Energia RenováVel

43
Uma visão da Biomassa tradicional e moderna no Brasil.

description

Trabalho sobre a Biomassa.SESI 2º ano do Ensino Médio

Transcript of Energia RenováVel

Page 1: Energia RenováVel

Uma visão da Biomassa tradicional e moderna no Brasil.

Page 2: Energia RenováVel

Através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química. Esta energia pode ser convertida em eletricidade, combustível ou calor. As fontes orgânicas que são usadas para produzir energias usando este processo são chamadas de biomassa.

Page 3: Energia RenováVel

Material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica,vegetal, animal, e microorganismos.

Page 4: Energia RenováVel
Page 5: Energia RenováVel

Uma das primeiras utilizações da biomassa pelo homem para obtenção de energia se iniciou com a UTILIZAÇÃO DO FOGO PARA COZIMENTO E ILUMINAÇÃO. O domínio do fogo permitiu ao homem a exploração dos metais, marcando novo período antropológico. A madeira foi por muito tempo a principal fonte energética para a siderurgia e cerâmica. Óleos vegetais e animais também eram usados em menor escala. O grande salto no consumo da biomassa deu-se com a lenha na siderurgia, no período da revolução industrial.

Page 6: Energia RenováVel

Com o aparecimento da máquina a vapor, a biomassa passou a ter aplicação também para obtenção de energia mecânica com aplicações na industria e nos transportes. Mesmo com o início da exploração dos combustíveis fósseis - carvão mineral e petróleo - a lenha continuou desempenhando importante papel energético, principalmente nos países tropicais.

Page 7: Energia RenováVel

Nas crises de abastecimento de petróleo essa importância se evidenciou pela utilização de derivados da biomassa como álcool, gás de madeira, biogás e óleos vegetais nos motores de combustão. Aliás, os motores de combustão interna na sua fase inicial de desenvolvimento foram testados com derivados de biomassa.  Sendo uma afirmação praticamente unânime de que os derivados do petróleo conquistaram a primazia como combustível desses motores por fatores como preço e oferta e não por questões deadequação técnica.

Page 8: Energia RenováVel

A biomassa pode ser utilizada em diversas formas e estado para obtenção das mais variadas formas de energia seja por conversão direta ou indireta. Como vantagens da utilização da  biomassa em substituição aos combustíveis fósseis podemos citar a menor poluição atmosférica global e localizada, estabilidade do ciclo de carbono e maior emprego de mão de obra.

Page 9: Energia RenováVel

Em relação a outros tipos de energias renováveis, a biomassa, sendo energia química, se destaca pela alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, conversão e transporte. Outra vantagem é a semelhança entre os motores e sistemas de produção de energia com utilização de biomassa e os que utilizam energias fósseis. De forma que a substituição não teria impacto tão grande na indústria de produção de equipamentos, nem nas bases instaladas de transporte e produção de energia elétrica.

Page 10: Energia RenováVel

•Bagaço de cana-de-açúcar•Resíduos de madeira(Pó de serra)•Madeira•Casca de arroz•Casca de Castanha de Caju•Casca de Castanha de Pará•Coco da Bahia•Coco de Babaçu•Dendê (palma)•Bagaço de Laranja

Page 11: Energia RenováVel
Page 12: Energia RenováVel

A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável,e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia.  A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.

Page 13: Energia RenováVel

A biomassa corresponde por 29,37% da energia primária produzida no país – número composto pelo etanol combustível e pela geração de energia a partir do bagaço de cana-de-açúcar.

BIOMASSA MODERNA – 18,91% BIOMASSA TRADICIONAL – 10,46%

Page 14: Energia RenováVel
Page 15: Energia RenováVel
Page 16: Energia RenováVel
Page 17: Energia RenováVel

Desenvolvimento de modernas tecnologias e aparelhos eletro/eletrônicos ;

Consumo da sociedade ;

Demanda de energia

Consumo mundial de energia...

...aumento de + 1,5 % ao ano, nos último 30 anos (IEA – 2002 –

www.iea.org/textbase/stals)

Page 18: Energia RenováVel

Vantagens

. Possui Baixo custo;

. Menos poluente;

. Permite o reaproveitamento de resíduos.

Page 19: Energia RenováVel

Vantagens da biomassa na geração de energia elétrica;Vantagens da utilização da Biomassa ;Vantagens ambientais Vantagens Sociais

Page 20: Energia RenováVel

- É altamente competitiva, se comparada a fontes tradicionais;- Energia é ARMAZENÁVEL e RENOVÁVEL;- Produção descentralizada com menores perdas;- Aumento da segurança energética por conta da complementaridade com a fonte hídrica;- Balanço positivo de CO2, pois fixa mais CO2do que libera na queima.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Page 21: Energia RenováVel

Aumentar a diversificação da matriz energética de um país e reduzir sua dependência de combustíveis fósseis é uma medida estratégica importante para a garantia de suprimento enérgico. Desta maneira, não se fica vulnerável ás oscilações dos preços do petróleo e ás instabilidades políticas dos países produtores (COELHO, 2005 a).

Redução dos gastos com importação de petróleo. No Brasil, com a implementação do Álcool, o país economizou, entre 1975 e 2002, US$ 52,1 bilhões em divisas(GOLDEMBERG et al , 2003).- dólar de janeiro, 2003.

Page 22: Energia RenováVel

Reduz a emissão de gases de efeito estufa , consequentimente, a melhora a qualidade do ar, que está diretamente relacionada á saúde ( não só problemas respiratórios) e reduz, consequentemente, os gastos públicos no setor de saúde ( internação, medicamentos) .

Auxilia na redução de impactos ambientais locais, regionais e globais.

A biomassa sustentável,bagaço de cana-de-açúcar, por exemplo, apresenta balanço nulo de emissão pois as emissões resultantes da queima do bagaço são absorvidas e fixada pela planta durante seu crescimento.

Dados da CETESB ( Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo), revelam que os níveis de emissões de monóxido de carbono foram IMEDIATAMENTE reduzidos cerca de 50% (CETESB, 2004).

Page 23: Energia RenováVel

Geração de empregos, como uma das maiores vantagens das energias renováveis, em especial a Biomassa.

A geração de empregos diretos e indiretos promove um ciclo virtuoso de aumento dos níveis de:

Consumo e qualidade de vida

Inclusão Social

Gerações de mais atividade econômicas

Fortalecimento da indústria local

Promoção do desenvolvimento regional

Redução do êxodo rural

Page 24: Energia RenováVel

Desvantagens.Destruição do solo;.Desmatamento;.Contaminação de rios e mananciais;.Extinção de Animais.

Page 25: Energia RenováVel

Para aumentar considerávelmente o uso da biomassa, seriam necessárias criar culturas agrícolas apenas com fins energéticos. Seria necessário também, efetuar um melhoramento da eficácia dos sistemas sanitários, de modo a diminuir o desperdício de matéria, por exemplo, sob a forma de gás. É também necessária a criação de um sistema mais eficiente de transporte de bio-combustíveis. Por enquanto, o uso da biomassa, em termos de preço/competitividade é aínda, no presente, menos rentável do que outras fontes de energia mais poluidoras tais como os combustíveis fósseis.

Page 26: Energia RenováVel

Por último, “a combustão de biomassa (tanto as áreas naturais do ecossistema como as florestas, relvados ou lenha) produz 3,5 milhões de toneladas de carbono (na forma de dióxido de carbono) todos os anos, chegando a contribuir com 40% da produção mundial anual de dióxido de carbono.

Page 27: Energia RenováVel

Composição Média da Biomassa

75%

25% hidratos decarbono

lenhina

Page 28: Energia RenováVel

A energia da BIOMASSA é considerada estratégica para o

futuro, pois é uma fonte renovável de energia.

Page 29: Energia RenováVel

O Protocolo de Quioto determina que os países(ou Partes) incluídas no Anexo I ( Países Industrializados), devem reduzir as emissões totais de gases de efeito estufa em pelo menos 5,2 % abaixo dos níveis de 1992 no período de compromisso de 2008 a 20101.

(UNITED NATIONS, 1998)

Page 30: Energia RenováVel

O biodiesel é um combustível que pode ser fabricado a partir de uma série de matérias primas (óleos vegetais diversos, gordura animal, óleo de fritura).

A utilização do biodiesel é bastante difundida, principalmente na Europa Ocidental, cuja produção anual em 2003 atingiu 2,5 -2,7 milhões de toneladas, a Alemanha é o maior produtor mundial, respondendo por 42% da produção de 2002.

Page 31: Energia RenováVel

No caso brasileiro deverão ser utilizados óleos vegetais de diversas oleaginosas, conforme as espécies produzidas em cada região.

Por exemplo:Óleo de palma na região Norte, óleo de mamona na região Nordeste, óleo de soja na região Centro-Oeste.

Page 32: Energia RenováVel

O processo que tem apresentado resultados técnico econômicos mais satisfatórios é a

transesterificação, no qual ocorre uma reação entre o óleo vegetal e um álcool (metílico ou etílico), na presença de um

catalisador, e cujos produtos são um éster de ácido graxo (biodiesel) e glicerina.

Page 33: Energia RenováVel

O álcool utilizado na reação será o etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar. O biodiesel produzido será um combustível

totalmente renovável.

Page 34: Energia RenováVel

A UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS PELOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, REDUZ A

DEPENDÊNCIA EXTERNA DE PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS.

Page 35: Energia RenováVel
Page 36: Energia RenováVel

O óleo vegetal é uma gordura extraída de plantas formada por triglecerideo. Apesar de, em princípio, outras partes da planta poderem ser utilizadas na extracção de óleo, na prática este é extraído na sua maioria (quase exclusivamente) das sementes. Os óleos vegetais são utilizados como óleo de cozinha, pintura, lubrificante, cosméticos, farmacêutico, iluminação, combustível (Biodiesel ou Puro) e para usos industriais. Alguns tipos de óleos, tais como o óleo de colza, algodão ou ricínio são impróprios para consumo humano sem o devido processamento prévio.

Como todas as gorduras, os óleos vegetais são ésteres de glicerina e uma mistura de acido gordos e são insolúveis em agua, mas solúveis em solventes orgânicos.

 

Page 37: Energia RenováVel

Óleos à base de sementes: Caju semente do ricínio - óleo de ricíniobeto sementa da linhaça - óleo de linhaça semente da

uva - óleo de uva semente de cânhamo - óleo de cânhamo mostarda

semente da papoila - óleo de papoila colza- Azeite de colza semente de sésamo - óleo de sésamo

girassol - óleo de girassol Outros óleos vegetais: amêndoa alperce abacate milho - óleo de milho Algodão côco - óleo de côco avelã azeitona - azeite palma - óleo de palma amendoim - óleo de

amendoim Abóbora soja - óleo de soja noz

Page 38: Energia RenováVel
Page 39: Energia RenováVel
Page 40: Energia RenováVel

O Pró-Álcool ou Programa Nacional do Álcool foi um programa de substituição em larga escala dos combustíveis veiculares derivados de petróleo por álcool, financiado pelo governo do Brasil a partir de 1975 devido a crise do petróleo em 1973 e mais agravante depois da crise de 1979. A produção de álcool no Brasil no período de 1975-76 foi de 600 milhões de litros; no período de 1979-80 foi de 3,4 bilhões e de 1986-87 chegou ao auge, com 12,3 bilhões de litros ‘’se comparado nos tempos hoje, a produção de álcool dobrou.No ano passado (2008), foram 24,3 bilhões de litros de álcool’’.

Page 41: Energia RenováVel
Page 42: Energia RenováVel
Page 43: Energia RenováVel