Enegia news 2ª edição 2014 web final

8
Na madrugada do dia 16 de setembro de 2014, so- fremos uma grande perda, pois faleceu nossa queri- da professora, companheira e amiga, Laura Isabel de Lucena Cariello. Nascida em 07 de outubro, Laura ingressou na Uni- versidade do Estado do Rio de Janeiro em 1982 pa- ra cursar Licenciatura Plena em Matemática, e concluiu sua graduação em 1986. Amante da Matemática, tornou-se professora da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, logo em fevereiro de 1987, e a partir disso não parou mais de trabalhar. Em 1996, passou a morar na cidade de Tucuruí-PA e em janeiro de 1997 tornou-se professora da rede pública federal, ministrando aula na antiga UnED Tucuruí do CEFET-PA (hoje Câmpus Tucuruí do IFPA). (p. 05) UMA GRANDE PERDA PARA TODOS Data do Boletim Informativo Tucuruí, Outubro de 2014 - Edição 02/2014 - Ano 1 Semana da Pátria em Tucuruí. (p. 02) Aquisição de novos equipamen- tos para os cursos do Câmpus. (p. 03) Professora do Câmpus Tucuruí encontra espécie rara de morce- go. (p. 04) PROJETO PARA RECRIA DE CURIMATÁ EM TANQUES- REDES EM TUCURUÍ-PA AGENDA DE EVENTOS DO CÂMPUS TUCURUÍ DO IFPA Segundo o IBAMA, há um aumen- to anual no cultivo de várias espécies de peixes no Brasil, desde o extremo norte até o extremo sul, alcançando um dos mais elevados níveis de pro- dutividade. (p. 07) PROJETO IDENTIFICA ALTE- RAÇÕES CROMOSSÔMICAS EM PACIENTES DE TUCURUÍ O objetivo do projeto “Identificação das síndromes cromossômicas mais prevalentes em Tucuruí-PA nos pacien- tes assistidos pela APAE-Tucuruí e SUSé detectar as alterações cromos- sômicas responsáveis por malformação congênita e por atrasos cognitivos em pessoas com deficiência . (p. 06) Colação de grau superior em Pacajá-PA, uma grande conquista! (p. 02) Confira nossa agenda de even- tos e fique por dentro de todos os acontecimentos do Câmpus Tucuruí do IFPA, além de outros. (p. 06)

description

 

Transcript of Enegia news 2ª edição 2014 web final

Page 1: Enegia news 2ª edição 2014 web final

Na madrugada do dia 16 de setembro de 2014, so-fremos uma grande perda, pois faleceu nossa queri-da professora, companheira e amiga, Laura Isabel de Lucena Cariello.

Nascida em 07 de outubro, Laura ingressou na Uni-versidade do Estado do Rio de Janeiro em 1982 pa-

ra cursar Licenciatura Plena em Matemática, e concluiu sua graduação em 1986. Amante da Matemática, tornou-se professora da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, logo em fevereiro de 1987, e a partir disso não parou mais de trabalhar.

Em 1996, passou a morar na cidade de Tucuruí-PA e em janeiro de 1997 tornou-se professora da rede pública federal, ministrando aula na antiga UnED Tucuruí do CEFET-PA (hoje Câmpus Tucuruí do IFPA).

(p. 05)

UMA GRANDE PERDA PARA TODOS

Data do Boletim Informativo

Tucuruí, Outubro de 2014 - Edição 02/2014 - Ano 1

Semana da Pátria em Tucuruí.

(p. 02)

Aquisição de novos equipamen-

tos para os cursos do Câmpus.

(p. 03)

Professora do Câmpus Tucuruí

encontra espécie rara de morce-

go. (p. 04)

PROJETO PARA RECRIA DE CURIMATÁ EM TANQUES-

REDES EM TUCURUÍ-PA

AGENDA DE EVENTOS DO CÂMPUS TUCURUÍ DO IFPA

Segundo o IBAMA, há um aumen-to anual no cultivo de várias espécies de peixes no Brasil, desde o extremo norte até o extremo sul, alcançando um dos mais elevados níveis de pro-dutividade. (p. 07)

PROJETO IDENTIFICA ALTE-RAÇÕES CROMOSSÔMICAS

EM PACIENTES DE TUCURUÍ

O objetivo do projeto “Identificação das síndromes cromossômicas mais prevalentes em Tucuruí-PA nos pacien-tes assistidos pela APAE-Tucuruí e SUS” é detectar as alterações cromos-sômicas responsáveis por malformação congênita e por atrasos cognitivos em pessoas com deficiência . (p. 06)

Colação de grau superior em

Pacajá-PA, uma grande

conquista! (p. 02)

Confira nossa agenda de even-tos e fique por dentro de todos os acontecimentos do Câmpus Tucuruí do IFPA, além de outros.

(p. 06)

Page 2: Enegia news 2ª edição 2014 web final

Página 2 Energia News

PARFOR, pelo Prof. Dr. Messias

de Nazaré Guimarães Ferreira Jú-

nior, Coordenador do Curso de

Física do Câmpus Tucuruí do

IFPA, pela Coordenadora Munici-

pal do PARFOR, Prof.ª Deise

Cristina, e pelo Secretário de Re-

gistros Acadêmicos do Câmpus

Tucuruí do IFPA, Lennon Valle de

Araújo.

Após a composição da mesa,

deu-se início à cerimônia, com a

entrada dos 8 formandos e seus

respectivos paraninfos, e, em se-

guida, houve a execução do Hino

Nacional Brasileiro.

Em seu discurso, a Prof.ª

Elisvânia Nunes Braz ressaltou a

determinação dos formandos, pois

apenas aqueles poucos estavam

alcançando o principal objetivo do

curso. Além disso, ela destacou a

importância desta colação de grau,

pois poucos são os profissionais

licenciados em física no Estado.

O orador da turma, foi o acadê-

mico Silas Oliveira Lima e o jura-

mentista, o acadêmico João Batista

Barbosa de Oliveira.

No dia 22 de agosto de 2014,

aconteceu no município de Pacajá a

solenidade outorga de grau aos for-

mandos do Cursos Superior de Li-

cenciatura em Física, do Programa

Nacional de Formação de Professo-

res da Educação Básica – PAR-

FOR.

A mesa diretiva do evento foi

formada pela Prof.ª Elisvânia Nu-

nes Braz, que representou o Magní-

fico Reitor do IFPA, Élio de Almei-

da Cordeiro, pelo Prof. Dácio Alves

Pereira de Oliveira, representando a

Diretora de Ensino, Pesquisa e Ex-

tensão do Câmpus Tucuruí do

IFPA, Prof.ª Neusa Margarete Go-

mes Fernandes, pelo Prof. Gregório

Barbosa Correia Júnior, Coordena-

dor Geral do Curso de Física do

COLAÇÃO DE GRAU SUPERIOR EM PACAJÁ-PA, UMA GRANDE CONQUISTA!

O momento mais aguardado da

cerimônia foi da Outorga de Grau

aos formandos que, um a um, foram

chamados à mesa para assinatura da

ata oficial da sessão solene.

O Câmpus Tucuruí do IFPA pa-

rabeniza os novos licenciados em

Física e deseja-lhes muito sucesso

em suas carreiras. Agradece ainda a

todos que contribuíram para a reali-

zação do evento, que ocorreu na

Câmara de Vereadores de Pacajá e

teve como cerimonialista a jovem

Nicole Alves Sá.

Formandos:

1. Aldeniza dos Reis Silva;

2. Silas Oliveira Lima;

3. Esmeraldina Cunha Carvalho;

4. Israel Noronha Lima;

5. João Batista Barbosa de Oli-

veira;

6. Junior Ferreira Matins;

7. Roberto Ferreira Matins;

8. Marineide Pereira da Silva;

Texto: Leonardo Zani Zamprogno

Composição da Mesa Diretiva

Prof.ª Elisvânia Nunes Braz Proferindo o discur-so oficial do IFPA

Formandos em Licenciatura em Física

Page 3: Enegia news 2ª edição 2014 web final

No dia 03 de setembro de 2014, foi entregue ao Câmpus Tucuruí do IFPA, para a coordenação dos Cur-sos de Saneamento e Meio Ambien-te, um Medidor de vazão ADCP (equipamento de campo). Sua prin-cipal aplicação é a medição de fluxo de água em rios e canais abertos e a obtenção dos perfis (batimetria) de uma determinada seção do corpo

d’água, sendo possível obter e ar-mazenar dados e informações para monitoramento de parâmetros tais como velocidades, vazões e pro-fundidades. A ADCP tem capaci-dade para medição em rios com até 1000 metros de largura e 80 me-tros de profundidade.

Esse equipamento é essencial: i) no processo de enquadramento dos corpos de água em classes; ii) na elaboração de Planos de Recursos Hídricos; iii) na avaliação de ou-torgas dos direitos de uso de recur-sos hídricos; iv) na cobrança pelo uso de recursos hídricos; e v) na obtenção de dados para o Sistema

Página 3 Energia News

AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA OS CURSOS DO CÂMPUS

SEMANA DA PÁTRIA EM TUCURUÍ

A “Semana da Pátria” contou com três grandes desfiles na cidade de Tucuruí, sendo um deles na Vila Per-manente e os outros dois na Av. Santo Antônio.

O Câmpus Tucuruí do IFPA mais uma vez teve participação no des-file junto com outras escolas do muni-cípio nessa semana tão importante para nosso país. Os servidores encarregados de organizar a apresentação do instituto e os alunos fizeram-se presente nos dias 03 e 05 de setembro, contribuindo com um desfile digno e merecedor de nossas considerações e elogios.

de Informações sobre Recursos Hí-dricos, para atendimento ao previs-to no Art. 5º da Lei Federal 9.443/97, que institui a Política Na-cional de Recursos Hídricos.

O equipamento representa a cha-ve para abertura de portas para fu-turos convênios e parcerias com instituições (governamentais, não governamentais e privadas) que atuam direta ou indiretamente em ações de meio ambiente, nos âmbi-tos municipais, estaduais e/ou fede-rais.

Texto: Débora Caldas Pereira

Colaboração: Prof. Gilberto Caldeira Barreto.

A Guarda de Honra formava o primeiro Pelotão, que trazia as ban-deiras do Brasil, do Estado do Pará, de Tucuruí e do IFPA, seguidas pelas bandeiras dos municípios paraenses onde há Câmpus do IFPA.

O segundo Pelotão era formado por alunos uniformizados dos Cursos Técnicos Integrados.

O terceiro Pelotão trazia os alu-nos dos Cursos Técnicos Subsequen-tes e o quarto Pelotão, os alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Ao final, do desfile, os servido-res da Instituição também desfilaram, seguidos do ônibus do Câmpus Tucu-ruí, que dava apoio ao evento, o que causou muita admiração aos que assis-tiam ao desfile da Pátria.

Parabéns aos alunos, servidores e funcionários terceirizados que contri-buíram para mais um ótimo desfile do IFPA. O bom desempenho e o esforço de todos foram essenciais para esse resultado.

Texto: Bruna Lacerda Brandão

Desfile nas escadarias da Stº Antônio Banda do Câmpus Tucuruí

Ônibus do Câmpus Tucuruí.

Page 4: Enegia news 2ª edição 2014 web final

Um trabalho de fotografia com alunos se transformou em uma des-coberta importante sobre um grupo específico de animais: os morcegos.

Essa é a trajetória resumida do trabalho da bióloga, doutora em zo-ologia e morcególoga, Fernanda Andrade, que também é professora do Câmpus Tucuruí do Instituto Fe-deral de Ciência e Tecnologia do Pará, que, por acaso, descobriu uma espécie rara de morcego em Tucuruí. “Reuni meus alunos para um trabalho de fotografia sobre há-bitos diurnos e noturnos de animais. Quando registramos o morcego e analisamos a foto, percebemos algo diferente. Enviei para amigos pes-quisadores e tivemos a surpresa de que o registro que fizemos era o segundo daquela espécie no Brasil”,

Página 4 Energia News

PROFESSORA DO CÂMPUS TUCURUÍ ENCONTRA ESPÉCIE RARA DE MORCEGO

disse a pesquisadora, membro do Programa de Conservação de Mor-cegos do Brasil – PCM Brasil.

O Brasil tem 156 espécies de morcego que têm uma importância na cadeia produtiva, como qual-quer outro animal. O diferencial deles é a capacidade de adaptação aos ambientes silvestres e aos arti-ficiais, que são os ambientes urba-nos.

A espécie encontrada é cata-logada como Molossus Aztecus e vive na área do Bosque Barata e na Casa de Visitas da Presidência da Eletrobrás-Eletronorte, mais espe-cificamente no forro da casa, para a qual a empresa programa uma reforma. Mas agora fará o serviço em parceria com a pesquisadora com intuito de preservar a espécie. ”Além dela, outras três espécies foram encontradas e estão sendo monitoradas através de câmeras e outros registros. Essa espécie está se adaptando ao ambiente urbano e, por ser o segundo registro, mos-tra a dificuldade de encontrá-lo”, destacou a Dra. Fernanda.

A alternativa encontrada para

preservar a espécie foi a construção de abrigos de madeira dentro do forro e em árvores do bosque. A expectativa da bióloga é que as ca-sas estejam prontas o quanto antes para que os morcegos se adaptem a esse novo espaço.

O trabalho com o Molossus Aztecus já foi apresentado em en-contros de Morcególogos na Costa Rica (2013), e no Equador (2014). Novos resultados serão divulgados ainda este ano, em São Paulo, e em 2015, na África do Sul.

Texto: Marcelo Leite, r etirado de http://agorapress.com/cidade/especie-rara-

de-morcego-e-encontrada-em-tucurui/

Molossus Aztecus

Prof.ª Drª. Fernanda Andrade

PARA REFLETIR!

Page 5: Enegia news 2ª edição 2014 web final

Página 5 Energia News

Na madrugada do dia 16 de setembro de 2014, sofremos uma grande perda, pois faleceu nossa querida professora, companheira e amiga, Laura Isabel de Lucena Ca-riello.

Nascida em 07 de outubro, Laura ingressou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1982 para cursar Licenciatura Plena em Matemática e concluiu sua gradua-ção em 1986. Amante da Matemáti-ca, tornou-se professora da rede es-tadual de ensino do Rio de Janeiro, logo em fevereiro de 1987, e a par-tir daí não parou mais de trabalhar.

Em 1996, passou a morar na cidade de Tucuruí-PA e em janeiro de 1997 tornou-se professora da rede pública federal, ministrando aula na antiga UnED Tucuruí do CEFET-PA (hoje Câmpus Tucuruí do IFPA). Neste Câmpus, foi onde ela fez carreira, cultivou grandes amizades e muitos admiradores pela maestria e facilidade com que mi-nistrava suas aulas de Matemática e também pela simplicidade e carinho com que tratava todos os colegas de trabalho e alunos.

Aqui também foi Diretora Ge-

ral em dois períodos, de agosto de 2002 a janeiro de 2004 e de no-vembro de 2005 a janeiro de 2008, durante os quais continuou seu tra-balho em sala de aula e desenvol-veu com afinco e muita luta ambas as atribuições, buscando sempre trabalhar para a melhoria do ensi-no, não só no Câmpus, mas em toda a região da cidade de Tucuruí.

Infelizmente, em 2014, foi diagnosticada com um grave pro-blema de saúde e desde então tra-vou sua batalha pessoal pela vida. Nunca desistiu de lutar e sempre teve o apoio e o amor de familiares e amigos, que nunca a abandona-ram durante essa jornada.

Serva fiel e temente a Deus, frequentou por muito anos a Igreja Batista da Vila Permanente, onde também fez muitos amigos, que com certeza sentirão saudades. Foi neste santuário que ela sempre buscou refúgio espiritual e onde mantinha uma relação estreita com Deus, com quem com certeza ela está nesse momento.

“Os servidores e alunos do Câmpus Tucuruí do IFPA lamen-tam profundamente a imensurável perda da Professora Laura Isabel de Lucena Cariello, que foi profis-

sional competente, pessoa amiga, mãe dedicada e fiel serva de Deus. Nossa tristeza só não é maior do que as alegrias que ela proporcio-nou a muitas pessoas. Agradecemos a ela pela imensa contribuição que deu à Instituição e à sociedade de Tucuruí. Temos certeza de que ela está muito feliz ao lado do Pai.”

Depoimentos de Amigos:

Todos sentirão muita saudade desta pessoa tão maravilhosa.

Texto: Leonardo Zani Zamprogno e Raimundo Nonato Sanches de Souza

UMA GRANDE PERDA PARA TODOS!

Prof.ª Laura, sempre com um sorriso no rosto.

Foto: Facebook

Foto: Facebook

“Podemos dizer que ela contribuiu muito para o desenvolvimento da instituição, tanto como docente, quanto como gestora, sem falar da contribuição para o sucesso de muitos dos nossos discentes egressos.”

Prof. Raimundo Sanches

“Laura foi uma profissional extraordinária porque era perfeccionista em tudo que fazia. Era incansável na busca de alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos que, certamente, os concretizou para ter partido para o ultimo dos sonhos: Morar no céu.”

Prof.ª Maria Lusinete da Silva

Prof.ª Laura, em seu momento de adoração.

Foto: Facebook

Page 6: Enegia news 2ª edição 2014 web final

O objetivo do projeto

“Identificação das síndromes cromos-

sômicas mais prevalentes em Tucuruí-

Pa nos pacientes assistidos pela

APAE-Tucuruí e SUS” é detectar as

alterações cromossômicas responsá-

veis por malformação congênita e por

atrasos cognitivos em pessoas com

deficiência atendidas pela Associação

de Pais e Amigos dos Excepcionais

(APAE) de Tucuruí-PA. Além disso,

o projeto pretende formar um banco

de material citológico resultante das

extrações cromossômicas das pessoas

com deficiência que se encontram

sem diagnóstico claro da causa da

deficiência mental e/ou física, para

que, em um futuro próximo, possam

ser aplicadas técnicas de citogenômi-

ca, como o Comparative Genomic

Hybridization Array (ACGH), que

possam detectar alterações cromossô-

micas sub-microscópicas. Este projeto

é desenvolvido com o apoio do Prof.

Dr. Edivaldo de Oliveira, pesquisador

do Instituto Evandro Chagas e chefe

do Laboratório de Cultura de Tecidos

e Citogenética.

Em dois anos de projeto, foram

avaliados cromossomicamente 23 pa-

cientes e mais 21 estão sendo analisa-

dos neste momento. Como contrapar-

tida, é oferecido o serviço de diagnós-

Página 6 Energia News

PROJETO IDENTIFICA ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS EM PACIENTES DA APAE E

SUS NA CIDADE DE TUCURUÍ tico aos pacientes que participam do

projeto. Tanto para os pacientes como

para os médicos, é importante saber se

a causa da condição do paciente é cro-

mossômica ou não, pois podem inter-

ceder com procedimentos específicos

para aquela condição. A parceria que

os responsáveis pelo projeto almejam

com o SUS ainda não foi implementa-

da, mas poderá ser executada em bre-

ve, o que possibilitará receber pacien-

tes de todo o entorno do lago da usina

hidrelétrica de Tucuruí, mesmo que

não atendidos pela APAE.

No Câmpus Tucuruí do IFPA, o

projeto conta com o empenho do Prof.

Dr. Fábio Estumano e da estagiária

Larissa de Souza da Silva e Juliana

Cristina Schneider, além de outros es-

tagiários como Vanessa Brandão, Irani

de Oliveira, Jorgevaldo Moraes, Je-

zaias dos Santos e Rodrigo Nascimen-

to, que não trabalham diretamente nes-

te projeto, mas estão sempre dispostos

a ajudar quando requisitados.

Texto: Bruna Lacerda Brandão

AGENDA DE EVENTOS

IV Sábado Temático que será rea-lizado no dia 18/10 no Auditório

do Câmpus Tucuruí

II Fórum Paraense de Tecnologias Sociais. Saiba mais em

www.tucurui.ifpa.edu.br

O Simpósio será realizado de 12 a 15 de outubro de 2014, em For ta-

leza/CE.

Saiba mais em www.ifpa.edu.br

1ª Festa do Halloween que será rea-lizada nos dias 27/10 e 29/10, no Câmpus Tucuruí do IFPA e CRT, respectivamente. Saiba mais em tucurui.ifpa.edu.br clicando em

EVENTOS no menu lateral.

1º Curso de Campo de Piscicultura e Reprodução de Espécies Nativas do Câmpus Tucuruí, durante os pe-

ríodos de 27 a 31/10. Saiba mais em tucurui.ifpa.edu.br clicando em

EVENTOS no menu lateral.

Parte da Equipe do projeto

Page 7: Enegia news 2ª edição 2014 web final

Segundo o IBAMA, há um au-mento anual no cultivo de várias espécies de peixes no Brasil, desde o extremo norte até o extremo sul, alcançando um dos mais elevados níveis de produtividade em termos mundiais.

Atualmente, no estado do Pará, a piscicultura é a atividade aquícola mais importante, demonstrando uma diversidade de produtores, des-de o cultivo restrito à subsistência, a grandes produtores voltados à ex-portação. Os principais polos de piscicultura estão localizados próxi-mos a Belém, ao longo da bacia do Rio Tocantins, próximos à região do Lago de Tucuruí, e também em Santarém e outros municípios da região do Tapajós.

A aquicultura como um todo re-presenta 38,8% da produção brasi-leira de pescado. Dessa forma, o cultivo de espécies nativas em tan-

ques-rede, que é um sistema inten-sivo de produção bastante difundi-do no mundo, seria uma boa alter-nativa para aumento da produção pesqueira nacional sem impactar nos estoques naturais.

O projeto Recria de Curimatá (Prochilodus nigricans) em Tan-ques-Rede em Tucuruí-PA, coor-denado pelo professor Luciano Domingues Queiroz do Câmpus Tucuruí do IFPA, tem por objetivo principal cultivar a espécie nativa em tanque-rede, com o foco na conscientização do público alvo quanto aos “Aspectos da Aquicul-tura Sustentável” e quanto à “Instalação do Manejo de Tanques-Rede”.

O projeto foi desenvolvido na ilha do Sr. Gaia, que se localiza a aproximadamente 30min de lancha

Página 7 Energia News

PROJETO PARA RECRIA DE CURIMATÁ EM TANQUES-REDES EM TUCURUÍ-PA

do Porto do km 11 no Lago da UHE Tucuruí. A metodologia utili-zada para realizar as biometrias foi a mesma proposta pelo manual de Biometria de peixes para Piscicul-tura Familiar da Embrapa (LIMA, A. F et al., 2013).

Durante todo o cultivo foram ofertadas 4 refeições diárias (8h, 11h,14h e 17 h) com ração em pó com 42% de proteína bruta.

Foram realizadas 4 biometrias, sendo que na primeira foi amostra-do 100% dos peixes, contabilizando aproximadamente 1700 animais que apresentaram média de peso de 5,7g. Nas demais biometrias, foram amostradas apenas 10% do total dos animais, que apresentaram um au-mento médio na biomassa de apro-ximadamente 4g a cada biometria, alcançando um peso final de 17,3g em 77 dias de cultivo (Tabela 1).

Membros do projeto:

Prof. Luciano Domingues Queiroz Coordenador do projeto

Lenildo Araújo da Silva

Bolsista – Câmpus Tucuruí

Pâmela Virgolino Freitas

Bolsista – Câmpus Tucuruí

Texto: Debora Caldas Pereira

Data Biomassa Amostrada

(%)

Peso Médio (g)

Ração Diária (% biomassa)

Qnt. ração diária (g)

Nº refeições diárias

Qnt. ração por refeição (g)

31/01/2014 100 5,7 10 990 4 247,5

08/03/2014 10 9,8 10 1695 4 423,75

30/03/2014 10 14,2 10 2585 4 646,25

19/04/2014 10 17,3 7 2984 4 746

Tabela 1

Tanques de reprodução

Page 8: Enegia news 2ª edição 2014 web final

Rua Porto Colômbia, Nº 12 CEP: 68455-695 - Vila Permanente Tucuruí - PA CNPJ: 10.763.998/0005-63

Tel.: (94) 3778-4684 Ramal 2137 E-mail: [email protected]

Câmpus Tucuruí do IFPA

Câmpus Tucuruí do IFPA

MISSÃO: Produzir e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos, de forma democrática, a todas as classes sociais, formando cidadãos e profissionais qualificados para atuar no mundo do trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da região e do país com o uso sustentável dos recursos naturais.

VISÃO: Ser referência em ensino, pesquisa e extensão na educação profissional, em todos os níveis e modalidades, para o desenvolvimento da região e do país com o uso

sustentável dos recursos naturais.

Reitor Dr. Élio de Almeida

Cordeiro

Diretor Geral Pró-Tempore: Raimundo Nonato Sanches

de Souza

Diretor de Ensino MSc. Neusa Margarete

Gomes Fernandes

Diretor Administrativo Esp. Felipe Melo da Silva

Miranda

Produção ASCOM - Câmpus Tucuruí

Supervisão

Leonardo Zani Zamprogno

Redação Leonardo Zani Zamprogno

Bruna Lacerda Brandão Debora Caldas Pereira

Revisão de Textos:

Raimundo Nonato Sanches de Souza

Design e Diagramação:

Leonardo Zani Zamprogno

Edição Online: www.tucurui.ifpa.edu.br

Tiragens:

100

Contatos: (94) 3778 - 4684

E-mail: [email protected]

Esta é uma obra acadêmica Produzida por servidores do Câmpus Tucuruí do IFPA

Dia 02/10 Prof. Franciel da Silva Amorin

Dia 04/10 Profª. Patrícia Borchardt Santos

Dia 05/10 Profª. Miranilde Oliveira

Dia 06/10 Prof.ª Neiva Ormanes Dia 08/10 Quemeson de Oliveira Alves

Dia 15/10 Prof. André Luiz Viard Walsh Mon-teiro

Dia 15/10 Lenon José de Azevedo da Silva Dia 17/10 Lennon Valle Araújo Dia 20/10 Karla Gomes Pessoa Dia 21/10 Queitiane de Oliveira Alves Dia 22/10 Profª Ana Flávia Sardinha

SERVIDORES (as):

Rafael Leão Wanzeler Coord. de Biblioteca

Ana Flavia Ramos Martins

Coord. de Ensino

Janilson do Espirito Santo da Conceição Coord. de Ensino

Johnny de Jesus Coord. de Compras e Licitação

José Claudo de Sousa Monteiro Dep. de Ciências Biológicas

Ocione C. dos Anjos Souza Coord. do Almox. e Patrimônio

Adriene Leite Costa Coord. de Gestão de Pessoas

Claudia da Silva Souza Coord. de Biblioteca

Kelsia de Oliveira S. Santos Coord. de Gestão de Pessoas

Dia 22/10 Leonardo Zani Zamprogno

Dia 24/10 Elivaldo Oliveira Teixeira Dia 24/10 Prof. Luis Antonio Vieira Dia 25/10 Prof.ª Neusa Margarete Fernandes Dia 31/10 Prof. Marcelo Werneck