Ementa - Sociologia Brasileira

3
Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Humanas Curso de Ciências Sociais Sociologia Brasileira 2010.1 Proessor Helio !onteiro Ementa" A formação da sociedade brasileira; A produção do conhecimento científico sobre a realidade brasileira ou a “invenção do Brasil”; A idéia específica de modernidade construída  pelo pensamento social brasileiro a partir do final do século XIX; A institucionalização da ociolo!ia no Brasil a partir da década de "#$%& a influ'ncia de idéias sociol(!icas européias; )  pensamento sociol(!ico brasileiro e a sua contribuição para a compreensão do processo de formação da sociedade brasileira no passado e na contemporaneidade* #$%etivo" ) curso discutir+ a formação e o amadurecimento das ci'ncias sociais no Brasil a partir de autores cl+ssicos ,ue contribuíram com as suas respectivas an+lises  para a formação de um ,uadro interpretativo hetero!'neo- mas não incoerente da.s/ sociedade.s/ brasileira.s/- destacando a esfera social e política* Conteúdo Program&tico" Unidade '" #s (rimeiros anos A literatura “sociol(!ica” de 0uclides da 1unha* A institucionalização das ci'ncias sociais* Unidade ''" #s inter(retes do Brasil ér!io Buar,ue de 2olanda e o “homem cordial”* 3ilberto 4re5re e a “democracia racial”* 4lorestan 4ernandes e o 6ne!ro na sociedade de classes”* 7oberto 8a9atta e a “f+bula das tr's raças”* 8arc5 7ibeiro e o “mestiço é ,ue é bom”* 7a5mundo 4aoro e o “estamento burocr+tico”* 4ernando 2enri,ue 1ardoso e a “teoria da depend'ncia”*

Transcript of Ementa - Sociologia Brasileira

Universidade Estadual Vale do Acara

Centro de Cincias Humanas

Curso de Cincias Sociais

Sociologia Brasileira

2010.1

Professor Helio Monteiro

Ementa: A formao da sociedade brasileira; A produo do conhecimento cientfico sobre a realidade brasileira ou a inveno do Brasil; A idia especfica de modernidade construda pelo pensamento social brasileiro a partir do final do sculo XIX; A institucionalizao da Sociologia no Brasil a partir da dcada de 1930: a influncia de idias sociolgicas europias; O pensamento sociolgico brasileiro e a sua contribuio para a compreenso do processo de formao da sociedade brasileira no passado e na contemporaneidade.Objetivo: O curso discutir a formao e o amadurecimento das cincias sociais no Brasil a partir de autores clssicos que contriburam com as suas respectivas anlises para a formao de um quadro interpretativo heterogneo, mas no incoerente da(s) sociedade(s) brasileira(s), destacando a esfera social e poltica. Contedo Programtico:

Unidade I: Os primeiros anosA literatura sociolgica de Euclides da Cunha.A institucionalizao das cincias sociais.Unidade II: Os interpretes do BrasilSrgio Buarque de Holanda e o homem cordial.Gilberto Freyre e a democracia racial.

Florestan Fernandes e o negro na sociedade de classes.

Roberto DaMatta e a fbula das trs raas.Darcy Ribeiro e o mestio que bom.

Raymundo Faoro e o estamento burocrtico.

Fernando Henrique Cardoso e a teoria da dependncia.Metodologia:

Aulas expositivas.

Leitura dos textos: exposio individualizada dos textos em sala.Avaliao:

Participao e provas em sala.

Bibliografia:CARDOSO, Fernando H. e FALETO, Enzo. Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina. Ensaios de interpretao sociolgica. 6 ed. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1981.

___________. As Idias e seu Lugar. Ensaios sobre as teorias do desenvolvimento. Petrpolis, Vozes, 1993.

CUNHA, Euclides da. Os Sertes. So Paulo, Crculo do livro, s/d.DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heris: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6 ed. Rio de Janeiro, Rocco, 1997.FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formao do patronato poltico brasileiro. 3 ed. So Paulo, Globo, 2001.

FERNANDES, Florestan. A organizao social dos tupinamb. So Paulo/Braslia, HUCITEC/UNB, 1989.

___________. A Revoluo Burguesa no Brasil. Ensaios de interpretao sociolgica. 3 ed. Rio de Janeiro, Guanabara, 1987.

___________. A condio de socilogo. So Paulo, HUCITEC, 1978.

___________. A integrao do negro na sociedade de classes. So Paulo, tica, 1978, v. 1.

___________. A integrao do negro na sociedade de classes. So Paulo, tica, 1978, v. 2.

FREYRE, Gilberto.Casa Grande e Senzala. R.J, Record, 2000.___________. Sobrados e Mucambos. 12. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. 26 ed. So Paulo, Companhia das Letras, 1995.____________. Viso do paraso: os motivos ednicos no descobrimento e colonizao do Brasil. So Paulo, Brasiliense, Publifolha, 2000. (Grandes nomes do pensamento brasileiro).

IANNI, Octvio. Pensamento Social no Brasil. Bauru, SP, EDUSC, 2004.____________. A sociologia da sociologia latino-americana. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1976.

MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da Cultura Brasileira. 1933-1974. So Paulo, tica, 1994.

REIS, Jos Carlos. As Ideologias do Brasil. De Varnhagem a FHC. 3 ed. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2000.RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. Petrpolis: Vozes, 1999.______________. Processo civilizatrio. Petrpolis: Vozes, 1985. ______________. O ndio e a civilizao. Petrpolis: Vozes, 1983.