Empresas: Inovação Tecnológica e Capital Intelectual. Qual o olhar do administrador?

3
As Empresas: Inovação Tecnológica e Capital Intelectual. Qual o olhar do administrador? Um dos grandes desafios das empresas é ter uma gestão eficiente, customizada e rentável, sendo capaz de enfrentar todas as adversidades do mundo corporativo. E dentre estes desafios temos a inovação tecnológica, que tem promovido mudanças constantes no ambiente de trabalho. E com esta inovação tecnológica, faz surgir uma nova economia, que tem suas preocupações voltadas para o Lucro, e um lucro em escala global como as empresas transnacionais. Nesta perspectiva surge uma preocupação com os consumidores, que passam a objetos de estudos nesta nova economia, analisando seu poder de compra, as necessidades humanas e a busca para atende-las, elaborando estudos mais aprofundados sobre a demanda e oferta, que irão de encontro com a situação financeira, com um olhar pelas necessidades humanas e sociais. Assim surge três tipos de empresas: As que fazem acontecer; As que ficam esperando acontecer; As que ficam perguntando o que aconteceu. Os desafios da inovação tecnológica, se apresentam numa velocidade tão grande que não somos capazes de acompanhar na mesma velocidade e intensidade, os novos conceitos, teorias,

description

Texto Autorial que trata de assuntos de interesse da adminitração no mundo corporativo.Querendo saber mais acesse: www.penseadm.com

Transcript of Empresas: Inovação Tecnológica e Capital Intelectual. Qual o olhar do administrador?

As Empresas: Inovao Tecnolgica e Capital Intelectual. Qual o olhar do administrador?Um dos grandes desafios das empresas ter uma gesto eficiente, customizada e rentvel, sendo capaz de enfrentar todas as adversidades do mundo corporativo. E dentre estes desafios temos a inovao tecnolgica, que tem promovido mudanas constantes no ambiente de trabalho.

E com esta inovao tecnolgica, faz surgir uma nova economia, que tem suas preocupaes voltadas para o Lucro, e um lucro em escala global como as empresas transnacionais.

Nesta perspectiva surge uma preocupao com os consumidores, que passam a objetos de estudos nesta nova economia, analisando seu poder de compra, as necessidades humanas e a busca para atende-las, elaborando estudos mais aprofundados sobre a demanda e oferta, que iro de encontro com a situao financeira, com um olhar pelas necessidades humanas e sociais.

Assim surge trs tipos de empresas: As que fazem acontecer;

As que ficam esperando acontecer;

As que ficam perguntando o que aconteceu.

Os desafios da inovao tecnolgica, se apresentam numa velocidade to grande que no somos capazes de acompanhar na mesma velocidade e intensidade, os novos conceitos, teorias, softwares, hardwares, pensamentos e ideias, mesmo com a gerao Y, que vem para redefinir a relao empregado e empregador.E que os conceitos, teorias, pensamentos e ideias, nos faz relembrar de Henri Ford, Taylor e Fayol, que nos deixaram um legado que teve incio com a revoluo industrial, e que existe e perdura at os dias atuais, com um novo modelo, aprimorado pelos tericos e estudiosos da administrao, onde esqueceram de Max Weber, que ofereceu ao mundo corporativo uma teoria mais social.Assim, abordando a inovao tecnolgica, as empresas buscam o aumento constante de suas receitas, que culminam em lucro. E nesta busca frentica pelo lucro, as empresas querem a melhor soluo ERP (Enterprise Resource Planning traduzido Planejamento dos recursos da empresa), a melhor ferramenta inovadora que lhes possibilite o seu objetivo, um resultado sempre maior nas receitas/faturamento.

Com isso fica ntida a concepo de que as ferramentas tecnolgicas (Software/Hardware) apresentam um problema ou defeito, simplesmente troca-se ou realiza a manuteno com a troca da pea danificada, assim este modelo de empresa tornou-se uma obsesso por parte dos investidores, que havendo um problema ou defeito, simplesmente efetua-se a reposio ou troca do recurso material, humano, desta forma acredito que os administradores devem ter um enfoque e olhar muito delicado quando tratamos as empresas (Inovao Tecnolgica) e capital intelectual.Assim a grande pergunta que gostaria de deixar-lhes : Nos dias atuais as empresas que tanto se refere aos seus empregados, como capital intelectual, e que em muitos casos, tem contribudo e de forma significativa no processo de valuation da empresa, ou seja, o valor de mercado da empresa tem um acrscimo devido ao capital intelectual desta.Portanto, mesmo considerando, que todos os empregados devem estar preparados para as mudanas, sem se opor as mesmas, e sim buscando absorve-las de forma plena, serena e tranquila, no possibilitando aos mesmos serem rotulados, e assim no impondo a si mesmo barreiras e dificuldades.

Ento, a empresas no tm tratado o capital intelectual como um mero recurso de inovao tecnolgica, que poder ser substitudo, ao primeiro sinal de mudana das teorias?

E segue aos leitores um link sobre a excelente ilustrao do assunto aqui abordado.https://www.youtube.com/watch?v=Q-kFTSZboo0Mario Barbosa, Estudante do 7. perodo de Administrao na Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte (Grupo Kroton).