Encarte Especial Semana de Comunicação 2010

4
RIO BRANCO (AC), 18 A 24 DE OUTUBRO DE 2010 Encarte Especial A COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS INFORMÍVORO É O TEMA DA PALESTRA DE ABERTURA NOVOS RUMOS E NOVOS MERCADOS PARA JORNALISTAS E PUBLICITÁRIOS ACADÊMICOS PRODUZEM VÍDEO DURANTE OFICINA Acadêmicos e professores dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Uninorte e do Iesacre discutem durante Semana de Comunicação 2010 como os profissionais da área podem atuar com as redes sociais, tema do evento deste ano. Palestras, mesa redonda e oficina foram realizadas com a participação de profissionais convidados pelos organizadores do evento. PÁGINA 2 PÁGINA 3 PÁGINA 4 JORNAL DA EDUCAÇÃO

description

Encarte Especial Gabarito Edição nº 332 de 18 a 24 de outubro de 2010.

Transcript of Encarte Especial Semana de Comunicação 2010

Page 1: Encarte Especial Semana de Comunicação 2010

rio branco (ac), 18 a 24 de oUTUbro de 2010

Encarte Especial

A COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

INFORMÍVORO É O TEMA DA PALESTRA DE ABERTURA

NOVOS RUMOS E NOVOS MERCADOS PARA JORNALISTAS E PUBLICITÁRIOS

ACADÊMICOS PRODUZEM

VÍDEO DURANTE OFICINA

Acadêmicos e professores dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Uninorte e do Iesacre discutem durante Semana de Comunicação 2010 como os profissionais da área podem atuar

com as redes sociais, tema do evento deste ano. Palestras, mesa redonda e oficina foram realizadas com a participação de profissionais convidados pelos organizadores do evento.

Página 2 Página 3 Página 4

JORNAL DA EDUCAÇÃO

Page 2: Encarte Especial Semana de Comunicação 2010

Jucilene ArmaniGerente do Departamento de Comunicação (Decom)

Larissa Costa Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda (Uninorte)

Evaldo Pereira Ribeiro Coordenador do Curso de Jornalismo (Iesacre)

Rio Branco-acre, 18 a 24 de outubro de 20102

SOMOS TODOS INFORMÍVOROS?A Semana de Comunica-

ção Uninorte/Iesacre, realizada nos dias 6, 7, 8 e 9 de outubro

de 2010, contou com diversas atividades realizadas na área da comunicação relacionada às redes sociais na internet. Acadê-micos e professores dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo discutiram com con-vidados o tema “A Comunicação nas redes sociais”.

O evento contou com o patro-cínio do Banco Santander e da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e teve apoio dos jornais A Gazeta, A Tribuna, Página 20, Rádio Difusora Acreana, TV Acre, TV Aldeia e Rádio Aldeia FM, TV Gazeta e TV e Jornal o Rio Branco.

A abertura do evento ocorreu na quarta-feira, 6, com a presen-ça do palestrante Marco Bonito, jornalista e mestre em Cultura Midiática e Cibercultura. Pro-fessor da Universidade Federal de Pampa (Unipampa), Marco Bonito abordou o tema “A Socie-

Encarte especial do jornal Gabarito edição nº 332

Textos Jucilene Armani, Rafaella Bayma, Alcinete Gadelha e Evaldo Ribeiro

FotosRosângela Bezerra, Cirlene Reino e Decom

ApoioAlcinete Gadelha, Elissandra Barrozo e Brenna Amâncio

Afra Maria de Souza Diretora Acadêmica

Marco Antônio BrandãoDiretor Executivo de Assuntos Acadêmicos

Jornalista Responsável: Evaldo Pereira RibeiroRegistro Profissional 164 DRT/AM

dade em rede e os informívoros na Floresta Digital”, que tratou sobre as inovações que ocorrem no universo da internet.

De acordo com os estudos realizados pelo professor, o ter-mo informívoro está relacionado à cultura da internet, através dos diversos canais e percep-ções, onde o homem passou por um desenvolvimento em seu corpo biológico: hoje o homem depende da informação para se manter vivo.

O palestrante ressaltou que não há mais um grande domi-nador na mídia, mas que hoje o jornalismo é colaborativo, ou seja, viral. Com relação às redes sociais, Marco Bonito abordou o tópico “Informívoros em tem-pos de iconofagia”, afirmando que a internet não é inibidora de sentidos, pelo contrário: é capaz de estimular múltiplos deles ao mesmo tempo, com a capacidade midiática. As vitaminas iconofá-gicas de marketing, segundo o palestrante, estão no vestir, no ter, e no comprar das pessoas.

Encontro de Twitteiros na abertura

n O Twitter foi o segundo tema da noite de abertura da Semana de Comunicação, com o Encon-tro dos Twitteiros Culturais do Acre (ETC_AC), coordenado pela jornalista Andréa Zílio.

Participaram da mesa como convidados o professor e twit-teiro Marcos Alexandre, o publicitário e twitteiro Gilberto Braga, da Companhia de Selva,

o jornalista e twitteiro Bruno Cássio e o jornalista e twitteiro Marcos Vinicius.

O tema não poderia ser ou-tro: a onda do Twitter, com a participação dos seguidores do ETC_AC que fizeram perguntas e tiraram dúvidas em tempo real, interagindo com os participantes da mesa. Uma das perguntas dos twitteiros foi se o Twitter é uma

rede social ou um canal de informação. A resposta do pro-fessor Marcos Alexandre foi que se houver interatividade, ou seja, troca de informação, é rede social. Caso a informação não seja assimilada por outras pessoas, se torna apenas mais um canal de informação.

O encontro foi mediado por Helder Junior enquanto que as jornalistas Andréa Zílio e Nayanne Santana, foram as twitteiras oficiais. A coorde-nadora do ETC_Acre, Andréa Zílio, fala da participação na Semana. “Começamos a fazer nossos encontros e hoje somos chamados para outros eventos. Estivemos presente também na Semana do Museu, que abordou como tema as redes sociais. É muito interessante e importante atrair cada vez mais pessoas para esses encontros, que nos permitem entender esse novo momento da comunicação e nos preparam ainda mais para interagirmos”, diz. PARTICIPAÇÃO Presença de acadêmicos do 8º período

do curso de administração e do 6º período Jornalismo no evento

Professor Marco Bonito mostra evolução do homem até chegar ao informívoro durante palestra de abertura

Twitteiros participam da abertura da Semana de Comunicação 2010

GabaritoEncarte Especial -

Page 3: Encarte Especial Semana de Comunicação 2010

Rio Branco-acre, 18 a 24 de outubro de 2010 3

NOVOS RUMOS, NOVOS MERCADOS

Popularização da Ciência

Oterceiro dia da Se-mana de Comunica-ção foi marcado pela mesa redonda com

a participação do diretor de A GAZETA, o jornalista escritor Silvio Martinello, do gerente de marketing do Supermercado Araújo, Rodrigo Pires, e da empresária-publicitária Charlene de Lima, da VT Publicidade. O tema foi “Jornalismo, Publicida-de e Propaganda: novos rumos, novos mercados”.

O debate contou com a media-ção do jornalista Bruno Cássio, da TV Acre e professor do curso de Jornalismo do Iesacre, e da pu-blicitária Sofia Brunetta que tra-balha na Companhia de Selva. O tema possibilitou aos acadêmicos conhecer as novas concepções e oportunidades de atuação para os profissionais de Jornalismo e de Publicidade/Propaganda.

Os participantes da mesa re-donda mostraram aos acadêmicos que é possível conquistar uma

vaga no mercado de trabalho uti-lizando as redes sociais como o Twitter, Orkut e Facebook, como instrumentos de comunicação.

O jornalista Silvio Martinello, que escreveu quatro livros e que tem mais de 38 anos de carreira, avaliou a relação segundo, ele, canibalesca existente entre as velhas e novas mídias. Sílvio Martinello fez uma exposição sobre visões globais acerca da existência dos jornais impressos diante das novas mídias. “Não dá para ignorar a chegada de novas mídias, mas também não se pode acabar com as antigas enquanto elas derem certas”

Já a publicitária e empresária Charlene de Lima disse que a influência das redes sociais no mercado local de publicidade ainda é tímida, devido ao perfil conservador do empresariado acreano. A publicitária disse que os formandos em Publicidade e Propaganda devem descobrir como mudar esta conjuntura, in-clusive aderindo às novas mídias como um caminho.

O publicitário Rodrigo Pires disse que é possível incorporar as redes sociais como a melhor for-ma de apostar mais nas pessoas, dentro da sua área. Segundo ele, as facilidades da internet trazem novidades e benefícios a todos os setores, desde comércio até política.

Após as primeiras apresen-tações, os acadêmicos presentes participaram com perguntas sobre aos participantes, voltadas principalmente para a inserção dos futuros profissionais nas empresas em que atuam. No final foram sorteados três exemplares do livro “Acre, Onde o Vento faz a Curva’, de Sílvio Martinello.

APOIO Equipe da Sala integrada de Coordenadores e Professores (SiCP) vestiu a camisa e divulgou a Semana de Comunicação 2010

Trabalhos acadêmicos

n O Gerente de Desenvolvi-mento Institucional da Funtac, Antonio Luiz Jarude e o pro-fessor Luís Victorelli estive-ram participando do Seminário “Popularização da Ciência: um compromisso de todos” com a participação dos acadêmicos do curso de Direito da Uninorte, na tarde da sexta-feira, 8.

À noite, após a mesa redonda “Novos rumos, novos mercados”,

os dois convidados, juntamente com a coordenadora regional da Semana de Ciência e Tecnolo-gia, Vasti Quintana, estiveram discutindo com os acadêmicos de Jornalismo a oficina que seria realizada no sábado.

Os dois eventos fazem parte da parceria firmada entre a Fun-tac, Uninorte e Iesacre, para a vinda do professor Luís Victorelli ao Acre ministrar a oficina.

n Os acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda apresentaram, na quinta-feira, 7, os trabalhos pro-duzidos durante o ano de 2010. Coordenado pela professora Ja-nine Correa Brasil, os trabalhos foram distribuídos de acordo com o tema.

Os acadêmicos de Jornalismo apresentaram um telejornal com os acadêmicos Luciano Cezário e Alcinete Gadelha, com as re-portagens produzidas na disci-plina Telejornalismo I e II. Em Publicidade e Propaganda, os acadêmicos apresentaram peças publicitárias.

Sofia, Rodrigo, Charlene, Sílvio e Bruno Cássio discutem novos mercados para jornalistas e publicitários

Antonio Jarude e professor Luís Victorelli conversam sobre ciência

Coordenadores do evento: Jucilene, Evaldo, Larissa e Janine

TRABALHOS acadêmicos do 8º período de Jornalismo e do curso de Publicidade e Propaganda expõem trabalhos

Gabarito - Encarte Especial

Page 4: Encarte Especial Semana de Comunicação 2010

Rio Branco-acre, 18 a 24 de outubro de 20104

VÍDEO É PRODUZIDO DURANTE OFICINA

Elissandra Barrozo

n A Semana de Comunicação Uninorte/Iesacre 2010 propor-cionou no último dia da pro-gramação a oficina “Jornalismo Científico: Convergência de Mídias”, para os estudantes dos cursos de Jornalismo, Publici-dade e Propaganda.

O professor Luís Victorelli foi o ministrante da oficina que nos deliciou com sua dinâmica de ensino e deixou os alunos bem relaxados. Houve uma

troca de pensamentos sobre o jornalismo científico. Como o professor Luís é muito dinâmico, lançou um desafio aos participan-tes da oficina em criar um vídeo ate às 17 horas, para a abertura da Semana de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e, no Acre, executada pela Funtac.

Sem demora os alunos aceita-ram o desafio e deslocaram-se ao terminal urbano enquanto a outra turma destinou-se ao município do Bujari. Foi um trabalho corpo a corpo com as pessoas que tran-sitavam no Terminal: enquanto um acadêmico estava capturando uma sonora, outro já tinha que correr atrás de mais participantes do vídeo.

Sei que fui uma privilegia-da em participar da oficina que produziu em minha alma uma enorme satisfação, um sentimento de alegria, e acima de tudo, saber que realmente é isso que eu quero para minha vida. Quero ser uma jornalista com engajamento na so-

ciedade, com ou sem diploma reconhecido, pois um simples papel não vai mudar o compro-misso que eu e meus colegas temos com nossa gente, com o nosso tempo.

Quando os ponteiros mar-cavam 17h30min, os partici-pantes da oficina venceram o desafio e o vídeo já estava sen-do editado. Nesse momento percebemos que o dia passou rápido, mas o ápice aconteceu na despedida dos participantes do professor Luiz Victorelli, com a presença do coordena-dor do curso de jornalismo, Evaldo Pereira Ribeiro.

Entravam em cena as emo-ções voluntárias e involuntárias de todos os alunos: alguns agra-deciam com sorrisos, outros deixaram rolar as lágrimas, não de tristeza, mas de desabafo de que nascia ali um estímulo e um compromisso de que ser ético, de atuar em defesa da população, de ser formador de opinião, de ser jornalista!

Um desafio vencido pelos acadêmicos

HOMENAGEM No encerramento da Semana de Co-municação 2010, a educadora Jucilene Armani e a equipe do Departamento de Comunicação e Marketing (Decom) da Uninorte foram homenageados com uma placa em nome dos acadêmicos do curso de Jornalismo, pela dedicação e em-penho na realização do evento.

Uma parceria entre a União Educacional do Norte (Uninorte), Instituto de Ensino

Superior do Acre (Iesacre) e a Fundação de Tecnologia do Esta-do do Acre (Funtac), possibilitou a realização da Oficina “Jornalis-mo Científico: Convergência de Mídias”, durante a Semana de Comunicação.

O professor Luís Victorelli, coordenador regional da Sema-

na de Ciência e Tecnologia em Bauru (SP) e professor da USP/ Campus Bauru, foi o facilitador da oficina. O resultado da ati-vidade foi a produção do vídeo “Popularização da Ciência” para a abertura da Semana de Ciên-cia e Tecnologia no Acre, que acontece no período de 18 a 24 de outubro.

O vídeo está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=c38W1mEbTj4.

Participantes da Oficina de Jornalismo Científico, com o professor Luís Victorelli e pesquisadores da Funtac

Professor Luís Victorelli coordena acadêmicos nas gravações do vídeo

GabaritoEncarte Especial -