Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

16
www.tribunadolitoral.com - A Verdadeira Verdade Litoral do Paraná - 1 a Quinzena de Outubro.2021 - Ano 29 - nº 242 - www.issuu.com/exceuni/docs/tribunadolitoral-ed242 PÁGINA 2 Pontal do Paraná tem se destacado no esporte Página 4 Em setembro, 739 animais marinhos encalhados no litoral do Paraná PÁGINA 3 Conheça as cientistas paranaenses que estão inspirando as novas gerações PÁGINA 6 Portos do Paraná distribui brinquedos em escolas de comunidades isoladas PÁGINA 14 Operação da PM no Litoral prende pessoas ligadas ao tráfico e homicídios PÁGINA 8 Portos do Paraná na Expo Dubai 2020, Pioli assume presidência interina Página 3 Página 11 PÁGINA 10 Antonina é a primeira cidade do Paraná a aderir ao programa Mentoria Lean Manufacturing Após feira, Paraná Turismo aponta retomada consistente das atividades do setor Outubro Rosa: o que é, como surgiu e por que é tão importante? FOTO: PARANÁ TURISMO Paraná e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira formalizam acordos para intensificar a parceria FOTO: GOVERNO DO PARANÁ PÁGINA 2

Transcript of Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Page 1: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

www.tribunadolitoral.com - A Verdadeira Verdade

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021 - Ano 29 - nº 242 - www.issuu.com/exceuni/docs/tribunadolitoral-ed242

PÁGINA 2

Pontal do Paranátem se destacadono esporte

Página 4

Em setembro, 739 animais marinhosencalhados no litoral do Paraná

PÁGINA 3

Conheça ascientistasparanaenses queestão inspirandoas novas gerações

PÁGINA 6

Portos do Paranádistribui brinquedosem escolas decomunidadesisoladas

PÁGINA 14

Operação da PMno Litoral prendepessoas ligadas aotráfico e homicídios

PÁGINA 8

Portos do Paranána Expo Dubai 2020,

Pioli assumepresidência interina

Página 3 Página 11

PÁGINA 10

Antonina é aprimeira cidade doParaná a aderir aoprograma MentoriaLean Manufacturing

Após feira, ParanáTurismo aponta

retomada consistentedas atividades do setor

Outubro Rosa: o queé, como surgiu e porque é tão importante?

FOTO

: PAR

ANÁ T

URISM

O

Paraná e Câmara deComércio Árabe-Brasileira

formalizam acordospara intensificar a parceria

FOTO

: GOV

ERNO

DO PA

RANÁ

PÁGINA 2

Page 2: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 2422 Tribuna do Litoral

PONTAL DO PARANÁ PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. - CNPJ 01.393.752/0001-22R. Piratininga, 40 - Balneário Ipanema - Pontal do Paraná - PR - Fone: (41) 3457-1950 / 99696-8905

E-mail: tribunadolitoral @hotmail.com | Diretor Comercial: Carlos Henrique Mora - 41 99696-8905 - Publicação: Quinzenal - Tiragem: 5.000 exemplaresDistribuição: Curitiba, Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba | Impressão: Press Alternativa.

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, e não refletem a opinião deste Jornal.

EXPEDIENTE

É só começar o décimo mêsdo ano que todo mundo come-ça a falar sobre o chamadoOutubro Rosa e sobre a pre-venção do câncer de mama,não é mesmo? Mas, mesmoque todo mundo saiba queesses dois temos tenham liga-ção, é difícil alguém que real-mente tenha conhecimentodo que se trata a campanha afundo e como ela surgiu.

O QUE É O OUTUBRO ROSA?Para quem não sabe, o Ou-

tubro Rosa é um movimentointernacional durante todo omês de outubro em conscien-tização da prevenção e do di-agnóstico precoce do câncerde mama. Além de chamar aatenção das mulheres para anecessidade de frequentar omédico e de fazer a mamogra-fia, essa campanha tambémestimula que a mulherada setoque e sempre faça o autoe-xame das mamas.

Outubro Rosa: o que é, como surgiu e por que é tão importante?

QUANDO ACAMPANHA SURGIU?

Mas, nem sempre o assun-to esteve tão em destaque as-sim. O Outubro Rosa só come-çou na década de 90, nos Esta-dos Unidos, com apenas al-guns estados americanos fa-zendo campanhas isoladas so-bre o tema.

Só depois que a campanhafoi aprovada pelo CongressoAmericano que o mês de ou-

tubro foi reconhecido nacio-nalmente como o mês da pre-venção contra o câncer demama.

Foi depois disso, inclusive,que os laços cor de rosa, sím-bolo do Outubro Rosa, come-çaram a aparecer.

O símbolo foi lançado pelaFundação Susan G. Komen forthe Cure, durante a primeiraCorrida pela Cura, realizadaem 1990, na cidade de Nova

York. Na época, os corredoresreceberam o laço rosa parausarem durante a corrida e,depois disso, ele passou a serdistribuído em locais públicos,desfiles de moda e em outroseventos.

OUTUBRO ROSA NO BRASILNo Brasil, o Outubro Rosa

demorou um pouco mais achegar.

O primeiro sinal do envol-vimento com a campanha poraqui se deu em outubro de2002, quando o Obelisco doIbirapuera, em São Paulo, foiiluminado com luzes cor derosa.

Depois disso, o evento se-guiu morno ano após ano. So-mente em 2008 que a movi-mentação ganhou força emvárias cidades brasileiras queabraçaram o Outubro Rosa, fa-zendo companhas, promo-vendo corridas e, assim comono resto do mundo, iluminan-

do os principais monumentoscom a cor rosa durante a noi-te.

OUTUBRO ROSAX CÂNCER DE MAMA

Sobre o câncer de mama,infelizmente, esse é o segun-do tipo mais frequente nomundo e, por isso, merecetanta atenção.

No Brasil, por exemplo, onúmero de mortes por essetipo de câncer continua emalta, especialmente por causado grande número de diag-nósticos tardios, ou seja, jácom o câncer em estado avan-çado.

No final das contas, embo-ra esse seja um problema re-corrente o ano inteiro, o Ou-tubro Rosa é importante por-que faz com que as mulheresparem pelo menos uma vez noano para cuidarem de si mes-mas.

Fonte: Portal R7 - Área de mulher

A Prefeito do Município dePontal do Paraná Rudisney Gi-menes Fillho ( Rudão) temdemonstrado grande apoio aárea do esporte, onde tem in-vestido em várias modalidadescomo xadrez, handebol, surf,skate, skate kids, futebol,muay tay, body board, bocha,taek wondo, maratonas aquá-ticas e atividades físicas paraos membros da melhor idade.

A Secretaria Municipal deEsportes, Lazer e Juventudeestá sob o comando de JoãoCarlos Marcon

Os investimentos em es-portes também podem sereficientes para fomentar opor-tunidades de emprego, inclu-são e ascensão social locais,não apenas através dos atle-tas de elite, que eventual-mente conseguirem desen-volver carreiras de sucesso,

Pontal do Paraná tem se destacado no esporte

com base em seus talentosdescobertos nestes locais,mas principalmente por meiode toda uma cadeia de profis-sionais voltados para a pres-tação de serviços, como pro-fessores de educação física,técnicos, árbitros, entre ou-

tros, e comércio de produtosrelacionados, como equipa-mentos esportivos, alimenta-ção saudável e suplementa-ção nutricional, entre outros,causando impactos socioeco-nômicos positivos no médio elongo prazo. A prática regular

de esportes e atividades físi-cas gera diversos benefícios aocorpo e à mente das pessoasem seu dia-a-dia, podendofuncionar como uma válvulade escape do estresse da roti-na do trabalho e dos afazeresdomésticos e prevenindo o

envelhecimento na idadeadulta, e evitando o sedenta-rismo e a obesidade, diminu-indo a ansiedade e ajudandona regularização do sono decrianças e adolescentes, cola-borando com melhorias aobem-estar comunitário.

Page 3: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 242 Tribuna do Litoral 3

Conheça as cientistas paranaensesque estão inspirando as novas gerações

Inspirar jovens para que esco-lham a carreira científica é um dosdesafios das instituições de ensi-no. Mas há casos em que a esco-lha é natural, como a de LuanaNatalie Padilha, de apenas 23anos, que já está empenhada emrealizar o sonho de ser pesquisa-dora na área de Astronomia.

"Muitos pensam que ciênciaé para poucos, que é preciso serum gênio para ser cientista e esseé um paradigma que deve seraniquilado. Para entrar nessaárea precisamos ser curiosos epersistentes em buscar conheci-mento", afirma.

Cursando mestrado em Físicae Astronomia, na UniversidadeTecnológica Federal do Paraná(UTFPR), sua linha de pesquisa éradiação gama e fontes de raioscósmicos galácticos. Desde suagraduação em Física, na qual erauma das quatro alunas em umaturma de quarenta homens, Lua-na já enfrentava os desafios deescolhas em áreas não tão explo-radas pelas mulheres.

"Assim que cheguei na Astro-nomia, me deparei com uma par-cela um pouco maior de mulhe-res e isso me deixou aliviada. Nãome sinto diferente e nem menoscapaz que qualquer outro, pelocontrário, me sinto cada vez maiscapaz e contente com meus avan-ços", comenta a jovem pesquisa-dora. Ela é integrante do NovoArranjo de Pesquisa e Inovação(NAPI) Fenômenos Extremos doUniverso, lançado pela FundaçãoAraucária em setembro. O inves-timento nas pesquisas será de R$

1.053.000,00. O objetivo é forta-lecer a rede de pesquisadores jáconstituída e incentivar o seu cres-cimento para ampliar a presençaparanaense na área de Astrono-mia no cenário internacional.

MUDANÇASSão inúmeros os exemplos de

pesquisadoras que têm atuado in-cansavelmente pelo avanço da ci-ência no Paraná. Cada uma comuma história diferente de lutapara a conquista de seus objeti-vos.

Descobrir coisas novas, ten-tar colaborar no desenvolvimen-to de novos fármacos e alternati-vas de biomaterias com o objeti-vo de melhorar a vida das pesso-as foi o que atraiu a pesquisadoraChristiane Philippini Ferreira Bor-ges ao caminho da ciência.

Aos 54 anos, 36 deles comopesquisadora, ela conta que en-frentou muitos desafios por ser

mulher e negra. Batalhou muitopara ter seu trabalho reconheci-do. Entrou na universidade nadécada de 1980, como estudan-te no curso de engenharia, e de-pois mudou para química. "Naépoca uma área predominante-mente masculina, foram muitosdesafios por ser mulher, por acha-rem que não tinha capacidade dedesenvolver determinadas ativi-dades", conta.

Professora do Departamentode Química da Universidade Es-tadual de Ponta Grossa (UEPG)há 26 anos, Christiane lamenta omomento atual de desvaloriza-ção da ciência. "Temos que rever-ter isso, mostrar a importância daciência e a pandemia serviu umpouco para isso. Foi possível mos-trar à sociedade a importânciadas universidades e da pesquisaem todas as áreas", afirma.

Ela participa dos editais daFundação Araucária desde a cri-

ação da instituição, apoio queconsidera fundamental em suatrajetória como pesquisadora. Éintegrante dos Grupos de Pesqui-sas Síntese e caracterização es-pectroscópica de compostos or-gânicos e materiais (GSCECOM)e de Pesquisa Materiais Funcio-nais e Estruturais (GPMFE) daUEPG.

Christiane conta que uma daspessoas que tem como referên-cia na pesquisa brasileira é a pro-fessora Yvonne Mascarenhas,que continua atuante aos 90 anosde idade e a faz ter a certeza deque ainda tem muito a contribuir."Eu atuo desde a iniciação cientí-fica até a orientação de alunosdo doutorado. Já colaborei com aformação de pessoas que são des-taque na pesquisa e hoje são meuschefes. É muito gratificante con-tribuir para o crescimento da ci-ência", destaca.

INCENTIVO ÀS MENINASPara o presidente da Funda-

ção Araucária, Ramiro Wahrhaf-tig, o crescimento da participa-ção das mulheres é mérito pró-prio. Elas venceram barreiras cul-turais ao longo dos anos e comum alto nível de capacitação es-tão conquistando o espaço na ci-ência.

"A pesquisa científica brasilei-ra é referência mundial em diver-sas áreas e as mulheres liderammuitos projetos. Temos mobiliza-do as instituições para o desen-volvimento de um projeto volta-do às mulheres para reforçar ain-da mais o nosso apoio", diz

Wahrhaftig. A pesquisadoraChristiane Philippini avalia comode fundamental importância o in-centivo às meninas a serem cien-tistas já no Ensino Médio. "Todaação que mostra às jovens queelas podem trabalhar com pesqui-sa científica, divulgando o traba-lho de outras pesquisadoras paraincentivá-las, faz com que, ven-do o exemplo, entendam que têmcompetência e podem fazer issotambém", afirma.

"Muitas vezes, quando as pes-soas veem hoje a estrutura daUEPG e o número de pós-gradua-ções, não valorizam o trabalhodaquelas pessoas que estavamaqui atuando anteriormente. Quepreferiram trabalhar pelo todo,não só na sua produção científicae no seu crescimento como pes-quisador", defende.

Luana conta que sua inspira-ção para ser cientista vem de vá-rias vertentes. "Minhas grandesinspirações são os meus 'padri-nhos da ciência', professora Ritade Cassia dos Anjos e o professorJaziel Goulart Coelho. Meu sonhoe uma das mais importantes me-tas da minha vida é ser pesquisa-dora na área de Astronomia. Meesforço todos os dias para alcan-çá-la com maestria", afirma."Procuro ser uma mulher na ci-ência que produz e compartilhaconhecimento e que, quem sabeum dia, seja inspiração para ou-tros jovens serem pesquisadores,incentivando-as a fazerem parteda construção do novo salto deconhecimento da humanidade",enfatiza Luana.

FOTO

: FUN

DAÇÃ

O ARA

UCÁR

IA

A Paraná Turismo, autar-quia ligada à Secretaria Esta-dual do DesenvolvimentoSustentável e Turismo (Se-dest), participou, nesta se-mana, da 48ª ABAV Expo &Collab. A feira, que aconte-ceu no Centro de Eventos deFortaleza (CE), terminou nasexta-feira (8).

O evento é consideradouma das maiores feiras dosegmento da América Latina,com 184 expositores e maisde 50 capacitações ofertadaspela Vila do Saber. Quase 11mil inscritos acompanharama programação, distribuídaem espaço físico de mais de27 mil metros quadrados.

Além disso, a feira marcaa volta responsável da reali-zação de grandes eventoscorporativos e sinaliza que oretorno do turismo está ga-nhando ritmo. O Paraná apre-

Após feira, Paraná Turismo aponta retomadaconsistente das atividades do setor

Feira em Fortaleza marcou a volta responsável da realização degrandes eventos corporativos e sinaliza que o retorno do turismo estáganhando ritmo. O Paraná apresentou roteiros, atrações e um grande

potencial, com destaque para Foz do Iguaçu, Curitiba e o Litoral

sentou roteiros, atrações e umgrande potencial, com desta-que para Foz do Iguaçu, Curiti-ba e o Litoral.

"A participação nesseseventos ajuda a divulgar as 15regiões turísticas do Estado,com destaque para os polos

indutores de turismo, comoFoz do Iguaçu, Curitiba, Interi-or e Litoral. Esta é a prova deque o turismo está retornan-do com força total", disse An-dré Poletti, coordenador deMarketing e Eventos da Para-ná Turismo. O presidente da

Paraná Turismo, João JacobMehl, enalteceu o esforçodespendido pela equipe deprofissionais da autarquia."Tivemos um belo estande,com nosso pessoal trabalhan-do incansavelmente e apre-sentando o Paraná para o Bra-sil. A retomada do turismo nonosso Estado está sendo feitacom todo carinho e posso ga-rantir que o estande foi um dosmais concorridos de toda fei-ra", destacou.

FORNATURDentro das programações

da ABAV Expo & Collab, acon-teceu o Fórum Nacional deSecretários e Dirigente Esta-duais de Turismo (Fornatur),que validou a escolha da novadiretoria executiva. A direto-ra-técnica da Paraná Turismo,Isabella Tioqueta, fará parteda diretoria, como vice-presi-

dente da Região Sul, no biê-nio 2022/2023.

O Fornatur é um órgão co-legiado formado por Secre-tários de Estado de Turismoou Presidentes de Órgãos Es-taduais de Turismo. O grupose reúne para deliberar so-bre os temas relevantes doturismo nacional, juntamen-te com as demandas estadu-ais, regionais e nacionais.

O Fornatur atua tambémjunto com o Conselho Naci-onal do Turismo (CNT), comoórgão de assessoramento aoMinistério do Turismo(MTur), na elaboração e im-plantação do Plano Nacionaldo Turismo (PNT) e na dis-cussão dos principais progra-mas e projetos do turismobrasileiro. Dessa maneira,forma-se o Núcleo Estratégi-co do Turismo, coordenadopelo Ministério do Turismo.

FOTO

: PAR

ANÁ T

URISM

O

Luana Natalie Padilha, 23 anos, já está empenhada em realizar o sonhode ser pesquisadora na área de Astronomia. Ela tem como referênciatrajetórias como a de Christiane Philippini, 54 anos, hoje reconhecida

Page 4: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 2424 Tribuna do Litoral

DISQUE ANÚNCIOS: NÓS VAMOS ATÉ VOCÊ(41) 98901-7124 CLARO WHATSAPP | (41)99696-8905 TIM

A cidade de Morretes é a3ª cidade mais visitada doParaná, e tem vivido umafase de crescimento em seudesenvolvimento sustentá-vel principalmente com oapoio de algumas institui-ções ligadas ao fomento.

O Presidente do BRDE(Banco Regional de Desen-volvimento do Extremo Sul)Wilson Bley Lipsky se colo-cou a disposição para finan-ciar obras e projetos ao mu-nicípio.

O Prefeito Júnior Brinda-rolli se reuniu com WilsonLipsky, e Wilson passou amensagem que o banco podefazer parte do crescimento e

BRDE volta os olhospara a cidade de Morretes

FOTO

/DIVU

LGAÇ

ÃO (P

ARAN

Á POR

TAL)

desenvolvimento da cidade,e que por meio de estudos eprojetos, existe a possibili-dade de melhorar estradasrurais e facilitar o transportena vida dos agricultores.

Brindarolli juntamentecom autoridades do estado,reforçou que uma das maio-res necessidades no mo-mento é adquirir o apoiopara a construção de umanova ponte ao lado da cen-tenária ponte de ferro, poisassim facilitará o tráfego deveículos para receber os tu-ristas.

Assessoria de ImprensaPrefeitura de Morretes

Info: Agência Paraná Portal

O Laboratório de Ecologiae Conservação da Universida-de Federal do Paraná atravésdo Projeto de Monitoramen-to de Praias da Bacia de San-tos divulgou que no mês desetembro no litoral paranaen-se principalmente nas cidadesde Guaratuba, Matinhos ePontal do Paraná houveram739 ocorrências de encalhesde animais, sendo que dessetotal 729 estavam mortos e 10animais estavam vivos que fo-ram recolhidos para o trata-mento no LEC, além disso fo-ram realizadas 53 necropsiapelas equipes do laboratório.

No mês foram encontradosPinguins-de-Magalhães, Tar-tarugas-cabeçuda, tartarugas-Verde ao todo foram encon-trados 583 pinguins, 67 tarta-rugas e 15 aves por Puffinus.

Segundo a bióloga é coor-denadora do projeto CamilaDomit é comum nesse perío-do do ano que se encontremno litoral paranaense espéci-es migratórias como pinguim-de-Magalhães e as tartarugas,por exemplo, os pinguins mi-gram da Patagônia ou das IlhasMaldivas até a nossa costa em

Em setembro, 739 animais marinhosencalhados no litoral do Paraná

busca de alimento e águasmais quentes, porém muitasvezes ao longo da migração fi-cam exaustos e acabam mor-rendo, após ao longa viagematé o litoral sul e sudeste doBrasil.

O aumento dessas ocor-rências com esses animais nazona costeira pode ser resul-tado da maior interação comas atividades humanas, queacaba influenciando na morta-lidade dos animais em nossolitoral. Os animais que chegamdebilitados nas praias são en-caminhados ao centro de rea-

bilitação, despetrolização eanálise da Saúde da FaunaMarinha localizado no Centrode Estudos do Mar e após operíodo de estabilização e re-abilitação são reintegrados ànatureza destaca assessoria oLEC da UFPR

A UPFR reforça que se fo-rem encontrados animais ma-rinhos debilitados ou mortosno litoral paranaense devementrar em contato pelo tele-fone 0800-642-3341 com acio-namento da equipe de resga-te como pelo WhatsApp (41)99213-8746

Page 5: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 242 Tribuna do Litoral 5

DISQUE ANÚNCIOS: NÓS VAMOS ATÉ VOCÊ(41) 9 8901-7124 CLARO WHATSAPP (41) | 99696-8905 TIM

O Departamento Nacional de Trânsito(Denatran) determinou o fim dos docu-mentos impressos em papel-moeda. Coma mudança, o antigo DUT (DocumentoÚnico de Transferência) se desvincula doCertificado de Registro de Veículo (CRV) ese transforma na Autorização para Trans-ferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), que será digital e com possibilidade deimpressão caseira. A ATPV-e é o documen-to no qual o antigo e o novo proprietário,vendedor e comprador do veículo, decla-ram estar de acordo com a transferênciada propriedade do veículo. A medida valepara veículos registrados a partir de 1º dejaneiro de 2021, ou seja, os documentosexpedidos antes disso, impressos em pa-pel-moeda verde, continuarão valendo.

A ATPV-e, que antes vinha em branco,no verso do documento, a partir de agoraserá expedida somente quando o proprie-tário for vender o veículo. Para os regis-trados a partir desta data, o procedimen-to para fazer a transferência ficou aindamais simplificada. O CRV, documento quecertifica a propriedade do veículo, tam-bém é digital, integrado ao documento delicenciamento anual (CRLV). Ou seja, da-dos sobre a propriedade e sobre o licencia-mento do veículo ficam reunidos no Certi-ficado de Registro e Licenciamento de Ve-ículo em meio digital (CRLV-e), e podemser impressos em casa.

ATPV-EPara acessar o novo formato, basta o

cidadão entrar no portal do Detran, fazer

o seu login por meio de autenticação pelaCentral de Segurança, entrar na aba "Veí-culo", "Compra e Venda", "Registrar in-tenção de venda do veículo".

Depois é só informar o Renavan, a pla-ca do veículo, a quilometragem do veículoe o número do CRV. Será preciso tambéminformar o nome, CPF ou CNPJ, e-mail eendereço do comprador e o valor de ven-da.

Após estes passos, o cidadão já conse-guirá emitir a ATPV-e e imprimi-la. O De-tran disponibiliza a ATPV-e preenchida ecom o QR Code de segurança. A partir daí,o procedimento é o mesmo de antes: re-conhecimento de firma no cartório e efe-tivação da transferência no Detran.

O proprietário que preferir expedir odocumento de transferência presencial-mente no Detran ou por meio de despa-chantes, ainda poderá solicitar por estesmeios.

Documento de transferência de veículosagora pode ser impresso em casa

Page 6: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 2426 Tribuna do Litoral

A Portos do Paraná deu iní-cio nesta semana, em parce-ria com a SuperintendênciaGeral de Ação Solidária, à dis-tribuição de brinquedos às cri-anças matriculadas nas esco-las municipais das comunida-des isoladas de Paranaguá eAntonina.

A ação fez parte da novaedição da campanha ParanáPiá, de arrecadação de brin-quedos novos para criançasem situação de vulnerabilida-de social.

"A campanha Paraná Piávem para fazer um Dia das Cri-anças mais especial para quemtanto precisa. Está em nossasmãos transformar o futurodestas crianças", afirma a pre-sidente do Conselho de AçãoSolidária e primeira-dama doParaná, Luciana Saito Massa,

Para o presidente da Por-tos do Paraná, Luiz FernandoGarcia, a ação visa aproximar aempresa pública de toda a co-munidade que vive no entor-no dos portos de Paranaguá eAntonina. "Logo no começo

Portos do Paraná distribui brinquedosem escolas de comunidades isoladas

da gestão, o governador Car-los Massa Ratinho Junior nospediu que tivéssemos olhospara a cidade e as comunida-des que estão ao nosso entor-no, para construir um portomais humanizado. Nossasequipes estão trabalhandopara isso, indo frequentemen-te para as ilhas, seja levandocursos, implantando sistemasambientais e hídricos ou pro-movendo ações sociais comoessa", disse ele.

BRINQUEDOSA arrecadação dos presen-

tes foi feita entre os colabora-dores voluntários da Portos doParaná. Ao todo, foram arre-cadados cerca de 180 brinque-dos. Através da lista de matri-culados nas escolas municipaisfoi possível escolher a crian-ça, tendo definido sexo e ida-de, para efetuar a compra paradoação de um brinquedo querealmente fosse de agradodos pequenos.

A professora Joice Pereira,responsável pelas escolas decampo na Secretaria Municipalde Educação, agradeceu a par-ceria na ação solidária. "É re-almente gratificante poder vera felicidade no rostinho decada um deles ao abrir os pre-sentes", disse.

LOGÍSTICANa terça-feira (5) a distri-

buição dos brinquedos ocor-reu na Ilha do Mel para 79 alu-

nos durante o horário de aula.Vinte e oito crianças recebe-ram brinquedos na escola mu-nicipal de Nova Brasília e 51 naescola de Encantadas. Na quar-ta-feira (6), as entregas acon-teceram nas comunidades deAmparo (19 crianças), Eufrasi-na (18), Teixeira (16) e Europi-nha (4).A ação no dia (13) nascomunidades de Piaçaguera,São Miguel e Ponta do Ubá,devido aos feriados e a dis-pensa das crianças das aulas.

"Após grande embate jun-to ao Governo do Estado, ondeo Município conseguiu um re-ajuste justo quanto aos gastoscom transporte escolar, nestesábado (9) a Secretaria Muni-cipal de Educação fez uma pu-blicação em sua páginas ofici-ais de Facebook e Instagram,informando que já estão sen-do tomadas as devidas provi-dências para que este transpor-te ocorra o mais breve possível",confirmou o site oficial domunicípio de Guaraqueçaba.

REPASSE PARCIALDO GOVERNO DO ESTADO

O investimento para recu-perar toda frota deve ultrapas-sar a cifra de R$ 500 mil. "As-sim que o Governo do Estadofez o primeiro repasse", a Se-cretaria de Educação iniciouprocesso licitatório para a re-forma de 3 lanchas escolares,compra de 3 motores de 150HP, equipamentos de salvata-gens (coletes, boias), bemcomo a recuperação da frotade ônibus escolares.

REFORMA DA FROTATERRESTRE E MARÍTIMAO município já havia feito a

reforma de alguns veículos ter-

Guaraqueçaba vai reformar ônibus elanchas para retomar transporte escolar

restres, bem como a reformade 2 lanchas escolares, asquais estão aguardando al-guns equipamentos para quese possa fazer a regulamenta-ção de documentos junto aCapitania dos Portos.

"LIBERAÇÃO GRADATIVA"O secretário de Educação,

Sidney França, afirmou narede que sua equipe "estáempenhada para liberar gra-dativamente os veículos ter-restres e marítimos, conforme

forem ficando prontos e aptospara o transporte e que nospróximos dias 100% da frotaestará operando com total se-gurança e eficácia". O secretá-rio e a prefeita Lilian RamosNarloch comemoram não terde onerar o Município com re-cursos que "agora poderão serinvestidos na revitalização econstrução de novas escolas".

GUARAQUEÇABA TEM320 ALUNOS DA REDE

ESTADUAL E 62 DA MUNICIPAL

A assessora de Comunica-ção do Município, Elaine Lau-fer, deu mais detalhes sobreos repasses do Estado. No dia30 de setembro, o Estado fezuma transferência de R$ 140mil, referente às parcelas dosmeses de agosto e setembro.No último dia útil de outubroserão creditados mais R$ 140mil das parcelas de outubro ede novembro, que será ante-cipada. Os valores repassadospelo Estado durante o ano che-garão a R$ 400 mil. O Municí-

pio já destinou aproximada-mente R$ 110 mil de recursospróprios para reformas de bar-cos e ônibus e equipamentosque serão licitados. Os gastosatendem a reforma e manu-tenção das frotas marítima eterrestre e também os gastoscom combustível e a folha depagamento dos 20 servidoresdo sistema. O transporte es-colar em Guaraqueçaba aten-de 320 alunos matriculados narede estadual e 62 das escolasmunicipais.

Page 7: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 242 Tribuna do Litoral 7

DISQUE ANÚNCIOS: NÓS VAMOS ATÉ VOCÊ(41) 9 8901-7124 CLARO WHATSAPP (41) | 99696-8905 TIM

A Sanepar está se prepa-rando para atender o aumen-to de consumo de água no Li-toral durante a temporada deverão 2021/2022. Com a pre-sença dos veranistas, o consu-mo pode chegar a ser até qua-tro vezes maior, em algunsdias, como na virada do ano,em relação ao período fora datemporada. Entre as medidas,está a instalação de reserva-tórios modulares de água e degeradores de energia.

Os reservatórios modula-res, do tipo contêiner, serãoinstalados em áreas mais dis-tantes dos centros de distri-buição de água. Cada um temcapacidade de 70 mil litros deágua. Na temporada passada,a Companhia havia utilizadodois, suficientes para suprir ademanda que foi menor emfunção da fase mais crítica depandemia. Na temporada 2021/

Sanepar prepara sistemas do Litoralpara a temporada de verãoReservatórios modulares, do tipo contêiner, serão instalados em áreas mais distantes dos centrosde distribuição de água, além de 29 geradores de energia elétrica em Guaraqueçaba, Guaratuba,Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. O objetivo é assegurar continuidade no abastecimento.

FOTO

: SAN

EPAR Guaratuba, Matinhos, Morre-

tes e Pontal do Paraná. Movi-dos a óleo diesel, suportam aprodução de cerca de 50 litrosde água por hora e são aciona-dos em caso de falta de ener-gia na rede elétrica. O objeti-vo é assegurar continuidadeno abastecimento de água.

OPERAÇÃO DE VERÃOA equipe da Gerência Re-

gional da Sanepar no Litoralestá visitando prefeituras paraapresentar os serviços que se-rão oferecidos pela Compa-nhia durante a temporada.

A Sanepar voltará a dispo-nibilizar serviços de cadeirasanfíbias e passarelas de aces-sibilidade, duchas ecológicas,atividades socioambientais,além de fazer a limpeza daspraias. As atividades são de-senvolvidas em parceria como Governo do Estado.

2022, serão instalados cinco.Os equipamentos são móveise possuem conjunto moto-

bomba, que pressuriza melhora rede, e podem ser reabaste-cidos por caminhão-pipa. A

Companhia também vai insta-lar 29 geradores de energiaelétrica em Guaraqueçaba,

O Departamento de Estra-das de Rodagem do Paraná(DER/PR) estáve no Litoralacompanhando a prestação deserviços do ferry boat de Gua-ratuba durante o feriado pro-longado de 12 de outubro.

A embarcação passou portodas as inspeções exigidas,inclusive da Marinha do Brasile do DER-PR, faltando apenasa emissão de documentos téc-nicos pela empresa compe-tente, que estão sendo provi-denciados.

A nova balsa transportaráaté 94 veículos, e se junta aostrês ferry boats do DER/PR emutilização pela concessionária,que atendem até 60 veículoscada, e uma outra balsa comcapacidade de 44 veículos. AVitória está no litoral parana-ense desde agosto, tendo re-cebido adequações e melho-rias neste intervalo para aten-der os usuários, conforme asexigências contratuais.

DER-PR fiscaliza serviço do ferry boatde Guaratuba durante o feriado prolongadoEmpresa que opera a travessia deve cumprir as exigências contratuais e providenciar melhoriasprevistas na nova concessão, entre elas a revitalização do pavimento, iluminação, reforma e adequaçãodos quatro atracadouros, incluindo rampas e flutuantes, já a partir deste primeiro ano de contrato

FISCALIZAÇÃOEm setembro o Departa-

mento assinou contrato com oConsórcio DSZ-Ferry, paraapoiar o DER/PR nos serviçosde fiscalização e gerenciamen-to do contrato de concessão doferry boat de Guaratuba. Comisso, se juntam ao DER/PR umaequipe formada por analistade engenharia civil, analistaadministrativo, analista deengenharia naval e analista

jurídico. A duração prevista éde 15 meses e o investimentode R$ 1.024.798,98. Os recursosutilizados são exclusivamentede uma disponibilização obri-gatória prevista no contrato deconcessão para despesas rela-tivas à fiscalização e gerencia-mento. Os valores são depo-sitados pela concessionária eficam à disposição do DER-PRlicitar a contratação de servi-ços e/ou profissionais.

MELHORIASDesde junho deste ano, os

usuários do ferry boat de Gua-ratuba podem adquirir seusbilhetes para cruzar a baía uti-lizando cartão de débito. Asmáquinas que aceitam essaforma de pagamento eletrôni-co estão disponíveis em todasas bilheterias de ambos os la-dos da travessia, e o pagamen-to em dinheiro também con-tinua sendo aceito.

Esta é uma das várias ino-vações e melhorias previstasna nova concessão, que inclu-em ainda a revitalização dopavimento, drenagem, ilumi-nação e sinalização da área deconcessão, implantação de ci-clovias, além da reforma eadequação dos quatro atraca-douros, incluindo rampas eflutuantes, já a partir desteprimeiro ano de contrato.

Também serão revitaliza-das edificações da área, inclu-indo a bilheteria secundária de

Guaratuba, nos anos um e doise nos anos sete e oito do con-trato; a bilheteria da Prainhanos anos dois e oito; a lancho-nete, o Serviço de Atendimen-to ao Usuário (SAU), instala-ções sanitárias, fraldário eárea de convivência do lado deGuaratuba nos anos um e, de-pois, nos anos sete e oito.

A empresa deverá cons-truir uma nova bilheteria prin-cipal em Guaratuba, um novoSAU em Prainha, e instalar sis-tema antiqueda de veículosnas embarcações do DER/PR,ainda no primeiro ano da con-cessão, com implantação deuma barreira flutuante paracontenção de vazamento deóleo prevista para o segundoano.

Todas as obras na área deconcessão deverão ser apro-vadas previamente pelo DER-PR, que vai também acompa-nhar o andamento do traba-lhos.

Page 8: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 2428 Tribuna do Litoral

No domingo dia 10 de ou-tubro, o Governo do Paranámostrou ao mundo todo o seupotencial logístico, econômi-co, turístico e sustentável. OEstado representará o Brasil naExpo Dubai 2020, a maior feirade exposições do mundo, queacontece nos Emirados ÁrabesUnidos. A missão é denomina-da Paraná Business Experien-ce 2021.

A Portos do Paraná estarárepresentada pelo presidenteLuiz Fernando Garcia, um dospalestrantes do evento. Gar-cia vai apresentar ao mercadoos portos paranaenses comoprincipal hub logístico daAmérica do Sul com o mundo,com atenção especial parasuas áreas de arrendamento,números de exportação e im-portação, movimentação decargas e sustentabilidade.

Portos do Paraná na Expo Dubai 2020,Pioli assume presidência interina

Durante esse período, o di-retor de DesenvolvimentoEmpresarial da Portos do Pa-raná, André Pioli, assume in-terinamente a presidência daempresa pública.

Com agenda cheia, entreoutros compromissos, Pioliparticipa na próxima quinta-feira, dia 14, do prêmio ANTAQ

2021, promovido pela AgênciaNacional de Transportes Aqua-viários.

A Portos do Paraná foi clas-sificada entre as três melho-res na categoria "Conformida-de Regulatória - Porto Organi-zado" A premiação acontece apartir das 18h, no Clube Naval,em Brasília.

O município recebeu natarde do dia 6 de outubro,um trailer que foi elaboradoe construído do zero paracomportar o atendimento aanimais, chamado de "Cas-tra Móvel" o trailer adquiri-do através de recursos doGoverno Federal teve umcusto de R$ 153 mil e a aqui-sição contou com apoio do

Guaratuba recebe Castra Móvelque dará apoio no controle de

zoonoses e castração de animais

Deputado Federal, RicardoBarros. O prefeito RobertoJustus, juntamente do se-cretário da Saúde, GabrielModesto estiveram no Espa-ço Litoral para receber o Cas-tra Móvel. Na ocasião esti-veram presentes também, asecretária do Meio Ambien-te, Adriana Fontes e o vete-rinário Hermínio Molinari.

Page 9: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 242 Tribuna do Litoral 9

Page 10: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 24210 Tribuna do Litoral

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICAA ASCENSUS GESTÃO E PARTICIPAÇÕES S/A, em atendi-

mento ao disposto na Lei Orgânica do Município de Parana-guá e com a base nos estabelecidos no artigo 43 da Lei 10.257/2001 (Estatuto das Cidades) e na Lei Complementar Munici-pal nº60/07 (PDDI), convida a população em geral e demaisinteressados a comparecerem à Audiência Pública para apre-sentação do EIV - Estudo de Impacto de Vizinhança e RIV –Relatório de Impacto de Vizinhança, referentes ao empre-endimento Terminal de Veículos ASCENSUS, localizado noPAR-12, no Porto de Paranaguá, elaborados de acordo com aLei Ordinária nº2822/2007 que dispõe sobre o Estudo Préviode Impacto de Vizinhança e Decreto Municipal de Paranaguánº 544/2013 que Regulamenta o Estudo de Impacto de Vizi-nhança (EIV).LOCAL: Clube Olímpico de ParanaguáENDEREÇO: R. Visconde de Nácar, 681Centro Histórico – ParanaguáDATA: 08 de novembro de 2021HORÁRIO: Início às 19h

A audiência pública será realizada simultaneamente ONLINE,com transmissão e participação através dos sites: https://audienciapublicaascensus.com e https://audienjuris.com.br/ascensus

O EIV apresentado está disponível no site da prefeituramunicipal em https://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/secretarias-e-orgaos/urbanismo/eiv-em-analise

*Haverá transporte gratuito disponível para a populaçãoem duas rotas:

1 – Com embarque às 17h45 na Av. Ayrton Senna da Silva,6621, KM-6, em frente ao Malucelli Materiais de Construção,com parada principal no Centro Comunitário da Costeira (R.Theodorico dos Santos, 203).

2 – Com embarque às 18h30 no KM-1,1 da BR-277, em fren-te ao Autoposto Juninho, com parada principal na Praça Tho-más Sheehan, Bairro Rocio.

Ambas terão retorno ao ponto de partida após o términoda audiência.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA

A CPA - TERMINAL PARANAGUÁ S.A (cujo nome fantasiaé Terin - Terminais Inteligentes), em atendimento ao dispos-to na Lei Orgânica do Município de Paranaguá e com a basenos estabelecidos no artigo 43 da Lei 10.257/2001 (Estatutodas Cidades) e na Lei Complementar Municipal nº60/07 (PDDI),convida a população em geral e demais interessados a com-parecerem à Audiência Pública para apresentação do EIV -Estudo de Impacto de Vizinhança e RIV – Relatório de Impac-to de Vizinhança, referentes ao empreendimento Amplia-ção do Terminal de Granéis Líquidos, localizado na Rua Fran-cisco Machado, 835 – Vila Guadalupe, Paranaguá – PR, elabo-rados de acordo com a Lei Ordinária nº2822/2007 que dispõesobre o Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança e DecretoMunicipal de Paranaguá nº 544/2013 que Regulamenta o Es-tudo de Impacto de Vizinhança (EIV). LOCAL: Salão Social do Santuário do RocioENDEREÇO: Praça Thomás Sheehan – Rocio - Paranaguá – PRDATA: 28 de outubro de 2021HORÁRIO: Início às 19h

A audiência pública será realizada simultaneamente ONLINE,

com transmissão e participação através dos sites: https://audienciapublicacpa.com e https://audienjuris.com.br/cpa

O EIV apresentado está disponível no site da prefeituramunicipal em https://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/secretarias-e-orgaos/urbanismo/eiv-em-analise

*Haverá transporte gratuito disponível para a populaçãosaindo da Rua Francisco Machado, esquina com Avenida Co-ronel Santa Rita, às 18h20, retornando ao ponto de partidaapós o término da audiência.

EDITALJOÃO CARLOS RIBEIRO, brasileiro, empresário, eleitor em

Pontal do Paraná, vem tornar público o PEDIDO DE LICENÇAAMBIENTAL para a REURB - Regularização Fundiária e Urbanaque recai sobre a área B-1 de minha propriedade, denomina-da pela comunidade local de ITATIAIA, situada no municípiode Pontal do Paraná.

Encerramento do Progra-ma Mulher Atual, uma parce-ria do Senar com a prefeitura,através do Provopar e Agên-cia do Trabalhador, aconteceunesta manhã no Centro de Ca-pacitação em Praia de Leste.O evento teve a presença daVice-prefeita Patrícia Marco-mini, o Secretário de Turismoe Desenvolvimento Econômi-co Gilberto Keserle, a Presi-dente do Provopar, Cida Gime-nes, o gerente da Agência doTrabalhador Albor Gutemberg,Alice Dalastra, Presidente daAmpec e todas as pessoas en-volvidas nas qualificações, doSenar e Provopar.

Durante o curso, dez mu-lheres participaram e apren-deram muito sobre empreen-dedorismo, administração denegócios e aprenderam arte-sanato com couro de peixe,panificação e outras qualifica-ções de suma importância pro-fissional. As alunas apresenta-

Encerramento do Programa Mulher Atualacontece com exposição de artesanato e

distribuição de pães feitos com ora-pró-nóbis

ram um projeto. Neste proje-to se constituía a abertura deuma microempresa, desdeuma logomarca, custos e oproduto a ser comercializado.Foram oito encontros até oencerramento na data de

hoje. Durante o encerramen-to, algumas alunas fizeram aentrega de pães de ora-pró-nóbis ensinado em um dos cur-sos e também a apresentaçãode artesanatos feitos com cou-ro de peixe.

Antonina é a primeira cida-de do Paraná a aderir ao pro-grama Mentoria LEAN Manu-facturing, desenvolvida peloSENAI.

Na manhã desta sexta fei-ra DIA 08 de outubro , a Pre-feitura de Antonina através daSecretaria de Indústria e Co-mércio em parceria com o SE-NAI, juntamente com repre-sentantes das 6 Indústrias deAntonina, finalizaram a pri-meira etapa da Mentoria LEANManufacturing, desenvolvidapelo SENAI, com o acompanha-mento do Ministério da Eco-nomia através do programa"Brasil Mais" do Governo Fe-

DISQUE ANÚNCIOS: NÓS VAMOS ATÉ VOCÊ(41) 9 8901-7124 CLARO WHATSAPP

(41) | 99696-8905 TIM

Antonina é a primeira cidade do Paraná a aderirao programa Mentoria Lean Manufacturing

deral. Os empreendimentosparticipantes apresentaram osavanços ao longo desses 2meses e meio em que foramacompanhados diretamentepela mentoria.

Todos obtiveram ótimosresultados financeiros e deprodução obtendo aumentode produtividade entre 20% e37%, possibilitando projeçõesmais assertivas para futurosinvestimentos e contratações.

Estiveram presentes, re-presentando o Prefeito Muni-cipal a Senhora Rozane OzakiVice Prefeita, Vereador DiogoMachado, Marlon Cruz - Secre-tário de Indústria e Comércio,

João Bosco Militão - Coorde-nador do Programa BrasilMais+ e Joice Valentin Geren-te Comercial SENAI Litoral.Parabenizamos as Indústriasparticipantes: ARF AlimentosLtda. Associação dos Peque-nos Produtores Rurais e Arte-sanais de Antonina - ASPRAN,Cooperativa de Processamen-to Alimentar e Agricultura Fa-miliar Solidária de Antonina eRegião - Copasol Cachoeira,Fratelli Indústria e ComércioLtda - EPP, Industria e Comér-cio de Produtos alimentíciosSoter Ltda, Terminais Portuá-rios Ponta do Felix S/A.

Fonte: Prefeitura de Antonina

Page 11: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 242 Tribuna do Litoral 11

CULINÁRIA

Essa receita também vem dolivro Marrocos, da coleção Paísa País e traz a seguinte explica-ção - prato típico da região deSous, cuja capital é Agadir, queconsegue, graças ao molho umaimpressionante concentraçãode aromas na carne.

E a explicação está certíssi-ma. O aroma desse espetinho équalquer nota, uma coisa dedeixar o estômago roncando eboca cheia d'água. O segredo? Amarinada onde o frango repou-sa durante 1 hora antes de irpara a churrasqueira (eu usei oforno).

Numa saladeira misture(para 1 kg de peito de frango): 2cebolas picadas, 3 dentes dealho amassados, um maço decoentro picado fino (eu nãousei), suco de 2 limões, 3 colhe-res de sopa de azeite e temperecom 1 colher sopa de açafrão, 1colher sopa de has el hanout*,pimenta do reino moída e sal.

Pronto, é nessa marinadaque o peito de frango, cortadoem cubos de 4cm deve ficar demolho por 1 hora.

Depois é só colocá-los em

Espetinhos de Carne Secacom Ramos de Alecrim

Os espetinhos além de seruma sugestão prática e rápida,são também divertidos e sabo-rosos, a carne pode ser interca-lada com vegetais de sua prefe-rência ou até mesmo frutascomo abacaxi, são muitas asvariações. Já fizemos espetinhoscom frango, porco, bife, carnemoída e agora experimentamosfazer com a carne seca que ficoutambém delicioso, super apro-vado aqui!

RECEITA- 1 kg de carne seca cortada

em cubos e dessalgada- 1 a 2 cebolas picadas- 4 colheres (sopa) de azeite- 2 dentes de alho amassados

- ramos de alecrim para espe-tar a carne

MODO DE FAZERDepois de dessalgar a carne

seca coloque-a em um escorre-dor de macarrão e deixe por 2horas ou mais na geladeira paraescorrer toda a água.

Retire um pouco das folhasdos ramos de alecrim e deixesomente as folhas das pontas,espete os pedaços de carne secanos ramos intercalando com acebola ou outro vegetal.

Misture o óleo com o alho epincele os espetinhos, coloque-os sobre a grelha ou frigideirade ferro bem quente até que fi-quem dourados.

Espetinho Marroquinho (Sussia)

espetinhos (não esqueça de mo-lhá-los antes - eu esqueci e olhaaí, queimou o palito) e assá-losna churrasqueira, chapa ou for-no, virando de vez em quando etemperando com a marinada querestou. E prepare-se… porque ocheiro que sai do forno é coisade doido!

***A receita pede ras el hanout,

um tempero típico marroquinocomposto por várias especiari-as - sementes de noz-moscada,zimbro, cardamomo, açafrão, ca-nela, pimentão picante e cúrcu-ma.

Eu, como não tinha o tempe-ro em casa, fiz uma adaptaçãousando um tempero árabe queeu tinha e que leva em sua com-posição canela, noz-moscada ezimbro. O restante das especia-rias - cardamomo, cúrcuma eaçafrão - acrescentei à parte, fal-tando apenas o pimentão pican-te que eu infelizmente não tinha.

***Nota: É costume servir esse

espetinho com o molho tapena-de, feito com azeitonas verdes,limão cristalizado e azeite.

O segundo dia do ParanáBusiness Experience em Dubaifoi marcado pela assinatura dememorandos de entendimen-to entre a Câmara de Comér-cio Árabe-Brasileira (CCAB) einstituições paranaenses (go-vernamentais e privadas). Oevento acontece em paraleloà Expo Dubai e reúne empre-sários e representantes co-merciais do Estado e do mun-do árabe para estabelecer no-vas parcerias e formas de coo-peração.

O memorando de entendi-mento é um acordo formalentre duas ou mais partes. Si-naliza a vontade das partes deavançar com um contrato. Osdocumentos foram costuradosapós um primeiro encontroentre as delegações, no sába-do. Dois memorandos estabe-leceram um novo acordo en-tre a Câmara, a Federação dasIndústrias do Paraná (Fiep) e aInvest Paraná, agência do Es-tado de prospecção de inves-timentos.

Assinaram os documentoso presidente da Câmara, Os-mar Vladimir Chohfi, o presi-dente da Fiep, Carlos ValterMartins Pedro, a gerente deRelações Governamentais daFiep, Letícia Yumi de Rezende,e o diretor-presidente da In-vest Paraná, Eduardo Bekin.

Um terceiro, de caráter téc-nico, foi assinado pela Câma-ra de Comércio Árabe-Brasi-leira com a Fundação ParqueTecnológico de Itaipu (PTI). Oobjetivo deste acordo é de-senvolver atividades e açõesque promovam inovação, comintegração de startups de di-versas áreas, além de promo-ver a geração de negócios des-sas startups com investidores.As instituições se comprome-

teram a realizar rodadas denegócios temáticas nos próxi-mos meses.

Além de Chofhi, assinaramesse acordo o secretário-geralda Câmara de Comércio, Ta-mer Mansour, o diretor Admi-nistrativo Financeiro do PTI,Flaviano da Costa Masnik, e ochefe de Negócios em Inova-ção do PTI, Rodrigo Régis deAlmeida Galvão.

O governador Carlos Mas-sa Ratinho Junior participou dacerimônia. Ele disse que osmemorandos representam avontade do Paraná de ampliaras parcerias com o mundo ára-be. "O Paraná Business Expe-rience foi criado justamentepara que as ideias se transfor-mem em negócios, empregos,tecnologia. Temos muito aoferecer, mas também muitoa aprender. O evento dá sinaisde que essa relação vai seaprofundar nos próximosanos", ressaltou.

PARCERIA SÓLIDASegundo Osmar Chohfi, os

documentos têm o objetivode apoiar o Estado na sua pro-jeção internacional e no mun-do árabe. "Essa missão inter-nacional é muito importanteporque apresenta o Paraná ainvestidores e empresários domundo árabe, um mercadomuito promissor para o Brasile especialmente para o Para-ná", explicou.

A Câmara completa 70 anosem 2022 e projeta crescimen-to na relação comercial entreos países do Golfo Pérsico e oBrasil. "O Paraná é um dos prin-cipais responsáveis pela segu-rança alimentar do mundo ára-be. Só em 2020, foi o quartoestado brasileiro que mais ex-portou para este mercado,

atingindo a marca de US$ 1,32bilhão. De janeiro a setembrodeste ano, este número já teveum aumento de 7%, mesmocom todos os problemas eco-nômicos trazidos pela pande-mia", disse. "O que mostra queestamos caminhando para au-mentar a parceria".

Ele completou que a mis-são da Câmara agora é traba-lhar para incentivar a vinda depequenas e médias empresasbrasileiras para estes países."O mundo árabe se moderni-za com uma rapidez extraor-dinária. O nosso objetivo ago-ra é aproveitar esse ambientede oportunidades para pro-mover um intercâmbio destartups e atrair ainda mais in-vestimentos em tecnologia",finalizou Chohfi. Fundada em1952 por empresários brasilei-ros de origem árabe, a CCAB éum instrumento de promoçãodo comércio exterior no mun-do árabe. A entidade repre-senta 22 países árabes. Atual-mente, os três principais par-ceiros do País na região sãoArábia Saudita, Egito e Emira-dos Árabes Unidos.

ESCRITÓRIOTambém foi anunciada a

abertura do escritório da In-vest Paraná e da Fiep em Du-bai. Ele ficará na sede da Ro-ckland Group, empresa comatividades em mais de 15 paí-ses, nos segmentos de comér-cio, imóveis, petróleo/gás,energia renovável, telecomu-nicações/cibersegurança, en-tretenimento, entre outros. Aideia é que um representantedo Estado trabalhe para darapoio estratégico a empresasparanaenses que queiram for-talecer suas relações comerci-ais com a região.

Paraná e Câmara de ComércioÁrabe-Brasileira formalizam

acordos para intensificar a parceria

FOTO

: GOV

ERNO

DO PA

RANÁ

Assinaturas foram no segundo dia do Paraná Business Experience. O governador Carlos MassaRatinho Junior disse que os memorandos representam a vontade do Estado de ampliar as parcerias

com o mundo árabe. Fiep e Parque Tecnológico de Itaipu serão protagonistas dessa integração

Page 12: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 24212 Tribuna do Litoral COLUNA VAPT-VUPT

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTESDO MÊS DE OUTUBRO.2021

Jony Harri BornmamDia 11 de outubro

Clauterio PolsterDia 13 de outubro

Sandro MartinsDia 16 de outubro

Cristina TibiriçaDia 19 de outubro

Paulo Almir MartinsDia 24 de outubro

Mirian R. NadolnyDia 26 de outubro

Lê CruzDia 30 de outubro

Luciola BassoDia 30 de outubro

Suely MansurDia 08 de outubro

Nataly Alves PaesDia 09 de outubro

Janaina AristidesDia 12 de outubro

Debora PreislerDia 12 de outubro

Baba RubieleDia 14 de outubro

Marlene SantosDia 15 de outubro

Patricia MarquesGregorio - 07 de outubro

Page 13: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 242 Tribuna do Litoral 13

A Prefeitura de Matinhosinforma que está em modode testes e disponível para apopulação o wi-fi público emalguns pontos da cidade. Ainternet gratuita pode seracessada da Praça Central,UPA 24 Horas, MaternidadeNossa Senhora dos Navegan-tes, Paço Municipal, ArenaVicente Gurski e Secretariado Turismo.

O nome da rede é "Prefei-tura de Matinhos". Para o

Wi-fi público estádisponível em algunspontos de Matinhos

usuário ter o acesso, bastaaceitar os termos e prosseguircom um formulário básico,que assim será liberado paraentrar na rede. Segundo aadministração municipal, aideia é expandir para maispontos. No entanto, por es-tar em fase de testes e ajus-tes, a cobertura ainda é pe-quena, sendo expandida gra-dativamente. Departamentode Comunicação

Prefeitura de Matinhos

Nesta última sexta-feiradepois de muita ausência deeventos escolares por contada pandemia. As crianças dosCmeis´s de Pontal do Paranáreceberam uma homenagemmuito especial referente aoDia das Crianças comemora-do nesta terça-feira dia 12 deOutubro.

De forma escalonada, paise crianças passaram nos Cen-tros de Educação MunicipalInfantil para receber seuspresentes de Dia das Crian-ças. Professores, direção dasescolas e toda a equipe usa-ram fantasias divertidas,dançaram, entregaram bolo eguloseimas para as criançasque foram nas unidades comfamiliares. Funcionaram pelamanhã até o fim da tarde paraatender os alunos. Vale res-saltar que todos os protoco-los de segurança foram se-guidos.

A Secretária Municipal deEducação Adriana Ferreira fa-lou sobre as comemorações."As instituições promoveramum dia diferente para as cri-anças, até um "drive thru" desorvetes e algodão doces, al-gumas instituições entrega-ram kit alimentação e rotei-ros de atividades para as cri-anças".

Crianças ganharam festinha e presentesnos Cmeis e escolas em Pontal do Paraná

Cleonice Nascimento, di-retora do Cmei Tartaruga Ver-de falou sobre a comemora-ção. "Preparamos com muitoamor e carinho para receberas crianças e familiares. Or-ganizamos uma gincana por-que não pudemos fazer comeles aqui. Vieram pais e cri-anças, lembrancinhas, umbolo para cada criança consu-mir em casa, ganharam brin-quedos e conciliamos entre-ga do kit da merenda escolae as atividades". A diretora doCmei Ouriço do Mar Aline deSouza falou sobre as come-morações. "Quero agradecera toda comunidade escolarpela participação e colabora-ção nas propostas da nossainstituição. E também apro-veitar para reconhecer o tra-balho ímpar da equipe Ouri-ço frente a todos os desafios.Gratidão pelo empenho e de-dicação. Parabéns a todospelo sucesso desse dia".

A vice-prefeita PatríciaMarcomini passou nosCmeis´para ver de pertinho olindo trabalho de todas asequipes de cada um e ficoumuito feliz com tudo o queviu. "Deu pra dançar e relem-brar e sentir a alegria que asprofessoras estão e me sur-preendi com a alegria queelas preparam tudo para re-ceber os alunos na data dehoje. Este momento de pan-demia onde a crianças fica-ram afastadas do ambienteescolar e mesmo assim elasprepararam tudo para elascom muito prazer e muito ca-rinho além dos pais parceirosque estiveram aqui".

Cmei Siri Azul, Ouriço doMar, Tartaruga Verde, EscolaPrimavera, Escola Amatuzzi,Cmei Cavalo Marinho, CmeiFelipe Chemure na ColôniaPereira, Cmei Francisco, Gua-raguaçu, Escola Primavera.

Rafaela Takiguchi

DISQUE ANÚNCIOS:NÓS VAMOS ATÉ VOCÊ

(41) 9 8901-7124 CLARO WHATS(41) 99696-8905 TIM

Page 14: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 24214 Tribuna do Litoral

Começou em Paranaguá,uma nova etapa de convoca-ção para cadastramento naLei Aldir Blanc. A meta da Se-cretaria Municipal de Culturae Turismo (Secultur) é desti-nar quase R$ 700 mil a artis-tas e grupos culturais da ci-dade, por meio de dois edi-tais diferentes: um que visao fomento de projetos e ou-tro que irá amparar os espa-ços culturais do município. Asinscrições, que ocorrem deforma online, iniciam nestasexta-feira, 8, e seguem até3 de novembro.

Um edital publicado nes-ta quarta-feira, 6, apresentaa aplicação do recuso, confor-me consta no inciso II da LeiFederal que visa a produçãocultural.

A Lei Aldir Blanc foi criadapara dar suporte a represen-tantes do setor cultural afe-

Com verba de quase R$ 700 mil, Paranaguáanuncia nova etapa da Lei Aldir Blance convoca artistas e grupos culturaisInteressados podem se inscrever a partir desta sexta-feira, 8. Cadastramento ocorre pela internet até 3 de novembro

artes visuais; artesanato; cir-co; cultura popular e tradici-onal; dança; design e moda;fotografia; gastronomia; lite-ratura; música; patrimônio;teatro; audiovisual e artesintegradas. Já o edital quevai amparar espaços cultu-rais, que será publicadonos próximos dias atravésde chamada pública, será des-tinado ao fomento e subsídioaos que mantém a culturatradicional e popular do mu-nicípio.

Os interessados em con-correr aos editais podem seinscrever, a partir desta sex-ta-feira, 8, através do link:https://www.paranagua.pr.gov.br/lei-aldir-blanc.php.Conforme a Secultur, quemtiver dúvidas pode entrar emcontato pelo número (41)3422-6290, das 09h às 16h.

Jornalista: Emanuel Andrade

tados pela pandemia da Co-vid-19. "Serão valores entreR$ 2 mil e R$ 10 mil contem-plando todos os segmentosda cultura, e sobretudo, pri-vilegiando a cultura local. Pordeterminação do prefeito

Marcelo Roque, nossa equi-pe trabalhou empenhada,para mais uma vez, poder ce-lebrar a chegada dessa novafase", comenta o secretáriode Cultura e Turismo, Harri-son Camargo.

A expectativa da Seculturé contemplar cerca de 170propostas.

O edital de fomento deprojetos possibilita aos artis-tas, o envio de propostas nossegmentos de artes plásticas;

A Operação Maré Alta,desencadeada pela PolíciaMilitar no Litoral, terminouneste sábado (09) após 15dias de abordagens, blo-queios, patrulhamentos eequipes concentradas empontos com maior índice decriminalidade. Oito pesso-as ligadas ao tráfico e possí-veis homicídios foram pre-sas, além de quatro armasde fogo e 1,2 quilo de dro-gas apreendidos.

O policiamento foi in-tensificado nos sete muní-cipios da região litorânea,em especial em Paranaguá,com foco principalmentena redução de homicídios etráfico de drogas. Para aação, foram deslocadasequipes da Capital e da Re-gião Metropolitana, do 1ºComando Regional da Polí-cia Militar (1º CRPM), queatuaram juntamente com o9º Batalhão, responsávelpelo Litoral. "Esse apoio daCapital para o Litoral ocor-reu a partir de um planeja-mento que fizemos para aaplicação das equipes noslocais e horários necessári-os. Tivemos um impactopositivo na região e as

Operação da PM no Litoral prendepessoas ligadas ao tráfico e homicídiosAções ocorreram durante 15 dias nas sete cidades da região litorânea, com abordagens,bloqueios, patrulhamentos e equipes concentradas em pontos com maior índice de criminalidade

ações vão continuar com asequipes de Rotam e viaturasde área do 9º Batalhão", de-talhou o comandante-geralda PM, coronel Hudson Leôn-cio Teixeira. De acordo comele, a estratégia e a inteligên-cia policial foram utilizadaspara aplicação adequada dasequipes. Segundo o coman-dante do 1º Comando Regio-nal da PM, coronel Renato deOliveira Ribas Filho, o refor-ço no policiamento ocorreu24 hora por dia. "A operaçãocontou com efetivos que de-senvolveram um trabalho de

intensificação de policiamen-to nos últimos 16 dias paraprevenir crimes como homi-cídios e roubos, e resultouem apreensões de entorpe-centes, identificação de pes-soas foragidas da justiça e al-gumas outras prisões. Tive-mos um resultado muito po-sitivo na prevenção, com a di-minuição dos índices crimi-nais neste período de refor-ço", destacou.

RESULTADOSAo longo de duas sema-

nas, as equipes policiais mi-

litares atenderam 74 ocorrên-cias, em flagrantes ou denún-cias da população. Foramabordadas 1.798 pessoas e844 veículos vistoriados. Oitopessoas foram presas, umadolescente apreendido,além de dois encaminhamen-tos para lavratura de TermoCircunstanciado. Tambémhouve apreensão de R$ 6.810em notas falsas.

A fiscalização do trânsitourbano também foi reforça-da e resultou em 112 autua-ções, uma autuação e umaprisão por embriaguez ao vo-

FOTO

: SES

P lante, além de 25 veículosrecolhidos por irregularida-des.

MACONHAEm uma ocorrência regis-

trada na terça-feira (06),policiais militares da Ron-das Ostensivas Tático Móvel(Rotam) visualizaram pés demaconha em uma casa.

Com a autorização damoradora, foi feita a visto-ria e abordada uma mulher,de 20 anos, que teria con-fessado que plantava asubstância em conjunto como irmão, que não estava nolocal. Ela foi presa e enca-minhada à delegacia de po-lícia da cidade.

A operação Maré Altatambém contou com o apoiodas unidades especializa-das da Corporação, como oBatalhão de Polícia de Cho-que (BPChoque) e o Bata-lhão de Polícia Militar deOperações Aéreas (BP-MOA). Também houve apli-cação das Rondas Ostensi-vas Tático Móvel (ROTAMs)dos batalhões de Curitiba eda Região Metropolitana,com cobertura em terra,água e aérea.

Page 15: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 242 Tribuna do Litoral 15

Os portos do Paraná jámovimentaram 44,4 milhõesde toneladas em 2021. O vo-lume foi puxado principal-mente pelas altas registradasentre os produtos de CargaGeral, em especial sentidoimportação, sendo 1% maiorque as quase 44 milhões detoneladas contabilizadas noano passado, também de ja-neiro a setembro.

Nos últimos nove meses,de Carga Geral foram 10,27milhões de toneladas embar-cadas e desembarcadas pelosportos de Paranaguá e Anto-nina. Neste ano, o volume foi11% maior que as cerca de 9,2milhões de toneladas movi-

Até setembro, portos paranaenses movimentaram44,4 milhões de toneladas de cargas

CONFIRA OS VOLUMES DE MOVIMENTAÇÃO:

OUTROS SEGMENTOSAs importações e exporta-

ções de Granéis Líquidos tam-bém aumentaram. A alta ge-ral foi de 9%. Nos últimos no-ves meses, cerca de 6 mi-lhões de toneladas forammovimentadas pelos termi-nais do Porto de Paranaguá.Em 2020, foram cerca de 5,5milhões de toneladas.

Entre os líquidos, na ex-portação, destaca-se o em-barque de óleos vegetais,que cresceu 15%. Neste anoforam 872.281 toneladas ex-portadas; em 2020, de janei-ro a setembro, 758.971 tone-ladas. Na importação, houvealta no desembarque de me-tanol (33%), óleos vegetais(417%) e nos derivados depetróleo (7%).

SÓLIDOSNo geral, a movimentação

dos graneis sólidos registrouqueda de 3%. De janeiro asetembro de 2020, poucomais de 29,1 milhões de to-neladas foram movimenta-das pelos dois portos parana-enses. Neste ano, foi 1 mi-lhão a menos.

A queda no segmento foimotivada pela redução nosvolumes de soja e milho em-barcados. Ainda assim, a ex-portação de açúcar registroualta de 19%, com 2,9 milhõesde toneladas embarcadasneste ano, a granel, contra2,45 milhões de toneladas em2020.

Na importação, a movi-mentação dos fertilizantes,principal produto do seg-mento nesse sentido, tam-bém registrou alta, tanto porAntonina, quanto por Para-naguá. No geral, o aumentofoi de 17%.

Em 2021, foram descarre-gadas quase 8,5 milhões detoneladas de janeiro a se-tembro. No ano passado, fo-ram 7,2 milhões.

Sentido exportação, entreos produtos de Carga Geralque mais cresceram na movi-mentação dos portos do Pa-raná foram o açúcar e outrosgêneros ensacados (ou embig bags) - em especial noPorto de Antonina.

De açúcar, entre janeiro esetembro deste ano, foram211.655 toneladas embarca-das - 189% a mais que as73.196 toneladas registradasno período de 2020. De outrosprodutos, foram quase 78 miltoneladas exportadas porAntonina, neste ano - o quenão foi registrado em 2020.

Pelo Porto de Paranaguá,ainda no segmento de CargaGeral, as exportações de ce-lulose registraram aumentode 2%. Nos noves meses des-te ano foram 545.400 tonela-das embarcadas; em 2020,534.794 toneladas.

Na importação houvequase 4,2 milhões de tonela-das de produtos de Carga Ge-ral desembarcados pelosportos de Paranaguá e Anto-nina. A alta registrada nacomparação com o mesmoperíodo de 2020 foi de 33%.De janeiro a setembro do anopassado, foram importadas3,14 milhões de toneladas nosegmento.

De janeiro a setembro,neste ano, 67.101 veículos fo-ram embarcados e desem-barcados pelo Porto de Para-naguá. A quantidade é 16%maior que as 57.630 unidadesregistradas em 2020. Na mo-vimentação dos contêineres,nos dois sentidos, a alta re-gistrada foi de 4%.

Neste ano, nos nove me-ses, foram 704.474 TEUs car-regados e descarregadospelo Terminal de Contêineresde Paranaguá. Em 2020, nomesmo período, foram675.808 TEUs (unidade equi-valente a um contêiner de 20pés).

mentadas no mesmo perío-do, em 2020.

No segmento estão pro-dutos embarcados em saca(como açúcar e outros gêne-

ros alimentícios), veículos(carros, ônibus, maquináriose peças, contabilizados emunidades), cargas em contêi-neres (em TEUs) e celulose.

A Secretaria de Estado daSaúde (Sesa) recebeu nestasegunda-feira (11/10) mais154.440 vacinas contra a Co-vid-19 da Pfizer/BioNTech. Anova remessa desembarcouno Aeroporto InternacionalAfonso Pena, em São José dosPinhais, às 15h30, e faz parteda 58ª pauta de distribuiçãodo Ministério da Saúde.

Desse total, 135.837 sãodestinadas para segundasdoses (D2) da população emgeral de 18 a 59, referente à

154,4 mil vacinas contra a Covid-19 chegam ao ParanáImunizantes são da Pfizer/BioNTech. Desse total, 135.837 doses são destinadas para segundas doses (D2) da populaçãoadulta, 2.802 para primeiras doses (D1) de adolescentes indígenas e 15.801 (10%) vão para reserva técnica.39ª pauta, 2.802 para primei-ras doses (D1) de adolescen-tes indígenas e 15.801 (10%)vão para reserva técnica.Além dos imunizantes, o Go-verno do Estado também re-cebe 2.704.400 seringas des-cartáveis de 3ml com agulha23Gx1. Os lotes foram enca-minhados para o Centro deMedicamentos do Paraná(Cemepar), em Curitiba,onde serão conferidos e ar-mazenados. A previsão é quesejam distribuídos às Regio-

nais de Saúde nesta quarta-feira (13).

O Paraná já aplicou14.254.610 vacinas contra aCovid-19, sendo 8.327.478D1, 325.012 DU e 5.475.844D2. Entre D1 e DU, 99,21% dapopulação adulta já recebeuao menos uma dose e 66,52%deste público está completa-mente imunizado. Além dis-so, o Estado também registraa aplicação de 21.436 dosesadicionais (DA) e 105.699 do-ses de reforço.

FOTO

: AM

ÉRICO

ANTO

NIO/

SESA

Page 16: Em setembro, 739 animais marinhos no esporte encalhados …

Litoral do Paraná - 1a Quinzena de Outubro.2021Ano 29 - nº 24216 Tribuna do Litoral

PONTAL DO SUL / ILHA DO MELSEGUNDA A QUINTA:DAS 08:00 AS 16:00

A CADA UMA HORA OU CONFORME A LOTAÇÃO.ÚLTIMO AS 17:30

SEXTA:DAS 08:00 AS 18:00

BARCOS SAINDO A CADA UMA HORAOU CONFORME A LOTAÇÃO.

SÁBADO E DOMINGO:DAS 08:00 AS 17:00

BARCOS SAINDO A 30 MINUTOSOU CONFORME A LOTAÇÃO.

ILHA DO MEL / PONTAL DO SULSEGUNDA A SEXTA:DAS 08:00 AS 17:00

BARCOS SAINDO A CADA UMA HORA OU CONFORME A LOTAÇÃO.SÁBADO E DOMINGO DAS 08:00 AS 18:00 BARCOS SAINDO A

CADA 30 MINUTOS OU CONFORME A LOTAÇÃO.

PARANAGUÁ / ILHA DO MELSEGUNDA A SEXTA SEXTA, SÁBADO E DOMINGO

15:30 9:30ILHA DO MEL / PARANAGUÁ

SEGUNDA A SEXTASAINDO DE ENCANTADAS SAINDO DE BRASÍLIA

07:30 08:00SEXTA, SÁBADO E DOMINGO

SAINDO DE ENCANTADAS SAINDO DE BRASÍLIA16:30 17:00

INFORMATIVOS / TARIFASPARANAGUÁ / ILHA DO MEL

Passagem de Ida e Volta ........................................... R$ 50,00Taxa de Embarque (Prefeitura Paranaguá) ............... R$ 3,00TOTAL .................................................................... R$ 53,00

PARANAGUÁ/ILHA DO MEL(MORADOR DA ILHA)

Passagem de Ida ou Volta ......................................... R$ 15,00TOTAL .................................................................... R$ 15,00

PONTAL DO SUL / ILHA DO MELPassagem de Ida e Volta ........................................... R$ 31,24Taxa de Embarque (Prefeitura Pontal do Paraná) .... R$ 3,76TOTAL .................................................................... R$ 35,00

COMUNICADOS:É obrigatório a apresentação dos documentos das cri-

anças até 12 anos e dos responsáveis no ato da compra dobilhete.Sem a devida documentação, a criança será impedi-da de embarcar, portanto, sempre viaje de posse tanto dosseus documentos, quanto dos documentos da criança.

Mantenha o distanciamento.Estamos trabalhando com as lotações das embarcações

reduzidas, por isso os horários podem sofrer alterações.Pedimos a colaboração e conscientização de todos, para

o cumprimento dos protocolos de segurança e prevenção àCOVID-19.

O uso da máscara é OBRIGATÓRIO dentro da embarcaçãodurante o tempo de travessia e em toda a extensão da Ilhado Mel.

Evite aglomeração.

HORÁRIOS VÁLIDOS A PARTIRDO DIA 08 DE SETEMBRO DE 2021

HORÁRIOS VÁLIDOS A PARTIRDO DIA 08 DE SETEMBRO DE 2021