Enfoque alvorecer março 2014

4
São Pedro / Caiçaras e Adjacências - Juiz de Fora-MG - Ano 8 - Março de 2014 Saúde é muito mais que não ter doen- ça. No nível coletivo, populacional, a saúde insere-se na noção mais ampla de condições de vida. Saúde é um direito fundamental do homem, sendo reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento so- cial, econômico pessoal, como também uma das mais importantes dimensões da qualida- de de vida. É com este pensamento, que os moradores do Parque São Pedro e Caiçaras estão se mobilizando para reivindicar jun- to às autoridades municipais o retorno das obras de construção da Unidade Básica de Saúde da região. (Na foto) Após a eleição, o espaço destinado para a obra foi todo des- truído e hoje somente o mato existe no local. Associação de moradores é um tipo de entidade criada por moradores de qualquer bairro, rua, quarteirão, vila, etc. Mobilizar e organizar os moradores em torno de causas que possam melhorar a saúde, educação, coleta de lixo, transporte e lazer, é objetivo principal de uma associação. Para isto, os moradores elegem um representante que é o responsável por fazer chegar ao poder executivo municipal, as reivindicações e sugestões da comunidade. As prioridades de cada região devem ser discutidas e definidas pelos moradores de forma democrática e consciente na busca de uma sociedade igualitária e justa. É importante lembrar que ao reivindi- car os seus direitos, os moradores não estão pedindo nenhum favor, e sim exercendo um ato de cidadania. Fique sabendo de muito mais aqui no Enfoque Alvorecer... Carlos Henrique - Casé

description

Bairro São Pedro, Caiçaras e Adjacências - Juiz de Fora-MG. Diagramação: Agenda Samba - [email protected]

Transcript of Enfoque alvorecer março 2014

Page 1: Enfoque alvorecer março 2014

São Pedro / Caiçaras e Adjacências - Juiz de Fora-MG - Ano 8 - Março de 2014

Saúde é muito mais que não ter doen-ça. No nível coletivo, populacional, a saúde insere-se na noção mais ampla de condições de vida. Saúde é um direito fundamental do homem, sendo reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento so-cial, econômico pessoal, como também uma das mais importantes dimensões da qualida-de de vida. É com este pensamento, que os moradores do Parque São Pedro e Caiçaras estão se mobilizando para reivindicar jun-to às autoridades municipais o retorno das obras de construção da Unidade Básica de Saúde da região. (Na foto) Após a eleição, o espaço destinado para a obra foi todo des-truído e hoje somente o mato existe no local.

Associação de moradores é um tipo de entidade criada por moradores de qualquer bairro, rua, quarteirão, vila, etc. Mobilizar e organizar os moradores em torno de causas que possam melhorar a saúde, educação, coleta de lixo, transporte e lazer, é objetivo principal de uma associação. Para isto, os moradores elegem um representante que é o responsável por fazer chegar ao poder executivo municipal, as reivindicações e sugestões da comunidade.

As prioridades de cada região devem ser discutidas e definidas pelos moradores de forma democrática e consciente na busca de uma sociedade igualitária e justa.

É importante lembrar que ao reivindi-car os seus direitos, os moradores não estão pedindo nenhum favor, e sim exercendo um ato de cidadania.

Fique sabendo de muito mais aqui no Enfoque Alvorecer...

Carlos Henrique - Casé

Page 2: Enfoque alvorecer março 2014

2

DEUS está em toda a parte ao mesmo tempo, em redor de você, dentro de você!Jamais você está desamparado.Nunca está só.Não permita que a mágoa o perturbe: pro-cure manter-se calmo, para ouvir a voz si-lenciosa de Deus dentro de você.Assim, poderá superar todas as dificulda-des que aparecerem em seu caminho, e há de descobrir a Verdade que existe em todas as coisas e pessoas.

Homenagem em memória: Telma Stenner e Hilma de Novaes.

Dia Mundial da ÁguaO Dia Mundial da Água foi criado pela As-

sembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Feve-reiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA).

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a fal-ta desse bem essencial à vida.

A água é um bem precioso e insubstituível. É um elemento da natureza, um recurso natural. Na natureza podemos encontrar a água em três estados: sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido. Ainda classi-ficando a água ela pode ser: doce, salobra e salgada.

A água é um recurso natural que propicia saú-de, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abasteci-mento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação.

Muito se fala em falta de água e que, num futuro próximo, teremos uma guerra em busca de água potável. O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta.

No entanto, essa água está mal distribuída: 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população. Essa distri-buição irregular deixa apenas 3% de água para o Nordeste. Essa é a causa do problema de escassez de água verificado em alguns pontos do país. Em Per-nambuco existem apenas 1.320 litros de água por ano por habitante e no Distrito Federal essa média é de 1.700 litros, quando o recomendado são 2.000 litros.

Políticas públicas e um melhor gerenciamento dos recursos hídricos em todos os países tornam-se hoje essenciais para a manutenção da qualidade de vida dos povos. Se o problema de escassez já exis-tente em algumas regiões não for resolvido, ele se tornará um entrave à continuidade do desenvolvi-mento do país, resultando em problemas sociais, de saúde, entre outros. Fonte:http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/dia_mundial_da_agua.html

MORADORES DO CAIÇARAS:Sua rua agora tem nome e CEP, veja qual é:G: Juvenal Ghedin-(N)H: Suzi Tavares Flausino-(N)I: Júlia Ribeiro Verdi-(N)J: João Evangelista Pereira-36037-808L: Papa João Paulo II-36037-812M: Abgail Maria de Oliveira-36037-814N: Isidoro Bergamin-36037-816O: Manteve o mesmo nome-(N)P: Cirene Isidoro Zandanda-(N)Q: Carlos Alberto Ferreira Braga-36037-822K: Av. Dnar Rocha-36037-833R: George Savala Gomes-36037-824S: Marcelo Oliveira Rodrigues-36037-826T: Valter Luiz da Silva-36037-828U: Élson Lopes de Souza-36037-830V: Manteve o mesmo nome-(N)

CAIÇARAS IIA: Mesmo nomeB: Mesmo nomeC: José Camilo de Campos Neto-36037-794D: Mesmo nomeE: Mesmo nomeF: Mesmo nomeG: Vereador Waldir Souza SilvaH: Av. Principal Poeta Mário Quintão

• Se liga morador:a coleta de lixo no Caiçaras mudou o dia, veja como ficou: Terças, quintas e sábados a partir das 8h (Lixo domiciliar)• O DEMLURB avisa que a colocação de lixo fora dos dias de coleta, ou acondicionado de forma irregular, é passível de multa.

Page 3: Enfoque alvorecer março 2014

3

Pagamentos à vista ou divididos em até 12 vezesUma das alterações da legislação é a redução da multa de mora para pagamentos à vista. A partir da quinta-feira, quem optar por esta forma de pagamen-to terá 50% de desconto na multa de mora. Outra op-ção é o parcelamento da dívida em 12 vezes. Neste caso, a multa de mora foi reduzida em 25% e a os débitos em cobrança judicial também poderão ser negociados. Outros benefícios para esta forma de pagamento é que ele não incide em juros de parce-lamento e é rápido e desburocratizado.Parcelamentos em até 84 vezesQuem optar pelo parcelamento de 13 a 84 vezes terá a multa de mora reduzida em 25%, nas seguin-tes condições:- 13 a 36 vezes: juros de parcelamento de 6% ao ano; 13 a 60 vezes: juros de parcelamento de 9% ao ano; 13 a 84 vezes: juros de parcelamento de 12% ao anoParcelamentos e reparcelamentos descumpridosNos casos de parcelamentos descumpridos, há a opção do reparcelamento de 13 a 60 vezes, com juros de mora de 9% ao ano, além da redução dos juros referentes ao parcelamento não cumprido.Já nos reparcelamentos descumpridos, uma nova negociação poderá ser feita até 22 de abril, em 36 vezes. Esta opção também tem redução dos juros de reparcelamento referente ao que foi descumpri-do.Parcelamentos extrasPara o contribuinte que já tem dois parcelamentos vigentes, a nova lei possibilitará, até o dia 22 de abril, a negociação de um terceiro, com as condi-ções e facilidades de acordo com a opção escolhida.*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria da Fazenda pelo telefone 3690-7599.

Durante uma visita à cidade grande, Valdinei comprou uma câmera digi-tal e levou a novidade para seu sítio, que fica um pouco

pra lá de onde Judas perdeu as botas. Doido para testar o brinquedinho novo, ele posicio-na a parentada toda na beira da lagoa. Em seguida, coloca a câmera no pequeno tripé que a acompanha, programa o temporiza-dor e corre pra junto de seus familiares. Ao verem Valdinei correndo, os demais pulam para dentro da lagoa. - Qui diacho é isso, sô? De dentro da lagoa, um primo respon-de: - Ora, si ocê qui conhece esse trem ficô cum medo, magina nóis qui num conhece!

Croquetes de PeixeAproveitando Peixe; Pegue as sobras de peixe e pique. Leve ao fogo com dois copos de água e sal. Quando ferver, acrescente farinha de tri-go até dar ponto de enrolar. Mexa bem. Com as mãos untadas em óleo, faça bolinhas, passe em leite e farinha de rosca e grite.

Escolinha de Futebol Projeto Amigos da Bola atende crian-ças de 7 a 14 anos. Inscrições: Dia 15, sáb, às 16h30. Local

Praça do Caiçaras - Exigi-se a presença de um responsável.

A SOMACom quatro algarismos, entre o 3 e o 7, colo-cados neste quadro mágico, se faz a soma do número 20.

Confira a resposta na próxima edição!

Page 4: Enfoque alvorecer março 2014

1) O que é vírus HPV?É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser trans-mitido da mãe para filho no momento do parto.2) A vacina é segura?A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como es-tratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.A vacina apresenta proteção de 98% contra o câncer do colo do útero. Será utilizada no SUS a vacina quadrivalente, reco-mendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segu-rança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Se-

Vacinação contra o HPV na rede pública começa no dia 10 de março

A vacinação de meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV) na rede pública de saúde vai começar no dia 10 de mar-ço. O vírus é uma das principais causas do câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais fre-quente de câncer entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.

4

gurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).3) Quem pode tomar a vacina?Por meio da ação do SUS, a partir de 10 de março, meninas de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos4) Onde posso tomar a vacina?A vacina estará disponível nos 36 mil postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. O Mi-nistério da Saúde também está incentivando a vacinação em escolas públicas e privadas. Nesse último caso, a vacinação somente ocorrerá com autorização dos pais ou responsáveis pelas crianças.5) O que levar para tomar a vacina?Para se vacinar é preciso apresentar documento com foto ou o cartão de vacinação. Nas escolas, as meninas deverão ter autorização dos responsáveis.6) Quantas doses tenho que tomar?Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.* Com informações do Ministério da Saúde e Agência Brasil