador que trabalhou na série de animação sobre Alladin, na HGN Estúdio e na revista dos Power Rangers, em Londres) e Alexandre Jubran (professor do Mackenzie, colorista e desenhista, pertence à geração que “invadiu” o mercado americano de comic books no início dos anos 1990).

No encontro, serão abordadas as possibilida-des do desenho e suas variantes e a utilização da linguagem dos quadrinhos em diversas representações visuais de informação, aliando a criatividade ao computador, tanto em traba-lhos artísticos ficcionais como históricos. | HQteca. Dia 30, das 19h às 21h

SEMANAS DE DANÇA - PÚBLICOS 2011CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | GRÁTIS

| Ações mediadoras sem necessidade de inscrição.

CURTA INTERVENÇÃO NO CCSPCoord.: Naiá Delion e Volmir Cordeiro.

A dupla ocupa o CCSP em uma intervenção destinada em investir no ficar, no permanecer, no insistir em desistir, e convida os transeuntes a experimentarem o assento da permanência, e com ele desdobrar outros hábitos de convivência. | Diversos espaços. Dia 8, das 14h às 18h

CAIXA DE ECOS Coord.: Cia. Fragmento.

Convite aos transeuntes do CCSP para escre-

No Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, oficinas de HQ’s

Div

ulg

ação

52 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 55: EM CARTAZ

verem cartas que serão parte do material de pesquisa da próxima criação da companhia. Experimento cênico no qual trechos da coreo-grafia “Ecos” dialogarão com a poética presente nas cartas entregues. | Recebimento das cartas até dia 7 em diversos espaços. Experimento cênico: Espaço Cênico Ademar Guerra. Dia 8, das 20h às 21h30

PONTES - PÚBLICOSCoord.: Divisão de Ação Cultural e Educativa (Dace), Cia. Sansacroma, Cia. Borelli e companhias convidadas

As companhias e artistas participantes do Semanas de Dança - Públicos 2011 serão convi-dados a pensar em “pontes” criadas, recriadas ou até mesmo desfeitas durante seus processos de mediação e suas apresentações artísticas. | Espaço Cênico Ademar Guerra. Dia 22, das 19h às 21h | Ações mediadoras com necessidade de inscrição:

EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO - ENTRE A DANÇA E A MÚSICACoord.: Paula Pi e Eduardo Fukushima.

Oficinas relacionadas aos espetáculos “Como Superar o Grande Cansaço?”, de Fukushima, e “Notas sobre Minha Mãe - Opus 2”, de Paula, favorecem uma vivência em torno de diálogos entre dança e música. | 40 vagas (primeiros inscritos). Estudantes, bailarinos, mú-sicos e interessados em geral. Inscrições: preencher ficha disponível no site: www.centrocultural.sp.gov.br e enviá-la até dia 7 para o e-mail: [email protected] . O resultado estará disponível no site a partir do dia 9. Na oficina, os músicos poderão levar seus instrumentos. Espaço Cênico Ademar Guerra. Dia 15, das 18h às 22h

OLHAR CURIOSO - ÂNGULOS CURIOSOSCoord.: Marina Salgado e Karina Montenegro.

Encontro criativo entre profissionais e estu-dantes sobre os processos envolvidos no solo “Canto Curioso”, no qual se discute como se estabelece a relação corpo-imagem e o uso de diferentes planos e perspectivas, explorando diversos espaços do CCSP. | 20 vagas (primeiros inscritos). Inscrições: preencher ficha disponível no site: www.centrocultural.sp.gov.br e enviá-la até dia 9 para o e-mail: [email protected] . O resultado estará disponível no site a partir do dia 14. Oficina: Espaços expositivos do CCSP, dia 17, das 19h às 22h (a partir do dia 18, haverá também ações como espetáculo, captação de imagens e exibição de videodança da oficina)

Infantojuvenil

BONECOS CONTADORES DE HISTÓRIASCoord.: Celso Ohi e Raitan Ohi.

Confecção de bonecos que são personagens de

contações de histórias.| +7 anos. 25 vagas. Inscrições até dia 7, pessoalmente ou pelos telefones: 2242-8196 ou 2242-1072. Biblioteca Pública José Mauro Vasconcelos. Zona Norte. De 8 a 29. 4ª, das 14h às 16h30. Grátis

ORIGAMICoord.: Yara Prates.

Estimulação de criatividade e leitura por meio de técnicas de origami (dobradura em papel).| +5 anos. Biblioteca Pública Nuto Sant’Anna. Zona Norte. De 8/6 a 30/8. 4ª, 15h. Grátis

CIENTISTAS MALUCOS DA MAD SCIENCE®BIBLIOTECA PÚBLICA MÁRIO SCHENBERG | ZONA OESTE | SÁB. | GRÁTIS

Apresentações comandadas por profissionais do grupo Mad Science® de São Paulo na Biblioteca Temática em Ciências. 50 min cada.

| Para assistir aos shows, com classificação indicativa livre, as senhas devem ser retiradas uma hora antes.

| Para participar das oficinas, destinadas a crianças entre 5 e 10 anos, é necessário fazer inscrição antecipadamente na Biblioteca ou pelo telefone: 3672-0456.

OFICINA: O MUNDO DOS DINOSSAUROSOs participantes farão uma pequena escavação “jurássica” e levarão para casa um modelo de dente de Tiranossauro Rex. Na sequência, montarão um esqueleto de dinossauro e apren-derão as diferenças entre os seres carnívoros, herbívoros e onívoros.| Dia 4, 11h

OFICINA: BRINCANDO COM O AROs participantes irão perceber que apesar de não poderem ver ou sentir o ar, ele está em todo o lugar. Serão feitas experiências como a dos marshmallows que mudam de tamanho e a das bolhas de sabão quadradas.| Dia 11, 11h

OFICINA DE ELETRICIDADEAs crianças aprenderão os conceitos da eletri-cidade e, utilizando condutores e isolantes, construirão um circuito elétrico.| Dia 18, 11h

SHOW: FÍSICA DIVERTIDASerão apresentadas experiências do programa da TV Rá-Tim-Bum. Nelas, as crianças verão mísseis de bicarbonato, soltarão um balão de ar quente e testarão suas habilidades motoras no “Desafio da Inércia”.| Dia 25, 11h

emcartaz | JUNHO DE 2011 53

Page 56: EM CARTAZ

THÁLIA BOMBINHA APRESENTA O 4º CCJ DRAG CONTEST

Em sintonia com a realização da 15ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros), marcada para 26

de junho, a partir do meio-dia, na Avenida Paulis-ta, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso promove no dia 19, às 16h, a quarta edição do CCJ Drag Contest. O concurso procura divulgar a arte transformista e incentivar os iniciantes que pretendem seguir carreira. Além do evento, a programação conta com palestras sobre diferentes temas de interesse das participantes.

“Um concurso como o CCJ Drag Contest é mui-to importante para o universo das drag queens. Muita gente, como eu, vive disso, e o certame é uma grande oportunidade de conseguir espaço. Todas as drags que estão na mídia surgiram em algum encontro como esse”, conta Thália Bom-binha, drag queen famosa na noite paulistana, que já participou de programas de televisão como Show do Tom e Pânico na TV!. Bombinha apresen-tará o evento ao lado de duas assistentes de palco, Sabrina, Aprendiz de Feiticeira!, e Ariadna Shine, a vencedora do concurso em 2010.

Os prêmios vão de R$ 200 a R$ 600 para as três primeiras colocadas. Ao ser perguntada sobre qual conselho daria para as iniciantes, Bombinha foi rápida: “O importante é ter humildade, estar sem-

pre montada, impecável, bem vestida e maquiada, além de ser simpática, é claro. Simpatia é tudo!”.

Com curadoria de Claudinei Hidalgo, diretor artístico da Boate Blue Space, o concurso conta com um corpo de jurado formado por persona-lidades da noite e shows de drags convidadas. Este ano, o evento tem uma novidade: todas as interessadas em concorrer devem participar de, pelo menos, uma atividade preparatória. No dia 5, Dimitri Sales, advogado e coordenador de políticas para a diversidade sexual, enfoca os direitos dos homossexuais no Brasil; em seguida, a top drag Stripperella relembra sua trajetória artística. Já no dia 12, Clara Cavalcante, psicóloga do ambulatório de HIV/AIDS da Secretaria da Saúde, fala sobre mudança de sexo e sobre doenças sexualmente transmissíveis; na sequência, o consultor de moda e visagista Anderson Bueno dá noções de postura, de etiqueta comportamental e de maquiagem.

Para poder concorrer, as interessadas de-vem se inscrever até dia 12 no próprio CCJ. Para assistir ao concurso, o público, acima de 12 anos de idade, pode retirar ingresso gratuito a partir das 15h do dia 19, na recepção. | Flávia Costa

Veja programação na página 58.

Thália Bombinha em cena do curta-metragem dirigido por Kiko Cesar e Angela Feola, exibido no Festival Mix Brasil em 2006

Div

ulg

ação

54 JUNHO DE 2011 | emcartaz

palestras, debates e encontros

Page 57: EM CARTAZ

CAFÉ DOS ARTISTASO Centro de Memória do Circo dá continui-dade à tradição semanal do Café dos Artistas, evento que movimentava o Largo do Paissandu no século passado e que existe ainda hoje, porém em menor número. Nesses encontros, que ocorriam nos dias de folga dos circos, às segundas-feiras, artistas e donos de circo se reuniam para tratar de negócios, conversar e se integrar.| Galeria Olido – Centro de Memória do Circo. Centro. De 6 a 27. 2ª, 14h. Grátis

CANTO LIVRO: QUINTAL DA INFÂNCIACom Jean Garfunkel, Joana Garfunkel e Natan Marques.

Interpretação de textos de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e outros, e de canções de Chico Buarque, Milton Nascimento e outros. Após a apresentação, ocorre um bate-papo.| Biblioteca Pública Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 19, 16h. Grátis| Biblioteca Pública Padre José de Anchieta. Zona Norte. Dia 26, 11h. Grátis

CANTO LIVRO: O SOM DOS MENINOS QUIETOSCom Joana Garfunkel, Jean Garfunkel, Natan Marques e Sérgio Bello.

Espetáculo literomusical inspirado na obra de João Guimarães Rosa. Após a apresentação, ocorre um bate-papo.| Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 4, 16h. Grátis| Biblioteca Pública Cora Coralina. Zona Leste. Dia 5, 11h. Grátis| Biblioteca Pública Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 12, 11h. Grátis

CCJ VISITA: “EDIFÍCIO MARTINELLI E CCBB”Coord.: Fernando Aquino (historiador e arte-educador).

Atividade mensal que leva os participantes a conhecerem locais históricos. Em junho, os espaços visitados serão o Edifício Martinelli e o Centro Cultural Banco do Brasil, onde está montada a exposição “O Mundo Mágico de Escher”. | 43 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Zona Norte. Encontro no hall de entrada do CCJ, dia 25, às 10h. Grátis

CHÁ COM POESIACom Décio Drummond e Guilherme Moçambique.

O público é convidado a participar da declama-ção de poesias de autores consagrados.| Biblioteca Pública Adelpha Figueiredo. Zona Leste. Dia 29, 14h. Grátis

CLUBE DE LEITURA DE POESIA Convidado do mês: Horácio Costa.

O professor, poeta e ensaísta fala sobre sua carreira literária e lê alguns de seus poemas. Em seguida, os participantes são convidados a integrar um bate-papo.| Centro Cultural São Paulo – Restaurante Graffiti (lancho-nete). Centro. Dia 15, das 19h30 às 21h. Grátis

CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVELCom Andréa de Sousa.

Contação das histórias: “Mamãe com Açúcar” e “Contos de Facécias, de Suspense, de Fadas e de Meiguice”. | +14 anos. Indicado a participantes de programas de incentivo à leitura. Inscrições: 5687-0408 e 5691-0433. Biblioteca Belmonte. Zona Sul. Dia 14, 10h e 14h. Grátis

“Canto Livro” mescla música e literatura

Alic

e R

od

rig

ues

emcartaz | JUNHO DE 2011 55

Page 58: EM CARTAZ

DESENHAR QUADRINHOS E A ARTE NO ENSINOCom Thiago Spyked.

Palestra sobre a relevância da arte no ensino e a importância dos quadrinhos no estímulo à leitura. No final, ocorre uma breve prática de desenho (o material será fornecido pela biblioteca). | +11 anos. 20 vagas. Inscrições no local, pelo telefone: 5573-4929 ou pelo e-mail: [email protected] . Biblioteca Pública Chácara do Castelo. Zona Sul. Dia 14, 10h. Grátis

ENCONTRO IMPRESSOCom Lisette Lagnado (crítica de arte e curadora), Ana Luiza Lima (crítica de arte) e o artista Roberto Moreira Júnior “a.k.a. Traplev”. Mediador: José Augusto Ribeiro (curador de artes visuais).

Debate sobre o poder de intervenção pública das revistas de arte no Brasil desde a década de 1970.| Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco (sala de debates). Centro. Dia 11, das 16h às 19h. Grátis

ENCONTROS ABERTOS DO CENTRO DE ESTUDOS E PRÁTICAS DO TEATRO DE ANIMAÇÃO: “CIA IMAGO”A Truks recebe a Cia. Imago para falar sobre seu trabalho em teatro de animação, técnicas e processos de criação. | Inscrições pelo e-mail: [email protected] .Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. Dia 6, 19h. Grátis

ENCONTROS EDUCATIVOS SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICOCom Valéria Peixoto de Alencar.

Série de encontros direcionada a educadores, pesquisadores, estudantes e interessados em História, Arte e Educação Patrimonial, promovi-da pelo Museu da Cidade de São Paulo. Neste mês, a atividade visa realçar as possibilidades pedagógicas do patrimônio cultural da cidade por meio de um novo olhar: as visitas temáti-cas elaboradas por educadores.| Inscrições das 9h às 17h pelo telefone: 5011-7233. Sítio da Ressaca. Zona Sul. Dia 4, das 13h às 17h. Grátis

ESPAÇO GOURMET JUNINO - DELÍCIAS DA LEITURA ORALCom Andrea Souza e convidados.

Apresentação de declamações de cordéis, con-tação de causos, adivinhas e outras atividades, promovendo uma “degustação” literária.| Para participar, é necessário fazer agendamento pelo telefone: 5687-0408. Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 17, 14h. Grátis

FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBISCoordenada pelo Sistema Municipal de Biblio-tecas, a atividade proporciona oportunidade para que o público possa renovar sem custo sua biblioteca pessoal. Os livros não devem ser didáticos ou técnicos, e o material deve estar em bom estado. As trocas podem ser realizadas diretamente entre os frequentadores, que terão à disposição mesas separadas pelos temas: “literatura geral”, “literatura infantojuvenil”, “gibis” e “troca com a mesa”, na qual o leitor deposita um título e pega outro.| Parque Ecológico Profa. Lydia Natalízio Diogo (ao lado do Bosque da Leitura). Rua João Pedro Lecor, s/nº, Vila Prudente. Zona Leste. Dia 19, das 10h às 15h. Grátis

FICÇÃO CIENTÍFICA Coord.: Grupo Solar 7.

Exibição de filmes e séries sobre ficção científi-ca, seguida de palestras.| +12 anos. Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barre-to. Centro. Dia 26, das 11h às 15h. Grátis

JORNADA FOTOGRÁFICA: “A FEIRA DE EMBU DAS ARTES”Coord.: André Douek.

A atividade do Museu da Cidade de São Paulo convida interessados em fotografar a Feira de Embu das Artes. A sugestão é a realização de 30 imagens durante três horas, visando a uma exposição.| Inscrições: enviar, até dia 16, nome, e-mail e telefone de contato para: [email protected] . Informações: 3396-6015. Ponto de encontro: Museu de Arte Sacra dos Jesuítas. Largo dos Jesuítas, 67, centro histórico de Embu das Artes. Atividade: dia 19, das 9h às 12h. Grátis (exceto gastos com laboratório)

LEITURA EM VOZ ALTACom Ana Maria de Campos Lamim.

Atividade de leitura voltada aos funcionários e ao público em geral. | Biblioteca Pública Camila Cerqueira César. Zona Oeste. De 6 a 27. 2ª, 14h30. Grátis

A LITERATURA E A MÚSICACom Antje Blome Mueller (pedagoga alemã de dança e música).

A palestra visa mostrar a importância da lite-ratura e da música como meios de expressão. Haverá tradução simultânea.| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 18, 19h30. Grátis

9º ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS Coord.: Moreira de Acopiara.

Encontro baseado na literatura de cordel, na

56 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 59: EM CARTAZ

exposição de folhetos, na xilogravura, na lei-tura de cordel e na poesia tradicional nordes-tina. Serão lançadas as obras: “Se os Animais Falassem” e “Declaração Universal dos Direitos Humanos”.| Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 30, 19h. Grátis

POETAS DE CABECEIRAConvidado do mês: Marcelo Tápia.

Projeto que convida poetas para falarem sobre seus autores preferidos. Em junho, Tápia co-menta Augusto de Campos, escritor concretista que em 2011 comemora 80 anos de idade. | Centro Cultural São Paulo – sala de debates. Centro. Dia 21, das 19h30 às 21h. Grátis

POESIA DOS QUATRO CANTOSCom Lélia Maria Romero, Alex Dias e Francesca Cricelli.

Em junho, este ciclo mensal apresenta o recital poético-musical “Uma Noite Persa”. Os convidados lêem poemas de autores clássicos e contemporâneos em farsi e em português. Na Biblioteca Sérgio Milliet, é exibida a exposição temática de literatura persa.| Centro Cultural São Paulo – Praça das Bibliotecas. Centro. Dia 2, das 20h30 às 22h. Grátis

PSICODRAMACoord.: Cida Davoli. Realização: Associação Amigos do CCSP.

Atividade desenvolvida inicialmente em 1921 pelo psiquiatra austríaco naturaliza-do norte-americano J.J. Moreno. Com base

na dramatização improvisada, seguida por discussão, a encenação propõe vivenciar temas que fazem parte do cotidiano dos participantes. No CCSP, cada sessão –aberta a todos os interessados e sem necessidade de inscrição– é dirigida por psicodramatistas diferentes, permitindo que os profissionais apliquem técnicas diversificadas e troquem experiências. Artur Kaufman | Dia 4André Dedomenico | Dia 11Mariana Kawazoe | Dia 18Maria Helena Farina | Dia 25| Informações: 3397-4037. Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Sáb, das 10h30 às 13h. Grátis

RPG NA CHÁCARA DO CASTELONarração: Luiz Prado.

Jogo de RPG Live-Action que apresenta uma aventura solo de D&D (Dungeons & Dragons).| +12 anos. Biblioteca Pública Chácara do Castelo. Zona Sul. Dia 18, das 13h às 16h. Grátis

RPG - PALESTRACoord.: Grupo MegaCorp.

Oportunidade para jogadores e mestres de Role Playing Game receberem informações e se aperfeiçoarem. Após a palestra, serão pratica-dos jogos no Espaço Mestre do Jogo (próximo ao Jardim Eurico Prado Lopes – rampa de acesso ao metrô).| +12 anos. Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barre-to. Centro. Dia 12, das 11h às 15h. Grátis

Cia. Imago fala sobre sua técnica de teatro animado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 57

Page 60: EM CARTAZ

SARAU ASTRONÔMICOO professor Walmir Thomazi Cardoso fala sobre as bases da cultura tradicional japonesa logo após a apresentação do grupo de instrumentos musicais japoneses Sho de Taikô. Na sequên-cia, haverá a exposição de tópicos diferenciais desse povo, presente no céu na forma de cons-telações ou como mitos da cosmogonia antiga, além da exibição de praticantes de kenjutsu, arte samurai ensinada no Brasil pelo Institu-to Niten, que representa a décima segunda geração de aprendizes de Miyamoto Musashi, considerado o mais famoso dos samurais; e declamações de haikai. | Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Dia 10, das 19h às 21h. Grátis (retirar ingresso na semana da apresentação)

SARAU LITEROMUSICAL DA ZONA SULCom Cássio Macedo Lopes de Aquino.

Participação de poetas e músicos da região. O públi-co é convidado a cantar, fazer e declamar poesias.| Biblioteca Pública Amadeu Amaral. Zona Sul. Dia 25, 13h. Grátis

SARAU LITEROMUSICAL DA ZONA NORTEO sarau conta com dança, poesia, leitura de textos, apresentações musicais e teatrais. Neste mês, serão homenageados poetas independen-tes da Zona Norte.| Biblioteca Pública Nuto Sant’Anna. Zona Norte. Dia 24, das 14h às 16h. Grátis

SARAU MUSICAL DO AMOR ROMÂNTICO Grupo Flor do Lácio. Parceria: Sociedade Amigos da Braille, curadoria de literatura e Biblioteca Louis Braille.

Para comemorar os 64 anos da Biblioteca Louis Braille, será apresentado este sarau que mistu-ra poesia, teatro e música. | Centro Cultural São Paulo – Praça das Bibliotecas. Centro. Dia 4, 18h. Grátis

SARAU SERTANEJOCoord.: Alcione Kosmos e Paula Dundee.

No último sábado do mês, ocorre este sarau no qual o público é convidado a participar, fazendo poesia, cantando e propondo músicas ao som de viola caipira.| Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 25, 15h. Grátis

SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADASCom Andréa de Sousa.

Indicada aos apreciadores da arte de ler e contar histórias, esta atividade tem como foco

a escolha de repertório nas contações. | Inscrições: 5687-0408 e 5691-0433.Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 11, das 11h30 às 13h. Grátis

CCJ DRAG CONTEST 2011CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH

CARDOSO | ZONA NORTE | GRÁTIS

Curadoria: Claudinei Hidalgo (diretor artístico da boate Blue Space). Apresentadora: Thalia Bombinha (top drag). Assistentes de palco: Sabrina, Aprendiz de Feiticeira; e Ariadna Shine (vencedora do concurso 2010). Jurados: Lully Fashion (drag e apresentadora, Vagner Cavalcante (ator e diretor artístico), Danny Colwt (drag andrógino), Stripperella (drag trans) e Alexia Twister (drag performer). DJ: Ginger Hot. Recepcionista: Danna Black.

Veja destaque na página 54.

| Inscrições para participar do concurso até dia 12 pelo e-mail: [email protected] ou na recepção do CCJ (os candidatos devem participar de pelo menos uma atividade preparatória). O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br

Atividades preparatórias pré-concurso

ENCONTROS 1 E 2Encontro 1: com Dimitri Sales, advogado coordenador de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual, às 15h; Encontro 2: com a drag queen Stripperella, às 17h.

Sales apresenta um panorama dos direitos e igualdades de homossexuais perante a justiça brasileira. Em seguida, a top drag Stripperella fala sobre sua trajetória, como conseguiu o apoio da família e amigos para superar o pre-conceito, como chegou ao sucesso e dá dicas essenciais sobre como ser uma drag famosa e viver desse trabalho.| Anfiteatro. Dia 5, das 15h às 18h

ENCONTROS 3 E 4Encontro 3: com Clara Cavalcante, psicóloga do ambulató-rio de HIV/AIDS da Secretaria de Saúde, às 15h; Encontro 4: com Anderson Bueno, consultor de moda e etiqueta e visagista, às 17h.

Clara aborda o processo psicológico de traves-tis e transexuais que desejam mudar de sexo e a ajuda psicológica no tratamento aos porta-dores de doenças sexualmente transmissíveis. Na segunda parte do encontro, Bueno dá dicas de postura e etiqueta comportamental, entre elas como se maquiar para diferentes ocasiões.| Teatro de arena. Dia 12, das 17h às 18h

CONCURSO| +12 anos. Anfiteatro. Dia 19, 16h (retirar ingresso uma hora antes na recepção do CCJ)

58 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 61: EM CARTAZ

CICLO JUNINO NA BELMONTEBIBLIOTECA PÚBLICA BELMONTE | ZONA SUL | GRÁTIS

A Biblioteca Temática em Cultura Popular Belmonte programa atividades relacionadas às festas juninas.

ACENDENDO A FOGUEIRA - RITOS, MÚSICAS E DANÇAS NAS FESTAS JUNINAS DO BRASILPalestra com Alberto Ikeda.

Serão abordados as origens e os principais rituais, santos, personagens, músicas e danças das festas juninas. No encerramento, haverá uma quadrilha improvisada com os presentes.| Dia 9, 19h

FOLIAS DE SÃO JOÃOEspetáculo interativo com Inimar dos Reis e os músicos Leo Doktorczyk, Fernando Boi, César Azevedo e Astro da Sanfona.

Apresentação de músicas e danças de vários estados brasileiros.| Dia 16, 19h

VIOLA CAIPIRA E TRADIÇÕES JUNINASOficina com Jackson Ricarte.

A Sala de Cultura Popular da Biblioteca recebe o público para atividades de declamação, contação de causos, adivinhas, parlendas, trovas e trava-lín-guas das tradições juninas, ao som de viola caipira.| Dia 17, 10h e 19h

5º ARRAIAL LITERÁRIO DA BELMONTEParticipação: Escurinho do Acordeon, Aderaldo Luciano, Moreira de Acopiara e Caravana do Cordel.

Festa junina que enfoca as origens da tradição, sua diversidade, o papel dos santos nos festejos, músi-cas e receitas típicas. A programação, a ambienta-ção e a degustação serão inspiradas nas manifesta-ções juninas de todas as regiões do Brasil.| Dia 2/7, das 10h às 16h

DEBATE & MÚSICA NA ALCEUBIBLIOTECA PÚBLICA ALCEU AMOROSO LIMA | ZONA OESTE | 6ª E SÁB. | GRÁTIS

Curadoria e mediações: Allan da Rosa.

Série de encontros na Biblioteca Temática em Poesia Alceu Amoroso Lima. Após as mesas-redondas, haverá apresentações artísticas.

MULHERES & SAMBADebate entre a escritora, pintora e coreógrafa Raquel Trindade, a embaixatriz do samba de São Paulo Maria Helena e Claudia Adão, porta-bandeira da Escola de Samba Camisa Verde e Branco. Na sequência, show com a cantora Adriana Moreira.| Dia 3, 19h30

ÁFRICA E DIÁSPORA AFRICANA NAS AMÉRICASA mestre em literatura Cristiane Santana fala sobre a poeta angolana Ana Paula Tavares; Ianá Souza, mestranda em Literaturas Africanas pela USP, fala sobre Pauline Chiziane, roman-cista moçambicana; e Luana Antunes, mestre em Literaturas Africanas, fala sobre a romancis-ta guadalupenha Marise Conde. Na sequência, show “Me Gritarón Negra” com a cantora Danielle Almeida e a dançarina Luciane Ramos.| Dia 4, 19h30

AMÉRICA LATINANeste encontro, Sonia Regina Bischain, jor-nalista e fotógrafa, fala sobre Laura Esquivel, romancista mexicana; Carolina Teixeira, artis-ta plástica, poeta e coautora de “Roube-me, por Favor’’, fala sobre a poeta nicaraguense Gioconda Belli; e a argentina Lucía Tennina, professora de Literatura Brasileira, fala sobre a ativista indígena guatemalteca Rigoberta Menchú. Na sequência, apresentação de Amandy Lobo González, poeta, atriz e drama-turga paraguaia.| Dia 10, 19h30

NEGRAS BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEASA atriz e escritora Evani Tavares fala sobre a romancista Conceição Evaristo; Renata Felinto, artista plástica e educadora, fala sobre a poeta Maria Tereza; e a professora Flavia Rios fala sobre a contista e cronista Cidinha da Silva. Na sequência, apresentação da Cia. Capulanas, baseada em textos da escritora cubana Tereza Cárdenas.| Dia 11, 19h30

EIXO CRUZADO: “PERCURSOS AMARELOS - ANOTAÇÕES DE JULIO CORTÁZAR”CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | CENTRO | DE 2 A 19 | GRÁTIS

Curadorias do CCSP se unem na programação deste projeto interdisciplinar.

Veja destaque na página 60.

TEATRO: (INSTRUÇÕES PARA COMPOR UMA PEÇA) - SE FOR VIVER, LEIA Texto e dir.: Alice Nogueira. Com Marcela Bannitz, Thaís Povoa e William Simplício. 60 min. +14 anos.

Três moradores de uma casa decidem criar um manual de instruções para a vida, composto de três partes que, supostamente, contemplam

emcartaz | JUNHO DE 2011 59

Page 62: EM CARTAZ

CURADORIAS DO CCSP FAZEM HOMENAGEM A JULIO CORTÁZAR

A partir do dia 2, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) reúne atividades que se inspiram na obra do escritor de ascen-

dência argentina Julio Cortázar. Composta de várias linguagens, a programação se insere na proposta chamada Eixo Cruzado, reunião de curadorias do CCSP em torno de um determi-nado tema.

Sob a coordenação da professora e pesqui-sadora de teatro Juliana Jardim, será organi-zada uma Vigília Literária, dia 18, entre 16h e 21h. Trata-se de uma leitura coletiva do livro de contos “Todos os Fogos o Fogo”, de 1966. Atores do Coletivo Cronópio interpretarão os textos, mas o público também poderá lê-los. Durante a atividade, haverá tradução em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

Com texto e direção de Alice Nogueira, ocorre, entre os dias 2 e 19, a encenação de “(Instruções para Compor uma Peça) - Se For Viver, Leia”. A peça foi criada a partir da obra “História de Cronópios e de Famas”, publica-da em 1962. A trama se constrói a partir da decisão de três personagens de escrever um

manual para viver e solucionar questões coti-dianas. O grupo se vê à frente de um obstáculo ao tentar elaborar uma instrução específica para morrer.

A programação inclui, ainda, a elabora-ção de um painel na Biblioteca Sérgio Milliet com base no conto “Graffiti”, inserido no livro “Orientação dos Gatos”. Dois grafiteiros se reve-zarão na tarefa, sem um saber quem é o outro. Por essa razão, seus nomes serão mantidos em segredo até o término da obra.

Dia 9, às 19h30, Nelson de Oliveira, Evandro Affonso Ferreira e Andréa Del Fuego, com acompanhamento musical do saxofo-nista Vinícius Dorin, lerão trechos de contos do autor. As crianças poderão participar de encontros de contação de histórias e de ofici-nas que terão como referência o livro “Jogo de Amarelinha”.

| Giovanna Longo

Veja programação na página 59.

Cena do espetáculo “(Instruções para Compor uma Peça) - Se for Viver, Leia”

Div

ulg

ação

60 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 63: EM CARTAZ

toda a trajetória de uma pessoa: a relação con-sigo mesmo, com o mundo e com a morte. | Sala Paulo Emílio Salles Gomes. De 2 a 19. 5ª a sáb., 21h. Dom., 20h

PLOTAGENS LITERÁRIASAs paredes de vidro das áreas de convivência do CCSP recebem adesivos com trechos da obra “Os Autonautas da Cosmopista ou Uma Viagem Atem-poral Paris-Marselha”, de Cortázar e Carol Dunlop. | De 3 a 19. De 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIASCom Juliana Mado e Julieta Zarza. +5 anos.

As contadoras se baseiam no livro “Histórias de Cronópios e de Famas” para trazer para o universo infantil a obra de Cortázar. Além dos contos, a dupla trabalhará músicas, histórias e poemas da argentina Maria Elena Walsh. | Sala de Leitura Infantojuvenil da Biblioteca Sérgio Milliet. De 4 a 26. Sáb. e dom., 14h30 (nos dias 4, 5, 25 e 26 haverá interpretação em Libras)

OFICINA: TATU-BOLA ESCOLAO público infantojuvenil será convidado a participar de uma amarelinha literária. Usando como referência o livro “Jogo de Amarelinha”, de Cortázar, a equipe de me-diação convida os participantes a fragmen-tarem o jogo pelo espaço, unindo trechos literários enquanto descobrem diferentes percursos no CCSP.| +7 anos. 30 vagas. Agendamento pelo e-mail: [email protected] . Informações: 3397-4036. Espaço Oficinas. De 7 a 28. 3ª, das 10h às 12h e das 14h às 16h

DOIS DEDOS DE PROSA: LEITURAS DE JULIO CORTÁZAR Recital de contos de Cortázar lidos por Nelson de Oliveira, Evandro Affonso Ferreira e Andréa Del Fuego, com acompanhamento musical do saxofonista Vinícius Dorin. O evento integra o projeto Percursos Amarelos. | Praça das Bibliotecas. Dia 9, das 19h30 às 21h

CONVERSA MARCADA Encontro entre dois grafiteiros que estabelece-rão diálogo visual em um painel na Biblioteca, grafitando em dias alternados, sem se encon-trar ao longo da ação. A atividade será baseada no conto “Graffiti” da obra “Orientação dos Gatos”, de Cortázar. | Biblioteca Sérgio Milliet. De 12 a 19. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb. e dom., das 10h às 18h

LEITURA ENTRE ESTANTESCom Juliana Sanches, Michelle Gonçalves, Marcela Bannitz e William Simplício.

Leitura de contos de Cortázar entre as estantes da Biblioteca. | Biblioteca Sérgio Milliet. Dias 15 e 17, das 17h às 18h

VIGÍLIA LITERÁRIA COM ARQUEOLOGIA BIBLIOGRÁFICA Com Juliana Jardim, Juliana Sanches, Janaina Leite e outros.

O público será convidado por Juliana Jardim, atores do Coletivo Cronópio e do espetáculo “Pronto para Morar” para lerem contos que estão na obra “Todos os Fogos o Fogo”, de Cortázar. Os leitores-ouvintes receberão um trecho de autoria do escritor, com indicação bibliográfica completa para encontrar o livro na biblioteca e entregá-lo na página de origem do fragmento. | Piso Flávio de Carvalho (entrada das bibliotecas). Dia 18, das 16h às 21h

ENCONTRO INTERDISCIPLINARTema: “Percursos de Julio Cortázar no Centro - Reflexões Cruzadas”. Com os curadores do CCSP: Maria Tendlau (de teatro), Cláudio Daniel (de literatura e poesia) e Giuliano Tierno (educativo); e Deise Getúlia de Melo (programação e difusão cultural da Divisão de Bibliotecas do CCSP). Mediação: Juliana Jardim.

Neste encontro, os curadores envolvidos no projeto debatem sobre sua realização. | Praça das Bibliotecas. Dia 19, das 18h às 20h

O ESCRITOR NA BIBLIOTECABIBLIOTECAS PÚBLICAS | GRÁTIS

Escritores participam de bate-papo com o público frequentador das Bibliotecas Públicas (BP) em várias regiões da cidade.

LAUDO FERREIRA JÚNIOREscritor, desenhista e roteirista, Ferreira Jr. ganhou prêmios na área de histórias em quadrinhos, entre eles o HQ Mix de Melhor Graphic Novel e o Melhor HQ da Sociedade Brasileira de Artes Fantásticas. Entre suas obras está a trilogia “Yeshuah”: “A Voz do Louco”, “Subversivos: Companheiro Germano” e “Histórias do Clube da Esquina”.| BP Vinicius de Moraes. Zona Leste. Dia 2, 14h| BP Érico Veríssimo. Zona Norte. Dia 8, 14h| BP Chácara do Castelo. Zona Sul. Dia 14, 14h| BP Sérgio Buarque de Hollanda. Zona Leste. Dia 21, 14h

MARIO DIMOV MASTROTTICaricaturista, cartunista, quadrinista, professor e editorialista, Mastrotti tem tiras publicadas

emcartaz | JUNHO DE 2011 61

Page 64: EM CARTAZ

em jornais desde 1975 e organizou livros como “Humor Brasil 500 Anos”, “2001 Uma Odisseia no Humor” e “Humor pela Paz e a Falta que Ela Faz”. Desde 2005, ele é presidente do Salão de Humor Internacional de Paraguaçu Paulista.| BP Amadeu Amaral. Zona Sul. Dia 7, 14h| BP Padre José de Anchieta. Zona Norte. Dia 15, 14h

ALESSANDRO BUZOBuzo é escritor e apresentador do quadro “Buzão-Circular Periferia’’, no Programa Manos e Minas da TV Cultura, e diretor do filme “Pro-fissão MC”. Como autor, lançou seis livros, entre eles “Hip-Hop - De Dentro do Movimento’’. Além disso, é proprietário da Livraria Suburba-no Convicto e organizador da Coletânea “Pelas Periferias do Brasil”.| BP Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 16, 14h| BP Malba Tahan. Zona Sul. Dia 20, 14h| BP Jamil Almansur Haddad. Zona Leste. Dia 21, 14h| BP Adelpha Figueiredo. Zona Leste. Dia 28, 14h| BP Camila Cerqueira César. Zona Oeste. Dia 30, 14h

MÁRCIA TIBURIMárcia é graduada em Filosofia e em Artes. Tem uma coluna na Revista Cult e foi uma das participantes do programa de TV Saia Justa, no canal GNT, além de ser autora de livros inspira-dos na alma feminina, como “As Mulheres e a Filosofia” e “Corpos Torturados”.| BP Helena Silveira. Zona Sul. Dia 18, 10h

FESTERÊ DE SÃO JOÃOCENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH

CARDOSO | TEATRO DE ARENA | ZONA NORTE | DOM. | ENTRADA FRANCA

Tradicional festa junina com comida típica, correio elegante e apresentações musicais.

ACENDE A FOGUEIRA NO MEU CORAÇÃOCom Miriam Maria e Tânia Piffer. Participação especial: Aníbal Barbieri.

O show reúne três músicos fazendo homenagem a três santos, Santo Antônio, São João e São Pedro, por meio de canções regionais e cordéis.TRIO VIRGULINOCom Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triân-gulo) e Roberto Pinheiro (zabumba).

O trio faz parte da história do forró brasileiro. Com 29 anos de carreira, ele é responsável pelo resgate e difusão do gênero no Brasil e exterior. | Dia 26, apresentações durante o evento, que se estende das 16h às 20h

A HORA E A VEZ DO VESTIBULARBIBLIOTECA PÚBLICAS | CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ZONA NORTE | CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | CENTRO | GRÁTIS

As Bibliotecas Públicas (BP), o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) e o Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebem professores de literatura para analisar e discutir as obras literárias exigidas nos principais vestibulares de São Paulo. Neste mês, serão analisados os títulos: “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “Capitães da Areia”, de Jorge Amado; e “Antologia Poética”, de Vinicius de Moraes.

| Nas bibliotecas públicas, não é necessário fazer inscrição.

| Os interessados em participar dos encontros no CCSP devem mandar e-mail com nome e RG para: [email protected] e aguardar a resposta, que deverá ser impressa e apresentada no dia da palestra.

| No CCJ, as inscrições para as 50 vagas disponíveis podem ser feitas pelo telefone: 3984-2466 (ramal 32), pelo e-mail: [email protected] ou pessoalmente, de 3ª a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.

Laudo Ferreira Júnior participa de “O Escritor na Biblioteca”

Div

ulg

ação

62 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 65: EM CARTAZ

centro

CCSPCom André Renato.

Vidas Secas | Dia 4Capitães da Areia | Dia 11| Sáb., 10h30

zona norte

BP Pedro da Silva Nava Com André Renato.

Vidas Secas | Dia 4Capitães da Areia | Dia 11| Sáb., 14h

BP Narbal Fontes Com Fernando Lara.

Capitães da Areia | Dia 4

Antologia Poética | Dia 11| Sáb., 10h

BP Nuto Sant’anna Com Fernando Lara.

Capitães da Areia | Dia 4

Antologia Poética | Dia 11| Sáb., 14h

CCJ Ruth CardosoCom Cláudio Rosa.

Capitães da Areia | Dia 4

Antologia Poética | Dia 11| Sáb., 11h

zona sul

BP Castro Alves Com Fabiana Vascon.

Antologia Poética | Dia 7| 3ª, 14h

BP Viriato CorrêaCom Fernando Lara.

Vidas Secas | Dia 5

Capitães da Areia | Dia 12

Antologia Poética | Dia 19| Dom., 11h

BP Malba Tahan Com Márcia Plana.

Antologia Poética | Dia 6| 2ª, 10h

BP Roberto Santos Com Márcia Plana.

Capitães da Areia | Dia 1º

Antologia Poética | Dia 8| 4ª, 14h

zona leste

BP Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo Com Cláudio Rosa.

Antologia Poética | Dia 7| 3ª, 10h

BP Adelpha Figueiredo Com Fernanda Ferreira.

Capitães da Areia | Dia 4

Antologia Poética | Dia 11| Sáb., 14h

BP Hans Christian Andersen Com Fernanda Ferreira.

Capitães da Areia | Dia 4

Antologia Poética | Dia 11| Sáb., 10h

BP Paulo Setúbal Com Ana Carolina Helcias.

Capitães da Areia | Dia 4

Antologia Poética | Dia 11| Sáb., 10h

BP Ricardo RamosCom Ana Carolina Helcias.

Capitães da Areia | Dia 4

Antologia Poética | Dia 11| Sáb., 14h

BP Gilberto Freyre Com Vanessa Castro.

Antologia Poética | Dia 6| 2ª, 14h

BP Cora Coralina Com Vanessa Castro.

Vidas Secas | Dia 2

Capitães da Areia | Dia 9

Antologia Poética | Dia 16| 5ª, 14h

BP Rubens Borba Com Vanessa Castro.

Capitães da Areia | Dia 4

Antologia Poética | Dia 11| Sáb., 10h

zona oeste

BP Alceu Amoroso Lima Com Fabiana Vascon.

Capitães da Areia | Dia 1º

Antologia Poética | Dia 8| 4ª, 14h

emcartaz | JUNHO DE 2011 63

Page 66: EM CARTAZ

BP Camila Cerqueira César Com Cláudio Rosa.

Capitães da Areia | Dia 1º

Antologia Poética | Dia 8| 4ª, 14h

BP Mário Schenberg Com Lisângela Peruzzo.

Vidas Secas | Dia 2

Capitães da Areia | Dia 9

Antologia Poética | Dia 16| 5ª, 14h

LANÇAMENTOS DE LIVROS NA BMABIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE | 3ª | CENTRO

Em abril, foi criado o Selo Tordesilhas, da Editora Alaúde. Em junho, duas obras dessa editora serão lançadas na Biblioteca Mário de Andrade, seguidas de palestras.

A CONDESSA SANGRENTAA obra inédita da autora argentina Alejan-dra Pizarnik conta a história fictícia de uma condessa húngara condenada por matar 650 mulheres com requintes de crueldade. A publicação tem ilustrações de Santiago Caruso. Haverá palestra com Antonio Vicente Seraphim Pietroforte (doutor em Linguística pela USP).| Dia 21, 19h

A PIANISTAPrimeira obra da autora austríaca Elfriede Jelinek traduzida para o público brasileiro. Publicado em 1983, o livro expõe as perversões sexuais da pro-tagonista e sua conturbada relação com a mãe. A obra foi adaptada para o cinema com o título “A

Professora de Piano”, com direção do controver-tido cineasta Michael Haneke. Em 2004, a autora ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Haverá palestra com Luis S. Krausz (professor doutor de Literatura Hebraica e Judaica da USP).| Dia 28, 19h

LITERATURA PERIFÉRICA: VEIA E VENTANIA NAS BIBLIOTECAS DE SÃO PAULOBIBLIOTECAS PÚBLICAS | GRÁTIS

Para que o público possa entrar em contato, interativamente, com o espaço e o acervo das bibliotecas públicas (BP), foram convidados alguns dos mais reconhecidos saraus da cidade.

SARAU DO BINHO| BP Marcos Rey. Zona Sul. Dia 18, 13h

SARAU DA VILA FUNDÃO| BP Helena Silveira. Zona Sul. Dia 18, 14h

ARTE MALOQUEIRA| BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 25, 17h

SARAU DA BRASA| BP Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 24, 19h

SARAU ELO DA CORRENTE| BP Brito Broca. Zona Norte. Dia 30, 20h

LITERATURA, VESTIBULAR E ALGO MAISBIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE | AUDITÓRIO | CENTRO | SÁB. | GRÁTIS

O ciclo tem como objetivo estimular a visita à Biblioteca

Obras lançadas na Biblioteca Mário de Andrade pelo recém-criado Selo Tordesilhas da Editora Alaúde

Div

ulg

ação

64 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 67: EM CARTAZ

Mário de Andrade e o hábito à leitura, tendo como enfoque, nessa primeira fase, os livros indicados para os exames vestibulares. Durante os encontros, ministrados por professores universitários, serão apresentados não só os conteúdos das obras, como também a relação dos diferentes textos literários com aspectos históricos e socioculturais de nossa realidade. Em junho, serão analisados os títulos: “A Cidade e as Serras”, de Eça de Queirós; “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo; e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Após cada palestra, que tem uma hora e meia de duração, ocorre uma intervenção artística.

| Retirar senha uma hora antes na entrada da Biblioteca.

Com Alexandre Huady.

O Cortiço| Dia 4, 15h

Com Helder Garmes.

A Cidade e as Serras| Dia 11, 15h

Com Hélio Guimarães.

Dom Casmurro| Dia 18, 15h

NÚCLEO PAULISTANO DE ANIMAÇÃO DE JUNHOCENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ESPAÇO SARAU | ZONA NORTE | SÁB. | GRÁTIS

Curadoria: Céu D’Ellia (cineasta de animação).

Diretores de animação conversam com o público sobre suas ideias e experiências e apresentam filmes. O tema deste mês é “Fazen’denhanimado em Sintonia Fina!” e o convidado é Walbercy Ribas Camargo.

| 50 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.

MÚSICA ANIMADA! Dos experimentos com jazz de Norman McLaren aos clipes de Michel Gondry, das loucas Merrie Melodies aos fantasmas de Gorillaz, desenho animado e música nasceram para dividir as telas de cinema e da televisão. Céu D’Ellia seleciona alguns desses exemplos.| Dia 25, 15h

ENCONTRO COM WALBERCY RIBAS CAMARGO Ribas Camargo marcou os anos 70 e 80 com os premiados e psicodélicos comerciais em desenho animado para a Sharp. Após 15 anos de trabalho, reinventou sua carreira ao concluir, em 2003, seu primeiro longa, “O Grilo Feliz”, seguido, em 2009, por “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”. | Dia 25, 16h30

OFICINAS DE REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL KINOFORUM - MÓDULO 2 CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA DE DEBATES | CENTRO | GRÁTIS

| 40 vagas (não é necessário fazer inscrição).

A FOTOGRAFIA NO AUDIOVISUALCom Christian Saghaard.

O palestrante fala sobre composição do enqua-dramento e luz, o uso dos planos cinematográ-ficos e os movimentos de câmera para compor

Walbercy Ribas Camargo, diretor de “O Grilo Falante e os Insetos Gigantes”, participa de bate-papo no CCJ

Div

ulg

ação

emcartaz | JUNHO DE 2011 65

Page 68: EM CARTAZ

a linguagem audiovisual.| Dia 25, das 10h às 14h

A DIREÇÃO NO CINEMACom Mauro D’Addio.

Conversa sobre o trabalho do diretor cinematográ-fico, a decupagem em planos e a direção de cena.| Dia 25, das 15h às 19h

O SOM NO AUDIOVISUAL Com João Godoy.

A palestra discute o papel da trilha sonora no audiovisual para a criação de sentidos, emo-ções e como construção narrativa.| Dia 26, das 10h às 14h

A MONTAGEM CINEMATOGRÁFICACom Willen Dias.

Conversa sobre a manipulação das imagens e a força da montagem na criação artística do cinema e sobre montagem de imagens para a estruturação da narrativa proposta no roteiro a partir das imagens captadas. | Dia 26, das 15h às 19h

SEMANAS DE DANÇA - PÚBLICOS 2011 CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | CENTRO | GRÁTIS

SITE SPECIFICCom Ricardo Basbaum.

O artista plástico fala sobre trabalhos artísticos desenvolvidos em site specific, por ocasião do lançamento do Edital 2011 Novos Coreógrafos - Novas Criações: Site Specific. | Piso Caio Graco (Sala Zero). Dia 18, das 17h às 19h

EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS PARA A DANÇA CONTEMPORÂNEACom a Cia. Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Integrantes do grupo de estudos: Christine Greiner, Sonia Sobral, Ana Carla Fonseca Reis, Simone Zarate e André Fonseca.

Depois de se reunir durante oito meses, o gru-po de estudos do projeto fez um levantamento de questões sobre o tema de sustentabilidade da dança, enfocando assuntos como público, gestão cultural, economia, política cultural e sustentabilidade ética. O objetivo é apresentar parte dessas discussões e seus possíveis desdo-bramentos. | Espaço Cênico Ademar Guerra. Dia 26, das 15h às 18h40

20 ANOS DA GIBITECACENTRO CULTURAL SÃO PAULO | GRÁTIS

Programação especial em comemoração dos 20 anos de criação da Gibiteca Henfil.

CICLO DE FILMESExibição de uma série de documentários sobre a vida e obra do cartunista Henfil. Serão apresentados os títulos: “Cartas da Mãe” (2003), de Fernando Kinas e Marina Willer; “Henfil, Profissão Cartunista” (2002), de Marisa Furtado e Paulo Serran; “Três Irmãos de Sangue” (2006), de Ângela Patrícia Reiniger; “Henfil Plural” (2009), de Laine Milan e Vicente Guerra; e “Tan-ga, Deu no New York Times”, do próprio Henfil. | Sala Lima Barreto. De 7 a 10, 16h

EXPOSIÇÃO: HENFIL NOS 20 ANOS DA GIBITECAEm homenagem ao cartunista Henfil, patro-

Chargista Cláudio Oliveira integra mesa-redonda sobre o cartunista Henfil

Div

ulg

ação

66 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 69: EM CARTAZ

no da Gibiteca, a mostra resgata imagens da exposição “Henfil Baixou Aqui”, apresentada no Salão Internacional de Humor de Piracicaba logo após sua morte, e da exposição “Henfil - Vida e Obra”, em que são mostrados perso-nagens criados pelo artista, além de charges políticas e esportivas. | Praça das Bibliotecas. Até dia 17/7. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h

VÍDEO INSTITUCIONALA Gibiteca Henfil exibe, na abertura da mesa-redonda mencionada abaixo, este vídeo institucional produzido pelos funcionários do CCSP: Rodrigo de Moraes Taguchi (Gibi-teca Henfil) e Márcio Yonamine (Divisão de Informação e Comunicação). O audiovisual reúne imagens e arquivos colhidos ao longo dos anos. MESA-REDONDA SOBRE HENFILCom JAL e Claudio (cartunistas), Gualberto Costa (artista gráfico) e Audálio Dantas (jornalista e escritor). Mediação: Waltemir Jango Belli Nalles (diretor da Divisão de Biblio-tecas do CCSP).

Encontro de pessoas que conviveram e traba-lharam com o cartunista. | Atividades seguidas. Praça das Bibliotecas. Dia 30, 20h

Infantojuvenil

DIA DO PIÁEncerrando o primeiro semestre das turmas do PIÁ (Programa de Iniciação Artística), haverá apresentação de teatro, de música, de contação de histórias e brincadeiras. | Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. Dia 18, das 9h às 17h. Grátis

ÓPERA FANTÁSTICA: A FLAUTA MÁGICAApresentação: Rosana Rios. Contação de histórias: Virginia Montesino. Com Gustavo Tassi, César Patoulos, Regina Rios, Luís Flávio Fernandes e Michel Souza Chagas Sebastião.

Contação de histórias acompanhada por tre-chos da famosa ópera de Mozart.| Livre. Biblioteca Pública Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 5, das 16h às 17h15. Grátis

RODA DA LEITURACom Cleo Lima.

Os participantes têm a oportunidade de ler e discutir textos de diferentes gêneros narrativos. Presença das crianças do CEI Olga Tereza.| +5 anos. Biblioteca Pública Vicente de Carvalho. Zona Leste. Dia 13, 9h30. Grátis

VAMOS LER?Com Ângela Maria Arantes Figueiredo e Márcia Marur.

Atividade de leitura para crianças e jovens.| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 27, das 9h às 10h, das 10h às 11h, das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30. Grátis

CONTAÇÕES DE HISTÓRIASBIBLIOTECAS PÚBLICAS | BOSQUES DA LEITURA | PONTOS DE LEITURA | GRÁTIS

As Bibliotecas Públicas (BP), os Bosques da Leitura e os Pontos de Leitura recebem contadores de histórias.

ERA UMA VEZ 1,2,3... ACORDANDO HISTÓRIASCom Rita Nasser. 7 a 12 anos.

Narração de histórias de fadas, contos do folclore, entre outros.| Bosque da Leitura Parque do Carmo. Zona Leste. Dia 5, 11h| BP Adelpha Figueiredo. Zona Leste. Dia 25, 14h

AS TANTAS HISTÓRIAS DA CRIAÇÃO DO MUNDOGrupo Terreiro Sampa. Livre.

História sobre como um jogo de cobiça entre irmãos poderia destruir a Terra.| Ponto de Leitura Parque do Piqueri. Zona Leste. Dia 5, 11h| Ponto de Leitura Parque do Rodeio. Zona Leste. Dia 17, 11h

CONTOS PARA CRIANÇASCom Maria das Graças Marcelino. Livre.

Histórias narradas: “Onde Está o Rabo do Sapo?” e “Dona Baratinha”.| BP Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 8, 10h

HISTÓRIAS DO CÉU E DA TERRACom Deise Maria Tebaldi Pedro. Livre.

Entre as histórias narradas está “O Pavão do Abre-e-fecha”, de Ana Maria Machado.| BP Narbal Fontes. Zona Norte. Dia 8, 10h | BP Nuto Sant’Anna. Zona Norte. Dia 1º, 10h. Dia 8, 14h

HISTÓRIAS NA FLORESTACom Domitila Alves de Oliveira. +7 anos.

Entre as histórias narradas está a da aranha que se tornou confeiteira porque queria ficar bonita.| BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 8, 10h

NAQUELE LIVRO TINHA UMA HISTÓRIACom Edna Bolanho Simões. +7 anos.| BP Thales Castanho de Andrade. Zona Norte. Dia 8, 10h e 14h

MISTURANDO HISTÓRIASCom Cecília F. da Silva. +7 anos.

Histórias narradas: “A Zeropeia”, “O Caso do

emcartaz | JUNHO DE 2011 67

Page 70: EM CARTAZ

Bolinho” e “Onde Está o Rabo do Sapo?”. | BP Sylvia Orthof. Zona Norte. Dia 8, 10h| BP Menotti Del Picchia. Zona Norte. Dia 8, 14h

HISTÓRIAS DE ENCANTAMENTOCom Lucélia da Silva. Livre.| BP Érico Veríssimo. Zona Norte. Dia 8, 13h30

HISTÓRIAS DE PEDRO MALASARTESCom Sandro Luiz Coelho. Livre.

Várias histórias narrando as “artes” e aventuras do herói popular Pedro Malasartes. | BP Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 8, 14h

HISTÓRIAS DIVERSASCom Ana Paula Pereira dos Prazeres. Livre.

Histórias divertidas sobre aventuras e animais da floresta. | BP Brito Broca. Zona Norte. Dia 8, 14h

HISTÓRIAS DE PRINCESAS E UM MACACO MUITO ESPERTOCom Juvelina Martins. +6 anos.

Histórias narradas: “Sua Alteza a Divinha”, “João Preguiçoso” e “O Macaco e a Velha”. | BP Padre José de Anchieta. Zona Norte. Dia 8, 14h

HISTÓRIAS DE REIS, PRINCESAS E CACHORROSCom Beth Pedrosa. 5 a 10 anos.

Histórias narradas: “A Roupa Nova do Rei”, “João Preguiçoso” e outras.| BP Pedro da Silva Nava. Zona Norte. Dia 8, 14h

MANIFESTO DOS BICHOSCom Zeca Mallembah. Livre.

Um grupo de animais em extinção se reúne para combater os problemas ambientais. | Ponto de Leitura Praça do Bambuzal. Zona Sul. Dia 8, 14h| Ponto de Leitura Vila Mara. Zona Leste. Dia 15, 14h | Bosque da Leitura Lions Clube Tucuruvi. Zona Norte. Dia 19, 14h | BP Anne Frank. Zona Oeste. Dia 25, 14h30| BP Raul Bopp. Zona Sul. Dia 26, 11h

CONTANDO, CANTANDO E ENCANTANDO NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELOCom Beth Rizzo e Ronaldo Barbosa. 4 a 12 anos.

Histórias narradas: “O Pó de Pirlimpimpim” e o “Marquês de Rabicó”, da obra de Monteiro Lobato. | Ponto de Leitura Jardim Lapenna. Zona Leste. Dia 9, 10h e 15h| BP Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 14, 10h e 14h

SALAM! – UM PASSEIO DENTRO DAS HISTÓRIAS DE MALBA TAHANCia. Renda de Histórias. Livre.

Narração de histórias de Tahan acompanhadas

por música e aromas para estimular os sentidos. | BP Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo. Zona Leste. Dia 11, 10h| BP Aureliano Leite. Zona Leste. Dia 25, 14h

CONTA E RECONTACom Lídia Engelberg.

Após ouvirem as histórias, os participantes po-dem se vestir com panos e perucas para fazer parte delas.| BP Pedro da Silva Nava. Zona Norte. Dia 11, 10h30

CIA. LUAR CONTA RUBEM ALVESCia Luar no Ar. 4 a 11 anos.

Entre os temas tratados estão o respeito às diferenças e a capacidade de transformação do amor.| BP Adelpha Figueiredo. Zona Leste. Dia 9, 14h

DOIS MANDUCÁ DE FIÚZACom Zé Bocca. Livre.

Causos e modas do caipira paulista acompa-nhados de músicas tradicionais da roça.| BP Lenyra Fraccaroli. Zona Leste. Dia 11, 10h30| BP Raul Bopp. Zona Sul. Dia 12, 11h

SEBASTIANA SEVERINAGrupo Sigalacia. Livre.

No sertão, um caso de amor e desamor leva duas amigas a disputar por um pretendente. | BP Aureliano Leite. Zona Leste. Dia 11, 14h

CANTANDO HISTÓRIAS: CASOS, CONTOS E CANÇÕESCom Dorotilde Dias. Livre.

Indicada a todas as idades, a narração conta com instrumentistas em cordas e percussão e canto.| BP Anne Frank. Zona Oeste. Dia 11, 14h30| BP Lenyra Fraccaroli. Zona Leste. Dia 25, 10h30

HISTÓRIAS EM TRIOCom Márcia Fonseca, Silvania Roseli Possato e Vera Bicego Pimenta. Livre.| BP Jamil Almansur Haddad. Zona Leste. Dia 13, 10h| BP Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. Dia 14, 10h| BP Raimundo de Menezes. Zona Leste. Dia 15, 10h

HISTÓRIAS QUE GOSTO DE OUVIR E CONTARCom Joselita Barreto. +5 anos.

Entre outras histórias, será contada a do garoto que chorava muito: “O Menino Nito”, de Sonia Rosa. | BP Vinicius de Moraes. Zona Leste. Dia 15, 14h30

HISTÓRIAS DAQUI E DE LÁGrupo Meninas do Conto. 5 a 11 anos.

Contos populares do mundo narrados por con-tadora que utiliza objetos, adereços e música.| Ponto de Leitura de São Mateus. Dia 16, 11h e 14h

68 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 71: EM CARTAZ

HISTÓRIAS PARA CRIANÇASCom Juvelina Pereira Martins. 4 a 10 anos.

Contação baseada em livros infantis do acervo da Biblioteca.| BP Chácara do Castelo. Zona Sul. Dia 17, 10h e 14h

ENCANTANDO UM CONTOGrupo Bambaê di Fulô. Livre.

Com balões mágicos, as contadoras propõem charadas e utilizam ritmos apresentados com cocos e cirandas.| Bosque da Leitura do Parque Anhanguera. Zona Norte. Dia 19, 11h| Bosque da Leitura Cidade de Toronto. Zona Norte. Dia 26, 11h

OS PRIMOS CONTAM: O UNIVERSO DOS IRMÃOS GRIMMGrupo Números Primos. Livre.

Dois músicos falastrões se encontram para trocar histórias. | Bosque da Leitura Parque Jardim da Luz. Dia 19, 11h| Bosque da Leitura do Parque Raposo Tavares. Zona Oeste. Dia 26, 11h

UM CONTO AFRICANO - “MPIPIDI E A ÁRVORE MOTLOPI”Com “Abigail conta mais de mil”. Livre.

Garoto que sonha em ter uma irmã encontra uma bebê debaixo de uma árvore, e esse passa

a ser seu segredo. | Bosque da Leitura do Parque Santo Dias. Zona Sul. Dia 19, 14h| BP Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo. Zona Leste. Dia 25, 10h

TRÊS CASOS DE AMOR Com Solange Lopes. Livre.

Narração de três histórias de amor para crian-ças de autoria de Heloisa Prieto. | BP Chácara do Castelo. Zona Sul. Dias 21 e 28, 10h| BP Castro Alves. Zona Sul. Dias 22 e 24, 10h

POR QUE NO CÉU TEM TANTA ESTRELA?Com Erica Coracini. 4 a 10 anos.

Lendas indígenas que explicam como surgiu a noite com suas estrelas e a relação do homem com outros seres. | BP Pedro da Silva Nava. Zona Norte. Dia 25, 10h30

HISTÓRIAS COM ANIMAISCom Lucélia da Silva. 5 a 7 anos.

Narração de histórias infantis sobre animais. | BP Amadeu Amaral. Zona Sul. Dia 27, 10h

CONTOS DE MALASARTESCom Débora Kikuti. + 6 anos.

Histórias protagonizadas pelo esperto Pedro Malasartes, herói popular cheio de artimanhas.| BP Pública Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 28, das 10h e 14h

Grupo Sigalacia conta a história da amizade entre duas garotas em “Sebastiana Severina”

Viv

ian

e M

inir

elli

emcartaz | JUNHO DE 2011 69

Page 72: EM CARTAZ

O Theatro Municipal de São Paulo é uma das construções mais elabora-das da cidade, tanto do ponto de

vista artístico quanto arquitetônico. Seus 782 ornatos, 18 esculturas, 25 conjuntos de vitrais e 600 metros quadrados de pin-turas artísticas expressam, em números, toda sua riqueza, verdadeiro marco na his-tória da cidade. Situado na Praça Ramos de Azevedo, ao lado dos jardins que conduzem ao Vale do Anhangabaú e de construções importantes como o Edifício Alexandre Ma-ckenzie (onde funciona o Shopping Light) e o Viaduto do Chá, o Theatro Municipal integra a paisagem tradicional do centro, formando um conjunto urbano de grande qualidade ambiental.

Para dotar São Paulo de uma casa de espetáculos moderna, até então inexisten-

te na cidade, capaz de receber as gran-des companhias teatrais estrangeiras, a Prefeitura contratou o escritório técnico do arquiteto e construtor Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Domiziano Rossi (Gê-nova, 1865 – São Paulo, 1920), professor da Escola Politécnica e do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, desenvolveu os dese-nhos e o projeto. O prefeito Antonio Prado promoveu a integração à equipe de Cláu-dio Rossi (Capri, 1850 – Baviera, 1935), cenógrafo italiano que trabalhara para vá-rias companhias operísticas, e que dividiu com Domiziano a elaboração do projeto. As obras começaram em 1903 e se encerra-ram em 1911. Nesse mesmo ano, o Thea-tro foi inaugurado.

A imponente construção de alvenaria e concreto contrastava com as modestas ca-

sas ao seu redor. Implantado no antigo Morro do Chá, o teatro de feições neoclássicas, ins-pirado na Ópera de Paris, se destacava no alto da espla-nada voltada para o Vale do Anhangabaú.

Seguindo os padrões da época, a construção foi va-lorizada pela incorporação de ornamentos diversos. Parte dos vitrais veio de Stuttgart, Alemanha. Outros foram executados por Con-rado Sorgenicht, imigrante alemão que se estabeleceu em São Paulo no começo do século 20, e pelo Liceu de Artes e Ofícios. Esculturas de bronze foram encomen-

Ladeira daMemória

O esplendor do Theatro Municipal, de volta à cena

Restauro das pinturas murais do restaurante

Fatima AntunesRafaela Bernardes

Sylvia Masini

70 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 73: EM CARTAZ

dadas às empresas Thiebault Frères e Giovanni Piassa, de Paris e Milão, respectivamen-te. O Salão Nobre é ricamente ornamentado, com destaque para as pinturas de Oscar Pe-reira da Silva. A execução do mobiliário coube ao Liceu de Artes e Ofícios.

Reconhecido como bem cultural de interesse artístico-arquitetônico, o Theatro Muni-cipal foi tombado pelos órgãos de preservação estadual (Re-solução SC 49/81) e municipal (Resolução 5/Conpresp/91).

Construção de tamanha singularidade exige cuidados de conservação específicos e permanentes para não perder os traços e o vigor originais. Por estar localizado no centro da cidade, o edifício sofre com a ação do tempo, a poluição, o tráfego constante de veículos e o desgaste natural dos ma-teriais, demandando a realiza-ção de obras de conservação e adaptações.

A primeira grande reforma ocorreu entre 1952 e 1955. Na ocasião, o formato da plateia foi alte-rado, passando de circular a ferradura. Os camarotes de boca foram eliminados para a instalação de um órgão. Houve também a ampliação da área de camarins, a subs-tituição da instalação elétrica, o aumento da caixa cênica e a mecanização do pal-co com a implantação de um sistema hi-dráulico no fosso orquestral, possibilitando elevar-se ou abaixar-se de acordo com o programa apresentado.

Uma segunda reforma ocorreu entre 1987 e 1992, que constou de restauração das fachadas e do Salão Nobre, e da refor-ma dos camarins e do palco. Dois novos espaços foram criados. O subsolo foi es-cavado, dando lugar ao Salão dos Arcos, destinado a eventos. A sala da cúpula, si-tuada acima da plateia, recebeu tratamen-to acústico para abrigar ensaios. Esta sala era originalmente utilizada no preparo de cenários e estava fechada desde a reforma dos anos 1950.

Ao se preparar para a comemoração do seu centenário, o Theatro viu-se às voltas com as mesmas questões que motivaram sua construção: oferecer um espaço ade-quado para receber grandes companhias. Para superá-las, foram realizadas obras de adaptação do palco, que consistiram na completa modernização dos equipamentos de cenotécnica, iluminação e sonorização. As intervenções, realizadas entre 2008 e 2011, incluíram, ainda, a restauração das fachadas do edifício e seus ornamentos, da cobertura, das esculturas de bronze do exterior, dos vitrais, das pinturas murais do bar/restaurante, do hall principal, do piso e das poltronas da sala de espetáculos, bem como do imponente e luxuoso Salão Nobre, assegurando ao Municipal seu tradicional brilho no campo das artes.

Ladeira da Memória é uma coluna mensal produzida pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura.

Sylv

ia M

asin

i

Operários trabalhando no Salão Nobre

emcartaz | JUNHO DE 2011 71

Page 74: EM CARTAZ

Crônicas do escritor gaúcho que exploram o comportamen-to masculino e as impressões femininas sobre ele. Os textos foram originalmente publica-

dos em seu site na internet e compilados posteriormente neste livro. O autor defende que todo homem sente um prazer silencio-so em ser considerado um canalha e que essa característica é, na verdade, irresistível para as mulheres.

O livro foi lançado após a morte do autor chileno, em 2003. O escritor teria deixado instruções para que a obra de quase mil páginas fosse publicada em

capítulos separados, mas seu editor concluiu que ela deveria ser inserida em um volume único. A trama enigmática se desenrola a partir da busca por um autor recluso enquanto uma série de as-sassinatos é cometida na fronteira entre México e Estados Unidos.

O escritor português morto em 2010 sempre foi assumidamente ateu. Nesta obra, ele dá tom farsesco à trajetória do filho primogênito de Adão e Eva,

recriando episódios bíblicos do Antigo Testamento. Após assassi-nar seu irmão Abel, Caim faz um acordo incomum com deus (grafado em letra minúscula pelo próprio Saramago) e segue rumo ao Jardim do Éden. O leitor percorre esse trajeto com o personagem e revisita, com um novo olhar, episódios bíblicos conhecidos.

Esta seção destaca obras recém-adquiridas que podem ser solicitadas para empréstimo nas bibliotecas públicas. Para saber se estão disponíveis, consulte o site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa .

Canalha!Autor: Fabrício CarpinejarEditora Bertrand Brasil320 páginas

2666Autor: Roberto BolañoEditora Companhia das Letras858 páginas

CaimAutor: José SaramagoEditora Companhia das Letras176 páginas

naestante

72 JUNHO DE 2011 | emcartaz

Page 75: EM CARTAZ

nos

sos

end

ereç

osn

osso

s en

der

eços

Arquivo Histórico de São PauloEdifício Ramos de Azevedo. Praça Coronel Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, Centro | tel. 3396-6000. Próximo da estação Tiradentes do metrô. | Atendimento: 2ª a sábado, das 9h às 17h.

Auditório Ibirapuera Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera (portão 3), Ibirapuera, Zona Sul | tel. 3629-1075

Balé da Cidade de São PauloRua João Passalacqua, 66, Bela Vista, Centro | tel. 3241-3883 e 3241-1740.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 19h. Não oferece cursos.

Beco do PintoRua Roberto Simonsen, 136, Centro. Próximo do Pátio do Colégio, ao lado do Solar da Marquesa.| Em reforma.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro LobatoRua General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro | tel. 3256-4122.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Sábados, das 10h às 17h. Domingos, das 10h às 14h.

Biblioteca Pública Adelpha FigueiredoPraça Ilo Ottani, 146, Canindé,

Zona Leste | tel. 2694-0013 e 2292-3439. Tem estacionamento. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Affonso TaunayRua Taquari, 549, Parque da Mooca, Mooca, Zona Leste | tel. 2292-5126. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Afonso SchmidtAv. Elísio Teixeira Leite, 1.470, Cruz das Almas, Zona Norte | tel. 3975-2305.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima (Temática em Poesia)Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste | tel. 3082-5023 e 3063-3064. Próximo da Praça Benedito Calixto.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Álvares de AzevedoPraça Joaquim José da Nova, s/nº, Vila Maria, Zona Norte | tel. 2954-2813. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 16h. Domingos, das 10h às 15h.

Biblioteca Pública Álvaro GuerraRua Pedroso de Moraes, 1.919, Pinheiros, Zona Oeste | tel. 3031-7784. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Amadeu AmaralRua José Clóvis Castro, s/nº, Jardim da Saúde, Zona Sul | tel. 5061-3320.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Anne FrankRua Cojuba, 45, Itaim Bibi, Zona Oeste | tel. 3078-6352.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Prof. Arnaldo Magalhães GiácomoRua Restinga, 136, Tatuapé, Zona Leste | tel. 2295-0785.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Aureliano LeiteRua Otto Schubart, 196, Parque São Lucas, Zona Leste | tel. 2211-7716.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Belmonte (Temática em Cultura Popular)Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, Zona Sul | tel. 5687-0408 e 5691-0433. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Brito BrocaAv. Mutinga, 1.425, Pirituba, Zona Norte | tel. 3904-1444 e 3904-2476.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Camila Cerqueira CésarRua Waldemar Sanches, 41, Butantã, Zona Oeste | tel. 3731-5210.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

COMUNICADO: INGRESSOSOs ingressos para espetáculos apresentados no Centro Cultural São Paulo, na Galeria Olido, no Theatro Municipal de São Paulo e nos Teatros Cacilda Becker, Zanoni Ferrite, Arthur Azevedo, Paulo Eiró e João Caetano são vendidos pela INGRESSO RÁPIDO pelo telefone 4003-2050, site: www.ingressorapido.com.br ou, ainda, na bilheteria do próprio local. Para entrega em domicílio, será cobrada taxa de entrega.

Sujeito à taxa de conveniência

emcartaz | JUNHO DE 2011 73

Page 76: EM CARTAZ

nos

sos

end

ereç

os

Biblioteca Pública Cassiano Ricardo (Temática em Música)Av. Celso Garcia, 4.200, Tatuapé, Zona Leste | tel. 2092-4570.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Castro AlvesRua Abrahão Mussa, s/nº, Jardim Patente, Zona Sul | tel. 2946-4562.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Chácara do CasteloRua Brás Lourenço, 333, Jardim da Glória, Zona Sul | tel. 5573-4929.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Clarice LispectorRua Jaricunas, 458, Bairro Siciliano, Zona Oeste | tel. 3672-1423.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Cora CoralinaRua Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianases, Zona Leste

| tel. 2557-8004. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 16h. Domingos, das 10h às 15h.

Biblioteca Pública Érico VeríssimoRua Diógenes Dourado, 101, Cohab Parada de Taipas, Zona Norte | tel. 3972-0450.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Gilberto FreyreRua José Joaquim, 290, Sapopemba, Zona Leste | tel. 2143-1811.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Hans Christian Andersen (Temática em Contos de Fadas)Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé, Zona Leste | tel. 2295-3447.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Helena SilveiraRua João Batista Reimão, 146,

Campo Limpo, Zona Sul | tel. 5841-1259. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Jamil Almansur HaddadRua Andes, 491-A, Guaianases, Zona Leste | tel. 2557-0067.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública José Mauro de VasconcelosPraça Comandante Eduardo de Oliveira, s/nº, Parque Edu Chaves, Zona Norte | tel. 2242-8196 e 2242-1072.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública José Paulo PaesLargo do Rosário, 20, 2º e 3º andares, Penha, Zona Leste | tel. 2295-0401 e 2295-9624.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h. | Em reforma.

Biblioteca Pública Jovina Rocha Álvares PessoaAv. Padre Francisco de Toledo,

Biblioteca Hans Christian Andersen - temática em contos de fadas

JUNHO DE 2011 | emcartaz74

Page 77: EM CARTAZ

331, Cohab Manoel da Nóbrega, Itaquera, Zona Leste | tel. 2741-7371 e 2741-0371.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Lenyra FraccaroliPraça Haroldo Daltro, 451, Vila Manchester, Zona Leste | tel. 2295-2295. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Malba TahanRua Brás Pires Meira, 100, Interlagos, Zona Sul | tel. 5523-4556. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Marcos ReyAv. Anacê, 92, Jardim Umarizal, Zona Sul | tel. 5845-2572 e 5843-1179.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Mário de AndradeRua da Consolação, 94, Consolação, Centro | tel. 3256-5270. Próximo da estação Anhangabaú do metrô.Atendimento: Seção Atualidades: 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30. Sábados, das 10h às 17h; Seções Artes, Mapoteca, Coleção Geral e Raros: 2ª a 6ª, das 8h30 às 17h (para consultas na Seção Raros, é necessário fazer agendamento)

Biblioteca Mário de Andrade – Seção CirculanteAvenida São Luís, 235, Centro. | tel.: 3256-5270. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30. Sábados, das 10h às 17h.

Biblioteca Pública Mário Schenberg (Temática em Ciências)Rua Catão, 611, Lapa, Zona Oeste | tel. 3672-0456. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Menotti Del PicchiaRua São Romualdo, 382, Bairro do Limão, Zona Norte | tel. 3966-4814 e 3956-5070.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Milton SantosAv. Aricanduva, 5.777, Jardim Aricanduva, Zona Leste | tel. 2726-4882. Próximo do Shopping Aricanduva.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Narbal FontesAv. Conselheiro Moreira de Barros, 170, Santana, Zona Norte | tel. 2973-4461 e 2975-0511.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Nuto Sant’AnnaPraça Tenório Aguiar, 32, Santana, Zona Norte | tel. 2973-0072.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Padre José de AnchietaRua Antônio Maia, 651, Perus, Zona Norte | tel. 3917-0751.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 16h. Domingos, das 10h às 15h.

Biblioteca Pública Paulo DuarteRua Arsênio Tavollieri, 45, Jabaquara, Zona Sul | tel. 5011-8819 e 5011-7445. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Paulo Sérgio Duarte MillietPraça Ituzaingó, s/nº, Tatuapé, Zona Leste | tel. 2671-4974.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Paulo SetúbalAv. Renata, 163, Vila Formosa, Zona Leste | tel. 2211-1508 e 2211-1507.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Pedro da Silva NavaAv. Engenheiro Caetano Álvarez, 5.903, Mandaqui, Zona Norte | tel. 2973-7293.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Prefeito Prestes MaiaAv. João Dias, 822, Santo Amaro, Zona Sul | tel. 5687-0513.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sábados, das 9h às 16h. | Em reforma.

Biblioteca Pública Raimundo de MenezesAv. Nordestino, 780, São Miguel Paulista, Zona Leste | tel. 2297-4053.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Circulante da Mário de Andrade

emcartaz | JUNHO DE 2011 75

Page 78: EM CARTAZ

nos

sos

end

ereç

os Biblioteca Pública Raul Bopp (Temática em Meio Ambiente)Rua Muniz de Sousa, 1.155, Aclimação, Zona Sul | tel. 3208-1895. Ao lado do Parque da Aclimação.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados e domingos, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Ricardo RamosPraça Centenário de Vila Prudente, 25, Vila Prudente, Zona Leste | tel. 2273-4860.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Roberto Santos (Temática em Cinema)Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul | tel. 2273-2390. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Rubens Borba de MoraesRua Sampei Sato, 440, Ermelino Matarazzo, Zona Leste | tel. 2943-5255.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Sérgio Buarque de HolandaRua Augusto Carlos Baumman, 564, Itaquera, Zona Leste | tel. 2205-7406.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Sylvia OrthofAv. Tucuruvi, 808, Tucuruvi, Zona Norte | tel. 2981-6263 e 2981-6264.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Thales Castanho de AndradeRua Doutor Artur Fajardo, 447, Freguesia do Ó, Zona Norte | tel. 3975-7439.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Vicente de CarvalhoRua Guilherme Valência, 210, Itaquera (Cohab José Bonifácio), Zona Leste | tel. 2521-0553 e 2527-0111.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Vicente Paulo GuimarãesRua Jaguar, 225, Vila Curuçá, Zona Leste | tel. 2035-5322. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Vinicius de MoraesAv. Jardim Tamoio, 1.119, Itaquera (Cohab José Bonifácio), Zona Leste | tel. 2521- 6914.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Temática em Literatura Fantástica)Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul | tel. 5573-4017 e 5574-0389.| Atendimento: 3ª a 6ª, das 10h às 19h. Sábados e domingos, das 11h às 18h.

Bosque da Leitura do Parque AnhangueraAv. Fortunata Tadiello Natucci, 1.000, Perus, Zona Norte.| Atendimento: domingo, das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura do Parque do CarmoAv. Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera, Zona Leste. | Atendimento: sábado e domingo, das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura do Parque Cidade de TorontoAv. Cardeal Motta, 84, Parque São Domingos, Pirituba, Zona Norte. | Atendimento: domingo, das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura do Parque IbirapueraAv. IV Centenário, 1.268, Portão 7A, ao lado do Viveiro Manequinho Lopes,Parque Ibirapuera, Zona Sul.| Atendimento: domingo, das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura Parque Lions Club TucuruviRua Alcindo Bueno de Assis, 500 – Tucuruvi, Zona Norte.| Atendimento aos domingos das 9:30h às 16:00h.

Bosque da Leitura do Parque Jardim da LuzRua Ribeiro de Lima, 99, Luz, Centro. Próx. da estação Luz do metrô.| Atendimento: sábado e domingo, das 9h30 às 16h.Biblioteca Temática em Meio Ambiente Raul Bopp

JUNHO DE 2011 | emcartaz76

Page 79: EM CARTAZ

Bosque da Leitura do Parque Raposo TavaresRua Telmo Coelho Filho, 200 – Vila Albano, Zona Oeste.| Atendimento aos domingos das 9:30h às 16:00h

Bosque da Leitura do Parque Santo DiasRua Jasmim da Beirada, 71, Capão Redondo, Zona Sul. | Atendimento: domingo, das 9h30 às 16h.

Capela do MorumbiAv. Morumbi, 5.387, Morumbi, Zona Sul | tel. 3772-4301.| Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Casa do BandeirantePraça Monteiro Lobato, s/nº, Butantã, Zona Oeste | tel. 3031-0920.| Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Casa do GritoParque Independência, s/nº, Ipiranga, Zona Sul | tel. 2068-0032.| Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Casa do SertanistaPraça Ênio Barbato, s/nº, Caxingui, Zona Oeste | tel. 3726-6348.| Em reforma.

Casa do TatuapéRua Guabiju, 49, Tatuapé, Zona Leste | tel. 2296-4330.| Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Casa da Imagem (antiga Casa nº 1)Rua Roberto Simonsen, 136-B, Centro | tel. 3241-4238. Próximo da estação Sé do metrô. Ao lado do Pátio do Colégio.| Em reforma.

Casa ModernistaRua Santa Cruz, 325, Vila Mariana, Zona Sul | tel. 5083-3232.| Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Centro Cultural da Juventude Ruth CardosoAv. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte | tel. 3984-2466. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha.| Atendimento: 3ª a domingo, das 10h às 20h.

Centro Cultural São PauloRua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro | tel. 3397-4002. Próximo da estação Vergueiro do metrô. | Atendimento: 3ª a domingo, das 10h às 22h.

Escola Municipal de BailadoBaixos do Viaduto do Chá, s/nº, Centro | tel. 3241-5336 e 3241-1332. Próximo das estações Anhangabaú e São Bento do metrô.

Escola Municipal de Iniciação ArtísticaRua Volkswagen, s/nº, Jabaquara, Zona Sul | tel. 5017-7552 e 5017-2192. Próximo da estação Conceição do metrô.

Escola Municipal de MúsicaRua Vergueiro, 961, Paraíso, Centro | tel. 3209-6580 e 3209-7865. Próximo da estação Vergueiro do metrô.

Espaço de Leitura Cecília MeirelesCentro de Memória e Convívio da Lapa. Rua Araçatuba, 522, Vila Romana, Zona Oeste | tel. 3834-0004.

Espaço de Leitura Zalina RolimCentro de Convívio e Cultura da Vila Mariana. Rua Corredeira, 26, Vila Mariana, Zona Sul | tel. 5573-2606.

Galeria OlidoAv. São João, 473, Centro | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do

Casa Modernista

emcartaz | JUNHO DE 2011 77

Page 80: EM CARTAZ

nos

sos

end

ereç

os

metrô.| Espaço Expositivo: 3ª a domingo, das 13h às 20h. Sala de Pesquisa e Acervo em Dança: 3ª a 6ª, das 14 às 18h. Centro de Memória do Circo: 2ª a 6ª, das 14h às 18h.

Monumento à Independência – Capela ImperialParque Independência, s/nº, Ipiranga, Zona Sul | tel. 2068-0032.| Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Museu do Teatro MunicipalBaixos do Viaduto do Chá, s/nº, Centro | tel. 3241-3815. Próximo das estações Anhangabaú e São Bento do metrô. | Atendimento: 3ª a domingo, das 10h às 17h.

Pavilhão das Culturas BrasileirasRua Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana. Dentro do Parque Ibirapuera. Acesso pelo portão 10. | tel.: 5083-0199. | Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Ponto de Leitura André VitalAv. dos Metalúrgicos, 2.255, Cidade Tiradentes | tel. 2282-2562.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 16h. Sábado e domingo, das 11h às 17h.

Ponto de Leitura Carolina Maria de JesusRua Terezinha do Prado Oliveira, 119, Parelheiros | tel. 5921-3665| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 16h.

Ponto de Leitura Graciliano RamosCalçadão Cultural do Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252, Parque América, Grajaú | tel. 3496-9638.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 17h.

Ponto de Leitura Jardim LapennaRua Serra da Juruoca, s/nº (Galpão de Cultura e Cidadania), Jardim Lapenna | tel. 2297-3532.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 20h. Sábado, das 9h às 19h.

Ponto de Leitura Juscelino KubitschekAv. Inácio Monteiro, 55, Cidade Tiradentes | tel. 2556-3036.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábado e domingo, das 11h às 17h.

Ponto de Leitura OlidoAv. São João, 473, Centro | tel. 3397-0176| Atendimento: 2ª, das das 13h às 18h. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sábados, das 13h às 20h. Domingos e feriados, das 13h às 19h.

Ponto de Leitura Parque do PiqueriRua Tuiuti, 515, Tatuapé. Próximo da marginal do rio Tietê.| Todos os dias das9h às 16h.

Ponto de Leitura Parque do RodeioRua Igarapé da Bela Aurora, s/nº, Cidade Tiradentes | tel. 2555-4276| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábado e domingo, das 11h às 17h.

Ponto de Leitura Praça do Bambuzal Rua da Colônia Nova, s/nº, Praça Nativo Rosa de Oliveira (conhecida como Praça do Bambuzal) Jardim Ângela | tel. 5833-3567| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 18h.

Museu do Teatro Municipal

JUNHO DE 2011 | emcartaz78

Page 81: EM CARTAZ

Ponto de Leitura de São MateusRua Fortaleza de Itapema, 268, Jardim Vera Cruz, São Mateus | tel. 2019-1718| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 16h.

Ponto de Leitura da União dos Moradores do Parque AnhangueraRua Amadeu Caego Monteiro, 209, Parque Anhanguera | tel. 3911-3394 e 3911-3048.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h.

Ponto de Leitura Vila MaraRua Conceição de Almeida, 170, São Miguel Paulista | tel. 2586-2526 | Telecentro tel. 2585-2466.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h. Sábado, das 9h às 16h.

Sede da Orquestra Experimental de RepertórioAv. São João, 473, térreo, Centro | tel. 3333-7691. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Não oferece cursos.

Sítio da RessacaRua Nadra Raffoul Mokodsi, 3, Jabaquara, Zona Sul | tel. 5011-7233. Próximo da estação Jabaquara do metrô. | 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Sítio MorrinhosRua Santo Anselmo, 102, Jardim São Bento, Zona Norte| tel. 2236-6121.| Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Solar da Marquesa de SantosRua Roberto Simonsen, 136, Centro | tel. 3241-4238. Próximo da estação Sé do metrô. Ao lado do lado do Pátio do Colégio.| Em reforma.

Teatro Alfredo MesquitaAv. Santos Dumont, 1.770, Santana, Zona Norte | tel. 2221-3657. Estacionamento próprio.| Em reforma.

Teatro Arthur AzevedoAv. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | tel. 2605-8007. Estacionamento próprio.

Teatro Cacilda BeckerRua Tito, 295, Lapa, Zona Oeste | tel. 3864-4513.

Teatro Décio de Almeida PradoRua Cojuba, 45, Itaim Bibi, Zona Oeste | tel. 3079-3438.| Em reforma.

Teatro Flávio Império Rua Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba, Zona Leste | tel. 2621-2719.| Em reforma.

Teatro João CaetanoRua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, Zona Sul | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Próximo da estação Santa Cruz do metrô.

Teatro Martins PennaLargo do Rosário, 20, Penha, Zona Leste | tel. 2293-6630. Próximo do Shopping Penha. | Em reforma.

Theatro Municipal de São PauloPraça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro | (Bilheteria) 3397-0327 2ª a 6ª, das 10h às 19h, ou até o início do espetáculo. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 17h, ou até o início do espetáculo. Nos concertos de domingo às 11h, aberta excepcionalmente às 9h.

Teatro Paulo EiróAv. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, Zona Sul | tel. 5546-0449 e 5686-8440.

Teatro Zanoni Ferrite(dentro da Biblioteca Paulo Setúbal) Av. Renata, 163, Vila Formosa, Zona Leste | Tel.: 2216-1520.

Pontos de distribuição do guia Em Cartaz

Equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura:Arquivo Histórico MunicipalBibliotecas PúblicasBosques da LeituraCapela do MorumbiCasa do BandeiranteCasa do TatuapéCentro Cultural da Juventude Ruth CardosoCentro Cultural São PauloEscola Municipal de BailadoEscola Municipal de Iniciação ArtísticaEscola Municipal de MúsicaGaleria OlidoMonumento à IndependênciaMuseu do Teatro MunicipalSítio da RessacaSítio MorrinhosTeatro Alfredo MesquitaTeatro Arthur AzevedoTeatro Décio de Almeida PradoTeatro João CaetanoTeatro Martins PennaTeatro Municipal de São PauloTeatro Paulo EiróTeatro Zanoni Ferrite

Outros locais: Auditório Ibirapuera Casa das Rosas Museu da Casa BrasileiraMuseu da Imagem e do SomMuseu do ImigranteMuseu da Língua PortuguesaPinacoteca do EstadoMemorial da América LatinaMuseu do Ipiranga Espaço Os Satyros Espaço ParlapatõesAeroporto de Congonhasrodoviárias

emcartaz | JUNHO DE 2011 79

Page 82: EM CARTAZ

ÔNIBUS-BIBLIOTECA

Horário de atendimento: das 10h às 15h.Telefone de informações ao público: 2291-5763.

Os roteiros aos sábados e domingos são quinzenais.

ZONA NORTE

| 4ª feira Tremembé: Alameda dos Canários, s/nº - Praça Recanto Verde

| 5ª feira Vila Penteado - Freguesia do Ó: Praça Luiz José Junqueira Freire, s/nº (atrás do Sacolão de Vila Penteado)

| Sábado Cachoeirinha: Praça Professor José Soares de Mello, s/nº

| Domingo Jardim Brasil - Vila Medeiros: Praça Augusta Vitória, s/nº (ao lado da Base da Polícia Militar)

ZONA SUL

| 3ª feira Jardim Ângela: Estrada do M´Boi Mirim, altura do nº 4.250 (ao lado da Base da Polícia Militar)

| 3ª feira Jardim Vaz de Lima - Jardim São Luís: Rua Emérico Lobo de Mesquita, s/nº

| 4ª feira Vila São José - Cidade Dutra: Praça José Boemer Roschel, s/nº (próximo da Praça José Shunck)

| 5ª feira Capão Redondo: Rua Marmeleira da Índia, s/nº (próximo ao Parque Santo Dias)

| 6ª feira Parque Brasil - Grajaú: Av. Dona Belmira Marin, nº 3.865 (estacionamento do Supermercado Compre Bem)

| 6ª feira Jardim Primavera - Cidade Dutra: Praça João Beiçola da Silva, altura do nº 700 (próximo da Av. Lourenço Cabreira)

| Sábado Jardim Miriam: Praça Fernando Braga Pereira da Rocha, altura do nº 5.947 da Av. Cupecê (estacionamento do antigo Sacolão da Prefeitura)

| Domingo Jardim das Palmas - Vila Andrade: Rua das Belezas, s/nº (Praça do Arariba, no final da rua)

ZONA LESTE

| 3ª feira Jardim Iguatemi: Rua Barros Penteado, nº 40

| 3ª feira Cangaíba - Vila Sílvia: Av. Alfredo Ribeiro Castro, s/nº (próximo da Av. Engenheiro João Goulart)

| 4ª feira Jardim Helena: Av. Kumaki Aoki, s/nº (Praça Craveiro do Campo)

| 4ª feira São Miguel Paulista I - União de Vila Nova: Rua Adão Manoel (em frente à Praça N. Sra. Aparecida, ao lado da igreja)

| 5ª feira Jardim Colorado - São Mateus: Rua Lázaro Gonçalves Fraga, s/nº (esquina Praça João Galli)

| 5ª feira Ponte Rasa - Cidade A E Carvalho: Av. das Alamandas, s/nº | 6ª feira Parque São Rafael: Av. Baronesa de Muritiba, altura do nº 750

| 6ª feira Parque do Carmo: Rua Joaquim Meira de Siqueira, s/nº (próximo da Av. Mar Vermelho)

| Sábado Itaim Paulista: Rua Paulo Tapajós, altura do nº 210

| Sábado São Miguel Paulista II - Jardim Romano: Rua Capachos, s/nº (em frente ao CEU Três Pontes)

| Domingo Cidade Tiradentes: Av. dos Metalúrgicos, s/nº (esquina com Av. Leandro)

| Domingo Cidade Líder: Praça José Enio Silveira, s/nº

EditorLuiz Quesada

Editora-assistenteGiovanna Longo

RedaçãoGilberto De Nichile e Durvalina Marques de Andrade

Projeto gráficoMaria Rosa Juliani

DiagramaçãoNatan de Aquino Giuliano

FotografiaSylvia Masini

Secretária de redaçãoIvani Yara dos Santos

Estagiárias Bárbara Ferreira eFlávia Costa (jornalismo) e Tatiane Ivo (revisão)

Impressão Aquarius

Tiragem62.500 exemplares

Em Cartaz é uma publicação da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura

EndereçoAv. São João, 473 | 10º andar São Paulo | SP | CEP. 01035-000 Tel: 3397-0000 | Fax: 3224-0628

[email protected]

Site da Secretaria Municipal de Culturacultura.prefeitura.sp.gov.brwebmaster: Thiago Alves

Capa: Theatro Municipal de São Paulo 2011Fotos: Sylvia Masini

JUNHO DE 2011 | emcartaz80

Page 83: EM CARTAZ
Page 84: EM CARTAZ

Avenida Paulista, 2008

cenários paulistanos

FOTO: SYLVIA MASINI