Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf ·...

50

Transcript of Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf ·...

Page 1: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar
Page 2: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

Encontros para os Grupos Bíblicos em FamíliaTempo Advento/Natal – 2011

“DEUS AMOU TANTO O MUNDO...” (Jo 3,16)

Arquidiocese de Florianópolis

Page 3: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

2

SUMÁRIO

Apresentação ..................................................................................... 3

Orientações para os animadores e animadoras dos Grupos Bíblicos em Família ...................................................... 4

Celebração inicial: A ALEGRE ESPERA DO MESSIAS ..................... 6

1º Encontro: O SENHOR VEM AO NOSSO ENCONTRO ............... 14

2º Encontro: A VINDA DO MESSIAS ................................................ 20

3º Encontro: A ALEGRIA DE PREPARAR O CAMINHO .................. 26

4º Encontro: VAMOS A BELÉM! ....................................................... 32

Anexo 1: Cantos de Advento/Natal e Hino dos GBF ........................ 39

Anexo 2: Oração dos GBF ............................................................... 43

Anexo 3: Leitura Orante da Palavra de Deus ................................... 44

Equipe de Elaboração, Revisão e Editoração .................................. 45

Equipe de Articulação ....................................................................... 46

Avaliação .......................................................................................... 47

Page 4: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

3

APRESENTAÇÃO

“Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3)

Estamos muito perto de celebrar mais um Natal. Com o passar do tempo, muitos interesses começaram a girar em torno desta festa; sobretudo o que tem a ver com o comércio. No entanto, o Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador da humanidade: “Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! E isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido, envolto em faixas e deitado numa manjedoura” (Lc 2,10ss).

Porque não se sabe a data exata de quando isso aconteceu, com o tempo passou-se a celebrar esta festa todos os anos, no dia 25 de dezembro.

O livreto que está em suas mãos traz um roteiro de encontros para a preparação do Natal cristão. Poderão ser realizados, de preferência, reunindo famílias vizinhas; também em casa, na própria família, em locais de trabalho ou onde e com quem tiver boa vontade, já que Jesus veio para reunir todos os povos.

O que importa é estimular e facilitar um encontro real de cada pessoa com o Senhor que vem. Ele, na verdade, já bate à nossa porta há muito tempo. Que bom será deixá-lo entrar agora, ouvir sua Palavra, aceitar seu chamamento, oferecer-lhe docilidade e obediência!

É possível que, além da participação nestes encontros, seja opor-tuno aproveitar o Advento para fazer uma boa Confissão, celebrando a Reconciliação que Jesus tornou possível com sua Morte e Ressurreição. Um olhar ao redor, com o coração aberto e atento a irmãos e irmãs necessitados, também não pode faltar.

As alegrias do Natal serão tão mais intensas e profundas quanto mais nos empenharmos na sua preparação.

Pe. João Francisco Salm Administrador Arquidiocesano

Page 5: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

4

ORIENTAÇÕES PARA OS ANIMADORES E ANIMADORAS DOS GRUPOS BÍBLICOS

EM FAMÍLIA

Os animadores e animadoras dos Grupos Bíblicos em Família exercem um ministério bonito e importante na nossa Igreja arquidio-cesana. As orientações sejam vistas como lembretes, como ajuda na sua missão de dinamizar o funcionamento dos Grupos:

1. CELEBRAÇÃO INICIAL: Prepará-la bem. Reunir os vários gru-pos da comunidade ou da paróquia para fazê-la em comum. Colaborar com a paró quia na divulgação do livreto do Tempo do Advento/Natal.

2. PLANEJAMENTO PAROQUIAL: Para o bom funcionamento dos GBF em nível paroquial é necessário que o nosso planejamento esteja contemplado no planejamento paroquial.

É importante que os coordenadores(as) e animadores(as) se reúnam e tracem um planejamento para todo o ano, com reuniões pe riódicas na comunidade e em nível paroquial; formação para ani-madores e animadoras; temas de estudos; celebrações e lançamento dos livretos, conforme o tempo litúrgico.

3. RUMO AO III ENCONTRO INTERDIOCESANO DOS GBF (GR/F) Na Assembleia Pastoral Regional, que reúne os Bispos, as Co-

ordenações Diocesanas de Pastoral, as Coordenações Regionais de pastorais, movimentos e organismos e convidados indicados pelas dioceses, realizada em 23-24 de setembro (passado), foi-nos pedido (CEBs e GR/F) trocar a data do 11º Encontro Estadual das CEBs, de 20 a 22 de abril de 2012 para 07 a 09 de setembro de 2012 (segundo semestre), em Florianópolis, pois a data prevista coincidia com a 50º Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Por este motivo, o Interdiocesano dos GR/F, que aconteceria em setembro de 2012, passa a ser realizado em 20 de maio de 2012 (primeiro semestre), em Florianópolis.

Lembramos que o Encontro Interdiocesano é uma atividade regional que acontece de dois em dois anos, organizado em 04 blocos, reunindo as dioceses que compõem a Igreja em Santa Catarina – CNBB Regional Sul IV, por aproximação: Chapecó, Caçador e Joaçaba (1º

Page 6: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

5

bloco); Rio do Sul e Lages (2º bloco); Joinville e Blumenau (3º bloco); Criciúma, Tubarão e Florianópolis (4º bloco).

O III Encontro Interdiocesano acontecerá no dia 20 de maio de 2012 na nossa Arquidiocese, com o tema: Justiça e profecia a serviço da vida. A organização e metodologia do Encontro serão pre-paradas pelas 03 dioceses participantes: Florianópolis, Tubarão e Criciúma. Nossa Igreja Arquidiocesana acolherá com alegria todos os animadores e animadoras dos GR/F que participarão representando as suas dioceses.

A realização desse III Interdiocesano nas 10 dioceses catarinen-ses será motivo de grande alegria para toda a Igreja, para os GBF e as CEBs, pois iremos celebrar a bela história da Igreja nas Casas do povo de Deus, que caminha em comunhão com Ele e com todos os irmãos e irmãs nas mais diferentes realidades onde a vida acontece.

Portanto, divulguem e organizem caravanas, para que os GBF e as CEBs marquem presença com um número expressivo que represente bem a nossa Arquidiocese. Entrem em contato com as coordenações paroquiais e comarcais dos grupos, para preencher sua ficha de ins-crição e reservar seu lugar nos ônibus.

No III Encontro Interdiocesano também haverá a grande partilha de alimentos, como de costume nos nossos encontros; por isso, cada pessoa leve seu lanche para partilhar.

É importante lembrar o compromisso com a natureza, não uti-lizando materiais descartáveis. Leve seu prato e talher para usar no momento da grande partilha, e sua caneca ou copo para a água.

Com convicção e alegria continuaremos nossa missão no valioso serviço de evangelização dos GBF e CEBs na nossa Igreja Arquidiocesana.

A Coordenação Arquidiocesana dos GBF e das CEBs.

Page 7: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

6

Celebração inicial

A ALEGRE ESPERA DO MESSIAS

“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único...” (Jo 3,16).

Ambiente: Colcha de retalhos (pode ser a colcha que foi proposta no final do Tempo Comum com os títulos dos encontros), símbolos cristãos que nos ajudem a refletir sobre o Natal, espaço para a coroa com as velas, casinha, bíblia, o cartaz do Advento e velas para cada pessoa.

Acolhida: Boa noite! Sejam todos e todas bem-vindos. É uma alegria muito grande nos encontrar mais uma vez para celebrar a vida e a Palavra de Deus!

(Enquanto cantamos, contemplemos os símbolos que estão no ambiente: casinha, cartaz do Advento e os símbolos natalinos.)

Canto: Tu vens, tu vens

/: Tu vens, tu vens! Eu já escuto os teus sinais. :/1. É muito bom, que alegria te louvar, ó Pai querido, dom de amor

e de bondade! Há muito tempo prometeste ao teu povo que tu virias visitar a humanidade.

2. Ao povo antigo te fizeste escutar pelos profetas da primeira aliança. Tuas promessas se cumpriram plenamente em Jesus Cristo, que é nossa esperança.

Animador(a) 1: Que neste Advento possamos abrir nosso coração para o Senhor, cuja vinda se renova em cada Natal! Num gesto de acolhida (abraço, aperto de mão,...), saudemos a pessoa que está ao nosso lado.

(Tempo para a saudação.)

A 2: Através dos Grupos Bíblicos em Família estamos fazendo uma bela caminhada da Igreja nas Casas, sempre iluminados pelos temas do tempo litúrgico. Hoje, iniciando o Advento, queremos

Page 8: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

7

lembrar os dezoito encontros que acabamos de refletir no Tempo Comum, com um forte apelo:

Todos(as): O Senhor nos chama para a justiça e a profecia a ser-viço da vida.

(Entra a colcha que foi proposta na caminhada do Tempo Comum com os títulos dos 18 encontros. Cantemos:)

Canto: /: É fé e vida na partilha, é Grupo Bíblico em Família. :/

A 1: Nesta celebração, saudemos esse mesmo Senhor que no Natal se apresenta como criança e continua a nos questionar e nos chamar para a justiça. Saudamos a Trindade Santa, cantando:

Canto: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo...

A 2: Advento, tempo de esperança e alegria, vigilância e acolhimento. Vigiar, à espera de Cristo, é uma atitude semelhante à da espera por um amigo.

T: O Senhor virá logo, na medida em que soubermos esperá-lo ardentemente.

A 1: Rezemos em dois lados:

Lado A: Advento, tempo de preparação e de conversão.

Lado B: Tempo de nos preparar, Deus vem nos visitar.

Todos(a): Esperamos aquele que vem. Chegará sem demora, e já não haverá temor entre nós.

Lado A: Esperamos contra todas as evidências.

Lado B: Que a paz, a esperança e a força transformem a violência em amor, a tristeza em alegria.

Lado A: A injustiça em solidariedade, os sinais de morte em sinais de vida.

Lado B: Esperamos olhar o mundo com os olhos cheios de amor.

T: Há de vir aquele que traz a esperança, a paz, o amor e a sal-vação! (Adap. Vera Lúcia Chvatal).

Page 9: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

8

A 2: Na certeza de que Deus caminha e caminhará sempre conosco, cantemos, recebendo a Coroa do Advento, com as velas que acenderemos nos próximos encontros.

(Entram crianças vestidas de branco com a Coroa do Advento e as velas apagadas.)

Canto: /: No advento, a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu Natal, vem nascer em nosso lar. :/

A 1: Fiquemos em silêncio para ouvir um convite:

(Entra uma pessoa recitando.)

Vamos até Belém, como os pastores. O importante é nos colocar a caminho. E se, em lugar de um Deus glorioso, encontrarmos a fragilidade de uma criança, não duvidemos de ter errado o caminho. O rosto amedrontado dos oprimidos, a solidão das pessoas entristecidas, a amargura dos pobres da terra, são os lugares onde ele continua a viver na clandestinidade. É nosso dever procurá-lo. Colocamo-nos, sem medo, a caminho, semeando a esperança e a paz. (Adap. CEBI)

Canto: /: Vem, Senhor, vem nos salvar, com teu povo vem caminhar :/

A 2: No Advento renovamos nossa confiança no Deus das promessas. Aprendemos que ele é fiel hoje e sempre, como foi no passado.

T: “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher” (Gl 4,4).

Leitor(a) 1: O projeto de Deus é feito de amor e vida em abundância, por isso ele enviou seu Filho único para que a humanidade tenha vida em plenitude.

T: “Deus enviou o seu Filho ao mundo, para que a humanidade seja salva por ele” (cf. Jo 3,17).

L 2: Ao realizar sua promessa, Deus envolve o próprio ser humano. Maria é chamada a colaborar com o seu plano de amor. Pelo sim

Page 10: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

9

de Maria, Deus transformou a espera do Messias em presença e a promessa em dom.

T: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Canto: Maria do sim

/: Maria do Sim, ensina-me a viver meu “SIM”. Oh, roga por mim, que eu seja fiel até o fim. :/

1. Um dia, Maria deu o seu “sim”, mudou-se a face da terra, porque pelo “sim” nasceu o Senhor, e veio morar entre nós o amor.

2. Um dia eu dei também o meu “sim”, um “sim” que mudou minha vida, porque dar um “sim” é igual a morrer, a fim de que Deus possa em nós viver.

A Palavra de Deus ilumina a vida

A 1: Numa sociedade em que os conflitos pare-cem sufocar a vida, Deus demonstra seu grande amor pela humanidade, enviando seu Filho único. Isso nos enche de espe-rança e nos dá confiança para perseverar nos caminhos da justiça e da paz. Com ale-gria, vamos acolher a Palavra de Deus.

Canto: Deixa a luz do céu entrar

/: Deixa a luz do céu entrar, deixa a luz do céu entrar. Abre bem as portas do teu coração e deixa a luz do céu entrar. :/

1. Cristo, a luz do céu, em ti quer habitar, para as trevas do pecado dissipar, teu caminho e coração iluminar! E deixa a luz do céu entrar.

(Acendemos as velas. Acolhemos a entrada da Palavra de Deus com luzes.)

Leitor(a) da Palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por São João 3,16-17.

(Silêncio para interiorizar a Palavra.)

Page 11: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

10

A 2: Convido cada participante a reler o texto em sua Bíblia; caso não a tenha em mãos, faça a leitura com quem está ao seu lado.

(Tempo para reler o texto.)

A 1: De acordo com o que diz o texto, vamos em silêncio refletir sobre o que Deus fez para mostrar seu amor pela humanidade.

(Tempo para refletir.)

A 2: Para que Deus enviou seu Filho ao mundo? Neste Advento, o que Deus nos diz através dessa frase?

(Tempo para partilhar.)

A 1: O que vamos dizer a Deus, considerando sua atitude de amor por nós? Como resposta a Deus, rezemos o Salmo 100.

T: “Aclamai ao Senhor, terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele gritando de alegria. Ficai sabendo que o Senhor é Deus; ele nos fez e nós somos seus, seu povo e rebanho do seu pasto. Entrai por suas portas com hinos de graças, pelos seus átrios com cantos de louvor, louvai-o, bendizei seu nome; pois o Senhor é bom, eterno é seu amor, e sua fidelidade se estende a todas as gerações”.

Canto: /: Virá o dia em que todos, ao levantar a vista, veremos nesta terra reinar a liberdade. :/

A 2: A Palavra de Deus que lemos e meditamos nos mostra o amor de Deus para conosco. Jesus veio morar entre nós, para que tenhamos mais vida.

T: “Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único” (Jo 3,16).

L 3: A ação de Deus é sempre a favor da vida, para que não só a humanidade, mas toda a criação seja salva.

T: “Deus enviou o seu Filho ao mundo, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna” (Jo 3,17).

L 4: Advento é tempo de reflexão e conversão. Precisamos rever nossas atitudes em relação aos cuidados que devemos ter para com a vida humana, a vida do irmão e da irmã.

L 1: Somos chamados a rever nossas relações também com o meio ambiente, com esse mundo que Deus tanto amou e ama.

Page 12: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

11

T: “Deus enviou o seu Filho não para condenar o mundo” (Jo 3,17).L 2: Neste Advento podemos espelhar-nos no amor de Deus por nós

e fazer a nossa parte, para que o Natal seja fiel ao projeto de Deus.

T: Deus enviou o seu Filho ao mundo, para que o mundo seja salvo por ele.

Canto: Natal é tempo de rever

/: Natal é tempo de rever, de a gente amar e renascer. Natal é tempo de pensar em Deus, que só nos quer salvar. :/

1. A gente passa o ano inteiro assim, andando sempre do começo ao fim. Será que Cristo esteve em cada dia ao nosso lado, em nossa companhia?

2. Por toda parte vemos tantas luzes, por toda parte vemos tantas cruzes. Natal é tempo de partir o pão, Natal é tempo de salvar o irmão.

A Palavra de Deus nos leva ao compromisso

A 1: Diante da realidade que vivemos, o que Deus nos pede? Que compromisso podemos assu-mir durante este período do Advento e Natal, para que o projeto de Deus se realize com mais intensidade?

A 2: Ao narrar o nascimento de Jesus, a Bíblia diz que Maria o colocou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. Que manjedoura oferecemos para acolher Jesus?

A 1: Como os pastores e os Reis Magos vamos até Belém visitar Jesus. Belém pode ser o bairro, o condomínio onde moramos. Onde encontrá-lo? – Lá onde está o doente, o desanimado, o pobre, o idoso aban-

donado, o desempregado, a criança com fome, sem teto... – Onde as pessoas sejam respeitadas em suas necessidades e

direitos básicos: saúde, moradia, educação, segurança.A 2: Imitando os pastores e os Reis Magos, o que podemos oferecer

a Jesus?

Page 13: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

12

– Será um coração cheio de ternura, amor, paz e justiça, um co-ração solidário, que acolhe os irmãos e irmãs necessitados?

– Será um coração esvaziado dos muitos entulhos, das bugigan-gas acumuladas pelo egoísmo, o consumismo, o comodismo, a ganância, a preocupação com tantas coisas supérfluas e fúteis?

A 1: Ter mais vida é viver a fraternidade, anunciar a esperança e a alegria de contarmos com a presença de Deus entre nós. – Como transformar o espaço da nossa casa, da comunidade,

num lugar onde a vida seja mais valorizada? (Que o grupo use a criatividade, e tenha ousadia para criar um modelo

de manjedoura para acolher bem Jesus neste Natal, a fim de ser mostrado (levado) no encontro de encerramento. Algo que

simbolize nossa casa interior, comunidade, família...)

Oração e bênção

A 2: A partir de nossa reflexão podemos fazer preces de forma espontânea. Depois de cada prece de louvor, agradecimento, súplica ou pedido de perdão, vamos repetir:

T: “Ele está no meio de nós”!

(Tempo para preces espontânea.)

A 1: De mãos dadas, em sinal de fraternidade, na certeza de que o Natal de Jesus revigora a nossa unidade, rezemos a oração que Ele nos ensinou.

T: Pai nosso...

A 2: Nós bendizemos o Deus da vida, que enviou seu Filho único a este mundo para dar-nos a vida por meio dele. Com muito amor, pedimos que abençoe e consagre todas as famílias que se pre-param para o Natal de Jesus.

T: Que o Senhor nos abençoe e nos dê a paz, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Page 14: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

13

Canto: Maria do sonho de Deus

1. Maria do sonho de Deus, do sonho mais lindo que é seu, do sonho do povo em clamor: “Que venha Jesus Salvador!”

/: Sonho lindo, encantador, esperança, amor e fé. Sonha Deus libertador com Jesus de Nazaré! :/

2. A graça do Pai, em Maria, um anjo de Deus anuncia. Ao mundo revela Jesus, o Espírito Santo a conduz.

Campanha da Evangelização

Todos os anos, no Tempo do Ad-vento, a Igreja no Brasil realiza a Campanha da Evangelização. No terceiro domingo do Advento é feita a Coleta da Evangelização. É uma oportunidade para despertar na consciência de todos os católi-cos a responsabilidade diante da missão evangelizadora. Este ano, a Campanha tem como tema: “Ele veio curar nossos males”.

AtençãoÉ bom que nos preparemos para o próximo encontro,

lendo o tema e o texto bíblico.É importante levar a Bíblia em todos os encontros.

Page 15: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

14

1º Encontro

O SENHOR VEM AO NOSSO ENCONTRO

“O que vos digo, digo a todos: vigiai” (Mc 13,37).

Ambiente: Bíblia, casinha, coroa do Advento com as velas, e outros símbolos natalinos cristãos.

Acolhida: Pelos donos da casa ou pelo animador(a).

Motivação e oração inicial

Animador(a): Irmãos e irmãs! Que, neste encontro, a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo venham sobre nós e nos ajudem em nossa preparação para o Natal. Saudemos a Santíssima Trindade:

Todos(as): O Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Amém.A: Jesus Cristo é a luz do mundo. Ele alimenta nossa fé, nossa

vida e nossa esperança. Acendemos a primeira vela do Advento, cantando.

Canto: As quatro velas

1. Uma vela se acende no caminho a iluminar. Preparemos nossa casa: É Jesus quem vai chegar.

/: No Advento, a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu Natal. Vem nascer em nosso lar. :/

(Enquanto se canta, acende-se a primeira vela.)

A: Esperando com alegria a vinda de Cristo como luz para a nossa vida, rezemos como Zacarias (Lc 1,68-79), pai de João Batista, que profetizava dizendo:

Lado A: Bendito seja o Senhor Deus de Israel/ que a seu povo visitou e libertou;/ e fez surgir um poderoso Salvador / na casa de Davi, seu servidor,

Page 16: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

15

Lado B: como falara pela boca de seus santos,/ os profetas desde os tempos mais antigos, / para salvar-nos do poder dos inimigos, / e da mão de todos quantos nos odeiam.

Lado A: Assim mostrou misericórdia a nossos pais,/ recordando a sua santa Aliança / e o juramento a Abraão, o nosso pai,

Lado B: de conceder-nos que, libertos do inimigo, / a ele nós sirvamos sem temor / em santidade e justiça diante dele,/ enquanto perdu-rarem nossos dias.

Lado A: Serás profeta do Altíssimo, ó menino, / pois irás andando à frente do Senhor / para aplainar e preparar os seus caminhos,/ anunciando ao seu povo a salvação,/ que está na remissão de seus pecados.

Lado B: Pelo amor do coração de nosso Deus,/ Sol nascente que nos veio visitar / lá do alto como luz resplandecente / a iluminar a quantos jazem entre as trevas / e na sombra da morte estão sentados / e no caminho da paz guiar nossos passos.

Canto: Da cepa brotou a rama

/: Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu Maria, de Maria, o Salvador. :/

1. O Espírito de Deus sobre ele pousará de saber, de entendi-mento. Este Espírito será de conselho e fortaleza, de ciência e de temor. Achará sua alegria no temor do seu Senhor.

Refletindo o tema

A: No encontro de hoje refletiremos sobre a vigilância neste tempo de Advento.

Leitor(a) 1: Assim como naquele tempo o povo não reconheceu o Messias, também nós hoje acabamos não reconhecendo o ver-dadeiro sentido do Natal.

L 2: Será que não estamos esquecendo quem realmente merece ser homenageado nesta data?

T: “Nasceu para nós um Menino, um Filho nos foi dado. O Prín-cipe da Paz” (Is 9,5).

Page 17: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

16

L 3: As festas natalinas muitas vezes servem mais para nosso di-vertimento e satisfação pessoal do que para refletirmos e nos aproximarmos de Jesus.

L 4: Infelizmente, a festa do Natal está marcada pelo consumismo desenfreado, que impede o espírito de vigilância e traz como con-sequências a ansiedade, a insatisfação, os excessos no consumo de comida e bebida.

L 1: Muitas famílias se endividam por muito tempo, por causa de compras exageradas nessa época.

L 2: O fato de não comprar presentes caros, de evitar uma ceia de Natal ostensiva e o consumo sem limites é atitude que ensina às crianças o verdadeiro sentido do Natal, e reacende em nós o seu real significado.

T: “O que vos digo, digo a todos: vigiai” (Mc 13,37).Canto: É preciso dar pra receber amor

/: É preciso dar pra receber amor. :/ 1. Quanta gente pede esmola, não tem pão, não tem escola, não

tem casa pra morar, não tem. 2. Quanta gente vai morrendo, e estamos esquecendo que eles

são nossos irmãos, irmãs.3. Enfeitamos a cidade, mas não temos caridade, com aquele

que precisa de amor.4. Do irmão que está ausente, em nossa lista de presentes, é

preciso se lembrar, também.5. Vamos construir um mundo mais humano e mais fecundo, em

justiça, paz e amor, amor.

A Palavra de Deus nos ilumina

A: Jesus Cristo, a Palavra de Deus que se fez carne, está presente em toda a obra da criação. Ele falou aos nossos antepassados e nos fala hoje também. Ouçamos atentamente a sua mensagem, recebendo a Palavra de Deus, cantando alegremente:

Page 18: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

17

Canto: Envia tua Palavra

/: Envia tua Palavra, Palavra de Salvação, que vem trazer esperança, aos pobres libertação. :/

1. Tua Palavra de vida é como a chuva que cai que torna o solo fecundo e faz nascer a semente. É água viva da fonte, que faz florir o deserto. É uma luz no horizonte, é novo caminho aberto.

Leitor(a): Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 13,33-37)

(Breve silêncio para interiorização da Palavra.)

A: Vamos refletir seguindo os passos da Leitura Orante: O que o texto diz?

(Tempo para contar o texto.)

A: O que este texto diz hoje para nós?

(Tempo para as pessoas falarem.)

A: O que este texto nos leva a dizer a Deus?

(Tempo para uma breve oração pessoal ou rezar um salmo escolhido pelo grupo, terminando com o canto ou rezando.)

Canto: Vigiai, vigiai, eu vos digo, não sabeis qual o dia ou a hora. Vigiai, vigiai, eu repito: Eis que vem o Senhor em sua glória! Eis que vem o Senhor em sua glória!

Aprofundando a Palavra

A: Na passagem do Evangelho segundo Marcos, que acabamos de ouvir e refletir, Jesus fala sobre a importância da vigilância.

T: “O que vos digo, digo a todos: vigiai” (Mc 13,37).

L 3: Como cristãos e cristãs, é importante estarmos atentos, vigilantes diante dos males da ganância, do espírito natalino comercializado, da vivência do Natal como simples ato social.

T: “Vivei com sensatez e vigiai” (1Pd 4,7).

Page 19: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

18

L 4: O Natal terá seu verdadeiro valor se fizermos o amor renascer, se promovermos a justiça e a paz.

T: Vigiai, portanto, pois não sabeis quando o senhor da casa volta (Mc 13,35).

L 1: É preciso que adotemos uma prática cristã constante, em todos os dias de nossa vida, e principalmente nesta época do ano, buscando a reconciliação com nosso próximo e com Deus.

T: “Não aconteça que, vindo de repente, vos encontre dormindo” (Mc 13,36).

A: Nesse tempo de preparação do Natal de Jesus é preciso que paremos um pouco, para lembrar-nos do maior presente que a humanidade recebeu:

T: A vinda do Salvador, Jesus de Nazaré.

Canto: O tempo vai passando sutilmente

1. O tempo vai passando sutilmente, de repente a gente lembra que o Natal já vai chegar. /: É preciso parar, é preciso lembrar que Cristo veio para nos salvar. :/

2. A praça apareceu iluminada, na calçada o povo pensa que em pacotes compra a paz. /: Só de Deus vem a paz, é só Ele quem traz felicidade para todos nós. :/

3. O meu Natal seria uma prece, se eu pudesse em alegria todo pranto transformar. /: Ele veio salvar, todo pranto enxugar, tornou-se gente para humanizar. :/

Assumindo compromissos

A: Nossos GBF se reúnem para rezar, refletir e partilhar. Identificam-se pela prática do compromisso, da ligação entre fé e vida.

(Vamos olhar as propostas motivadas na celebração inicial e conversar sobre o compromisso que queremos

assumir e como o vamos realizar.)

Page 20: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

19

Oração e bênção

A: Agradeçamos a bondade, a graça de Deus, que, revestido de nossa fragilidade, veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da Salvação. Rezemos:

T: Pai Nosso..., Ave Maria..., Glória ao Pai...A: Vamos em paz, e o Senhor nos acompanhe.

T: Graças a Deus.Canto: Abre tua Porta

1. Abre tua porta que alguém está batendo. Abre tua porta que alguém está nascendo. É Jesus que vem a ti.

/: Por que não respondes? Por que tu te escondes, impedes Jesus de renascer! :/

2. Tira este manto que veste o velho homem. Tira da vida ideais que te consomem, abre a porta a Jesus.

3. Quando acolheres idosos e crianças, para cobri-los de paz e esperança, é Jesus que vem a ti.

Campanha para Evangelização

É nosso compromisso participar da obra evangelizadora no Reino de Deus com nossa contribuição para a Coleta da Evangelização. Assim, estaremos colaborando com a mis-são da Igreja: missão de evangelizar, em nossa Arquidiocese e no Brasil. Ofereçamos ao Senhor da Messe na coleta do terceiro domingo do Advento a nossa colaboração espontânea.

AtençãoÉ bom que nos preparemos para o próximo encontro, lendo

o tema e o texto bíblico.É importante levar a Bíblia em todos os encontros.

Page 21: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

20

2º Encontro

A VINDA DO MESSIAS

“Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, e ele preparará teu caminho” (Mc 1,2).

Símbolos: Bíblia, casinha, sandálias, coroa com as velas, e outros símbolos natali-nos cristãos...

Acolhida: Pelas pessoas da casa que acolhe.

Motivação e oração inicial

Animador(a): Irmãos e irmãs, no encontro de hoje queremos compre-ender melhor o sentido profundo do Advento, tempo em que se reflete a vinda de Jesus de Nazaré na história humana e em que se prepara a nossa casa interior para acolhê-lo.

(Contemplemos os símbolos que marcam a nossa caminhada nesse tempo. Cantemos.)

Canto: /: Vem, Senhor, vem nos salvar. Com teu povo vem caminhar! :/

A: O segundo domingo do Advento destaca a figura de João Batista. Naquele tempo, o povo de Deus ansiava por um salvador, que os libertasse daquela situação de vida injusta e sofrida.

Leitor(a) 1: Também hoje a humanidade precisa ser libertada de tan-tos males causados pela injustiça e falta de amor. Tudo isso nos causa angústias, tristezas e sofrimentos.

L 2: O tempo do Advento continua sendo de grande expectativa e esperança que anima a nossa caminhada no dia a dia.

A: Vamos saudar a Trindade Santa que se faz presente no meio de nós.

Todos(as): Em nome do Pai... A: A coroa de ramos verdes com quatro velas, coroa do Advento,

costuma acompanhar os nossos encontros nas casas e em mui-

Page 22: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

21

tas comunidades. Com a alegria contagiante da espiritualidade natalina, vamos acender a segunda vela do Advento.

(Alguém acende a vela.)

Canto: No Advento, a tua vinda

/: No Advento, a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu Natal, vem nascer em nosso lar. :/

1. A segunda vela acesa vem a vida clarear, rejeitemos, pois, as trevas, é Jesus quem vai chegar.

A: Jesus vem ao nosso encontro, Ele vem curar nossos males, vem nos ensinar a viver no seu Reino de amor, paz e justiça. Em união com toda a Igreja no Brasil, rezemos:

T: Ó Cristo, revestido da fragilidade humana, viestes ao mundo em nosso auxílio. Apressai-vos em curar nossos males e tor-nai nossa comunidade ardorosa na evangelização, enquanto, vigilantes, aguardamos o Reino definitivo. Amém.

A: O Advento é esse tempo muito especial para nos questionarmos seriamente sobre a nossa vida pessoal e comunitária, e também sobre o mundo em que vivemos. Façamos um momento de silên-cio para pedir perdão a Deus do mais fundo de nosso coração. Pelo nosso pouco empenho em defesa da vida, e pelas nossas infidelidades, vamos pedir perdão.

(Silêncio.)

Canto: /: Irmã, irmão, olha pra dentro do teu coração. Vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver. :/

A: Esses encontros que nos reúnem em família são momentos de muita fraternidade, amizade, convivência e preparação para o Natal.

L 3: As quatro semanas do Advento são um período em que procu-ramos refletir sobre a nossa conversão pessoal e comunitária, baseada nos princípios do Evangelho.

L 4: A vinda de Jesus Cristo entre nós é a garantia do próprio Reino de Deus que se torna presente na humanidade. Este Reino quer

Page 23: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

22

se tornar realidade visível e atuante numa sociedade justa e so-lidária, de amor fraterno e paz.

L 1: Esta é a grande esperança que o Advento nos traz, é a semente do amor que Jesus continua lançando há mais de 2000 anos na vida da humanidade.

L 2: Deus quer novamente armar a sua tenda entre nós. Num mundo tão materialista, individualista e sem amor, Ele vem ao nosso encontro.

L 3: Uma sociedade que não considera os ensinamentos do Senhor impede que as pessoas tenham o direito de ter vida digna, casa, saúde... Jesus edifica este novo Reino.

T: “Convertei-vos e crede na Boa Nova” (Mc 1,15b).

Canto: As colinas serão abaixadas

1. As colinas vão ser abaixadas, os caminhos vão ter mais fulgor. O Senhor quer as vidas ornadas para a festa da vida e do amor.

/: Vem, Senhor! Vem salvar teu povo, Deus conosco, Ema-nuel! Neste pão, um mundo novo, quer teu povo, Deus fiel! :/

A Palavra de Deus ilumina

A: A pessoa que espera fica atenta, aberta para o sinal daquele que vem. Ouçamos agora o apelo do Evangelho, que nos indica a maneira de viver a espera do Messias nesse Advento.

Canto: A vossa Palavra, Senhor, é sinal de interesse por nós...

Leitor(a) da Palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,1-8.

(Silêncio.)

Page 24: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

23

Para refletir

A: João Batista é o precursor da vinda do Salvador. Vamos reler o texto e ver o que diz.

(Tempo para contar o texto.)

A: O que Deus nos fala através da palavra do profeta João Batista?

(Tempo para escutar o que Deus nos quer dizer.)

A: Preparar os caminhos significa preparar um mundo novo, uma nova sociedade, para vivermos uma nova aliança com Deus. Façamos nossa oração pessoal a Deus.

(Tempo para responder a Deus com a nossa oração.)

A: No Advento fazemos a experiência de viver à espera do cumprimen-to das promessas e de renovar a esperança no Reino que Jesus inaugurou no mundo. Em nosso grupo, nossa comunidade, como poderemos vivenciar o Advento e preparar o caminho do Senhor?

(Tempo para conversar.)

A Palavra de Deus nos leva a assumir compromissos

A: Muitas pessoas no mundo, embora filhos e filhas de Deus, ainda não conhecem o grande presente que Ele nos enviou, o Salvador da humanidade. Nós, como discípulos missionários, anunciadores da Boa Notícia do Reino, como podemos anunciar Jesus aos irmãos e irmãs?

(Conversar sobre o compromisso que assumimos a partir da proposta na celebração inicial.)

Oração e bênção

A: Meu irmão e minha irmã, Advento é tempo de repartir a vida. Mais do que distribuir presentes, é tempo de projetar o amor, o bem e a justiça para todos os filhos e filhas de Deus.

Page 25: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

24

L 1: É tempo de ser luz no mundo, de sorrir a uma pessoa, de dizer o quanto precisamos uns dos outros e o quanto amamos a Deus.

L 2: Com alegria no coração, devemos vivenciar a celebração do nascimento de Jesus de Nazaré.

Os nossos encontros, as cores e as luzes do Advento, as músicas, os símbolos cristãos, a “noite feliz” devem caracterizar a nossa preparação para a linda festa do Natal do Senhor.

Canto: /: Natal é vida que nasce. Natal é Cristo que vem. Nós somos o seu presépio, e a nossa casa é Belém! :/

A: Tudo que refletimos hoje nos mostra claramente como é impor-tante o tempo do Advento. Fiquemos vigilantes na fé e na oração. Rezemos, pedindo a Deus:

Para reconhecermos os sinais de sua presença misericordiosa na vida pessoal e na história do mundo,

T: Vinde, Senhor Jesus!

L 2: Para trilharmos o caminho do Senhor na fidelidade de nosso compromisso cristão,

T: Vinde, Senhor Jesus!

L 3: Para testemunharmos a alegria do encontro com Jesus, que nos ensina a amar os irmãos e irmãs e abrir o coração às iniciativas que constroem o Reino,

T: Vinde, Senhor Jesus!

(Momento para mais preces espontâneas.)

A: De mãos dadas em sinal de comunhão e unidade, rezemos juntos a oração que o Senhor nos ensinou.

T: Pai Nosso...

A: Pedimos que Maria e José intercedam por nós, pedindo a Deus muitas graças e bênçãos, para nós, para nossas famílias, nossos GBF, nossas comunidades e para toda a Igreja.

T: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Page 26: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

25

Canto: Uma entre todas foi a escolhida

1. Uma entre todas foi a escolhida. Foste tu, Maria, serva prefe-rida, Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador.

/: Maria, cheia de graça e consolo, vem caminhar com teu povo. Nossa Mãe sempre serás. :/

A Campanha da Evangelização tem por objetivo:

Conscientizar todos os cristãos, unidos a Cristo pelo Batismo, a par-ticiparem da missão evangelizadora da Igreja através do testemunho, das ações pastorais específicas e da ga-rantia de recursos materiais, apoian-do as atividades evangelizadoras nas dioceses e em âmbito nacional.

É nosso compromisso contribuir com a Coleta da Evangelização que se realizará no terceiro domingo do Advento.

AtençãoÉ bom que nos preparemos para o próximo encontro, lendo

o tema e o texto bíblico.É importante levar a Bíblia em todos os encontros.

Page 27: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

26

3º Encontro

A ALEGRIA DE PREPARAR O CAMINHO

“Aplainai o caminho do Senhor” (Jo 1,23).

Ambiente: Bíblia, Coroa do Advento com as velas, casinha, fotos de caminho com obs-táculos (pedras), água e outros símbolos cristãos natalinos.

Acolhida: Pela família que recebe o grupo ou pelo animador(a).

Motivação e oração inicial

Animador(a): Irmãos e irmãs, o tempo do Advento é um convite para vivermos verdadeiramente a alegria da graça de Deus, que reno-va em nós cada dia a esperança no Senhor que vem trazer paz, amor, justiça e vida em plenitude.

(Enquanto cantamos, contemplemos os símbolos.)

Canto: /: Alegrai-vos, alegrai-vos, alegrai-vos sempre no Senhor. Alegrai-vos, alegrai-vos, alegrai-vos no Senhor! :/

A: Deus nos dá a vida e nos ensina a partilhar. Como estamos nos comprometendo na transformação dos males da injustiça e ajudan-do nossos irmãos e irmãs a viver bem o Natal e ter vida digna?

(Tempo para partilhar o que estamos fazendo como compromisso do Advento.)

A: Saudamos a Trindade Santa com o sinal da nossa fé, cantando:

Canto: Em nome do Pai...A: Jesus, que veio armar sua tenda no meio de nós, nos ensina a

viver o amor fraterno. Vamos acender a terceira vela do Advento, cantando com muita alegria:

(Com as luzes apagadas, acende-se a 3ª vela. Sugestão: uma criança pode acender.)

Page 28: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

27

Canto: No Advento, a tua vinda

1. Na terceira vela temos a esperança a crepitar. Nossa fé se reanima: é Jesus quem vai chegar.

/: No Advento, a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu Natal, vem nascer em nosso lar. :/

A: Ao acendermos esta vela, queremos reacender em nós a chama da esperança, da conversão, da santificação de nossa vida, da alegria pela vinda do Emanuel, Deus-conosco.

Canto: /: Minha luz é Jesus, e Jesus me conduz pelos caminhos da paz. :/

Leitor(a) 1: O Filho de Deus se despoja da divindade e se insere na vida humana para preencher com sua graça os nossos sonhos, nossas lutas e conquistas.

Todos(as): Jesus veio ao mundo para partilhar conosco a sua filiação divina, fazer-nos “participantes da natureza divina” (1Pd 1,4), isto é, da sua própria vida.

L 2: Advento é tempo de conversão, de abrirmos nosso coração para a “vinda do Senhor” em nossa vida e na história!

Canto: /: No Advento, a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu Natal, vem nascer em nosso lar. :/

L 3: Advento é tempo de buscarmos o perdão de Deus e abrirmos o coração para acolher os irmãos e irmãs no dia a dia da nossa realidade.

Canto: /: Irmã, irmão, olha pra dentro do teu coração. Vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver. :/

L 1: Jesus deseja entrar em nossa vida para transformá-la, revigoran-do em nós atitudes permanentes de solidariedade, fraternidade e partilha...

Canto: /: Deus vem a nós, homem se faz! Festa de amor e paz! :/

A: Nessa terceira semana do Advento, João Batista se revela como a voz que anuncia a chegada do Salvador.

T: “Aplainai o caminho do Senhor” (Jo 1,23).

Page 29: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

28

L 2: O Senhor vem a nós quando nos reunimos em seu nome, em torno da Bíblia, nos nossos Grupos Bíblicos em Família, como Igreja nas Casas.

L 3: Ele continua vindo a nós, de modo especial, no Sacramento da Reconciliação, na Eucaristia, na oração pessoal e comunitária.

L 1: Ele vem também ao nosso encontro nos meninos de rua, nos andarilhos, nos viciados, drogados, no rosto de tantos nos-sos irmãos e irmãs sem pão e sem teto, nas pessoas aflitas e enfermas.

T: “Aplainai o caminho do Senhor” (Jo 1,23).L 2: Ele continua vindo ao encontro de toda a humanidade nos

diversos credos religiosos, diferenciados por tantos nomes e vivências de fé.

T: “Aplainai o caminho do Senhor” (Jo 1,23).Canto: /: Minha luz é Jesus. E Jesus me conduz pelos caminhos

da paz. :/

A Palavra de Deus nos Ilumina

A: A Palavra de Deus se faz presente em nossa vida para que haja uma verda-deira transformação. Vamos deixá-la ecoando sempre em nosso coração.

Canto: Tua Palavra é lâmpada para meus pés, Senhor. Lâmpada para meus pés, Senhor. Luz para o meu caminho.

Leitor(a) da Palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,19-28.

(Silêncio.)

A: Vamos refletir seguindo os passos da Leitura Orante. a) O que o texto diz? Vamos ler o texto novamente e contar com

nossas palavras.(Tempo.)

b) O que o texto diz para nós? (Tempo para meditarmos o que Deus nos fala através do texto bíblico.)

Page 30: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

29

c) O que o texto nos leva a dizer a Deus em forma de oração?(Tempo para uma breve oração pessoal.)

d) Como podemos relacionar o Evangelho com as nossas ações concretas?

(Tempo para conversar.)

Aprofundando a Palavra

A: O trecho do Evangelho que acabamos de refletir acentua a missão de João Batista, o enviado por Deus para testemunhar a vinda do Salvador.

T: “Veio um homem, enviado por Deus; seu nome era João” (Jo 1,6). L 3: João se apresenta como o precursor do Messias, como a voz que

grita no deserto e dá testemunho de que ele não é o Salvador.

T: “João veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos pudessem crer, por meio dele” (Jo 1,7).

L 1: João testemunhou com a sua vida que Jesus é a luz. A luz ver-dadeira que veio ao mundo para iluminar toda a humanidade.

T: “João não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz” (Jo 1,8).

L 2: João Batista prega a conversão, simbolizada pelo batismo nas águas do rio Jordão.

T: “Eu batizo com água. Mas entre vós está alguém que vós não conheceis: aquele que vem depois de mim, e do qual eu não sou digno de desatar as correias das sandálias!” (Jo 1,26).

L 3: Nós somos chamados hoje a dar testemunho dessa luz que é Jesus, em meio às sombras do mundo.

T: Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).

L 1: Jesus é a Palavra encarnada e definitiva de Deus, manifestando o amor que indica a toda a humanidade o verdadeiro sentido da vida.

T: “A Palavra se fez carne e veio morar entre nós...” (Jo 1,14).

Page 31: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

30

A: O terceiro domingo do Advento é o domingo da alegria que nasce da fé cristã. Alegria que não depende dos nossos caprichos e nem dos sucessos de nossa vida.

L 2: A verdadeira alegria é conhecer Jesus e fazer com que outros o conheçam.

T: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). L 3: A alegria mais profunda nasce de um coração convertido, em pro-

funda comunhão de vida com Deus e com os irmãos e irmãs.

Canto: Jesus Cristo ontem, hoje e sempre! Ontem, hoje e sempre, aleluia!

A Palavra de Deus nos faz assumir compromissos

A: Nas próximas semanas estaremos ce-lebrando o Natal do Senhor, e devemos estar bem preparados e alegres assu-mindo os compromissos propostos na celebração inicial. Como preparamos a nossa manjedoura, nossa casa interior, nossas comunidades para ficarem mais bonitas e acolhedoras para acolher Jesus que vem ao nosso encontro?

(Tempo para conversar e partilhar as ideias de como apresentar no último encontro o compromisso assumido pelo grupo.)

Oração e bênção

A: Jesus de Nazaré veio uma primeira vez quando nasceu em Belém. Ele continua a vir sempre ao nosso encontro no dia a dia da nossa vida. Ele também virá no fim dos tempos, como nos prometeu. Ele é presença viva que transforma nossas vidas e nos entusiasma para a missão de anunciar a Boa Notícia a todos os povos.

T: Vinde, Senhor Jesus!A: Nos Grupos Bíblicos em Família temos a oportunidade de parti-

lhar a mesa da Palavra e do Pão. Em união com toda a Igreja no Brasil, rezemos a oração da Campanha da Evangelização.

Page 32: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

31

T: Ó Cristo, revestido da fragilidade humana, viestes ao mundo em nosso auxílio. Apressai-vos em curar nossos males e tor-nai nossa comunidade ardorosa na evangelização, enquanto, vigilantes, aguardamos o Reino definitivo. Amém.

A: Que a Mãe de Jesus, Nossa Senhora do Desterro, interceda por nossas famílias e nossos grupos, para que saibamos imitar o seu gesto simples de amor. À espera da alegre celebração do Natal, rezemos de mãos dadas:

T: Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...A: Que o amor de Deus, nosso Pai, a paz de Jesus de Nazaré, que

nasce em nosso meio, e a inspiração do Espírito Santo sejam penhor de bênçãos e graças no tempo das festas natalinas.

T: Amém. Aleluia.Canto: O Canto de Maria do Povo.

1. Minh’alma dá glórias ao Senhor. Meu coração bate alegre e feliz. Olhou para mim com tanto amor que me escolheu, me elegeu e me quis! E, de hoje em diante, eu já posso prever: “Todos os povos vão me bendizer. O Poderoso lembrou-se de mim! Santo é seu nome sem fim!”

2. O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz. Maria carrega o Salvador, porque Deus Pai sempre cumpre o que diz. E, quando os povos aceitam a lei, passa de pai para filho seu dom. Das gerações Ele é mais do que rei, Ele é Deus Pai. Ele é bom.

AtençãoÉ bom que nos preparemos para o próximo encontro, lendo

o tema e o texto bíblico.É importante levar a Bíblia em todos os encontros.

Page 33: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

32

4º Encontro

VAMOS A BELÉM!

“... hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor!” (Lc 2,11).

Símbolos e personagens: Bíblia, casinha, cartaz do livreto, coroa do advento com as velas e os outros símbolos natalinos cristãos que acompanharam os encon-tros, mulher grávida, um casal (Maria e José) e um bebê (Jesus).

Acolhida: Pelos moradores da casa ou pelos animadores(as).

Motivação e oração inicial

Animador(a): Irmãos e irmãs, Natal é festa de alegria, de esperança, de vida nova. Durante todo o Advento caminhamos ao encontro de Jesus, o Filho de Deus.

Leitor(a) 1: Com alegria preparamos o nosso coração para celebrar a vinda do Emanuel, Deus-conosco.

L 2: Jesus vem ao nosso encontro no dia a dia, revelando o quanto nos ama.

Todos(as): “Deus amou tanto o mundo que deu o seu filho único...” (Jo 3,16).

L 3: Motivados pelo espírito natalino, percorremos durante essas úl-timas semanas um caminho de casa em casa, preparando-nos para celebrar a festa do Natal em nossas famílias e em nossa comunidade.

Canto: /: Vem, Senhor, vem nos salvar. Com teu povo vem caminhar! :/

A: Fizemos a experiência de caminhar com Deus, presença viva no meio de nós. Na presença da Trindade Santa, rezamos:

T: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Page 34: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

33

A: O Advento é um tempo precioso para nos encontrarmos com Deus Menino, Jesus de Nazaré. Acolhamos os símbolos da nossa caminhada, cantando.

Canto: /: Natal é vida que nasce. Natal é Cristo que vem. Nós somos o seu presépio, e a nossa casa é Belém. :/

(Símbolos: casinha, cartaz do livreto, e outros símbolos cristãos que acompanharam os encontros.)

A: Vamos abrir o nosso coração e a nossa casa para Jesus entrar, e deixemos a luz de Belém iluminar os nossos caminhos e a nossa vida.

(Crianças levam a coroa e as quatro velas, e a mulher grávida, ou mãe, acende a 4º vela do Advento. Cantemos:)

Canto: As quatro velas

/: No Advento, a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu natal, vem nascer em nosso lar. :/

1. Eis a luz da quarta vela, um clarão se faz brilhar. Bate forte o coração, é Jesus que vai chegar.

A: Lembramos a alegria do sim de Maria. Ela deixou-se inundar pela luz do Espírito Santo no mistério da encarnação do Filho de Deus.

L 4: Revestido da fragilidade humana como nós, Deus revela o seu plano de amor a toda a humanidade.

T: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus” (Lc 1,30).

A: Lembrando o momento da Anunciação, rezemos em dois lados a Oração do Ângelus:

Lado A: O Anjo do Senhor anunciou a Maria. E Ela concebeu do Es-pírito Santo.

T: Ave Maria...Lado B: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa

palavra.

T: Ave Maria...

Page 35: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

34

Lado A: E o Verbo de Deus se fez carne. E habitou entre nós.

T: Ave Maria...

Lado B: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

T: Oremos. Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa graça, vo-lo suplicamos, a fim de que, conhecendo, pelo anúncio do Anjo, a Encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, pelos merecimentos de sua Paixão e Morte na Cruz cheguemos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Canto: Sonho lindo, encantador, esperança, amor e fé. Sonha Deus libertador com Jesus de Nazaré.

A: Esta é a quarta semana do Advento em preparação para o Natal. De modo especial, queremos dedicá-la a Maria, mãe de Jesus, como também às mulheres grávidas e às que tiveram e têm a graça de ser mãe.

(Uma mulher grávida ou uma mãe canta ou reza.)

Mulher grávida: O Senhor fez em mim maravilhas! Santo é o seu nome.

A: Na festa do Natal celebramos o nascimento do Filho de Deus, nascido de Maria. Maria, mulher simples, encontrou graça diante de Deus. A maternidade é uma realidade feliz e abençoada na vida da mulher.

(As mães cantam ou rezam.)

Mães: O Senhor fez em mim maravilhas! Santo é o seu nome.

A: Natal é celebração do amor, é a festa do nascimento de Jesus, que assume a natureza humana e vem ao nosso encontro como o Emanuel, o Deus-conosco.

(Cantemos ou rezemos.)

Canto: O Senhor fez em mim maravilhas! Santo é o seu nome.

Page 36: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

35

L 1: Deus viu e ouviu o clamor do seu povo e fez maravilhas revelando seu amor incondicional a toda a humanidade. Firmou sua aliança, enviando seu Filho amado para a nossa salvação.

L 2: Deus mostra sua misericórdia aos pequenos e pobres, aos injus-tiçados e pecadores, aos doentes e sofredores, aos perseguidos e marginalizados, a toda a humanidade.

T: “Ele será chamado Filho do Altíssimo,... e o seu Reino não terá fim” (Lc 1,32-33).

L 3: Numa sociedade marcada pela lei do mercado, do individualismo, da violência e da prepotência, as pessoas são cada vez mais ego-ístas e materialistas e, com atitudes injustas, ferem a dignidade humana de muitos irmãos e irmãs.

L 4: Jesus, o Filho de Deus, que foi ansiosamente esperado, vem nos libertar das trevas da escuridão e nos chama a lutar contra todos os males que geram injustiça, sofrimento, opressão, ganância, e tudo o que nos afasta de Deus.

Canto: /: Natal é tempo de rever, de a gente amar e renascer. Natal é tempo de pensar em Deus, que só nos quer salvar. :/

A Palavra de Deus ilumina a vida

A: O Evangelho de Lucas narra um acontecimen-to que é o marco da nossa história: o nasci-mento de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus. Acolhamos a Palavra de Deus, cantando:

(Com criatividade, vamos acolher solenemente.)

Canto: /: Da cepa brotou o rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu Maria, de Maria o Salvador. :/

Leitor(a) da Palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, 2,1-20.

(Momento de interiorização da Palavra.)

A: Vamos refletir o texto bíblico acompanhando os passos da Leitura Orante da Bíblia.

Page 37: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

36

T: “Vamos a Belém, para ver a realização desta palavra que o Senhor nos deu a conhecer” (Lc 2,15).

A: Vamos relembrar o que diz o texto com a encenação deste canto muito conhecido.

(Sugestão: fecham-se as portas da igreja ou da casa, e a encenação do canto começa de fora para dentro,

com Maria e José batendo nas portas.)

Canto: Quando completou-se o tempo1. Quando completou-se o tempo de Maria dar à luz, /: não havia

na cidade um lugar para Jesus. :/2. E José, de porta em porta, nas famílias foi bater, /: e pediu

algum abrigo pra Jesus que ia nascer. :/3. Encontrou portas fechadas, pouso não havia mais. /: E Jesus

nasceu humilde, num abrigo de animais. :/4. Desce Deus de sua glória e entre os homens quer viver. /: Não

fechemos nossa porta ao Senhor que vai nascer .:/A: Vamos comentar o que o texto diz a nós. No cotidiano da nossa

vida, onde e como Jesus pode nascer?(Tempo para conversar sobre o texto bíblico, relacionar o Evangelho com os dias de hoje.)

A: O que o texto nos faz dizer a Deus? Em resposta, cantemos com os anjos e pastores, dando glória a Deus no nascimento do seu Filho, Jesus de Nazaré.

(Aproximemo-nos cantando dos personagens da encenação: Maria, José e Jesus.)

Canto: Vinde, cristãos, vinde à porfia1. Vinde, Cristãos, vinde à porfia. Hinos cantemos de louvor,

hinos de Paz e de alegria, hinos de anjos do Senhor. /: Glória a Deus nas alturas! :/

2. Foi nesta noite venturosa do nascimento do Senhor, que anjos de voz harmoniosa deram a Deus o seu louvor. /: Glória a Deus nas alturas! :/

3. Vinde juntar-nos aos pastores, vinde com eles a Belém. Vinde correndo pressurosos, o Salvador enfim nos vem. /: Glória a Deus nas alturas! :/

A: Vamos olhar a nossa realidade com os olhos de Deus e assumir compromissos para além do tempo do Advento/Natal:

Page 38: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

37

a) Perceber as necessidades das famílias de nossa comunidade e ajudá-las a viver o verdadeiro sentido do Natal e a viver bem no dia a dia.

b) Visitar pessoas abandonadas e empobrecidas, demonstrando carinho e solidariedade.

c) Abrir o nosso coração a Deus e comprometer-nos na defesa da vida humana e de toda a criação, disponíveis para servir onde a necessidade é mais urgente.

A: Com a alegria de celebrar bem o Natal, vamos trazer ou partilhar o modelo de manjedoura que criamos nos grupos, no decorrer do Advento, para acolher Jesus de Nazaré.

(Tempo para cantar, se apresentarmos as manjedouras com nossas ações de conversão, perdão, etc.; ou partilhar quais foram

as nossas atitudes que transformaram o nosso coração, a nossa casa, a nossa comunidade numa bela manjedoura para acolher Jesus.)

Bênção

A: Deus não ama simplesmente, Ele ama em plenitude. Jesus não é apenas um presente de Deus à humanidade: Ele é o Emanuel, o Deus-conosco. Por Ele, com Ele e n’Ele retornamos ao Pai.

T: Deus de bondade, Pai, Filho e Espírito Santo, guarda, ilumina e abençoa os nossos grupos, nossas famílias, nossos lares, nossa comunidade e toda a Igreja. Amém!

Canto: A noite se iluminou/: A noite se iluminou, o céu se vestiu de luz, os anjos cantaram glória, quando nasceu Jesus! :/

1. Eu quero ver a estrela no céu, iluminando o caminho do bem. Eu quero ver todo o povo sorrindo e junto seguindo a lição de Belém.

2. Eu quero ver os pastores chegando prá visitar o Menino Jesus. Eu quero ver o povo sorrindo e junto seguindo a mensagem da luz.

3. Eu quero ver os Reis Magos chegando e humildemente ado-rando o Senhor. Eu quero ver o povo sorrindo e junto seguindo a mensagem do amor.

(Sugestão: Quem quiser, pode juntar alguns grupos e propor uma confraternização, convidando toda a vizinhança.)

Page 39: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

38

Bênção dos alimentos (no caso de haver confraternização)

A: Rezemos juntos, pedindo a bênção de Deus:

(Vamos estender a mão em direção dos alimentos.)

T: Que Deus nos conceda a bênção da partilha, da solidariedade e da vida em abundância para todos e todas! Em nome do Pai, que é o criador, do Filho, que é o nosso Salvador, e do Espírito Santo que nos impulsiona para lutar em favor da vida e nos faz sonhar com um mundo melhor! Amém.

AtençãoÉ nossa tarefa acolher bem o próximo livreto, que será rezado e refletido no novo Tempo Litúrgico, o Tempo da Quaresma e Páscoa. Nesse Tempo Quaresmal e Pascal, assumiremos como compromisso refletir sobre o apelo que a Campanha da Fraternidade nos traz. Com entusiasmo preparemos bem a Celebração Inicial do novo livreto, motivando a participação e o empenho dos membros dos GBF na árdua tarefa de evangelizar nas casas, prédios, condomínios... É importante divulgar bem o dia, a hora e o local da celebração inicial, na paróquia ou comunidade, e convidar todos os irmãos e irmãs para participar dos GBF.

Boas Festas!

Que o verdadeiro sentido da nossa festa de Natal seja vivido com os valores cristãos: o amor, a esperança, a conversão, a paz, a justiça na alegria do anunciar a Boa Notícia do Reino. “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único...” (Jo 3,16).

Um abençoado Natal e um feliz Ano Novo com esperança reno-vada em Jesus Cristo, o Senhor da história.

Page 40: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

39

Anexo 1

CANTOS DE ADVENTO – NATAL

01 Senhor, vem salvar teu povo

1. Senhor, vem salvar teu povo das trevas da escuridão. Só Tu és nossa esperança, és nossa libertação.

/: Vem, Senhor! Vem nos salvar, com teu povo vem caminhar! :/

2. Contigo o deserto é fértil, a terra se abre em flor; da rocha brota água viva, da terra nasce esplendor.

3. Tu marchas à nossa frente, és força, caminho e luz. Vem logo salvar teu povo, não tardes, Senhor Jesus.

02 Estou pensando em Deus

1. Tudo seria bem melhor, se o Natal não fosse um dia, e se as mães fossem Maria, e se os pais fossem José, e se os filhos parecessem com Jesus de Nazaré.

/: Estou pensando em Deus. Estou pensando no amor. :/

03 Deus vem a nós

/: Deus vem a nós, homem se faz! Festa de amor e paz! :/1. A terra se ilumina na luz da noite santa, a estrela da esperança

das trevas se levanta.

2. O povo preparado ao céu estende a mão, porque está bem perto a sua salvação.

04 Cristo nasceu para todos

1. Guiados pela estrela da nossa fé ardente, iremos ao altar ver Cristo que nasceu.

/: Cristo nasceu para todos nós. :/2. Reis magos e pastores, os grandes e pequenos, conosco vinde

ver o Cristo que nasceu.

Page 41: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

40

05 Mãe Maria

1. Mãe Maria, um dia fizeste o mundo cantar, ao trazer o teu filho pra nos alegrar.

/: Ó Maria, tu és venerada. Pelo mundo tu és aclamada. O teu povo, a cada momento, mais quer te amar. :/

2. Mãe Maria, o mundo caminha com muita aflição, procurando buscar, em teus braços, a libertação. Mãe Maria, abençoa este povo com teu manto azul e protege-o da fome, da guerra, de norte a sul.

06 Magnificat

/: O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é seu nome! :/1. A minha alma engrandece o Senhor, exulta meu espírito em

Deus, meu Salvador. Porque olhou para a humildade de sua serva, doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

2. Seu amor para sempre se estende sobre aqueles que o temem. Manifesta o poder de seu braço, dispersa os soberbos; derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes.

3. Sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada. Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.

4. Como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e para sempre. Amém!

07 Hoje a noite é bela

1. Hoje a noite é bela, vamos à capela, sob a luz da vela, felizes a rezar. Ao soar o sino, sino pequenino, vai o Deus menino nos abençoar.

/: Bate o sino pequenino, sino de Belém: já nasceu o Deus menino para o nosso bem. Paz na terra pede o sino alegre a cantar. Abençoe o Deus menino este nosso lar :/

2. Hoje a noite é bela, vamos eu e ela, sob a luz da vela, felizes a rezar. Ao soar o sino, sino pequenino, vai o Deus menino nos abençoar.

Page 42: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

41

08 Noite linda noite bela

1. Noite linda, noite bela, noite tão cheia de luz! Toda a terra canta um hino com a chegada de Jesus!

2. Noite feita de esperança, noite clara de esplendor. Salve a Virgem Maria que seu filho nos doou!

3. Noite feita de bondade, noite feita de amor. Pois nasceu o Deus Menino, Jesus Cristo Salvador!

09 Noite Feliz

1. Noite feliz, noite feliz! O senhor, Deus de amor, pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa Jesus, nosso bem! /: Dorme em paz, ó Jesus. :/

2. Noite feliz, noite feliz! O Jesus, Deus da luz, quão afável é teu coração que quiseste nascer nosso irmão, /: e a nós todos salvar. :/

3. Noite feliz, noite feliz! Eis que no ar vêm cantar os pastores e os anjos do céu, anunciando a chegada de Deus, /: de Jesus salvador. :/

10 O Natal pode ser todo dia

1. Inovamos, Senhor, nosso lar, convidamos vizinhos, irmãos. Preparamos a mesa do altar, pro Natal de Jesus celebrar.

/: O Natal pode ser todo dia, se cada família se compro-meter a viver qual José e Maria, em seu dia a dia Jesus acolher! :/

2. Nossa casa, Senhor, tem lugar para quem Cristo se igualou. Os pequenos, também os sem lar, os sem terra que a busca cansou.

3. Nossa casa, Senhor, tem espaço para o índio, a mulher desva-lida, para o negro que, passo a passo, vai mudando a história sofrida.

4. Nossa casa, Senhor, é pequena, mas abriga o doente excluído. Cada gesto de amor vale a pena, pois Jesus fez-se pobre menino.

Page 43: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

42

11 Hino dos Grupos Bíblicos em Família

1. Igreja nas casas! Os grupos se encontram / em torno da Bíblia, Palavra de Deus.

Refletem, conversam, e rezam, e cantam,/na prece entrelaçam a terra e os céus.

/: É fé e vida na partilha. / É Grupo Bíblico em Família :/2. Igreja nas casas! Assim foi no início,/ aí se encontravam os

grupos cristãos. Por isso, o símbolo é hoje a casinha,/ a mística é o grupo de

irmãs e irmãos.

3. Igreja nas casas! Modelo é a Trindade. / Pessoas diversas constroem comunhão.

Partilham suas buscas, seus sonhos, problemas, / e tudo se torna fraterna oração.

4. Igreja nas casas! O centro é a Bíblia,/ resposta divina a huma-nas questões.

Assim, a oração, reflexão da Palavra,/motiva e orienta concre-tas ações.

5. Igreja nas casas! São células vivas/da comunidade em torno a Jesus.

Ninguém é cristão isolado, sozinho./ Amor verdadeiro à unidade conduz.

6. Igreja nas casas! A arquidiocese/ nos chama e convida a evangelizar.

Os grupos refletem o rosto da Igreja,/ que é graça presente em todo lugar.

/: É fé e vida na partilha. / É Grupo Bíblico em Família :/

Page 44: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

43

Anexo 2

ORAÇÃO DOS GRUPOS BÍBLICOS EM FAMÍLIA

D. Murilo S. R. Krieger

Senhor Jesus, tu nos garantiste:

“Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles” (Mt 18,20).

Por isso, acreditamos em tua presença, quando nos reunimos nos Grupos Bíblicos em Família.

Em nossos encontros, Senhor Jesus, somos iluminados por tua Palavra, fortalecidos pela oração comunitária e enriquecidos por tua graça.

Somos, também, confortados pela presença de irmãos e irmãs que, como nós, querem ser discípulos e missionários teus.

Porque queremos ser teus discípulos, ensina-nos a fazer a vontade do Pai; a estar atentos às necessidades dos que sofrem e a ser “alegres na esperança, fortes na tribulação e perseverantes na oração” (Rm 12,12).

Porque queremos ser teus missionários, dá-nos um coração generoso e entusiasta, um coração como o teu: incansável no anúncio de que Deus é amor.

Nossos encontros bíblicos nos preparem para o domingo, Dia do Se-nhor, quando somos convidados a nos reunir ao redor de teu Altar.

Ali te ofereces ao Pai por nós e nos alimentas com tua Palavra e com o Pão da vida; ali aprendemos que amar é assumir a cruz de cada dia.

Tua Mãe Maria, Nossa Senhora do Desterro, interceda por nossas fa-mílias e nossos grupos, para que saibam imitar a Família de Nazaré.

Assim estaremos nos preparando para viver um dia com a Santíssima Trindade, numa alegria que não terá fim. Amém.

Page 45: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

44

Anexo 3

LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS

A Leitura Orante é uma das formas de espiritualidade bíblica.

Consiste num momento em que se reflete e se reza um texto bíblico.

Como fazer a Leitura Orante:

Algumas dicas poderão ajudar-nos na vi-vência de uma autêntica espiritualidade bíblica.

1. Escolher o texto. 2. Rezar ou cantar, pedindo a luz do Espírito Santo.3. Ler e reler o texto.4. Contar o texto. 5. Analisar o texto e situá-lo em seu contexto de origem. Como Deus se revelou ao povo: personagens, lugar, quando

e como Deus aparece no texto.(Não se pode trazer o texto para o hoje.)

6. O sentido do texto para nós: ligar a Bíblia e a vida. Agora, sim, atualizar o texto para hoje.

(Em silêncio, abrir-se ao Espírito Santo e deixar que Ele nos fale.)

O que Deus pede de nós?7. Rezar o texto: O que o texto nos leva a dizer para Deus. 8. Contemplar e comprometer-se: olhar a realidade com os olhos

de Deus. Sentir com o coração de Deus e

assumir um compromisso diante da nossa realidade.

Sugestão: Fazer a Leitura Orante nos intervalos do término do Livreto do Advento/Natal até a chegada do Livreto do

Tempo da Quaresma e Páscoa.

Page 46: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

45

Equipe de Elaboração e RevisãoAlzira Steiner Horr

Coordenação Comarcal de BrusqueIr. Clea Fuck

Fernando da Luz SantanaGBF - Vila Reitz de São Pedro de Alcântara

Diác. José Antônio SchweitzerJupira Silva da Costa

Maria Angelina da SilvaMaria Glória da Silva

Diác. Roberto G. da CostaSilvia Togneri

Diác. Wilson Fábio de Castro

Equipe de Editoração Digitação: Maria Glória da Silva Revisão Redacional: Diác. José Antônio Schweitzer Revisão Teológica: Pe. Vitor Galdino Feller Apresentação: Pe. João Francisco Salm Revisão Final: Ir. Clea Fuck Editoração eletrônica e capa: Atta (José Valmeci de Souza)

Coordenação Arquidiocesana de PastoralLeda Cassol VendrúscoloPe. Vitor Galdino Feller

Page 47: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

46

Equipes de Articulação Arquidiocesana dos Grupos Bíblicos em Família Coordenação Arquidiocesana

Maria Glória da Silva (48) 3224 4799 / (48)9634-4667 / (48)3033-1091Rua: Esteves Júnior, 447 – Centro. CEP: 88015-130 – Florianópolis – SC

E-mail: [email protected]

Equipes de Articulação ComarcalComarca de Santo Amaro

Diác. Osvaldo Prim – (48) 3245-9020Diác. Paulo Cesar Turnes – (48) 3245-5282 / 9994-9113

Comarca de São JoséOsmarete Terezinha S. Barbosa – (48) 3247-8886

Diác. Neri Candido da Silva – (48) 3357-3644/ (48) 9959-1953Comarca da Ilha

Diác. Roberto G. da Costa – (48)3269-6707 / (48)9618-7962Marlene de Almeida Dias – (48)3225-2025 / (48)9103-5506

Dionísio José Vilpert – (48) 3206-0482 / (48) 9621-1955Comarca do Estreito

Rosana Maria de Lima Silva– (48) 3348-7569Orildo Luiz da Silva – (48) 3348-7569

Elísio Marcelo Finato – (48) 3244-0102 / (48)9983-0102Comarca de Biguaçu

Maria da Glória Agassi – (48) 3246-5945Maria Helena Campos Siqueira – (48) 3243-4600

Comarca de TijucasLucelaine Souza Loudetti – (48) 3265-0807

Pe. Revelino Seidler – (47) 3369-4062Comarca de Itajaí

Maria da Graça Vicente – (47) 3268-1954Glória Maria Dal Castel – (47) 3348-5726

Noêmia Mariana da Silva – (47) 3344-2561Comarca de Brusque

Elza Creppas Bosio – (47) 3355-2673Regina Martinenghi – (47) 3355-7819

Maria Luiza Rodrigues – (47) 3351-1954 142Coord. Arquidiocesana das Comunidades Eclesiais de Base

Edson Luiz Mendes (48) 3733 5327 / (48) 9901-9316Édem Silvana Demari (48) 3733 5327 / (48) 9901-9297

Programas dos GBFs nas rádios:Rádio “Cultura AM 1110 – Mais Feliz com Jesus”

Programa dos GBF – “Igreja nas casas”, aos sábados às 16hs30min.Contato: Volmar de Souza Netto – (48) 3733-4941 / (48) 9998-6800.

Radio “Conceição” – ItajaíPrograma dos GBF – “Sintonia Bíblica”, às segundas-feiras às 20horas.

Contato: Glória Maria Dal Castel – (47) 3348-5726.

Page 48: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

47

AVALIAÇÃO

As Equipes de Redação e de Articulação dos Grupos Bíblicos em Família pedem que você colabore com o sucesso desta Prioridade Pastoral de nossa Arquidiocese, respondendo ao seguinte questionário e enviando a resposta, até o dia 20 de março de 2012, endereçado à

Coordenação Arquidiocesana dos Grupos Bíblicos em Família ou E-mail: [email protected]

1) Quanto aos grupos:

Quantos grupos há sua na sua paróquia ou comunidade?

2) Quantas pessoas costumam participar das reuniões do seu grupo?

– Todas as pessoas colaboram com a leitura, reflexões e sugestões? Sim ( ) Não ( ) Algumas ( ).– Convidamos outras pessoas, principalmente as que se encontram

afastadas da Igreja? Sim ( ) Não ( ) Em parte ( ).

3) O conteúdo do livreto:

– Os assuntos tratados nos encontros são importantes para a Igreja, para a sua paróquia, para a sua comunidade?

Sim ( ) Não ( ) Em parte ( ).– As ideias e compromissos propostos são assumidos pelos

grupos? Sim ( ) Não ( ) Em parte ( ).– Ajudam a transformar a vida das pessoas e da comunidade? Sim ( ) Não ( ) Em parte ( ).

4) A linguagem do livreto:

– Dá para entender bem tudo o que está escrito? Tudo ( ) A maior parte ( ) Muito pouco ( ).– Se não dá para entender tudo, qual é a principal dificuldade?

Page 49: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar

48

5) Os cantos:

– Os cantos estão de acordo com os temas tratados? Sim ( ) Não ( ) Em parte ( ).– Os cantos são conhecidos pelo seu grupo? Todos ( ) A maioria ( ) Alguns ( ) Nenhum ( ).

6) Como é elaborado o planejamento dos Grupos Bíblicos em Família na sua Paróquia?

7) Avalie a caminhada dos Grupos Bíblicos em Família na sua comu-nidade e na sua paróquia.

– Três pontos positivos:

– O que e como poderia ser melhor:

8) Você ouve os programas de rádio dos GBF e das CEBs? Como os avalia e qual é sua sugestão?

9) Há algum testemunho que o grupo queira contar? Narre e envie para a Coordenação Arquidiocesana dos GBF.

Page 50: Encontros para os Grupos Bíblicos em Famíliaarquifln.org.br/uploads/file/dwnl_6495.pdf · 2017-04-09 · “Preparai os caminhos do Senhor!” (Is 40,3) Estamos muito perto de celebrar