em medicina laboratorial -...

12
65 anos da SBPC/ML Treinamentos devem fazer parte da rotina em medicina laboratorial IMPRESSO ESPECIAL CONTRATO N.º9912202181/2008 ECT/DR/RJ Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial Os treinamentos internos não podem se restringir às ocasiões em que há contratação de colaboradores ou implantação de novos equipamentos e metodologias. Os laboratórios devem estabelecer programas regulares para manter os colaboradores atualizados sobre o trabalho e seu dia-a-dia na empresa. “Hoje, a realidade do laboratório é completamente diferente de poucos anos atrás, quando bastavam algumas mentes pensantes para que uma instituição fosse considerada confiável e sólida”, diz a gestora da SBPC/ML e auditora do PALC, Cristina Pessoa, uma das entrevistadas para a reportagem que começa na página 5. Além de Cristina, representantes de cinco laboratórios contam como são os programas de treinamento interno em suas empresas. No dia 31 de maio de 2009, a SBPC/ML comemora 65 anos. O Gestão Estratégica em Medicina Laboratorial antecipa-se a essa data e estréia sua nova fase mostrando um pouco da história da Sociedade. Ao invés de publicar uma reportagem tradicional, optamos por apresentar fatos importantes que ocorreram ao longo das seis décadas e meia desde que o médico Erasmo Lima convidou outros médicos para fundarem uma "associação científica dos especialistas do laboratório clínico". A sociedade médica fundada naquela dia - ela nasceu sem o "ML", de "Medicina Laboratorial" - cresceu e se tornou o que é hoje, uma referência na difusão do conhecimento em medicina diagnóstica. Conheça um pouco da história da SBPC/ML a partir da página 2. Um novo jornal Esta edição marca uma nova fase do Gestão Estratégica em Medicina Laboratorial. Lançado em 2004, somente em versão on line, o jornal evoluiu até que, em 2006, passou a ser publicado também em versão impressa. Agora, com nova apresentação, com mais páginas e mais conteúdo, ele procura cumprir seu papel de oferecer conhecimento e informação aos leitores, profissionais de medicina laboratorial. Outra novidade do novo Gestão Estratégica em Medicina Laboratorial é a seção de Classificados gratuitos. Com ela, o jornal reforça seu dever como veículo de imprensa: ser um prestador de serviços à comunidade ao qual é direcionado. Boa leitura! Alvaro Martins Presidente da SBPC/ML Janeiro 2009 - Edição 52 - Ano V Janeiro 2009 - Edição 52 - Ano V

Transcript of em medicina laboratorial -...

65 anos da SBPC/ML

Treinamentos devem fazer parte da rotina

em medicina laboratorial

IMPRESSO ESPECIAL CONTRATO

N.º9912202181/2008 ECT/DR/RJ

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial

Os treinamentos internos não podem se restringir às ocasiões em que há contratação de colaboradores ou implantação de novos equipamentos e metodologias. Os laboratórios devem estabelecer programas regulares para manter os colaboradores atualizados sobre o trabalho e seu dia-a-dia na empresa.“Hoje, a realidade do laboratório é completamente diferente de poucos anos atrás, quando bastavam algumas mentes pensantes para que uma instituição fosse considerada confiável e sólida”, diz a gestora da SBPC/ML e auditora do PALC, Cristina Pessoa, uma das entrevistadas para a reportagem que começa na página 5.Além de Cristina, representantes de cinco laboratórios contam como são os programas de treinamento interno em suas empresas.

No dia 31 de maio de 2009, a SBPC/ML comemora 65 anos. O Gestão Estratégica em Medicina Laboratorial antecipa-se a essa data e estréia sua nova fase mostrando um pouco da história da Sociedade.Ao invés de publicar uma reportagem tradicional, optamos por apresentar fatos importantes que ocorreram ao longo das seis décadas e meia desde que o médico Erasmo Lima convidou outros médicos para fundarem uma "associação científica dos especialistas do laboratório clínico".A sociedade médica fundada naquela dia - ela nasceu sem o "ML", de "Medicina Laboratorial" - cresceu e se tornou o que é hoje, uma referência na difusão do conhecimento em medicina diagnóstica.Conheça um pouco da história da SBPC/ML a partir da página 2.

Um novo jornal

Esta edição marca uma nova fase do Gestão Estratégica em Medicina Laboratorial.

Lançado em 2004, somente em versão on line, o jornal evoluiu até que, em 2006,

passou a ser publicado também em versão impressa.

Agora, com nova apresentação, com mais

páginas e mais conteúdo, ele procura cumprir seu papel de

oferecer conhecimento e informação aos leitores,

profissionais de medicina laboratorial.

Outra novidade do novo Gestão Estratégica em

Medicina Laboratorial é a seção de Classificados

gratuitos. Com ela, o jornal reforça seu dever como

veículo de imprensa: ser um prestador de serviços à comunidade ao qual é

direcionado.

Boa leitura!

Alvaro MartinsPresidente da SBPC/ML

Janeiro 2009 - Edição 52 - Ano VJaneiro 2009 - Edição 52 - Ano V

A primeira logomarca surgiu em 1965, a partir de uma brincadeira entre membros da diretoria, durante o congresso daquele ano. O ratinho assustado com a seringa era uma alusão às cobaias usadas em laboratório. A

logomarca atual, que faz referência a uma centrífuga, surgiu no final da década de 1970 e foi aperfeiçoada ao longo dos anos. Em maio de 2001, ela adotou oficialmente a expressão “Medicina Labo-ratorial” (a sigla passou a ser SBPC/ML), que representa de forma mais adequada a espe-cialidade médica.

O começo de tudoEm 1944, o médico Erasmo Lima escreveu uma carta a diversos colegas convidando-os a fundar, no Rio de Janeiro, uma “associação científica dos especialistas do laboratório clínico”. Em 31 de maio daquele ano nasceu a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica – SBPC.

Seu primeiro presidente foi Erasmo Lima, que ocupou o cargo até 1946 e foi reeleito para o biênio 1951-1952.

Durante mais de 30 anos, a SBPC funcionou em uma sala cedida pela Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, na Lapa. Em 1976, a SBPC mudou-se para ocupar sua primeira sede própria, uma casa no bairro do Rio Comprido, Zona Norte da cidade. No biênio 1995-1997 foi adquirida a atual sede, um conjunto de salas em um prédio comercial localizado no Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro.

As casas da SBPC/ML

1-Primeira sede na Lapa | 2-Sede própria no Rio Comprido | 3-Inauguração da sede atual

As marcas da SBPC/ML

Durante todos esses anos, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial tem se pautado pela disseminação do conhecimento científico e técnico, das boas práticas e do aprimoramento da Medicina Laboratorial e dos profissionais que atuam nessa área, sempre no estrito respeito à ética, visando contribuir com a Saúde e com a qualidade de vida da população.

Como presidente da SBPC/ML, sinto-me honrado e orgulhoso de ocupar este cargo no momento em que ela comemora 65 anos de atividades. É com muito alegria que desejo compartilhar este sentimento com todos os nossos associados, colegas, clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores.

65 anosda

SBPC/MLAlvaro Martins

Presidente - Biênio 2008/2009

Erasmo Lima, primeiro presidente

da SBPC/ML

1

2

3

02

Os programas da SBPC/ML

SBPC/ML na Internet

Em 1964, a SBPC firmou um convênio com a Associação Médica Brasileira para conceder o Título de Especialista em Patologia Clínica, conferido em conjunto pelas duas instituições. Em 1977, recebeu autorização do Conselho Federal de Medicina para qualificar médicos especialistas na sua área. Atualmente, as provas para obtenção do TEPAC são realizadas na data e na cidade-sede do Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.

Nasce o TEPACNasce o TEPAC

O primeiro número da Revista Brasileira de Patologia Clínica foi lançado em 1959, com artigos científicos e técnicos originais. Em 1982, tornou-se o órgão oficial da recém-criada Associação Latino-americana de Patologia Clínica (Alapac). A revista cresceu e passou a se chamar Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (JBPML), editado pela SBPC/ML e pelas Sociedades Brasileiras de Patologia e Citopatologia. É indexado no Lilacs, Periodica e no Chemical Abstracts e integra a base de dados SciELO. Em 2008, o JBPML adotou o Sistema de Gestão de Publicações (SGP), que permite acompanhar pela Internet todo o processo de artigos submetidos para publicação.

Informação científica em revista

Informação científica em revista

Em 1977, foi lançado o Programa de Excelência de Laboratórios Médicos (PELM), realizado pela ControlLab. Posteriormente, ele passou a se chamar Proficiência em Ensaios Laboratoriais, mas manteve a sigla. Em 1998, surgiu o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), pioneiro no país. Em 2005, em parceria com a SBPC/ML, a ControlLab lançou o Programa de Indicadores Laboratoriais.

Os programas da SBPC/MLOs programas da SBPC/ML

O primeiro site na Internet foi lançado no biênio 1995-1997. Hoje, ele está na sua quarta versão, sempre com o objetivo de acompanhar a evolução das técnicas e recursos existentes em informática. Em 2005, foi inaugurado o primeiro site exclusivo para o Congresso Brasileiro de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial. No mesmo ano, a SBPC/ML inovou mais uma vez ao lançar seus cursos a distância pela Internet, os primeiros no setor de laboratórios clínicos. Em 2006, nasceu o Portal de Ensino a Distância, que este ano passa a se chamar Biblioteca Digital da SBPC/ML, onde o público vai encontrar grande variedade de conteúdo para atualização técnica e científica em medicina diagnóstica.

0303

O primeiro Congresso Brasileiro de Patologia Clínica aconteceu em 1964, em São Paulo. No mesmo ano, Fortaleza também sediou um congresso da especialidade. Hoje, o Congresso da SBPC/ML é considerado o maior evento de medicina diagnóstica do Brasil, reconhecido por seu conteúdo técnico e científico e organização. Desde 2007, o congresso é bilíngüe – em português e espanhol – para atender ao crescente público da América Latina. A Exposição Técnico-científica é uma vitrine onde empresas nacionais e estrangeiras apresentam lançamentos em produtos, equipamentos e serviços para laboratórios clínicos.

Congressos da SBPC/ML: referência no setor

DepoimentosFausto Pereira dos Santos - Diretor-Presidente da ANS -

José Luiz Gomes do Amaral - Presidente da AMB -

Jorge Carlos Machado Curi - Presidente da APM -

Rafael de Menezes Padovani - Presidente da ABBM -

Dante Montagnana - Presidente do SINDHOSP -

Jairo Rocha - Presidente do SINDILAPAC-RJ -

Marcio Biasoli - Presidente da ControlLab -

Carlos Eduardo Gouvêa - Secretário Executivo da CBDL -

“A qualificação do setor de Saúde Suplementar é a grande diretriz da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A SBPC/ML, em seus 65 anos de existência, investiu na qualidade e acreditação dos serviços. A ANS parabeniza a Sociedade e agradece as muitas contribuições recebidas nesta aposta compartilhada.”

“65 anos: grata oportunidade para nós, médicos brasileiros, rendermos homenagem aos colegas da SBPC/ML, reconhecendo nesta Sociedade a trajetória suficientemente larga e brilhante que deixa entrever futuro ainda maior. Deve-se reverenciar aqueles que têm oferecido tanto de si: informação, experiências, obras e exemplos.”

“Parabenizo a SBPC/ML pelos 65 anos, principalmente pela importância que a patologia clínica teve no contexto da medicina brasileira em todo esse período, basicamente nas últimas ultimas décadas devido ao incremento e aos avanços tecnológicos que trouxeram a possibilidade de tratar os pacientes com mais segurança.”

“Parabéns à SBPC/ML pelos seus 65 anos. Em nome dos profissionais biomédicos, destaco meu sentimento de orgulho, alegria e gratidão por fazer parte de sua história. A SBPC/ML é um dos pilares para a consolidação dos profissionais de laboratório de análises clínicas e dos programas de qualidade em laboratório clínico.”

“A SBPC/ML sempre pautou sua representação na sustentabilidade dos laboratórios clínicos. Extrapolou as atividades técnico-científicas que a originaram e passou a se preocupar com a qualidade dos serviços prestados pelas empresas. A SBPC/ML é uma parceira importante por quem temos imenso respeito e uma Sociedade que chega aos 65 anos com o reconhecimento de todos os players do setor. Isso não é uma tarefa fácil. É resultado de muito trabalho sério e de lideranças comprometidas com o setor de diagnósticos. Parabéns!”

“Quando completou 60 anos, em 2004, a SBPC/ML lembrou a evolução da Medicina Laboratorial. Agora, em 2009, comemorando 65 anos, ressaltamos a sua dedicação em aprimorar o nível técnico e científico do setor de Patologia Clínica, preocupando-se com a segurança do paciente, nosso bem maior. A Diretoria do SINDILAPAC-RJ congratula-se com a Diretoria da SBPC/ML e com todos aqueles que, desde a criação da Sociedade, têm lutado pela ciência e pela qualidade de vida dos que militam na área.”

“Ver a SBPC/ML completar 65 anos é uma alegria para nós e certamente uma conquista para os laboratórios. Em toda a sua existência, a Sociedade primou pela seriedade, destacando-se pelo trabalho para o incremento da qualidade dos serviços laboratoriais. Nós, da ControlLab, temos imenso orgulho desta parceria, que já ultrapassa três décadas e se estreita a cada ano com serviços inovadores para o mercado.”

“A SBPC/ML vem conquistando inúmeras vitórias ao longo de seus 65 anos, graças ao incessante e dedicado esforço de seus líderes, verdadeiros visionários em suas respectivas épocas. Sem sombra de dúvidas, tal histórico traz ainda mais responsabilidade sobre o futuro da saúde, já que o diagnóstico tem um papel crescente e fundamental na busca da terapia ideal para tantos males que nos afligem. O diagnóstico precoce não apenas garante melhores resultados nesta busca, como reduz expressivamente os custos totais da saúde, seja para o Estado, seja em termos de redução do sofrimento dos pacientes. Por isso, o papel da SBPC/ML é fundamental para garantir que a sociedade possa usufruir de todos estes benefícios proporcionados pelos avanços da ciência. Parabéns! Contem conosco pelos próximos 65 anos!”

0404

Equipes mal treinadas têm mais chancesde errar

reportagem 05

Treinamentos devem fazer parte da rotina do laboratórioAlgumas empresas só treinam seus colaboradores quando estes são contratados ou quando são implantadas novas metodologias e equipamentos. Hoje em dia, isso não é o bastante. Os treinamentos devem fazer parte da rotina do laboratório para que todos mantenham-se atualizados não apenas do ponto de vista técnico, mas também sobre temas que abordam a motivação no trabalho, relacionamento com os colegas, normas de conduta, valores e objetivos da empresa, por exemplo.

Foto: arquivo SBPC/ML

0905

"Hoje, a realidade do laboratório é completamente diferente de alguns anos atrás, quando bastavam algumas mentes pensantes para que uma instituição fosse consi-derada confiável e sólida", diz a farmacêutica-bioquímica e gestora da SBPC/ML,

Ela explica que o treinamento é fundamental para o laboratório crescer e se manter. Equipes mal treinadas ou despreparadas têm mais chances de errar nas tarefas mais simples, o que pode comprometer os resultados da empresa.

Segundo Cristina, que é auditora do Programa de Acreditação de Labora-tórios Clínicos (PALC), a educação continuada é importante porque os laboratórios estão mais complexos, com maior variedade e quantidade de exames, e os clientes cada vez mais exigentes. Os treinamentos devem ser mais freqüentes e abranger todo o laboratório. "Há uma mudança de cultura das instituições nesse aspecto", explica a gestora da SBPC/ML.

Um programa de treinamento bem planejado ajuda a diminuir a rotatividade dos colaboradores. "Gostamos de aprender e perceber nossa capacidade de crescimen-to. Quando o colaborador reconhece que há preocupação de disseminar o conheci-mento, ele interage e muda seu sentimento em relação à empresa, passa a valorizar e aumentar o afeto com a instituição. Isto faz com que reconsidere uma eventual saída."

Os temas abordados no treina-mento devem ser escolhidos pela importância e sua aplicação. Os instrutores precisam conhecer bem o assunto, ser comunicativos e ter voz agradável. É preciso criar um ambiente que estimule a participação de todos.

"Certamente o treinamento será um sucesso se a assistência perceber empatia na linguagem e na postura. Caso contrário, não haverá boa percepção do conhecimento transmitido", alerta Cristina Pessoa.

Igualmente importante é a escolha do horário e do local. Quando não ocorrer nas instalações da empresa, deve ser feito em um lugar próximo e, de preferência, agradável.

Não se deve esquecer de fazer uma avaliação final do evento. Pode ser um questioná-rio simples, de múltipla escolha, para ser respondido em grupo. "O objetivo não é estressar a equipe, mas verificar a fixação do assunto", alerta Cristina. Posteriormente, pode ser avaliada a aplicação prática do que foi transmitido.

No Cedilab Medicina Laboratorial, de Cuiabá, o cronograma de treinamento é debati-do e aprovado em reuniões do Controle da Qualidade. Com base nas necessida-

des de cada área, os supervisores e coordenadores elaboram os temas. A partir dessas informações é feito o Plano Anual de Treinamento, divulgado a todos os

colaboradores. Ele contém datas, horários, local e temas dos treinamentos, que são semanais.

Cristina Pessoa.

Planejamento anual

Foto: arquivo SBPC/ML

“Esse plano é avaliado a cada semestre, quando verificamos quais treinamentos planejados foram realizados durante o ano. Aqueles que não aconteceram por algum motivo são reprogramados para o mesmo ano ou para o ano seguinte", explica a patologista clínica e diretora técnica, Natasha Slhessarenko, que é presidente Regional da SBPC/ML em Mato Grosso.

Todos os setores recebem treinamentos, divididos em motivacionais, ou de sensibiliza-ção, e técnicos. Nestes, são discutidos assuntos e dúvidas da rotina de trabalho de cada setor, apresentados por membros da equipe que se destacam como multiplicadores. Podem ser palestras com vídeos e slides e aulas práticas. Os recém-contratados são acompanhados de perto por um colega de trabalho que tem mais experiência na atividade.

Os treinamentos motivacionais são de responsabilidade da psicóloga do laboratório, que costuma usar dinâmica de grupo.

Algumas vezes são convidados profissionais externos para falar sobre melhorias técnicas e motivacionais.No final, é aplicada uma prova com questões específicas. A avaliação é feita no Formulário de Eficácia de Treina-mento.

O Laboratório Emilio Ribas, de Fortaleza, mantém um calendário anual de treinamento elaborado a partir das necessidades verificadas na equipe. Os colaboradores também podem sugerir temas de seu interesse e que complementem sua formação. As suges-tões são incluídas no Plano Anual de Competências. A equipe também participa de cursos oferecidos pela SBPC/ML e por outras instituições.Segundo Kummi Grandinetti, do Recursos Humanos, todos os setores recebem treinamento. Os temas podem ser comuns ou específicos às atividades de cada área.

"São disponibilizados treinamentos técnico-científicos que abordam vários temas de revisão e de atualização, cursos de excelência no atendimento, treinamentos contábeis, educação e segurança no trabalho, educação em saúde, dentre outros", diz Grandinnetti.Os instrutores podem ser profissionais do laboratório - como médicos, farmacêuticos-bioquímicos, membros da Comissão Interna de Proteção a Acidentes (CIPA), coordena-dor da qualidade - e externos, dependendo do que for abordado.Além de palestras, dinâmicas de grupo, proposições de situações reais e estudos de caso, o Emílio Ribas tem utilizado o ensino a distância.

"São oportunidades interessantes para troca de conhecimentos com laboratórios distantes, que nos possibilitam dialogar através de chats e fóruns de discussão com vários especialistas e palestrantes de renome nacional", acrescenta Kummi Grandinetti.A avaliação dos treinamentos é registrada em um formulário específico e acompanhada pelo setor de RH.

No Jorge Furtado Medicina Laboratorial, de Uberaba (MG), são realizados três tipos de treinamento. O introdutório aborda temas básicos e obrigatórios para todos os colabora-dores, como histórico da empresa, sua missão e valores, deveres e direitos trabalhistas e biossegurança. Este é complementado pela leitura dos documentos da qualidade específicos do setor onde o profissional vai trabalhar.O segundo tipo é indicado pelos coordenadores e faz parte de um planejamento semestral, que tem o objetivo de aprimorar e atualizar conhecimentos e conhecer novidades tecnológicas.Também ocorrem treinamentos específicos, sugeridos pelos colaboradores, ou quando se destinam a ações corretivas provocadas por não-conformidades encontradas em auditorias internas e externas. Os temas também podem ter origem em reclamações e sugestões de clientes.

Segundo a coordenadora de Recursos Humanos, Ana Cláudia Silva, todos os setores são treinados em qualidade no atendimento, trabalho em equipe, seguran-

ça e saúde do trabalhador, garantia da qualidade nos setores analíticos, gestão da fase pré-analítica, implantação de novos equipamentos e métodos e aperfeiçoa-

mento de gestores.

Sugestões da equipe

Temas básicos

Todos os setores devem

ser treinados

0906

Fotos: divulgação

"Temos treinamentos que acontecem, no mínimo, semanalmente. A maioria é ministrada por profissionais da nossa equipe. No entanto, sempre que necessário, recorre-se ao convite de instrutores externos", diz Silva.Ela explica que os métodos mais usados são projeção de slides, vídeos e dinâmicas de grupo, além de treinamentos feitos no próprio setor técnico.

"Para cada caso é estabelecido um critério para acompanhamento e avaliação da eficácia, quando observamos a necessidade de treinar novamente. Pode ser uma avaliação objetiva de assimilação das informações, o acompanhamento de um indicador, entre outros", conclui Ana Cláudia Silva.

Com sede em Piracicaba (SP), o Laboratório Previlab começou, há 14 anos, um programa de educação continuada para a qualidade, que procura mostrar a cada colaborador a importância do seu trabalho.

“O objetivo é conscientizar as pessoas de que a busca da excelência em tudo o que fazemos é um ponto muito importante para nossa vida pessoal e profissional", explica a psicóloga Ana Maria Pacheco Sanches, responsável pela seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas na empresa. Ela e o diretor-técnico, César Sanches, coordenam os treinamentos internos.

Eles são mensais para todos os colaboradores e bimestrais para os coordenadores de equipe – com estes, o objetivo é desenvolver suas habilidades de liderança.

O Previlab tem unidades em diferentes cidades no interior do estado de São Paulo. Por isso, os treinamentos são realizados seis vezes em cada mês, sempre no horário de trabalho, de modo que os colaboradores pos-sam escolher o dia mais adequado para se deslocar até Piracicaba.

As turmas reúnem pessoas de locais diferentes para elas se conhecerem – muitas só se falam ao telefone - e facilitar o relacionamento no trabalho.

Os temas são escolhidos a partir das necessidades da empresa - definidas em pesquisas de clima organizacional -, de problemas e necessidades que surgem na rotina do trabalho e por sugestões dos colaboradores.

Podem ser palestras com slides, música, estudos de caso e dinâmicas de grupo. "Nestas, as pessoas interagem, vivenciam situações e correlacionam o que vivenciaram com a aplicação no seu dia-a-dia na empresa", explica a psicóloga.

"Atualmente, utilizamos também os cursos oferecidos pela SBPC/ML pela Internet, que têm se mostrado muito produtivos", acrescenta César Sanches.A avaliação dos treinamentos é feita através de indicadores definidos pelo Sistema de Gestão da Qualidade e pela pesquisa de clima organizacional.

O Laboratório Sabin, com sede em Brasília, treina mensalmente os colaboradores desde o dia em que eles começam a trabalhar na empresa.

Segundo a gestora da Qualidade, Sandra Regina Pereira, todos os setores recebem treinamentos, mas estes são mais freqüentes nas áreas técnica,

de atendimento e coleta.Além de assuntos específicos de cada setor, também são abordados

temas genéricos, como motivação no trabalho e liderança, por exemplo.

Os instrutores podem ser da equipe do laboratório ou profissionais externos. Há dois anos, o Sabin mantém uma parceria com uma empresa de eventos para convidar palestrantes de destaque em diversos assuntos.Dependendo do tema, os treinamentos podem ser feitos através de palestras, dinâmica de grupo e jogos interativos. A avaliação dos resultados é escrita e feita com treinamentos sorteados no mês.

Integração de equipes

Parceria externa

A equipepode

sugeriros temas

abordados

reportagem 050907

notas

Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC).A nova pesquisa, que tem o apoio da ANS e da ControlLab, procura saber, por exemplo, se houve alterações no número de glosas apresentadas pelas operadoras de planos de saúde, se estas enviam os extratos referentes a glosas e pagamentos, entre outros itens.

A participação dos laboratórios vai ajudar a identificar problemas comuns ao setor. Para a ANS, a pesquisa vai permitir descobrir pontos críticos do padrão TISS.

Os resultados parciais são apresentados depois que todos os itens são respondidos. O resultado final estará

A SBPC/ML está realizando uma nova pesquisa que disponível após o mês de janeiro, quando se encerra o avalia o impacto nos laboratórios provocado pela prazo da pesquisa. Não serão divulgados os nomes dos implantação do padrão TISS (Troca de Informação laboratórios que responderem.em Saúde Suplementar), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A pesquisa está no site da SBPC/ML, no endereço:Esta pesquisa é maior e mais completa que a www.sbpc.org.br/pesquisas/2008/.anterior, realizada em outubro de 2008, somente com laboratórios acreditados pelo Programa de

Nova pesquisa avalia impacto do padrão TISS

Os laboratórios clínicos do Brasil realizaram 372,6 foi de, aproximadamente, 348,8 milhões, com R$ 1,44 milhões de exames durante o ano de 2007, o que bilhão de valor total aprovado.corresponde a um valor total aprovado de R$ 1,57 bilhão. As mais solicitadas

Esses dados foram apresenta- O representante da CBDL mostrou, também, que, em dos pelo secretário executivo 2007, a área de bioquímica respondeu por 50,1% dos

da Câmara Brasileira de exames solicitados. Em segundo lugar ficou hematolo-Diagnóstico Laboratorial gia, com 16,2%, seguida de imunologia (8,4%), urina (CBDL), Carlos Eduardo (7,5%), parasitologia (5,3%), hormônios (4,8%), Gouvêa, durante a 2ª microbiologia (3,1%), hemostasia (2,3%), imuno-Jo rnada de Ges tão hemato (1,7%) e gasometria (0,2%). Os dados foram Laboratorial, realizada em fornecidos pelo DataSUS, em janeiro de 2008dezembro, em São Paulo, pela SBPC/ML e pelo Ainda em 2007, os gastos com a Saúde no Brasil

Sindhosp. corresponderam a 3,45% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em 2006, proporcionalmente, os Estados

Segundo Gouvêa, o Unidos gastaram 15,3% de seu PIB com a Saúde. No total de exames Japão, foi 7,6%, e na Europa, 8%.realizados em 2006

370 milhões de exames em 2007

Carlos Eduardo Gouvêa, secretário executivo da CBDLFoto

: div

ulg

ação

0908

notas

Entre as novidades apresentadas pelo 43º Congresso da SBPC/ML estão os Seminários Verticais. Ao longo de um dia e na mesma sala serão debatidos um tema central e subtemas, todos relacionados à gestão de laboratórios clínicos. Estão previstos sete seminários.O 43º Congresso da SBPC/ML será realizado de 15 a 18 de agosto de 2009, no Expominas BH, em Belo Horizonte. Para mais informações, veja o site do Congresso: www.cbpcml.org.br.

Seminários sobre gestão

Entra em vigor este ano a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS). Ela estabelece um código único para cada procedimento médico, independentemente da operadora de plano de saúde e do prestador de serviço. Seu uso é obrigatório.A nomenclatura utilizada na TUSS foi baseada na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), mas não tem preços, somente códigos.Além de acabar com divergências entre operadoras e prestadores, a TUSS vai facilitar levantamentos estatísticos e epidemiológicos.

TUSS em 2009

JBPML on line

0909

Agora é automático comentários referentes à revisão e pode o envio de artigos informar, por e-mail, que atendeu as sugestões

para publicação no indicadas.Jornal Brasileiro de

Patologia e Medicina A página do JBPML no site da SBPC/ML está no Laboratorial (JBPML), endereço www.sbpc.org.br/ comunica-

publ icação c ient í f ica cao/publicacao/jbpml.php. Ela apresenta uma bimestral da SBPC/ML. visão geral do SGP, as instruções aos autores, o

acesso ao SGP propriamente dito e o passo-a-Através do Sistema de Gestão passo para submeter artigos para publicação -

de Publicações ((SGP) o está em arquivo no formato "pdf" e pode ser processo é feito totalmente pela impresso para servir de consulta a qualquer Internet, desde o momento em que momento.o autor submete o artigo e este é encaminhado aos revisores até a Na primeira vez que for acessar o SGP, o autor devolução para eventuais deve cadastrar um e-mail para ser usado como alterações e a aprovação final. contato com o corpo editorial.

Em dezembro, a página do JBPML passou a O SGP gera mensagens a cada mostrar a relação de artigos submetidos que passo do artigo e as envia foram aprovados para a próxima edição.automaticamente quando o

autor conclui a submissão ou a correção, Publicado a cada dois meses pela Sociedade quando o artigo é devolvido para alterações, Brasileira de Patologia Clínica/Medicina quando é aprovado ou recusado. Laboratorial (SBPC/ML) e pelas Sociedades O sistema também permite que o autor envie Brasileiras de Patologia e Citopatologia, o Jornal imagens e gráficos e mantém a formatação Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial é original do conteúdo do artigo. indexado no Lilacs, Periodica e no Chemical Além disso, o autor ainda tem acesso aos Abstracts e integra a base de dados SciELO.

11 8499-4704 biologia molecular , procura Análise clínica/ doenças [email protected] colocação na área de auto- infecto -contagiosasSão Caetano do Sul imunidade em Curitiba e Diagnóstico e tratamentoAparelho Hematológico

região. MarceloPrecisa-se de aparelho de Bióloga Maristela Adamovski 11 5672-9131hematologia (automação) para Bióloga, 29 anos, residindo em 41 8882-1754 [email protected] ou usado para compra, Rocha Miranda. Profissional [email protected] São Pauloapropriado a um laboratório de competente, aplicada, assídua, Curitibapequeno porte.com disponibilidade de horário Médico patologista clínico se Analises clinicasThiagoe facilidade para atuar em oferece Biomédica recém-formada 13 9104-3341equipe. Último cargo: Chefe da Médico patologista clínico com pelo Centro Universitário do [email protected] do Laboratório mais de 30 anos de Sul de Minas-UNIS MG, Santos/SPCélula. Setor automatizado e experiência, com título de concluindo pós- graduação em bancada. especialista, se oferece para Saúde Pública (2008/2009) Leia sempre o JBPMLSilvana D. Caetano de Araujo trabalho em qualquer serviço procuro uma colocação no O Jornal Brasileiro de 21 8823-6249 de patologia clínica e medicina mercado de trabalho nos Patologia e Medicina [email protected] laboratorial na América do Sul. estados de São Paulo/Minas Laboratorial (JBPML), Rio de Janeiro Propõe sociedade para Gerais em Análises Clínicaspublicação científica da

abertura de laboratório!!!!! Ana Paula TrombineSBPC/ML, é indexado no Biomédico com experiência Prof. Simões Salles.´. Méd. Pa 35 9953-0371Lilacs, Periodica e no Biomédico com experiência de 84 3316-0757 [email protected] Abstracts e integra a 26 anos em patologia clinica medicopatologistaclinico@yah Varginha MGbase de dados SciELO. Assine oferece-se para uma vaga em oo.com.brhoje mesmo o JBPML e Laboratório Clinico em todos Mossoró - Rio Grande do Jornal Gestão Estratégica em receba 6 edições por ano.as áreas de atuações: Norte Medicina LaboratorialJornal Brasileiro de Patologia e Hematologia,bioquímica,micro Faça uma assinatura anual do Medicina Laboratorialbiologia,imunologia,parasitolog Equipamento de Hematologia jornal Gestão Estratégica em tel. (21) 3077-1408ia,uranalises,hormônios,líqüido 18 parâmetros Medicina Laboratorial e receba [email protected] corporais. Vendo equipamento de 12 edições com reportagens, Berel Hofjud Hematologia zerado na caixa, entrevistas e artigos de 11 2982-1115 da marca Mindray BC 3000 interesse. Custa apenas R$ [email protected]. Plus, com 18 Parâmetros, 40. Ligue para a SBPC/ML e LÁBOR_TIbr ideal para laboratórios de fale com Alessandra Mendes Sistema para gerenciamento São Paulo Pequeno e Médio porte. A pelo tel.(21) 3077-1414, ou de Laboratórios de Análises

máquina tem garantia de 1 envie e-mail para Clínicas, totalmente Bióloga – 38 anos ano. Faço preço e condições [email protected] em WINDOWS, Pós-graduação em Vigilância diferenciadas dos valores de utilizando das mais modernas Sanitária/FACIG e mercado.ferramentas. Módulos para Especialização em Análises Diego Doreinterfaceamento de Clínicas 83 9332-9440 / 3241-5451equipamentos e resultados via Angélica de Macedo [email protected] .brUlysses21 9616-2734 João Pessoa / PB16 [email protected]@sysplan.com.brRio de Janeiro Aparelhos de Automação Ribeirão Preto SP

Hemato bioquímicaBioquímico com experiência Vendo Cobas Mira Plus Roche Técnica em patologia clinicaem auto-imunidade T890 Couter Microscópios; curso técnico concluído em Farmacêutico Bioquímico, fluorescência e ópticosjulho de 2006, trabalho com mestre em imunologia pela André Avelino da Costa Nunescoleta desde agosto de 2006. UNIFESP na área de 34 3333-0888Estudo Farmácia (ensino diagnostico auto-imune, [email protected])professor de imunologia na Uberaba MGPriscilaUNIVILLE e doutorando em

Compra / Precisa-se

Venda / Oferece-se

Classificados SBPC/ML

Aqui você vende e compra produtos e serviços, oferece e procura

empregos e estágios.

É fáci! É grátis!

Para anunciar ou consultar os Classificados SBPC/ML:

www.sbpc.org.br/classificados

expedie

nte

Gestão Estratégica em Medicina LaboratorialGestão Estratégica em Medicina Laboratorial

Rua Dois de Dezembro, 78 salas 909/910 CEP 22220-040

Rio de Janeiro - RJTel. (21) 3077-1400 Fax (21) 2205-3386

[email protected] http://www.sbpc.org.br

Rua Dois de Dezembro, 78 salas 909/910 CEP 22220-040

Rio de Janeiro - RJTel. (21) 3077-1400 Fax (21) 2205-3386

[email protected] http://www.sbpc.org.br

10

Classificados SBPC/ML

Presidente 2008/2009Alvaro Martins

Diretor de ComunicaçãoMurilo Rezende Melo

Presidente 2008/2009Alvaro Martins

Diretor de ComunicaçãoMurilo Rezende Melo

AssinaturasAlessandra Mendes

[email protected]

PublicidadeLidia Côrtes

[email protected]

AssinaturasAlessandra Mendes

[email protected]

PublicidadeLidia Côrtes

[email protected]

10

Jornalista responsávelRoberto Duarte

Reg. Prof. RJ 23830JP

Criação, Arte e Diagramação Valéria Monteiro

Design To Ltda

Jornalista responsávelRoberto Duarte

Reg. Prof. RJ 23830JP

Criação, Arte e Diagramação Valéria Monteiro

Design To Ltda

Jornal da SBPC/ML - Periodicidade mensalJornal da SBPC/ML - Periodicidade mensal