Energia2

22
Trabalho realizado por: Carla;nº5 Solange;nº15

Transcript of Energia2

Page 1: Energia2

Trabalho realizado por:

Carla;nº5

Solange;nº15

Page 2: Energia2

Energia solar

• Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou mecânica

Page 3: Energia2

Tipos de energia solar

• Sistemas passivos são geralmente directos, apesar de envolverem (algumas vezes) fluxos em convecção, que é tecnicamente uma conversão de calor em energia mecânica.

• Sistemas activos são sistemas que apelam ao auxílio de dispositivos eléctricos, mecânicos ou químicos para aumentar a efectividade da colecta. Sistemas indirectos são quase sempre também activos.

Page 4: Energia2

Directo significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem. Exemplos:

A energia solar atinge uma célula fotovoltaica criando electricidade. (A conversão a partir de células fotovoltaicas é classificada como directa, apesar de que a energia eléctrica gerada precisará de nova conversão - em energia luminosa ou mecânica, por exemplo - para se fazer útil.)

Page 5: Energia2

A energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água, por exemplo - esse princípio é muito utilizado em aquecedores solares.

Page 6: Energia2

Indirecto significa que precisará haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Exemplo: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.

Page 7: Energia2

Energia eólica

A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, Deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.

Page 8: Energia2

Energia geotérmica

Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido a necessidade de se obter energia eléctrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de electricidade. Hoje a grande parte da energia eléctrica provém da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, porém, esses métodos são muito poluentes.

Page 9: Energia2

Para que possamos entender como é aproveitada a energia do calor da Terra devemos primeiramente entender como nosso planeta é constituído. A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.

Page 10: Energia2

Energias renováveis

A energia renovável é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não-renováveis. São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais

Page 11: Energia2

Energias não renováveis

Recursos energéticos não-renováveis é o nome atribuído aos recursos naturais que, quando utilizados, não podem ser repostos pela acção humana ou pela natureza, a um prazo útil.

Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis, pois a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das energia renováveis

Page 12: Energia2

As fontes de energias não renováveis são actualmente as mais utilizadas. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) são fortemente poluidores, libertando dióxido de carbono quando queimados; causando chuvas ácidas; poluindo solos e água.

Page 13: Energia2

Energia alternativa

Deste que há vida humana esta depende totalmente do meio ambiente, dos seus recursos. O Homem consume cada vez mais bens materiais e este consumo exige demasiado da Natureza. São as propriedades dos elementos do ambiente natural que são utilizados para satisfazer as necessidades energéticas da humanidade.

Os consumos mundiais não têm parado de aumentar devido ao desenvolvimento industrial, à expansão dos transportes e ao crescimento demográfico, e são os recursos energéticos não renováveis e renováveis que nos fornecem energia para tais actividades.

Page 14: Energia2

O Homem utiliza mais os recursos não renováveis pois a utilização dos renováveis é muito cara e pouco rentável. Os recursos não renováveis, sendo os mais utilizados e não podendo ser novamente utilizados, têm vindo a diminuir, ou seja, a sua disponibilidade no planeta começa a ser escassa, o que leva a certos conflitos humanos. Como o Homem utiliza em maior quantidade os recursos não renováveis, este andará em constantes conflitos para obter esses recursos, como por exemplo o petróleo, visto que a sua distribuição não se encontra bem efectuada, pois os países que mais consumem são aqueles que menos petróleo possuem. O nosso futuro depende pelo menos de duas decisões incontornáveis: o tempo que já escasseia e o dinheiro que é preciso distribuir melhor.

Page 15: Energia2

As fontes de energia capazes de corresponder de forma substancial à procura excessiva de energia exigida pelos vários sectores humanos são:

Combustíveis fósseis;

Energia nuclear;

Energias renováveis

Page 16: Energia2

No entanto a utilização de combustíveis fósseis tem efeitos nocivos e a nuclear não é vista com bons olhos desde o acidente em chernobyl. Torna-se, assim, necessário desenvolver novas opções energéticas.

As fontes de energia renovável dispõem de muitas vantagens, por comparação com as fontes de energia não renovável pois são fontes inesgotáveis de energia, têm poucos efeitos negativos sobre o ambiente e estão disponíveis um pouco por todo o Mundo.

Portugal é relativamente rico em fontes de energia renovável, mas a sua utilização está muito abaixo do que poderia ser aproveitado.

Page 17: Energia2

As fontes de energia renovável que, em Portugal são melhor aproveitadas, são:

a biomassa: lenhas, resíduos florestais e agrícolas, lixos e esgotos provenientes de pecuárias;

e energia hídrica: obtida a partir do movimento da água, como por exemplo, nas barragens.

As Energias Alternativas são aquelas surgidas como soluções para diminuir o impacto ambiental e para contornar o uso de matéria-prima que normalmente é não renovável. Ao utilizarmos as tecnologias disponíveis e ao aproveitarmos toda a riqueza em energia renovável do nosso país, estamos a contribuir para um mundo mais limpo e equilibrado.

Page 18: Energia2

Energia nuclear

Esta energia é uma energia alternativa. Devido aos elevados custos de instalação e manutenção das

centrais nucleares, está presente em pequenas quantidades. Apesar desta energia ter sido recebida com grande entusiasmo, devido ao enorme potencial energético e expansão do sector nuclear, depara com enormes obstáculos, como perigo de acidentes nucleares.

As centrais nucleares devem ter um acompanhamento rigoroso devido à possibilidade de um acidente nuclear que liberta grandes quantidades de radioactividade que é bastante prejudicial aos seres vivos.

No caso do Chernobyl as estimativas indicam que cerca de 3 milhões de pessoas, entre as quais crianças, sofrem de doenças congénitas provocadas pelas radiações.

Page 19: Energia2

Vantagens:O combustível é barato e fácil de transportar;É a fonte mais concentrada de geração de

energia;Fácil de transportar como novo combustível; Não provoca efeito de estufa ou chuva ácida.

Desvantagens:É a fonte de maior custo por causa dos

sistemas de emergência, de contenção de resíduo radioactivo e de armazenamento;

Requer uma solução a longo prazo para os resíduos armazenados em alto nível na maioria dos países.

Page 20: Energia2

Energia das ondas

A energia das ondas consiste na transformação da energia resultante do movimento periódico das massas de água para produção de energia eléctrica.

Uma onda de 3 metros de altura contém pelo menos 25 KW de energia por metro de frente. O difícil é transformar eficientemente toda essa energia em electricidade. Os dispositivos desenhados até hoje são em geral de baixo rendimento e a maioria usa o mesmo princípio: a onda pressiona um corpo oco, comprimindo o ar ou um líquido que move uma turbina ligada a um gerador.

Neste tipo de energia, a energia cinética e potencial das ondas é aproveitada através de uma turbina em alto mar que converte esta energia em energia eléctrica.

Page 21: Energia2

Energia das marés

A energia das marés não é mais do que o aproveitamento dos desníveis de água que resultam das subidas e descidas do nível da água.

A superfície do oceano oscila entre pontos altos e baixo, chamados marés. Elas podem também criar ondas que movem uma velocidade até 18m por minuto.

Os oceanos constituem 70% da superfície da terra e são os maiores colectores e armazenadores de energia solar do planeta. A energia térmica dos oceanos é uma tecnologia que converte radiação solar em energia eléctrica

Page 22: Energia2

Vantagens:É uma energia renovável;Não produz qualquer tipo de poluição;Não requer material muito sofisticado.

Desvantagens:O fornecimento de energia não é contínuo;Baixo rendimento;São necessárias amplitudes de marés

superiores a 5 metros para que este tipo de energia seja rentável;

As instalações devem ser fortes o suficiente para resistir a tempestades mas sensíveis o suficiente para obterem energia das marés.