Energia não renovável

7
 Energia não renovável Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete suacredibilidade (desde Fevereiro de 2008). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé .  Encontre fon tes: Google    notícias, livros, acadêmico    Scirus. Veja como referenciar  e citar as fontes. Recursos energéticos não-renováveis é o nome atribuído aos  recursos naturais que, quando utillizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela  natureza, a um prazo útil. Tanto os combustíveis fósseis  como os nucleares são considerados não renováveis, pois a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das  energias renováveis As fontes de energias não renováveis são atualmente as mais utilizadas. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) são fortemente poluidores, libertando dióxido de carbono quando queimados; causando  chuvas ácidas; poluindo solos e água. Índice [esconder ] 1 Petróleo 2 Gás natural 3 Carvão mineral 4 Combustíveis nucleares 5 Link externo [editar]Petróleo O petróleo é um combustível  fóssil, produzido há milhões de anos atrás pela pressão de material orgânico, e é hoje encontrado em algumas zonas do  subsolo da Terra. É a principal fonte de energia atual. O petróleo e gás natural são encontrados tanto em terra quanto no  mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos -  reservatórios ), mas também em rochas do embasament ocristalino. É de fácil transporte, mas seu potencial destruidor do meio-ambiente é muito grande, pois libera grande quantidade CO2 para atmosfera sendo um dos grandes "vilões" do chamado aquecimento global, por causa, da sua grande utilização nos meios de transportes como carros e motos. [editar]Gás natural É encontrado, geralmente, junto das reservas petrolíferas.

Transcript of Energia não renovável

Page 1: Energia não renovável

5/10/2018 Energia n o renov vel - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/energia-nao-renovavel 1/7

Energia não renovávelOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete

suacredibilidade (desde Fevereiro de 2008).

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpodo texto por meio de notas de rodapé.  Encontre fontes: Google  —  notícias, livros, acadêmico —  Scirus. Veja comoreferenciar e citar as fontes. 

Recursos energéticos não-renováveis é o nome atribuído aos recursos naturais que, quando

utillizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil.

Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis, pois a

capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As

reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das  energias renováveis 

As fontes de energias não renováveis são atualmente as mais utilizadas. Os combustíveis fósseis

(petróleo, carvão e gás natural) são fortemente poluidores, libertando dióxido de carbono quando

queimados; causando chuvas ácidas; poluindo solos e água. 

Índice

[esconder] 

1 Petróleo 

2 Gás natural 

3 Carvão mineral 

4 Combustíveis nucleares 

5 Link externo 

[editar]Petróleo

O petróleo é um combustível fóssil, produzido há milhões de anos atrás pela pressão de material

orgânico, e é hoje encontrado em algumas zonas do subsolo da Terra. É a principal fonte

de energia atual. O petróleo e gás natural são encontrados tanto em terra quanto no mar, 

principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos - reservatórios),

mas também em rochas do embasamentocristalino. 

É de fácil transporte, mas seu potencial destruidor do meio-ambiente é muito grande, pois libera

grande quantidade CO2 para atmosfera sendo um dos grandes "vilões" do chamado aquecimento

global, por causa, da sua grande utilização nos meios de transportes como carros e motos.

[editar]Gás natural

É encontrado, geralmente, junto das reservas petrolíferas.

Page 2: Energia não renovável

5/10/2018 Energia n o renov vel - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/energia-nao-renovavel 2/7

É a mais barata e menos poluente dos combustíveis fósseis, mas de mais difícil extração, vem

sendo utilizadas principalmente pelas indústrias, e pelos automóveis, mas vem sendo amplamente

utilizados nas casas como gás de cozinha.

[editar]

Carvão mineralÉ uma das fontes de energia mais abundante mas também uma das mais poluentes, é utilizado nas

turbinas das termelétricas, tem ampla utilização nas indústrias como combustível quase que

principal. O carvão mineral é um combustível fóssil natural extraído do subsolo por processos de

mineração. É um mineral de cor preta ou marrom prontamente combustível. É composto

primeiramente por átomos de carbono e magnésio sob a forma de betumes. Dos diversos

combustíveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada, acredita-se ser o

carvão mineral mais abundante.

[editar]Combustíveis nucleares

Um quilo de urânio é capaz de produzir tanta energia como um milhão de quilos de carvão.

É uma fonte de radioactividade, pelo que é de uso bastante perigoso e complicado, podendo haver

vazão do material radioátivos e não existir um modo de tratamento ou de isolamento eficiente dos

dejetos ocasionados pela utilização ampla do urânio enriquecido. Hoje esses materiais vem sendo

estocados em grandes piscinas para o seu resfriamento, mas não há previsão para que esses

materiais voltem ao "normal"

Energias Não Renováveis

As fontes de energia não renováveis são aquelas que se encontram na naturezaem quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização. Uma vez esgotadas, as reservas não podem

ser regeneradas. Consideram-se fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão, petróleobruto e gás natural) e o urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processosde fissão ou fusão nuclear. Todas estas fontes de energia têm reservas finitas, uma vez que é necessário muitotempo para as repor, e a sua distribuição geográfica não é homogénea, ao contrário das fontes de energiarenováveis, originadas graças ao fluxo contínuo de energia proveniente da natureza.

Geralmente, as fontes de energia não renováveis são denominadas fontes de energiaconvencionais, uma vezque o sistema energético actual assenta na utilização dos combustíveis fósseis. São também consideradasenergias sujas, já que sua utilização é causa directa de importantes danos para o meio ambiente e para asociedade: destruição de ecossistemas, danos em bosques e aquíferos, doenças, redução da produtividadeagrícola, corrosão de edificações, monumentos e infra-estruturas, deterioração da camada de ozono ou chuvaácida. Sem esquecer os efeitos indirectos como os acidentes em sondagens petrolíferas e minas de carvão ou acontaminação por derramamentos químicos ou de combustível.

Actualmente, um dos problemas ambientais mais graves, resultante de um sistema energético que privilegia ouso de fontes de energia não renováveis é o denominado efeito de estufa. As instalações que utilizamcombustíveis fósseis não produzem apenas energia, mas também grandes quantidades de vapor de água e dedióxido de carbono (CO2), gás que é um dos principais responsáveis pelo efeito de estufa do planeta. A par

Page 3: Energia não renovável

5/10/2018 Energia n o renov vel - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/energia-nao-renovavel 3/7

deste, são ainda emitidos para a atmosfera outros gases nocivos como os óxidos de azoto (NO x), de enxofre(SO2) e os hidrocarbonetos (HC). Estes gases, por sua vez, provocam uma série de modificações ambientaisgraves e cuja concentração na atmosfera causa a poluição das cidades, a formação de chuvas ácidas, de névoa(denominada smog fotoquímico), o aumento do efeito de estufa do planeta e concentrações elevadas de ozonotroposférico.

O recurso à energia nuclear surgiu como uma solução possível face ao problema do efeito de estufa (não são

emitidos gases poluentes para a atmosfera; contribui para a diversificação das fontes de energia, diminuindo avulnerabilidade do país às oscilações de preço dos combustíveis fósseis; etc.) mas os riscos inerentes àprodução de energia eléctrica recorrendo a esta fonte (perigo de explosão nuclear e de fugas radioactivas;produção de resíduos radioactivos; contaminação radioactiva; etc.), sem esquecer também o custo elevado deconstrução e manutenção das instalações, contribuem significativamente para que o uso desta fonte de energiacontinue a ser encarada, por muitos, como um risco desaconselhável.

Outro problema que resulta de um sistema energético baseado na utilização de combustíveis fósseis éa dependência económica dos países não produtores das matérias-primas. Em alternativa, as energiasrenováveis são geralmente consumidas no local onde são geradas, isto é, são fontes de energia autóctones.Desta forma, é possível diminuir a dependência dos fornecimentos externos e contribuir ainda para o equilíbriointerterritorial e para a criação de postos de trabalho em zonas mais deficitárias. Neste sentido, estima-se queas energias renováveis são responsáveis pela criação de cinco vezes mais postos de trabalho do que asconvencionais, que geram muito reduzidas oportunidade de emprego, atendendo ao seu volume de negócio.

O rápido crescimento observado para o consumo energético, com todos os problemas inerentes ao actualmodelo energético baseado nas energias não renováveis, fazem com que seja imprescindível propor um novomodelo baseado na eficiência e na poupança energéticas e na implementação das energias renováveis. Éimportante ter em conta que os impactos ambientais, resultantes do modelo vigente, têm um grande custosocio-económico para a sociedade. Em virtude de um modelo energético insustentável, o homem está sujeito àsconsequências económicas que dai resultam, bem como, aos impactos negativos da deterioração do meioambiente.

Carvão

O carvão é uma rocha orgânica com propriedades combustíveis, constituídamaioritariamente por carbono. A exploração de jazidas de carvão é feita em mais de 50 países, o quedemonstra a sua abundância. Esta situação contribui, em grande parte, para que este combustível seja tambémo mais barato.

Inicialmente, o carvão era utilizado em todos os processos industriais e, ao nível doméstico, em fornos, fogões,etc. Foi, inclusive o primeiro combustível fóssil a ser utilizado para a produção de energia eléctrica nas centraistérmicas. Refira-se que, em 1950, o carvão cobria 60% das necessidades energéticas mundiais, masactualmente esta percentagem sofreu uma redução significativa. Nos dias de hoje, devido ao petróleo e seus

derivados, deixou de ser utilizado na indústria, com excepção da metalúrgica, e do sector doméstico. Estima-seque, com o actual ritmo de consumo, as reservas disponíveis durem para os próximos 120 anos.

O principal problema da utilização do carvão prende-se com os poluentes resultantes da sua combustão. Defacto, a sua queima, conduz à formação de cinzas, dióxido de carbono, dióxidos de enxofre e óxidos de azoto,em maiores quantidades do que os produzidos na combustão dos restantes combustíveis fósseis.

Petróleo

Page 4: Energia não renovável

5/10/2018 Energia n o renov vel - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/energia-nao-renovavel 4/7

 

O petróleo é um óleo mineral, de cor escura e cheiro forte, constituído basicamente por hidrocarbonetos. Arefinação do petróleo bruto (ou crude) consiste na sua separação em diversos componentes e permite obter osmais variados combustíveis e matérias-primas.

As primeiras fracções da refinação (isto é, os primeiros produtos obtidos) são os gases butano e o propano, quesão separados e comercializados individualmente. No entanto, podem também ser misturados com o etanoconstituindo, assim, os gases de petróleo liquefeitos (GPL).

Um dos principais objectivos das refinarias é obter a maior quantidade possível de gasolina. Esta é a fracçãomais utilizada do petróleo e, também, a mais rentável, tanto para a indústria de refinação como para o Estado.Saliente-se que, todos os transportes, a nível mundial, dependem da gasolina, do jet fuel (usado pelos aviões) e

do gasóleo. Por esta razão, as refinarias têm vindo a desenvolver, cada vez mais, os processos detransformação das fracções mais pesadas do petróleo bruto em gasolina e gasóleo.

Estima-se que, com o actual ritmo de consumo, as reservas planetárias de petróleo se esgotem nos próximos30 ou 40 anos.

Trata-se de um combustível muito nocivo para o ambiente em todas as fases do

consumo:

  durante a extracção, devido à possibilidade de derrameno local da prospecção;

  durante o transporte, o perigo advém da falta defiabilidade dos meios envolvidos, bem como, da utilizaçãode infra-estruturas obsoletas;

  na refinação, o perigo de contaminação através dosresíduos das refinarias é uma realidade e

  no momento da combustão, devido à emissão para aatmosfera de gases com efeito de estufa.

Gás Natural

O gás natural é um combustível fóssil com origem muito semelhante à do petróleo bruto, ou seja, formou-sedurante milhões de anos a partir dos sedimentos de animais e plantas. Tal como o petróleo, encontra-se em jazidas subterrâneas, de onde é extraído. A principal diferença prende-se com a possibilidade de ser usado talcomo é extraído na origem, sem necessidade de refinação.

Page 5: Energia não renovável

5/10/2018 Energia n o renov vel - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/energia-nao-renovavel 5/7

Actualmente, Portugal recebe o gás natural proveniente da Argélia através de gasoduto. Junto às zonas deconsumo, urbano e/ou industrial, o gás natural passa dos gasodutos para as redes de distribuição, que sãoinstaladas, regra geral, por baixo dos passeios ou das bermas das estradas, e através das quais chega a casados consumidores.

Constituído por pequenas moléculas apenas com carbono e hidrogénio, o gás natural apresenta umacombustão mais limpa do que qualquer outro derivado do petróleo. Acresce também, que no que respeita à

emissão de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono, dióxido de enxofre e óxidos de azoto), a combustãodo gás natural apenas origina dióxido de carbono e uma quantidade de óxidos de azoto muito inferior à queresulta da combustão da gasolina ou do fuelóleo.

Energia Nuclear

A energia nuclear é produzida através das reacções de fissão ou fusão dosátomos, durante as quais são libertadas grandes quantidades de energia que podem ser utilizadas para produzirenergia eléctrica. A fissão nuclear utiliza o urânio, um mineral presente na Terra em quantidades finitas, comocombustível e consiste na partição de um núcleo pesado em dois núcleos de massa aproximadamente igual.

Ainda que a quantidade de energia produzida através da fissão nuclear seja significativa, este processoapresenta problemas de difícil resolução:

  perigo de explosão nuclear e de fugas radioactivas;

  produção de resíduos radioactivos;

  contaminação radioactiva e

  poluição térmica.

Em alternativa, a energia nuclear pode também ser produzida através do processo de fusão nuclear, queconsiste na união de dois núcleos leves para formar outro mais pesado e com menor conteúdo energético,através do qual se libertam também grandes quantidades de energia. Este processo envolve átomos leves,como os de deutério, tritio ou hidrogénio, que são substâncias muito abundantes na natureza.

De referir, que o impacto ambiental resultante do processo de fusão é muito menor, quando comparado com oda energia nuclear produzida por fissão. Actualmente, esta fonte de energia encontra-se ainda numa faseexperimental, já que a tecnologia ainda não conseguiu criar reactores de fusão devido às altas temperaturasnecessárias para levar a cabo o processo.

Enquanto não se conseguir encontrar uma forma segura de utilizar a energia nuclear e de proceder aotratamento eficiente e durável dos resíduos resultantes desta actividade, esta continuará a ser encarada comoum rico desaconselhável. Em Portugal, não existem centrais nucleares. No entanto, consumimos electricidadeque provém delas. Ainda que as nossas centrais tenham capacidade para produzir energia eléctrica suficientepara suprir as necessidades actuais, a realidade é que, em alguns momentos ocorrem picos de consumo e épreciso importar energia. A Espanha é a nossa fornecedora de energia eléctrica nessas alturas. Como este paísutiliza a energia nuclear, é fácil constatar como esta entra em Portugal.

Page 6: Energia não renovável

5/10/2018 Energia n o renov vel - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/energia-nao-renovavel 6/7

 

Fontes de Energia: renováveis (esquerda) e não renováveis (direita) 

 As fontes de energia são de fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Essas

substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para o

homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente, etc.

Contudo, foi com o advento das Revoluções Industriais, juntamente com a intensificação do processo de

urbanização, que a utilização das fontes energéticas teve um aumento extraordinário. O atual modelo

capitalista é altamente dependente de recursos energéticos para o funcionamento das máquinas

industriais e agrícolas; os automóveis também necessitam de combustíveis para se deslocarem; e a

urbanização aumentou a demanda de eletricidade.

Diante desse cenário, o consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado

grandes problemas socioambientais. Isso porque a maioria das fontes utilizadas é de origem fóssil (carvão,

gás natural, petróleo), e sua queima libera vários gases responsáveis pela poluição atmosférica, efeito

estufa, contaminação dos recursos hídricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente.

Outro aspecto negativo é que essas fontes não são renováveis, ou seja, elas se esgotarão da natureza.

Segundo estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE), caso se mantenha a média de consumo

das últimas décadas, as reservas de petróleo e gás natural irão se esgotar em 100 anos e as de carvão,

em 200 anos.

 A energia nuclear, também de origem não renovável, é motivo de várias manifestações contra o seu uso,

pois pode haver a liberação de material radioativo em caso de acidentes em uma usina nuclear, como os

que ocorreram em Chernobyl (Ucrânia) e em Fukushima Daiichi (Japão).

Com o intuito de diversificar a matriz energética, várias pesquisas foram desenvolvidas para a obtenção de

fontes limpas e renováveis. Entre elas estão a energia solar (obtida através do Sol), energia eólica (dos

ventos), energia das marés (correntes marítimas), biomassa (matéria orgânica), hidráulica (das águas),

entre outras. Estas fontes, além de serem encontradas em abundância na natureza, geram menos

impactos ambientais.

Confira os artigos disponibilizados nessa subseção e conheça as características das diferentes fontes de

energia.

Boa leitura!

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Graduado em Geografia

Equipe Brasil Escola

Page 7: Energia não renovável

5/10/2018 Energia n o renov vel - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/energia-nao-renovavel 7/7