ENFRENTAR

5
1 ENFRENTAR "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Js 1:9) Quantas vezes passamos pelas ruas e vemos pessoas desanimadas nas calçadas, chorando pelo leite derramado, não percebendo que o mundo não acabou por aqui? Quantas vezes passamos por pessoas que desistiram de tudo só por causa de um pequeno erro aqui ou ali, achando que não tem mais jeito? Por que essas pessoas desistem tão facilmente dos seus objetivos? Por que essas pessoas não seguem adiante apesar dos obstáculos que enfrentamos? Mas existem pessoas que são testemunhos vivos do que a força de vontade pode fazer, eu vi uma reportagem de um corredor que era soldado do corpo de bombeiros e por uma fatalidade perdeu as duas pernas e fez fisioterapia e se preparou para usar próteses e agora ele é corredor maratonista e as suas pernas são duas próteses e os pés são duas molas de fibra de carbono. É impressionante o número de vezes em que Deus ordena a Josué para ser forte e corajoso, para ser ousado e decidido, para não temer e não se assustar. Um dos mais lindos versículos desse fabuloso e histórico livro, é o encontrado no capítulo 1: "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Js 1:9). Ou, como nos afirma uma outra versão: "sê forte e corajoso". Dizer-se corajoso é fácil. O difícil é sê-lo quando necessário. E como necessitamos de coragem! Estamos na metade do primeiro mês de um novo ano e depois que você estabeleceu seus planos e metas diante do Senhor, as lutas se levantaram mais fortes do que nunca. Muitas coisas ainda estão por acontecer. E a grande pergunta: Quantos serão vitoriosos? Quantos chorarão de saudades? Quantos alcançarão os seus sonhos? Quantos desistirão? A bênção muitas vezes requer CORAGEM. Coragem para CONTINUAR. Sim, porque, às vezes, é muito difícil prosseguir. Quando as coisas começam a sair de uma forma que não esperávamos sentimo- nos sem chão, sem apoio, sem forças para continuar a vida. Mas, para enfrentarmos as crises precisamos nos ESFORÇAR. Sim, muitas vezes, se deixarmos a nossa vontade humana falar, nós

description

esboço de pregação

Transcript of ENFRENTAR

Page 1: ENFRENTAR

1

ENFRENTAR

"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Js 1:9)

Quantas vezes passamos pelas ruas e vemos pessoas desanimadas nas calçadas, chorando pelo leite derramado, não percebendo que o mundo não acabou por aqui? Quantas vezes passamos por pessoas que desistiram de tudo só por causa de um pequeno erro aqui ou ali, achando que não tem mais jeito? Por que essas pessoas desistem tão facilmente dos seus objetivos? Por que essas pessoas não seguem adiante apesar dos obstáculos que enfrentamos? Mas existem pessoas que são testemunhos vivos do que a força de vontade pode fazer, eu vi uma reportagem de um corredor que era soldado do corpo de bombeiros e por uma fatalidade perdeu as duas pernas e fez fisioterapia e se preparou para usar próteses e agora ele é corredor maratonista e as suas pernas são duas próteses e os pés são duas molas de fibra de carbono.

É impressionante o número de vezes em que Deus ordena a Josué para ser forte e corajoso, para ser ousado e decidido, para não temer e não se assustar. Um dos mais lindos versículos desse fabuloso e histórico livro, é o encontrado no capítulo 1: "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Js 1:9). Ou, como nos afirma uma outra versão: "sê forte e corajoso". Dizer-se corajoso é fácil. O difícil é sê-lo quando necessário. E como necessitamos de coragem! Estamos na metade do primeiro mês de um novo ano e depois que você estabeleceu seus planos e metas diante do Senhor, as lutas se levantaram mais fortes do que nunca. Muitas coisas ainda estão por acontecer. E a grande pergunta: Quantos serão vitoriosos? Quantos chorarão de saudades? Quantos alcançarão os seus sonhos? Quantos desistirão? A bênção muitas vezes requer CORAGEM. Coragem para CONTINUAR. Sim, porque, às vezes, é muito difícil prosseguir. Quando as coisas começam a sair de uma forma que não esperávamos sentimo-nos sem chão, sem apoio, sem forças para continuar a vida.

Mas, para enfrentarmos as crises precisamos nos ESFORÇAR. Sim, muitas vezes, se deixarmos a nossa vontade humana falar, nós desistimos. O mundo está repleto de pessoas que desistem, pessoas que simplesmente não foram um pouco mais. E a vitória estava tão próxima! Temos o aluno que, mediante as dificuldades nas provas finais, desiste de fazê-las e perde o ano. Ou o empresário, que sucumbe ao saber que um concorrente está conquistando todos os seus clientes. Ou o atleta, que não consegue acreditar que poderá melhorar, se treinar um pouco mais. Lembro-me da interessante fábula popular, contada e recontada por gerações:

Numa empresa de laticínios, dois sapos desastradamente saltaram para dentro de um balde de leite cremoso. - É melhor desistir. - coaxou um dos sapos, depois de tentar em vão, sair do balde. - Vamos morrer! - Continua a nadar. - disse o segundo sapo. - Havemos de encontrar maneira de sair deste atoleiro! - Não adianta! - disse o primeiro. - Isto é grosso demais para nadar, mole demais para saltar e escorregadio demais para rastejar. Um dia temos mesmo de morrer, por isso, tanto faz que seja esta noite.

Page 2: ENFRENTAR

2

Afundou-se no balde e acabou por morrer. O amigo porem, continuou a nadar, a nadar, a nadar, e quando amanheceu, viu-se encarrapitado num monte de manteiga que ele, sozinho, havia batido. Lá estava o sapo, com um sorriso, comendo as moscas que enxameavam, vindas de todas as direções. "Existem bênção que exigem luta..."

Também exige BOM ÂNIMO. Fazer as coisas com algo em mente, entusiasticamente, faz tudo mudar de figura. A maneira de encarar as coisas é que nos faz enfrentar as lutas. O ânimo muda a realidade! Deus quer que tenhamos bom ânimo! E isso só conseguimos quando olhamos o fim sob a ótica e a perspectiva de Deus: "estou fazendo algo grandioso"! Os que enfrentam vitoriosamente são os que NÃO TEMEM. Aqueles que têm medo nunca sairão da estaca zero, nunca conseguirão vencer ou construir alguma coisa. De que adianta ter dinheiro suficiente para comprar uma Ferrari 0 quilômetro e ter que andar a pé e ônibus, ou de taxi, porque tem medo de dirigir! No dia em que entendermos que TEMER É ORAR, isto é, quando se teme algo, se crê que aquilo irá acontecer, se vive a expectativa do pior, então entenderemos o porquê de Jesus dizer tantas vezes: não temais! não temais! Quem quer a bênção deve se preparar para NÃO SE ESPANTAR. Algumas coisas assustadoras, não previstas, fora do "script", talvez aconteçam, mas a nossa confiança deve estar nAquele que dirige os nossos passos. "Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. (Sl 91,5-6). "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. "(2Tm 1:7) Deus quer que este novo ano nos traga forças para enfrentarmos suas dificuldades. E finalmente, que a vitória seja nossa, em nome de Jesus Cristo. Mas, para isso Deus não quer que você pense pequeno. Pensar pequeno é atitude de pessoas que não tem muita alegria de viver, que não conseguem olhar além do que seus olhos podem ver. Pensar pequeno mostra que a pessoa que assim faz, não sabe a capacidade e a força que possui, não conhece o dom que Deus lhe deu e não percebe o quanto poderosa ela é no Senhor. Problemas todos têm. Dificuldades sempre terão. Ninguém vem a este mundo para passar imune aos problemas da vida. Sem eles, seríamos estátuas imóveis que nada sentem, nada ouvem, nada vêem. Os problemas da vida são úteis para nós, pois eles nos moldam hoje no que seremos amanhã. Eles nos tornam pessoas mais experientes. Só de olhar para pessoas caídas na batalha já é um grande motivo para que também nós desistamos da luta. É uma tentação muito grande, pois nos fala aos ouvidos que não somos fortes o suficiente para enfrentar o inimigo. É como aquela pessoa que se chega para nós e nos diz: “Eu não consegui, você também não vai conseguir. Ele é mais forte do que nós”. Ele pode ser mais forte do que nós, mas isso não será motivo para que desistamos. Realmente este inimigo é bem mais forte, mas há um que é muito mais vezes mais forte do que ele e está ao nosso lado. Deus é o que nos dá forças para vencê-lo. Não digo aqui que este inimigo seja de carne e osso como humanos. Ele é bem mais

Page 3: ENFRENTAR

3

poderoso, chama-se medo. Medo de fracassar, medo de seguir adiante, medo de dar um passo a mais, medo de conhecer o desconhecido, medo disso, medo daquilo. Quando Deus bateu a porta do seu coração e você abriu e permitiu que Cristo entrasse, naquele momento algo grande aconteceu, algo sobrenatural aconteceu, você se tornou filho de Deus, pois o que te separava de Deus foi removido pelo sacrifício de Jesus, na cruz, e você tomou posse e pela fé acreditou que Cristo morreu para que você tivesse vida com Deus.

Ao tomar esta decisão um poder novo te revestiu, o poder do Espírito Santo de Deus e você passou a fazer parte de um novo povo santo, separado ao Senhor. E Ele, o Deus do universo, hoje vive em você através de Cristo Jesus, este é o projeto de Deus para todo aquele que se afastou dEle seja pelo pecado ou pela indiferença, Deus tem um projeto de vida totalmente novo para você e isso começa com você deixando de ser criatura de Deus e se tornando filho de Deus.

Aos que são filhos, Se Deus te deu um projeto, ele te dará, com certeza, as ferramentas para levar este projeto adiante. Estas ferramentas servirão para você remover os obstáculos do caminho, por maiores que eles sejam. Elas têm nome, chama-se oração, fé e perseverança. Elas não podem faltar na sua caixa de ferramentas. Use-as sempre que precisar. A pessoa no seu lado, que concorre contigo pela mesma vaga de trabalho ou de faculdade, jamais será seu inimigo. O seu verdadeiro inimigo está dentro de você, ele te faz pensar pequeno, ele te faz achar que o seu vizinho é melhor do que você, que vai te superar em todas as tarefas. Mentira. O medo que está dentro de você vai tentar te desviar os olhos das ferramentas que Deus te deu e colocar pensamentos pequenos em sua mente e te levando a pensar pequeno. Ao menor sinal de dificuldade, você desistirá. Não faça isso. Não desista, use a ferramenta chamada oração. Junte a ela a fé e em seguida, a perseverança. E vença. Depois, divida suas ferramentas com a pessoa que você achava que fosse seu inimigo e ajude-a. Deus, não me deixe pensar pequeno. Não vamos pensar pequeno. Isso não é um mantra para ser repetido o dia todo, apenas não pense pequeno, não pense que o fim do mundo será ali na esquina, não pense que a morte é o fim de tudo. Não, não pense pequeno. Pense grande, como Deus é grande. Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós. Leia a sua Bíblia. Todas as pessoas que a Bíblia menciona enfrentaram problemas, mas só foram vencedoras aquelas que fizeram uso das ferramentas que Deus lhes tinha dado. Davi foi uma delas. Ele tropeçou muito feio, mas não desistiu por aí, pegou na sua caixa a ferramenta oração, depois a fé e a perseverança e terminou seu reinado. Quer mais exemplos? São tantos os exemplos que só você pode conhecer lendo as palavras que estão na sua Bíblia. É fácil reconhecer os vencedores e os perdedores.

Que Deus te abençoe, que ele te faça prosperar em todos os teus caminhos por onde fores e que em tudo em que fores fazer, sejas bem sucedido!Vamos orar

Page 4: ENFRENTAR

4