Em Suma 41

16
Agrofel comemora seus 32 anos Conheça o Agrofelito, mascote da Agrofel Vejas as fotos vencedoras do Click Casa 2009 Dedicação Sustentabilidade Credibilidade Agronegócio Parceria Foto de: Daniel Corrêa - Agrofel Cachoeira do Sul: 1º Lugar no Click Casa 2009 Beleza Natural AGROFEL CONCESSIONÁRIA NEW HOLLAND

description

Em Suma - Grupo Ferrarin

Transcript of Em Suma 41

Page 1: Em Suma 41

Agrofel comemora seus 32 anos

Conheça o Agrofelito, mascote da Agrofel

Vejas as fotos vencedoras do Click Casa 2009

DedicaçãoSustentabilidade

Credibilidade

AgronegócioParceria

Foto

de:

Dan

iel C

orrê

a - A

grof

el C

acho

eira

do

Sul

: 1º L

ugar

no

Clic

k C

asa

2009

Bel

eza

Nat

ural

AGROFELCONCESSIONÁRIA NEW HOLLAND

Page 2: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009

Na revista A Granja, de agosto de 2009, foi publicada uma matéria sobre a evolução do Grupo Ferrarin, mostrando a todo País a importância das empresas que o compõem dentro do panorama agrícola brasileiro. Confira, na íntegra, a matéria realizada pela jornalista Denise Saueressig.

Grupo Ferrarin: 40 anos de atenção ao campo.Empresa investe no potencial do agronegócio e projeta expansão no país.

O Grupo Ferrarin comemora em 2009 quatro décadas de atuação no Brasil. Dando sequência a uma história marcada pela dedicação ao

homem do campo, seus mais de 500 colaboradores trabalham com a missão de “oferecer soluções para o agronegócio, do preparo da terra à venda da produção, contribuindo para a sustentabilidade no abastecimento de alimentos”.

A estrutura do grupo, que está presente em cerca de 500 municípios, é formada pelas empresas Agrofel, Inducalca, Agroimport, Agropecuária Palmeira (quatro fazendas no Mato Grosso), Granja Itália (voltada à suinocultura) e Wilson Park Hotel (dois hotéis no Rio Grande do Sul). “O nosso trabalho é atender o produtor rural em tudo o que ele precisa, oferecendo assistência completa do lado de dentro e de fora da porteira. É atuando em parceria com o agricultor que conquistamos credibilidade e formamos uma relação de confiança”, destaca o presidente e fundador do grupo, Wilson Ferrarin.

Com o foco cada vez mais no agronegócio, o grupo deve contabilizar um faturamento superior a R$ 500 milhões este ano, valor que representa um crescimento em torno de 20% sobre o que foi alcançado em 2008. “Acredito que o setor terá um desempenho positivo na próxima safra, especialmente se o clima colaborar e os preços se mantiverem em bons patamares”, analisa Ferrarin.

No planejamento estratégico previsto para os próximos anos estão os planos de expansão da Agrofel, que é uma das maiores revendas de produtos agrícolas do país. A empresa oferece defensivos, sementes, fertilizantes, máquinas, implementos, peças e serviços de oficina em 30 lojas nos Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e

02

Mato Grosso do Sul. “A meta, até 2018, é chegar ao número de 200 lojas, fazendo da Agrofel a líder no segmento de revendas agrícolas no Brasil”, ressalta Ferrarin. Até 2011, a intenção é somar 50 lojas, com enfoque especial em fertilizantes, sementes e defensivos. Um dos principais objetivos é obter o registro de produtos com marca própria para comercialização. Hoje, a empresa aguarda a finalização do processo de análise de 10 princípios ativos no Ministério da Agricultura.

Entre os projetos traçados para a Inducalca está a construção de mais quatro unidades até 2011. Atualmente, a empresa conta com seis unidades de recebimento no Rio Grande do Sul, trabalhando com a comercialização, estocagem e transporte de grãos, além da venda de calcário e fertilizante. Este ano, a Inducalca deve receber e comercializar 240 mil toneladas de grãos e 110 mil toneladas de calcário.

Especializada no comércio e distribuição de agroquímicos e com presença nos mais importantes pólos agrícolas do Brasil, a Agroimport consolida esse ano o aumento da sua equipe comercial e do mix de produtos oferecidos. Sua carteira abrange em torno de 350 clientes ativos, entre revendedores e cooperativas.

Preocupação social e ambientalEntendendo que a responsabilidade socioambiental exerce impactos significativos sobre o comportamento das organizações, o Grupo Ferrarin mantém uma série de ações voltadas às comunidades e ao meio ambiente. A empresa tem associação ou participação em entidades reguladoras e em centrais de recebimento de embalagens, além de possuir um Comitê de Ação Social (CASA) e desenvolver projetos variados nas regiões onde atua por meio do programa Agrofel Comunidade.

Page 3: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009

na Unidade da Inducalca de Palmeira das Missões conhecerem a rotina da unidade no recebimento de grãos.

A área de Recursos Humanos agradece aos colegas: Daniel Gobbi e equipe (Agrofel de Carazinho), Petrobelli (Granja Itália), Ronaldo Junqueira e equipe (WPH Palmeira), Darci Azambuja e equipe (Agrofel Palmeira) e pela Equipe da Inducalca de Palmeira pelo carinho e receptividade aos colegas da matriz.

03

O UnificAção está a todo vapor este ano. Até julho realizamos 7.727 horas de treinamento. Os cursos realizados nestes últimos meses foram: Planejamento e Organização Pessoal, com o instrutor Pedro Blos, para todos os Gerentes de Unidade da Agrofel e da Inducalca e Coordenadores Administrativos da Agrofel; treinamos

todos os Gerentes e Coordenadores Comerciais na ferramenta de gestão de pessoas, o Analisa; treinamos os Assistentes Administrativos de Serviços nas rotinas da área, além dos novos colegas das novas filiais que tiveram integração na matriz. Vejam algumas fotos de nossos eventos:

A primeira turma que participou do programa Tour Grupo Ferrarin aprovou o projeto. Foram dois dias de visitas às empresas do Grupo. No primeiro dia foi visitada a Unidade da Agrofel de Carazinho, na qual foram carinhosamente recebidos pelos colegas. Após conhecerem uma unidade New Holland, partiram para Palmeira das Missões para visitar a Granja Itália, onde puderam conhecer um pouco mais sobre a criação de suínos. À noite, os participantes puderam se divertir nas dependências do Wilson Park Hotel, tomando banho de piscina, aproveitando a sauna e jogando boliche. No segundo dia visitaram a Unidade da Agrofel de Palmeira, onde também foram recebidos com muita atenção pela equipe. Nesta, os participantes verificaram a diferença de uma Unidade que não é concessionária. Após foram

Programa UnificAção 2009

Tour Grupo Ferrarin realiza sua primeira visita as unidades

Missão Grupo FerrAriN: oferecer soluções para o agronegócio, do preparo da terra à venda da produção, contribuindo para a sustentabilidade no abastecimento de alimentos

Page 4: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009 04vAlor - lucro: empreendemos visando a geração de valor para nossos clientes, fornecedores e acionistas com ações inovadoras que garantam nossa sustentabilidade e crescimento.

Na semana de aniversário da Agrofel as unidades realizaram diversas atividades para os clientes, fornecedores e algumas até para fi lhos de clientes como ocorreu na Unidade da Agrofel de Carazinho. Foram cafés da manhã, almoços, tardes recreativas e coquetéis. Tudo para celebrar os 32 anos da Agrofel.

Aniversário da Agrofel

CINEMA

Filme: AustráliaGênero: RomanceAno: 2008

Filme: Na Natureza Selvagem Gênero: DramaAno: 2007

LITERATURA

Livro: A Cabeça de Steve JobsAutor: Leander KahneyEditora: Agir

Livro: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes*Autor: Sthepen R. CoveyEditora: Best Seller

*Livro disponível na biblioteca da Agrofel.

Agrofel Capivari do Sul

Agrofel Cruz Alta

Agrofel Carazinho

Agrofel Ibirubá

Agrofel Ijuí

Agrofel Tupanciretã

Page 5: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009 05vAlor - pAiXão pelo Que FAZ: reconhecemos os talentos internos que cumprem com suas responsabilidades e atuam com comprometimento, proatividade e espírito de equipe.

Nos dias 6 a 10 de julho, os gerentes das unidades Agrofel New Holland do RS e MS participaram do treinamento Campus New Holland, organizado pela fábrica,

em Curitiba. Os assuntos tratados foram: Agricultura de Precisão, Colheitadeiras, Tratores,

Vendas Consecutivas e Dia de Campo. O treinamento foi teórico e prático, o que auxiliou muito no aprendizado dos participantes, todos em nível gerencial, das revendas New Holland do RS e SC. Este projeto é nacional e pontua para o dealer standard.

Gerentes participam de treinamento com a New Holland em Curitiba

No dia 15 de maio, na Inducalca de Palmeira das Missões/RS, aconteceu o sorteio da promoção Safra Premiada Inducalca, em que a cada 15 toneladas de grãos entregues, o

produtor recebia um cupom. No evento estiveram presentes a diretoria da empresa, autoridades, convidados, clientes, fornecedores e colaboradores. Na ocasião, a Inducalca promoveu o descerramento da placa junto ao Moinho onde se iniciou o Grupo Ferrarin. Após, os diretores da empresa e do Grupo, assim como o presidente Sr. Wilson Ferrarin, falou sobre a importância do evento e da Inducalca para o desenvolvimento das regiões, assim como a inauguração das novas fi liais em Chiapetta e Tupanciretã. O Sr. Lourenço

Ardenghi Filho, prefeito de Palmeira das Missões, também ressaltou esta importância em seu pronunciamento. Os ganhadores dos prêmios foram:

2 TV LCD 42”: Sr. Gladimir Facchin, de Palmeira das Missões e Sr. Noli Rocha Pereira, de Bossoroca.

1 Moto Honda: Sr. Marcelo Luiz Bernardi, de Capão do Cipó.

1 Automóvel Montana: Sr. Odil Roque Palharini, de Capão do Cipó.

A promoção encerrou com sucesso as comemorações dos 35 anos da Inducalca.

Promoção Safra Premiada encerra com sucesso

Nos dias 6 a 10 de julho, os gerentes das

em Curitiba. Os assuntos tratados foram:

Page 6: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009 06vAlor - éticA: cumprimos integralmente nossas responsabilidades, demonstrando transparência e equidade com todas as partes interessadas.

No dia 16 de julho, a Agrofel de Espumoso realizou uma palestra sobre a cultura de milho com o palestrante Sr. Delmir Jonatto. Foi abordado o assunto sobre híbridos da DOW AGROSCIENCES. Apesar da noite fria e

chuvosa, os clientes convidados se fizeram presentes e prestigiaram o evento. Após a palestra foi servido um jantar a todos os presentes.

Agrofel de Espumoso realiza palestra sobre milho

Nos dias 25 e 28 de julho, respectivamente, foram comemorados o dia do Colono e do Agricultor. As filiais da Agrofel realizaram ações especiais para celebrar a data. Foram entregues adesivos para que nossos clientes colem nos seus carros.

Dia do Agricultor

Em junho, cerca de 40 pessoas, entre gerentes e vendedores, das unidades da Agrofel que revendem produtos da Bayer no RS, viajaram para o Rio de Janeiro a fim de conhecer as estruturas da fábrica na cidade de Belford Roxo. Os participantes do “tour”

foram recebidos pela equipe da Bayer e puderam conferir as modernas instalações da fábrica onde são fabricados os produtos que comercializamos. No dia seguinte, a equipe foi conhecer os principais pontos turísticos da capital do estado.

Equipe de vendas da Agrofel visita fábrica da Bayer em Belford Roxo, no Rio de Janeiro

A unidade da Agrofel de Passo Fundo realizou no dia 23 de julho uma reunião com clientes para explanação do sistema de consórcio New Holland. Contamos com a presença do Coordenador Consórcio New Holland Sr. Santiago, bem como do Sr. Donin, Coordenador de Consórcio da Agrofel, funcionários da Unidade

e clientes da região. Após a reunião foi entregue a revista New Holland em Campo, a qual continha a principal matéria com o cliente Délcio Baseggio de Passo Fundo, junto com orientações para combater o vírus da gripe A, orientações estas fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Agrofel de Passo Fundo realiza reunião de consórcio

Agrofel Passo Fundo

Agrofel Espumoso

Page 7: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009 07vAlor - respoNsAbilidAde socioAMbieNtAl: Atuamos em prol do desenvolvimento sustentado, promovendo ações sociais que contribuem para a qualidade de vida nas comunidades com as quais convivemos.

A Agrofel de Tupanciretã participou da EXPOTUPÃ, o evento teve início no dia 27 e encerrou no dia 31 de maio. Vários clientes prestigiaram nosso estande, servimos almoço e janta durante a feira.

Expotupã

De 2 a 5 de Julho a Agrofel de Capivari participou da 11ª Expofeira de Capivari do Sul, onde recebemos a visita de clientes e amigos de nossa região e de

regiões vizinhas, foi muito gratificante a participação nesta feira pois foram fechados ótimos negócios para empresa.

Agrofel de Capivari do Sul participa de feira na região

A Agrofel de Tupanciretã realizou nos dias 08 e 09 de julho o curso para OPERADORES DE UNIPORT, o palestrante foi o Sr Francisley da Jacto. O curso foi realizado na sala de

reuniões da Agrofel, os participantes do evento foram os funcionários dos clientes e os próprios clientes da Agrofel. Participaram do evento 22 pessoas.

Curso para Operadores de Uniport

No dia 20 de junho a Agrofel de Ijuí comemorou 12 anos oferecendo um almoço para clientes da Região. Estiveram presentes aproximadamente 50 clientes e o prefeito da cidade, Sr. Ballin.

Agrofel de Ijuí comemora 12 anos

Agrofel Capivari do Sul

Agrofel Tupanciretã

Agrofel Tupanciretã

Page 8: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009 08Missão AGroFel: oferecer as melhores soluções na comercialização de insumos e máquinas agrícolas, prestando serviços de alta qualidade ao agricultor.

Gente otélvio Moreira bueno comercial WpH / Granja itália / Agropecuária palmeira 20 anos de casa

Como gosta de ser chamado: pelo meu nome.Natural de: Palmares do Sul.Time que torce: Internacional.Casado, solteiro ou procurando adversária? Casado com a Sra. Ivone Ferrarini Bueno. 2 filhos: A Isabelle com 19 anos e o Francisco com 15. Completamos em julho 22 anos de casamento.Comida preferida: adoro churrasco, peixes, massas, frutas, arroz, pizzas, etc. Sou muito carnívoro e gosto da culinária simples, preservando sempre uma alimentação saudável. Não sou chegado a molhos brancos/leite.Um filme, música ou livro que tenha lhe marcado: o filme Perfume de Mulher – Pelas lições transmitidas pelo personagem do Al Pacino. Apesar de cego, velho e de estar enfrentando vários problemas, consegue proporcionar momentos de grande sabedoria, persistência, inteligência, ousadia e habilidade. A cena que mais me encanta é a que ele dança o tango “Por una cabeça” com uma linda moça. Antes ele precisa convencê-la a dançar com um cego. Mas quando ele descreve em detalhes o perfume que ela está usando e a trata como uma verdadeira dama, ele não só dança com a moça, proporcionando um espetáculo, como a convence a abandonar seu namorado e dar uma chance ao seu jovem assistente tímido, que é apaixonado pela mesma. Sua maior virtude: a parceria.Uma mania: ser centralizador.O que faz nas horas de lazer? Pratico esportes: tênis, futebol, moto e caminhada.Também me dedico a atividades domésticas e familiares. Boa parte do tempo gasto na limpeza da casa, cozinha, estas coisas...Uma personalidade que admira? Admiro muitas. Ao longo do tempo vou conhecendo novas personalidades e histórias de vida e vou aprendendo a admirar. Mas “tiro o chapéu” para aquelas pessoas que iniciaram suas carreiras e/ou trajetórias em situações adversas e conseguiram grande sucesso. Pessoas sem formação, sem “know how”, sem capital, mas com sobra de coragem e vontade de realizar. Isto me comove e me dá forças para também buscar meu lugar ao sol.Para que ou para quem você daria um “cartão

vermelho”? A fome e a miséria que assolam a maioria da população mundial são fatos que nos devolvem a civilização mais primitiva possível. Está comprovado que teríamos recursos e condições de modificar este cenário radicalmente para melhor. Neste aspecto dou um cartão vermelho a todas as pessoas que detêm o poder de fazer alguma coisa em prol e não as fazem. Talvez eu esteja incluído.Como foi que começou na Empresa? Já faz um tempinho... Esta é minha segunda jornada na empresa. Aos 20 anos troquei a função de caixa do banco Meridional (atual Santander) em Palmeira das Missões, para ingressar na então Agrofel Comércio de Produtos Agrícolas Ferrarin Ltda., numa função administrativa, em busca de oportunidade e crescimento. O que você identifica de bom em trabalhar no Grupo? O espírito competitivo. Embora num primeiro momento não pareça bom pelo desconforto que causa, mas a vida nos ensina que a competitividade é inevitável. Já começa no útero da mãe. E neste sentido o Grupo Ferrarin é um aprendizado constante. Um grande momento? Destaco o nascimento dos meus dois filhos, a Isabelle em 1990 e o Francisco em 1993. É um acontecimento para sempre.Uma lembrança da infância: Lembro de uma cena que se repetia com alguma freqüência, meu pai, minha mãe e na época duas irmãs. Todos numa cozinha ao redor de um fogão a lenha, falando do que seríamos ou onde estaríamos no futuro. Era uma pequena viagem com direito a sonhos mirabolantes a um lugar chamado futuro que parecia muito distante. Uma história engraçada que ocorreu com você? Em 1991 fiz uma viagem para a Argentina, a negócios. Encontrava-me em Buenos Aires e havia cumprido o último compromisso, eram aproximadamente umas 18 horas. De repente eu estava rodando numa das avenidas mais movimentadas da capital Argentina e não conseguia localizar a saída para rumar para o Brasil. As informações que eu tinha não estavam sendo suficientes para encontrar o caminho, Então tive a idéia de entrar numa rua qualquer, encontrar uma livraria e comprar um mapa para reestudar o caminho. Rapidamente eu estava em frente de uma livraria. Contei o meu dilema

Page 9: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009 09Missão iNducAlcA: ser uma empresa de alta credibilidade, oferecendo aos clientes soluções diferenciadas na comercialização e produção de grãos.

para um senhor que atendia no balcão e iniciamos uma conversa. Ele me pediu de que parte do Brasil eu era. Aí pediu de que parte do Rio Grande do Sul, e, eu já estava começando a desconfiar do questionamento. Ele alegou que conhecia o Brasil, conhecia o Rio Grande do Sul e tal. Quando contei que era de uma cidade ao norte do estado, próximo à divisa com a Argentina chamada Palmeira das Missões, ele me disse que conhecia. Aí fiquei ainda mais desconfiado. Aí eu comecei a questioná-lo. Como ele conheceu Palmeira, quando, porque e outras coisas. Ele explicou que

pertencia ao clube de serviços “Rotary” e recentemente tinha participado em um evento rotariano em Palmeira. Mencionou que havia visitado um dos componentes da diretoria do Rotary, chamado Theobaldo Mafalda. Para encurtar a história eu morava ao lado da casa deste senhor. Se você não estivesse onde está hoje, o que gostaria de ter feito? Viajado pelos principais lugares do mundo vendendo e comprando.

Agrofel Uruguaiana/RSDistante 631 km da capital Porto Alegre, Uruguaiana é uma cidade com população de 125.635 habitantes, descendentes de

italianos, alemães, portugueses, árabes e palestinos. É uma cidade que divide Brasil e Argentina por uma ponte sobre o Rio Uruguai. Por

ser uma cidade de fronteira, oferece aos visitantes atrações variadas, mesclando as culturas desses dois países. Assim como outras cidades

de fronteira do Rio Grande do Sul, Uruguaiana tem sua história ligada a acontecimentos históricos como a guerra com o Paraguai, quando foi semidestruída. O progresso do lugar aconteceu com a determinação de seu povo,

por meio da agricultura e da indústria. Atualmente a economia do município está voltada para 40% no cultivo do arroz, 25% para a pecuária (bovinos, ovinos e eqüinos) e 35% para a área de serviços.

O clima é temperado, com chuvas abundantes nos meses de setembro a novembro. Entre os principais eventos do município está o Carnaval fora de época que ocorre normalmente duas semanas após o carnaval oficial do Rio de Janeiro, a Califórnia da Canção Nativa do RS, a Festa Campeira Internacional e a Exposição Agropecuária de Uruguaiana.

Fundada em 09 de julho de 2009, a Agrofel de Uruguaiana atende a fronteira oeste nos municípios de Itaqui (culturas de arroz e soja), Alegrete (culturas de arroz e soja), Barra do Quaraí (cultura de arroz).

A equipe é composta de quatro colaboradores: Gustavo Marchant da Maia (Gerente), Carlos Reffatti (Coordenador Administrativo), Brasil Lago Neto (Vendedor) e Edson

Ricardo Moraes (Vendedor) que possuem o desafio de consolidar o nome Agrofel na região.

Parabéns à nova Unidade da Agrofel!

Centro CulturalParcão

Prefeitura Municipal

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Solar da Família Barbará

Page 10: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009 10Missão AGroiMport: oferecer soluções com qualidade em defensivos agrícolas, agregando valor aos negócios de nossos fornecedores e clientes.

O trimestre “Educação do Agrofel Comunidade” foi mais um sucesso do nosso projeto social. Participaram mais de 5.000 alunos das escolas municipais das regiões de atuação das fi liais Agrofel no concurso que escolheu o desenho do Agrofelito. Escolas, professores e alunos se mobilizaram e adoraram participar desta ação.Além disso, a doação de 2.050 livros também foi muito gratifi cante e, com certeza, contribuímos bastante para a cultura e educação nos municípios onde atuamos.No site do projeto foi realizado um “QUIZ” sobre as novas normas da ortografi a. No fi nal do trimestre os 5 melhores colocados receberam um livro como premiação. educação

Agrofel São Luiz Gonzaga

Agrofel Giruá

Agrofel Capivari do Sul

Agrofel Giruá

Agrofel Ibirubá

Agrofel Ijuí

Agrofel Ibirubá

Page 11: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009 11

A Agrofel está em processo de implantação de uma nova gestão do estoque de peças nas unidades e a Filial Porto Alegre está atuando ativamente. Após o fechamento das vendas de peças em algumas cidades (Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Sapezal, Giruá e Santo Augusto) e do levantamento do excesso de mercadoria em outras (Capivari do Sul e Passo Fundo), a filial recebeu todo o material

destas unidades, como mostram as fotos de um dos lotes recebidos. Os colaboradores da Central de Peças estão empenhados em identificar, organizar, armazenar e negociar todo o material entregue, sempre com o mesmo objetivo proposto no início de cada novo ano: atingir as metas com o melhor giro de estoque possível, administrando de forma sustentável o patrimônio da empresa.

No início de julho saiu o especial “Melhores e Maiores” da revista Exame onde constam as 400 maiores empresas do agronegócio brasileiro e a Agrofel figura, novamente, entre elas. Ocupando a posição de número 272 em 2008, a empresa mostra seu crescimento e evolução, mesmo num período de crise mundial que afetou tantas empresas agrícolas, pois figurava na posição 346 no ano anterior. Parabéns a todos os colaboradores e gestores da Agrofel, pois este resultado é reflexo do trabalho de cada um.

Preservar o meio ambiente e assegurar a competitividade são palavras primordiais para o Grupo Ferrarin. Por meio da ferramenta da empresa Good Card (cartão combustível), implantado em abril de 2009, a Área Administrativa está colhendo seus primeiros frutos deste projeto. Após avaliação dos primeiros meses, foram tomadas algumas ações que propiciaram uma redução financeira mensal de aproximadamente 10% e uma diminuição na emissão de gás carbônico (CO²), deixamos de emitir nos últimos 3 meses 30 TONELADAS, auxiliando assim a preservação da camada de Ozônio e o meio ambiente. Futuramente teremos novidades desta moderna e eficaz ferramenta eletrônica para uso nas empresas do Grupo Ferrarin.

Unidade Porto Alegre participando da gestão do estoque

Agrofel entre as maiores empresas do Agronegócio Brasileiro

Abastecimento consciente

Page 12: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009 12

O Agrofel Comunidade está entrando numa das etapas mais experientes de todas e que merece todo o respeito pela sua vivência e lições de vida adquiridas. A etapa “Melhor Idade” vai trazer ótimas dicas e assuntos interessantes para as pessoas que estão nesta etapa da vida e que gostam de estar sempre bem informado. As filiais têm como tarefa, neste trimestre, realizar o “Dia do Idoso” em um asilo ou entidade da região e também o “Dia da Saúde”. Além disso, estão vendendo um portas-comprimido para arrecadar fundos para mais uma doação. Para saber mais dicas acesse o site do Agrofel Comunidade.

Com a preocupação de assegurar o patrimônio do Grupo Ferrarin a Área Administrativa apresentou uma nova proposta de cobertura de seguro patrimonial para empresa Inducalca. Esta objetiva uma maior cobertura de vendavais e sinistros que possam vir a danificar o patrimônio da empresa e principalmente o conteúdo dos armazéns. Após análise e validação da Diretoria, a contratação já contemplou as unidades de Palmeira das Missões, Chiapeta, Tupanciretã e Bossoroca. A nova modalidade de seguro contratada reforça a preocupação do Grupo Ferrarin com seu patrimônio,

No dia 22 de maio a Escola Municipal Gente Sabida, da cidade de Sorriso no Mato Grosso, com 515 alunos m a t r i c u l a d o s , recebeu do Gerente da Unidade da Agrofel de Lucas do Rio Verde três aparelhos de ar

condicionado de 10.000 Btus. A Diretora da escola, Sra. Silvia escolherá três das doze salas para serem equipadas com os aparelhos, proporcionando para alguns dos alunos um ambiente mais agradável para o estudo pois o calor é muito intenso na região.

que é composto por colaboradores, clientes, comunidade, meio ambiente e os conteúdos armazenados. As mudanças nas coberturas asseguradas foram devidas às bruscas mudanças climáticas ocorridas na atualidade. As demais plantas da Inducalca deverão ser asseguradas com estas novas coberturas após o vencimento das apólices em vigência.

No dia das Mães a unidade Inducalca Bossoroca fez a entrega de lembrancinhas para as mães e esposas dos clientes da unidade. As mães receberam um ímã de geladeira com um mini cartão.

Agrofel ComunidadeMelhor Idade

Patrimônio segurado

Agrofel de Lucas do Rio Verde faz doação para escola municipal

Dia das Mães

Page 13: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009 13

Depois de participar de 5 etapas de seleção, o desenho do aluno Timóteo Carpes Agertte, da Escola 15 de Novembro de Ijuí/RS, foi o vencedor do concurso “Crie o Nosso Mascote”, organizado pela Agrofel dentro do trimestre “Educação do Agrofel Comunidade”. Conforme matéria publicada no jornal “O Repórter” de Ijuí, “um sorriso tímido e os olhos brilhando de felicidade foram as

respostas que o ganhador de 12 anos encontrou para expressar sua emoção pelo prêmio que recebeu, um notebook”. Timóteo se sentiu muito feliz por ter vencido e disse que o computador vai auxiliar muito em seus estudos. A escola e a professora do vencedor, também receberam um computador e um pen drive, respectivamente.Após a escolha, como previa o regulamento, o desenho foi encaminhado para um designer que deu “vida” ao Agrofelito. Veja em primeira mão como fi cou o mascote da Agrofel!Em breve poderemos ver o Agrofelito participando de feiras e eventos da Agrofel, assim como das nossas comunicações.

Agrofelito

Nos meses de julho e agosto as empresas Agrofel, Inducalca e Agroimport se mobilizaram para iniciar as avaliações de seus colaboradores, o SuperAção. Estamos próximos de fi nalizar esta etapa e com o resultado

No mês de maio o Grupo Ferrarin fez uma mudança estratégica em sua estrutura organizacional passando a ter o Departamento de Assessoria Jurídica Trabalhista. Com isso atuaremos de forma preventiva e instrutiva, além de suprir a necessidade de atendimento rápido e efetivo às

a área de Recursos Humanos terá material para montar seu planejamento de treinamentos para 2010, que terá novidades. Aguardem!

demandas diárias do Grupo. Na verdade, trata-se de mais uma medida que visa dar sustentabilidade para a proposta de crescimento do Grupo Ferrarin. O advogado Leandro Konrad Konfl anz, egresso do escritório de advocacia empresarial Papaleo será o responsável pelo Departamento.

Agrofel, Inducalca e Agroimport iniciam avaliações do SuperAção

Grupo Ferrarin tem novo departamento na matriz

Page 14: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009 14

Durante os meses de maio e junho, o CASA – Comitê da Ação Social Agrofel – realizou a sua já tradicional campanha de inverno, a Campanha Inverno Solidário 2009, com o objetivo de arrecadar e doar roupas, calçados, cobertores e lençóis para algumas entidades assistenciais que tem recursos limitados e contam com poucas condições de melhorar a sua estrutura para enfrentar esse inverno rigoroso que estamos atravessando.

Em Porto Alegre, a Matriz, a Central de Peças e a Agroimport juntaram forças e ajudaram o Asilo Lar Maria de Nazaré, que dá suporte para aproximadamente 60 idosos carentes.

Além de uma boa quantidade de agasalhos que foram arrecadados entre os colaboradores das empresas, efetuamos a doação de 16 chuveiros Lorenzetti Jet Control, que são chuveiros potentes e com regulagem ao alcance da mão, para tornar o banho dos idosos mais confortável e agradável.

No dia da doação fomos recebidos com muita alegria pela direção do Asilo e pelos idosos, e participamos de uma animada Festa Junina nas dependências do Asilo, com dança, comes e bebes. Confira as fotos da doação e da festa.

Várias unidades também aderiram à campanha de inverno do CASA e realizaram a arrecadação e doações para entidades assistenciais da sua região, com destaque para as filiais da Agrofel de Giruá, Carazinho, Espumoso, Marau, Ibirubá no qual aconteceu intensa movimentação por parte dos colaboradores, que deram mais um exemplo de solidariedade.

Para todos aqueles colaboradores que de alguma forma participaram da campanha de inverno 2009 o CASA deixa o seu agradecimento e renova os votos para que todos continuem participando das nossas campanhas.

Campanha Inverno Solidário 2009

Agrofel Giruá

Agrofel Ibirubá

Agrofel Matriz

Agrofel Espumoso

Agrofel Carazinho

Page 15: Em Suma 41

Ano 7 • N 41 • Mai/Ago de 2009 15

O Consultor de empresas e conferencista Stephen kanitz escreveu um artigo intitulado “Ambição e ética”, que foi publicado na revista Veja, do qual extraímos algumas reflexões.

Kanitz define a ambição como sendo tudo o que você pretende fazer na vida. São seus objetivos, seus sonhos, suas resoluções.

As pessoas costumam ter como ambição ganhar muito dinheiro, casar com uma moça ou um moço bonito ou viajar pelo mundo afora.

A mais pobre das ambições é querer ganhar muito dinheiro, porque dinheiro por si só não é objetivo: é um meio para alcançar sua verdadeira ambição, como, por exemplo, viajar pelo mundo.

Já a ética são os limites que você se impõe na busca de sua opinião.

É tudo que você não quer fazer na luta para conseguir realizar seus objetivos. Como não roubar, não mentir ou pisar nos outros para atingir sua ambição, ou seja, é o conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.

A maioria dos pais se preocupa bastante quando os filhos não mostram ambição, mas nem todos se preocupam quando os filhos quebram a ética.

Se o filho colou na prova, não importa, desde que tenha passado de ano, o objetivo maior.

Algumas escolas estão ensinando a nossos filhos que ética é ajudar os outros. Isso, porém, não é ética, é ambição.

Ajudar os outros deveria ser um objetivo de vida, a ambição de todos, ou pelo menos da maioria. Aprendemos a não falar em sala de aula, a não perturbar a classe, mas pouco sobre ética.

O problema do mundo é que normalmente decidimos nossa ambição antes de nossa ética, quando o certo seria o contrário.

E por quê? Por que dependendo da ambição, torna-se difícil impor uma ética que frustará nossos objetivos.

Quando percebemos que não conseguiremos alcançar nossos objetivos, a tendência é reduzir o rigor ético, e não reduzir a ambição.

O mundo conheceu a história de uma estagiária na casa branca, que colocou a ambição na frente da ética e tirou o partido democrata do poder, numa eleição praticamente ganha, devido ao enorme sucesso da economia na sua gestão.

Não há nada de errado em ser ambicioso, desde que se defina cedo o comportamento ético.

Quando a ambição passa por cima da ética como um rolo compressor, o resultado é o que podemos acompanhar nos noticiários que ocupam as manchetes em nosso país.

Assim, para mudar definitivamente essa situação, é preciso estabelecer um limite para nossa ambição não nos permitindo, em hipótese alguma, violar a ética para satisfação pessoal, em detrimento do coletivo.

Conforme ensinou Jesus, “seja o seu falar: sim, sim, não, não”. Seja em que situação for.

E se estiver difícil definir se estamos agindo com ética ou não, basta imaginar como julgaríamos esse ato, se praticado por outra pessoa.

Se o condenamos é porque não é ético. Se o aprovamos e julgamos justo, então podemos seguir em frente.

Defina sua ética quanto antes possível. A ambição não pode antecedê-la, é ela que tem de preceder a sua ambição.

Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita, baseado em artigo de Stephen Kanitz publicado na revista Veja do dia 24 de janeiro de 2001.

O Comitê de Ética compartilha o texto abaixo com os leitores do EmSuma. Boa leitura a todos!

Page 16: Em Suma 41

Pelo segundo ano consecutivo, o CASA – Comitê da Ação Social Agrofel – realizou entre os dias 1º de Junho e 5 de

Julho, o disputadíssimo Concurso Fotográfico Click CASA, com o tema “Meio Ambiente”, como parte das celebrações da Semana do Meio Ambiente 2009, do qual puderam participar todos os colaboradores do Grupo Ferrarin.

O CASA elegeu entre os participantes, a melhor foto nas categorias “Beleza Natural”, “Originalidade” e “Impacto Ecológico”, sendo que o autor da melhor foto em cada categoria foi contemplado com um VALE-DVD e os três primeiros colocados de cada categoria receberam um certificado de participação personalizado.

Nessa 2ª edição do Click CASA, concorreram quase 80

Beleza Natural: Originalidade: Impacto Ecológico:

Eis os vendedores em cada uma das três categorias:

fotos, sendo que a cada ano os participantes tornam mais difícil a missão do CASA de escolher as melhores fotos em cada categoria. Entre as inúmeras fotos recebidas, várias de beleza ímpar ou que transmitiam uma mensagem ecológica importante.

O mais importante de tudo, foi o despertar dos participantes para a preservação do meio ambiente.

Além disso, o ganhador da categoria Beleza Natural teve a honra de ter a sua foto estampando esta edição do EmSuma !!!

O CASA escolherá ainda, entre todos os participantes do Click CASA 2009, algumas fotos que farão parte do calendário 2010 da empresa.

1º Lugar: Lavoura de ArrozDaniel Corrêa - Agrofel Cachoeira do Sul 2º Lugar: Pôr do Sol na CampanhaCristina Andreoli – Matriz3º Lugar: Chapadão do Rio VerdeJosé Mário Lopes Júnior - Agrofel Campo Novo do Parecis

1º Lugar: Equipe Un17 em Plantio de GirassolJosé Resende - Agrofel Campo Novo do Parecis2º Lugar: E o Vento Não LevouJair Becker – Matriz3º Lugar: Escultura na ÁrvoreCristina Andreoli – Matriz

1º Lugar: O Macaco e o LixoCristina Andreoli – Matriz2º Lugar: Urubu na SacadaToni Ferrarin – Matriz3º Lugar: Os Guaxinins e o LixoSirlei Melo - Wilson Park Hotel