Engrenagens Hipóides ou Hipoidais

2
Engrenagens Hipóides ou Hipóides As engrenagens hipóides são um tipo de engrenagem cônica espiral em que o eixo não faz interseção com o eixo do pinhão. Antigamente a principal aplicação das engrenagens hipóides era no diferencial de veículos, onde o eixo de transmissão deve estar em um ângulo reto com as rodas. Essa aplicação, entretanto tem sido substituída para melhorar a eficiência dos veículos. Os dentes helicoidais em uma engrenagem hipóide produzem menos vibração do que uma engrenagem com dentes retos. As engrenagens hipóides são fabricadas aos pares e devem ser substituídas aos pares. Uma engrenagem hipóide direita é aquela em que a parte externa dos dentes está inclinada no sentido horário, quando se olha para a face da engrenagem. Da mesma forma, uma engrenagem hipóide esquerda tem a parte externa de seus dentes inclinada no sentido anti-horário. Este tipo de engrenagem também pode ser classificado de acordo com seu ângulo espiral - o ângulo entre um elemento do cone e a curva do dente. Uma engrenagem do tipo hipóide tem a forma de um hiperboloide, o que significa que sua superfície é gerada por uma hipérbole que gira em torno de um de seus eixos. O eixo do pinhão não intersecta o eixo da coroa. Isso permite que o pinhão seja maior do que um pinhão não hipóide, possibilitando um maior contato com a engrenagem hipóide. Engrenagens hipóides são geralmente mais fortes e mais silenciosas do que uma engrenagem espiral cônica não hipóide. Estas engrenagens também podem trabalhar com uma maior taxa de redução. Os dentes de uma engrenagem hipóide deslizam entre si, causando atrito. Isto significa que uma engrenagem hipóide requer o uso de óleos lubrificantes especiais para extrema pressão.

description

Noções sobre engrenagens hipoidais.

Transcript of Engrenagens Hipóides ou Hipoidais

Page 1: Engrenagens Hipóides ou Hipoidais

Engrenagens Hipóides ou Hipóides

As engrenagens hipóides são um tipo de engrenagem cônica espiral em que o eixo não faz interseção com o eixo do  pinhão. Antigamente a principal aplicação das engrenagens hipóides era no diferencial de veículos, onde o eixo de transmissão deve estar em um ângulo reto com as rodas. Essa aplicação, entretanto tem sido substituída para melhorar a

eficiência dos veículos. Os dentes helicoidais em uma engrenagem hipóide produzem menos vibração do que uma engrenagem com dentes retos. As engrenagens hipóides são fabricadas aos pares e devem ser substituídas aos pares.

Uma engrenagem hipóide direita é aquela em que a parte externa dos dentes está inclinada no sentido horário, quando se olha para a face da engrenagem. Da mesma forma, uma engrenagem hipóide esquerda tem a parte externa de seus dentes inclinada no sentido anti-horário. Este tipo de engrenagem também pode ser classificado de acordo com seu ângulo espiral - o ângulo entre um elemento do cone e a curva do dente.

Uma engrenagem do tipo hipóide tem a forma de um hiperboloide, o que significa que sua superfície é gerada por uma hipérbole que gira em torno de um de seus eixos. O eixo do pinhão não intersecta o eixo da coroa. Isso permite que o pinhão seja maior do que um pinhão não hipóide, possibilitando um maior contato com a engrenagem hipóide.

Engrenagens hipóides são geralmente mais fortes e mais silenciosas do que uma engrenagem espiral cônica não hipóide. Estas engrenagens também podem trabalhar com uma maior taxa de redução. Os dentes de uma engrenagem hipóide deslizam entre si, causando atrito. Isto significa que uma engrenagem hipóide requer o uso de óleos lubrificantes especiais para extrema pressão.

O deslocamento na engrenagem hipóide aumenta seu torque em detrimento da eficiência. O uso mais comum das engrenagens hipóides é na tração traseira de veículos, especialmente caminhões. Designers de automóveis modernos tendem a valorizar a maior eficiência de uma

Page 2: Engrenagens Hipóides ou Hipoidais

engrenagem espiral cônica comum. O maior torque de uma engrenagem hipóide é mais relevante para caminhões maiores.

A engrenagem cônica espiral deve ser muito maior para desenvolver o mesmo torque como uma engrenagem hipóide. Isso significa que uma engrenagem cônica espiral comum ocupa mais espaço que uma engrenagem hipóide, e produz um maior relevo no assoalho de veículos de passageiros.

Fontes: https://en.wikipedia.org/wiki/Spiral_bevel_gear (consultado em 06/07/2015)http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/5712-caracteristicas-das-engrenagens-hipoides/ (consultado em 06/07/2015)