ENGENHEIRO CIVIL -...

14
Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) Processo Seletivo 001/2019 Prova objetiva escrita para o cargo de: ENGENHEIRO CIVIL ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES 1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término às 12h00min. 2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova. 3. Esta prova contém 40 (quarenta) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta. 4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura. 5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso. 6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo: - preenchimento correto. Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas. 8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre- se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova. 9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Processo Seletivo 001/2019. 10. Boa prova. 11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta. 12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 11h00min. ............................................................................................................................................................. Processo Seletivo Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 A B C D 01

Transcript of ENGENHEIRO CIVIL -...

Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI)

Processo Seletivo 001/2019

Prova objetiva escrita para o cargo de:

ENGENHEIRO CIVIL

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término

às 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do

momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 40 (quarenta) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas,

sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe

para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o

qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira:

Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

- preenchimento correto. Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica.

7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-

se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário

de recurso anexo ao Edital do Processo Seletivo 001/2019.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 11h00min.

.............................................................................................................................................................

Processo Seletivo Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI)

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

A B C D

01

Conhecimentos Gerais Leia o texto a seguir para responder às questões 01 e 02.

A ÉTICA POR TRÁS DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Quando a democracia é restringida, a liberdade de expressão torna-se pretexto para ofender e legitimar violência

Christian Dunker

22/04/2019 Kant dizia que um bom critério para saber se nossos atos são verdadeiramente éticos é perguntarmos se poderíamos contar aquilo para qualquer um. A liberdade de expressão não deveria ser apenas um direito, juridicamente defendido, cujo único oposto é a censura e a restrição da palavra, mas antes disso a uma conjectura ética e política. Por isso é por meio da liberdade de expressão que criamos novas formas de dizer e de pensar, que ampliam o que entendemos e praticamos como liberdade. Quando a democracia se expande, tornando-se mais e mais inclusiva, a liberdade de expressão é positiva. Quando a democracia se torna restritiva, alcançando menos pessoas, a liberdade de expressão torna-se pretexto para ofender outros e legitimar violência. É nesta paisagem que a restrição da liberdade é feita para manter a autoridade constituída e não para criar novas formas de autoridade. Nesse mesmo cenário, vamos nos acostumando a tratar a liberdade de expressão como direito, adquirido e possuído, a ser defendido e preservado, e menos como uma experiência ética.

O humor é um ótimo termômetro dessas formas de experiência ética. O humor comporta um risco, pois ele tanto pode alargar nosso campo de reconhecimento, permitindo dizer o que está restringido, quanto incentivar a segregação e a opressão sobre o outro. Por isso, diante de uma produção estética ou museológica, assim como uma prática cômica, é preciso perguntar: isso inclui mais pessoas na conversa? Ou exclui e diminui o tamanho e a extensão do “qualquer um” para quem podemos dizer “qualquer coisa”? Por isso, quando um tribunal se arroga o poder e a força de discriminar quem ultrapassa tais limites para se autoproteger, esse tribunal perde sua razão ética e compromete sua autoridade política.

Christian Dunker é psicanalista e professor da Universidade de São Paulo https://epoca.globo.com

01- Classifica-se o texto como predominantemente:

a) Instrucional, pois prescreve o fato no qual ocorreu a temática. b) Narrativo, uma vez que apresenta uma sequência cronológica de fatos. c) Descritivo, porque caracteriza elementos de uma realidade. d) Argumentativo, pois indica um posicionamento a respeito de um determinado assunto.

02- A relação estabelecida entre as ideias, nas citações abaixo destacadas, foi identificada corretamente em:

a) “Ou exclui e diminui o tamanho e a extensão do “qualquer um.” (oposição). b) “(...) perguntarmos se poderíamos contar aquilo para qualquer um.” (conclusão). c) “(...) um bom critério para saber se nossos atos são verdadeiramente éticos (...).”

(finalidade). d) “Por isso, quando um tribunal se arroga o poder e a força de discriminar (...).”

(explicação).

03- “Quando a democracia é restringida, a liberdade de expressão torna-se pretexto para legitimar a violência.”. É correto afirmar sobre o período acima:

a) Período composto por subordinação. b) Período composto por coordenação. c) Período composto por subordinação e coordenação. d) Período composto por três orações subordinadas.

04- Assinale a alternativa que contraria as regras de regência verbal conforme a norma culta.

a) O brasileiro sempre aspirou à democracia e à liberdade de expressão. b) Custamos a alcançar nossos direitos como cidadãos. c) O ministro comunicou a sua decisão ao presidente. d) Esse é um direito que assiste ao povo brasileiro.

05- República Velha (também chamada de Primeira República Brasileira) foi o período da história do Brasil que começou com a proclamação da República e se estendeu até a Revolução de 1930. Os historiadores dividem a República Velha em dois períodos, quais são eles:

a) A República Armada e a República Oligárquica. b) A República da Espada e a República Monárquica. c) A República da Espada e a República Oligárquica. d) A República Armada e a República Oligárquica.

06- A diversidade geográfica e humana de Santa Catarina é surpreendente para um território de apenas 95,4 mil km², o menor Estado do Sul do Brasil. O Estado é dividido em oito principais regiões: Litoral, Nordeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Sul, Meio-Oeste e Oeste. As cidades citadas abaixo pertencem a região Sul de Santa Catarina exceto:

a) Balneário Barra do Sul, São Cristóvão do Sul, Campo Belo do Sul , Bocaina do Sul, Itaiópolis e Zortéa.

b) Araranguá, Garopaba, Lauro Müller, Urussanga, Timbé do Sul e Balneário Gaivota. c) Santa Rosa de Lima, Siderópolis, Grão Pará, Imaruí, Balneário Rincão e Laguna. d) Santa Rosa do Sul, Treze de Maio, Jacinto Machado, Forquilhinha, Ermo e Pedras

Grandes. 07- Também conhecida como Revolução Farroupilha, A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul e aconteceu em qual período?

a) Entre 20 de setembro de 1825 a 1 de março de 1835. b) Entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845. c) Entre 20 de março de 1825 a 1 de setembro de 1835. d) Entre 20 de março de 1835 a 1 de setembro de 1844.

08- O Oceano Pacífico por ser um oceano extenso, chega a cobrir aproximadamente 46% da superfície da Terra. Por isso, possui em torno de 25 mil ilhas. Tem uma extensão que vai da

América, passa pela Oceania e ainda atinge a Ásia. Ele possui aproximadamente 165 milhões de

quilômetros quadrados. Com esses dados, o Oceano Pacífico representa o maior recurso hídrico do Planeta. Além de ser considerado o maior oceano, o site Oceanopacifico.org cita que ele também é o mais antigo e mais profundo em volume de água salgada da Terra. Na Ásia, alguns países fazem parte da fronteira com o Oceano Pacífico. Dentre os países citados abaixo quais não fazem parte dessa fronteira na Ásia:

a) China, Japão e Coréia do Norte. b) Coréia do Sul, Taiwan e Indonésia. c) Filipinas, Vietnã e Tailândia. d) Estados Unidos, Canadá e México.

Leia o texto e responda a questão 09.

A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) foi criada em 6 de outubro de 1978, é uma organização independente e apartidária. Como as demais Associações, têm a finalidade de auxiliar o desenvolvimento dos entes associados como esferas autônomas de Governo, fortalecendo a capacidade dos mesmos em formular políticas públicas, prestar serviços e fomentar o desenvolvimento local. O território da microrregião da AMAI abrange 14 municípios:

09- Com base no texto acima e segundo constam as informações atualizadas no site da AMAI, assinale a alternativa incorreta.

a) Não fazem parte da AMAI Xavantina e Seara. b) São Domingos e Abelardo Luz fazem parte da AMAI. c) Ouro Verde e Irani fazem parte da AMAI. d) Fazem parte da AMAI Vargeão e Ponte Serrada.

10- Em outubro de 1978, nascia a Microrregião do Alto Irani, criada pelo Decreto 5855 de 04/10/78 do Governador de Santa Catarina. Abaixo assinale qual Governador Criou a AMAI:

a) Antônio Carlos Konder Reis. b) Vilson Pedro Kleinübing. c) Pedro Ivo Campos. d) Jorge Bornhausen.

Conhecimentos Específicos 11- A partir da interpretação da figura abaixo, marque a alternativa incorreta sobre as zonas de sobrepressão no tubo de queda do sistema predial de esgoto sanitário.

Fonte: Zonas de Sobrepressão - NBR 8160

a) Após desvio para horizontal, trecho horizontal de comprimento igual a 40 diâmetros, imediatamente a montante do próximo desvio.

b) Trecho de comprimento igual 10 diâmetros, imediatamente a jusante do desvio para horizontal.

c) Trecho de comprimento igual a 10 diâmetros, imediatamente a montante da base do tubo de queda.

d) Trecho de comprimento igual a 40 diâmetros, imediatamente a montante do desvio para horizontal.

12- Classes de incêndio:

Classe A – São incêndios em materiais sólidos. Dentre eles estão: tecido, papel, algodão, borracha e madeira. Esse tipo de incêndio tem como característica deixar resíduos como carvão e cinza.

Classe B – Assim são classificados os incêndios em líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. São exemplos materiais como gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas, graxas, GLP.

Classe C – São incêndios em equipamentos elétricos energizados. É o caso de máquinas elétricas, transformadores, geradores, motores, computadores, quadros de força e cabos.

Classe D – É a classificação dada a metais pirofóricos como selênio, magnésio, sódio, zinco, titânio, urânio, lítio, potássio, antimônio e zircônio.

Classe K – São assim classificados os incêndios em óleo e gordura em cozinhas. Geralmente ocorrem em equipamentos como fritadeiras, grelhas, assadeiras e frigideiras.

De acordo com as classes de incêndio, assinale a afirmativa incorreta em função dos tipos de extintor de incêndio para combate ao fogo:

a) Água (H2O) – Age por resfriamento e, em alguns casos, por abafamento devido à sua capacidade de se transformar em vapor. É indicado para combate de fogo classe A e C.

b) Espuma – A espuma tipo AFFF forma um filme aquoso na superfície do combustível, agindo por abafamento e, em seguida resfriamento, o que dificulta a reignição. Mais indicado para combate a fogo classe B, mas também pode ser usado para classe A.

c) Gás carbônico (CO2) – O gás age por abafamento e, depois, resfriamento. Não é condutor de eletricidade, mas pode ser asfixiante e seu uso deve ser evitado em ambientes pequenos. Recomendado para combate de fogo classe B e C.

d) Pó químico – Age por abafamento, quebrando a reação em cadeia e interrompendo a combustão. Possui vários tipos de composição em grupos BC, ABC e D.

13- De acordo com o disposto na NBR 14718: “Guarda-Corpo: Elemento construtivo de proteção, com ou sem vidro, para bordas de sacadas, escadas, rampas, mezaninos e passarelas. É também denominado gradil e balaustrada. É vedada a utilização, na face interna do guarda-corpo, de componentes que facilitem a escalada por crianças (ornamentos e travessas que possam ser utilizados como degraus).” Assinale a alternativa incorreta.

a) A altura mínima do guarda-corpo, considerada entre o piso acabado e a parte superior do peitoril, deve ser de 1 100 mm.

b) A altura mínima do guarda-corpo, considerada entre o piso acabado e a parte superior do peitoril, deve ser de 900 mm.

c) Se a altura da mureta for menor ou igual a 200 mm ou maior que 800 mm, a altura total deve ser de no mínimo 1 100 mm.

d) Se a altura da mureta estiver entre 200 mm e 800 mm, a altura do guarda-corpo não deve ser inferior a 900 mm.

14- De acordo com o disposto na NBR 9050, uma sequência de três degraus ou mais é considerada escada. Analise as afirmativas.

I- A largura mínima para escadas em rotas acessíveis é de 1,20 m, e deve dispor de guia de balizamento. II- Em construções novas, o primeiro e o último degraus de um lance de escada devem distar no mínimo 0,30 m da área de circulação adjacente. III- A inclinação transversal dos degraus não pode exceder 1 % em escadas internas e 2 % em escadas externas. IV- As escadas devem ter no mínimo um patamar a cada 5,20 m de desnível e sempre que houver mudança de direção. V- Entre os lances da escada devem ser previstos patamares com dimensão longitudinal mínima de 1,20 m. Os patamares situados em mudanças de direção devem ter dimensões iguais à largura da escada. Quando houver porta nos patamares, sua área de varredura não pode interferir na dimensão mínima do patamar. VI- A inclinação transversal dos patamares não pode exceder 1 % em escadas internas e 2 % em escadas externas. Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I, II, III, V e VI. b) I, II, IV, V e VI. c) I, III, V e VI. d) II, III e IV.

15- A sinalização tátil e visual direcional no piso deve ser instalada no sentido do deslocamento das pessoas, quando da ausência ou descontinuidade de linha-guia identificável, em ambientes internos ou externos, para indicar caminhos preferenciais de circulação. O contraste tátil e o contraste visual da sinalização direcional consistem em relevos lineares, regularmente dispostos. Com relação ao recomendado para a dimensão da sinalização tátil e visual direcional, marque a alternativa incorreta.

a) Piso tátil direcional - Largura da base do relevo = 30 milímetros. b) Piso tátil direcional - Largura do topo = 40 milímetros. c) Relevos táteis direcionais instalados no piso - Largura da base do relevo = 40

milímetros. d) Relevos táteis direcionais instalados no piso - Largura do topo do relevo = Largura da

base do relevo menos 10. 16- Leia atentamente:

“Linha de encontro de duas vertentes opostas (pela base) e segundo a qual as águas tendem a se acumular formando os rios ou cursos d’água.”

Assinale a alternativa que define o que está sendo mencionado acima.

a) Depressão. b) Garganta. c) Talvegue. d) Divisor de águas.

17- Um Homem recebeu uma lista de material para a construção de sua casa, ao verificar tudo que deveria ser comprado, percebeu que existia um condutor com proteção de PVC, esse homem decidiu pesquisar e verificou que existiam outros tipos de proteção para os condutores elétricos, qual a melhor explicação para utilização desse condutor com essa proteção?

a) Os condutores podem ser de diversos tipos, os mais usuais são o PVC, EPR e XLPE, essa isolação determina o máximo de tensão que eles podem ser submetidos.

b) Os condutores de PVC são feitos de Policloreto de Vinila, o que torna o material com maior proteção, podendo ser submetido a qualquer situação.

c) Os condutores podem ser de diversos tipos, os mais usuais são o PVC, EPR e XLPE, essa isolação determina o máximo de corrente que eles podem ser submetidos.

d) Os condutores podem ser de diversos tipos, os mais usuais são o PVC, EPR e XLPE, essa isolação determina a temperatura máxima que eles podem ser submetidos.

18- As misturas asfálticas a quente podem ser subdivididas pela graduação dos agregados e fíler (material de enchimento). Assinale a alternativa que corresponde à mistura asfáltica á quente descrita abaixo:

“Tem curva granulométrica uniforme com agregados quase que exclusivamente de um mesmo tamanho. Mantém uma grande porcentagem de vazios com ar não preenchidos graças às pequenas quantidades de fíler, de agregado miúdo e de ligante asfáltico. Isso faz com que esse revestimento seja drenante, possibilitando a percolação de água no interior da mistura asfáltica. Enquadra-se nessa categoria a chamada mistura asfáltica drenante, conhecida no Brasil, por camada porosa de atrito (CPA) e comumente empregada como camada de rolamento quando se quer aumentar a aderência pneu-pavimento sob a chuva.”

a) Mistura de graduação aberta. b) Mistura de graduação descontínua. c) Concreto asfáltico de graduação densa. d) Concreto asfáltico de graduação intermediária.

19- Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto abaixo:

“Elaborado a partir da concepção do diagrama de Gantt, o cronograma físico-financeiro, comumente, apresenta: o tempo de duração de cada atividade; a porcentagem física da atividade a ser cumprida a cada período ou o seu valor quantitativo; e, os recursos financeiros requeridos por cada atividade em cada período em que é realizada. Ao se somar, em cada período, os valores monetários relativos a cada atividade, dispõem-se _____________________.”

a) da estimativa de custos do projeto. b) do fluxo de caixa do empreendimento. c) do investimento necessário. d) do orçamento e BDI da obra.

20- Em relação às vantagens de utilização de um cronograma físico-financeiro, assinale a alternativa que não é verdadeira:

a) É a base para alocação de recursos. b) Facilita o entendimento do significado da folga. c) É fácil perceber como o atraso ou adiantamento de uma atividade afeta a rede como um

todo. d) É ótima ferramenta de monitoramento e controle, mostrando o progresso das atividades.

21- O cronograma físico-financeiro de obra é uma ferramenta importantíssima para garantir o sucesso do planejamento de um empreendimento e evitar que o orçamento e os prazos saiam do controle. Existem algumas formas de se estimar as durações das atividades. Nas alternativas abaixo, assinale àquela em que foi realizada uma estimativa paramétrica:

a) Consulta a um engenheiro de fundações, onde ele estimou que determinada quantidade de sapatas iria levar um mês para serem executadas.

b) Em um determinado apartamento de 100 m² foi adotado o tempo de 05 dias para a execução do seu pavimento, porque em um apartamento de 200 m² a execução foi realizada em 10 dias.

c) Em um empreendimento semelhante, o revestimento da fachada durou 03 meses, então foi adotado o mesmo tempo para a sua execução.

d) Um topógrafo foi consultado e o levantamento topográfico do terreno foi estimado para ser realizado em 02 meses.

22- Em um projeto e dimensionamento de instalações elétricas prediais de baixa tensão, não é correto afirmar que:

a) Para aparelhos fixos de iluminação a descarga (luminárias fluorescentes, por exemplo), a potência a ser considerada deverá incluir a potência das lâmpadas, as perdas e o fator de potência dos equipamentos auxiliares (reatores).

b) O Interruptor Diferencial Residual é um dispositivo que protege os fios do circuito contra sobrecarga e curto-circuito e as pessoas contra choques elétricos.

c) Para definição do tipo de fornecimento, o projetista deve determinar a carga instalada, somando-se a potência em kW, dos aparelhos de iluminação, aquecimento, eletrodomésticos, refrigeração, motores e máquina de solda que possam ser ligados em sua unidade consumidora.

d) Para efeito de cálculo as tomadas duplas e triplas são contadas em número e potência como uma só.

23- O AutoCAD é um software do tipo CAD desenvolvido e comercializado pela Autodesk. Na Engenharia Civil ele é amplamente utilizado na geração de projetos arquitetônicos, elétricos, hidráulicos, estruturais, entre outros. No quadro abaixo, sobre as funções das ferramentas do AutoCad, relacione a coluna 1 com a coluna 2, e em seguida assinale a alternativa com a sequencia correta:

COLUNA 1 COLUNA 2

(1) Snap Mode ( )Permite somente a execução de movimentos ortogonais.

(2) Grid Display ( )Mostra uma grade de auxílio na tela.

(3) Ortho Mode ( )Ativa o rastreio automático de ângulos.

(4) Polar Tracking ( )Fixa intervalos de atuação do ponteiro do mouse.

(5) Dynamic UCS e Dynamic Input

( )Auxiliam na seleção de cantos, pontos medianos, interseções e outros.

(6) Object Snap e Object Snap Tracking

( )Permitem digitar os comandos sem a necessidade de selecionar a barra de comandos.

a) (2); (3); (4); (6); (5); (1). b) (2); (3); (5); (1); (6); (5). c) (3); (2); (1); (4); (5); (6). d) (3); (2); (4); (1); (6); (5).

24- Sobre o software AutoCad, assinale a alternativa abaixo, que descreve a função do comando/ferramenta Objeto Snap:

a) Define alinhamentos temporários determinados por ângulos selecionados pelo usuário na Barra de Status. O usuário pode definir ângulos, por exemplo, se definido 30°, o programa irá auxiliar na obtenção de alinhamentos de 30° e seus múltiplos (60°, 90°, 120°,...). Além disso, na opção Tracking settings, em Additional angles podemos definir ângulos adicionais a serem rastreados. Pode ser ativado/desativado pelo atalho F10.

b) Faz com que o segundo ponto solicitado por algum comando seja sempre ortogonal aos eixos de coordenadas. Por ser muito utilizado é importante acostumar-se a utilizar seu atalho, o F8.

c) Ferramenta que, quando ativada, exibe um símbolo de superposição ao posicionar o cursor sobre elementos que estejam sobrepostos e, ao clicar, possibilita escolher qual dos elementos deseja-se selecionar.

d) Permite que o programa “rastreie” automaticamente pontos notáveis, como mediana, perpendicular, tangente, centro, etc. e os mostre ao usuário através de um pequeno símbolo, que, mesmo que o cursor não esteja exatamente em cima, será o próximo ponto ao clicarmos no mouse.

25- Dos comandos e ferramentas disponíveis no software AutoCad, assinale a alternativa que se refere a descrição da ferramenta abaixo:

“Gera uma combinação com uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas. Tendo como opção, o retangular, onde as entidades se alinham em torno de colunas e linhas, ou o polar, onde as entidades se organizam em torno de um eixo.”

a) Copy (Copiar). b) Array (Arranjo). c) Mirror (Espelhar). d) Rotate (Rotacionar).

26- Sobre os Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário assinale a alternativa correta:

a) A devolução das águas residuais ao meio ambiente deverá prever o seu tratamento, seguido do lançamento adequado no corpo receptor que não poderá ser um rio e nem um lago.

b) A simples fervura e correção de dureza e corrosão da água não podem ser consideradas métodos de tratamento da água para consumo.

c) As estações de tratamento de água se utilizam de várias fases de decantação e filtração, além de coloração.

d) As redes de abastecimento de água funcionam sob o princípio dos vasos comunicantes. 27- Para os sistemas de distribuição direta ou indireta hidropneumática de instalações prediais de água fria, em redes que possuam aparelhos que provocam retrossifonagem, o que deve ser instalado no sub-ramal que estão interligados a tais aparelhos?

a) Uma válvula de retenção. b) Um dispositivo quebrador de vácuo. c) Uma válvula de queda de pressão. d) Um tubo ventilador.

28- “Pavimento é uma estrutura construída sobre a superfície obtida pelos serviços de terraplenagem com a função principal de fornecer ao usuário segurança e conforto, que devem ser conseguidos sob o ponto de vista da engenharia, isto é, com a máxima qualidade e o mínimo custo.” Nas afirmações abaixo, assinale (1) para Pavimentos Rígidos e (2) para Pavimentos Flexíveis, e em seguida assinale a alternativa com a sequência correta: ( )Estruturas mais delgadas de pavimento. ( )A visibilidade é bastante reduzida à noite ou em condições climáticas adversas. ( )Melhor aderência das demarcações viárias. ( )Inclinação da seção transversal é pequena. ( )A rugosidade superficial retém a água.

a) 1; 1; 1; 2; 2. b) 1; 2; 1; 1; 1. c) 2; 1; 1; 2; 1. d) 2; 1; 2; 2; 1.

29- Em um orçamento de Construção civil, custos indiretos são aqueles onde se faz necessário estabelecer algum fator de rateio para a sua apropriação a algum serviço. Nas alternativas abaixo, assinale àquela que exemplifica um custo indireto:

a) Demolições. b) Encargos Sociais. c) Projetos. d) Manutenção de Equipamentos.

30- Orçamentação é o ato de elaborar orçamentos, também chamados levantamento de custos/preços; estimar ou calcular, antes da execução da obra, qual será o seu custo. Sobre orçamento de obras é correto afirmar que:

a) Através das planilhas sintéticas, o contratante tem em mãos dados como as etapas construtivas e seus custos/preços e ainda todos os serviços componentes de cada etapa, suas unidades de referência, seus quantitativos, seus custos/preços unitários e os totais, tudo codificado com contas/sub-contas do Plano de Contas.

b) A estimativa dos custos pelo método do CUB (Custo Unitário Básico) ou custo unitário básico (custo de m² de obra pronta) é o meio mais simplificado que se dispõe para o cálculo aproximado dos custos de obras. O custo global é o resultado do produto da área total a construir pelo CUB.

c) Os orçamentos quanto ao seu nível de detalhamento são classificados como orçamentos estimados e orçamentos firmes.

d) O método de orçamento pelos custos principais representa um aperfeiçoamento do método de orçamento CUB (Custo Unitário Básico), pois leva em consideração que as obras não são constituídas por partes com o mesmo padrão de acabamento, ou seja, as garagens são diferentes dos terraços, que são diferentes dos banheiros, das salas, dos halls de entrada, dos halls dos andares, das caixas de escada, etc.

31- É possível classificar os sistemas de drenagem em dois tipos, a Drenagem Superficial e a Drenagem Profunda. Os dois sistemas podem ser utilizados de forma independente ou combinados. São elementos utilizados na Drenagem Profunda, exceto:

a) Colchão Drenante. b) Dissipadores de energia. c) Drenos Cegos. d) Drenos Laterais.

32- São elementos utilizados na drenagem superficial, exceto:

a) Sarjetas. b) Dissipadores de Energia. c) Colchão Drenante. d) Bacias de Captação.

33- Os critérios de medição de obras e serviços são variados, podendo ser estipulados pelas normas oficiais ou pela própria construtora/empreiteira responsável pelo projeto de acordo com base nas observações em campo de projetos anteriores. Um dos critérios mais usados é o TCPO (Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos). De acordo com o TCPO não é correto afirmar que:

a) Para a medição de alvenaria, o profissional deve calcular a área total e adicionar à área 2m² em cada vão. Por exemplo: em uma janela de 5m², área total de 7m². O motivo para

essa adequação é que o trabalho que o pedreiro tem para requadrar e arestar um vão de 2m² não é o mesmo para preencher o vão com alvenaria.

b) Em estruturas de concreto, medidas devem ser executadas pela planta de fôrmas ou, em alguns casos, no próprio local da execução. Para simplificar os cálculos, pode-se medir entre eixos – ou seja, de meio de viga a meio de viga – mas se for necessário um cálculo mais preciso deve-se medir de face a face.

c) Os carpinteiros costumam ser pagos por empreitada ou por área de fôrma, os armadores por kg de ferro aplicado e os profissionais que lançam o concreto são remunerados por m³ lançado.

d) Nos revestimentos de pisos e azulejos, o profissional deve medir a área onde o material foi efetivamente aplicado, descontando os vãos (como portas e janelas).

34- Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras, e em seguida assinale a alternativa correta:

I- Para a utilização do teorema de Castigliano é necessária a existência de uma carga concentrada aplicada no ponto em que se deseja conhecer o deslocamento. Quando não existe tal carga concentrada, deve-se aplicá-la (carga fictícia) e depois fazê-la igual a zero. II- O Teorema de Castigliano diz que "Em uma estrutura, isostática ou hiperestática, solicitada sucessivamente por dois sistemas de forças, P1 e P2, a soma dos produtos dos deslocamentos das forças P1 pelos deslocamentos correspondentes devidos às forças P2 é igual à soma dos produtos dos esforços P2 pelos deslocamentos correspondentes devidos aos esforços P1". III- O Teorema de Castigliano é um método para determinar os deslocamentos de um sistema linear elástico baseado em derivadas parciais da energia de deformação.

a) As afirmações I, II e III são falsas. b) As afirmações I, II e III são verdadeiras. c) Somente a afirmação III é verdadeira. d) Somente as afirmações I e III são verdadeiras.

35- A respeito dos instrumentos de planejamento e controle de uma obra, no quadro abaixo, relacione a coluna 1 com a coluna 2 e em seguida marque a alternativa com a sequência correta:

COLUNA 1 COLUNA 2

( )Gráfico de Grantt ( )Técnica de redes com as atividades representadas por meio de nós, conhecida também como diagrama de blocos. Neste tipo de rede as atividades são representadas por retângulos, enquanto que as setas caracterizam as interdependências entre as atividades. Os tempos de duração das atividades podem ser determinados de forma probabilística ou de forma determinística.

( )Cronograma de Barras ( )A partir dos histogramas, os valores acumulados período a período, podem ser representados nessa forma gráfica.

( )Diagrama de

Precedência NEOPERT

( )Sua maior desvantagem é não mostrar claramente a interdependência ou vínculo entre as tarefas, ainda que sejam usadas as setas indicadoras das ligações. O objetivo fundamental é apontar o aspecto cronológico das tarefas (período de execução, data de início, data de término) e o caminho crítico do projeto.

( )Curva S ( )É uma representação gráfica da execução de um projeto, indicando os prazos em que deverão ser executadas as atividades necessárias, mostradas de forma lógica, para que o projeto termine dentro de condições previamente estabelecidas. É um instrumento de hierarquizar e visualizar graficamente a duração de cada uma das atividades de um projeto ou empreendimento e de simples aplicação.

a) ( 1 ); ( 2 ); ( 4 ); ( 3 ). b) ( 2 ); ( 4 ); ( 1 ); ( 3 ). c) ( 3 ); ( 2 ); ( 4 ); ( 1 ). d) ( 3 ); ( 4 ); ( 1 ); ( 2 ).

36- Em uma viga de concreto armado submetida a flexão simples, vários tipos de ruínas são possíveis. Leia atentamente a definição abaixo e marque a alternativa correta que apresenta o tipo de ruína mencionado: “No caso de seções muito pequenas para as solicitações atuantes, as tensões principais de compressão podem atingir valores elevados, incompatíveis com a resistência do concreto à compressão com tração perpendicular. Tem-se, então, uma ruptura por esmagamento do concreto.”

a) Ruinas por flexão. b) Ruina por falha de ancoragem no apoio. c) Ruptura da armadura transversal. d) Ruptura por esmagamento da biela.

37- Em uma planta de condomínio residencial, a escala utilizada é de 1:3500. Se o lote 45 tem 140m por 245m em suas dimensões reais, marque a alternativa correta que apresenta as dimensões na planta:

a) 4 cm por 7 cm. b) 1,4 cm por 2,45 cm. c) 14 cm por 24,5 cm. d) 1 cm por 3,5 cm.

38- Nas afirmações abaixo, assinale (V) se for verdadeira e (F) se for falsa, e em seguida assinale a alternativa com sequencia correta: ( )Treliças é um sistema formado por dois feixes de vigas, ortogonais ou oblíquas, suportando conjuntamente cargas atuando na direção perpendicular ao plano da grelha. São utilizadas em pisos de edifícios e superestruturas de pontes. ( ) Grelhas é um sistema utilizado tipicamente em coberturas de edifícios industriais (galpões). Nas grelhas as hastes trabalham predominantemente a tração ou compressão simples. Modelo ( )Perfis laminados de abas paralelas são obtidos diretamente dos laminadores das siderúrgicas. Estão disponíveis no mercado em forma de I, H, U e L. ( )As estruturas de aço são formadas por associação de peças ligadas entre si. A ligação por solda consiste em fundir as partes em contato de modo a provocar coalescência das mesmas.

a) ( V ); ( V ); ( V ); ( F ). b) ( F ); ( F ); ( V ); ( V ). c) ( F ); ( F ); ( F ); ( V ). d) ( V ); ( F ); ( V ); ( V ).

39- Pilares são estruturas de concreto armado que transmitem as cargas do edifício para a fundação. Como se caracteriza os Pilares de Contraventamento?

a) São aqueles que, devido à sua grande rigidez, permitem considerar os diversos pisos do edifício como, praticamente, indeslocáveis (caixas de elevadores, pilares enrijecidos); o seu cálculo exige sua consideração como um todo.

b) São aqueles situados internamente ao piso; para situação de projeto considera-se como esforço solicitante a força normal (N) de compressão.

c) São aqueles situados nas bordas do piso; para situação de projeto, considera-se como esforços solicitantes a força normal (N) de compressão e o momento fletor (M), atuando segundo o plano constituído pelo pilar e pela viga; este par de esforços normalmente é substituído por (N) e (ei = M/N).

d) São constituídos pelos pilares menos rígidos, onde as extremidades de cada lance podem ser consideradas indeslocáveis; seu cálculo pode ser feito de feito de forma isolada em cada lance.

40- Conforme a norma NBR 8160, os aparelhos sanitários a serem instalados no sistema de esgoto sanitário tem como objetivo, exceto:

a) Impedir a contaminação da água potável (retrossifonagem e conexão cruzada). b) Oferecer ao usuário um conforto adequado a finalidade de utilização. c) Permitir que os gases provenientes do interior do sistema predial de esgoto sejam

liberados. d) Possibilitar acesso e manutenção adequados.