encontro de corais acontece de forma online em 2020 · 2020. 9. 15. · de forma online em 2020...

4
Diretor Presidente: Lucas da Cunha Muniz [email protected] Circulação Bissemanal Telefax: 35 3332-1008 / 9 9965-4038 São Lourenço, Terça -Feira, 15 de Setembro de 2020 ANO XXVII - Nº 1474 R$ 3,00 A Cemig registrou, so- mente no primeiro semes- tre de 2020, 63 ocorrên- cias no sistema elétrico de Minas Gerais que prejudi- caram o fornecimento de energia para mais de 9 mil clientes da companhia. Mas os dados aumentam ainda mais no mês de ju- lho, quando a companhia registrou mais 30 interrup- ções (totalizando 93 des- de o início do ano) e as unidades consumidoras impactadas aumentam Página 03 Chamadas Coluna-MG Rede de Notícias do Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Página 02 Atos Página 02 Óleo de coco: o mocinho virou vilão para a saúde e a beleza? Página 04 5ª edição do Cantáguas encontro de corais acontece de forma online em 2020 Número de clientes da Cemig prejudicados por queimadas aumenta mais de 350% no estado Energia positiva, ale- gria e abraços. É assim que acontece há quatro anos o encontro de corais Cantáguas. Este ano, de- vido a Pandemia, só não vai ter os abraços, mas o festival acontece online entre os dias 17 e 20 de setembro. Sem a presença de coralistas na cidade, o evento vai agregar cerca de 80 corais de diversas partes do país, além dos internacionais da Colôm- bia, Argentina, México e Itália Página 03 _ Interrupções na rede elétrica causadas por fogo aumentam consideravelmente em julho Cerca de 80 coros brasileiros e internacionais se apresentarão online no evento Queimada danificou estruturas de linha de distribuição de energia entre Caxambu e Passa Quatro/Ascom/Cemig O festival Cantáguas na quarta edição/Foto: SL Atual

Transcript of encontro de corais acontece de forma online em 2020 · 2020. 9. 15. · de forma online em 2020...

Page 1: encontro de corais acontece de forma online em 2020 · 2020. 9. 15. · de forma online em 2020 Número de clientes da Cemig prejudicados por queimadas aumenta mais de 350% no estado

Diretor Presidente: Lucas da Cunha Muniz [email protected]ção Bissemanal

Telefax: 35 3332-1008 / 9 9965-4038São Lourenço, Terça -Feira, 15 de Setembro de 2020ANO XXVII - Nº 1474 R$ 3,00

A Cemig registrou, so-mente no primeiro semes-tre de 2020, 63 ocorrên-cias no sistema elétrico de Minas Gerais que prejudi-caram o fornecimento de energia para mais de 9 mil clientes da companhia. Mas os dados aumentam ainda mais no mês de ju-lho, quando a companhia registrou mais 30 interrup-ções (totalizando 93 des-de o início do ano) e as unidades consumidoras impactadas aumentam

Página 03

Chamadas

Coluna-MG Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Página 02

Atos

Página 02

Óleo de coco:

o mocinho virou vilão para a saúde

e a beleza?

Página 04

5ª edição do Cantáguas encontro de corais acontece

de forma online em 2020

Número de clientes da Cemig prejudicados por queimadas

aumenta mais de 350% no estado

Energia positiva, ale-gria e abraços. É assim que acontece há quatro anos o encontro de corais Cantáguas. Este ano, de-vido a Pandemia, só não vai ter os abraços, mas o festival acontece online entre os dias 17 e 20 de setembro.

Sem a presença de coralistas na cidade, o evento vai agregar cerca de 80 corais de diversas partes do país, além dos internacionais da Colôm-bia, Argentina, México e Itália

Página 03

_

Interrupções na rede elétrica causadas por fogo aumentam consideravelmente em julho

Cerca de 80 coros brasileiros e internacionais se apresentarão online no evento

Queimada danificou estruturas de linha de distribuição de energia entre Caxambu e Passa Quatro/Ascom/Cemig

O festival Cantáguas na quarta edição/Foto: SL Atual

Page 2: encontro de corais acontece de forma online em 2020 · 2020. 9. 15. · de forma online em 2020 Número de clientes da Cemig prejudicados por queimadas aumenta mais de 350% no estado

Terça -Feira, 15 de Setembro de 2020Pág 2 :: Correio do PapagaioAtos

COLUNA MGRede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Queimadas prejudicam 9 mil

A Cemig registrou, somen-te no primeiro semestre de 2020, 63 ocorrências no sistema elétrico de Minas Gerais que prejudicaram o fornecimento de energia para mais de 9 mil clientes da companhia. Mas os da-dos aumentam ainda mais no mês de julho, quando a companhia registrou mais 30 interrupções (totalizando 93 desde o início do ano) e as unidades consumido-ras impactadas aumentam cerca de 377%, totalizando 43 mil nos sete primeiros meses de 2020 - sendo 34 mil clientes prejudicados apenas em julho. (Gazeta de Varginha).

MP quer revogar lei em

DivinópolisO promotor de Justiça

Gilberto Osório Resende recomendou ao prefeito de Divinópolis, Galileu Macha-do, que adote as medidas tendentes à revogação da Lei no 8.061/2015, alterada pelas Leis nos 8.215/2016 e 8.285/2017, todas do muni-cípio, que trata da locação de veículos para prestação de serviços à Administração Pública. A lei, considerada pelo MP como inconsti-tucional, determina que os veículos que servem a administração pública (Pre-feitura e a Câmara), têm que ser obrigatoriamente emplacados no município. (Divinews - Divinópolis)

Auxílio para

21.800 em ItaúnaDados recolhidos pela

Folha sobre o pagamen-to de Auxílio Emergencial em Itaúna apontam que a cidade tem uma massa de desempregados e subem-pregados que ultrapassa 20 mil pessoas. E o agravante é que o próximo ano esse pessoal não terá o recebi-mento da ajuda oficial para ser atendido. Conforme os dados do setor do CadÚni-co da Prefeitura, em março 21.800 pessoas estavam em condições de receber o auxílio emergencial, que passou a ser pago em abril. (Folha do Povo - Itaúna)

Isolamento é baixo em

UberlândiaUberlândia havia voltado

para a zona de atenção em relação à Covid-19, com a macrorregião Triângulo Norte classificada na onda vermelha do programa Mi-nas Consciente. A decisão liminar da Justiça mantendo a cidade na onda amarela, no entanto, não afasta a preocupação das autorida-des quanto ao baixo índice de isolamento social e o desrespeito às recomen-dações de segurança. De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Jus-tiça de Defesa da Saúde, a taxa de distanciamento social permanece em torno de 35% na cidade, conside-rada muito baixa. (Diário de Uberlândia)

Sete Lagoas faz 150 testes diários

Desde o dia 17 de agosto o laboratório municipal de Sete Lagoas, que realiza testes de Covid para 25 mu-nicípios da região, está com novas instalações. Esta nova estrutura agilizou os procedimentos, garantindo segurança em decisões de combate à pandemia. Um exemplo disso é que, entre os dias 1º e 9 de setembro, em seis dias úteis, foram 890 resultados divulgados, entre positivos e negativos, uma média de 150 testes por dia. Isso apenas de moradores de Sete Lago-as. (Boca do Povo - Sete Lagoas)

Manhuaçu autoriza

volta da feiraA Prefeitura de Manhuaçu

autorizou a volta da Feira Livre Municipal na cida-de, que estava suspensa desde março deste ano devido a pandemia do novo Coronavírus. A feira terá permissão para funcionar somente aos sábados, de 6 às 11 horas da manhã para comercialização, sendo que o comerciante terá acesso ao local a partir das 4h30. Nesta primeira semana de liberação, a seleção dos comerciantes que poderão comercializar foi definida em reunião e estão autori-zadas a funcionar somente 60 bancas de um total de 146. (Diário de Manhuaçu)

Escorpião fez mais

de 1.300 vítimasO Norte de Minas é uma

região com alta concen-tração de escorpiões, dos tipos amarelo e preto. A explicação para tal fenô-meno é o clima, quente, adequado para a repro-dução dos peçonhentos. Nos primeiros seis meses deste ano, o número de ocorrências já superou em mais de 7% as notificadas no mesmo período do ano passado. Segundo o Hos-pital Universitário Clemente de Faria, referência nesse tipo de atendimento, foram 1.374 casos de ataques de escorpiões de janeiro a ju-nho deste ano, contra 1.280 no mesmo período de 2019. (O Norte de Minas - Montes Claros).

Vendas de

imóveis cresceEnquanto as vendas de

imóveis cresceram até 50% durante a pandemia da Covid-19, o segmento de locação tem apresenta-do outro comportamento. Neste período, muitos in-quilinos recorreram às re-negociações de aluguéis e, alguns, precisaram de-volver o imóvel, reflexo da redução do emprego e da renda. Um dos principais impactos foi percebido no comércio, composto em sua maior parte (75%) por lojas alugadas, conforme dado do Sindicato do Co-mércio de Juiz de Fora. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora).

Prefeitura Municipal de AndrelândiaAVISO DE CONVOCAÇÃO

05° EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES PRE-ADMISSIONAIS DO CONCUR-

SO 001/2019.O Prefeito do município de Andre-lândia, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas por lei, convoca os candidatos apro-vados de acordo com a lista ane-xa, para fins do disposto no item 15; do edital Concurso Público 001/2019. Os candidatos deverão comparecer à Clínica PREVCLI, situada na rua: Batista de Olivei-ra, n.º 239 sala 902, Centro, em Juiz de Fora (MG), para o proces-so de apresentação dos exames solicitados no item 15 do edital do Concurso Público 001/2019, no dia 29/09/2020. O atendimento será realizado no período da tarde a partir das 15:00hs, conforme lista do anexo I. Será disponibili-zada uma Van, para o transporte à cidade de Juiz de Fora (MG). Os interessados deverão comparecer ao portão principal da Sede da Prefeitura, à Av. N. Sra do Porto da Eterna Salvação n.º 208, centro, até à 11:30 horas. Deverá apresen-tar o encaminhamento especifico que estará disponível no e-mail cadastrado no ato da inscrição. A lista estará disponível no site oficial da Prefeitura Municipal, mural de publicação. Andrelân-dia/MG, 14 de setembro de 2020. Francisco Carlos Rivelli - Prefeito

Municipal.

AVISO DE CONVOCAÇÃOCONTRATAÇÃO TEMPORARIA DE EXCEPCIONAL INTERES-SE PUBLICO - CONCURSO

001/2019.O Prefeito de Andrelândia/MG, no

uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas por lei, convoca a candidata FABIOLA MENDES GOMES, classificada no Concurso Público 001/2019, se de seu inte-resse, para a vaga em substituição, durante o período de licença mater-nidade de 120 dias para MEDICO DE PSF, onde o contrato se dará início em 21/09/2020.

Comparecer ao Departamento de Pessoal em sua sede a Av. Jose Bernardino, 77, bairro Centro, neste município, para dar início ao pro-cesso de contratação. O horário de atendimento será de 07:00 as 11:00 e de 12:30 as 15:30 horas até o dia 21 de setembro de 2020, devendo apresentar os documentos, confor-me anexo I. O não comparecimento do candidato tornará sem efeito a contratação. Informações (35) 33251432 ou site www.andrelandia.mg.gov.br. Francisco C. Rivelli. Pre-feito. 14/09/2020.

Decreto N° 255 - de 21 de Novembro de 2018

Abre Crédito Suplementar no Va-lor de R$ 11.000,00 as dotações do Município de ANDRELÂNDIA

O Prefeito de ANDRELÂNDIA, no uso de suas atribuições, e devi-damente autorizado pelo disposto na Lei n° 2064, 22 de Dezembro de 2017

Decreta: Art. 1 - Fica aberto Crédito Su-

plementar no valor de R$ 11.000,00 ( onze mi l reais ) as seguintes dotações do Municipio de ANDRE-LÂNDIA.

Orgão 02 - PREFEITURA MUNI-CIPAL DE ANDRELÂNDIA

Unidade 05 - FUNDO MUNI-C IPAL DE SAÚDE Sub-Un ida -d e 0 1 - AT E N Ç Ã O B Á S I C A 2.05.01.10.301.0004.2.0029-148 - 3.3.90.30.00 DESENVOLVIMENTO DO PSF/ PCAS / PSB - - - - - R$ 1.000,00 Total da Sub-Unidade 01 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$

1.000,00 Sub-Unidade 02 - MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE

2.05.02.10.302.0004.2.0036-102 - 3.3.90.30.00 DESENVOLVIMENTO DO HOSPITAL MUNICIPAL - - - - - R$ 3.000,00 Total da Sub-Unidade 02 R$ 3.000,00

To t a l d a U n i d a d e 0 5 R $ 4.000,00

U n i d a d e 0 6 - S E C R E TA R I A D E E D U C A Ç Ã O S u b - U n i d a -de 00 - Secretaria de Educação 2.06.00.12.306.0006.2.0041-100 - 3.3.90.30.00 DISTRIBUIÇÃO E ENRIQUECIMENTO DA MERENDA ESCOLAR - - - - - R$ 7.000,00

Total da Sub-Unidade 00 R$ 7.000,00

To t a l d a U n i d a d e 0 6 R $ 7.000,00

Tota l da Ins t i tu i ção 02 R$ 11.000,00

To t a l G e r a l A c r e s c i d o R $ 11.000,00

Art. 2 - Para atender o que pres-creve o artigo anterior, será utilizada como fonte de recurso: ANULAÇÃO DE DOTAÇÕES do Orçamento do Munícipio na

forma do paragrafo 1°, inciso I a IV do artigo 43 da Lei Federal 4.320.

Orgão 02 - PREFEITURA MUNI-CIPAL DE ANDRELÂNDIA

Unidade 03 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRAS

Sub-Unidade 00 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E OBRAS

2.03 .00 .04 .122 .0001 .2 .0011-100 - 3.3.90.30.00 GESTÃO ADM. DA SEC. DE ADMINISTRAÇÃO E OBRAS - - - - - R$ 2.000,00

2.03.00.26.782.0002.2.0025-100 - 3.3.90.30.00 DESENVOLVIMENTO DAS ESTRADAS VICINAIS - - - - - R$ 1.000,00

2.03.00.26.782.0002.2.0025-100 - 3.3.90.39.00 DESENVOLVIMENTO DAS ESTRADAS VICINAIS - - - - - R$ 4.000,00

Total da Sub-Unidade 00 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 7.000,00

Total da Unidade 03 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 7.000,00

Unidade 05 - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

Sub-Un idade 01 - ATENÇÃO BÁSICA

2.05.01.10.301.0004.2.0029-148 - 3.3.90.39.00 DESENVOLVIMENTO DO PSF/ PCAS / PSB - - - - - R$ 1.000,00

Total da Sub-Unidade 01 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 1.000,00

Sub-Unidade 04 - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

2.05 .04 .10 .303 .0004 .2 .0040-102 - 3.3.90.30.00 AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS DA ATENÇÃO BÁSICA - - - - - R$ 3.000,00

Total da Sub-Unidade 04 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 3.000,00

Total da Unidade 05 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 4.000,00

Total da Instituição 02 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 11.000,00

Total Geral Anulado - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 11.000,00

Art. 3 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de ANDRE-LÂNDIA, 21 de Novembro de 2018

FRANCISCO CARLOS RIVELLIPREFEITO MUNICIPAL

Decreto N° 256 - de 22 de Novembro de 2018

Abre Crédito Suplementar no Va-lor de R$ 8.108,85 as dotações do Município de ANDRELÂNDIA

O Prefeito de ANDRELÂNDIA, no uso de suas atribuições, e devi-damente autorizado pelo disposto na Lei n° 2064, 22 de Dezembro de 2017

Decreta: Art. 1 - Fica aberto Crédito Su-

plementar no valor de R$ 8.108,85 ( oito mil, cento e oito reais e oitenta e cinco centavos ) as seguintes dotações do

Municipio de ANDRELÂNDIA.Orgão 02 - PREFEITURA MUNI-

CIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 05 - FUNDO MUNICIPAL

DE SAÚDESub-Unidade 02 - MÉDIA E ALTA

COMPLEXIDADE2.05.02.10.302.0004.2.0036-102

- 3.3.90.30.00 DESENVOLVIMENTO DO HOSPITAL MUNICIPAL - - - - - R$ 6.000,00

Total da Sub-Unidade 02 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 6.000,00

Total da Unidade 05 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 6.000,00

Unidade 06 - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Sub-Unidade 01 - Fundo Munici-pal de Educação

2.06.01.12.122.0001.2.0045-119 - 3.1.90.94.00 GESTÃO ADMINIS-TRATIVA DA EDUCAÇÃO - - - - - R$ 1.308,85

2.06.01.12.361.0006.2.0049-119 - 3.1.90.94.00 DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL - - - - - R$ 800,00

Total da Sub-Unidade 01 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 2.108,85

Total da Unidade 06 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 2.108,85

Total da Instituição 02 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 8.108,85

Total Geral Acrescido - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 8.108,85

Art. 2 - Para atender o que pres-creve o artigo anterior, será utilizada como fonte de recurso: ANULAÇÃO DE DOTAÇÕES do Orçamento do Munícipio na

forma do paragrafo 1°, inciso I a IV do artigo 43 da Lei Federal 4.320.

Orgão 02 - PREFEITURA MUNI-CIPAL DE ANDRELÂNDIA

Unidade 05 - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

Sub-Un idade 01 - ATENÇÃO BÁSICA

2.05.01.10.301.0004.2.0030-102 - 3.3.90.36.00 DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DE ATENÇÃO BÁSICA - - - - - R$ 2.400,00

2.05.01.10.301.0004.2.0031-102 - 3.3.90.39.00 CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE - - - - - R$ 2.400,00

Total da Sub-Unidade 01 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 4.800,00

Sub-Unidade 02 - MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE

2.05.02.10.302.0004.2.0034-102 - 3.3.90.36.00 DESENVOLVIMENTO FISIOTERAPÊUTICO - - - - - R$ 1.200,00

Total da Sub-Unidade 02 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 1.200,00

Total da Unidade 05 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 6.000,00

Unidade 06 - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Sub-Unidade 01 - Fundo Munici-pal de Educação

2.06.01.12.122.0001.2.0045-119 - 3.1.90.16.00 GESTÃO ADMINIS-TRATIVA DA EDUCAÇÃO - - - - - R$ 2.108,85

Total da Sub-Unidade 01 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 2.108,85

Total da Unidade 06 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 2.108,85

Total da Instituição 02 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 8.108,85

Total Geral Anulado - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 8.108,85

Art. 3 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de ANDRE-LÂNDIA, 22 de Novembro de 2018

FRANCISCO CARLOS RIVELLIPREFEITO MUNICIPAL

Decreto N° 257 - de 22 de Novembro de 2018

Altera a fonte de recursos nas seguintes dotações do Município de ANDRELÂNDIA

Art. 1 - O Prefeito de ANDRE-LÂNDIA, no uso de suas atribuições, altera a fonte de recursos das se-guintes dotações do Município de ANDRELÂNDIA:

Dotação Fonte Acrescida Fonte Decrescida Valor

4.4.90.51.00.2.03.00.15.452.0002.1.0005

EXTENSÃO DA REDE ELÉTRICA URBANA

117CONTRIBUIÇÃO PARA O CUS-

TEIO DOS SERVIÇOSDE ILUMINAÇÃO PÚBL ICA-

COSIP100R E C U R S O S O R D I N Á R I O S

3.600,00TOTAL 3.600,00Prefeitura Municipal de ANDRE-

LÂNDIA, 22 de Novembro de 2018FRANCISCO CARLOS RIVELLIPREFEITO MUNICIPAL

Decreto N° 258 - de 26 de Novembro de 2018

Abre Crédito Suplementar no Va-lor de R$ 5.000,00 as dotações do Município de ANDRELÂNDIA

O Prefeito de ANDRELÂNDIA, no uso de suas atribuições, e devi-damente autorizado pelo disposto na Lei n° 2064, 22 de Dezembro de 2017

Decreta: Art. 1 - Fica aberto Crédito Su-

plementar no valor de R$ 5.000,00 ( cinco mil reais ) as seguintes dotações do Municipio de ANDRE-LÂNDIA.

Orgão 02 - PREFEITURA MUNI-

CIPAL DE ANDRELÂNDIAUnidade 05 - FUNDO MUNICIPAL

DE SAÚDESub-Unidade 02 - MÉDIA E ALTA

COMPLEXIDADE2.05.02.10.302.0004.2.0036-102

- 3.3.90.36.00 DESENVOLVIMENTO DO HOSPITAL MUNICIPAL - - - - - R$ 5.000,00

Total da Sub-Unidade 02 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 5.000,00

Total da Unidade 05 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 5.000,00

Total da Instituição 02 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 5.000,00

Total Geral Acrescido - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 5.000,00

Art. 2 - Para atender o que pres-creve o artigo anterior, será utilizada como fonte de recurso: ANULAÇÃO DE DOTAÇÕES do Orçamento do Munícipio na

forma do paragrafo 1°, inciso I a IV do artigo 43 da Lei Federal 4.320.

Orgão 02 - PREFEITURA MUNI-CIPAL DE ANDRELÂNDIA

Unidade 05 - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

Sub-Un idade 01 - ATENÇÃO BÁSICA

2.05.01.10.301.0004.2.0029-248 - 3.3.90.39.00 DESENVOLVIMENTO DO PSF/ PCAS / PSB - - - - - R$ 5.000,00

Total da Sub-Unidade 01 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 5.000,00

Total da Unidade 05 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 5.000,00

Total da Instituição 02 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 5.000,00

Total Geral Anulado - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 5.000,00

Art. 3 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de ANDRE-LÂNDIA, 26 de Novembro de 2018

FRANCISCO CARLOS RIVELLIPREFEITO MUNICIPAL

Decreto N° 259 - de 27 de Novembro de 2018

Abre Crédito Suplementar no Va-lor de R$ 5.700,00 as dotações do Município de ANDRELÂNDIA

O Prefeito de ANDRELÂNDIA, no uso de suas atribuições, e devi-damente autorizado pelo disposto na Lei n° 2064, 22 de Dezembro de 2017

Decreta: Art. 1 - Fica aberto Crédito Su-

plementar no valor de R$ 5.700,00 ( cinco mil e setecentos reais ) as seguintes dotações do Municipio de ANDRELÂNDIA.

Orgão 02 - PREFEITURA MUNI-CIPAL DE ANDRELÂNDIA

Unidade 06 - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Sub-Unidade 01 - Fundo Munici-pal de Educação

2.06.01.12.365.0006.2.0050-101 - 3.3.90.30.00 DESENVOLVIMENTO DA CRECHE MUNICIPAL - - - - - R$ 2.500,00

Total da Sub-Unidade 01 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 2.500,00

Total da Unidade 06 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 2.500,00

Unidade 10 - FUNDO MUNICI-PAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Sub-Unidade 01 - FUNDO MUNI-CIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 2.10.01.08.244.0011.2.0081-129 - 3.3.90.30.00 DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO IGD SUAS - - - - - R$ 3.200,00

Total da Sub-Unidade 01R$ 3.200,00Total da Unidade 10 R$ 3.200,00To t a l d a I n s t i t u i ç ã o 0 2 R $

5.700,00Total Geral Acrescido - - - - -

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 5.700,00

Art. 2 - Para atender o que pres-creve o artigo anterior, será utilizada como fonte de recurso: ANULAÇÃO DE DOTAÇÕES do Orçamento do Munícipio na

forma do paragrafo 1°, inciso I a IV do artigo 43 da Lei Federal 4.320.

Orgão 02 - PREFEITURA MUNI-CIPAL DE ANDRELÂNDIA

Unidade 06 - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Sub-Unidade 01 - Fundo Munici-pal de Educação

2.06.01.12.361.0006.2.0048-101 - 3.3.90.30.00 DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR - - - - - R$ 2.500,00

Total da Sub-Unidade 01 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 2.500,00

Total da Unidade 06 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 2.500,00

Unidade 10 - FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Sub-Unidade 01 - FUNDO MUNICIPAL DA ASSIS-

TÊNCIA SOCIAL2.10.01.08.244.0011.2.0081-129 -

3.3.90.39.00 DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO IGD SUAS - - - - - R$ 3.200,00

Total da Sub-Unidade 01 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 3.200,00

Total da Unidade 10 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 3.200,00

Total da Instituição 02 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 5.700,00

Total Geral Anulado - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - R$ 5.700,00

Art. 3 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de ANDRE-LÂNDIA, 27 de Novembro de 2018

FRANCISCO CARLOS RIVELLIPREFEITO MUNICIPAL

Page 3: encontro de corais acontece de forma online em 2020 · 2020. 9. 15. · de forma online em 2020 Número de clientes da Cemig prejudicados por queimadas aumenta mais de 350% no estado

Correio do Papagaio :: Pág 3Terça - Feira, 15 de Setembro de 2020Regional

Cerca de 80 coros brasileiros e internacionais se apresentarão online no evento

5ª edição do Cantáguas encontro de corais acontece de forma

online em 2020Energia positiva, alegria e

abraços. É assim que aconte-ce há quatro anos o encontro de corais Cantáguas. Este ano, devido a Pandemia, só não vai ter os abraços, mas o festival acontece online entre os dias 17 e 20 de setembro.

Sem a presença de cora-listas na cidade, o evento vai agregar cerca de 80 corais de diversas partes do país, além dos internacionais da Colômbia, Argentina, México e Itália. Os coros apresentarão em vídeos gravados que serão apresen-tados conforme programação ainda em fase de finalização pelo Instituto Coral Por Amor, organizador do evento.

Além da apresentação dos coros, o evento ainda con-tará com os interlúdios, que são apresentações culturais intercaladas nas apresenta-ções. Serão apresentadas

danças, poesias, exposição de esculturas e pinturas.

Nesta edição, os partici-pantes ainda poderão acom-

panhar o Congresso Cientí-fico e Cultural, que tem por objetivo apresentar e discutir os benefícios do canto coral

A pré-candidata a prefeitura de São Lourenço, Célia Cavalcanti/Foto: SL Atual

na saúde física e emocional dos participantes.

Os palestrantes serão mé-dicos, psicólogos, prepara-

dores vocais, além do Padre Rogério, de Carmo de Minas, que vai falar sobre música e espiritualidades.

De acordo com o organiza-dor do evento, Murilo Bertolo-zzi, o evento vai “levar o can-to coral e outras artes para o maior número de pessoas mantendo viva essa troca de energia da alegria de cantar e receber essa energia”, disse o maestro e médico.

O Cantáguas

Durante quatro anos, o Festival Cantáguas trouxe d iversos cora is para São Lourenço e levou gratuita-mente a música para vários pontos da cidade, a exemplo do Parque das Águas, Praça Brasil, Hospital, Asilos, den-tre outras localidades.

Fonte: SL Atual

Número de clientes da Cemig prejudicados por queimadas aumenta

mais de 350% no estadoProdutores dizem que os preços da iguaria, vendida a até R$ 30 em BH, devem baixar em breve, mas não voltarão ao patamar

anterior à pandemia

A Cemig registrou, somente no primeiro semestre de 2020, 63 ocorrências no sistema elé-trico de Minas Gerais que preju-dicaram o fornecimento de ener-gia para mais de 9 mil clientes da companhia. Mas os dados aumentam ainda mais no mês de julho, quando a companhia registrou mais 30 interrupções (totalizando 93 desde o início do ano) e as unidades consu-midoras impactadas aumentam cerca de 377%, totalizando 43 mil nos sete primeiros meses de 2020 – sendo 34 mil clientes prejudicados apenas em julho.

No Sul de Minas, a Cemig registrou 11 ocorrências no sistema elétr ico causadas por queimadas, no período de janeiro a julho deste ano. No mês de julho, mais de 4 mil clientes da região tiveram o fornecimento de energia inter-rompido em consequência de queimadas próximo à rede elé-trica. Um aumento significativo em comparação ao primeiro semestre deste ano.

Equipes da Cemig traba-lham, nesta sexta-feira, dia 11 de setembro, na recuperação de estruturas de uma linha de distribuição de energia, que foram queimadas em um incêndio de grandes propor-ções, entre os municípios de

Caxambu e Passa Quatro. O incêndio das estruturas ocorreu no dia anterior, mas os clientes tiveram a energia prontamente restabelecida. Devido à complexidade dos danos, os trabalhos de recu-peração dos danos causados prosseguem sem interrupção, inclusive durante a noite e a madrugada, a fim de restabe-lecer as condições normais de operação do sistema elétrico que atende a região.

Mui to a lém de queimar postes e cabos condutores, as queimadas podem causar curtos-circuitos que irão in-terromper o fornecimento de energia, podendo prejudicar hospitais, postos de saúde, indústrias e as pessoas que, mais do que nunca devido ao isolamento social, estão dependendo do serviço.

“O aquecimento dos cabos e equipamentos da rede elétrica pode levar ao desligamento de linhas de transmissão, linhas de distribuição e subestações, e pior, causar graves acidentes com pessoas que estão próxi-mas a estas áreas. Portanto, são muitos os transtornos cau-sados para quem depende da energia elétrica que é interrom-pida pelas queimadas”, explica o gerente de Saúde e Segurança

do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares.

Um dos maiores desafios para as equipes de campo é chegar ao local da ocorrência para fazer o reparo. “Nor-malmente, esses locais são de difícil acesso e em áreas muito amplas. Além disso, le-var estruturas pesadas, como torres e postes, em áreas acidentadas torna ainda mais desafiadora a manutenção das redes prejudicadas pelas queimadas”, afirma.

João José Maga lhães destaca que as queimadas podem causar transtornos e prejudicar o fornecimento

para hospitais e centros de saúdes, tão importantes nesta época de pandemia.

“Uma das grandes preocu-pações da Cemig é a possi-bilidade de falta de energia especialmente em hospitais e centros de saúde que, em função do avançar da CO-VID-19 no Estado, cria uma necessidade ainda maior de manutenção do fornecimento de energia com qualidade e sem interrupções. As quei-madas, quando atingem o sistema elétrico da Cemig e danificam equipamentos, tornam o restabelecimento mais demorado, o que pode

trazer problemas para todos”, alerta.

Para minimizar as ocorrên-cias deste tipo em sua área de concessão, a Cemig realiza, constantemente, ações pre-ventivas, investindo na limpe-za de faixas de servidão, com poda de árvores e arbustos, além da remoção da vege-tação ao redor dos postes e torres. A companhia também realiza inspeções em suas linhas de transmissão, para identificar e mitigar riscos po-tenciais para tentar evitar as ocorrências proporcionadas pelas queimadas.

Fonte/Créditos: Cemig

Queimada danificou estruturas de linha de distribuição de energia entre Caxambu e Passa Quatro /Ascom/Cemig

Page 4: encontro de corais acontece de forma online em 2020 · 2020. 9. 15. · de forma online em 2020 Número de clientes da Cemig prejudicados por queimadas aumenta mais de 350% no estado

Terça -Feira, 15 de Setembro de 2020Pág 4 :: Correio do PapagaioGerais

Óleo de coco: o mocinho virou vilão

para a saúde e a beleza?

O mocinho virou vilão? Depois de ser indicado exaustivamente para o auxílio do emagrecimento, redução de colesterol, controle ¬¬de diabetes e até hidratação de pele e do cabelo, o óleo de coco está sendo alvo de diversos questionamentos e até apontado como “inimigo” da saúde. Segun-do algumas instituições, ele não só não traz nenhum dos bene-fícios apontados anteriormente, como também pode ser prejudi-cial se usado em excesso.

Em recente comunicado, a As-sociação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), informou, entre outros pontos, que “quando o óleo de coco é comparado a óleos vege-tais menos ricos em ácido graxo saturado, recente revisão mostrou que ele aumenta o colesterol total (particularmente o LDL-colesterol) o que contribui para um maior risco cardiovascular”.

Por esse e outros motivos, a ABRAN ainda recomenda que o óleo de coco não deve ser prescrito na prevenção ou no tratamento da obesidade; na prevenção ou no tratamento de doenças neuro-degenerativas; como nutriente antimicrobiano; nem como imunomodulador.

Em 2015, a Sociedade Brasilei-ra de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) já haviam se posicionado de forma semelhante diante do aumento e indicação do uso do óleo de coco para perda de peso.

“A SBEM e a ABESO posi-cionam-se frontalmente contra a utilização terapêutica do óleo de coco com a finalidade de emagrecimento, considerando tal conduta não ter evidências científicas de eficácia e apre-sentar potenciais riscos para a saúde. A SBEM e a ABESO também não recomendam o uso regular de óleo de coco como óleo de cozinha, devido ao seu alto teor de gorduras saturadas e pró-inflamatórias. O uso de óleos vegetais com maior teor de gorduras insaturadas (como soja, oliva, canola e linhaça) com moderação, é preferível para re-dução de risco cardiovascular.”

Embora o comunicado esteja assinado pelo presidente na época, o atual representante da SBEM, Dr. Fabio Trujilho, segue com o mes-mo posicionamento. Mas Trujilho ressalta que, assim como não há esquisas que justifiquem benefí-cios, também não há um estudo

que mostre malefícios do óleo.“Não vejo benefícios tera-

pêuticos para o uso do óleo. Quantos aos malefícios, exis-tem coisas que não dá para afirmar, apesar de todos os posicionamentos. Não temos tantos dados pra afirmar que faça mal”, afirmou Fábio em entrevista ao EGO. O presi-dente destacou ainda que há agora um processo para aletar a sociedade sobre o assunto. “Quando tem um respaldo de entidades médicas, dados de uma sociedade de cardiologia, o que uma boa parte de mé-dicos faz é conscientizar seus pacientes a pensar naquilo. É um trabalho de formiguinha.”

Fábio, que trabalha bastante em tratamentos contra a obesida-de, diz que gostaria muito que um produto natural pudesse realmente trazer tantos benefícios como os divulgados. E concorda que o uso do óleo por muitas famosas ajuda na propagação da produto na linha do modismo. “Não existe nada mi-lagroso. A população em geral quer sempre algo milagroso e tende a seguir alguns modelos. E adota até como paixão”, afirma Fábio.

Renata Spallicci, life coach da atriz Claudia Alencar, costuma indicar o élo de coco para suas clientes, mas considera muito importante o posicionamento e o comunicados das intituições espe-cializadas. “Considero importante as associações comunicarem oficialmente sobre algum tema em alta e alertar os profissionais sobre os estudos recentes. Procuro me manter sempre atualizada em re-lação às novidades cientificas para aprimorar meus conhecimentos”, afirmou Renata, que contou ain-da que seus clientes costumam relatar bons resultados com as

Alimento apontado como aliado ao emagrecimento e a cuidados com pele e cabelos está sendo questionado por associações de

nutrição e médicos.

prescrições de óleo de coco. “O comunicado reforça que não exis-tem evidencias suficientes para concluir que o consumo de óleo de coco leva à redução de adiposida-de, porém existem muitos relatos de profissionais que testaram e afirmam ter obtido bons resulta-dos. Eu, como wellness coach, trabalho sempre em parceria com profissionais de educação física e nutricionistas, e as prescrições continuam”, pontuou Renata.

Cuidados com pele e cabelo

O dermatologista Leonardo Spagnol Abraham, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, falou ao EGO sobre o uso do óleo de coco em tratamentos de doenças dos cabelos, como a queda dos fios. Assim como aconte-ce com o consumo alimentar, ele afirma que os benefícios cosméticos do produto também não são comprovados. “Não existe nenhuma comprovação científica de que o óleo de coco poderia ajudar. Na realidade, o óleo de coco, assim como qualquer óleo, pode melhorar a hidratação dos fios de cabelo. Porém deve ser utilizado com muito cuidado por pessoas com caspa ou couro cabeludo oleo-so pois pode piorar estas con-dições”, afirmou Leonardo.

O dermatologista também de-fende que o óleo não deve ser usa-do de forma indiscriminada e fala sobre os riscos do uso do poduto para hidratação da pele. “Assim como qualquer óleo, o óleo de coco pode aumentar a oleosidade da pele, causando ou piorando a acne, a dermatite seborreica (casca) e outras doenças dermatológicas.”

Fonte: Globo .com

Foto: Google