Ementrio curso Biologia

59
CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA 1º PERÍODO Disciplina: Biologia Celular Carga Horária: 60 h Código: 1375 Série / Semestre: 1º Período Ementa: Conhecimentos gerais sobre biologia celular e molecular. Uso do microscópio ótico. Estrutura geral das células e métodos de citologia bioquímica. Características da membrana plasmática do citoplasma e núcleo, características das mitocôndrias, características dos ribossomos, retículo endoplasmático granular e agranular, aparelho de golgi e lisossomos. Características dos Microfilamentos, Microtúbulos, Cílios, Flagelos e Centríolos Objetivos da Disciplina: Fornecer aos alunos conhecimento sobre a biologia celular e molecular como a estruturação geral da célula e suas respectivas funções fisiológicas e de constituição tecidual. Reconhecimento das estruturas morfológicas e as relações funcionais na manutenção da espécie.

Transcript of Ementrio curso Biologia

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

1º PERÍODO

Disciplina: Biologia Celular Carga Horária: 60 h Código: 1375

Série / Semestre: 1º Período

Ementa: Conhecimentos gerais sobre biologia celular e molecular. Uso do microscópio ótico. Estrutura geral das células e métodos de citologia bioquímica. Características da membrana plasmática do citoplasma e núcleo, características das mitocôndrias, características dos ribossomos, retículo endoplasmático granular e agranular, aparelho de golgi e lisossomos. Características dos Microfilamentos, Microtúbulos, Cílios, Flagelos e Centríolos Objetivos da Disciplina: Fornecer aos alunos conhecimento sobre a biologia celular e molecular como a estruturação geral da célula e suas respectivas funções fisiológicas e de constituição tecidual. Reconhecimento das estruturas morfológicas e as relações funcionais na manutenção da espécie.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Língua Portuguesa I - online Carga Horária: 60 h Código: 3922

Série / Semestre: 1º Período

EMENTA:

A disciplina trata dos princípios básicos da língua escrita e falada e das estruturas das

diversas modalidades textuais com a intenção de desenvolver a compreensão dos

mecanismos da comunicação e de sua utilização como forma de expressão. OBJETIVO

GERAL: Compreender os mecanismos linguísticos que garantem a coesão e a coerência do

texto oral e escrito.

Objetivos da Disciplina: Desenvolver o espírito científico e o pensamento reflexivo sobre os fenômenos

lingüísticos.

Contribuir para o domínio do repertório expressivo conforme as referências da norma

culta, incluindo e considerando as variantes dialetais.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Matemática Básica Carga Horária: 75 h Código: 4438

Série / Semestre: 1º Período

Ementa: Teoria dos conjuntos. Função Polinomial do 1o grau. Função Polinomial do 2o grau, Função Exponencial. Função Logarítmica Objetivos da Disciplina: Introduzir a análise matemática, julgada necessária e adequada ao aprendizado de Matemática Superior, para: nivelar o aluno acerca do conhecimento básico de Matemática; capacitar o aluno para ingressar no estudo do Cálculo Diferencial e Integral; desenvolver a capacidade reflexiva do aluno pela redescoberta pessoal.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Química I Carga Horária: 75 horas Código: 4935

Série/semestre: 1º

Ementa: Composição da matéria. Estrutura atômica. Tabela periódica. Ligações químicas, geometria molecular polaridade. Substâncias químicas. Ácidos, bases, sais e óxidos. Reações químicas. Soluções e cálculo de concentração, cálculo estequiométrico, com rendimento, porcentagem de pureza dos reagentes. Objetivos da Disciplina: Conhecer os princípios básicos da química. Entender os conceitos sobre matéria e átomo, classificação e propriedade dos elementos. Conhecer normas de segurança no laboratório. Manusear aparelhos destinados à medida de volumes de líquidos. Conhecer as interações atômicas e moleculares. Aprender operações básicas de laboratório como pesagem analítica. Entender as características físico-químicas das substâncias e as formas de alotropia. Estudo das funções inorgânicas de substâncias químicas. Utilização de peagâmetro e indicadores ácido-base. Representação das reações químicas. Aprender quais são as evidências de ocorrência de uma reação química. Classificação dos tipos de reações. Estudo no laboratório das reações e suas características. Identificar na prática ácidos, bases. Preparo de soluções. Cálculo de concentração no preparo de soluções. Diluição de soluções. Utilizar cálculos das quantidades associadas a uma reação.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Ecologia I Carga Horária: 45 horas Código: 2129

Série/semestre: 1º

Ementa: Ecologia como ciência. Dinâmica do meio. Dinâmica das populações. Principais ciclos biogeoquímicos. O homem e o meio ambiente. Objetivos da Disciplina: Compreender as inter-relações entre os seres vivos e o meio ambiente e a importância dos ciclos biogeoquímicos para a manutenção da vida na Terra, dando ênfase ao estudo e análise dos ecossistemas terrestres e a aplicação visando a solução de problemas.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Técnica de Estudo e Pesquisa - On line Carga Horária: 60 h

Código: 6682 Série: 1º período

Objetivo Geral: Propiciar ao aluno a aquisição de um instrumental metodológico e o domínio das técnicas de pesquisa científica, a fim de que ele possa desenvolver com autonomia uma atividade acadêmica produtiva, elaborada conforme o padrão científico dos trabalhos universitários. Ementa: A organização e a disciplina da vida acadêmica. A questão da ciência e do método científico. O processo do conhecimento humano e seus níveis. A documentação como método de estudo pessoal. Diretrizes para a leitura e análise de textos científicos. Diretrizes para elaboração de Seminários. Diretrizes para a elaboração de Monografias científicas e artigos científicos.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Dinâmica da Aprendizagem Carga Horária: 75 h/a

Código: 5289 Série: 1º período

Ementa: Processo de aprendizagem, a mente humana como sistema de aprendizagem, a dinâmica do processo ensino-aprendizagem, a problematização dos conteúdos, o desenvolvimento de habilidades e competências, a prática pedagógica de projetos, o ensino e a perspectiva da inter e da transdisciplinar Objetivo Geral: Promover uma discussão sobre o processo ensino-aprendizagem enfatizando que o mesmo é um processo de construção em que o domínio de um conhecimento científico é tão importante quanto articular e mobilizar esses conhecimentos em ações Objetivos Específicos: • Identificar os tipos de aprendizagem, suas características e as maneiras de alcançá-la. • Analisar a relação entre aprendizagem e memória. • Entender o que chamamos de aprendizagem significativa • Conhecer o conceito de competência, percebendo como o mesmo está inserido no

processo de aprendizagem escolar. • Compreender os quatro pilares da educação, identificando a importância dos mesmos para

a formação do cidadão. • Perceber a relação entre o saber científico e o desenvolvimento de habilidades e atitudes

para alcançarmos o conceito de competência. • Verificar e conhecer as fases que fazem parte da elaboração de um projeto pedagógico. • Conceituar interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. • Reconhecer as inteligências múltiplas e perceber como elas são estimuladas no contexto

escolar. • Diferenciar os diversos tipos de dinâmicas, seus objetivos e como as mesmas devem ser

aplicadas.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

2º PERÍODO

Disciplina: Fundamentos das Ciências Sociais e Humanas I Carga Horária: 30 h/a

Código: 1554 Série: 2º período

Ementa: A Filosofia na formação e na prática do educador; Educação e Sociedade; As concepções teóricas das tendências pedagógicas. Sujeitos da práxis pedagógica Objetivos da Disciplina: Compreender os aspectos filosóficos e teóricos da ação educativa e estabelecer uma práxis dialógica-crítico-analítica da prática do educador. Explicar e analisar criticamente a problemática educacional a partir das abordagens de autores clássicos e contemporâneos. Identificar o papel do psicólogo e docente frente às questões sociais desenvolvidas durante o curso. Analisar o processo de institucionalização da sociedade capitalista na perspectiva disciplinar na escola. - Reconhecer a ideologia na escola com base nas teorias crítico reprodutivistas

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Vivência e Prática das Cc Químicas Físicas e Ambientais

Carga Horária: 75h Código: 2091 Série / Semestre: 2º Período

Ementa: O professor pesquisador. A pesquisa no ambiente escolar. Habilidades e competências profissionais. Revisão e aprimoramento da práxis pedagógica exercitada no campo de atuação. Objetivos da Disciplina: Proporcionar uma formação sólida dos princípios metodológicos, condutas voltadas à pesquisa e desenvolvimento do País e desenvolver competências de lidar tanto a nível técnico quanto experimental com a elaboração e execução de projetos de pesquisas voltadas ao ensino e às ciências biológicas, que relacionem ciência, tecnologia e sociedade.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Anatomia Básica Carga Horária: 75h Código: 2651

Série / Semestre: 2º Período

Ementa: Estudos relacionados a osteologia, artrologia, miologia, sistemas: circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, endócrino e neural. Objetivos da Disciplina: Conhecer a morfologia dos sistemas orgânicos do corpo humano, os diversos órgãos e estruturas dos sistema e aparelhos, estabelecendo as inter-relacões desses, de acordo com a forma, estrutura, localização e função, tendo em vista a compreensão dos aspectos funcionais e possíveis alterações no corpo humano, viabilizando uma ação profissional que restabeleça a saúde e a integridade do ser humano.

Conhecer o histórico, a definição e as divisões da anatomia, e as estruturas anatomo-funcionais que participam do processo de linguagem, bem como, algumas de suas principais disfunções Compreender das regras de nomenclatura anatômica e a organização estrutural do corpo humano ; Expor de conceitos utilizados em anatomia; dentificar os planos e eixos que delimitam o corpo humano: osteologia, artrologia, miologia, sistemas tegumentar, respiratório, circulatório, endócrino e digestório;

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Física I Carga Horária: 60h Código: 3010

Série / Semestre: 2º Período

Ementa: Revisar alguns tópicos vistos no ensino de 2º grau, bem como introduzir novos conceitos relacionados à mecânica. Objetivos da Disciplina: Desenvolver o espírito científico e o raciocínio lógico. Compreender e interpretar, teóricamente e praticamente, os fenômenos físicos voltados à mecânica.

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA II - OLN

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Carga Horária: 60h/a Código: 3950 Curso: BIOLOGIA - Série / Semestre: 2o Período

Ementa: As diversas formas de linguagem. A Língua, a Literatura e a Arte como forma de

comunicação. As novidades nas comunicações de informação. A mídia e a educação escolar

Objetivos da Disciplina: Desenvolver o espírito científico e o pensamento reflexivo sobre os fenômenos linguísticos.

Contribuir para o domínio do repertório expressivo conforme as referências da norma culta,

incluindo e considerando as variantes dialetais.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Ecologia II Carga Horária: 45h Código: 4127

Série / Semestre: 2º Período

Ementa: Ambiente físico. Biodiversidade. Desequilíbrios ecológicos. Interação reprodutiva. Objetivos da Disciplina: Conhecer o ambiente físico e as interações dos seres como forma de preservar o meio ambiente

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Histologia e Embriologia Carga Horária: 75h Código: 5015

Série / Semestre: 2º. Período

Ementa: Conceitos sobre biologia celular. Estrutura geral das células. Métodos de estudo. Tipos de

células. Composição química das células. Membrana plasmática: estrutura, funções e

composição. Organelas citoplasmáticas: características e funções. Núcleo: aspectos gerais,

características e funções. Ciclo celular.

Aspectos morfoestruturais e funcionais dos sistemas reprodutores masculinos e femininos.

Fecundação. Segmentação e mórula. Blastocisto e implantação. Desenvolvimento dos folhetos

embrionários. Delimitação do embrião. Anexos embrionários.

Conceituação dos tecidos e critérios de classificação dos mesmos; Aspectos estruturais, ultraestruturais, histofisiológicos e identificação pela microscopia óptica dos tecidos; epiteliais, conjuntivo, cartilaginoso, ósseo, sangüíneo, muscular e nervoso. Objetivos da Disciplina: Conceituar os diversos aspectos dos tecidos, seus funcionamentos e interligações disciplinares, identificando ao microscópio as principais estruturas, bem como reconhecendo sua importância fisiológica. Fornecer subsídios para que o aluno possa conhecer e diferenciar a estrutura e ultra-estrutura dos tecidos, órgãos e sistemas que compõem o corpo humano. Capacitar o aluno a compreender as relações entre estrutura, composição e função dos tecidos, órgãos e sistemas que compõem o corpo humano. Capacitar o aluno a reconhecer a influência das modificações morfológicas e fisiológicas ocorridas com os tecidos devido ao envelhecimento e na resposta destes aos procedimentos clínicos. Fornecer ao aluno os conhecimentos a respeito da origem e desenvolvimento dos tecidos e órgãos do corpo humano, bem como esclarecer a gênese das malformações. Dar subsídios para a compreensão de outras disciplinas e dos aspectos morfofuncionais das estruturas que constituem o ser humano. Fornecer conhecimentos básicos sobre técnicas de preparo de espécimes para os diversos tipos de microscopia, bem como a utilidade destas para o estudo dos tecidos e órgãos. Capacitar o aluno a manusear o microscópio óptico e identificar, pelo reconhecimento das características estruturais, secções dos tecidos, órgãos e sistemas que compõem o corpo humano.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Química Orgânica I Carga Horária: 75h Código: 6016

Série / Semestre: 2º Período

Ementa: Estrutura de compostos orgânicos; Propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos; funções orgânicas; oxidação e redução em química orgânica; identificação de compostos monofuncionais. Objetivos Gerais: Relacionar, de maneira qualitativa, os aspectos estruturais de moléculas orgânicas com os seus comportamentos químicos. Objetivos Específicos: Desenhar fórmulas estruturais de compostos orgânicos. Classificar os compostos orgânicos com base nos grupos funcionais presentes nas estruturas. Usar regras de nomenclatura da IUPAC na atribuição de nomes corretos aos compostos monofuncionais, quando dadas as fórmulas estruturais. Fornecer fórmulas estruturais a partir dos nomes dos compostos. Escrever fórmulas estruturais que distinguem isômeros constitucionais e espaciais, e prever variações simples em propriedades físicas associadas com diferenças isoméricas na estrutura molecular. Com base nas geometrias e polaridades das moléculas, prever os seus comportamentos físicos e químicos. Descrever fórmulas estruturais de isômeros ópticos simples e prever a nomenclatura R-S de compostos orgânicos. Reconhecer fármacos quirais. Prever as fórmulas estruturais espaciais de moléculas orgânicas.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

3º. PERÍODO

Disciplina: Fundamentos das Ciências Sociais e Humanas II Carga Horária: 30h

Código: 1557 Série: 3º Período

Ementa: Análise da educação e sociedade enquanto objeto de reflexão sociológica em autores clássicos e contemporâneos. Principais teorias em sociologia da educação Objetivos da Disciplina: Compreender a relação escola/sociedade contemplando questões sociais no âmbito escolar, através da discussão da inter-relação do trabalho do psicólogo e docente Explicar e analisar criticamente a problemática educacional a partir das abordagens de autores clássicos e contemporâneos. Identificar o papel do psicólogo e docente frente às questões sociais desenvolvidas durante o curso. Analisar o processo de institucionalização da sociedade capitalista na perspectiva disciplinar na escola. Reconhecer a ideologia na escola com base nas teorias crítico reprodutivistas

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Ecologia III Carga Horária: 45h Código: 2092

Série / Semestre: 3º Período

Ementa: Ambiente físico. Biodiversidade. Desequilíbrios ecológicos. Interação reprodutiva. Objetivos da Disciplina: Conhecer o ambiente físico e as interações dos seres como forma de preservar o meio ambiente

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Zoologia I Carga Horária: 45 h Código: 2093

Série / Semestre: 3º

Ementa: Classificação e Nomenclatura Zoológica. Anatomia, bionomia, fisiologia e sistemática dos Protozoários, Poríferos, Cnidários, Ctenóforos e Platelmintos. Material didático em Zoologia. Objetivos da Disciplina: Fornecer subsídios para que os alunos compreendam e reconheçam os grupos de Invertebrados, os quais são organizados como animais inferiores, associando sua biologia, ecologia, morfofisiologia e adaptações ao meio em que vivem, estabelecendo relações filogenéticas entre os táxons. Aprimorar a capacidade de observação, análise e síntese em situações práticas identificando os diferentes grupos e enfocando as estruturas características de cada Filo animal. Relatar as principais estruturas e órgãos associando as funções de cada um à biologia do animal. Reconhecer a importância de espécies que procedam como parasitas, vetores ou hospedeiros intermediários de agentes causadores de moléstias na espécie humana. Capacitar o aluno para planejar e executar atividades práticas em Zoologia para uso em atividades de ensino e pesquisa.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Botânica I Carga Horária: 45 h Código: 2094

Série / Semestre: 3º

Ementa: Morfologia externa e interna de raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Coleções didático-científicas. . Objetivos da Disciplina: Descrever e correlacionar as estruturas morfológicas externas e internas das plantas com aspectos evolutivos dos vegetais e suas interações com os animais. Montar coleções botânicas via seca e úmida para o ensino e pesquisa em morfologia vegetal. . Contribuições da disciplina para atingir os objetivos do curso: Fornece os conhecimentos necessários à formação do Biólogo.

Fornece os conhecimentos morfo-anatômicos básicos que ajudem o acadêmico a melhor compreender os fenômenos relacionados à Fisiologia e à Ecologia Vegetal.

Fornece conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos necessários para garantir a qualidade dos serviços prestados e para desenvolver e aplicar novas tecnologias, de modo a ajustar-se à dinâmica do mercado de trabalho.

Competências: Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes área da Morfologia Vegetal comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento; Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental; Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente Desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis; Habilidades:

Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. Articulação com outras disciplinas do curso:

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Dentro da área Botânica, a disciplina Morfologia Vegetal permite ao graduando em Biologia o conhecimento de aspectos morfológicos e anatômicos dos vegetais, constituindo a base para a compreensão dos mecanismos fisiológicos e da sistemática dos vegetais.Permite ao acadêmico o entendimento da relação planta com o meio em que vive, na disciplina Ecologia. Formação Transversal: A morfologia vegetal permite ao acadêmico o entendimento da biodiversidade através do paralelo entre aspectos morfológicos como mecanismos de seleção natural. Projeto Interdisciplinar: De acordo com a programação da Disciplina âncora – Ecologia III Trabalho Discente Efetivo: Resolução de Estudos Dirigidos

Leitura e discussão em grupos de estudos dos capítulos da bibliografia básica

Leitura e discussão de artigos publicados em revistas especializadas de renome nacional sobre

temas abordados na disciplina

Observação e coleta de material botânico em campo.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Fundamentos Legais e Normativos da Educação Carga Horária: 60 h

Código: 2729 Série / Semestre: 3º

Ementa: Análise da educação e sociedade enquanto objeto de reflexão sociológica em autores clássicos e contemporâneos. Principais teorias em sociologia da educação Objetivos da Disciplina: - Objetivos gerais: Compreender a relação escola/sociedade contemplando questões sociais no âmbito escolar, através da discussão da inter-relação do trabalho do biólogo e docente - Objetivos específicos: Explicar e analisar criticamente a problemática educacional a partir das abordagens de autores clássicos e contemporâneos. Identificar o papel do psicólogo e docente frente às questões sociais desenvolvidas durante o curso. Analisar o processo de institucionalização da sociedade capitalista na perspectiva disciplinar na escola. Reconhecer a ideologia na escola com base nas teorias crítico reprodutivistas Contribuições da disciplina para atingir os objetivos do curso: A disciplina contempla as Ciências Sociais aplicadas a educação e sociedade, sendo fundamental para a formação do biólogo e docente em atuação nas escolas. Competências: Aplicar os conhecimentos da disciplina no exercício da profissão. Adquirir uma postura crítica diante da realidade enfrentada pelos biólogos e docentes Habilidades: Promover a melhoria das relações interpessoais na escola e meio social. Contribuir para a superação dos obstáculos relativos ao preconceito e discriminação social Articulação com outras disciplinas do curso: Fundamentos C. S. H. I, Antropologia cultural e Psicologia geral

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Formação Transversal: Sociodiversidade: multiculturalismo, inclusão e relações interpessoais Projeto Interdisciplinar: - Conforme a programação da disciplina âncora Biologia. - Os alunos desenvolverão como atividade a escrita de sua própria história de vida, cujo resultado será apresentado na forma de memorial. Os critérios avaliados serão: comunicabilidade, conteúdo, disciplina, respeito aos colegas e pontualidade. Valor: 5,0 (3+ 2 do TDE) Trabalho Discente Efetivo:

Participação efetiva nos debates, Estudo dirigido e resenhas (O valor atribuído ao TDE é de 2,0

pontos)

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento Carga Horária: 60 h

Código: 2767 Série / Semestre: 3º

Ementa: Conceituação e método de estudo da Psicologia da Educação e Desenvolvimento. Características de cada faixa etária. Desenvolvimento da linguagem intelectual e dos problemas afetivos. Influência da cultura na personalidade. O processo de ensino X aprendizagem Objetivos da Disciplina: Objetivo Geral: Conceituar os métodos de estudo da Psicologia da Educação e Desenvolvimento. Caracterizar cada faixa etária. Destacar o desenvolvimento da linguagem intelectual e dos problemas afetivos. Demonstrar a Influência da cultura na personalidade. Discutir o processo de ensino X aprendizagem Objetivos específicos: Analisar a Psicologia do Desenvolvimento como área específica de estudo. Conhecer com profundidade a Psicologia do Desenvolvimento e as contribuições de seus principais teóricos Analisar o desenvolvimento humano dentro das correntes de estudo da área. Compreender o desenvolvimento humano no período pré-natal, neonatal e a 1ª infância. Compreender o desenvolvimento humano na 2ª e 3ª infância. Compreender o desenvolvimento humano na adolescência. Conceituar personalidade e analisar as suas principais abordagens teóricas Analisar a relação entre afetividade e Educação Apresentar a contribuição de Vigostski à compreensão ao processo de Ensino-Aprendizagem Apresentar a contribuição de Jean Piaget à compreensão ao processo de Ensino-Aprendizagem Compreender o desenvolvimento na Idade Adulta e na 3ª idade. Contribuições da disciplina para atingir os objetivos do curso: Formação crítica acerca do desenvolvimento humano, dando subsídios para o futuro professor/profissional de Educação Física condições de intervir na realidade de maneira transformadora Competências: Ser capaz de compreender o papel social da escola no que diz respeito ao processo de socialização e de ensino-aprendizagem nas suas relações com o contexto da prática educativa, participando coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão e desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola. Habilidades:

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Dominar conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos da Psicologia e mais especificamente da Psicologia do Desenvolvimento, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática. Articulação com outras disciplinas do curso: Esta disciplina se articula com as demais disciplinas do ciclo básico na medida em que a mesma fornece subsídios para o aluno compreender a realidade - a partir do referencial da Psicologia do desenvolvimento - na qual esta inserida a Educação Física. Formação Transversal: Articula-se a valores da Psicologia do desenvolvimento, evidenciando discussões acerca de temáticas relativas à educação física e ao desenvolvimento humano, .propiciando assim um conhecimento mais abrangente sobre o ser humano. Projeto Interdisciplinar: Como parte do projeto interdisciplinar vamos colaborar para o planejamento do FÓRUM ESPORTIVO: DA INICIAÇÃO AO RENDIMENTO, buscando ajudar na organização do evento e participando ativamente das atividade propostas. Trabalho Discente Efetivo: Assistência de filmes relativos ao tema específico, bem como leituras de textos da disciplina, totalizando 10 horas.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Bioquímica Básica Carga Horária: 75 h Código: 3576

Série / Semestre: 3º

Ementa: A lógica molecular da vida; Fontes de energia primordial e suas transformações; O organismo como sistema; Água, pH e tampões; Aminoácidos, peptídeos e proteínas – estrutura e função; Enzimologia; Lipídios – estrutura e função; Carboidratos – estrutura e função; Ácidos nucléicos – estrutura e função Objetivos da Disciplina: � Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre a lógica celular e molecular; � Promover conhecimentos sobre estrutura e função dos macronutrientes (carboidratos,

proteínas e lipídios) e também da água, de vitaminas e ácidos nucléicos; � Relacionar funções orgânicas com as diferentes moléculas estudadas; � Relacionar a estrutura e mecanismo de ação das moléculas orgânicas com as funções

nutricionais, bem com as deficiências das mesmas; � Relacionar bioquímica estrutural e funcional

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Epistemologia da Docência Carga Horária: 60 h Código: 3611

Série / Semestre: 3º Período

Ementa: Educação como processo individual e social. A comunicação do processo didático. A reflexão do ato de educar. Os procedimentos didáticos. Objetivo Geral: Compreender o processo histórico da didática, levando ao entendimento do verdadeiro papel do docente no processo ensino-aprendizagem, assim como de forma crítica-reflexiva sobre os diversos elementos concernentes a este processo e o reconhecimento das diferentes práticas pedagógicas que levam ao entendimento significativo do processo educativo. Metodologia: Utilização de textos ilustrativos, ferramentas de acompanhamento virtual e presencial, exercícios de fixação, recomendações literárias e material de apoio como interações em grupo. Sistema de Avaliação: Os alunos serão avaliados com três verificações com valores de 0 a 10 pontos • V1 com 10 (dez) questões, sendo 2 (duas) questões discursivas e 8 (oito) questões

objetivas. (PRESENCIAL); • V2 com 10 (dez) questões objetivas. (PRESENCIAL); • VT Avaliação somatória e qualitativa, distribuída em dois exercícios com 10 questões

objetivas. T1 e T2; • VS (Verificação Suplementar) com 10 (dez) questões objetivas. (PRESENCIAL). Habilidade / Competência / Atitude: Agregar conhecimentos e desenvolver atitude de permanente reflexão e crítica, trabalhando a relação teoria e prática; Atribuir ao aluno habilidades de auto estudo, acompanhado por ferramentas desenvolvidas para o ensino a distância; Permitir um ambiente acadêmico de discussão positiva com o objetivo comum de atribuir valores a formação acadêmica e profissional. Conteúdo Programático: UNIDADE I - Educação e a natureza humana. UNIDADE II - Concepções da educação no âmbito das idéias pedagógicas. UNIDADE III - Tendências pedagógicas na prática escolar. UNIDADE IV – A Relação da Didática com a Sociedade e a Comunicação do Processo Didático. UNIDADE V - As competências necessárias para ensinar. UNIDADE VI - Planejamento UNIDADE VII - A prática do planejamento no cotidiano profissional e os componentes básicos

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

UNIDADE VIII - A direção do ensino e as atuais perspectivas metodológicas. UNIDADE IX - Avaliação escolar.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

4º. PERÍODO

Disciplina: Bioestatística Carga Horária: 45 h Código: 1282

Série / Semestre: 4º Período

EMENTA

Elementos da Estatística Descritiva. Séries e Gráficos Estatísticos. Distribuição

de Freqüências. Medidas de Tendência Central. Medidas de Dispersão. Conceitos de

Amostragem. Noções de Probabilidade. Distribuições de Probabilidade. Correlação e

Regressão. Análise de Variância. Estimativa da Média para Grandes e Pequenas

Amostras. O Teste de Qui-quadrado e o Teste Exato de Fisher.

OBJETIVO GERAL

Apresentar aos alunos as noções de estatística, permitindo organizar,

interpretar e utilizar os conceitos básicos da estatística descritiva, na análise dos

fenômenos, seja nas áreas humana e/ou da saúde. Conhecer e dominar a aplicação de

testes paramétricos e não-paramétricos, que são específicos na área de saúde.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Biofísica Carga Horária: 45 h Código: 1288

Série / Semestre: 4º Período

Ementa: A biofísica e os seres vivos; os fenômenos e as entidades biológicas;os grandes componentes celulares; a água e sua importância biológica, micro estrutura da molécula de água e suas características; as propriedades macro e microscópicas da água, relação entre água e entropia de biossistemas; a biogenética, sua importância e ácidos nucléicos; o transporte e distribuição de solutos, difusão, sistemas de transporte imediato; o Intercâmbios Gasosos, Seres vivos e a necessidade de oxigênio; A evolução do sistema respiratório, leis dos gases, estrutura e função do aparelho respiratório; o equilíbrio ácido básico, conceito de ácidos, bases, óxidos e sais, constantes de equilíbrio; as mudanças de ph em soluções tamponadas, indicadores de ph para determinação e titulação; a interação matéria e energia dos sistemas biológicos, leis de termodinâmica e biologia. Objetivos da Disciplina: Avaliar as grandezas físicas, a composição fundamental do universo, os agentes físicos ( eletricidade, frio, calor, ondas eletromagnéticas, radiações infra-vermelho e ultra-violeta ), a biofísica celular, da circulação e da respiração. Contribuições da disciplina para atingir os objetivos do curso: Fornecer base para o entendimento da fisiologia e neurofisiologia humana. Além de base para o entendimento do funcionamento do organismo a partir da aplicação das diferentes técnicas e recursos fisioterapêuticos. Competências: Atenção à Saúde, Tomada de Decisões, Comunicação e Educação Permanente Habilidades: •••• Elaborar criticamente o amplo espectro de questões clínicas, cientificas, filosóficas, éticas,

políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional seja necessária;

•••• Apreciar a interdependência da prática, investigação e educação na profissão;

•••• Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e

científicos;

•••• Desenvolver e executar projetos de pesquisa e extensão que contribuam na produção do

conhecimento, socializando o saber cientifico produzido;

•••• Desenvolver atividades de socialização do saber técnico-científico na sua área de atuação,

através de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

tecnológicas pertinentes à sua praxis profissional.

Articulação com outras disciplinas do curso: Fornecer base para o entendimento da fisiologia, e neurofisiologia. Formação Transversal: Atualidades relacionadas à biofísica celular, células tronco, sistema respiratório e circulatório. Projeto Interdisciplinar: Elaboração, confecção e apresentação oral de simpósio abordando diferentes patologias que necessitem do atendimento fisioterápico correlacionando com cada disciplina do período. Para tanto os alunos serão divididos em grupos de até 06 participantes, que irão fazer pesquisas bibliográficas e visitas em hospitais e ou clínicas em busca de um relato de caso clínico que deverá ser apresentado como ilustração de cada tema abordado. Duração: segundo bimestre Critérios de avaliação: Serão atribuídos 5 pontos distribuídos em: Realização das etapas propostas durante o desenvolvimento do trabalho – 1,5 pontos (individual) Elaboração do trabalho de acordo com as normas da ABNT – 2 pontos (grupo) Apresentação – 1,5 pontos (grupo) dia 05 e 06 de Junho. Trabalho Discente Efetivo: Leitura de artigos científicos, confecção de resenha acerca dos assuntos abordados nos artigos . Carga horária 4 horas para leitura e 5 horas para confecção das resenhas.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Docência Supervisionada I (Biologia) Carga Horária: 105 h

Código: 2099

Série / Semestre: 4º Período

Ementa: Estágio supervisionado. Regência no Ensino fundamental no que concerne aos aspectos ideológicos, sociais e metodológicos do Ensino de Ciências Objetivos da Disciplina: Atuar na melhoria do ensino de Ciências. Propor mudanças curriculares e metodológicas. Valorizar a diversidade humana Contribuições da disciplina para atingir os objetivos do curso: Atuar como biólogo por meio de experiências vivenciadas no ato de ensinar Competências: Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos. Atuar multi e interdisciplinariamente no ato de ensinar. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade Habilidades: Atuar de maneira criativa, na melhoria do mundo em que vivemos. Articular saberes. Articulação com outras disciplinas do curso: Metodologia das Ciências e demais disciplinas do mesmo periodo Formação Transversal: Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão. Políticas públicas de educação Projeto Interdisciplinar: De acordo com a programação da disciplina âncora Trabalho Discente Efetivo: Projeto de mini curso, Plano de Ensino, produção de material didático

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Ecologia IV Carga Horária: 45 h Código: 2106

Série / Semestre: 4º Período

Ementa: Intervenção humana e transformação do ambiente; Política Nacional de Meio Ambiente; Instrumentos do Planejamento Ambiental (EIA/RIMA); laudos e perícias. Atividades de campo em Ecologia. Objetivos da Disciplina: Introduzir os conceitos e princípios básicos para a compreensão dos problemas ambientais e da auto-sustentabilidade para atuação em ensino, pesquisa e demais atribuições da profissão. Reconhecer o relevante papel da preservação ambiental e o valor da biodiversidade. Demonstrar a necessidade da criação e manutenção das Unidades de Conservação. Discutir sobre a interferência antrópica no equilíbrio ecológico. Compreender, apreciar e elaborar propostas de projetos ambientais. Discutir a Política Nacional de Meio Ambiente, os instrumentos de defesa e as principais leis ambientais. Aprimorar a capacidade de observação, análise e síntese em situações práticas. Contribuições da disciplina para atingir os objetivos do curso: Proporcionar ao aluno os princípios mais gerais da ecologia no contexto de conservação e intervenção e fornecer uma visão ampla da Política Nacional de Meio Ambiente como forma de integrar conhecimentos para o exercício da docência ou atividades ligadas a Biologia.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Genética Carga Horária: 30 h Código: 2696

Série / Semestre: 4º Período

Ementa: Estrutura de nucleotídeos e ácidos nucleicos. Estrutura, replicação e reparo do DNA.

Estrutura, síntese e processamento do RNA. Síntese de proteínas. Código genético. Padrões

de transmissão gênica. Bases citológicas da herança; Retardo Mental e erros hereditários do

metabolismo. Aberrações numéricas. Cromossômicas estruturais. DNA recombinante.

Objetivo Geral: Entender o processo da ação dos genes responsáveis pelas doenças genéticas, determinando os fatores genéticos que podem estar envolvidos no comportamento humano, bem como as implicações em relação às diversas doenças relacionadas com as patologias bucais de cunho genético e à transmissão gênica para cada uma delas.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Metodologia das Ciências Carga Horária: 60 h Código: 4614

Série / Semestre: 4º Período

Ementa:

Identificação e reflexão da docência desenvolvida no Ensino de Ciências visando promover melhoria nas habilidades profissionais e humanas essenciais ao professor via planejamento e efetivação do ensino.

Objetivos da Disciplina:

Dimensionar o papel da disciplina Ensino de Ciências como conhecimento decisivo na interpretação da realidade social, política, econômica e cultural. Analisar propostas metodológicas para o Ensino de Ciências. Selecionar em uma situação didática os subsídios teóricos que suportam, orientam e facilitam a função docente.

Contribuições da disciplina para atingir os objetivos do curso:

Possibilitar espaços e criar condições para refletir quanto a práxis pedagógica no Ensino de Ciências, os princípios que a estruturam visando uma percepção e evolução conceitual e procedimental. Perceber e dimensionar objetivos e conteúdos a serem ensinados, os recursos utilizados no ensino, o tempo disponível para a disciplina no currículo bem como sobre as formas de atualização do professor de Ciências.

Competências:

Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas como também o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias, para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente.

Exercer liderança, saber observar, ter curiosidade geral pelo mundo, analisar e ter flexibilidade para se adaptar a novas situações;

Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado para a contínua mudança do mundo produtivo.

Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo a gestão de sua formação com uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínua e ciente das opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.

Compreender e ser capaz de intervir no processo de aprendizagem de seus alunos, articulando o discurso epistemológico sobre a ciência; ser consciente de seu papel na formação de cidadãos críticos e ser capaz de analisar a realidade, contextualizando nela sua atividade educativa.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Habilidades:

Dada uma Proposta ou Sugestão Curricular do Ensino de Ciências das Séries finais do Ensino Fundamental, conhecer a proposta, estabelecer metas e programar meios para sua condução avaliando e redimensionando-a.

Selecionar, planejar e organizar situações de aprendizagem de acordo com o nível e as possibilidades de seus alunos dominando a oralidade e mediação pedagógica de forma a reconhecer no discurso e procediemntos de ensino as possibilidades e barreiras da construção do conhecimento no Ensino de Ciências das Séries finais do Ensino Fundamental.

Identificar, compreender e interrelacionar os fatores intervenientes no Ensino de Ciências em sua

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Elementos de Paleontologia e Geologia Carga Horária: 45 h

Código: 5338

Série / Semestre: 4º Período

Ementa: Princípios teóricos da Paleontologia e Geologia. A Terra em conjunto e a litosfera. A Paleontologia e o desenvolvimento científico. As bacias sedimentares e os processos e ambientes de fossilização Objetivos da Disciplina: Identificar os constituintes terrestres. Conhecer o processo de formação da Terra e sua estrutura. Conhecer a história evolutiva dos fósseis e sua importância

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Zoologia II Carga Horária: 45 h Código: 5346

Série / Semestre: 4º Período

Ementa: Anatomia, bionomia, fisiologia e sistemática dos Nematódeos, Moluscos, Artrópodes e Equinodermos. Coleções zoológicas didáticas e científicas. Objetivos da Disciplina: Fornecer subsídios para que os alunos compreendam e reconheçam os grupos de Invertebrados, os quais são organizados como animais inferiores, associando sua biologia, ecologia, morfofisiologia e adaptações ao meio em que vivem, estabelecendo relações filogenéticas entre os táxons. Aprimorar a capacidade de observação, análise e síntese em situações práticas identificando os diferentes grupos e enfocando as estruturas características de cada Filo animal. Relatar as principais estruturas e órgãos de um animal associando as funções de cada um à biologia do animal. Reconhecer a importância de espécies que procedam como parasitas, vetores ou hospedeiros intermediários de agentes causadores de moléstias na espécie humana. Capacitar o aluno para planejar e executar atividades práticas em Zoologia para uso em atividades de ensino e pesquisa. Contribuições da disciplina para atingir os objetivos do curso: Após cursar a disciplina o aluno deverá estar apto para desenvolver projetos de pesquisas relacionados à preservação, inventário e conservação da fauna, reconhecendo a importância das espécies e preparar o aluno para ministrar aulas nos níveis fundamental e médio. Competências: Dominar os aspectos taxonômicos aplicando conceitos específicos para a explicação das funções vitais e processos da origem evolutiva dos grupos de animais inferiores; recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na graduação para a elaboração de propostas voltadas para os meios sociais, ecológicos e educacionais; portar-se como educador consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental. Habilidades: Identificar os grupos de animais estabelecendo as suas interações com o ambiente; comparar os diferentes grupos; saber relacionar conhecimentos dada uma situação-problema; posicionar eticamente respeitando a diversidade etnocultural e ambiental. Articulação com outras disciplinas do curso: Proporciona ao graduando por meio da compreensão, criatividade e observação interagir com disciplinas que identificam as principais espécies parasitas do homem e animais diversos; contribui no entendimento da evolução biológica, na relação dos animais com o equilíbrio

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

biológico e na elaboração de recursos didáticos. Formação Transversal: Promover a busca dos temas atuais relacionados à biodiversidade animal, extinção e proteção de espécies, importância ecológica e espécies de importância na vigilância à saúde. Projeto Interdisciplinar: O projeto será elaborado nas quatro semanas iniciais do semestre pelo professor e alunos da disciplina ancora juntamente com os professores do período. A partir da quinta semana do semestre inicia-se a execução pelos alunos envolvidos. O projeto será apresentado em 4 horas/aulas. A avaliação terá como critério o cumprimento das tarefas previstas no projeto, sendo que o valor máximo da nota será 2,0 pontos previstos na Verificação de Trabalhos. Trabalho Discente Efetivo: Estudo dirigido, leitura de textos da bibliografia recomendada, elaboração de relatórios, resenhas, preparação de seminário e material didático zoológico.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Botânica II Carga Horária: 45 h Código: 5338

Série / Semestre: 4º Período

Ementa: Funções Vegetais: Relações hídricas; nutrição mineral; reguladores do crescimento. Objetivos da Disciplina: Compreender os processos fundamentais e os mecanismos que mantém os vegetais desde sua relação hídrica, nutrição mineral, fotossíntese, translocação orgânica e controle do desenvolvimento. Entender como os fatores ambientais afetam os processos fisiológicos das plantas. Compreender a importância da fisiologia vegetal para a manutenção dos biomas e dos agroecossistemas produtivos.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

5º. PERÍODO

Disciplina: Bioética Carga Horária: 45 h

Código: 2098 Série / Semestre: 5º Período

Ementa: Noções sobre Ética. Histórico da Bioética. Bioética e as pesquisas científicas Objetivos da Disciplina: Vivenciar na prática o ato de ensinar, Propor mudanças curriculares e metodológicas, Valorizar a diversidade humana.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Metodologia do ensino da Biologia Carga Horária: 60 h

Código: 2099 Série / Semestre: 5º Período

Ementa:

Identificação e reflexão da docência desenvolvida no Ensino de Biologia visando promover melhoria nas habilidades profissionais e humanas essenciais ao professor via avaliação e efetivação do ensino.

Objetivos da Disciplina:

Dimensionar o papel da disciplina Biologia como conhecimento decisivo na interpretação da realidade social, política, econômica e cultural. Analisar propostas metodológicas para o Ensino de Biologia. Selecionar em uma situação didática os subsídios teóricos que suportam, orientam e facilitam a função docente.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Docência Supervisionada II (Biologia) Carga Horária: 150 h

Código: 2104 Série / Semestre: 5º Período

Ementa: Estágio supervisionado, Regência no Ensino Médio no que concerne aos aspectos ideológicos, sociais e metodológicos do Ensino de Biologia Objetivos da Disciplina: Vivenciar na prática o ato de ensinar, Propor mudanças curriculares e metodológicas, Valorizar a diversidade humana.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Genética II Carga Horária: 45 h Código: 4485

Série / Semestre: 5º Período

Ementa: A estrutura do DNA e RNA, ligações fosfodiésteres e pontes de hidrogênio; Mecanismos utilizados para a transmissão da informação; A reação em cadeia da polimerase (PCR) e o polimorfismo no tamanho dos fragmentos de restrição (RFLP) e a sua utilização no campo da medicina e no campo forense; Técnicas de detecção dos ácidos nucléicos. Objetivos da Disciplina: Descrever a estrutura molecular dos ácidos nucléicos e explicar os mecanismos utilizados pelo DNA nuclear na coordenação das atividades vitais da célula. Avaliar as novas técnicas genéticas e suas aplicações. Participar das atividades práticas aprimorando a capacidade de observação, análise e síntese em situações em situações de laboratório e perícias tendo como orientação a Ética e a responsabilidade social.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Microbiologia Carga Horária: 60 h Código: 5003

Série / Semestre: 5º Período

Ementa: Conceitos, aspectos ecológicos, morfológicos, fisiológicos, bioquímicos, reprodutivos, identificação e classificação dos microrganismos (bactérias, fungos, algas e vírus). Aspectos morfológicos e metabólicos dos principais grupos de bactérias, fungos e vírus e os métodos usuais de diagnósticos laboratoriais (preparação de meios de cultura, técnicas de semeaduras e contagem de microrganismos, técnicas de coloração e microscopia). Objetivos da Disciplina: Conhecer os aspectos morfológicos dos microrganismos;

Realizar análises microbiológicas;

Verificar a ação dos microrganismos no homem, nos alimentos e na natureza;

Diferenciar microrganismos benéficos, deteriorantes e patogênicos.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Zoologia III Carga Horária: 45 h Código: 5354

Série / Semestre: 5º Período

Ementa: Anatomia, bionomia, fisiologia e sistemática dos Urocordados, Cefalocordados, Mixinóides, Petromizontóides (Cephalaspidomorphi), Condríctios, Actinopterígeos, Actinístios, Dipnois e Lisanfíbios. Pesquisa em Zoologia. Objetivos da Disciplina: Fornecer subsídios para que os alunos compreendam e reconheçam os grupos de Vertebrados, os quais são organizados como animais superiores, associando sua biologia, ecologia, morfofisiologia e adaptações ao meio em que vivem, estabelecendo relações filogenéticas entre os táxons. Aprimorar a capacidade de observação, análise e síntese em situações práticas identificando os diferentes grupos e enfocando as estruturas características de cada grupo. Relatar as principais estruturas e órgãos associando as funções de cada um à biologia do animal. Reconhecer a importância das espécies no equilíbrio das funções ecossistêmicas. Estimular a observação e descrição de estruturas anatômicas capacitando o aluno para planejar e executar atividades práticas em Zoologia para uso em atividades de ensino e pesquisa. Contribuições da disciplina para atingir os objetivos do curso: Após cursar a disciplina o aluno deverá estar apto para desenvolver projetos de pesquisas relacionados à preservação, conservação e inventário da fauna, reconhecendo a importância ecológica, científica e econômica das espécies e preparar o aluno para ministrar aulas nos níveis fundamental e médio.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Botânica III Carga Horária: 45 h Código: 5355

Série: 5º Período

Ementa: Princípios e métodos de taxonomia vegetal. Regras Internacionais de Nomenclatura Botânica. Características morfológicas das principais famílias botânicas. Objetivos da Disciplina: Compreender e saber manejar chaves de identificação de famílias botânicas, analisando a morfologia dos vegetais. Participar das atividades práticas aprimorando a capacidade de observação, análise e síntese em situações de campo e laboratório.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Evolução Carga Horária: 45 h Código: 5359

Série 5º Período

Ementa: Teoria Evolutiva. Padrões e Processos Evolutivos. Seleção Natural e Adaptação. Evolução Humana. Objetivos da Disciplina: Formular hipóteses sobre evolução biológica. Integrar as diversas áreas do conhecimento biológico através da perspectiva evolutiva.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Fisiologia Carga Horária: 75 h Código: 5776

Curso: Biologia Série / Semestre: 3º Período

EMENTA

Introdução ao estudo da fisiologia. Meio interno e transporte. Sistema esquelético; mecânica

muscular; sistema nervoso: órgãos dos sentidos, cardiovascular, respiratório, digestivo e

renal: Funções em geral. Fisiologia da reprodução. Sistema endócrino. Metabolismo e

regulação da temperatura corporal.

OBJETIVOS

Transmitir ao aluno os ensinamentos sobre a inter-relação entre os diversos órgãos e

sistemas (as funções desempenhadas por eles) e como esta inter-relação atua em prol da

hemostasia e integridade corporal.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução do estudo da fisiologia. Sistema esquelético: tipos de fibras e mecânica da

contração muscular. Sistema Nervoso: potenciais de ação e repouso; impulso nervoso;

fisiologia do encéfalo e medula; S.N. vegetativo simpático e parassimpático; órgãos dos

sentidos: sensibilidades gerais. Sistemas Cardiovasculares: O coração com bomba e

autoregulação. Eletrofisiologia cardíaca. Circulação arterial e capilar trocas nutritivas.

Sistema respiratório: mecânica respiratória. Transporte dos gases pelo sangue. Oxigenação

dos tecidos, hematose. Sistema digestório: digestão na boca; digestão no estomago;

motilidade e secreção gástrica; digestão e absorção do intestino grosso. Metabolismo de

glicídios, lipídios e protídios. Sistema renal: néfron e a fisiologia de formação da urina.

Eliminação de substâncias tóxicas; micção. Sistema endócrino; fisiologia do hipotálamo;

regulação do hipotálamo; hipófise. Hormônios hipofisários. Regulação das glândulas “alvo”.

Tireóide. Pâncreas, supra-renais, testículos e ovários. Metabolismo e regulação da

temperatura temporal: equilíbrio entre produção e perda de calor; termostato hipotalâmico.

Sistema reprodutor: ciclo menstrual, gravidez, desenvolvimento do feto, parto, lactação.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

6º. PERÍODO

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Vivência e Prática do Ensino das Ciências Naturais e da Saúde

Carga Horária: 60 h Código: 2101 Série/Semestre: 6º

Ementa: O professor pesquisador. A pesquisa no ambiente escolar. Habilidades e competências profissionais. Revisão e aprimoramento da práxis pedagógica exercitada no campo de atuação. Objetivos da Disciplina: Proporcionar uma formação sólica dos princípios metodológicos, condutas voltadas à pesquisa e desenvolvimento do País e desenvolver competências de lidar tando a nível técnico quanto experimental com a elaboração e execução de projetos de pesquisas voltadas ao ensino e às ciências biológicas, que relacionem ciência, tecnologia e sociedade.

Disciplina: Vivência da Prática Científica Biológica

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Carga Horária: 60 h Código: 2102 Série/Semestre: 6º

Ementa: O professor pesquisador. A pesquisa no ambiente escolar. Habilidades e competências profissionais. Revisão e aprimoramento da práxis pedagógica exercitada no campo de atuação. Objetivos da Disciplina: Proporcionar uma formação sólica dos princípios metodológicos, condutas voltadas à pesquisa e desenvolvimento do País e desenvolver competências de lidar tando a nível técnico quanto experimental com a elaboração e execução de projetos de pesquisas voltadas ao ensino e às ciências biológicas, que relacionem ciência, tecnologia e sociedade.

Disciplina: Docência Supervisionada III (Biologia)

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Carga Horária: 150 h Código: 2105 Série/Semestre: 6º

Ementa: Mediar e oportunizar o Estágio Supervisionado com o desenvolvimento de Regência no Ensino Fundamental e/ou Médio no que concerne aos aspectos ideológicos, sociais e metodológicos do Ensino de Ciências e Biologia via desenvolvimento de pesquisa científica.

Objetivos da Disciplina: Reformular a docência refletida demonstrando evolução quanto ao domínio e compreensão dos fenômenos e práticas educativas em diferentes âmbitos e especialidades, empregando adequadamente de metodologias e materiais pedagógicos, tecnologia da informação e da comunicação, reconhecendo e utilizando a pesquisa como ferramenta para autonomia de formação.

Disciplina: Parasitologia Carga Horária: 60 h Código: 2967

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Série / Semestre: 6º Período

Ementa: Parasitos teciduais e cavitários: protozoários e helmintos; endemias brasileiras; zoonoses; parasitoses emergentes; artrópodes transmissores e causadores de doenças. Objetivos da Disciplina: Objetivo Geral: Conhecer a Parasitologia, em seus aspectos de maior significação local como suporte para o exercício de suas atividades. Capacitar o aluno a descrever detalhes do ciclo evolutivos ligados a epidemiologia das parasitoses humanas. Apontar as parasitoses de maior importância médico-social no Brasil, identificando os fatores que favorecem sua transmissão. Familiarizar-se com as principais técnicas de coleta e preservação de fezes para o diagnóstico laboratorial das parasitoses.

Disciplina: Epidemiologia Carga Horária: 60 h Código: 3041

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Série / Semestre: 6º Período

Ementa: Conceito de Epidemiologia, contexto histórico e principais usos. Conceito de saúde e doença e História natural da doença. Medidas de freqüência. Indicadores de saúde e doença. Qualidade de Vida. Conceitos de endemia, epidemia, pandemia. Delineamentos de estudos epidemiológicos. Transição Demográfica. Transição epidemiológica. Epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias. Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis. Política Nacional de Saúde. Sistemas de Informação em Saúde. Vigilância Epidemiológica. Noções básicas de Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental. Objetivos da Disciplina: Utilizar os conhecimentos da Epidemiologia para aplicar nas ações de redução das freqüências dos agravos relativos à saúde da coletividade humana, mediante a construção de indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.

Disciplina: Zoologia IV Carga Horária: 45 h Código: 5418

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Série / Semestre: 6º Período

Ementa: Anatomia, fisiologia, bionomia e sistemática de Quelônios, Escamados, Crocodilianos, Aves e Mamíferos. Levantamento e monitoramento de populações de vertebrados. Objetivos da Disciplina: Fornecer subsídios para que os alunos compreendam e reconheçam os grupos de Vertebrados, os quais são organizados como animais superiores, associando sua biologia, ecologia, morfofisiologia e adaptações ao meio em que vivem, estabelecendo relações filogenéticas entre os táxons. Aprimorar a capacidade de observação, análise e síntese em situações práticas identificando os diferentes grupos e enfocando as estruturas características de cada grupo. Relatar as principais estruturas e órgãos associando as funções de cada um à biologia do animal. Reconhecer a importância das espécies no equilíbrio das funções ecossistêmicas. Estimular a observação e descrição de estruturas anatômicas capacitando o aluno para planejar e executar atividades práticas em Zoologia para uso em atividades de ensino e pesquisa.

Disciplina: Botânica IV Carga Horária: 45 h Código: 5419

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Série / Semestre: 6º Período

Ementa: Aspectos sócio-econômicos e culturais da flora brasileira; Utilização de produtos naturais de origem vegetal como matéria-prima.. Objetivos da Disciplina: Compreender, apreciar e aplicar princípios da Sustentabiblidade. Correlacionar aspectos sócio-culturais com a utilização de vegetais e seus derivados .

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: Fundamentos de Patologia e Imunologia Carga Horária: 45 h

Código: 5422 Série: 6º Período

Ementa: Importância dos estudos da Imunologia e Patologia; Sistema linfóide; Reconhecimento dos Antígenos; Imunidade aos vírus; Imunidade às bactérias e aos fungos; Doenças: causa de lesões e estados patológicos. Objetivos da Disciplina: Avaliar os processos de defesa do organismo humano relacionando-os à pesquisa e qualidade de vida; Caracterizar os fenômenos básicos envolvidos nos processos patogênicos. Caracterizar os fenômenos básicos envolvidos nos processos patológicos. Correlacionar causas de lesões patológicas e mecanismos gerais de ação. Participar das atividades práticas aprimorando a capacidade de observação, análise e síntese em situações em situações de laboratório.

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Disciplina: LIBRAS Carga Horária: 30 h Código: 56433

Série / Semestre: 6º Período

Ementa: Favorecer condições para que profissionais da educação e afins possam identificar e atender às necessidades educacionais especiais de alunos com surdez. Objetivos da Disciplina: Dar subsídios aos professores no seu trabalho junto aos alunos com surdez, abordando tanto os aspectos pedagógicos como relacionais, respeitando a diversidade e incentivando a dissolução de preconceitos para que se concretize a inclusão de forma positiva. Contribuições da disciplina para atingir os objetivos do curso: Capacitar os profissionais da educação e áreas afins para que dentro da chamada educação especial, dominem conhecimentos relativos a Surdez e LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e suas peculiaridades, sendo multiplicador na chamada inclusão.

59