Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

44
BREVE REFLEXÃO! Prezado participante, se o seu projeto de vida profissional é enfrentar riscos e incertezas de um negócio próprio que poderá levá-lo ao sucesso, ou não, dependendo de sua determinação, estudo e estratégias de negócio, então você está no caminho certo! Entretanto, ser você não tem esse perfil, desista de tal ideia e procure aperfeiçoar-se numa profissão, cujo objetivo é lidar com o chefe, a rotina do dia-a-dia e o relógio de ponto. Finalmente, desejo-lhe também sucesso! 1

Transcript of Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Page 1: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

BREVE REFLEXÃO!

Prezado participante, se o seu projeto de vida profissional é enfrentar riscos e incertezas de um negócio próprio que poderá levá-lo ao sucesso, ou não, dependendo de sua determinação, estudo e estratégias de negócio, então você está no caminho certo!

Entretanto, ser você não tem esse perfil, desista de tal ideia e procure aperfeiçoar-se numa profissão, cujo objetivo é lidar com o chefe, a rotina do dia-a-dia e o relógio de ponto. Finalmente, desejo-lhe também sucesso!

1

Page 2: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Muitos empreendedores de sucesso iniciaram seus empreendimentos praticamente do zero.

Henry Ford criou a linha de montagem para seus veículos. Com o Ford T revoluciona a indústria automobilística.

Bill Gates, após a venda do 86-DOS por USS 8 milhões, cria a Microsoft.

Steven Paul Jobs, cria a Apple inc.

2

Page 3: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

EMPREENDEDORISMO E GESTÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA

Page 4: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Prof. Jorge Roberto

Perfil: Pós-Graduado em Planejamento e Gestão Estratégica: Fundação Getulio Vargas – FGV/EBAPE/EPGE. Introdução ao Planejamento Estratégico – FGV/Cademp. Pensamento Estratégico – FGV Online. Inteligência Competitiva – FGV Online. Tutorial de Professores – FGV Online. Metodologia do Ensino Superior – Tutorial – FGV Online. Professor da Fundação Getulio Vargas – FGV/Cademp, no seguinte curso: Como Gerenciar em Pequenos e Médios Negócios (2012). Coordenador Acadêmico do Curso de Pós-Graduação (MBA Executive) de Direito Econômico e Empresarial – FGV/EPGE – ACEI, 1997/1998. Professor de Empreendedorismo e Estratégia Empresarial. Treinamento para Micro e Pequenas Empresas.

Missão: ajudar as pessoas a encontrarem o seu próprio caminho no mundo dos negócios, bem como colaborar no crescimento das micro e pequenas empresas no cenário turbulento da globalização.

Site: www.jorobertocursoslivres.com.br Blog: www.joroberto.blogspot.com.br

E-mail: [email protected]

Page 5: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

EMPREENDEDORISMO E GESTÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA

Programa

Origem e evolução do empreendedorismo. O espírito empreendedor. Características e condutas do empreendedor. Visão e missão empreendedora. O processo empreendedor. Noção de plano de negócio. Estratégia empresarial e Inteligência competitiva. Matriz SWOT. Vendas e pesquisa de mercado. Liderança organizacional. Gestão da qualidade e pessoas. Aspectos financeiros/contábeis/tributação. Reflexão sobre os conceitos: comprador, cliente e consumidor. Produtos: bens e serviços. Diferença entre conquistar e manter clientes. Como recuperar clientes insatisfeitos. A visão da liderança. Motivação da Equipe. Rotinas de atendimento com qualidade. Criatividade no programa de fidelização da clientela. Redes sociais..

Público Alvo

Pessoas que desejam iniciar-se no empreendedorismo assegurando a viabilidade, a competitividade e a sustentabilidade do respectivo negócio em uma época de constante transformação em face da globalização, bem como estudantes do ensino médio e superior que tem como objetivo estimular seu espírito empreendedor buscando as competências necessárias para transformar ideias empreendedoras em um plano de negócio, definindo estratégias e focando vantagem competitiva no mercado escolhido.

Metodologia

Aulas expositivas em PowerPoint e exercícios, seguidas de debates inspirados na realidade da empresa atual e/ou do grupo participante se o curso for presencial. Curso via skype não tem tutoria.

Carga Horária

30 horas/aula para curso presenciais ou via skype.

Page 6: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Realmente, tais pessoas empreendedoras podem encontrar-se “nas mais diversas situações”, tais como os que possuem uma boa ideia e não sabem como colocá-la na prática; como também aqueles empreendedores que pretendem ultrapassar o estágio de Empreendedor Individual para Microempresário, ou mesmo de Pequeno ou Médio Empresário.

Assim, sendo, no transcorrer da apresentação, entraremos em contato com uma visão mais sistêmica e estratégica do empreendedorismo quando implementado; serão, então, abordados alguns elementos essenciais para compreensão do Marketing, bem como das Finanças, das Operações, dos Recursos Humanos, todavia sempre dando ênfase a estratégia para que o empreendedor não fique a deriva no cenário turbulento da concorrência.”

6

Page 7: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

“A concorrência representa apenas uma das forças no ambiente em que a empresa opera [...] o ambiente tarefa inclui os participantes imediatos envolvidos na produção, distribuição e promoção da oferta. Os participantes principais são a empresa, os fornecedores, os distribuidores, os revendedores e os clientes-alvo [...] o ambiente geral é formado por seis componentes: o ambiente demográfico, ambiente econômico, ambiente natural (meio ambiente), ambiente tecnológico, ambiente político-legal e ambiente sociocultural.”

(KOTLER; Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1998. KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006, p. 24).

7

Page 8: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

ESTUDAR EMPREENDEDORISMO

“Existe um crescente interesse nacional e internacional em estudar temas voltados ao empreendedorismo, uma vez que a geração de negócios está diretamente ligada à prosperidade das nações, e a ação empreendedora é o processo dinâmico pelo qual se pode gerar mais riquezas. Essa prosperidade é obtida por pessoas que assumem riscos, em termos de patrimônio ou comprometimento. Tais pessoas são chamadas empreendedores e podem ser encontradas em diversas situações.”

FARAH, Osvaldo Elias. CAVALCANTI, Marly. DIAS, Elaine Aparecida. JUNQUEIRA, Carmen Rita Cardoso. Capítulo 1 - O Empreendedor. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas.

FARAH, Osvaldo Elias. CAVALCANTI, Marly. MARCONDES, Luciana Passos (orgs.). São Paulo: Cengage Learning, 2008, p. 1.

8

Page 9: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Sem dúvida que o objetivo de um empreendedor é conseguir lucro, pois nenhum homem de negócios que assim se considere investirá capital e tempo onde os demonstrativos não mostram um potencial definido de lucro. Andar na ‘corda bamba’ jamais será seu foco, mas isto não quer dizer que a turbulência do mercado não provoque alguma instabilidade a ser superada.

Portanto, a mente do empresário sempre funciona na busca da estabilidade, controle e bons resultados financeiros.

Lucratividade e sustentabilidade são palavras de ordem no mercado!

9

Page 10: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

AS DEZ CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR

Busca de oportunidade e iniciativa (se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócios)

Persistência (enfrentar os obstáculos decididamente)

Correr riscos calculados (assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles)

Exigência de qualidade e eficiência (decisão de fazer sempre as expectativas de prazos e padrões de qualidade)

Comprometimento (com o cliente e com o próprio empresário)

Busca de informações (busca pessoalmente, consulta especialistas)

Estabelecimento de metas (estabelece metas de longo e curto prazo mensuráveis)

Planejamento e monitoramento sistemáticos (planeja e aprende a acompanhá-lo sistematicamente a fim de atingir as metas a que se propôs)

Persuasão e rede de contatos (saber persuadir e utilizar sua rede de contatos atuando para desenvolver e manter relações comerciais)

Independência e autoconfiança (busca autonomia em relação a normas e procedimentos para alcançar o sucesso). http://empretec.sebrae.com.br/2010/05/05/as-dez-caracteristicas-do-empreendedor/ Acesso: 12.09.2012/19:40.

10

Page 11: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

- Otimiza os recursos visando atingir metas - Estabelece as metas e os objetivos para

preestabelecidas depois conseguir recursos

- Busca adaptar-se às mudanças - Busca iniciar mudanças

- Trabalha dentro de uma estrutura existente Define tarefa e papéis que criam uma estrutura na organização

- Busca conhecimentos gerenciais e técnicas - Apoia-se na autoconfiança, na sua própria visão e na capacidade de inovação e criação de valor

- Padrão de trabalho implica análise racional - Padrão de trabalho implica imaginação e criatividade

- Foca o trabalho em grupo - Foca a evolução individual e a comunicação do grupo

- Trabalha centrado em processosque levam - Trabalha centrado no planejamento de

em conta o meio em que eles se desenvolve m processos que resultam de uma visão

diferenciada do meio

- Apoia-se na cultura da afiliação - Apoia-se na cultura da liderança

- Desenvolve padrões em busca de aplicações - Desenvolve padrões em busca de regras concretas e específicas gerais e abstratas

- Enfatiza a adaptabilidade - Enfatiza a perseverança

- Busca do conhecimento em gerenciamento de - Busca do conhecimento que elevam a

recursos da própria especialização ocupação de espaço no mercado

Fonte adaptada: Adminstração.com.br, 2009.

11

Page 12: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

MOTIVAÇÕES EMPREENDEDORAS

1. São as motivações pessoais:

• Tradição familiar

• Colocar conhecimentos adquiridos em prática

• Necessidade de autorrealização profissional

• Necessidade de reconhecimento (status)

• Contribuir para o desenvolvimento social

• Necessidade de ser seu próprio chefe

2. E as motivações materiais

• Ganhar dinheiro (Aumentar renda ou ficar rico)

• Disponibilidade de recursos

• Porque estava desempregado

• Visualização de oportunidade inovadora

• Existência de órgão de apoio e financiamento

• Mercado aquecido

Fonte: Adaptado da Unipem

12

Page 13: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

KOPENHAGEN Renata de Moraes Vichi, vice-presidente da empresa.

“O empreendedor tem que estar sempre atento às mudanças de mercado, visando inovar e ir ao encontro das preferências dos seus consumidores, com a preocupação de atender o interesse do investidor, motivar o colaborador e garantir a satisfação do público. Esta é a missão e a mensagem da Kopenhagen para todos que, assim como nós, lutam por um Brasil melhor.”

In, Abra uma loja para o sucesso. Ferreira, Orlando; Pivetti André; Araújo, Luisa.

Bom Texto Editora. Capitulo XVI > O que as empresas de sucesso têm a dizer, p. 211.

13

Page 14: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

VEJA A VANTAGEM DE SER EMPREENDEDOR:

• Autonomia para tomar decisões

• Desafio

• Controle financeiro

MAS,

OBSERVE TAMBÉM AS DESVANTAGENS DO SER

EMPREENDEDOR:

• Grande sacrifício pessoal

• Sobrecarga de responsabilidades

• Pequena margem de erro em razão de não poder absorver impactos de decisões erradas

14

Page 15: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

GUIA PARA O SUCESSO > Veja o que dispõe os estudos, A. Ibrahim e J. Goldwin, na publicação do periódico American Journal of Sma:ll Business (1986), ao identificar fatores de sucesso das empresas:

1. Em primeiro lugar, estão os valores associados à pessoa do empreendedor, ou seja, as virtudes que são características de quem quer iniciar seu próprio negócio.

2. Em segundo lugar, estão as habilidades gerenciais, que incluem estratégias de nicho, gerenciamento do fluxo de caixa, um sistema orçamentário simples, mas eficiente, experiência anterior, educação e cultura organizacional simples.

3. Por fim, estão as habilidades pessoais, que incluem um bom relacionamento com um representante de crédito, boas relações com clientes e boas relações com os empregados.

Ibid: MENDES, Jerônimo. Empreendedorismo para jovens: ferramentas, exemplos reais e exercícios para alinhar a sua vocação com o seu projeto de vida. São Paulo: Atlas, 2012, p. 60.

15

Page 16: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Inimigo maior que a concorrência é a postura de vendedor (ra) arrogante, com sentimento de autossuficiência;

O vendedor deve conhecer os prazos de pagamento, bem como as condições para fechamento da venda e política de descontos.

“Ética é a ciência da conduta humana, segundo o bem e o mal, com vistas à felicidade. É a ciência que estuda a vida do ser humano, sob o ponto de vista da qualidade da sua conduta.”

Ética: deve haver sinergia na equipe, bem como a capacidade de relacionar-se bem com os clientes; ALONSO, Félix Ruiz. LÓPES, Francisco Granizo. CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração empresarial e pública. 3ª ed. São Paulo: 2012, p. 3.

16

Page 17: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

CUIDADO COM AS PESSOAS NEGATIVAS, POIS PODERÃO LIQUIDAR COM SEUS SONHOS!

“Foi estabelecido cientificamente que a mamangava não pode voar.

Sua cabeça é grande demais e suas asas pequenas demais para sustentar o corpo.

Segundo as leis da aerodinâmica, ela simplesmente não poderia voar.

Mas ninguém disse isso a mamangava. E assim ela voa.”

Autor desconhecido

17

Page 18: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

“O sábio pergunta a si próprio a causa de seus fracassos.

O insensato pergunta aos outros.”

Confúcio

18

Page 19: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

“todo mundo sabia que era impossível de ser feito até que um dia veio alguém e fez.”

Winston Churchill

“E como ele não sabia que era impossível, foi lá e fez.”

Jean Cocteau

19

Page 20: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

TENHA DETERMINAÇÃO, POIS MUITAS OPORTUNIDADES TE ESPERAM NO MERCADO!

Massa de renda (em bilhões de R$)

Classe A 216, 1

Classe B 329,5

Classe C 427,6

Classe D 381,2

Classe E 25,0

Fonte: IBGE, PNAD 2002 – 2008 (adaptada)

Revista Meu Próprio Negócio – Editora Online

20

Page 21: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Planeje sempre antes de colocar a ideia em prática para não se perder no caminho

Diálogo entre Alice e o Gato Cheshire

em

Alice no País das Maravilhas

do Inglês Lewis Carroll

“Pode dizer-me que caminho devo tomar?” - perguntou Alice.

“Isso vai depender do lugar para onde quer ir” - respondeu o Gato.

“Não tenho destino certo” - disse Alice.

“Nesse caso, qualquer caminho serve” - disse o Gato.

21

Page 22: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Faz-se oportuno conhecermos alguns personagens importantes para o estudo e desenvolvimento sobre o tema empreendedorismo.

22

Page 23: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Empreendedorismo: termo desconhecido na idade média.

1725: Richard Cantillon , investidor irlandês, denomina de entrepreneurship o individuo inovador, ou seja, aquela pessoa que assume riscos.

1800: o termo empreendedor foi cunhado e muito usado pelo economista francês Jean-Baptiste Say. Este considerava o desenvolvimento econômico como consequência da criação de novos empreendimentos.

23

Page 24: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

O tema EMPREENDEDORISMO ganhou fama mundial após as pesquisas coordenadas pelo GEM – Global Entrepreneurship Monitor, em 1999.

GEM: É pioneiro em pesquisa mundial sobre empreendedorismo.

Pesquisa realizada em 2011 pelo GEM constatou que o Brasil possui a mais alta taxa de empreendedorismo entre o grupo das 20 maiores economias do mundo : G-20.

Empreendedores formais ou informais: 68% abriram negócio por terem vislumbrado uma oportunidade de negócio, enquanto 32% abriram negócio por necessidade.

> É executado no Brasil através do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade – IBQP, desde 2000.

24

Page 25: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Assim disse SCHUMPETER, referindo-se ao personagem empreendedor:

“O empreendedor é o responsável pelo processo de destruição criativa, sendo o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o motor capitalista, constantemente criando novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos eficientes e mais caro.”

SCHUMPETER, J. “Managers and entrepreneurs: a useffill disction.” Administrative science quaterly. V. 42,

p. 429-51, 1959. “Teoria do Desenvolvimento economico.” Joseph Alois Schumpeter (1883-1950).

25

Page 26: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Continuando, SCHUMPETER descreve cinco fatores que modificam o ambiente econômico:

1 – Criação de novo negócio;

2 – Introdução de novo método de produção;

3 – Introdução de novo bem (produto ou serviço);

4 – Abertura de novos mercados;

5 – Descoberta de novas fontes de matéria prima.

26

Page 27: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Para Peter Drucker,

“empreendedorismo é um comportamento e não um traço de personalidade e suas bases são o conceito e a teoria, e não a intuição.”

No pensamento de Peter Drucker, o empreendedorismo é um comportamento; não uma característica da personalidade do indivíduo. Tem como elementos básico o conceito e a teoria, mas não a intuição.

27

Page 28: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Em 1930, dois personagens de proa nos negócios dos Estados Unidos dão destaques ao uso as estratégia:

Alfred Sloan, principal executivo da GM (1023-1946)

Chester Bernard, executivo da New Jersey Bell, ao referir-se aos “fatores estratégicos de uma empresa.”

28

Page 29: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Após 1912: A Harvard Business inclui como disciplina obrigatória a política de negócios.

Nesse ambiente destacam-se os professores Roland Christensen e Kenneth Andrews.

Década de 1950: Estes desenvolvem a clássica análise Swot

29

Page 30: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Alfred D. Chandler, Jr foi um professor de Administração e História Econômica na Harvard Business School. Seu pensamento sobre a estrutura organizacional corresponde ao desenho da organização, bem como sua sinergia, envolvendo 4 fases, quais sejam: Acumulação de recursos; Racionalização do uso de recursos; Continuação do crescimento; Racionalização do uso dos recursos em expansão.

Suas pesquisas levaram-no a uma nova forma de ver a gestão: a abordagem contingencial.

30

Page 31: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Na visão de Prahalad , as empresas e as instituições financeiras ainda não aprenderam a lidar com a população da base da pirâmide, pois no mundo quatro bilhões de pessoas que vivem apenas com cerca de cinco dólares por dia. Também um terço dessa população sobrevive com menos de um dólar por dia. Assim, segundo Prahalad, as empresas, ao agir simplesmente no próprio interesse próprio, podem melhorar a vida dessas pessoas. Assim sendo, o caminho é criar produtos e serviços sob medida para atender a essa parcela da população, transformando-a num gigantesco mercado consumidor.

Hamel, com o inseparável Prahalad, explicam que muitos dos gestores desprezaram o seu papel de arquitetos do futuro. “Qualquer empresa pode influenciar o futuro do seu sector. As competências-chave de hoje serão vantagens competitivas no futuro.”

31

Page 32: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

Pensar nova abordagem sobre o pensamento estratégico

Ambiente interno > competências essenciais > ambiente externo > competição para liderança dos produtos.

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS:

Recursos + Capacidades = Vantagem competitiva

32

Page 33: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

A estratégia está menos preocupada em garantir uma adequação total entre metas e recursos e mais preocupada em criar metas que superem os limites e desafiam os funcionários a conseguir o aparentemente impossível (...) vai além da locação de recursos escassos e projetos que competem entre si; estratégia é a luta para superar limitações de recursos através de uma busca criativa e infindável da melhor alavancagem de recursos.”

C. K. R. Prahalad e Gary Hamel.

33

Page 34: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

“O segredo está em competir para ser único, diferente.

Ser o melhor não é mais suficiente,

porque todos estão empenhados em ser o melhor.”

Michael Porter

34

Page 35: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

“Uma estratégia competitiva efetiva assume uma ação ofensiva ou defensiva de modo a criar uma posição defensável contra as cinco forças competitvas (...).”

Michael Porter

35

Page 36: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL

W. Chan Kim e Reneé Mauborne

“As empresas que se perderam no oceano vermelho adotaram uma abordagem convencional, empenhando-se para vencer a concorrência por meio da construção de posições defensáveis no âmbito da ordem setorial vigente. Surpreendentemente, as empresas criadoras de oceanos azuis não recorreram aos concorrentes como paradigmas. Em vez disso, adotaram uma lógica estratégica diferente, que denominamos inovação de valor.”

Conclusão: Não ficar se digladiando no oceano vermelho, pois melhor seria uma nova abordagem, ou seja, inovar no oceano azul, criando novo bem e novo mercado.

36

Page 37: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

CICLO DE VIDA DA ESTRATÉGIA

Estratégia Pretendida

Estratégia Deliberada

Estratégia Realizada

Henry Mintzberg

MINTZBERG, Henry. AHLSTRAND, Bruce. LAMPEL, Joseph. Safári da estratégia. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2010, Capítulos 1 e 2.

37

Page 38: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

COMPARAÇÃO ENTRE A ESTRATÉGIA MILITAR

E A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

• Objetivo da estratégia militar: conquista de território;

• Objetivo da estratégia empresarial: conquista de mercado.

• Análise militar: condições do clima e terreno, bem como distribuição de forças e estrutura de comando;

• Análise da estratégia empresarial: estudo de mercado, estrutura da indústria, pontos fortes e fracos, bem como organização me liderança.

Resultado:

• Na área militar – estratégia militar e plano de campanha;

• Na área empresarial – estratégia empresarial e plano estratégico.

38

Page 39: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO

1950 – 1ª fase: planejamento financeiro/Orçamento/? Miopia

1960: Planejamento empresarial a longo prazo/? Falta de previsão nas surpresas

1970: Estratégia corporativa/planejamento estratégico/? Falta de foco na implementação

1975/85: Análise da indústria e competição/ ? Foco somente nas indústrias

1985/90: Vantagem competitiva/administração estratégica/? Desalinhamento com a filosofia organizacional

1990: Valor da empresa. A gestão estratégica tem como foco a integração entre o planejamento e o controle, na organização estratégica, bem como na coordenação de todos os recursos para atingir o objetivo definido

Atualmente:

Renovação dinâmica da empresa, bem como inovação, alianças estrangeiras e criação de redes empresariais.

39

Page 40: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

O QUE É ESTRATÉGIA?

“Estratégia é a determinação das metas e dos objetivos básicos de longo prazo de uma empresa e adoção de cursos de ação e alocação de recursos necessários para realizar as metas.”

Alfred Dupont Chandler

Apud David Besanko

* “Cada movimento no jogo de xadrez altera a visão de futuro.” “Cada avanço é causa, cada reação é efeito.” * AGEU, Barros. Gestão estratégica nas pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005, p. 123.

40

Page 41: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

HABILIDADES EM PENSAMENTO ESTRATÉGICO

• Atrelar o plano pessoal à visão e objetivos da organização;

• A estratégia pessoal deve incluir um sistema de acesso regular as novas necessidades dos clientes;

• Compreensão clara sobre a concorrência no momento atual e pensamento futuro;

• Possuir um sistema para examinar e avaliar novas formas de fazer as coisas;

• Será preciso fazer uma verificação constante para mudar e prevenir problemas. Estes poderão exigir urgência ou causar impacto na empresa;

• O plano deverá ter durabilidade a longo prazo, pois faze parte do processo de planejamento estratégico considerar possibilidades futuras.

41

Page 42: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

OBRAS RECOMENDADAS PARA

APROFUNDAMENTO DO TEMA

HITT, Michael A. IRELAND, R. Duane. HOSKISSON, Robert E. Adminstração estratégica. 7ª ed. Norte-americana. São Paulo: Cengage Learning., 2008, Capítulo 1.

MINTZBERG, Henry. AHLSTRAND, Bruce. LAMPEL, Joseph. Safári da estratégia. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2010, Capítulos 1 e 2.

42

Page 43: Empreendedorismo e gestao estrategica da empresa

CASOS DE SUCESSO:

Tokyo Tsushin Kogyo) aos 25 anos de idade junto com Masaru Ibuka, este trezes anos mais velho que Akio. A Sony hoje é sinônimo de qualidade no mundo todo, embora com origem no EUA.

Akio Morita

Masaru Ibuka,

> Alexandre Costa fundou a Cacau Show no bairro Casa Verde – São Paulo - com menos de 20 anos de idade, unindo visão e dedicação ao negócio.

Alexandre Costa

> Soichiro Honda, depois de quase falir e se frustrar por quase 20 anos, finalmente abriu a Tokai Seiki Heavy Industries, iniciando com a fabricação de anéis de pistão com qualidade. Hoje é uma empresas de sucesso mundial em motocicletas, veículos, barcos e aviões.

Soichiro Honda 43