Energias alternativas

23
ESCOLA BÁSICA RAINHA SANTA ISABEL Disciplina: Ciências Naturais Professora: Ana Cristina Almeida Trabalho realizado por: Margarida Rodrigues e Maria Laura Jesus (8B) Maio de 2016

Transcript of Energias alternativas

ESCOLA BÁSICA RAINHA SANTA ISABEL

Disciplina: Ciências Naturais

Professora: Ana Cristina Almeida

Trabalho realizado por: Margarida Rodrigues e

Maria Laura Jesus

(8B)

Maio de 2016

É a força em ação É a capacidade que uma máquina ou um ser vivo tem para realizar um trabalho

ENERGIA

SITUAÇÃO ATUAL

Mais de 50% da energia elétrica consumida em Portugal tem origem em tecnologias renováveis . A queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo,

gás natural) nas centrais termoelétricas gera impactos ambientais devido à emissão de gases poluentes, contrariamente ao que se passa com as fontes renováveis (exceção feita à queima de biomassa).

IMPACTOS AMBIENTAIS

É uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural.

São fontes de energia renováveis (geradas na Natureza a

uma taxa igual ou superior à do seu consumo/utilização).

É obtida através de fontes que são essencialmente inesgotáveis, não sendo poluentes.

ENERGIA ALTERNATIVA

O sol é o responsável direto pela energia solar (fotovoltaica e térmica), mas está também na origem da energia eólica, ao provocar as diferenças de pressão que dão origem ao vento e à energia das ondas.

O sol contribui também para o desenvolvimento da matéria orgânica de origem biológica (biomassa) e é o principal agente do ciclo da água.

ENERGIA ALTERNATIVA

ENERGIA SOLAR

ENERGIAS RENOVÁVEIS VANTAGENS INCONVENIENTES

- São consideradas inesgotáveis à escala humana comparando aos combustíveis fósseis. - Têm um impacto ambiental menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), porque não produzem CO2 ou outros gases com efeito de estufa (GEE). - Oferecem menos riscos do que a energia nuclear. - Permitem a criação de novos postos de emprego (ocorre investimento em zonas desfavorecidas). - Permitem reduzir as emissões de CO2 e melhoram a qualidade do Ar. - Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis. - Conferem autonomia energética ao país, uma vez que a sua utilização não depende da importação de combustíveis fósseis.

- Custos elevados de investimento e infraestruturas apropriadas. - Impactos visuais negativos no meio ambiente; - Energia da Biomassa – o método de combustão da biomassa não é limpo. - Energia Hidroelétrica – causa erosão de solos que pode ter impacto na vegetação do local. - Energia Solar – os custos iniciais muito elevados; - Energia das Ondas – depende muito da localização e é bastante dispendiosa; - Energia Eólica – o custo inicial das turbinas é muito elevado e produzem muito ruído.

Energia Hídrica

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA

Energia da Biomassa

Energia Solar

Energia Eólica

Energia Geotérmica

Energia das Marés

Energia das Ondas

Os raios solares são captados por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformados em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento.

ENERGIA SOLAR É a fonte de energia mais poderosa - Num segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.

Pode ser produzida energia elétrica por dois processos:

SISTEMAS FOTOVOLTAICOS (A energia pode ser convertida diretamente em energia elétrica através de células fotovoltaicas). SISTEMAS TÉRMICOS (O aquecimento de um fluido, líquido ou gasoso, em coletores solares, é a utilização mais frequente de energia solar).

ENERGIA SOLAR

ENERGIA SOLAR VANTAGENS INCONVENIENTES

- É uma fonte energética renovável. - Produz poucos gases com efeito de estufa (GEE). -Está virtualmente disponível em qualquer lugar da Terra. -Não polui durante o seu uso. – As centrais necessitam de manutenção mínima. – A energia solar é uma solução economicamente viável porque os painéis solares são cada vez mais potentes e a menor, custo. – É uma excelente alternativa em lugares remotos ou de difícil acesso, pois a sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

- Custos elevado de instalação de painéis solares. – As variações na produção (dependentes do clima e durante a noite) implicam a existência de meios de armazenamento da energia produzida durante o dia. – As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e à energia hidroelétrica (água). – Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%, apesar deste valor ter vindo a aumentar ao longo dos anos.

A energia eólica é a energia obtida pela ação do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes aéreas. A energia eólica tem sido utilizado desde a Antiguidade para mover os barcos movidos por velas ou operar máquinas para movimentação das suas fábricas de pás. A energia eólica está associada ao movimento das massas de ar que se deslocam a partir de zonas de alta pressão do ar para as zonas adjacentes de baixa pressão, com velocidades proporcionais a gradiente de pressão..

ENERGIA EÓLICA

ENERGIA SOLAR

ENERGIA EÓLICA VANTAGENS INCONVENIENTES

- É uma fonte energética renovável e inesgotável. - Não emite gases poluentes nem gera resíduos. - Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE). - Os parques eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado. - Reduz a elevada dependência energética do exterior, nomeadamente a dependência em combustíveis fósseis. -É mais económica devido à menor aquisição de direitos de emissão de CO2 por cumprir o protocolo de Quioto e diretivas comunitárias. É uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.

- A intermitência (nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária), do vento que dificulta a sua exploração. - Provoca um impacto visual considerável, (a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem). - Impacto sobre as aves do local, principalmente pelo choque destas nas pás. -Impacto sonoro (o vento bate nas pás produzindo um ruído constante de aproximadamente 43 decibéis, tornando necessário que as habitações mais próximas estejam no mínimo a 200 metros de distância). -Pode afetar o comportamento habitual de migração das aves.

Na biomassa não são contabilizados os tradicionais combustíveis fósseis, apesar de estes serem também derivados do ramo vegetal e mineral (são exemplos carvão mineral do ramo vegetal e o petróleo e gás natural do ramo mineral), no entanto estes são resultado de várias transformações que requerem vários milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode ser considerada um recurso natural renovável, contrariamente aos combustíveis fósseis.

ENERGIA DA BIOMASSA Biomassa são: - os resíduos sólidos naturais e os resíduos resultantes da atividade humana. - os subprodutos da pecuária, da agricultura, da floresta ou da exploração da indústria da madeira, etc. - a parte biodegradável dos resíduos sólidos urbanos (lixo doméstico).

ENERGIA SOLAR

ENERGIA DA BIOMASSA VANTAGENS INCONVENIENTES

- É uma energia renovável. - É pouco poluente, não emitindo CO2 (de acordo com o ciclo natural de carbono neutro). - É altamente fiável e a resposta às variações de procura é elevada. - A biomassa sólida é extremamente barata, sendo as suas cinzas menos agressivas para o ambiente. - Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos, etc).

- Desflorestação de florestas, além da destruição de habitats. - Possui um menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis. - Os biocombustíveis líquidos contribuem para a formação de chuvas ácidas. - Dificuldades no transporte e no armazenamento de biomassa sólida.

Os biocombustíveis são combustíveis líquidos ou gasosos, produzidos a partir da biomassa. Os mais comuns são o Biodiesel e o Bioetanol. O Biodiesel é obtido a partir de óleos orgânicos.

BIOCOMBUSTÍVEIS

O Bioetanol é produzido a partir da fermentação de hidratos de carbono (açúcar, amido, celulose).

ENERGIA SOLAR

ENERGIA DE BIOCOMBUSTÍVEIS VANTAGENS INCONVENIENTES

- O biodiesel substitui o óleo diesel sem necessidade de ajustes nos motores. - Contribui com redução do lixo no planeta, pois o lixo pode ser usado na produção de biocombustível. - Promove o manuseamento e armazenamento mais seguros que os dos combustíveis fósseis. - Fecham o ciclo do carbono, contribuindo para a estabilização da concentração de CO2 na atmosfera (GEE).

- Grande consumo de energia para a sua produção. - Aumento do consumo de água para a irrigação das culturas. - Redução da biodiversidade. - Contaminação de lençóis freáticos por nitritos e nitratos.

É também chamada de energia geotermal. É a energia obtida a partir do calor proveniente do interior do planeta Terra. Funciona graças à capacidade natural da Terra e/ou da sua água subterrânea em reter calor. Com o aumento da profundidade a temperatura das rochas aumenta cada vez mais. Mas, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.

ENERGIA GEOTÉRMICA

ENERGIA SOLAR

ENERGIA GEOTÉRMICA VANTAGENS INCONVENIENTES

- A energia geotérmica é inesgotável. - Não é poluente porque quase não tem emissões de CO2. - Não ocupa grandes áreas como por exemplo, a hidroelétrica. - A energia geotérmica é das mais seguras e de fácil manutenção -As centrais geotérmicas funcionam 24 horas por dia, durante todo o ano porque a central geotérmica situa-se diretamente por cima da sua fonte de combustível. -É resistente a interrupções de produção de energia devido a condições atmosféricas, catástrofes naturais ou cisões políticas que podem interromper o transporte de combustíveis.

-A perfuração dos solos para a introdução de canos é dispendiosa. - Elevado custo de manutenção dos canos (onde a água causa corrosão e depósitos minerais). - Os antigelificantes usados nas zonas mais frias são poluentes: apesar de terem uma baixa toxicidade, alguns produzem CFCs e HCFCs.

ENERGIA DAS MARÉS

A produção desta energia resulta do aproveitamento dos desníveis da água que resultam da subida e da descida das marés.

ENERGIA SOLAR

ENERGIA DAS MARÉS VANTAGENS INCONVENIENTES

- A energia das marés é renovável.

- É previsível a ocorrência de marés.

- Ocorre de uma forma constante.

- Elevado custo de instalação. - A produção de energia

depende dos desníveis das marés.

ENERGIA DAS ONDAS

A produção desta energia resulta do aproveitamento do movimento oscilatório das ondas.

ENERGIA SOLAR

ENERGIA DAS ONDAS VANTAGENS INCONVENIENTES

- A energia das ondas é renovável.

- Não produz CO2.

- O fornecimento de energia não é contínuo.

- O fornecimento de energia apresenta baixo rendimento.

- Impacto negativo na fauna aquática.

- Impacto negativo em termos paisagísticos.

BIBLIOGRAFIA EDP Energias de Portugal. (02 de 05 de 2016). Origens da Eletricidade. Obtido de EDP Serviço Universal: http://www.edpsu.pt/pt/origemdaenergia/Pages/OrigensdaEnergia.aspx Espaço CN8. (02 de 05 de 2016). Energias alternativas. Obtido de SlideShare: http://pt.slideshare.net/espacn88/energias-alternativas-4270634 Vantagens e Desvantagens das Energias Renováveis. (03 de 05 de 2016). Obtido de Portal Energia: http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-das-energias-renovaveis/