Embalagens curiosas

38
CURIOSIDADES DO MUNDO DAS EMBALAGENS

description

 

Transcript of Embalagens curiosas

Page 1: Embalagens curiosas

CURIOSIDADES DO

MUNDO DAS

EMBALAGENS

Page 2: Embalagens curiosas

A agência Streng Design, de Chicago, desenhou uma embalagem-conceito para o suco em pó Tang. A ideia é acondicionar o pó em canudinhos com doses individuais e em potes plástico, com maior quantidade e que podem ser reutilizados. Nesse caso, uma colher dosadora acompanha a embalagem.Para o desenvolvimento do projeto, foram feitos estudos dos elementos visuais relacionados à marca e aos consumidores, o que resultou em uma nova experiência de marca.

Novo conceito de embalagem para Tang

Page 3: Embalagens curiosas
Page 4: Embalagens curiosas

“Sempre que comemos pão, seja em um piquenique, num café ou no avião, nós usamos manteiga em blisters porcionados. Eu substituí a tampinha comum por uma de madeira em forma de faca. Dessa forma, a manteiga pode ser passada mais fácil e rápida. A manteiga tem 4 sabores à disposição, para escolhermos da mesma forma com que escolhemos nosso sorvete favorito. A embalagem não é só fácil de usar, mas também transforma a simples rotina de passar manteiga em algo mais divertido.” Diz o estudante sul-coreano Yeongkeun, autor do projeto.

Para facilitar

Page 5: Embalagens curiosas
Page 6: Embalagens curiosas

Biscoito da sorte gigante

Projeto do estudante australiano Fredrik Staurland, o projeto consiste na idéia de uma embalagem no formato de um biscoito da sorte gigante, com uma camiseta dentro.

Page 7: Embalagens curiosas

Designer cria garrafa futurista para Coca-Cola

A garrafa de Coca-Cola ganhou formas futuristas pelas mãos do designer francês Jerome Olivet. Batizada de “Mystic”, a embalagem apresenta, segundo Olivet, “linhas sexy” e mantém a famosa silhueta “contour” da garrafa, porém com traços mais esculpidos. De acordo com o designer, o projeto é um exercício para expressar a felicidade em três dimensões, dentro do conceito “Abra a Felicidade” da marca. A garrafa é apenas um conceito, e não será produzida.

Page 8: Embalagens curiosas
Page 9: Embalagens curiosas

Latas para comemorar o dia das bruxas

Desenvolvidas pela agência americana Superbig Creative, as latinhas do refrigerante Jones Soda comemoraram há cerca de um ano o dia das bruxas (ou Halloween) de forma assustadora. Uma edição especial limitada foi estampada com alguns dos personagens típicos do dia das bruxas: Vampiro, Lobisomem, Múmia e Frankenstein.As latinhas têm 236ml e os sabores disponíves são Buried Pomegranate, Candy Corn, Lemon Drop Dead e Spooookiwi.

Page 10: Embalagens curiosas

Eis um exemplo de um trabalho que explora as características da embalagem de forma criativa. Criadas pelo designernorueguês Mats Ottdal, as caixinhas do suco Birdy Juice usam as "orelhinhas" típicas de embalagens cartonadas como as asas e pés das aves.

Birdy Juice

Page 11: Embalagens curiosas

Criada pela agência russa KIAN, a embalagem do leite de soja “Soy Mamelle” chama a atenção logo de cara pelo seu formato inusitado: uma teta de vaca. A agência também foi responsável pela criação da marca e conceito do produto, além de dar o nome.

Trata-se de um leite de soja, um produto 100% vegetal, que é fonte de fibras, tem alto grau de cálcio e tem capacidade comprovada de reduzir os níveis de colesterol no corpo humano.

O conceito da embalagem tem dois pontos importantes: é inspirado em uma úbere, propondo que o produto é idêntico ao leite de vaca. Além disso, detalhes da decoração e cor da embalagem, concentrada em detalhes de plantas, buscando um vínculo à imagem de natureza e saúde.A embalagem pode ser feita de PET ou de vidro, tem uma tampa que permite que o produto seja pendurado e se apóia em 3 pernas. Todos esses elementos buscam destacar o produto no pondo de venda, diferenciando-o dos modelos existentes no mercado atualmente.

Leite de soja em teta de vaca

Page 12: Embalagens curiosas

Estudante cria embalagens parapreservativos inspiradas em Game Boy

O estudante Ben Marsh, de 21 anos, divulgou em seu portfólio online imagens dos seus trabalhos para o produto “The Play“, inventado por ele mesmo; uma caixa colorida, no formato de um Game Boy, que abriga seis preservativos – devidamente empacotados em caixas que lembram o cartucho do portátil.

Segundo Marsh, o intuito da criação é fazer as pessoas comprarem o produto pela embalagem – “fazendo isso, as pessoas estarão se protegendo e cuidando da saúde sexual automaticamente.” Mas será que as pessoas pensam em Mario Bros. nessas horas?

No jogo do amor vale tudo

Page 13: Embalagens curiosas
Page 14: Embalagens curiosas

Latas de Cerveja usam Lingerie

A agência de design russa Ramm ND apelou ao erotismo ao criar o design desta lata de cerveja. Olhando o desenho de perto, vê-se que se trata de uma cidade ao fundo, com pessoas andando num primeiro plano. Mas, de longe, percebemos a imagem de um espartilho. O resultado é ainda mais interessante quando colocamos duas latas lado a lado.

Page 15: Embalagens curiosas

Sucesso antes surgimento dos CDs, a fita cassete marcou gerações aparecendo como sucessor dos LPs para gravação de áudio. Por ser compacta (media cerca de 7x10cm) e ter grande capacidade para a época (60 minutos, 30 de cada lado), ela se tornou presente em grande parte dos lares ao redor do mundo. Sua praticidade foi uma das razões da popularização do áudio portátil, com a invenção do Walk-man. Até hoje ainda é possível encontrarmos por aí rádios com toca-fitas.

O projeto Chocolate Mixtape foi inspirado nesse "padrão tecnológico". A embalagem e o próprio chocolate fazem um kit que lembram as fitas e suas caixinhas.

O autor do trabalho é o estudante de design Mathieu Dionne, da Escola de Design da UQAM, de Montreal, Canadá.

Fita cassete de chocolate

Page 16: Embalagens curiosas

Sepultado no tubo

Criador da embalagem da batata frita Pringles, da Procter & Gamble, o americano Fredric Baur morreu dia 4 de maio de 2008, aos 89 anos de idade. Quando trabalhava no centro de pesquisa da empresa, em 1966, o engenheiro entrou com o pedido de patente para a técnica de empilhar as batatas fritas numa embalagem em forma de tubo, feita de papel cartão e folhas de alumínio. Ele tinha tanto orgulho de sua invenção que, manifestou o desejo de, ao morrer, ser sepultado dentro de um dos tubos que consagraram a marca. Foi cremado e suas cinzas colocadas numa embalagem de Pringles que foi enterrada no cemitério de Cincinnati, Ohio.

Page 17: Embalagens curiosas

A fábrica de bebidas Zima, do Japão, criou uma nova campanha para alavancar suas vendas. Junto com as garrafas da bebida, que é levemente alcoólica, são vendidas réplicas em silicone de bocas de celebridades japonesas. As boquinhas são encaixadas no bocal das garrafas. O slogan da bebida é “Zima, o sabor de beijar”.

As modelos femininas foram Aya Kiguchi (modelo), Yukina Kinoshita (atriz) e Yutaka Teshima (atriz). Há também dois homens: Kensei Mikami (ator) e Yuto Nakamura (jogador de futebol).Os cinco tiveram que deixar seus beijos em moldes especiais. Depois, os lábios foram recriados por uma fábrica chinesa, que os produz em escala industrial, em três cores: rosa claro, pêssego cálido e carmesim profundo.Além das boquinhas, as embalagens contém um manual de instruções.

Bebida com sabor de beijo

Page 18: Embalagens curiosas

Novo conceito para embalagem de açúcar

"O açúcar branco normalmente é uma substância sem muitos adjetivos que a possam descrever. Mas o gosto do açúcar também pode ser incrementado por fragrâncias discretas e delicadas. No seu conceito de embalage, Emily Bertrand-Villemure revisita as porções sólidas de açúcar e as oferece em forma de esferas aromáticas. Cada sabor é nomeado com o nome de uma mulher. As esferas são acondicionadas em tubos, para oferecer uma nova experiência de sabor para cafés, chás e outras bebidas." - Sylvian Allard, professor da UQAM

Page 19: Embalagens curiosas

Na boca dos dinossauros

Projeto da agência russa BQB, este estudo foi desenvolvido pela designer Galima Akhmetzyanova e aposta na força do dinossauro (ou de seus dentes) para embalar chicletes. Na embalagem, os próprios chicletes fazem as vezes dos dentes do animal. É o tipo de coisa que poderia fazer grande sucesso com o público infantil.

Page 20: Embalagens curiosas

Quanto menos embalagem, melhor

"Se há uma coisa que odeio em embalagens é esta horrível mania de embalar tudo em blisters do tipo clam shell. Escolher o envoltório plástico para produtos não-perecíveis é muitas vezes uma escolha que é injustificável para as necessidades reais do produto. Para resolver este problema, Corinne Pant olhou para as reais necessidades de embalagem de peças eletrônicas. Em um gesto poético e muito funcional, ela nos mostra mais uma vez que 'menos é mais'." Sylvain Allard, professor da escola de design da UQAM.

Page 21: Embalagens curiosas

A Vapur, empresa norte-americana criada no segundo semestre de 2009 com a proposta de criar embalagens inovadoras para água para um público que procura alternativas às garrafas descartáveis. O primeiro produto desenvolvido pela Vapur foi batizado de Anti-Garrafa. Trata-se de uma embalagem flexível reutilizável, com tampa sport cap, que pode ser enrolada e guardada em bolsas, mochilas e até no bolso. A embalagem com capacidade para 473 mililitros é reutilizável e produzida com um polímero ultra-resistente não revelado pela empresa. O plástico permite que a Anti-Garrafa seja levada ao freezer e à máquina de lavar louças. Quando cheia, ela permanece em pé sozinha. Um mosquetão (gancho metálico) acompanha a embalagem, para que ela possa ser pendurada.Um dos trunfos propagandeados pela Vapur é que a Anti-Garrafa é livre de Bisfenol-A (BPA), componente utilizado em garrafas plásticas de água e que gera polêmica nos Estados Unidos desde que a FDA (Food and Drug Administration), agência norte-americana reguladora de alimentos, bebidas e medicamentos, demonstrou preocupação com possíveis riscos à saúde que a substância poderia provocar.Seguindo a linha politicamente correta da empresa, 1% da renda obtida com as vendas é revertida para programas sociais.

A Anti-Garrafa

Page 22: Embalagens curiosas

Sylvain Allard, professor da Escola de Design da Uqam, no Canadá, após refletir sobre o design das caixas de lenços de papel, percebeu que, na maioria das vezes, a embalagem não mostrava realmente a serventia do produto, mostravam apenas clichês como bichinhos, flores e outras cenas tediosas. Por que esses objetos não poderiam estabelecer um diálogo com o usuário e falar francamente do produto?

Caixas de lenços de papel reinventadas

Page 23: Embalagens curiosas

Força vendedora de Sansão

A americana Jackie Walls virou celebridade em seu país na década de 20 por uma excentricidade: os 2 metros e 34 centímetros de comprimento de seus cabelos. As longas melenas não haviam sido cultivadas à toa. Ela as usava para fazer propaganda de um tônico capilar de fabricação própria, engarrafado em pequenos frascos de vidro. Todavia, em 1931, para infortúnio da moça, suas tranças se emaranharam de tal modo que ela teve que cortá-las. O negócio logo faliu.

Page 24: Embalagens curiosas

A ratoeira também é a embalagem

Quem tem o hábito (ou necessidade) de usar ratoeiras, enfrenta um sério problema de higiene: ter que tirar o rato morto da armadilha. O projeto da estudante de design canadense Sarah Déry promete acabar com esse tipo de problema. A ratoeira é uma caixinha em forma de caixão, com o slogan "Oh My God! Mouse Trap" (Oh meu Deus! Ratoeira). Após o roedor ser pego, basta jogar a caixa fora.

A autora do trabalho fez questão de enfatizar que nenhum animal foi ferido durante o projeto.

Page 25: Embalagens curiosas

Nas décadas de 20 e 30 e no início dos anos 40, ela acondicionou todos os refrigerantes da Cia. Antarctica Paulista, da soda e do club soda ao guaraná e à água tônica. Até ser substituída, a partir de meados da década de 40, por outra garrafa também standard, de perfil mais moderno, a chamada "menina grávida" foi a sensação das mesas no que se refere a não alcoólicos. Hoje, com a crescente necessidade de diferenciação dos produtos pela embalagem, as garrafas padronizadas já não existem em refrigerantes, a não ser em PET. Assim, se o design das antigas "meninas grávidas" viesse a ser adaptado às atuais tendências de leveza, resistência mecânica e facilidade de transporte, elas dificilmente deixariam de ter seu espaço garantido. Com a palavra, a garrafa de vidro da Perrier.

Espaço para

menina grávida

Page 26: Embalagens curiosas

Caixas de cervejas em sacolas

Sacolas de papel distribuídas gratuitamente para pedestres em lojas viram pequenos outdoors ambulantes nesta ação de marketing da cerveja Shumensko, da Carlsberg. Interessante, principalmente se considerarmos o baixo custo relativo da ação e a grande visibilidade que a sacola tem ao ser carregada pelas pessoas na rua.

O autor do projeto é George Kasabov, da Miami Ad School da Europa.

Page 27: Embalagens curiosas

Um boneco de 16,5 metros e cerca de 25 toneladas está na África do Sul. Iniciativa da empresa Animal Farm para a a Coca-Cola, o boneco, batizado de Cratefan (uma brincadeira com “crate fan”, ou “boneco-engradado”) chama a atenção na Mary Fitzgerald Square, um espaço público em Newtown, subúrbio de Johanesburgo. Para sua construção foram usadas 2.600 caixas de garrafas de 1,25 litro colocadas sobre um esqueleto construído com andaimes.

O monumento é parte das celebrações da Copa do Mundo da África do Sul 2010 e serve para chamar a atenção do público e conscientizar sobre a questão da reciclagem. Todo o material utilizado será reaproveitado quando o boneco for desmontado.

O projeto foi elaborado pelo designer Porky Hefer, da Animal Farm, da África do Sul. Os artistas Lesley Perkes e Mark Sinoff, do estúdio Art At Work também participaram do projeto.

A Coca-Cola teve dois projetos em andamento na África do Sul para esta Copa do Mundo – Ticket Fund e Ball Crew –, recompensando estudantes pela coleta de garrafas e latas. O programa Ticket Fund premiou crianças de 200 escolas com 20.000 ingressos para jogos da Copa do Mundo. A quantidade de ingressos doados teve como base a quantidade de latas e garrafas coletadas. O Ball Crew premiou as escolas que mais arrecadaram garrafas PET para reciclagem levando seus alunos para serem gandulas em 32 dos 64 jogos da Copa. Parte do material coletado foi utilizado para a construção do Cratefan.

Coca-Cola constrói boneco gigante com caixas em Johanesburgo

Page 28: Embalagens curiosas
Page 29: Embalagens curiosas

Em países muito pobres ou devastados por guerras, a maioria das crianças jamais conseguiria uma bola de futebol de verdade. Elas acabam jogando, sim, mas com outros objetos, como pedaços de sacolas plásticas, roupas enroladas e até mesmo cocos. Qualquer coisa que se assemelhe um pouco a uma bola serve.

O estúdio de design UnPlug de Seul, na Coréia do Sul, teve uma ideia que pode dar a essas crianças a oportunidade de jogar futebol (também outros jogos com bola). A Dream Ball, ou "Bola dos Sonhos", é montada a partir de uma embalagem - como as usadas por organizações como a ONU e a Cruz Vermelha para enviar alimentos e medicamentos a esses países.

As embalagens teriam marcas e picotes que facilitariam o destaque e a montagem da bola, e seriam feitas de papel reciclado, com espessura e elasticidade alteradas. Isso porque foi considerado que as crianças, nesses países, jogam descalças.

"Estas Dream Balls permitem às crianças uma oportunidade de jogar, trazendo assim a esperança de uma vida melhor", dizem os autores do projeto.

A embalagem é a bola

Page 30: Embalagens curiosas
Page 31: Embalagens curiosas

O edifício chamado EcoARK acaba de ser revelado na cidade de Taipei, em Taiwan. O prédio foi construído com 1,5 milhão de garrafas de plástico para despertar atenção em relação à importância da reciclagem. Com três andares, o EcoARK tem anfiteatro e salão de exposições e usa água da chuva coletada para o seu sistema resfriamento.A iniciativa partiu do Far Eastern Group, um grupo asiático de empresas e fabricantes dos setores de comunicação, construção, químicos e têxtil. O projeto começou há três anos com o mote "Reduzir, Reutilizar e Reciclar" e foi concluído apenas recentemente, com um custo de R$ 5 milhões. Os fabricantes clamam que o prédio pode até mesmo ser desmontado para transporte e remontado rapidamente. O EcoARK será doado para a cidade de Taipei e utilizado como sede de exposição durante o International Flora Expo, em novembro.

Edifício é feito com 1,5 milhão de garrafas de plástico

Page 32: Embalagens curiosas

O escultor argentino Tito Ingenieri, personagem conhecido da cidade de Quilmes, Argentina, construiu uma casa enorme usando somente garrafas de cerveja e lixo. Segundo ele, a construção usou mais de 6 milhões de garrafas, que foram coletadas ao longo de 19 anos. Ele diz ainda que a casa não é sua, mas sim de todos os habitantes da cidade, que descartaram as embalagens ao longo desses anos.Na Argentina, a maior parte desse tipo de garrafa de vidro é retornável, e o dono da construção procura usar garrafas abandonadas ou as que não são retornáveis. Ele recolhe o material das ruas e de alguns vizinhos que guardam para dar a ele.

Argentino constroi casa com garrafas

Page 33: Embalagens curiosas
Page 34: Embalagens curiosas

Árvores de Natal feitas com embalagensGarrafas PET

Page 35: Embalagens curiosas

Árvores de Natal feitas com embalagensLatinhas de alumínio

Page 36: Embalagens curiosas

Árvores de Natal feitas com embalagensEmbalagens cartonadas

Page 37: Embalagens curiosas

Árvores de Natal feitas com embalagensGalões de água

Page 38: Embalagens curiosas

Árvores de Natal feitas com embalagens

Papel cartão reciclado