ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO. Lançadas como parte da Política Nacional de...

12
Atendimento Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24horas) ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO

Transcript of ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO. Lançadas como parte da Política Nacional de...

Page 1: ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento.

AtendimentoUnidades de Pronto

Atendimento (UPAs 24horas)

ENFERMEIRASCHEILA CRISTINA DE MERCEDES

COELHO

Page 2: ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento.

Lançadas como parte da Política Nacional de

Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).

UPAs 24horas

Page 3: ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento.

Essas unidades atendem a casos de saúde

que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.

UPAs 24horas

Page 4: ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento.

As UPAs 24 horas trabalham de forma

integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o SAMU presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA.

UPAs 24horas

Page 5: ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento.

Essa integração qualifica os atendimentos já

que, ao prestar o primeiro socorro, as equipes do SAMU identificam a real necessidade do paciente e o encaminham, se necessário, para o serviço de saúde mais adequado.

UPAs 24horas

Page 6: ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento.

As UPAs funcionam sete dias por semana, 24

horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.

UPAs 24horas

Page 7: ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento.

A Política Nacional de Urgência e Emergência integrou as

unidades de saúde e dividiu a atenção às urgências no SUS em quatro frentes. No nível da Atenção Básica, as equipes de Saúde da Família (ESF) e as UBS têm como prioridade a orientação assistencial a um número determinado de famílias e acolhimento das urgências de menor complexidade. O componente móvel, por meio do SAMU 192, faz a estabilização dos pacientes no local da ocorrência e o transporte seguro para as unidades de saúde indicadas. Já às UPAs cabe o atendimento das urgências de média complexidade. E o setor de urgência dos hospitais realizam o atendimento das urgências de maior complexidade.

Como surgiram

Page 8: ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento.

Um dos maiores sistemas públicos de saúde

do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) possui convênio com quase toda a rede hospitalar brasileira. Fazem parte do SUS hospitais públicos, privados e universitários, que garantem ao cidadão o direito constitucional de acesso à saúde.

AtendimentoHospitais

conveniados

Page 9: ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento.

Existem 6.500 hospitais no país integrados ao

SUS, sendo 48% deles particulares. Essas instituições podem oferecer desde o simples atendimento ambulatorial até transplantes de órgãos.

AtendimentoHospitais

conveniados

Page 10: ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento.

Entre as unidades da rede pública que

atendem pelo SUS estão 69 hospitais federais, 618 estaduais e 2.278 municipais, espalhados por todos os estados brasileiros. Todos os hospitais universitários atendem pelo sistema de saúde público.

AtendimentoHospitais

conveniados

Page 11: ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento.

O SUS possui convênio com hospitais públicos,

privados e universitários, garantindo o acesso à saúde ao cidadão

SUS

Page 12: ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento.

MINISTÉRIO D.A SAUDE SUS.

REFERENCIAS