Engenharia Do Produto Resumo Slack

5

Click here to load reader

Transcript of Engenharia Do Produto Resumo Slack

Page 1: Engenharia Do Produto Resumo Slack

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT

CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ENGENHARIA DO PRODUTO

FABIANO RAMOS DOS SANTOS

SERGIO DA COSTA FERREIRA

JOELSON PIAIA

PROFESSOR MARCELO DA SILVA HOUNSELL

Automação Industrial

Joinville

2004

Page 2: Engenharia Do Produto Resumo Slack

1. INTRODUÇÃO

O assunto deste trabalho é a Engenharia do produto, divisão da Manufatura que defineo que será produzido. E o objetivo principal é descrever como especificar o produto, ou seja,como é elaborado o projeto do produto. Para tanto serão descritas as etapas dodesenvolvimento do projeto do produto e será explorada a diferença entre Design e design,para um melhor entendimento do assunto.

O perfeito entendimento da importância da Engenharia do Produto é fundamental paraa Manufatura, uma vez que as falhas que porventura não forem identificadas ou sanadas nestafase poderão ter conseqüências desastrosas no futuro da vida do produto.

2. PROJETO DO PRODUTO

A despeito de todas as diferenças que possam existir entre empresas e seus produtos,existem algumas etapas bem definidas no desenvolvimento do projeto de um novo produto.MOREIRA (1993: 228). Neste trabalho será abordado o modelo proposto por SLACK (1996),que é estruturado conforme mostra a figura 1.

Figura 1 – Projeto do produto (SLACK, 1996)

2.1. GERAÇÃO DO CONCEITO

As idéias para a geração do conceito de um novo produto vêm de duas origens distintas.Fontes externas, que são os consumidores ou concorrentes; e fontes internas, que são odepartamento de pesquisa e desenvolvimento, sugestões do pessoal de contato com os clientese a própria análise das necessidades do mercado consumidor. Esse processo foi representadograficamente por SLACK conforme a figura 2.

Figura 2 – Origem das idéias (SLACK, 1996)

2

Geração do conceito

Triagem

Projeto preliminar

Avaliação e melhoria

Prototipagem e projeto

Idéias de pesquisa e desenvolvimento

Análise das necessidadesdos consumidores

Geração do conceito

Fontes Internas

Departamento de Marketing

Pesquisa de mercado

Fontes Externas

Sugestões do pessoal de contato com os clientes Sugestão dos clientes

Ações dos concorrentes

Page 3: Engenharia Do Produto Resumo Slack

Uma vez captadas as idéias, estas precisam ser transformadas em conceitos, indicandosua forma, função, objetivo e benefícios globais, tornando-as passíveis de avaliação eoperacionalização pela organização. Ver figura 3.

Figura 3 – Transformação da idéia em conceito (SLACK, 1996)

2.2. TRIAGEM

Esta etapa consiste em submeter os diversos conceitos a vários crivos, avaliando-osquanto a sua viabilidade, aceitabilidade e risco, visando selecionar os conceitos aceitáveis. Verfigura 4.

Figura 4 – Seleção do conceito (SLACK, 1996)

Crivo do MarketingElimina conceitos que:- não funcionarão nos mercados;- são muito semelhantes, ou muito diferentes dos produtos do concorrente;- não seriam capazes de gerar demanda suficiente para valer a pena;- não se adequam à política de marketing.

Crivo da função produçãoAnalisa a viabilidade do conceito e se tem ou pode tornar disponíveis os seguintes

recursos:- capacidade de produção;- habilidades de seus recursos humanos;- tecnologia que seria necessária.

3

Idéia

Conceito

FormaA forma global do

produto

FunçãoA maneira como o produto funciona

PropósitoA necessidade que o

produto deve satisfazer

BenefíciosAs vantagens que o produto

trará aos consumidores

Diversos conceitos

Conceitos aceitáveis

Crivo de marketing

Crivo de função produção

Crivo financeiro

Page 4: Engenharia Do Produto Resumo Slack

Crivo financeiroCalcula as conseqüências financeiras do conceito, como:- necessidade de capital e investimento;- custos operacionais;- margens de lucro;- provável taxa de retorno.

2.3. PROJETO PRELIMINAR

O objetivo desta etapa é gerar, com base no conceito, uma primeira versão daespecificação do produto e a definição dos processos para gerar o produto.

A especificação do produto deve definir exatamente o que estará incluído no produto,isto é, especificar as partes componentes do produto, a estrutura do produto, ou seja, a ordemna qual as partes do produto devem ser reunidas e a lista de materiais, isto é, as quantidadesde todas as partes componentes necessárias para construir o produto.

A definição dos processos para gerar o produto especificará como os processosreunirão os vários componentes para produzir o produto. Há muitas técnicas que podem serusadas para documentar processos, entretanto, todas têm duas características, quais sejam:

- Mostram o fluxo de materiais, pessoas ou informações através da operaçãoprodutiva.

- Identificam asa diferentes atividades que ocorrem durante o processo.São exemplos dessas técnicas os diagramas de fluxo simples, folhas de roteiros,

diagramas de fluxo de processo e estrutura de processamento do cliente.

2.4. AVALIAÇÃO E MELHORIA DO PROJETO

O objetivo dessa etapa é analisar o projeto preliminar e verificar se pode ser melhoradoantes que o produto seja testado no mercado.

As técnicas mais comumente empregadas para avaliar e melhorar o projeto preliminarsão: desdobramento da função qualidade (QFD), Engenharia de valor (VE) e métodos deTaguchi.

Desdobramento da função qualidade (QFD)Tem como objetivo principal tentar assegurar que o projeto final de um produto irá

realmente atender às necessidades dos clientes, para tanto, tenta captar o que o clienteprecisa e como isso pode ser conseguido.

Engenharia de valor (VE)Visa tentar reduzir custos e prevenir quais quer custos desnecessários, antes de

produzir o produto. Mais especificamente tenta:- reduzir o número de componentes;- usar materiais mais baratos;- simplificar os processos.

Métodos de TaguchiTêm por finalidade testar a robustez do produto; fundamentado na idéia de que o

produto deve manter seu desempenho em condições adversas extremas.

2.5. PROTOTIPAGEM E PROJETO FINAL

Nesta etapa o projeto melhorado é transformado em um protótipo que possa sertestado, para tanto, são usadas simulações em computador como CAD (computer aideddesign), testes de mercado ou testes de protótipo. Como resultado dessa atividade, o projetopode ser revisado e finalmente disponibilizado para a produção e fornecimento aos clientes.

O resultado desta etapa é uma especificação totalmente desenvolvida para o produto epara os processos que o produzirão e o fornecerão aos clientes.

4

Page 5: Engenharia Do Produto Resumo Slack

3. Design & design

O conceito de design subentende duas interpretações distintas. Primeiro, o Designdefinido pelo processo global de desenvolvimento do produto, desde o conceito até olançamento, ou seja, um grande planejamento, projeto. Segundo, o design significa o desenhopropriamente dito do produto, sua especificação, padrão e atributos, que é parte integrante doprojeto do produto ou Design.

4. CONCLUSÃO

A Engenharia do Produto utiliza como principais ferramentas as técnicas e métodosapresentados neste trabalho, para definir de forma clara, objetiva e produtiva, o que seráproduzido, visando o menor tempo e custo de produção e a maior qualidade e retorno doproduto.

5. BIBLIOGRAFIA

– SLACK, Nigel et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1996.– MOREIRA, Daniel A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira,

1993.– COLLINS. Dicionário Escolar – Inglês-Português-Inglês. São Paulo: DISAL, 1995.

5