Energias Renováveis

34

description

Trabalho realizado por Carlos Eduardo da Costa - Turma 11 do Senac/Tito para a Estação Ecogestão e Saneamento Ambiental.

Transcript of Energias Renováveis

Page 1: Energias Renováveis
Page 2: Energias Renováveis

O que são energias renováveis?A energia renovável é aquela que é

obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não- renováveis. São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais.

Page 3: Energias Renováveis

São Fontes de Energias Renováveis

O Sol: energia solar O vento: energia eólica Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica Os mares e oceanos: energia maremotriz As ondas: energia das ondas A matéria orgânica: biomassa, bicombustível O calor da Terra: energia geotérmica Água salobra: energia azul

As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fosseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.

Page 4: Energias Renováveis
Page 5: Energias Renováveis

O que é COMBUSTÍVEL ? Um combustível é qualquer substância que reage com o oxigênio

(ou outro comburente) liberando energia, usualmente de modo vigoroso, na forma de calor, chamas e gases. Supõe a liberação da energia nele contida em forma de energia potencial a uma forma utilizável. Em geral se trata de algo susceptível de combustão mas há exceções que se explicam a seguir.

No meio que vivemos existem várias substâncias que estão ou podem ser usadas como combustível. Entre as sólidas incluem-se o carvão, a madeira e a turfa. O carvão é queimado em caldeiras para esquentar água, que pode vaporizar-se para mover máquinas a vapor, ou diretamente para produzir calor utilizável em usos térmicos (calefação). A turfa e a madeira são utilizadas principalmente para a calefação doméstica e industrial. A turfa foi utilizada para a geração de energia nas locomotivas, que utilizavam madeira como combustível, muito comum no passado.

Page 6: Energias Renováveis

Entre os líquidos usados como combustível encontramos os de origem vegetal ou animal, como o álcool e o óleos vegetais de rícino e gorduras à partir do século XX surgem os combustíveis minerais, considerados fósseis, são os derivados do petróleo como óleo diesel, o querosene e a gasolina(ou nafta).

Entre os combustíveis gasosos estão o gás natural ou os GLP (Gases Liquefeitos de Petróleo), representados pelo Propano e o Butano. As gasolinas e até os gases são utilizados para os motores de combustão

interna. Nos corpos dos animais em geral, o combustível principal é constituído

por carboidratos, lipídios e, em certas circunstâncias, as proteínas, que proporcionam energia para os músculos, o crescimento e os processos de renovação e regeneração celular.

Por extensão se chamam também combustíveis às substâncias empregadas para produzir energia no reator nuclear no processo de fissão nuclear, embora este processo não seja de forma alguma uma combustão.

Page 7: Energias Renováveis

Tampouco é um combustível, na acepção estrita do termo, o hidrogênio quando utilizado no processo de fusão nuclear, que proporciona grandes quantidades de energia, no que se fundem quatro átomos de hidrogênio para converter-se em um de hélio. Este meio de obter energia não foi dominado adequadamente pelo homem (mas que em sua forma mais violenta, é a bomba de hidrogênio, conhecida como Bomba H). No Universo é comum, posto que é a fonte de energia das estrelas.

Os combustíveis fósseis são misturas de composto orgânicos que se extraem do subsolo com o propósito de produzir energia por combustão. A origem desses compostos são seres vivos que morreram há milhões de anos. Consideram-se combustíveis fósseis o carvão, procedente de bosques do período carbonífero, o petróleo e o gás natural, procedente de outros organismos.

Page 8: Energias Renováveis

RenováveisOs combustíveis renováveis são combustíveis que

usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do álcool e também de vários outros vegetais como a mamona utilizado para a fabricação do biodiesel ou outros óleos vegetais que podem ser usados diretamente em motores diesel com algumas adaptações.

Page 9: Energias Renováveis

EnergiaEnergia HidráulicaHidráulicaEnergiaEnergia HidráulicaHidráulica

Page 10: Energias Renováveis

Como Funciona? A energia hidroelétrica é a energia que se produz em barragens

construídas em cursos de água (exemplo, a barragem do Alqueva). É encontrada sob a forma de energia cinética, sob diferenças de temperatura ou gradientes de salinidade e que pode ser aproveitada e utilizada. Uma vez que a água é aproximadamente 800 vezes mais densa que o ar, requer um lento fluxo corrente de água, ou ondas de mar moderadas, que podem produzir uma quantidade considerável de energia. O potencial da energia acumulada nas cachoeiras pode ser convertido em eletricidade. As centrais hidroelétricas aproveitam a energia dos rios para funcionar uma turbina que move um gerador elétrico.

Page 11: Energias Renováveis

Vantagens A energia é produzida a partir de uma fonte contínua, neste caso, o

movimento da água. Não polui o meio ambiente. Baixíssimo custo de

produção.

http://www.escolarenovavel.alojagratis.org/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=57

Page 12: Energias Renováveis

Desvantagens Há evidentemente desvantagens do uso de energia hidráulica. A principal

desvantagem é com relação ao meio onde ela será inserida. Se for uma represa que provoque uma inundação em uma grande área, irá promover o desaparecimento de espécies da fauna e da flora, sem falar nas cidades que já foram inundadas e desapareceram do mapa. Isto provoca o deslocamento de seres humanos e animais de seu habitat natural para outro, devendo sofrer conseqüências para a readaptação. Isto quando não há a sua extinção por completo, provocando evidentemente desequilíbrios no ecossistema importantes. O ideal para uma usina hidroelétrica é que haja uma grande altura e pouca inundação, isto porque, para a produção efetiva de energia, o mais importante é que quanto mais alta for a área, mais energia será capaz de produzir. A represa mais alta tem 310 metros de altura e fica em Nurek, na Rússia.

http://www.uesb.br/energias/renovaveis/ehidraulica.htm

Page 13: Energias Renováveis
Page 14: Energias Renováveis

Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.

Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis

fósseis não se renovam a curto prazo.

Biomassa

Page 15: Energias Renováveis

A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.

A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

Page 16: Energias Renováveis
Page 17: Energias Renováveis

Como é utilizada?

A energia solar é aproveitada através de painéis e coletores solares. Os painéis solares são dispositivos que convertem a energia da luz do sol em energia elétrica. Estes são compostos por células solares. Estas células criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz, ou seja, absorvem a energia do sol fazendo a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.Os coletores solares captam a radiação solar aquecendo uma placa coletora. A acumulação da radiação irá transferir energia sob a forma de calor para a serpentina de tubos com um fluido, aquecendo-o. Como o fluido a temperatura superior é menos denso, irá subir até ao reservatório com água da rede. Ao passar no seu interior, o fluido irá transferir energia sob a forma de calor para a água no depósito. Esta poderá ser então utilizada. Após esta transferência, o fluido terá arrefecido, ficando mais denso e descendo de volta ao coletor, onde reiniciará o seu ciclo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel

Page 18: Energias Renováveis

Vantagens Vantagens A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da

fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente.

As centrais necessitam de manutenção mínima.

Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.

A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Page 19: Energias Renováveis

Desvantagens Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A

energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele.[1]

Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.

Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.

Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.

As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroelétrica (água) e a biomassa (bagaço da cana ou bagaço da laranja).

Page 20: Energias Renováveis
Page 21: Energias Renováveis

Energia eólicaA energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e

disponível em todos os lugares Grandes turbinas, em formato de cata-vento, são colocadas em locais

abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera

energia elétrica. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel

Page 22: Energias Renováveis
Page 23: Energias Renováveis

Vantagens

É inesgotável; Não emite gases poluentes nem gera resíduos; Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE).

Vantagens para a comunidadeOs parque eólicos são compatíveis com outros usos e

utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado;

Criação de emprego; Geração de investimento em zonas desfavorecidas; Benefícios financeiros (proprietários).

Page 24: Energias Renováveis

Vantagens para o estado Reduz a elevada dependência energética do exterior; Poupança devido à menor aquisição de direitos de emissão de CO2 por

cumprir o protocolo de Quioto e diretivas comunitárias e menores penalizações por não cumprir;

Possível contribuição de cota de GEE para outros sectores da atividade econômica;

É uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.

Vantagens para os promotores Requer escassa manutenção (semestral); Boa rentabilidade do investimento.

Retirado de http://www.edprenovaveis.com/recursos/img/RSC/32495_2412412008134532.jpg

Page 25: Energias Renováveis

DesvantagensNem sempre o vento sopra quando a eletricidade é

necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração.

Impacto ambiental(migração de aves)Emissão de ruídos devida ao funcionamento mecânica. A intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a

eletricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração;

Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2) ou com a técnica da bombagem hidroelétrica.

Retirado de http://www.edprenovaveis.com/recursos/img/RSC/32495_2412412008134532.jpg

Page 26: Energias Renováveis
Page 27: Energias Renováveis

Energia azul é a energia obtida da diferença entre a concentração de sal entre a água do mar e a do rio com o uso de eletro diálise reversa (EDR) (ou osmose) com membranas específicas para cada tipo de íons. O resíduo deste processo, é água salobra.

A tecnologia de EDR foi confirmada em condições laboratoriais. Como em outras tecnologias, o custo da membrana foi um obstáculo. Uma membrana nova e mais barata, baseada em polietileno eletricamente modificado, permitiu seu uso comercial.

Page 28: Energias Renováveis

Quando um rio despeja suas águas no oceano, há uma ção gigantesca de energia. Coloca-se uma membrana entre dois reservatórios, um com água doce e outro água do mar. Ela é capaz de reter íons de sal, mas não a água, gerando um fluxo de água em direção à água salgada. Aplica-se uma pressão maior na água salgada, invertendo este processo. A água do mar tem dois tipos diferentes de pequenos componentes: íons do sódio e íons de cloreto, positivos e negativos. E cada conjunto têm dois tipos de membrana. Um deixa passar apenas o íon positivo e a outra membrana somente o íon negativo. Imagine-se entre as minhas mãos a água de mar, o íon positivo passa através desta membrana e o íon negativo passa através desta membrana. Temos um circuito eléctrico, entre a água salgada e a água doce, de cada lado das duas membranas

Page 29: Energias Renováveis

Energia maremotriz é o modo de geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.

Em qualquer local a superfície do oceano oscila entre pontos altos e baixo, chamados marés, a cada 12h e 25min. Em certas baías e estuários, como junto ao Monte Saint-Michel , no estuário do rio Rance, na França, ou em São Luís, no Brasil, essas marés são bastante amplificadas, podendo atingir alturas da ordem de 15 metros. As gigantescas massas de água que cobrem dois terços do planeta constituem o maior coletor de energia solar imaginável. As marés, originadas pela atração lunar, também representam uma tentadora fonte energética. Em conjunto, a temperatura dos oceanos, as ondas e as marés poderiam proporcionar muito mais energia do que a humanidade seria capaz de gastar — hoje ou no futuro, mesmo considerando que o consumo global simplesmente dobra de dez em dez anos.A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidrelétrica

Page 30: Energias Renováveis

EnergiaEnergia MaremotrizMaremotriz

Page 31: Energias Renováveis

Trata-se de uma obra complexa de Engenharia hidráulica. Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina hidráulica, tipo bulbo, e produzindo energia elétrica. Na maré baixa, o reservatório é esvaziado e a água que sai do reservatório passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo a energia elétrica. Este tipo de fonte é também usado no Japão, na França e na Inglaterra. A primeira usina maremotriz construída no mundo para geração de eletricidade foi a de La Rance, em 1963 e antes de 1500, em Lameiras município de Sintra para uso direto em moendas.

Page 32: Energias Renováveis

Energia Geotérmica

Page 33: Energias Renováveis

Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido a necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de eletricidade. Hoje a grande parte da energia elétrica provém da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão

mineral, métodos esses muito poluentes.

Page 34: Energias Renováveis

Para que possamos entender como é aproveitada a energia do calor da Terra devemos primeiramente entender como nosso planeta é constituído. A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_geot%C3%A9rmica