Empreendedorismo

19
Empreendedorismo e Liderança

Transcript of Empreendedorismo

Page 1: Empreendedorismo

Empreendedorismo e Liderança

Page 2: Empreendedorismo

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

Turma 1ADN2

Alunos: Denise Costa DanoluzzoGilson Leão de FreitasJoão Paulo Leão ChagasMarco Adriano Albuquerque CoelhoMurilo Rufino GuedesTaissa Queiroz da SilvaYanah Janau Costa

Page 3: Empreendedorismo

Introdução

• Conceitos de Liderança e EmpreendedorismoEmpreendedorismo é qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou novo empreendimento, como por exemplo, uma atividade autônoma, uma nova empresa, ou a expansão de um empreendimento existente, por um indivíduo, grupo de indivíduos ou por empresas já estabelecidas.Ser líder é diferente de ser administrador, gerente ou chefe. Liderar e lidar com pessoas, administrar é lidar com recursos, papéis, coisas, processos. Um chefe pode ser nomeado numa hierarquia independentemente de possuir ou não as qualidades necessárias. Você pode ser um gerente e não conseguir ser o líder da equipe e pode ser o líder da equipe sem ser o chefe.

• Conexão entre ambos

• Importância nos negócios

Page 4: Empreendedorismo

Empreendedorismo e Liderançanas Organizações

• Perfil do Empreendedor assumir riscos definir metas ter iniciativa, visão, coragem e firmeza aproveitar oportunidades tomar decisões saber liderarmanter o otimismo ter senso de organização conhecer o ramo

Page 5: Empreendedorismo

Empreendedorismo e Liderançanas Organizações

• Razões do Empreendedorismo

Razão para iniciar o negócio Nº %

Realização pessoal 98 62,4

Percepção de oportunidade 75 47,8

Falta de perspectiva na carreira anterior 13 8,3

Outras razões 33 21,0

Não responderam 3 1,9

Page 6: Empreendedorismo

Empreendedorismo e Liderançanas Organizações

• Empreendedorismo no Brasil

No Brasil, 1 entre cada 8 adultos brasileiros está iniciando umnegócio. Esse índice impressionante coloca o País na frente dos EstadosUnidos, onde a relação é de 1 para 10, e de outros países desenvolvidospesquisados. No Japão, país em que o espírito de iniciativa individual émenos intenso, a proporção é de 1 para 100.

Os motivos que levam o brasileiro a ter mais iniciativaempreendedora estão associados aos baixos salários, à necessidade debuscar alternativas para aumentar a renda pessoal ou familiar e a umfato recente: a redução do papel do Estado como empregador.

Page 7: Empreendedorismo

Empreendedorismo e Liderançanas Organizações

• Empreendedorismo no Brasil

A observação de senso comum mostra também que muitosprofissionais recém-formados nem chegam a procurar emprego.Partem logo para um empreendimento próprio, em vez de aguardarmeses ou anos por uma oportunidade no mercado de trabalho.

Os pequenos empreendedores do País têm muitas dificuldadespara reunir o capital inicial e de acesso ao crédito para capital de giro,em razão da exigência de garantias exageradas por parte dasinstituições financeiras. Eles também são prejudicados pelo excesso deburocracia e por uma carga tributária elevada, o que comprova avocação heróica desses novos empreendedores.

Page 8: Empreendedorismo

Empreendedorismo e Liderançanas Organizações

• Função da Liderança

É estimular as pessoas a serem grandes executoras, é dirigir,motivar e comunicar-se com os funcionários, individualmente e emgrupos. Liderar envolve o contato diário e próximo com as pessoas,ajudando a guiá-las e inspirá-las em direção ao atingimento do objetivoda equipe e organizacionais. Liderar ocorre em equipes,departamentos, divisões e no topo da totalidade das organizações.

Page 9: Empreendedorismo

Empreendedorismo e Liderançanas Organizações

• Características de um bom líder

Pessoa de ação Disposição para lutar por seus objetivos Foca na consecução Ele pensa à longa prazo, mas trabalha à curto prazo

Se o problema acontece hoje, deve-se abordá-lo hoje mesmo e não dentro deuns dias. Na maioria das vezes é preferível adotar hoje uma decisãosuficientemente boa, do que tomar a melhor decisão dentro de um mês. É maisútil estabelecer metas a curto prazo, pois permitem transmitir uma mensagemde dinamismo à organização.

Page 10: Empreendedorismo

Estrutura de um Empreendimento bem sucedido

Empresa analisada: ASPEB BenefíciosProprietário: Wilson Oliveira

Page 11: Empreendedorismo

Diferenças entre homens e mulheres

As mulheres brasileiras ocuparam, em 2007, o 7º lugar, no rankingmundial como mais empreendedoras, com uma taxa de 12,71%(aproximadamente 8 milhões).Em 2007, as brasileiras representavam 52% dos empreendedoresadultos (18 a 64 anos) no Brasil, invertendo uma tendência históricaquando considerado o período 2001-2007.Enquanto 38% dos homens empreendem por necessidade, essaproporção aumenta para 63% para as mulheres.

Page 12: Empreendedorismo
Page 13: Empreendedorismo
Page 14: Empreendedorismo
Page 15: Empreendedorismo
Page 16: Empreendedorismo
Page 17: Empreendedorismo
Page 18: Empreendedorismo

Estrutura de um Empreendimento bem sucedido

Histórico de crescimento:Percepção do empresário de que havia uma carência na área de seguros de pessoasInvestimento no negócio e abertura da empresaInvestimento em mídia, acarretando popularidadeCrescimento das instalações e do número de funcionáriosAtenção aos concorrentesBusca de novos diferenciais (mais serviços)Apoio à causas sociaisBaixo índice de rotatividade

Page 19: Empreendedorismo

• Instituições de apoio ao desenvolvimentoempresarial

SEBRAE

ENDEAVOR