Empresa humanizada

9
EMPRESA HUMANIZADA: A ORGANIZAÇÃO NECESSÁRIA E POSSÍVEL LUCAS DUARTE JEAN HIPÓLITO FABIANO ALVES CLEYTON GOULART IGOR UEHARA WILLIAN MOREL

Transcript of Empresa humanizada

Page 1: Empresa humanizada

EMPRESA HUMANIZADA: A ORGANIZAÇÃO NECESSÁRIA E POSSÍVEL

LUCAS DUARTEJEAN HIPÓLITOFABIANO ALVESCLEYTON GOULARTIGOR UEHARAWILLIAN MOREL

Page 2: Empresa humanizada

TÓPICOSINTRODUÇÃO• Lucas DuarteEMPRESA E SOCIEDADE• Lucas DuarteDESENVOLVIMENTO E INSATISFAÇÃO: FACE DE UMA ERA DE CONTRASTES• Cleyton GoulartA NATUREZA DA CRISE E AS POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO• Jean HipólitoO PAPEL DAS EMPRESAS DIANTE DA INADIÁVEL NECESSIDADE DE CONCILIAÇÃO ENTRE COMPETITIVIDADE E HUMANIZAÇÃO• Willian MorelAÇÕES DE EMPRESAS HUMANIZADAS• Igor Uehara• Fabiano AlvesCONCLUSÃO• Igor Uehara• Fabiano Alves

Page 3: Empresa humanizada

INTRODUÇÃOAo longo dos últimos anos fatos alarmante vem se consolidando,

devido a determinada frequência eles estão cada vez mais sendo considerados como “algo normal”, é imprescindível destacar algum desses fatos. No final do dia de hoje:• Deixaremos de contar com cerca de 100 espécies de animais e vegetais.• 2,7 mil toneladas de clorofluorcarbono e 15 milhões de toneladas de

dióxido de carbono serão jogados na atmosfera.• 250 mil habitantes a mais serão contabilizados• 450 m² de florestas tropicais serão perdidos por segundo.

Por que é importante questionar o papel da empresa nesse contexto, se ela é apenas mais uma das tantas instituições que estão definindo os contornos neste inicio de século?

Page 4: Empresa humanizada

EMPRESA E SOCIEDADEAté o século XX as empresas sofreram com a crescente demanda,

entretanto, em um mercado pouco competitivo, com isso foi dado ênfase na maximização dos processos produtivos e na manutenção de estruturas e procedimentos prioritários.

Após a virada do século à medida que os consumidores se tornaram mais exigente e competidores mais numerosos e eficientes, uma nova estratégia ganhou forma, o marketing assumiu um lugar de destaque, defendendo a ideia de que o cliente deveria ser o foco.

Porém essa forma de sobrevivência mantida pelas empresas ao decorrer dos séculos eram de certa forma desarticulada e extremamente negligente quanto aos fatores que dão sustentação ao meio ambiente.

Page 5: Empresa humanizada

DESENVOLVIMENTO E INSATISFAÇÃO: FACES DE UMA ERA DE CONSTRASTES

Para tentar explicar a aceleração do processo de mudança que vivemos, Toffler propõe uma divisão dos últimos 50 mil anos, divididos em períodos de 62 anos cada um que resultam cerca de 800 períodos, quais: • 650 foram vividos nas cavernas,• 70 tiveram o uso da escrita,• 6 foram marcados pela palavra impressa, • 4 viram a medição mais precisa do tempo, • 2 últimos tiveram o uso dos motores elétricos, • o atual é o palco da maioria dos conhecimentos e bens materiais e

estima que a cada dois ou três anos, o acervo de conhecimento dobre.

Page 6: Empresa humanizada

A NATUREZA DA CRISE E AS POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO

Há um bom tempo tem se tem falado muito sobre a rapidez das mudanças que tem ocorrido ao longo do século. Se analisarmos, na realidade, além dessa velocidade, existem mudanças sem precedentes tanto na área social, política, e tecnológica.

Desde que entendemos o quanto o mundo a nossa volta é instável, tivemos de construir novas formas de “ler” e de entender esse mundo também de forma flexível e dinâmica. E quando se trata das organizações transpostas pela diversidade das relações humanas, essa realização fica ainda mais complexa. Daí porque, evolutivamente, certas organizações foram vistas como máquinas, organismos, cérebros e hoje é preciso outras metáforas para entender essa complexidade.

Devemos compreender nossa dificuldade de levar em conta o paradoxo como um legado constituinte do pensamento ocidental que desenvolveu, durante séculos, uma lógica, ás vezes irredutível, de ver o mundo.

Page 7: Empresa humanizada

O PAPEL DAS EMPRESAS DIANTES DA INADIÁVEL NECESSIDADE DE CONCILIAÇÃO ENTRE COMPETITIVIDADE E HUMANIZAÇÃO

Baseado ao modo de visão que os orientais têm sobre as crises, nós ocidentais paramos de pensar em crise como apenas um problema e passamos a ver um momento de oportunidades, um momento em que só as melhores e as empresas que realmente atendam o cliente com qualidade e se mantenha com poucos recursos é que se destacam.

Contudo não é apenas nas empresas que as crises são evidentes, em nosso meio percebemos que a crise ambiental, a desigualdade social e uma visão de mundo que não privilegia os direitos humanos, todos esses são tipos de crises sociais que atualmente não se possui solução eficaz. É urgente utilizar o conhecimento utilizado atualmente em organizações nos novos desafios sociais e proporcionar um desenvolvimento geral sustentável.

Page 8: Empresa humanizada

AÇÕES DE EMPRESAS HUMANIZADAS

Desde a revolução industrial, a demanda no qual as marcas de empresas, vem buscando alternativas para atingir cada vez mais o público alvo. Fez com que aderissem ao marketing junto aos veículos de mídia. Uma forma de divulgação veloz que chega ao lar de todos que trafegam tanto na internet quanto no ibope das tv's.

O padrão estipulado pelas marcas e rotulado pela mídia. Cresce cada dia, de certa forma planta como se fosse uma sementinha criando o desejo e a necessidade na massa populacional. Levando em consideração que conforme as receitas das marcas crescem.

Cria-se também possibilidade da implantação de projetos sociais. Apoiando as causas humanitárias. Ajudando os principais setores como; educação, cultura e natureza.

Page 9: Empresa humanizada

E ainda certificada como empresa amiga da criança pela fundação ABRINQ, como uma das empresas que combatem o trabalho infantil, a Natura ainda firmou uma cláusula para que nenhum de seus fornecedores empregasse mão de obra adolescente sem registro, caso tal ação fosse verificada o fornecedor seria desligada da empresa, pois violaria a cláusula. O que levou a Natura a desenvolver um trabalho com D’Ambrosio para regularização da situação.

A Cerâmica Portobello, uma empresa catarinense de pisos e revestimentos, tem se focado na qualidade de vida de seus funcionários junto a valorização da cidade. O projeto Alamandas foi desenvolvido pela empresa, assim ajudando seus funcionários a obter sua casa própria, através de doações de terrenos feitas pela própria empresa com a ajuda da Caixa Econômica Federal.